⚠ Como situções como essa tem sido MUITO recorrentes aqui no canal, preciso deixar essa informação importante. Sempre leio a maioria dos comentários e, na medida do possível, estou sempre buscando ajudar e responder a dúvidas. Se você tiver perguntas sobre cuidados ou comportamento de UM MODO GERAL, fique à vontade para perguntar, pois estou à disposição para auxiliar. No entanto, NÃO POSSO fornecer ORIENTAÇÕES PERSONALIZADAS através de comentários sobre como você deve resolver problemas de comportamento que são ESPECÍFICOS DO SEU GATO ou mesmo dar dica de como proceder diante de uma situação delicada que tem sido difícil em sua casa. Se você estiver enfrentando questões de comportamento que afetam a qualidade de vida do seu animal e geram preocupações a família ou até mesmo tem dúvidas que são MAIS ESPECÍFICAS DO SEU GATO OU DA SUA SITUAÇÃO, por questões de segurança para o seu gato, não posso responder a perguntas ou fornecer instruções sem obter as informações necessárias que só são possíveis por meio de uma consulta. Por mais que eu queira ajudar, é impossível orientar através de um comentário. O comportamento é complexo e requer uma análise multifatorial (tem consulta que chego a fazer mais de 70 perguntas) para que eu possa fornecer orientações apropriadas e evitar qualquer risco para o seu felino. Se este for o seu caso, recomendo que busque um profissional comportamentalista de sua escolha ou, se desejar, a Catiofeli fornece esse tipo de atendimento na modalidade online. Para maiores informações, clique no link abaixo para agendar uma consulta 👇 catiofeli.com.br/consultoria-comportamental-para-gatos Será um prazer ajudar o seu gatinho e a você 💙🐾🐈 ============== Para adquirir o seu E-book da adaptação entre gatos, clique no link abaixo 👇 catiofeli.com.br/catiofeli-quero-o-ebook-de-adaptacao
@michaelealmeida276411 ай бұрын
Depois de um ano como melhores amigos, meu gato olhou pra irmã e avançou nela. Cacete pra 10 ela levou sozinha até eu conseguir separar. Já se passaram 3 meses e ele não pode ver ela solta que voa em cima. Desde o tal dia eles vivem separados 😔😔 é ruim pra eles e ruim pra nós, pq dá um certo trabalho.
@michaelealmeida276411 ай бұрын
Foi algo tão inesperado pra todos que a bichinha se mijou e se cagou todinha 😔 e meu gato SEMPRE foi extremamente calmo. No outro dia cedinho levei ele ao veterinário, mas q não soube falar nada (ficou mais perdido q cego em tiroteio). Os dois são castrados. Eu tô tentando juntar dinheiro pra contratar um profissional pra vir aqui em casa fazer essa união.
@cibelibastos44896 ай бұрын
@@michaelealmeida2764 tenho uma amiga que levou no Vet, e o gatinho tinha dores, e acredita-se que descontava na outra gatinha. Acho que é bom tirar essa dúvida.
@laurigianisantos67044 ай бұрын
Resgatei uma gatinha de um bueiro, moro em um apartamento pequeno, deixei ela num dos quartos, infelizmente como o apartamento é pequeno os outros quatro usavam todos os ambientes, coloquei o gato resgatado para adoção, sem sucesso ninguém quer, e os meus não estão aceitando de jeito nenhum, ocorrendo muitas brigas, trabalho o dia todo, e aos sábados também só tenho o domingo para estar com eles, não tenho dormido direito pois a gata aprendeu a abrir a porta e vira briga, para piorar se eu não estiver o tempo todo com ela faz muito escândalo batendo na porta causando muito barulho, e os vizinhos me chamando atenção pois ninguém quer nem saber, não sei mais o que fazer para ajudar eles, da vontade de abandonar a gatinha mas, não tenho essa coragem, mas estou muito cansada, os meus não aceitam de forma alguma e o espaço é muito pequeno, o apartamento é todo gratificado mas eles não querem usar a gratificações só quer ficar na porta do quarto batendo a de dentro e os de fora, causando muito barulho, infelizmente não tenho condições financeiras para contratar um comportamentalista, fiz o que vejo na Internet passei baunilha em todos, tenho umidificador de cor para gerar cromoterapia, músicas, fico com eles no mesmo ambiente, converso tento dar atenção a todos, mas tenho meus afazeres domésticos, tenho meus compromissos com igreja e família e não estou conseguindo adaptar eles, me sinto frustrada, a ponto de ter vontade de abandonar todos e descansar, mas lembro que não resgatei para fazer isso, e sigo exausta, e frustrada. A falta de dinheiro nestas horas é difícil pois não dá para contratar alguém pra ajudar.
@AnaPaulaScarparoАй бұрын
Já tinha 2 gatos e veio um terceiro, no processo os 2 q se conheciam começaram a se estranhar, oq eu faço?
@sr.sergiosfont Жыл бұрын
Oi Passos. Comprei o ebook na pré. Nao sabia de muita coisa kkkk ta ajudando mto a adaptar minhas gatas. Seu trabalho é top irmão! Sucesso ai! 👍
@catiofeli Жыл бұрын
É gratificante saber que o livro está ajudando! Quando terminar o processo me mande fotos das suas gatinhas juntas. Vou ficar muito feliz de ver. Obrigado por acompanhar o meu trabalho 💙
@biacortezphoto4 ай бұрын
Vídeo ótimo! Tenho dois gatos irmãos (3 anos) e recentemente adotamos mais dois irmãos filhotes. Estamos indo pro terceiro mês de adaptação, finalizando a etapa da troca de cheiros. Percebo como tem sido importante respeitar esse tempo. No começo, era comum a desconfiança, rosnando e sibiliando…isso agora praticamente nem acontece. Eles no máximo querem cheirar pela porta e percebo mais curiosidade em saber o que tem do outro lado da porta. Em breve, vão se ver através da porta de vidro, e aí vou vendo se podemos avançar ou recuar. E tá tudo bem! Essa fase ensina muito sobre ter paciência e observar o tempo deles.
@patriciadias4942 Жыл бұрын
Video maravilhoso ❤👏👏👏 parabéns!!!!! Vou compartilhar ❤
@catiofeli Жыл бұрын
Fico feliz que tenha gostado, Patrícia! Obrigado por compartilhar! Isso ajuda muito o canal 💙
@claudiaalencarclaudia853711 ай бұрын
Muito bom,obgda.
@Biazinha55 Жыл бұрын
Parabéns pelo seu canal.❤ É excelente.
@mahallago3 ай бұрын
Lamentando por só conhecer seu canal agora! Adotei outra gatinha filhote por achar que a minha, que já é castrada, se sentia sozinha. Enfim, fiz a adaptação errada, misturei as etapas e elas não se aceitam. A mais velha rosna e a filhote é bem afrontosa. tTo aflita pq quero que elas fiquem bem, mas tem sido bem estressante pras duas. Alguém aqui passou por isso ou tb ta perdida como eu???
@liseandrade10213 ай бұрын
@@mahallago estou passando por isso. É horrível
@rebecaoliveira14922 ай бұрын
Você pode voltar para as etapas iniciais, e fazer tudo novamente. Ou apresentar estimulos positivos quando elas estão juntas, como um petisco.
@yasmincastro1449 Жыл бұрын
Olá, obrigada pelo vídeo! Avancei a minha adaptação cedo demais, os gatinhos estão brincando, mas o gato residente está comendo a ração do novato e o filhote não está comendo... o que fazer?
@reginasouza6431 Жыл бұрын
Oi catiofeli boa noite .minhas gatas ainda não se apitaram já tem um ano juntas .a novata ainda corre atrás da veterana ..a veterana e muito medrosa .corre e fica encima dos armários tadinho já perdi as esperanças dessas duas ser amiga 😢😢
@catiofeli Жыл бұрын
Oi Regina! Perseguições realmente não são bons sinais. Se esses eventos acontecem desde quando terminou a adaptação, provavelmente é porque o avanço foi realizado antes do tempo ou por conta de algum outro detalhe durante a introdução. Seria interessante buscar um profissional comportamentalista para te ajudar a investigar e tratar essa questão.
@mikamedeiros123 Жыл бұрын
Gente wu diz tudo erradooo, a mimha gata residente tem pouco mais de um ano, castrada, cheguei com outro gato adulto macho e castrado. Ja fui apresentando oa dois e deixando o novato solto pela casa, agora a minha gata reaidente n quer mais ficar wm casa e estranga ele demais, o que faco gebte? Me ajudem pelo amor de Deus
@catiofeli Жыл бұрын
Se os gatos não foram apresentados adequadamente, na maioria dos casos acaba sendo necessário reintroduzir, seguindo um protocolo de adaptação correto e adequado aos seus gatos. São raríssimos os casos que, após uma adaptação errônea, não precise de reintrodução. Não sei se é o seu caso, pois é possível constatar através de uma avaliação prévia. Mas de modo geral, é muito provável que seja o caso de reintroduzi-los.
@ana_14087 ай бұрын
E se a minha gata antiga frequentar todos os cómodos da casa? os unicos que ela não frequenta tanto são os banheiros kkkk mas sinto pena em deixar um gato preso no banheiro
@catiofeli7 ай бұрын
Olá, Ana! O banheiro é um cômodo que não consideramos para ser um local para abrigar o novo gato. Não é confortável. Então…
@mirellaadriano94646 ай бұрын
@@catiofelientão.... há alguma dica nesse caso? Porque é a realidade de muita gente.
@catiofeli6 ай бұрын
@@mirellaadriano9464 O cômodo neutro é obrigatório para recepcionar o novo gato porque tanto o novo quanto o residente devem ficar separados até que o processo seja concluído. Os detalhes desse motivo estão melhor descritos no e-book, pois por aqui é muito limitado explicar esse ponto mais profundamente. Mas essa separação tem um embasamento técnico por trás. Se na residência não há como separar um cômodo neutro para abrigar o novo gato, talvez velha a pena refletir se há espaço para ter mais um gato na casa, pois será muito mais difícil que esses gatos se adaptem se não houver a separação. E sem a separação, por sua vez, tem um potencial maior de desencadear outros problemas de saúde em todos os gatos envolvidos decorrente ao estresse que será gerado.
@Fofuchinhas Жыл бұрын
Por que uma das minhas gatas não deixa o bigode da outra gata crescer?
@catiofeli Жыл бұрын
Se ela retira os bigodes de outro gato pode ser sinal de ansiedade. Pode existir outros motivos também. É preciso fazer uma avaliação comportamental.
@mirellaadriano94646 ай бұрын
Eu não tenho um outro cômodo. Moro em um quarto. A situação não está completamente descontrolada. Mas o residente está muito estressado, assustado mesmo, ele era extremamente carinhoso e não quer mais carinho. A gata nova é um filhote. Ela é muito mais agitada do que ele, eu não sabia. Comprei feliway pra tentar ajudar, mas queria meu gatinho dengoso de volta. Ainda é possível? Não queria desistir da gatinha nova. Me ajuda eu tô desesperada 😢
@brunna84325 ай бұрын
Pode ficar tranquila, isso é só até que eles se acostumem um com outro, uns demora mais se acostumar,aos poucos ele volta ao normal. Meu gato tá se acostumando aos poucos com a nova integrante uma gatinha, antes ele não conseguia nem ficar em casa junto com a nova gatinha, hj eles comem juntos e até se cheira, ele é um medroso e a gatinha está ganhando a confiança dele.
@lianeantiqueiradaSilvaАй бұрын
@@mirellaadriano9464 Encomendei o feliway friends,mas não chegou ainda. Funcionou com teus gatos?
@paimon988810 ай бұрын
Se os gatos estiverem na fase de criança é mais fácil?
@marimrss Жыл бұрын
Oi Passos, tudo bem? Cheguei ao seu canal graças a um problema que venho tendo aqui em casa, sempre foi uma casa lotada, em 2018 chegamos ao 7º gato. Desde o início da convivência, a 6ª gata Tutu o aceitou, nunca foi um caso de amor ou de dormirem juntos, mas ela sempre conviveu em paz com o Clayton (o 7º gato), ele sempre foi muito grudado a mim, e era bem parceiro de dois outros gatos mais velhos que também me escolheram. O problema começou em março, infelizmente o gato mais velho da casa, parceiro do Clayton, se foi. Desde então começamos a reparar que a Tutu passou a ter ma postura mais intimidadora com o Clayton, continua tranquila com os outros dois, um dia ou outro, tão irritada chegou a dar uns tapas no gato favorito dela, mas coisa bem pontual. Enquanto encurralava o Clayton nos cômodos, se irritava bastante com ele dormindo nos pontos altos da casa, agredindo até mesmo enquanto ele dormia em cima de mim, o pobre que não reage e foi ficando mais medroso e acuado. Desde domingo, começamos esse 'protocolo' de adaptação, separamos a Tutu no quarto que ela costuma ficar e o deixamos solto pela casa, quando a soltamos, o colocamos no quarto que ela fica. Ela tem ficado muito tranquila fechada no quarto, enfim, o que me deixa ansiosa é pelo fato deles viverem juntos desde 2018 e só agora ela agir dessa forma, ainda não encontrei nenhum vídeo com algo do tipo, será que há esperança?
@catiofeli Жыл бұрын
Olá Maria! Eu não posso dar uma resposta exata por não ter informações profundas sobre o relacionamento e dinâmica da casa, bem como a rotina dos mesmos. Mas quando um gato deixa o grupo, os gatos podem vivenciar o processo de luto, principalmente quando existia relação de proximidade. E em relação da perda, a falta do membro pode provocar mudanças nas relações sociais, pois os gatos afetados poderão apresentar alterações de comportamento e talvez seja por isso uma das razões do conflito.
@maryartesa75345 ай бұрын
Eu tenho 2 gata castrada minha mãe 2 gatos tbm castrado ela faleceu e estou com os 2 gatos a minha gatas não estão se dando bem são abrasivos o que eu faço
@andreiamoraisdasilva1164 Жыл бұрын
Como adptar novamente dois irmãos?
@catiofeli Жыл бұрын
Se precisar adaptar novamente os gatos, segue a mesma estrutura de uma adaptação pela primeira vez (quando recebemos um novo gato). Precisa separá-los e apresentá-los como novos gatos. Separe, aguarde um tempo e trabalhe de novo cada etapa: olfatória, visual e contato.
@leticia17506 ай бұрын
Eu preciso de ajuda!! Tenho uma gatinha de 5 anos que é extremamente estressada desde quando nasceu. Agora adotei uma gatinha de 9 meses que é um amor. Estava no processo de adaptação e tudo estava fluindo bem quando a filhote fugiu e as duas se viram. Agora estou com uma super dificuldade pois a minha residente esta super estressada (muito mais do antes). Continuo com a gatinha no comodo separado e tentando a questao do ofato, porém, agora esta muito difícil dar continuidade pois a gata residente não quer andar na casa e passar pelo cômodo que a gatinha esta. Não sei o que fazer.
@catiofeli6 ай бұрын
Oi Letícia! Infelizmente não consigo te ajudar por aqui porque seu caso é mais complexo e necessita de mais informações para compreender o motivo que leva a sua gatinha ser bastante estressada. O estresse afeta muito a qualidade de vida e até mesmo a saúde do animal a longo prazo. A introdução de um novo gato, nesse caso, se tornou mais um elemento de estresse, o que não é bom, tanto para a adaptação quanto para o bem estar e saúde dela. Recomendo fortemente que busque ajuda profissional de um comportamentalista de sua confiança (tem vários profissionais no mercado: biólogos, zootecnistas, veterinário psquiatra…). Ela precisa de ajuda e provavelmente de um tratamento comportamental para trabalhar os possíveis estressores acima de tudo. Se desejar a minha ajuda, faço atendimentos online. Mas o importante é que considere a ajuda de um profissional que você confie. Um abraço!
@regianeteixeirabarbosa27959 ай бұрын
Pfv me ajuda. Estou muito preocupada. Eu vou mudar de casa com meus 3 gatos. O meu novo local de moradia já tem 6 e 1 cachorro. Levarei poucos móveis da atual moradia. Vc pode pfv me ajudar! Estou desesperada e não encontrei nada p um caso como o meu: mudança de casa e convivência com um bando de animais novos...
@brunovieirabatista44218 ай бұрын
Olá possuo dois gatos uma femea que era mais antiga e um macho que chegou filhote mas a minha gata nunca aceitou esse novo gato mas so ela so rosnava pra ele e tudo certo, viveram assim 2 anos, mas agora o gato macho esta mt perseguidor da minha femea detalhe a femea ja era castrada eo macho castrei essa semana, o gato femea se faz de vitima e so vive correndo eo macho so bate nela qual dos dois gatos deixo no comodo neutro que no meu caso nao tem neutro eles vivem em todos kkk, mas hoje estou mantendo o agressor no quarto neutro esta certo ?
@sylvanovieira37632 ай бұрын
Aqui já tem uns 3 meses a (gata mais velha 1°) quer matar literalmente o (novo 3°) o gato (macho mais velho 2°) não liga, mas já tentamos dar petiscos para os dois, já deixamos dentro da "gaiola" tem porta de vidro eles ficarem se encarando, já tentamos essência de balmilha etc. Cada um tem seu pote e caixa de areia. Mas não tem jeito, toda oportunidade a gata mais velha senta o cacete no mais novo, coisa de tirar sangue e machucar o novo, vai na maldade... Tá fod@, não dá para deixar a casa aberta...
@rosanamorettocardoso508 Жыл бұрын
Oiii Passos por favor me dê uma orientação !!! Tenho agora 4 gatas a última peguei da rua tem mais ou menos 2 meses ( lembrando que só uma ganhei quando bebê as outras 2 são de rua tb ) moro em um apto pequeno e infelizmente não tenho como deixar a Vic isolada respeitando a adaptação. Meu maior problema é a Picolina que apanhava demais dos outros gatos, foi quando resolvi resgata lá. Portanto ela não gosta de gatos e é apavorada, quando vê a Vic sai em disparada se tornando a caça. Por enquanto a Vic dorme comigo com a porta fechada e quando preciso sair eu fecho ela lá para que a Picolina fique mais a vontade e não fique atrás da geladeira e nem dos armários. Afffff !!! Como fazer para que a Vic não fique tão "interessada" ( com um verdadeiro olhar de psicopata sobre ela rsrsrs ) na Picolina. Desde já agradeço muito a sua atenção com meu relato de desespero. Gratidão!!!
@catiofeli Жыл бұрын
Olá Rosana! É muito limitado fornecer orientações em situações ou comportamentos que são muito específicos do seu animal sem que eu possa avaliar o seu caso profundamente. Sempre me esforço ao máximo para ajudar e dar auxílio pelos comentários, mas questões específicas que são particulares do seu felino só são possíveis de serem abordadas por meio de uma consulta. Recomendo que você busque um profissional comportamentalista de sua preferência ou, se desejar, a Catiofeli fornece atendimento comportamental online.
@gabryelcotrim8 ай бұрын
Nossa que bixinho mais enjoado pqp kkk difícil ter gato
@Catia-vl9xo5 ай бұрын
@@gabryelcotrim Mais difícil é lidar com o ser humano 🇵🇹
@biacortezphoto4 ай бұрын
@@gabryelcotrim eles são até tranquilos….difícil mesmo são alguns seres humanos. E a gente aprende mesmo assim!