Sempre estupefato com a lucidez com que você trata assuntos envolvendo as religiões. Firmo novamente, maior achado deste ano foi este canal!
@luisandradegtr2 ай бұрын
Concordo!!
@filipemb172 ай бұрын
Sou Luterano e assisto os vídeos do Henrique Caldeira ele fala com respeito sobre a história do judaísmo e cristianismo
@rodrigorabelo87432 ай бұрын
Um ponto que pode fazer diferença ou não: Vikings não é um termo que se refere aos povos nórdicos e sim a atividade de “pirataria” que eles praticavam.
@pedrosabino87512 ай бұрын
Isso mesmo, seria o equivalente a chamar todo nordestino da república velha de cangaceiro
@souza15222 ай бұрын
Ham????
@FellipeBuker-klak2022 ай бұрын
ele falou isso no vídeo
@ViktorMäcci2 ай бұрын
Ele literalmente enfatiza isso perto da metade do vídeo, você deve ter se sentido muito sabido escrevendo isso
@henriquejacinto87512 ай бұрын
Vale a pena também reiterar que assistir o video antes de falar merda é muito melhor do que simplismente sair digitando qualquer coisa pra parecer inteligente.
@eduardo63802 ай бұрын
O mosteiro se chamava Lindisfarne, na Inglaterra. Seu ataque no ano de 793 marcou o início da era viking.
@flavioferreira49782 ай бұрын
Este ocorrido foi escolhido de um ponto de vista anglocêntrico por historiadores ingleses. As sociedades escandinavas podiam já estar se desenvolvendo bastante antes de tal data.
@BasaraMestre2 ай бұрын
Na verdade, de acordo com historiadores nórdicos e russos a Era Vikings começou entre séc VI, quando vikings viajavam frequentemente para leste, ao longo dos rios russos Volga e Dnieper, onde saqueavam, faziam comércio ou estabeleceram assentamentos, Novgorod e Kiev são cidades fundadas por vikings, isso mais de 200 anos antes do ataque ao mosteiro Lindisfarne em 793
@BasaraMestre2 ай бұрын
@@flavioferreira4978 Sim, de acordo com historiadores nórdicos e russos, Era Viking começou mais de 200 anos antes do ataque mosteiro Lindisfarne em 793
@matheustafarello86612 ай бұрын
@@flavioferreira4978Algum problema com a delimitação da data na perspectiva de grupos de historiadores particulares?
@matheusdossantosribeiro98182 ай бұрын
O único "problema" dos vikings pros europeus é que eles fizeram as mesmas coisas que eles fizeram mas dentro da Europa.
@vs2cardoso2 ай бұрын
A mesma coisa você está exagerando eles (os descendentes) dos vikings aperfeiçoaram a crueldade dos seus antepassados kk
@cajo72982 ай бұрын
O mesmo vale para o Hitler
@renatchos_6662 ай бұрын
Não mano, ali é outra dinâmica. A analogia para colonização é nazismo
@rafaelbrgnrАй бұрын
@@vs2cardosoOs descendentes dos vikings eram cristãos, então não desmente a afirmação do comentário inicial
@Wsghtc4 күн бұрын
Não justifica
@Brites2032 ай бұрын
Professor, seus videos me levam para o passado. Sempre fui fascinado por história e o seu metódo de explicar essas questões é diferenciado, admiro muito seu trabalho e espero que você continue aqui por longos anos!
@eduardo63802 ай бұрын
A violência dos vikings tem fatores geopolíticos. Seus países pobres e de solo pouco fértil não comportavam mais o crescimento populacional nem ofereciam trono suficiente para todo príncipe pretendente. Isso criou um exército de aventureiros dispostos a procurar fortuna através da pilhagem.
@flavioferreira49782 ай бұрын
Onde você mencionou "violência" (algo bastante inerte quando se fala em História) seria incentivo a pirataria e pilhagem. Comparados com os francos e bizantinos eles obviamente pareciam pobres, mas eram equivalentes aos seus inimigos anglo-saxões, e um tanto mais ricos e avançados que os povos eslavos e seus vizinhos fineses. A Suécia era um país repleto de florestas, porém de solo ruim. No período Vendel, que antecede e muito às invasões, já havia ricos povoados nesses países que provavelmente faziam bastante comércio com outros povos de outras localidades da Europa. Talvez a dificuldade que foi se tornando para conseguir bens por meio de trocas, ou dos povos já cristanizados darem preferencia a comercializar entre si tenha incentivado os nórdicos a saqueá-los.
@tubaraopapai2 ай бұрын
Vinland saga mentioned🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
@jorgesalekaude81632 ай бұрын
Valeu!
@zulma20402 ай бұрын
Bom dia Professor Henrique e seguidores do canal.
@joseantoniorubinomartinez2 ай бұрын
Eu vi um documentário sobre os vikings justamente falando sobre essa ideia estereotipada deles... na verdade eles tinham muitas riquezas e eram um povo muito mais refinado, do que aquela ideia da barbarie. Ficou a história contada pela ótica de outros povos, como você bem disse.
@daniofoddaci41162 ай бұрын
criaram essa visão hollywoodiana de q nórdico eram loiros barbudos e violentos, porém era extremamente o contrário, era um povo com traços bastante "diversos" (com presença até de genes turcos), constantemente rapavam a barba e cortavam os cabelos e priorizava muito mais o avanço civilizacional doq q a guerra
@ericofernandes22042 ай бұрын
Que nem o senhor com a janja presidente ? Kkkk
@andreitognolo12 ай бұрын
Excelente vídeo. Geralmente, os vídeos do canal são sobre assuntos que eu não tenho conhecimento prévio, então acabo tomando como fato, mesmo sem checar outras fontes. Mas, no caso desse vídeo, eu conheço um tanto sobre a história dos vikings e posso dizer que esse vídeo foi excelente. Muito bem embasado e trazendo pontos relevantes, como a correta utilização da palavra viking. Agora já posso ver todos os outros vídeos assumindo que é tudo fato 😂
@cifas36842 ай бұрын
Gosto muito do seu modo de ensino
@raffaello.cavallaro2 ай бұрын
Ótimo vídeo. Por exemplo, na ótica dos portugueses, eles levaram o progresso ao Brasil. Porém, como seriam os portugueses na ótica dos nativos brasileiros? Provavelmente os nativos descreveriam os tugas como bárbaros, assim como os Vikings foram descritos pelos ingleses.
@enioreis_2 ай бұрын
Mas na visão dos tugas, os nativos poderiam se considerar bárbaros, pq os mesmos praticavam canibalismo, faziam rituais muito crueis, atacavam tribos inimigas, conquistando territórios tbm. Lógico que existiam tribos pacíficas, mas também haviam tribos hostis... Não é atoa tbm que muitos indios se juntaram com os tugas para acabar com as tribos hostis
@merial92 ай бұрын
Po mas também essa ideia de violência como algo ruim vem de um lado da moeda. Se os nórdicos viam valor na violência eles queriam ou poderiam demonstrar isso de forma mais generalizada, para várias tipos de pessoas. Talvez algumas vezes os monges poderiam estar falando da violência como algo ruim mas passar isso pra um nordico(no caso um nórdico genérico) poderia afirmar que sim aquilo era uma visão fiel e que talvez passe um certo medo que aquele povo quis distribuir para seus inimigos.
@paulohenriquesantos65052 ай бұрын
Gostei da sua foto de perfil kkkkkk
@brassen2 ай бұрын
funfact: "vik" em sueco quer dizer 'baía'
@cainagnascimento2 ай бұрын
Logo, baianos sao vikings
@peregrinodasalterosas2 ай бұрын
Ou seja, viking significaria "baiano".
@brassen2 ай бұрын
@@peregrinodasalterosas ... em algum lugar no meio do mar do norte: ♫♪♬ eu não sou daqui ♫♪♬ MARINHEIRO SÓ ♫♪♬
@juniorfarias48492 ай бұрын
bora vik minha porra
@alexmartinsdasilva67712 ай бұрын
@@cainagnascimentogêniu😂😂😂
@SNeto42 ай бұрын
São Bonifácio, rogai por nós
@viniciusquaglia1402 ай бұрын
"Não era woodstock" kkkkkkkkk
@cauacosta73762 ай бұрын
Obrigado pela informação Bom vídeo
@laiooliveirabrum51882 ай бұрын
Essa pergunta foi engraçada kkk
@ruanfelipe1834Ай бұрын
É sempre interessante conhecer mais sobre cultura viking. Para ser sincero sempre me interessei por esse tópico. A cristianização dos vikings foi um processo lento e demorado. Que teve também bastante sincretismo Como você mesmo disse . A própria religião Nórdica influenciou alguns conceitos da religião cristã como alguns festivais por exemplo. O Natal por exemplo tem algumas influências nórdicas e antigos festivais em homenagem a Deuses como Thor e Odin. Eu acho interessante ver essa relação interessante entre mitologia nórdica e cristianismo e lembrei de uma cena de uma nova série da Netflix. Crepúsculo dos Deuses essa série que fala sobre a mitologia nórdica. E ela tem uma cena bastante curiosa de Odin vendo Jesus que faz esse paralelo. Mostrando os nórdicos abandonando sua fé em Odin e começando a adorar outro Deus essa cena fez um ótimo paralelo com a vida real os textos que falam sobre a mitologia nórdica inclusive. Foram trazidos através de escrituras de cristãos em um período bastante tardio. Até acredita-se que o Ragnarok tenha sofrido uma certa influência cristã. Os semelhanças ao livro do apocalipse da Bíblia como inundações e um casal de humanos que reprovam a terra. Eu não gostei muito da série crepúsculo dos Deuses mas a série retrata bem essa relação entre Mitologia e religião. Ótimo vídeo
@romulobaggio2 ай бұрын
Vemos isso na série viking, o Ragnar vira cristão.
@miglioli10862 ай бұрын
Uma vez vi um muçulmano falando sobre as Cruzadas pela ótima muçulmana, a forma como os sarracenos viam os cristãos e a civilização cristã em si. Inclusive, num ato de honestidade intelectual admirável, desmistificou a ideia que os próprios muçulmanos têm do Saladino, mostrando que ele era tão podre quanto qualquer general da época. A forma como os mouros viam os cristãos não diferia em nada da forma como os cristãos viam os mouros.
@jotagarcia86822 ай бұрын
A ingenuidade dessa pergunta é incrível. Basta estudar o mínimo de História pra saber quão longe do modelo deixado por Cristo os cristãos não seguiram.
@Claudio_And2 ай бұрын
"para os padrões que entendemos e pensamos como cristãos" .....é só olhar os cristãos de hoje que esse pensamento cai por terra. Sendo o ocidente inteiro cristão, então nós deveríamos ser a sociedade mais pacífica do mundo.
@human.j.vitor99812 ай бұрын
Não existe sociedade 100% pacifica. Porém o ocidente ou países de maioria cristã, tendem a serem mais estáveis e democráticos.
@wrenchpimba51842 ай бұрын
@@human.j.vitor9981 Eu concordo
@rafaelbrgnrАй бұрын
@@human.j.vitor9981tendem? Qual país? Brasil? EUA? Nicarágua? Essa é uma visão bem ingênua, ou até canalha mesmo. É uma visão puramente preconceituosa. Justamente vindo de alguém que está querendo convencer os incautos que os cristãos são pacíficos. A ironia. Curiosamente, países como Japão, China, Suécia não são os países mais cristãos do mundo.
@MarcoDamaceno2 ай бұрын
Galera tem uma visão tão ingênua do q era o cristianismo. Chego a dar altas gargalhadas.
@BraianSilveira2 ай бұрын
Né
@renatchos_6662 ай бұрын
Um video seu com o joão carvalho sobre mesopotâmia seria top
@georgestavridis52392 ай бұрын
Cara ouvindo vc falando q vikings era o termo pros q iam pra fora, me fez pensar... Sou grego e a palavra pra barco é "varka", vc acha q tem conexão?
@leanooliveira2 ай бұрын
O professor esqueceu de citar que esses reis nórdicos, ao se converterem por motivos vantajosos ou de sobrevivência, forçaram os seus povos e súditos a se converterem, com muitos sendo violentamente reprimidos por resistirem a conversão.
@solracleugimcardoso80042 ай бұрын
Com certeza alguns costumes cristãos tbm deixavam os Vikings horrorizados, por exemplo os povos originarios aqui da América que ficaram espantados em saber que os Cristãos bebiam o sangue e comiam o corpo de seu Deus kkkk
@human.j.vitor99812 ай бұрын
O pão e o vinho são apenas um símbolo da carne e sangue de Cristo. Os nativo-americanos estavam mais horrorizados com os sacrifícios humanos das tribos rivais
@MrIvarlira2 ай бұрын
Outro termo importante pra se diferenciar Henrique, eh o termo 'escandinavo'. A Escandinavia hoje involve Islandia, Noruega, Suecia e Dinamarca. A Finlandia fica de fora. Ja o termo 'nordico', inclui a FInlandia.
@chrizuno2 ай бұрын
Se não me engano, a Islândia também não faz parte da Escandiávia.
@MrIvarlira2 ай бұрын
@@chrizuno Voce pode estar certo, apesar de eu ja ter lido que em funcao das ligacoes culturais e linguisticas com os outro escandinavos, ela pode ser considerada como um pais escandinavo tambem.
@o84naturalistaАй бұрын
Quem têm uma visão raza e simplista a respeito desse tema acham que os vikings se tornaram cristãos assim rápido e que foi tudo por fé e achar o cristianismo bonitinho e a religião pagã deles repugnante como se fosse tudo um conto de fadas da disney com final feliz. Primeiro erro é falar de vikings como se fosse um único reino, existia guerras e divisões entre os próprios vikings. Outro fator para o declínio dos vikings foi se misturar muito e com o tempo suas estratégias de guerra foram sendo descobertas, os povos invadidos se prepararam melhor. Têm o fator sincretismo religioso que você mencionou que torna o processo de aceitação mais fácil. Tem os líderes, reis que por poder e influência política viram que era vantajoso em algum momento abandonar suas crenças tradicionais e mais vantajoso aceitar o cristianismo, ainda existem ingênuos que acham que eles se converteram apenas por fé. São os mesmos crentes hoje que caem em papo de político que só aparecem em propaganda política para defender valores da família cristã, sendo que na verdade só estão se aproveitando da fé das pessoas para ganhar votos, é tudo interesse. Existia vikings de vários tipos, muitos mercenários e outros oportunistas como já mostrei, tinham os que eram mais fiéis a sua cultura. O cara que fez a pergunta ainda chega a achar que os cristãos eram pacifistas como se fossem todos e os vikings bárbaros. 😂😂 Boa sua resposta! Nem vou comentar essa parte. Enfim... Não é uma questão tão simples como muitos acham.
@PauloSilva-uk8uj2 ай бұрын
Li que a questão de demonização dos Vikings,tem haver com invasão de mosteiros , conventos e estupros de freiras.Isso era coisa que um bárbaro local geralmente não fazia. Para um viking aqueles locais eram iguais a quaisquer outros.
@lipejunqueir2 ай бұрын
Até japoneses feudais se tornaram cristãos
@aprhodite33322 ай бұрын
Eles não se tornarem, foram catequizados de maneira forçada.
@lipejunqueir2 ай бұрын
@aprhodite3332 Não foi bem assim. O jesuítas não eram tão inocentes assim, mas não tinham como obrigar e forçar certos indivíduos a se tornarem cristãos. Principalmente estando dentro do território japonês. As missões foram um sucesso, tanto que décadas depois foi proibido o catolicismo por ter se alastrado demais.
@wesleydamazio43172 ай бұрын
O cristianismo foi a primeira religião proselitista?
@misteriosrevelados15692 ай бұрын
Na verdade nem tanto, os budistas visavam conversões e avançaram muito na Ásia, os muçulmanos também, mas avançaram muito através de guerras.
@SuperZeroMaker2 ай бұрын
Não. Ashoka expandiu o Budismo na ásia fortemente (por conquista), por exemplo. Gosto desse exemplo do Budismo porque na visão comum hoje, Budismo é quase que imaculado a nível "não-violência". Inclusive, Myanmar tá passando por um expurgo pelo governo e população Budista contra os muçulmanos Rohingyas nesse momento.
@misteriosrevelados15692 ай бұрын
@@SuperZeroMaker Ashoka era conquistador antes de se converter ao budismo, depois começou a espalhar o budismo por missões. E expansão por guerra até o cristianismo fez, mas, no começo, assim como o cristianismo, o budismo era uma religião missionária. Já o islamismo, desde o começo, se expandiu por guerras. O próprio Maomé fazia guerras, inclusive a Jihad, guerra santa, é um pilares do islamismo.
@SuperZeroMaker2 ай бұрын
@@misteriosrevelados1569 100% de acordo. O Islam tem natureza expansionista, isso é bem claro na história e até mesmo nas divergências sectaristas dentro do Islam. Tanto que o maior "cisma" dentro da religião é uma disputa sucessória de governo, típica de embates políticos e não divergências doutrinárias como no cristianismo.
@Wsghtc4 күн бұрын
Urmonotheismus
@hemersonferreira99312 ай бұрын
Desde quando cristãos eram pacíficos? (Pergunta ao autor da pergunta). Sabe como o cristianismo se expandiu?
@enioreis_2 ай бұрын
Sim, era pacíficos e não pacifista. O mesmo Deus dos cristãos massacrou vários reinos da Terra Santa, pq será né... ? Existe uma diferença entre ser pacífico e pacifista, dps q vc descobrir a diferença, reflita!
@Chaplin11162 ай бұрын
Pq ninguém era PACIFISTA, ninguém é nem hj em dia. Se rolasse uma guerra Mundial atualmente todos estariam se atacando não importando a religião.
@rafaelbrgnrАй бұрын
@@enioreis_e qual é essa diferença? Não argumentar e ainda achar que venceu a discussão. Parece muito com um cristão médio
@rodrigomiranda777_.Ай бұрын
A regra é clara, se é do capiroto tem que matar geral mesmo
@Wsghtc4 күн бұрын
Qual é a maior instituição de caridade do mundo ?
@luizoliveira59412 ай бұрын
Caso alguém não conheça existe um canal no KZbin muito bom sobre o assunto se chama "NEVE: Nucleo Estudos Vikings Escandinavos"
@danielacarneirusАй бұрын
De fato, é o núcleo de estudos precursor da escandinavística brasileira, porém os anacronismos no que tange à interpretações sobre sexualidade dos povos nórdicos durante a Era Viking (inclusive a partir da análise sobre a mitologia) tem sido vergonhosos.
@mariareis31302 ай бұрын
❤❤❤
@marco3035a2 ай бұрын
Os cristãos sempre foram violentos, tipo as cruzadas! Professor tu é foda ! Vlw
@merial92 ай бұрын
Como assim quais cristãos?
@kavall59192 ай бұрын
@@merial9 Católicos
@mauriciomafra78882 ай бұрын
Ou você se faz de ignorante ou é um ignorante mesmo. As cruzadas católicas são guerras de defesa dos locais que já eram cristãos, assim como a Ucrânia tem direito de guerrear contra a Rússia e pegar de volta seus territórios. Agora se você falar que os protestantes são violentos, aí podemos concordar, pois eles são frutos dessa cultura saxã. Protestante é que faz guerra com Deus e o mundo, vide países como EUA e Reino Unido.
@DaviAlmeida-p5z2 ай бұрын
Fala de uma violência cristã no século 1 pra mim, por favor. Depois quero que fale de uma violência cristã no século 2 também e após isso quero que fale de uma no século 3 também. Também quero que fale de uma violência cristã no oriente médio nesse ano, também, tô com curioso. PS: Você falou SEMPRE e pra mim SEMPRE É SEMPRE.
@profano92012 ай бұрын
@@kavall5919 e protestantes tbm, veja o número de vitimas das perseguições religiosas em paises protestantes no mesmo período, como dito pelo professor as sociedades humanas sempre foram violentas e se arrasta até hj
@legendalloy23202 ай бұрын
Tmj
@FGN_Xandy27 күн бұрын
a pergunta ja começa errada assumindo q cristaos nao faziam atos violentos kkkkkkkkkk
@arthursebastiany73112 ай бұрын
é porque os nórdicos venderam a própria religião em troca de ouro e poder
@GilGiovani2 ай бұрын
Já notou que todos os impérios / povos com lideranças fortes convertidos ao Cristianismo caíram? rsrsrs Não é uma crítica, é uma constatação. Talvez pela própria característica da crença: Deus como único/onipotente/onisciente , amor ao próximo, fazer o bem...
@christianusf2 ай бұрын
Sua tese é a do Edward Gibbon, é normal que alguém tente argumentar a favor disso. Eu discordo pelas seguintes razões: A PAX ROMANA no fim das contas foi negativa, pois resultou em opulência das elites (e o problema que aponto é que ficaram fracas) e sem medo de ameaças externas. O Império Romano era demasiado extenso para uma época de comunicação e logística limitada. Havia (como agora) uma tendência urbana dos cidadãos (você imagina com razão uma Idade Média rural, mas isso é porque houve um êxodo urbano). A Civilização Cristã Medieval durou mais de mil anos, o Sacro Império durou mil anos. A semente da decadência ocidental atual está no humanismo, no iluminismo e no positivismo. O cristianismo é incapaz de fazer frente, pois foi infiltrado desde o topo hierárquico.
@christianusf2 ай бұрын
E de qualquer forma, seguindo Spengler, todo organismo que chamamos civilização já é um estado decadente da cultura. O auto esgotamento é inevitável.
@fabriziomarangoni4492 ай бұрын
Impérios cai pelo próprio tamanho se for ver bem império romano depois o império romano caiu como o império romano.
@GilGiovani2 ай бұрын
@@fabriziomarangoni449 ???
@GilGiovani2 ай бұрын
@@christianusf sim, mas é uma coincidência que se repete.
@danielbarrios58142 ай бұрын
Uai tem pastor "convertendo " bandido dentro de prisão que quando saem ate quebrar terreiros alguns quebram em nome de deus...nao me surpreendeu essa questão de viking cristão 😅😅😅
@BRUNOLOPESDF2 ай бұрын
Ragnar
@rodrigo-zl8ev2 ай бұрын
Esse povo não conhece as cruzadas
@vitor77602 ай бұрын
❤
@jarbascorrea73722 ай бұрын
É isso...
@rubensrechtsanwalt2 ай бұрын
Cristão (leia-se Católico Romano)!
@christianusf2 ай бұрын
Porque na Guerra dos Trinta anos só um lado batia, né? (Motivo da edição: onde era pra ser "na" saiu "não")
@christianusf2 ай бұрын
E as bruxas de Salém?
@christianusf2 ай бұрын
E o que faziam os anglicanos com quem rezava a missa no rito romano?
@christianusf2 ай бұрын
Por você não haveria a Reconquista Ibérica e Viena seria islâmica hoje.
@rodrigomiranda777_.Ай бұрын
Catolicismo corrompeu o verdadeiro cristianismo, catolicismo é uma doutrina pagã
@guimaraesalysson2 ай бұрын
Trocaram a religião por uma mais fácil
@eluiscoms31872 ай бұрын
Não faz o menor sentido isso q tu falou mano. Cristianismo exige se abster de muita coisa que a maioria não está disposta.
@wraves6932 ай бұрын
Acho que tu não entende o Cristianismo então.
@joaovictorteixeirapires33022 ай бұрын
"Os cristãos vivem na carne, mas não segundo a carne; perseguidos pelo mundo, amam a todos; neles são conhecidos os vícios, que nos outros se descobrem; nos cristãos é perseguida a inocência, que não é reconhecida; são martirizados até a morte, e a morte lhes dá a vida; pobres que são, enriquecem a muitos outros; falta-lhes tudo, e possuem tudo em abundância; são tratados com desprezo, e nisto se sentem honrados." - São Justino.
@christianusf2 ай бұрын
@@wraves693, nem ele nem as quatro pessoas que curtiram o comentário até o momento haha
@Manteiga08082 ай бұрын
Fácil mesmo, é mto mais eficiente unificar povos quando você coloca todos sob o jugo de um único deus e um único centro de controle, os comentários em resposta parecem acreditar que as conversões aconteciam por convencimento, quando mais era por conveniência. Substituíram um mecanismo de controle por outro mais eficiente, não tem nada de espiritual nisso.
@RafaelLima19852 ай бұрын
E os cristãos hoje em dia são pacifistas? Kkkkkkkk
@enioreis_2 ай бұрын
Não, mas pacíficos.
@Wsghtc4 күн бұрын
Qual é a maior instituição de caridade do mundo ?
@cleristonf.a.5842 ай бұрын
Povos violentos? E hoje em dia???? kkkkkk
@merial92 ай бұрын
Auto Cristianização.
@Zazu-u5z2 ай бұрын
8:11
@mauriciomartinsdocarmo27162 ай бұрын
Like 246
@lucasmontblanc39322 ай бұрын
Minha opinião é que ladrão é ladrão, estou com os cristãos nessa (apesar de que roubaram a terra dos índios)
@jotascript032 ай бұрын
A maioria das etnias indígenas não "tinham" terra nenhuma. Eram povos nômades, mudando de localidade dependendo da estação. E os indígenas não desapareceram, nem foram exterminados, apenas se miscigenaram na população. Eu e você muito provavelmente temos sangue indígena proveniente da fase inicial do Brasil. A colonização portuguesa foi totalmente diferente da inglesa.
@GustoOED2 ай бұрын
@@jotascript03 Oq você está dizendo é MENTIRA. Muitas etnias eram sedentárias, ocupando regiões fixas onde viviam de atividades como a agricultura, pesca e caça, e estabelecendo vilas, roças e campos de cultivo. Alguns exemplos são os povos Tupi-Guarani, que ocupavam boa parte da costa, e os povos Tapajó e Marajoara, que viviam na região amazônica e tinham inclusive sistemas agrícolas complexos e construções permanentes. O genocídio indígena no Brasil foi documentado, tanto no início da colonização quanto ao longo dos séculos seguintes. A população indígena foi drasticamente reduzida devido a doenças trazidas pelos europeus, guerras de extermínio, e práticas de escravização e aculturação forçada.
@MTheoOA2 ай бұрын
@@jotascript03 kkkkkkk caraio, que falsificação bizarra da história você leu? Cê não conhece o que os Espanhóis fizeram na América Central não?
@jotascript032 ай бұрын
@@GustoOED É amplamente documentado que as construções dos indígenas da bacia amazônica não eram permanentes já na época do primeiro contato com os espanhóis, que só encontraram vestígios de barro nas margens dos rios de habitações temporárias, apesar da notória densidade populacional na região. As casas não eram projetadas para durarem gerações, como as estruturas das civilizações andinas ou mesoamericanas. Um exemplo CLARO do estilo de vida nômade PREDOMINANTE entre as etnias indígenas do atual Brasil eram as famosas "guerras do caju", que ocorriam entre as tribos costeiras pelos cajuais na época de colheita do fruto, recomendo pesquisar sobre. Não houve "guerras de extermínio" (como houve nos EUA) porque a própria legislação colonial indigenista de 1690 (e até mesmo antes, no regulamento colonial de 1532) defendia o direito a vida de todos os nativos, inclusive sob pena de m0rte para os colonos infratores. O que havia eram hostilidades, ataques e pilhagens principalmente por parte de indígenas macro-jê do interior (ou tapuias = bárbaros, como eram chamados pelos indígenas tupis do litoral antes da chegada de qualquer europeu) contra aldeias e assentamentos jesuítas luso-tupis, o que, consequentemente, gerava reações por parte da população local, que também consistia de indígenas e mamelucos lusófonos e cristãos, algo óbvio de se imaginar para a época. Recomendo a leitura de grandes antropólogos e sociólogos brasileiros, como Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Darcy Ribeiro, etc. para abrir sua mente sobre a história do Brasil antigo. Também já fui um papagaio de jargões clássicos de livros do MEC e vídeos do KZbin como você, porém me interessei por buscar fontes primárias e não me arrependo.
@GustoOED2 ай бұрын
@@jotascript03 As “guerras do caju” NÃO provam NADA de um “estilo de vida nômade predominante”. O nomadismo total não era predominante entre todos os grupos indígenas do Brasil. Muitos povos praticavam um semi-sedentarismo ou sedentarismo, com ciclos de deslocamento temporário por questões sazonais ou de recursos, MAS Q AINDA assim envolviam assentamentos regulares. Além disso, o Brasil colonial abrigava centenas de grupos com práticas diversas, incluindo grandes aldeias e confederações que se estabeleciam de maneira relativamente fixa. A sua fala sobre a legislação colonial supostamente proteger os indígenas, sem gerar conflitos mortais em massa, é MENTIRA. Embora leis como as das “Missões” dos jesuítas pretendiam limitar abusos, na prática essas leis NUNCA ERAM aplicadas. Mesmo os missionários foram responsáveis por reassentamentos forçados, conflitos e por introduzir doenças que dizimaram comunidades inteiras. A resistência indígena foi expressiva e violenta em várias regiões, especialmente em áreas onde a escravização e as ações militares eram intensas. Sobre os conflitos se limitarem a ataques “macro-jê do interior” não é verdade também (mais facil achar alguma verdade). Povos do litoral, como os Tamoios, resistiram violentamente contra a presença europeia, e alianças intertribais foram estabelecidas contra os portugueses em várias ocasiões. A reação indígena não foi homogênea, e a noção de que os "tapuias" eram vistos apenas como "bárbaros" ignora que essas eram categorias fluidas e que mudavam conforme os interesses das alianças e rivalidades do período. As obras de Gilberto Freyre e Câmara Cascudo são datadas e não levadas mais a serio hj em dia. Freyre, por exemplo, foi um q cara q trouxe uma visão positiva da “miscigenação”, mas sem questionar profundamente os impactos destrutivos da colonização nas populações indígenas. Darcy Ribeiro, sim, trouxe contribuições importantes sobre a diversidade e a resiliência das sociedades indígenas, mas estão desatualizadas e não são mais confiaveis hj em dia.