Como se formam os raios?

  Рет қаралды 596,283

FisicaNET

FisicaNET

11 жыл бұрын

Um raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre quando a rigidez dielétrica do ar é quebrada e cargas elétricas fluem diretamente da nuvem para o solo, ou vice-versa, produzindo diversos tipos de radiação eletromagnética, além de ondas sonoras, que são conhecidas como trovões. A principal diferença entre relâmpagos e raios consiste no fato de que o termo relâmpago refere-se a qualquer descarga elétrica atmosférica, enquanto um raio é uma descarga que ocorre entre a nuvem e o solo. Por isso, pode-se dizer que todo o raio é um relâmpago, mas nem todo o relâmpago é um raio
Os raios sempre foram motivo de fascínio, tanto que mitos e superstições relacionados com descargas elétricas estiveram presentes no surgimento das primeiras religiões. Diversas explicações mitológicas foram propostas ao longo da história, até que, no século XVIII, o cientista norte-americano Benjamin Franklin descobriu a natureza elétrica do fenômeno. Atualmente, os mais variados instrumentos, como câmeras digitais de alta velocidade, detectores de radiação eletromagnética e osciloscópios, são utilizados para estudo deste fenômeno atmosférico.
Com tais pesquisas descobriu-se que existem raios negativos, no qual as cargas negativas vão da nuvem ao solo, e raios positivos, que são muito mais perigosos e mais raros do que as descargas negativas. Além do trovão, os raios produzem diversos tipos de radiação eletromagnética, algumas delas de alta energia, como raios X e raios gama.
A imensa carga dos raios produz, ainda, eventos luminosos na alta atmosfera. que acontecem muito acima das nuvens e não são visíveis da superfície da terra, mas já foram fotografados por aviões e satélites.
Por meio de satélites também é possível contabilizar a quantidade de raios que acontecem no mundo em tempo real. Em média, de cinquenta a cem descargas acontecem a cada segundo em todo o mundo, a maioria delas nas regiões tropicais, sendo que o país em que ocorre a maior quantidade de raios é o Brasil. Os raios são responsáveis por diversas mortes por todo o planeta, mas a maioria delas poderia ter sido evitada se medidas simples de proteção fossem tomadas. Sondas espaciais já detectaram raios em Júpiter, Saturno e Vênus e existem provas da ocorrência de descargas elétricas também em Marte.

Пікірлер
COMO SE FORMAM OS RAIOS? | O CÉU EM FÚRIA!
20:08
BOA VONTADE TV
Рет қаралды 41 М.
País dos Raios - Fantástico - Ep. 01/03
12:29
Grupo Storm
Рет қаралды 193 М.
Officer Rabbit is so bad. He made Luffy deaf. #funny #supersiblings #comedy
00:18
Funny superhero siblings
Рет қаралды 16 МЛН
Как мы играем в игры 😂
00:20
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 3,4 МЛН
Inside Out 2: ENVY & DISGUST STOLE JOY's DRINKS!!
00:32
AnythingAlexia
Рет қаралды 15 МЛН
Como os raios se formam
10:14
Singularizando
Рет қаралды 10 М.
Mars Exploration Rover 2003 (HD)
9:01
maasdigital
Рет қаралды 11 МЛН
País dos Raios - Fantástico - Ep. 02/03
12:40
Grupo Storm
Рет қаралды 351 М.
15 RELÂMPAGOS INCRÍVEIS FLAGRADOS PELAS CÂMERAS
10:02
BRAIN TIME
Рет қаралды 2,7 МЛН
Me Salva! [CURIOSIDADE #2] - Por que se formam os raios?
6:01
Me Salva! ENEM 2024
Рет қаралды 125 М.
How a Tesla Coil Works ⚡ How to Make a Tesla Coil ⚡ Nikola Tesla
14:34
VirtualBrain [ENG]
Рет қаралды 1,2 МЛН
Por que o Raio acerta o Para-Raios?? Quem inventou o Para-Raios
8:53
Invenções na História
Рет қаралды 183 М.