Pessoal, para todos que assistiram e se identificaram com este vídeo, tenho curtido bastante o conteúdo de um canal chamado TDAH DESCOMPLICADO, especializado nessa nossa condição. Quem quiser conferir, olhe lá. Obs: não conheço o dono do canal, nem tenho parceria com ele, mas assim mesmo indico por ser um canal específico sobre o tema e que fala sobre muitos assuntos relacionados a nós. Um grande TDAbraço a todos. (Sei que o trocadilho foi ruim, mas não resisti. rsrs)
@danielanunes22314 жыл бұрын
Me sinto mais perdida que cego em tiroteio, tenho uma irmã que tem TDAH e desconfio que também tenha. Obrigada por dividir com a gente.
@Laura-uk9be4 жыл бұрын
nossa me emocionei muuuiiito , fui diagnosticada fazem 3 meses aos 38 anos, com tdah, nossa, luta diaria, gostaria muito de saber mais. estou tomando medicaçao, ja estou me sentindo melhor
@anapaulasalesribeiro20813 жыл бұрын
Por favor gostaria de uma orientação, pois meu filho tem o diagnóstico e toma Ritalina LA 20, ele tem 11 anos e a maior dificuldade hoje é que ele é muito resistente, faz as terapias, mas mesmo a terapeuta tem dificuldade, acho que passamos pelo menos por umas 4. Com a sua experiência poderia nos ajudar com esse perfil da resistência? Obrigada pela atenção
@artesdalua3 жыл бұрын
Já conheço esse canal, muito bom mesmo
@fabir.l.97992 жыл бұрын
Professor, como foi feito seu diagnóstico. Pq eu tenho tudo isso que você falou. Mas nunca me senti tão distraída em aulas. Eu amo aprender. Mas lembro que nas provas eu não conseguia me concentrar. Se ficasse ao lado de uma janela, então... Fui fazer uma aula de meditação com meu namorado. Era o último dia de aula do ano. Eu dei muita risada e não conseguia me concentrar, porque ouvia gente gritando na rua, olhava o dedão do pé de um, a respiração de outro... Amo cinema. Mas se chego atrasada no filme, a respiração já ofegante, eu passa uma meia hora pensando em cada erro que aconteceu pra eu não estar ali na hora. Ou, com frequência, tem gente sem noção com celular ligado, mandando mensagem, ou conversando, ou chutando minha cadeira... Não consigo relaxar para assistir o filme. Demora uns 15 minutos no mínimo. Mas, meu filho, que na escola e em casa era bem pior que eu, porque se esquecia das coisas imediatamente, mesmo sentando na frente da professora, estava no mundo da lua e nem abria o livro, o levei no maior especialista de TDAH de são Paulo, um Neuropsiquiatra. E ele fez um teste de atenção com meu filho, de encontrar num monte de letras b as letras p d e q. Meu filho foi uma por uma e encontrou. Só aí ele já descartou o TDAH. Ele disse que é um defeito no cérebro e que não tem como a criança perceber essas pequenas diferenças sem remédio. Eu disse que meu filho tinha todas as características de TDAH (com pouquíssima hiperatividade). Então ele pediu um teste com uma neuropsicóloga, de 4 sessões. E mais duas entrevistas minhas. A mulher também descartou TDAH, mas deu um diagnóstico absurdo que acho que ela trocou de paciente, pois descreveu uma outra criança. Meu filho é criativo e solar, brincalhão e hipersocialozado. Ela o descreveu como antissocial e depressivo. Ele tinha dez anos. Hoje vai fazer 16, e é o adolescente mais saudável que eu conheço (física, mental, emocional e espiritualmente). Eu invisto com o Neuro. "Mas ele tem todas as características de TDA. Como pode?" Aí ele disse que era causado por ansiedade. No caso dele e do pai. Eu reconheci no pai os momentos que poderiam causar ansiedade e que o faziam não se concentrar. Mas no meu filho só reconhecia ansiedade nas coisas novas, que saíam do que ele estava querendo fazer. Porém dei o remédio pra testar. E funcionou. Com três dias ele estava super focado e concentrado. Então o médico estava certo. Vejo muito mais ansiedade em pessoas com TDA do que em meu filho. E o Brasil é o campeão em ansiedade e milhões de pessoas se reconhecem nas características do TDA. Não gosto do que falam sobre ansiedade. Só falam de pensamentos de preocupação e autodepressiacao (acho que isso está muito ligado à cultura em que as mulheres estão inseridas). Como foram seis testes ? E você ou alguém já pensou na possibilidade de ansiedade? Obrigada.
@eduardoschereder59813 жыл бұрын
32 anos de idade, dois cursos universitários inacabados, ouvindo que não finalizo nada, que sou desleixado... Ontem fui diagnosticado com TDA. E fui ver a depressão no psiquiatra, muito do eu sofrimento vem da TDA. Agora tenho o caminho para me libertar.
@gessymbs3 жыл бұрын
Eduardo, vc foi diagnosticado no psiquiatra ou neuro? Quais medicações ele te passou?
@elizavasco98023 жыл бұрын
te entendo totalmente, to no meu segundo curso e ta dificil, olha!
@JosianeSantanna9623 жыл бұрын
Comecei a fazer um curso na faculdade fiquei até o 4 período, sai e entrei em outra faculdade , terminei com muita dificuldade, mais no tempo certo. . Hoje em dia não trabalho nem com uma coisa nem com outra kkkk trabalho com minha loja própria. Sempre ouço que sou muito confusa
@LeandroTorneri3 жыл бұрын
Sou exatamente assim. Me formei por muita persistência, mas antes desisti de duas faculdades. Nada fácil, uma luta constante.
@biancaalvescerqueira3 жыл бұрын
Me identifico! Quatro cursos começados e consegui terminar um com muito esforço! É uma dificuldade gigantesca de estudar para concurso!
@dgswa4 жыл бұрын
Você descreveu minha vida... Sou professor, minhas aulas nunca se repetem, eu não sei o nome de nenhum aluno meu, não sei o nome de metade dos professores da minha escola, todas as minhas aulas são improvisadas (não consigo sentar e planejar), porém, os alunos amam minhas aulas, frequentemente sou eleito como professor homenageado ou paraninfo, nunca tive uma reclamação referente a qualidade das minhas aulas... Enfim, nunca aprendi uma letra de música inteira, nunca lembro do caminho dos lugares, nunca lembro de datas importantes, não consigo ler um livro, vivo mentalmente cansado, não consigo dormir rápido... Mas, mesmo com todos os fatores, consigo ser um bom pai, um bom marido, um bom profissional, etc. Muito obrigado por compartilhar da sua vida.
@lucianacandidabarreiroscor8603 жыл бұрын
Adorei sua descrição
@anapcl3 жыл бұрын
Que lindo seu relato também sou professora e tenho convicção TDAH.
@professorcareca3 жыл бұрын
Douglas, temos históricos muito parecidos como professores. Isso é muito bom. Um abraço!
@talitagabrielaamorimsouza55633 жыл бұрын
FIquei curiosa, como é o seu processo de aprender e ensinar sendo professor? pois não lembrar de nomes e etc é um grande transtorno pra mim e quando me vejo em uma situacao de grupos ou o fato de eu ter que explicar algo que aprendi para alguém, isso me causa pânico, ao falar eu travo e esqueço de tudo... me sinto incapaz sem convicção por não lembrar de dados, e parece que tudo passa por mim e logo se vai sem eu absorver, e isso me assustou por muito tempo. Estou aprendendo depois de adulta a lidar com tudo isso, me identifiquei muito com seu relato.
@dgswa3 жыл бұрын
@@talitagabrielaamorimsouza5563 Eu chamo quase todos os professores que trabalham comigo de "professor" ou "professora", nunca chamo os alunos pelo nome... confesso que não é fácil, preciso tomar muito cuidado para não pular ou repetir conteúdos abordados. Mas eu aprendi a relaxar um pouco e curtir minhas aulas, atualmente adotei um sistema de aulas totalmente práticas (eles adoram). O começo como professor foi muito difícil, mas eu persisti até não ser mais TÃO difícil. Quanto à falar em público, eu falava muito rápido (por causa da hiperatividade interna) e gaguejava até falando sozinho. Mas com muito treino e dedicação, hoje não é problema falar em público.
@SandraMaria-mm4lc5 жыл бұрын
Eu me identifiquei com T.D.A.H sozinha, neste ano. Sempre fui chamada de louca por meu marido e filhos. Hj com 56 anos entendo uma vida inteira que me senti diferente de todo o resto do mundo. Nunca consegui prestar atenção em coisas ou assuntos... porém qdo achava algo interessante era capaz de ficar sem comer ou dormir em função disso. Às vezes estou ouvindo vídeo no tablet. No celular estou no Facebook ou Pinterest... Isso é rotina... A única coisa que me tira das redes sociais é... palavras cruzadas que só paro qdo termino o caderno todo. Mas com seu vídeo consegui me identificar. Atualmente estou entrando no ramo de artesanato...amo. Muito obrigada Abraços
@paulyephih24384 жыл бұрын
Legal descobrir hobbies mas precisa se tratar p poder viver sua vida na plenitude que ela pode ter....
@anapcl3 жыл бұрын
Sempre tive consciência das minhas dificuldades e limitações. Na faculdade meu esforço foi triplicado...às vezes tinha que ler 10 vezes um parágrafo pra conseguir fluir a minha obstinação e interesse foram meu combustível. Após muitas lutas hoje sou uma professora com muita sensibilidade, criativa e muito dedicada ! Não fui diagnosticada mas me identifico com tudo que foi dito.
@danieleviana94653 жыл бұрын
Na infância tudo razoavelmente "tranquilo ", mas na adolescência... meu Deus🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️Quantas vezes passei vergonha, pq enquanto o professor estava dando aula, eu estava lendo livro que não tinha nada a ver, lixando a unha, e quando percebia, a turma toda rindo de mim, enquanto o professor estava indignado comigo e eu nem percebia. Então esse mesmo professor me fazia perguntas e eu dizia: não sei. Ele olhava a turma toda e respondia: claro que vc não sabe, pq vc veio para transformar a sala em salão de beleza etc... eu só faltava morrer, pq de vdd, não era intencional o que eu fazia... Só terminei o ensino médio, fiz vários cursos técnicos: mas nunca conseguia dar continuidade, sempre me culpando e achando que era irresponsável. Radiologia, secretário escolar, turismo ,inglês etc. Os que consegui concluir há pouco tempo foram: depilação, maquiagem e designer de sobrancelhas . Comprei tudo para trabalhar, mas não consegui dar continuidade, tive que fazer reciclagem desses cursos, mas só consigo fazer depilação, o de maquiagem e sobrancelhas, me atrapalho toda, tenho medo. Resumindo, às vezes acho que sou burra, não sou capaz. Lembrei que há 8 anos atrás fui diagnosticada com transtorno bipolar, tda e transtorno de ansiedade generalizada. O médico disse que se eu não tratasse , iria virar uma bola de neve. E virou!!! Cada dia que passa estou mais esquecida, desorganizada nos pensamentos e ações, procrastinando quase tudo, sem foco, ou então hiperfoco , atrasando em quase tuuudo, distraída ao extremo, com altos e baixos... Já estou procurando ajuda no CAPS e procurando terapia em algumas universidades, já que atualmente não tenho como pagar meu tratamento particular. Peço a Deus que me dê condições de me tratar da forma correta e me capacite para trabalhar no que gosto. 😔😔😔 Fico triste quando dizem: vc só tem começo. Vc é de lua. Vc não sabe o que quer. Até no curso da área de beleza, percebi que a professora já estava sem paciência de me ensinar, pq eu ficava atrapalhada, demorando. O pior que na minha cabeça sei de tudo, mas na hr de colocar em ação, dá um bloqueio. 😔 Me dá muita tristeza, pq tenho meu ponto aqui em casa, tudo pronto pra trabalhar, mas simplesmente não consigo. A angústia maior é pq já tenho 38 anos e fico muito ansiosa por causa disso. É como se minha vida tivesse parado. Ps:Voltei esse vídeo 5x para conseguir assistir.
@luciahelenacongildecastro8895 жыл бұрын
Obrigada pelas informações.Sou mãe de um TDAH adulto(21 anos),universitário,quer dizer ex.universitário.abandonou os estudos faltando um ano para se formar.Devido a grande dificuldade em cumprir prazos pra entregar trabalhos,estágios,etc.Além de ser extremamente tímido e sofrer de Fobia Social.Trava diante de público,defender trabalho,seminários era terrível para ele.Descobrimos esse problema a pouco dias.Ele está triste e eu sem chão. Então resolvi pesquisar sobre TDAH e foi assim que cheguei até esse vídeo. Tudo sobre TDH me interessa,quero aprender pra ajudar meu filho.Não perdi a esperança dele voltar pra universidade e se formar.Obrigada professor por suas palavras aliviou meu coração.
@BrunaSantosdeSouza4 жыл бұрын
Dona Lucia, o aconselhe a procurar tratamento e encontrar terapias alternativas, atividades que ele goste muito. Provavelmente o TDAH não é responsável pela trava na apresentação dos trabalhos, conheço histórias de pessoas que são TDAH que são ótimos oradores. A Fobia Social e a timidez devem ser os grandes problemas dele, a timidez gera crises horrorosas de ansiedade, tive uma colega de colégio com esse problema. Ela abandonou os estudos, por não conseguir nem responder a chamada, lembro da professora contar que ela estava fazendo teatro, que era parte do tratamento. Claro, apenas o médico poderá ajudá-la, indicar os tratamentos, mas as artes, em geral ajudam bastante. Como é uma descoberta recente, sei que no começo é difícil, quem fala é um ser que se recuperou de crises de ansiedade, que geravam pânico. Depois que gente domina os transtornos, a vida entra no trilho. Além disso, ele é muito jovem, a pressão da formatura assusta. Quando ele conseguir respirar fundo, conseguir lidar com a timidez, ele vai se encontrar profissionalmente, se vai seguir nessa ou mudar de área. Tive uma colega que levou 10 anos para se formar em jornalismo, sem ter nenhum problema. A outra se formou em comunicação, guardou o diploma e um ano depois foi trabalhar numa cozinha, descobriu que ama cozinhar. A outra no último ano abanou o jornalismo, trancou a matrícula, ficou seis meses em casa, e quando voltou foi fazer direito. A vida tem umas razões que a nossa razão desconhece. No começo tudo assusta, no meio parece que vai dar tudo errado, mas no fim tudo dá certo. Boa sorte a senhora e ao seu menino.
@MsElzaMaria4 жыл бұрын
Oi, Lúcia! Eu tenho 54 anos e tb tenho TDAH. Sou formada em Letras (já até me aposentei como professora), Mestre em Educação e graduada em jornalismo (ainda não exerci, mas pretendo!). Fica tranquila e tenha paciência. Cada um de nós encontra o caminho para lidar com as limitações. Às vezes dá certo, às vezes não, mas a gente vai vivendo e vencendo. Bjs.
@rafaelzanesco4 жыл бұрын
Qual área ele escolheu fazer? Eu tbm era tímido e travado, nem conseguia conversar com ninguém. Depois q decidi seguir oq eu gosto, fui para área artística e isso até me destravou bastante. Hj não me considero mais tão tímido.
@NMTDAH4 жыл бұрын
@@rafaelzanesco Eu era travada e hoje sou muito mais desinibida e me comunico bem
@TheZenytram4 жыл бұрын
Espero que ele melhorou com tratamento e psicologo. Pois oq vc descreveu aqui foi basicamente eu aos 21, nunca tratei nada nem nunca fui num psicologo, e minha vida foi uma merda n voltei a facul e to desempregado a 5 anos. Espero que ele n vive como eu.
@donyjunior5 жыл бұрын
Já sofri demais. Hoje eu tenho orgulho de dizer que sou TDAH. Aprendi a entender que não é uma doença, mas uma diferença que me torna único, com qualidades que me distinguem das pessoas "normais".
@saw714662 жыл бұрын
e TDAH tem alguma qualidade específica que uma pessoa "não portadora" não tenha?
@donyjunior2 жыл бұрын
@@saw71466 No meu caso, uma capacidade de aprender novos assuntos, empreendendo menos esforço do que as pessoas "normais". Criatividade "pro-ativa". Meu cérebro pensa em solução pra tudo 24 por dia...Se vc me perguntar se é bom ser assim, respondo que não sei classificar. As vezes cansa. E pergunto a mesma coisa pra vc: É bom ser como vc é?
@saw714662 жыл бұрын
@@donyjunior bom, sinceramente eu apresento muitos desses sintomas relacionados ao TDA (sem hiperatividade), principalmente o de distração, mas como não sou médico não tiro conclusão nenhuma. Sinceramente, eu não gosto de ser distraído e ter memória fraca. Tenho essas mesmas qualidades que vc disse que tem, então se eu não sou portador, não vi diferença entre as qualidades de uma pessoa portadora de TDA(H) e uma que não é, pelo menos essas que vc disse que tem.
@ellenflores16615 жыл бұрын
Fui diagnosticada recentemente com TDAH, e foi uma das melhores coisas que já me aconteceu. É realmente libertador entender o porquê das coisas. A vida inteira minha autoimagem e autoestima foram prejudicados por questões desde a infância (notas péssimas, apelidos por parte de colegas e professores, meus pais sendo chamados na escola, problemas de relacionamento...). Tendo um diagnóstico, eu mais ou menos sei o que fazer a partir de agora. E, aliás, que dó quando tu falou sobre seguir carreira artística. Larguei meu curso de Letras (onde eu podia criar a vontade), pra cair na burrada da área de saúde, e agora estou levando mil anos pra me formar hahaha. Definitivamente não me encaixo. Eu deveria estar estudando agora, mas estou lendo sobre TDAH e tentando entender por qual motivo a Ritalina não está fazendo efeito. Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor e muito bom ouvir um relato de alguém que sabe como me sinto. :)
@professorcareca5 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/Z4a3l2N-mraWjrM
@arianevilasboas92575 жыл бұрын
Qual o profissional vc procurou?
@hakunamatata97495 жыл бұрын
Qual profissional vc procurou ??
@transcendendo47185 жыл бұрын
@@arianevilasboas9257 neurologista
@zhehelmer75265 жыл бұрын
Tem que fazer acompanhamento psiquiátrico e usar medicação.
@anonima75745 жыл бұрын
Estava bebendo café , e vendo esse vídeo , daí eu pensei: eu n tenho isso , nada a ver . Daí fui pegar mais café e descobri e tinha colocado na geladeira ao invés do lugar certo kkkkkkk
@DjairDutra5 жыл бұрын
Fui diagnosticado com TDAH só aos 37 e depois de pesquisar muito sobre o assunto, fui encontrando respostas para muitas coisas que eu não tinha entendimento correto ou empurrava a resposta pra baixo do tapete, na intenção de esquecer. No meu caso, a medicação dá uma guinada positiva inacreditável na vida profissional. Sem a medicação (como hoje) tenho que me virar para criar métodos e rotinas que minimizem os problemas causados pelo TDAH e os períodos de crise são inevitáveis (estou passando por um período de aprox. 2 meses). Às vezes, a impossibilidade de foco bate mais forte, outras vezes desaparece e assim vai. Sempre que falo sobre TDAH, todo mundo (sem exceção) diz que também tem, mas quando continuo falando dos transtornos, dos sintomas e da consequência que isso traz, logo vêm que é uma condição diferente. Recomendo a todos que desconfiam ter TDAH que procurem um especialista para um diagnóstico preciso. Muita gente acha que tem TDAH, mas na verdade sofre de ansiedade, ou então estão sobrecarregados no trabalho/estudo, pois os sintomas são parecidos. Contudo, quem realmente tem esse transtorno, pode e deve ter uma vida melhor se for bem assistido.
@acordeipravida14705 жыл бұрын
Nossa descobri isso aos 40 anos minha vida de pernas pro ar qual tratamento vc indicaria estou desesperada 😢😢
@professorcareca5 жыл бұрын
Se já estiver diagnosticado, procure um(a) psiquiatra ou neurologista especializado. Aliás, se não estiver diagnosticado também. O(a) profissional vai saber te encaminhar ao melhor tratamento, seja com medicação, terapia, ou ambos. Boa Sorte! Abrç.
@racertvbrazil3 жыл бұрын
Qual remédio vc toma ?
@DjairDutra3 жыл бұрын
@@racertvbrazil Venvanse 30mg
@suelenferreira93144 жыл бұрын
Eu todinha ai. Até ano passado pensava que todo mundo era assim, que minhas dificuldades no trabalho e faculdade eram enfrentados por todo mundo e eu nem deveria reclamar pq na minha cabeça era difícil assim pra todo mundo. O diagnostico e tratamento são importantes e muda nossas vidas de uma forma absurda.
@cleianeroque60434 жыл бұрын
O meu 7gțio^uma coisa
@jessicaaline71733 жыл бұрын
Nossa sim! Eu achava que era assim pra todos, até eu começar a observar as pessoas no trabalho e ver que elas só sentavam e faziam as coisas enquanto eu demorava mil anos pq me distraia muito. Ainda assim, achava que eu era só incompetente. Autoestima sempre lá embaixo. É um saco. Ter o diagnóstico é muito importante!
@umporcento60212 жыл бұрын
Tenho 29 anos, abandonei duas faculdades, no ensino médio reprovei 3 vezes o primeiro ano, o engraçado que sempre fui bom aluno. Foram os mesmos cenários durante 3 anos, notas altas no primeiro semestre, notas extremamente baixas no segundo semestre, não conseguia me manter, eu perdia o interesse, chegava atrasado nas aulas, não conseguia ter foco para acompanhar as matérias, eu tentava mas quando me dava conta estava em outro planeta, isso me ocorre até os dias atuais. Hoje sou funcionário público federal a 10 anos, estudei durante 6 meses para um concurso no qual acertei 99% da prova, porém estudei um curto período, foi meu limite, tive duas crises de ansiedade durante os estudos, tive que ser medicado, seu vídeo me descreve totalmente, sou uma pessoa aparentemente calma e centrada, mas por dentro parece que tem uma bomba sendo carregada, muitas vezes chego a sentir vontade de agredir as pessoas quando estou no meu "limite", isso nunca ocorreu, me afasto e procuro ficar sozinho para relaxar. Não entendia o pq de ser assim. Na infância minha família me apelidou de "tom 10 segundos" em referência a um personagem que perdia a memória a cada 10 segundos, minha fala no período da infância era extremamente acelerada, ao ponto de não entenderem o que eu estava falando, e isso é algo que até hoje eu tento me policiar para conversar. Sinto que com as responsabilidades da vida adulta meu quadro tem piorado, não sou bom em cumprir horários, seguir regras mesmo me forçando a fazê-lo.
@whymarilac87224 жыл бұрын
e eu que to com hiperfoco justamente na própria deficit de atenção kkkkkkkkkk mas tem sido bem proveitoso aprender sobre isso e saber que muitas coisas que me convenciam que era preguiça ou falta de consideração minha na verdade são questões desse transtorno, pq isso ferrou com a minha autoestima a vida inteira e eu não entendia pq eu não mudava mesmo querendo mudar... enfim, é extremamente importante entender como tdah funciona e não só interpretar o nome ao pé da letra.
@stellapereira7202 жыл бұрын
Eu tbm fiquei assim nos 2 primeiros meses depois que eu vi um vídeo sobre e me identifiquei muito. Eu acho que minha mãe já tava enlouquecendo comigo explicando o que eu achava que tinha(confirmei a mais ou menos 1 semana). Mas tudo que me aparece sobre o tdah eu tô clicando. E a parte da autoestima, eu achava que todo mundo tinha esses mesmos problemas e que eu só era particularmente ruim na vida. Confirmar foi um alívio enorme, mas ainda me sinto triste pela pessoa que eu poderia ter sido se eu tivesse sido diagnosticada cedo.
@professorcareca2 жыл бұрын
Stella, tive esse mesmo sentimento. Meu diagnóstico foi aos 34 anos. A maioria dos amigos de infância já estabelecidos e eu ainda em início de carreira. Foi triste, mas com o tempo, tratamento e alguns métodos, consegui progredir bastante. Ainda me atrapalha, a procrastinação incontrolável e as distrações constantes são pedras no caminho. Chego atrasado no trabalho, mas tenho superiores que me compreendem, pois trabalhamos com muitas crianças iguais a nós. Isso me ajuda muito. Te desejo sorte e sucesso daqui por diante. Um abraço!
@stellapereira7202 жыл бұрын
@@professorcareca eu não consigo imaginar descobrir aos 34, eu tô com 21, e a sensação foi de que eu perdi anos da minha vida onde eu poderia estar aprendendo a lidar com as dificuldades que vem com o tdah. Tô na segunda faculdade, a primeira era de dois anos e desisti depois que o 3 semestre foi um absoluto desastre. Mas a que estou agora ainda tive crises horríveis, durante as provas eu ficava desesperada e fora delas tava ficando simplesmente depressiva. Ano passado foi a gota d'água, e eu me deparei com o canal How to ADHD e percebi que eu passava por tudo aquilo que ela explica e finalmente fui atrás de ajuda. Mas ainda tenho dificuldade de parar de pensar sobre mim mesma como preguiçosa ou me culpar por coisas sobre as quais eu não tenho controle, mas estou me policiando e espero pelo menos melhorar com o tempo. Tudo de bom pra vc tbm, eu admiro muito as pessoas que dedicam tempo pra divulgar informações e auxiliar as outras.
@jessjazz-913 жыл бұрын
A melhor coisa de finalmente receber o diagnóstico é se livrar do peso da culpa e da vergonha de ser estranha, como já fui chamada, e do sofrimento de sentir que já destruiu e perde utantas oportunidades por não se adequar com a rotina, com as regras, com horários. Não atender a expectativa das pessoas "normais". Faço pedagogia, sou desenhista, canto, e escrevo roteiros.. Estou vendo um propósito mais claro na minha futura profissão agora. ❤❤❤
@CamilaBueno5 жыл бұрын
Tenho TDA me concentro em leitura em voz audível.
@homefitness35324 жыл бұрын
Eu tambem me concentro bastante assim demorei pra aprender issso
@aleevoce33653 жыл бұрын
Eu também Tenho TDA descubri, fazer pouco foi tratando do meu filho que tinha TDAH.
@12345milinha1234512 жыл бұрын
Eu só estudo assim
@cissalaval5 жыл бұрын
Sou professora de música, olha só os caminhos que a gente segue, e me culpava por não conseguir seguir uma rotina dentro da escola regular, hoje dou aulas particulares e em grupo de forma autônoma. Comecei a fazer terapia pra tratar ansiedade e nesse processo descobrimos muitos sintomas de tda. O seu vídeo foi libertador pra mim, me identifiquei com muitas coisas e consegui me entender de outra forma. Obrigada por dividir isso com a gente.
@patrickdouglas26703 жыл бұрын
Todo meu ensino médio nunca consegui estudar. O fato de ter que ler o texto mais de uma vez era cansativo pois as vezes no meio da leitura parava, pensava, notava que tava na metade da pagina e não entendi nada. Isso era MUITO cansativo pra mim. Notei também que, quando eu gostava de algo, tinha um aprendizado até melhor que outras pessoas (amo cálculos matemáticos e línguas estrangeiras). Entretanto sempre dificultou os demais aprendizados. O importante é tentar encontrar o que te faz bem, sua produtividade será incrível.
@spikegil2 жыл бұрын
Eu aqui, 37 anos escutando que era desinteressado, preguiçoso, lento, a pessoa que nunca termina o que começa, o que só faz é interessante, irresponsável etc... Ouvindo todas essas coisas, não deu outra, no início de 2020 fui diagnosticado com depressão. Comecei a fazer o tratamento e a terapia junto. Esse ano a minha psicóloga sugeriu o teste de TDAH, certeiro. Passei a vida toda achando que era incapaz, acreditando mesmo que não conseguia, que a vida aqui não era pra mim. E pra agora descobrir que não era nada disso. Ótimo vídeo, ajudou a entender um pouco mais sobre esse novo/velho universo que me encaixo. 🤟🏽🤟🏽
@yagoguerra93505 жыл бұрын
Fui diagnosticado hoje, com 23 anos. Me identifiquei demaaaaaaaaaaaaaaaaaaais com o que você apresentou. Obrigado por compartilhar. Dá um alivio maravilhoso saber que não é 100% minha culpa
@marildefolco31374 жыл бұрын
Você é novo e tem muito para apreender e se beneficiar com toda essas informações Tenho 62 e estou aprendendo agora com essas informações e pretendo me beneficiar. Boa sorte pra nós.
@andersonmalk95484 жыл бұрын
Boa noite, me chamo Anderson, sou marceneiro, durante toda minha vida sempre achei que havia algo diferente em mim, era muito bom pra resolver problemas voltados a minha profissão, porém não consigo guardar lembranças de compromissos, de coisas que preciso lembrar, de onde guardei objetos e coisas do tipo, sempre fui tachado de desatento, sempre meus patrões reclamaram de eu ser esquecido, sempre dizendo que pra certas coisas eu era uma máquina de resolver problemas mas que em muitas outras eu simplesmente travava e parecia não dar atenção em nada, depois desse vídeo me senti liberto, realmente entendi o que acontece comigo, não me sinto tão mal por ser distraído ou esquecido. Obrigado pelo conteúdo
@diogobichon7292 жыл бұрын
Eu fiquei em prantos com esse vídeo. Ainda não fui diagnosticado, mas tudo que foi dito aqui se encaixa tanto no meu eu. Tantas evidências e que nunca foram cogitadas como tal: - 10 anos pra formar em engenharia (cheguei a ser jubilado, mas consegui reverter o quadro) - Abandonei, praticamente, TODOS os cursos e hobbies pois perdia o interesse MUITO rápido - Não consigo, de jeito algum, me organizar pra estudar, trabalhar etc.. fico sempre esperando o momento certo de estudar, pra poder fazê-lo. O momento que eu espero sempre, e não sabia, era justamente esse pico de hiperfoco. - Sempre me sinto muito orgulhoso quando estudo por horas, pq é sempre algo muito torturante de se fazer. - Não consigo emprego, por melhor que seja o meu CV, e ele é sensacional. E sempre desconfiei que pudesse ser por causa daqueles testes psicotécnicos, e vejam só....
@mariaelizabeth3074 Жыл бұрын
isso é pura verdade e entendo..o mundo não ,está esperado por nós.tdah.sempre foi chamada de preguisoça ,mas hoje tenho 50anos, concluir o meu ensino médio aos 49 anos,passei praticamente 10 anos, para conclução aos meus 50 anos, estou cursando a minha primeira graduação em licenciatura em História . Estou muito feliz e focada tenho a dizer para todos que tem tdah seguiar o seu caminho . não desistamr!assim prof. me identifiquei muito com seu video se sou tdah ainda também não fez teste. mas acredito que tenho tdah.
@sergiopro77712 сағат бұрын
Muito obrigado.. me senti abraçado nesse video...
@lenerochavalentim31885 жыл бұрын
meu filho tem,agora tô vendo um professor com TDAH que vitória 😇
@filipechaves91425 жыл бұрын
Quanta clareza e objetividade ao tratar do tema. Parabéns !
@vivianeoliveira55164 жыл бұрын
Me emocionei ao descobrir o que eu tenho, pq me tratam como se eu fosse preguiçosa, avoada, e eu me esforço tanto, enfrentei tantas dificuldades, até hj minha família ri de mim, eu me perco no tempo. No trabalho eu me esforçava mas sempre fui vista como quem n quer nada com nada, e eu procuro sempre ser responsável, peguei um trauma tão grande que n consigo trabalhar, e ninguém entende que pra mim é diferente é doloroso 😭
@joaquimferreira23083 жыл бұрын
Não está sozinha. O medo enorme de ser incompetente criou em mim o trauma do trabalho.
@dra.biancamakiya2 жыл бұрын
sou dentista e estou na minha pós graduação em harmonização facial e só Deus sabe como foi difícil ter foco nas aulas, eu sofri muito na infância! na escola não conseguia prestar atenção, conversava muito na aula, queria ficar indo no banheiro, não parava quieta. Tive o diagnóstico devido a terapia, a psicóloga percebeu que muita das minhas queixas são os sintomas do TDAH e me encaminhou para o neuro, fiz exame e irei começar agora com as medicações
@cristalferreira60024 жыл бұрын
Careca, muito obrigada. Ficou ótima a explicação. É isso aí. Somos assim. Que alívio saber que não sou burra, nem louca, nem diferentona demais. Pela primeira vez eu vesti uma roupa que me serviu!! Mais uma vez obrigada.
@Lu.23014 жыл бұрын
Após 36 anos consegui entender minha dificuldade para com as coisas, sempre fui julgada, porém sou uma pessoa extremamente criativa.
@LaineQueirozNeuropsicopedagoga4 жыл бұрын
Lu Cherpinski Acessa esse vídeo aqui: kzbin.info/www/bejne/bn26iXtootiKnaM ✅Entenda TUDO sobre o TDAH em adultos.
@euemyz5 жыл бұрын
Cara você é maravilhoso estou tão feliz por ter encontrado seu canal é libertador saber que minha lerdeza a vida inteira tem um nome continue fazendo videos sobre dda
@alessandralima28816 жыл бұрын
Não sou TDA diagnosticada,mas creio que eu tive na infância e ainda tenho.Sofri muito na infância e adolescência,pois não aprendia as coisas com facilidade.Fui chamada muitas vezes de burra,hoje sofro traumas e sinto muita vergonha de tentar algo novo,por medo de errar em público.
@professorcareca5 жыл бұрын
Oi Alessandra! Obrigado por comentar e, assim como eu fiz, por abrir seu coração. Pois deixe eu te contar uma coisa. Este ano completo 51 anos e, com todas as dificuldades que sei que vou enfrentar, me matriculei no curso de Direito de uma universidade privada daqui do Rio. Concluí que nós precisamos nos dedicar a coisas que nos encantam para termos razões para viver. Portanto, tente achar suas paixões e exercite seu HIPERFOCO. Ninguém será melhor do que vc naquilo que vc amar fazer. Não se deixe abalar. Um forte abraço.
@emanuelemayra27084 жыл бұрын
nÃO TENHA MEDO,TENTE SEMPRE QUE PUDER E FAÇA UM TRATAMENTO SIM.
@alexkaironebiesdorf92574 жыл бұрын
@@professorcareca incrível ouvir isso ,vc falou p a Alessandra mais estou lendo como se fosse pra mim .
@christianrodrigues27613 жыл бұрын
Me identifiquei Passei pela mesma coisa 😪
@mayrinha_3 жыл бұрын
Tbm sou assim
@MsElainesilva2 жыл бұрын
Muito bom! A vida escolar e social do meu filho melhorou muito depois que fizemos a opção por uma escola com metodologia mais alternativa, com base na antroposofia. Lá a criança é tratada com um.ser único, de qualidades únicas e partir deste ponto vem a valorização e o incentivo naquilo que a criança pode desenvolver seu potencial e o melhor, sem a cobrança de medicamentos para fazer com que ela seja trazida para um padrão social pré definido Parabéns pelo vídeo! Sucesso pra você!
@mauriciofrutuoso2 жыл бұрын
Dias atrás escrevendo meu TCC, não conseguia me concentrar, imaginava que eu era assim mesmo e isso era normal pra mim, resolvi procurar algum vídeo sobre como se concentrar, no primeiro vídeo que assisti, já me identifiquei com o TDA, após defender meu TCC, no dia seguinte fui procurar um psiquiatra e após algumas conversas comigo e testes, ele já identificou o TDA, não iniciei o tratamento ainda porque daqui a dois dias vou passar por uma cirurgia, mas quero começar a tomar o medicamento e amenizar essa situação
@willefabi17963 жыл бұрын
Como eu precisava ouvir isso, tenho um filho de 7 anos que tem os sintomas, e só agora vejo que preciso encarar os fatos
@professorcareca3 жыл бұрын
Busquem um profissional de psiquiatria ou neurologia que possa diagnosticar seu filho. Caso confirme, existem muitos caminhos para se conviver bem com isso e dar a ele um caminho positivo pra vida. Há livros e canais aqui no KZbin que ajudam a lidar com o TDAH. Procure os canais TDAH DESCOMPLICADO e o da Dra. ANA BEATRIZ SILVA (não lembro o sobrenome todo). Ela é psiquiatra e tb é portadora de TDAH. Mais uma prova de que nos podemos chegar a qualquer lugar e sermos o que a gente quiser ser, desde que tenhamos as pessoas mais importantes, os nossos familiares, do nosso lado. Boa sorte e sejam muito felizes. Um abraço!
@IgorFerrarese2 жыл бұрын
Caraca, um dos melhores e mais didáticos vídeos que já vi!! Obrigado, professor!! 👏🏼👏🏼
@beneluicom5 жыл бұрын
foi até hoje a melhor descrição do que é um TDAH ou TDA Adulto, sou nivel hard plus kkk mãe de dois guris, um tdah tambem.. mas não estamos em tratamento.. to penando demais tentando dar conta das rotinas.. to buscando auxilio nisso..
@natassiacamargo25802 жыл бұрын
Tenho suspeita de TDHA. Sempre fui agitada na infância e aprendi as disciplinas na marra na escola. Hoje aos 35 anos com muito sufoco consegui me formar em Pedagogia e agora curso Artes. Comecei agora como professora substituta e de reforço esse ano e estou muito insegura, pois minha cabeça é sempre a milhão e perco o foco. Esqueço facilmente as coisas , mas estou firme em não desistir.
@Cris-lu4wk2 жыл бұрын
Perfeito, professor!Esse recado de que temos que aprender a nos adaptar e buscar conhecimento sobre o assunto ao invés de nos vitimizar porque o mundo real é onde vivemos.Podemos sim minimizar nossas dificuldades e realizar nossos sonhos.Adorei! Eu não faço tratamento nenhum e criei mecanismos para me organizar também.Não é fácil pois a sensação existe,os pensamentos acelerados estão ali o tempo todo, mas tenho conseguido consigo dar conta da maioria das tarefas e diminuir os danos causados pela minha desatenção.O autoconhecimento e a vontade de melhorar é super importante.Nos move em direção a uma vida melhor.♡
@ubiratanpereira15625 жыл бұрын
Muito importante saber disso, passo por um momento em que questiono pq não me encaixo em nada e pq abandono muitas coisas! Muito esclarecedor!
@LaineQueirozNeuropsicopedagoga4 жыл бұрын
Ubiratan Pereira Acessa esse vídeo aqui: kzbin.info/www/bejne/bn26iXtootiKnaM ✅Entenda TUDO sobre o TDAH em adultos.
@clairdalcin41972 жыл бұрын
Muito obrigada professor por sua fala. Sou aquela professora que todos elogiam pela criatividade e tambem criticam, mesmo que com carinho por sempre estar atrasada pra tudo, já cheguei a assinar uma ata por isso, foi uma violencia pra mim, o início da pandemia foi torturante pelos trabalhos burocráticos que tínhamos. Qta vergonha já passei chegando na sala, os alunos sentados com a tia monitora todos me esperando..." cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é " amei o seu vídeo!
@lucasfarauj5 жыл бұрын
Eu demais, na escola muita dificuldade pq qualquer coisa distraia, no histórico escolar está: aluno disperso. Mas em arte, desenho especificamente me encontrei e é minha profissão. As vezes quando estou desenhando esqueço de almoçar, lanchar e de compromissos. Esse ano até tive q operar a mão por desenhar direto com poucos intervalos, alongamentos e se preocupar com a postura. Mas agora está bem e a todo vapor de novo. Vídeo perfeito parabéns! Vou compartilhar. 👏👏
@silvianacampideli42095 жыл бұрын
Cumprimento a vc pelo vídeo direito, didático e assertivo. Sou psicóloga, e só agora que tenho um filho cujos pensamentos são bem acelerados, assim como sua parte motora tb, me dei conta que certamente TB sou TDAH. Me vejo nele: pensamentos acelerados, sentimento de inadaptação, resolução de problemas de forma rápida com sentimentos de impaciência pelo tempo do outro ser mais lento que o nosso. Necessidade de muitos estímulos ao mesmo tempo, iniciamos muitas coisas e nem sempre as concluímos, etc, etc. Se vc montar um grupo/comunidade, sei lá; me permita participar! Grande abraço, Silviana Campideli.
@priscilabaziliopessoa43192 жыл бұрын
Tenho 36 anos e acabei de ser diagnósticada, um alívio e um desespero ao msm tempo, mas agora tenho uma direção, antes era tudo nublado.
@Jairocruz20124 жыл бұрын
Meu Deus! Descobrir através deste seu canal que tenho TDA. Há anos suspeitava que tinha alguma coisa esquisita em minha vida. Estava agora pouco estudando Física e a resolução errada de um problema, por falta de atenção, me despertou a curiosidade de saber se tinha TDA e acabei parando aqui. Creio que através de você Deus me revelou o que tanto Lhe perguntava. Tudo que foi dito aqui se encaixa no meu modo de ser. Só não falo mais para não me expor. Preciso muito de ajuda. Muito obrigado e que Deus o abençoe grandemente pelo seu trabalho.
@rosimorena6142 жыл бұрын
Tenho 52 anos, agora q estou chegando a essa conclusão. Sempre fui bem na escola, nunca bebi, nem fumei, mas meu prazer e comer. Fiz até o 3 colegial, nunca li um livro na vida, apesar de ter vontade. Na escola pagava pras pessoas lerem e eu fazer os trabalhos. Qdo vou fazer as coisas 30 de uma vez só. Sou enrolada. Mas qdo Gosto de algo, faço super bem. Meu cérebro trabalha 24 horas. Invento coisa dia todo, até brinco puxei Einstein. Não consigo ler um gibi. E qdo leio o evangelho pra minha mãe, leio e não Tô na leitura, tô no planeta Marte. Detesto rotina. Eu nunca usei remédio pra isso. Nem sonhava q poderia ter isso. Tô fazendo terapia e vou no neurologista. Não era imperativa qdo criança. Mas como adulto eu sou uma formiga, se deixar trabalho 24 horas seguidas e ainda tô procurando coisas pra fazer. Dormir é muito mau dormido. Hj suporto a carga que faço, mas meu corpo não vai acompanhar o meu cérebro, isso me preocupa Gratidão foi muito bom te descobrir.
@gihmaia93072 жыл бұрын
É libertador saber que você não é o único.
@julianaleite24364 жыл бұрын
Tudo a ver o que disse. Tenho TDAH e não me vejo menos capaz que os outros, mas sei que preciso me esforçar mais, pois manter o interesse nas coisas é sempre um desafio.
@leandrodias24094 жыл бұрын
Sempre me achei um fracassado,depois desses vídeos me sinto muito melhor.
@flavialacava65235 жыл бұрын
O importante é mostrar para as crianças que são competentes e nunca deixar que pensem que são coitados. Isso nunca, e mtos pais permitem que se sintam assim!
@bafgoncalves5 жыл бұрын
Nossa, me senti muito feliz vendo esse vídeo! Nos identificarmos, nos acharmos nos nossos "grupelhos" como dizia Guatarri, eu acredito ser importantíssimo. Vejo como uma grande rede de apoio. Nunca fui diagnosticada, mas a muito tempo percebi que tenho muitas das características das pessoas com TDA. É muito difícil, dentro dessa sociedade doente, sobreviver com rótulos que nos prejudicam por uma vida toda. Grata pelas tuas palavras. Me encontrei na dança e consequentemente com a música, acho paz e vazão para as minhas angústias dançando e tocando. Sou educadora e, dentro dos espaços educativos que me envolvo consigo ter um olhar muito mais sensível exatamente por causa do TDA. Hoje me fortaleço com o que muitas vezes me deixou confusa e, pessoas como tu, que compartilham suas experiências de forma tão rica, são muito importantes nessa caminhada! Parabéns pelo lindo trabalho! E... Seguimos na luta! Lute como um@ educador@! HáBraços! Bárbara
@negranoriadoxumpalavrasque60685 жыл бұрын
Só descobri esse canal hoje, amei. Muito elucidativo. SUGIRO Q FAÇA OUTROS ABORDANDO TAMBÉM O TDAH, PENSO Q SERÁ MUITO IMPORTANTE. DESCOBRI HÁ UM ANO Q TENHO TDAH. Sensação Libertadora!!! MAS CONSEGUI SEGUIR A CARREIRA ACADÊMICA, MESTRADO, DOUTORADO, PÓS-DOC... Luta longa, a cada dia, mas PODEMOS!!! Uso Ritalina ou Concerta, me ajudam muito e não me causaram dependência. Só uso para estudar/dar aula.
@professoradaniellevoltolin29552 жыл бұрын
Muito bom sua fala, meu marido descobriu agora com 39 anos que tem TDA e meu enteado tbem com 14 anos, estamos descobrindo esse transtorno, tudo novo para nós. Há meu marido tá seguindo carreira de professor, eu tbem sou mas aparentemente sou "normal" kkkk , obrigada pelas dicas. 👍😊
@robsonasd4 жыл бұрын
Por muitas razões ouvir você foi muito bom, e acho que a principal razão (e frustração) é a identificação com grande parte do que diz. Tenho 41 anos, e de 15 anos pra cá já fui diagnosticado com TDAH e Ansiedade (como comorbidade) 4 vezes, todos com profissionais expoentes ou muito bem qualificados na região (dois psiquiatras, uma neurologista e uma neuropsicóloga - dessa última tenho um laudo completo). Sentindo que psicotrópicos "dão com uma mão e tiram com a outra", desertei do tratamento medicamentoso algumas vezes nesse ínterim para abraçar outras alternativas supostamente capazes de diminuir as dificuldades cerebrais decorrentes do transtorno. A meta era mudar a rotina com inserção de atividades saudáveis (como yoga e exercícios físicos) para, a longo prazo, melhorar a atividade cerebral. Resultado: não tenho conseguido até o momento tal disciplina, as dificuldades de foco são imensas e a vida pouco tem progredido nesse tempo todo. Tenho graduação e mestrado (concluído em 2012 e feito com muita agonia, mas aprovado com nota máxima e contemplado com publicação de livro por edital público), mas tudo muito pesado, por isso resetei (de reset) a vida. Me frustra abraçar de novo a terapia medicamentosa, mas não estou vendo outra alternativa dado que a indisciplina (ou rebeldia) mental é tanta que sequer tenho conseguido experimentar as minhas teorias alternativas de tratamento por tempo suficiente para obtenção de resultados transformadores. Eita TDAH de aquiles!! Obs. na verdade, acho que nas poucas tentativas de seguir com os ansiolíticos e com o metilfenidato, nunca passei mais de 4 meses consecutivos em uso regular de qualquer um deles. Parece que vou ter que ceder e tentar novamente.
@professorcareca4 жыл бұрын
Olá, Robson! Cara, adorei ler seu depoimento. A ansiedade me atingiu pouco depois que lancei este vídeo (estou com 52 agora). Recorri a medicamentos e não foi nada legal. A terapia e a disciplina "na marra", mesmo pirando com a quantidade de coisas pra fazer sempre às pressas (por ser difícil resistir à procrastinação), tem sido um caminho. Sigo resistindo à minha maneira. O isolamento social não ajuda muito. Nesses cinco meses de trabalho remoto já tive crises de ansiedade, depressão e as coisas só começaram a se ajustar quando as aulas online começaram. Então fiz uma nova descoberta. Meus alunos são parte importante da minha terapia. Mesmo à distância, vê-los e falar com eles me levantou bastante. A gente sabe que, entre nós, apesar das semelhanças, cada história é uma história, mas se não tiver outro caminho, irmão, que seja pela medicação. Agora, sobre o que vc disse, "a vida tem progredido pouco", vou te dizer que tive fases de inferno comigo mesmo ao pensar assim. As coisas começaram a andar melhor quando desencanei do conceito de progresso do senso comum e comecei a reavaliar o quanto eu já havia conquistado com todas as probabilidades contrárias. Aceitei a idéia de que comigo as coisas andavam num ritmo próprio. Parei de olhar pra frente, pro quanto eu ainda teria que caminhar e comecei a olhar pra trás e ver o quanto havia avançado. Eu tinha mais ou menos a tua idade quando comecei essa reavaliação. Com todos os problemas e crises, que surgem aqui e ali, me dei conta de que não há pra onde correr e sim com o que conviver (com aquilo que for necessário) da melhor forma possível. Te desejo o melhor, cara. Boa sorte!
@robsonasd4 жыл бұрын
@@professorcareca Acredito também que as respostas individuais tanto ao transtorno quanto aos medicamentos podem ser bem diversificadas, até porque também existem as diferenças de graus e as diferentes comorbidades. Os ansiolíticos sempre me deram a sensação de que o preço para ter a aceleração mental diminuída e as emoções mais equalizadas era ter parte saudável da minha atividade cerebral desconectada também, como se fios além da conta fossem desligados, alterando negativamente aspectos da minha funcionalidade natural. Já a ritalina aumenta a ansiedade e me deixa cheio de tiques nervosos. Tenho resistido no "braço" na maior parte do tempo, mas gostaria muito de encontrar processos atenuantes dos sintomas tal como acontece com você ao exercer a relação professor/aluno. Quanto a questão de relacionar-me com o quadro pelo prisma que você sugeriu, concordo plenamente, e esse reset na vida que mencionei em parte tem a ver com essa nova perspectiva, ou seja, já assumi há um bom tempo que não tenho que me "normalizar", mas tenho tido dificuldades monstras para me autogerenciar até com os projetos com os quais me afino, o que afeta diretamente a questão da sobrevivência econômica, setor ainda flutuante na minha vida devido às descontinuidades e inconstâncias. Nome prático do problema para mim: autogestão deficitária aguda e crônica. Por um lado confesso que quero muitas coisas, Sérgio, e não tenho conseguido geri-las, todavia, mesmo selecionando (na raça, justamente por ser difícil resistir à procrastinação, tal como você ressaltou) uma área de desenvolvimento profissional e evitando alternar com outras atividades - e considerando que tal área me é cara -, a autogestão é muito, muito atribulada. A impulsividade é grande, a dispersão igual, procrastinação é corriqueira, e olhe que eu já até ganhei espaço nassa batalha pela autogestão! kkkkkk... é luta!! Coincidentemente após assistir ao teu vídeo, pela primeira vez vi noutro canal uma sugestão de buscar tratamento homeopático. Vou sondar a respeito, bem como os florais de bach para diminuir ansiedade. Vamos aos próximos capítulos dessa longa novela. Obrigado pela troca de experiências! Gostei muito do seu vídeo. Boa sorte pra ti também. Sigamos no jogo!
@mindeset9740 Жыл бұрын
Gostaria de colocar meu relato , talvez possa te ajudar ...sou TDAH não diagnosticada, Sá sabia a tempos que era diferente ...as pessoas falavam e eu era 220 e marido 110 ratiando...mas não entendia , mas hoje entendo Hoje faço faculdade de nutrição ...e a suplementação com vitaminas mudou a minha vida social e profissional estou conseguindo concluir projetos
@robsonasd Жыл бұрын
@@mindeset9740 obrigado por compartilhar um pouco da sua história. De dois anos pra cá obtive alguns progressos, mas muito mais ligados à autoconhecimento. Importante demais a gente não negligenciar o TDAH porque ele é porta de entrada pra muitos outros transtornos emocionais, psicológicos e até físicos. Se amar é fundamental. Cuidar de si é o começo de um processo saudável de convívio com o TDAH.
@JulianaLuc8882 жыл бұрын
Gostei muito do seu vídeo, eu nunca imaginei ter TDA, porque ao longo da minha vida fui lutando muito contra as minhas dificuldades e me acho super produtiva, mas percebo que tenho que me esforçar 3 vezes mais, o que me ajuda um pouco é quando consigo entrar em hiperfoco, aí tiro o atraso.
@Sóqueroummundodepaz3 жыл бұрын
Eu fui diagnosticado esse ano com TDAH aos 32 anos! Meu filho é autista e foi justamente na busca do diagnóstico de TEA do meu filho que foi levantado a hipótese de eu ser TDAH!
@giselesoares3184 жыл бұрын
Obrigada pela explicação, sou pedagoga e atuo como professora, ontem descobri que tenho T.D.A.H em um nível elevado, tudo que você falou descreveu a minha infância e adolescência, tenho muita dificuldade na hora de explicar os conteúdos, e isso, me atrapalha muito, pois qualquer coisa me distrai, principalmente quando os alunos me perguntam algo no meio da explicação. Se você puder me ajudar com suas experiências de como você faz para lidar com isso. Desde já agradeço, Gisele.
@professorcareca4 жыл бұрын
No início da minha carreira eu costumava cair na armadilha dos alunos que puxavam assuntos que me interessavam para que eu não seguisse adiante com o conteúdo das aulas. rsrs Com o tempo, passei a me policiar mais. A experiência vai ajudar a criar estratégias para lidar com isso. Acredite. Um abraço!
@joaohenrque85265 жыл бұрын
Cara super me identifiquei com oque vc falo, menos no ser "criativo" isso eu não sou kk
@professorcareca5 жыл бұрын
Olá João. Transtornos mentais tem sempre diferenciais de uma pessoa para outra, pois raramente vem sozinhos. Quase sempre estão associados a outros e isso em si já mostra o quanto cada um de nós é diferente e carrega um histórico próprio. Portanto, não há um padrão, há características que se assemelham. Eu te recomendo buscar um profissional de neurologia, psicologia ou psiquiatria e fazer os testes. Muita gente se identifica com TDAH mas não carrega consigo esse transtorno. Porém, quando se tem um diagnóstico confirmado, fica mais fácil planejar estratégias para viver bem com ele. Um abraço
@cristianodejesus45064 жыл бұрын
Kkkk
@cristianodejesus45064 жыл бұрын
O meu e pior kkk eu até hoje escrevo errado é tenho dificuldade de lê a frente dos outros 😭😭
@katiagoncalves74244 жыл бұрын
Eu tbm n!
@sandrasousalucas5215 Жыл бұрын
Olá!!! Estou assistindo o seu vídeo!!! Estou amando!! Muito esclarecedor. 09/06/2023 Fortaleza -ce
@veridianac14 жыл бұрын
Amei o vídeo tenho 37 anos fui diagnosticada aos 21 decidi não me medicar, nasci nos anos 80, tinha que estudar e pronto minha mãe até hoje não entende o que é tudo isso. Não tive problemas graves na escola porque amava aprender e as disciplinas que eu não gostava empurrava como dava pra não perder o ano. Mais na vida adulta tive tropeços iniciei 3 faculdades que abandonei faltando um ano pra terminar. Percebi que gostava mesmo era de Sociologia acabo de concluir minha formação agora. Nos relacionamentos a impulsividade e impaciência tb se mostraram uma desvantagem. Mais nem tudo é ruim hoje trabalho dentro da educação infantil e como vc mesmo disse ambiente escolar sempre tem novidades e desafios. Isso me ajudou a parar de me demitir na experiência ou com 6 meses de emprego kkkk são 6 anos com os pequenos e indo atrás de oportunidades para lecionar no ensino Medio. Me encontrei profissionalmente cumpro horários e prazos com dificuldade mais ainda assim cumpro. Tudo feito na última hora claro, falo demais, interrompo pessoas terminando frases e raciocínios mais nada que meus amigos e familiares já não tenham se acostumado kkkkk
@MrBlackSpielberg4 жыл бұрын
Sou de exatas, mas tenho um grande impulso para as áreas ligadas a criatividade, na qual também exerço. Impressionante é que tudo que tu falou, eu estou passando. O pior é o cansaço que dá mentalmente/fisicamente só de pensar que tem quer ir em algum lugar ou ter de fazer ma coisa complexa. Estou em um momento que não consigo mais evoluir, estou estagnado, se eu não conseguir tratamento até dezembro, vou me formar - como os tão falados - "professor lixo" daqui a 1 ano.
@zacao93 жыл бұрын
Obrigado professor por compartilhar essa visão sobre esse transtorno, tenho 68 anos e descobri a não muito tempo que tenho o tdah e já vinha e continuo me tratando de depressão desde os 47 anos. É bom se lembrar sempre que não somos nenhum bicho esquisito, nenhum maluco.
@dkings82063 жыл бұрын
23 anos e descobri agora oque tenho,,,muito felizzzz nesse momento,,,sou artista faço musica,,sou viciado em café,cigarro e maconha,,tentando fazer 5 coisas ao mesmo tempo e nao faço nada,,mais quando paro pra fazer eu que amo,,crio uma obra nova,,hoje meu choro é de felicidade de saber que nao sou loko ou que estava ficando,,, professor,,,só gratidao
@rmalato2 жыл бұрын
Início deste ano fui diagnosticado, aos 48 anos, e estou muito feliz com isso. Trabalhar nossa autoestima, aprender o máximo possível com as publicações científicas e usar o hiperfoco a nosso favor! Parabéns pela tua iniciativa e vamos adiante pra ajudar mais gente! Obrigado pelo vídeo focado em amor e cuidado com as palavras, visão positiva e simpatia tornaram este vídeo muito enriquecedor!
@berbertaum5 жыл бұрын
Tenho o transtorno e já sofri mto na minha vida por tudo o que me causou, e principalmente elo julgamento dos outros. Comecei 6 faculdades e uma delas foi medicina, larguei e fui viver de música... Hoje trato com medicamentos e tenho conseguido me manter focado na minha carreira. Depois de se tratar o TDAH começa a ser vantajoso, a facilidade de aprendizado e a rapidez de raciocínio junto com a criatividade fazem com você se destaque. Mto bom o vídeo!
@professorcareca5 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/Z4a3l2N-mraWjrM
@malucardoso59565 жыл бұрын
Mateus Berbert Olá Matheus , não me dou bem com a Ritalina, vc sabe se existe outro medicamento q posso tentar, meu médico , não se interessa em mudar, penso q devo mudar de médico rssss
@acordeipravida14705 жыл бұрын
Como vc se tratou?? Estou com 40 e minha vida esta de ponta cabeça
@fabitaveira5 жыл бұрын
Parabéns pela sua superação 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@julianapino41345 жыл бұрын
Malu Cardoso n reagi a ritalina, mas sim ao venvanse.
@mariannamafra5 жыл бұрын
Vídeo excelente! Obrigada! Fui diagnosticada com TDAH adulto nível superior. Estou começando a entender. Abraços!
@patriciagalvao15292 жыл бұрын
O que quer dizer alto nível superior? Em relação a TDAH?
@milenaleao92193 жыл бұрын
Eu sofro muito com isso, eu demoro muito para fazer qualquer atividade, eu leio variais vezes a mesma coisa pq me disperso muito rápido, minha mente está sempre a mil, tenho dificuldade de sistematizar as coisas e facilidade absurda em conectar pontos e criar analogias. Eu me prendo em situações pq busco fisiologicamente dopamina. Só agora fui diagnosticada com TDA, então obrigada por esse vídeo, você me descreve.
@tatianematos90773 жыл бұрын
Meu Deus chorei como mãe aprendi meu filho 17 anos ta muito difícil mais sei que ele vai chegar onde ele quiser e ter uma profissão obrigado por esse vídeo.
@mariapatricia33363 жыл бұрын
Você falou muito sobre mim. Sou professora de educação infantil e cursando Psicopedagogia, estudando sobre tdah percebi muitas características e em minha filha também.
@andreiasouto-marchand9322 жыл бұрын
Maravilha ver e rever esse seu vídeo 👏🏽 gratidão! Toda vez que eu assistir, darei parabéns novamente! Acho que está na hora de montar a comunidade, e também de fazer material para explicar aos pequenos o que eles têm. Pq é difícil ser TDA e ser mãe de um TDAH, qdo começo a explicação já estamos falando sobre outras coisas kkkkkk 🤷🏽♀️
@Calu_2 жыл бұрын
Eu me encontro em um buraco atualmente, diagnosticado há 5 anos com transtorno misto ansioso depressivo caí nesse video e simplesmente me senti compreendido, eu me vi nesse video e, de alguma maneira, eu senti um conforto que não tinha há tempos. Obrigado professor por me mostrar para onde devo ir.
@ericafurlanmartins48004 жыл бұрын
Musicista, professora e escritora! Descobrindo que sou TDA. Fiz o teste e deu. Hoje encontro respostas para muitas coisas que passei na infância, adolescência e que sinto em meu dia a dia.
@uilliammarinho5174 жыл бұрын
Fui surpreendido com esse vídeo me enviado pelo meu filho de 12 anos. Nós dois temos T.D.A e vivo as voltas explicando e ensinando meu filho como lidar com esse diferencial. Seu vídeo está excelente, me identifiquei muito. Meus parabéns professor!!! Falar sobre, é a melhor maneira de lidarmos com a dificuldades do D.A. Já que muita gente ignora por não entender como essas mentes realmente trabalham. Super indico esse vídeo para Pais, Professores e Lideres do mercado de trabalho para que saibam como lidar quando se depararem com um caso desses em seu grupo de convívio.
@gfcraveiro5 жыл бұрын
BORA CRIAR ESSA COMUNIDADE...
@mayzalisboa28244 жыл бұрын
ESSE VIDEO É INCRIVEL! hoje tentando fazer o meu TCC como que um milagre apareceu um médico falando de TDAH e eu percebi que eu tinha basicamente todas as caracteristicas, estou me sentindo melhor porque a vida toda acreditei que a culpa era minha de eu deixar tudo pela metade, enquanto os outros simplesmente tinham sucesso nas coisas que começavam, terminei minhas dps 6 meses depois do período de formar na faculdade, daí quando finalmente pude começar o TCC por me sentir incapaz procrastinei mais 6 meses eu acho um absurdo as datas de entrega que eles nos dão kkk é eu começava a me sentir muito mal pq tds conseguiam respeitar as datas e eu não é por isso acabava me distanciando para não dar trabalho e nem encher ninguém por que no final das contas eu acreditava que eu não fazia porque era preguiçosa é que ninguém era obrigado a explicar nada para mim afinal se tds conseguem eu tbm deveria conseguir. Então estou eu aqui tentando novamente fazer o TCC o bom é que não desisto porque conheci a Jesus é depois que o conheci passei a sonhar é acreditar que o que não é possível para mim e possível para ele. É muito bom ler esses comentários é saber que existem mais pessoas como eu, de certa forma saiu um peso e agora sei pq Só consigo as coisas depois de tentar 3 vezes como tirar a carta fazer aula de inglês, basicamente td eu sentia como se não tivesse aprendendo e desistia agora que estou me entendendo melhor consigo entender que tenho que me esforçar mais se eu quiser alcançar meus sonhos e lutar contra eu mesma. A vontade de de deixar na metade as coisas. Para nós é como se fossemos normais e o mundo estivesse cobrando muito, mais aí o professor fala que pode ser que vc tenha alguma coisa daí vc lembra que seu padrasto te dizia autista quando criança pq vc gostava de ficar balançando na cadeira que seu chefe chama sua atenção para ir a um psicólogo pq vc é um bom profissional mais perde o foco muito rápido e suá colega de trabalho pergunta se vc tem algum problema, daí vc começa a achar que o mundo está contra vc, agora compreendo td, oque posso dizer é que a força de vontade tem que ser maior a partir de hj pq se cheguei até aqui é pq sou uma vencedora agora so preciso chegar até o fim como diz a Pr. a Vitória não está no começo nem no meio está no fim. Quando formos embora morar com Jesus, quando finalmente eu passar na aula prática de carro , quando eu apresentar é ser aprovada no meu TCC é aí então serão novos desafios. Parar de me atrasar kkkk é uma luta constante se eu olhar para trás eu já melhorei bastante é ainda tenho muito a melhorar td ano eu peço a Deus disciplina kkkkk Deus é maravilhoso eu só tenho esperança que vou conseguir pq ele é minha força e sempre será torço por vcs nos vamos chegar lá.
@SuzannaFerreira3 жыл бұрын
obrigada pelo conteúdo. Descobri quase aos 40 o transtorno.
@andreiamoraesdesouza39133 жыл бұрын
Esclarecedor demais... me vejo em várias dessas características citadas...
@andersonsouza33812 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Também tenho TDAH, descobri aos 42 anos de idade, não me adapitei a medicação devido aos efeitos colaterais, assim como você eu também consegui me organizar e alterar hábitos a ponto de levar uma vida normal e produtiva.
@juliagabrielalacheski28535 жыл бұрын
Também sou professora e cada dia mais me identifico com esses sintomas....To lendo aqui os comentário, ouvindo vc falar e mais uns trilhões de pensamentos aqui.
@catarineaquino32378 ай бұрын
Genial seu vídeo. Invejei tua oratória demais, eu tenho muita dificuldade em "planejar" p falar, pq sai tudo desconexo
@ligiamorais45916 ай бұрын
Também sou uma professora tdah. O caminho não é fácil, mas a gente consegue!
@Fontenelle23074 жыл бұрын
Cara, você basicamente narrou a minha vida, ao falar da sua. Impressionante.
@Zakeu382 жыл бұрын
Ja assistir vários vídeos de psicólogos e neuros, mas esse video foi o melhor para poder mostrar pra minha familia, os outros que assisti n eram ruins, mas esse teve uns detalhes que foi minha personalidade, principalmente pq trabalho com arte digital, sou musico e sempre gostei de ensinar, sempre minha familia me achou muito criativo, mas sempre achavam que eu n queria nd com a vida. rsrs.... Brigado Careca, esse era o video que tava precisando a semanas, pois descobri que tenho TDA a algumas semanas. :)
@Anna-qj9gy5 жыл бұрын
Nossa vi alguns vídeos sobre o assunto, o seu foi dos melhores, simplesmente Amei ❤️ Eu sempre que meu filho era diferente, hoje ele foi diagnóstico com TDAH . Estou dando todo apoio e amor ❤️ Eu sempre tive muitas dificuldades na escola, relacionamento com as pessoas, sofri muito com meus pais e professores taxada como preguiçosa, malandra, burra , apanhei muito da minha mãe por isso, hoje eu sei que tenho TDAH. Em relação ao meu filho quando pequeno tratei ele de forma natural, tinha certo medo do medicamento, hoje eu levo ele ao pisicologo e ele foi caminhado para pisquiatria e a está tomando o remédio, está ajudando muito, claro não faz milagre, ele também precisa se ajudar com metas e estratégias de organização. Mas sou uma Mãe que Ama muito seu Filho que Respeita e Apoia para juntos encontramos o equilíbrio. Muito obrigada pelo vídeo. Simplesmente Amei❤️ from USA 🇺🇸😘
@LaineQueirozNeuropsicopedagoga4 жыл бұрын
Sophia Acessa esse vídeo aqui: kzbin.info/www/bejne/bn26iXtootiKnaM ✅Entenda TUDO sobre o TDAH em adultos.
@jotape311219855 жыл бұрын
Fala aí Sérgio, tive aula contigo. Alguns professores marcam mais nossa vida e você foi um deles. Muito legal ver como seu canal crescer! Nunca reparei que tinha TDA, mas fui num psiquiatra e ela me deu o diagnóstico. Era bom aluno, adorava o ambiente escolar, era MUITO curioso, era sedento por aprender as coisas do mundo e creio que executava nas aulas esse hiperfoco. Em geral tinha múltiplos focos, mas conseguia levar mt bem, conversava com os colegas ao mesmo tempo que prestava atenção e participava da aula. Ao ouvir algo que não entendia imediatamente me virava pra aula e questionava/mergulhava naquilo. Na faculdade a coisa mudou, precisava de foco total e me tornei péssimo aluno, a matéria já não me dava aquele prazer em aprender, afinal, escolhi engenharia kk. Estou medicado a uma semana e sinto minha vida mudando, sinto a vontade de aprender de novo. Saudades, sucesso!
@professorcareca5 жыл бұрын
Puxa cara, obrigado pelo reconhecimento. Isso me estimula a seguir em frente como professor e aqui no canal também. Que bom que vc está se encontrando e se centrando. A parte mais difícil da vida é quando a gente não sabe o porquê, só se sente diferente e deslocado do mundo. Mas qd a gente passa a se conhecer, é como se a gente se olhasse no espelho e dissesse, "pronto, é isso! Vc é assim. E agora, vai fazer o que pra se adaptar?" Foi assim que eu me vi e me vejo sempre. Meu último desafio está sendo inserir uma nova rotina, que é a da nova faculdade que estou cursando (Direito). Anos depois de estabelecer minhas rotinas e me adaptar, veio uma nova demanda de atenção e foco. Pelo menos estou curtindo e isso está ajuda do. Mas confesso que ainda tá difícil de me organizar bem. Mas seguimos assim. O importante é o autoconhecimento. Um grande abraço.
@Lupa3212 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Eu sou tdah,43 anos estou tentando lidar com isso só agora recebi diaguinostico.Obrigada por esse vídeo professor.🥀👏🏿
@paolacosta19414 жыл бұрын
Valeu pelo vídeo. Já sou adulta e estou passando só agora pela possibilidade de um diagnóstico. E é muito bom ver isso ser tratado com normalidade!
@kennywilker98782 жыл бұрын
34 anos, me identifiquei bastante na parte de leitura, finalizei uma faculdade com muita dificuldade por conta de prazos, estou fazendo uma pós e estou arriscando perder porque o prazo de entrega do projeto de pesquisa tá acabando, não consigo pensar em como resolver determinado problema, meus pensamento mudam de contexto muito rápido. Sofro bastante com isso, porque sinto que não avanço, sempre que me empolgo com algum projeto, não consigo dá continuidade, isso me frusta bastante, me deixa pra baixo mesmo, não consigo ter relacionamentos porque acabo estragando por conta da ansiedade.
@soraiachaves55843 жыл бұрын
Gostei do seu relato. Serviu pra que eu continuasse. Obrigada
@PatriciaRanieri4 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!!!! Como me encontrei neste vídeo e alguém que vive o que vivo!!! Meu Deus...me sentia bicho raro até antes de ver este vídeo!!! Obrigada querido! Por MAIS vídeos como estes!!!!
@LaineQueirozNeuropsicopedagoga4 жыл бұрын
Pastora Patrícia Ranieri Acessa esse vídeo aqui: kzbin.info/www/bejne/bn26iXtootiKnaM ✅Entenda TUDO sobre o TDAH em adultos.
@jessicajess205 жыл бұрын
Meu marido parece ter TDA. Ele é muito desatento, vive no mundo da lua. No trânsito ele corre muito com carro e faz manobras constantes, muda o tempo todo de faixa, percebo que cérebro dele trabalha rápido e é muito impulsivo. Gosta de bicicleta e TB corre muito. Teve que parar porque sofreu um acidente e acabou abandonando temporariamente. No trabalho ele reclama que não consegue terminar as tarefas escritas como os colegas fazem pelo falta de concentração e isso o constrange muito. Em casa ele sai de carro toda hora vai ao supermercado e volta com muitas compras,as vezes não eram necessárias, vai a farmácia faz a mesma coisa. Não para quieto. O tempo todo está em.movimento.Ele é elétrico. Mas não presta atenção a tudo o que eu digo. Parece não se importar mas não é o caso pois sei que ele é assim com qualquer pessoa. Você pede a opinião dele para algo mas ele está voando e eu as vezes preciso repetir o que eu disse várias vezes para que ele saiba sobre algo ou expresse uma opinião. E isso tem me deixado muito estressada ter que repetir. Ele não procura tratamento pois não leva a sério, acha que não precisa tanto assim, enfim.. Complicado
@lucasdolivramento4 жыл бұрын
Mostra características, já é relatado casos de TDAHs correndo excessivamente nas estradas buscando sensações que a velocidade dá.
@dionathan84 жыл бұрын
Voce me descreveu, quando descreveu seu marido! desiste dele não, pois nada relacionado a falta de atenção dele, tem a ver com voce ou ele nao gostar de it... Só que quando voce reclamar para ele disso, ele não entender tbm, pois na cabeça dele, o mundo normal é o dele, e nao o de outras pessoas...
@kefla4783 жыл бұрын
Oi, parece que você falou de mim. Tenho 39 anos e meu marido segura uma barra. Descobrir a 3 meses. Estou me tratando, enfim… Foi meu marido que me alertou que poderia ser algo. Minha filha de 14 anos diz: que a maior vontade dela é assistir um filme comigo. Tenho TDAH - não paro quieta um minuto. Até pra dormir meu marido põe o pé no meu pé, pra eu parar de mexer o pe. Descobrir que tenho bruxismo.. hahaha só rindo mesmo. Tenha paciência se você o ama, pq o nosso lado divertido,é único!😃
@danisou95103 жыл бұрын
Muito obrigada! A questão do trabalho é a minha grande questão! Mudei de área varias vezes, hiper foquei, mas não me consolido em nada e isso é angustiante. Hoje em dia, conforme a idade avança, sinto a enorme necessidade de ficar e me consolidar, ser reconhecida e seguir. Ao mesmo tempo tenho medo de perder a minha criatividade que como bem colocado por você é o nosso forte.
@zelianascimento44225 жыл бұрын
Muito obrigada pelo vídeo. É um bálsamo. Nós nos identificamos, nos reconhecemos, encontramos respostas que amenizam as cobranças que sofremos de nós mesmos e dos que se relacionam conosco. Isso deixa a vida mais leve. Extremamente grata.
@elirb124 жыл бұрын
Fui viciada em comida por alguns anos TCAP transtorno compulsivo alimentar periódico...alguns anos de medicação e terapia venci 🙂
@fernandasousa42184 жыл бұрын
Qual medicação? Qual especialidade vc passou?
@lucienepaiao43012 жыл бұрын
Também preciso saber Obrigada
@elirb122 жыл бұрын
@@fernandasousa4218 a medicação e só o médico que pode passar porque cada pessoa necessita de uma dosagem mas são estabilizadores de humor e ansiolíticos, o médico e o psiquiatra e um psicólogo ou psicanalista pra te acompanhar semanalmente
@diguinhodeoxossi415 жыл бұрын
Que explicação Maravilhosa sou defit de atenção
@fernandadoubek95822 жыл бұрын
Valeu!
@pongocomics3 жыл бұрын
Meu deus, eu chorei vendo o video cara, me senti muito abraçado
@professorcareca3 жыл бұрын
Cara, é impressionante como esse tipo de comentário aparece aqui no canal quase sempre que estou me sentindo pra baixo, cansado ou desmotivado. O humor muda na hora. Dá uma renovada no gás pra seguir adiante. Obrigado pela espontaneidade do seu comentário. Mudou o rumo da minha semana. Nos sentimos duplamente abraçados então.
@SafariGardenPlantas3 жыл бұрын
Cara, parabéns, finalmente me entendi! E de fato, podemos sim, chegar onde nem imaginamos, inclusive eu sou prova viva disso! Após frustradas tentativas de seguir o caminho que não era o meu, resolvi me mudar para o sítio de meus Avós, onde tudo aconteceu de maneira similar a "mágica"! Hoje somos referência no que fazemos! Inclusive temos nosso canal aqui no KZbin também (desculpa citar, não estou fazendo propaganda)! Meu Pai é TDAH, eu sou, e meus filhos possivelmente o serão! Obrigado pelo esclarecimento meu caro! E parabéns pelo trabalho
@jossandramendes3 жыл бұрын
Meu filho tem 19 anos e estou tratando tdah, ele é muito inteligente muitos pontos que vc falou acontece com ele
@robertomoreira29552 жыл бұрын
Adorei o vídeo ....ótimo conteúdo e ótima dicção do professor ...parabéns !!