Qnd falou sobre a memória ser responsável por termos uma vida eu lembrei do filme "Amnésia", realmente, a pessoa só tem consciência se tiver memória, senão é só um animal vivendo o presente, quase uma morte a cada instante.
@ConfrariadeArtesLiberais9 ай бұрын
Boa observação.
@juvenilmarinhoHvhY9 ай бұрын
Conteúdo prazeroso e edificante, muito bom!!!...
@gehjoy2359 ай бұрын
Olá, muito boa a aula, já estava no caminho de ler confissões agora fiquei mais interessado ainda. Essa questão de viver na memória é algo que me acontece com muita frequência, as vezes nas minhas reflexões acabo me distraindo da realidade e quando volto para ela é como se tive-se vivido um dia inteiro em outro lugar, quando eu era menor era mais estranho, mas agora estou mais acostumando, até pq um dos motivos do meu interesse em ser mais inteligente é para conseguir dominar melhor essa habilidade reflexiva de criar uma realidade virtual para conseguir refletir melhor sobre a própria realidade. Acredito ser um bom objetivo! A respeito de Santo Agostinho, pela experiencia que estou tendo que De Magistro, estou tento muita dificuldade em entender, acredito por estar em um nível bem alto que o meu sinto como se as ideias e da verdadeira compreensão das frases passam pelos meus dedos, mas com o pouco que sinto pelo tato ainda que não tenha sido segurando considerado de uma riqueza enorme e acredito que irei progredir bastante se continuar a aprender com ele. Mas me parece ainda obscuro como esses autores clássicos alcançaram tal nível em sua memória, me pergunto se apenas o que proposto na meditação e alguns exercícios de memória mais específicos são suficiente para um dia chegar no nível de memória deles(ainda que não sei se é possível, pelo menos é bom parafraseando o Magister Clisthenes "Nosso objetivo tem que ser como um arqueiro, atira alto para que pela força da gravidade acerte o alvo".
@ConfrariadeArtesLiberais9 ай бұрын
A memória era formada, sim, por técnicas e pelo esforço, coisas que faltam hoje. Mas também a memória era mais necessária antigamente, e a necessidade obriga. Hoje temos muitas vantagens tecnológicas.
@moacirbarbosacastro89237 ай бұрын
@@ConfrariadeArtesLiberais A minha memória enquanto criança e adolescente era muito boa. Eu conseguia ''sonhar acordado'' em estado meditativo e também conseguia evocar diálogos lidos e assistidos. Mas depois que fiquei adulto, perdi essa habilidade e também a habilidade de evocar emoções pela memória. Antes eu conseguia ''viver'' algo pela memória e sentir as emoções adequadas. Será possível recuperar isto?
@porquinhoexaltado9 ай бұрын
Sempre muito bom 👍
@edivaldopereira38909 ай бұрын
Parabéns!
@MegaSleepking9 ай бұрын
Muito bom!
@MateusLima-ly4sp9 ай бұрын
Muito bom
@fernandarodrigues17868 ай бұрын
Professor Mário, fazendo o exercício que propôs, pude perceber que eu faço o seguinte movimento, eu medito sobre as coisas (objeto em questão) de tal modo que vou me aprofundando e simplificando, até encontrar a relação deste objeto com Deus. Diante disso, parece que na minha memória guardo sentenças simples, porém profundas. Está certo esse movimento? Devo me esforçar para guardar na memória também os pormenores? Percebo que vou vivendo de intuição em intuição (logo que armazeno uma sentença me abro para a próxima intuição que aparece - estou ininterruptamente nesse movimento).
@SirThiagoGalvao9 ай бұрын
É interessante que alguns antigos consideravam os livros e, na verdade, a própria escrita como um mal para a memória justamente pelo fato de que podia-se, com aqueles, destreinar esta. Talvez a preocupação desses pensadores possa ser bem exemplificada com o fato da tecnologia de hoje, com sua capacidade de armazenamento infindável e com o bombardeamento de informações, terminar viciando a memória dos sujeitos à informações rápidas - fatos - e de curta duração. Que atividades práticas imediatas o professor recomenda para alguém que quer recuperar a ''saúde'' da memória?
@ConfrariadeArtesLiberais9 ай бұрын
Respondemos acima: começar a decorar poesia, como, por exemplo, sonetos. E aprender gramática de forma decente, como ensinamos na Confraria de Artes Liberais.
@hblcivitatedei82948 ай бұрын
👍
@Magusalbus20019 ай бұрын
Professor, devo estudar a Filosofia na sequência das Artes Liberais? Porém, se assim não for,devo ou posso estuda-la durante ?
@ConfrariadeArtesLiberais9 ай бұрын
Podes começar na filosofia, devagar, após terminar a gramática, ter lido muita literatura, ter estudado algo de retórica e estar em nível intermediário de dialética.
@Magusalbus20019 ай бұрын
O professor recomenda a obra:" The Art of Thinking" de Antonie Arnauld ?
@mariolucascarbonera17889 ай бұрын
Eu particularmente nunca estudei com ela. Não posso recomendar nem desrecomendar. Eu prefiro ler direto no Aristóteles. O Pedro da Fonseca é outro excelente. Prefiro os antigos, mesmo me estrepando todo para interpretar algumas passagens.
@joaomarcelo45978 ай бұрын
Eu achava que a memoria era a capacidade de aramzerar informações, fatos e dados para podermos trabalhar em cima deles. Ex: Um mecanico nao consevue descobrir consertar um carro sem ter memória o nome das peças envolvidas no defeito e como elas funcinam. Um cieurgiao nao conseguira fazer uma cirurgia sem ter na memoria o nome e os usos dos instrumentos cirúrgicos.
@ConfrariadeArtesLiberais8 ай бұрын
É isso também. Em nenhum momento dissemos o contrário.
@denilsondeandradegoncalves36489 ай бұрын
Prezado Professor Mario, qual é a postura para manter uma memória saudável em um mundo dominado pelo relativismo? Adicionalmente, os clichês ou chavões que estão substituindo os ditos populares ou a sabedoria do povo acabam promovendo mais desonestidade do que valores. Além disso, a educação que foca no desenvolvimento das habilidades em detrimento do conhecimento está criando alunos intelectualmente deficientes. Como podemos utilizar a memória e a inteligência para compreender a questão resultante do Concílio Vaticano II? De fato, há teólogos que afirmam que a igreja sempre enfrentou crises, enquanto outros declaram que a heresia se infiltrou na instituição.
@ConfrariadeArtesLiberais9 ай бұрын
Você está fazendo uma salada mista aí. A questão da Igreja, a questão da educação no Brasil e no Ocidente e a questão da memória não se confundem assim. São três questão grandíssimas, que requerem abordagens diferentes e muito tempo de estudo. Recomendamos ter calma e atacar uma por vez, se teu interesse nelas é real. Sobre a primeira pergunta, dizemos que adquirir o hábito de decorar poesia - hábito, não decorar uma depois parar - é a primeira providência.