Como trato a gagueira - Parte 1 - Fonoaudiologia - Fernanda Papaterra

  Рет қаралды 899

Fernanda Papaterra

Fernanda Papaterra

Күн бұрын

Neste vídeo, começo a listar e explicar os passos da abordagem que sigo na Modificação de Comportamento, baseada no Condicionamento Operante de Ryan, B. para tratamento de gagueira. Os dois primeiros passos, feitos nas modalidades de leitura, monólogo e conversação, são IDENTIFICAÇÃO e CANCELAMENTO
.
Afasia, Gagueira, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, fonoaudiologia infantil, Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Adulta, Avaliação Fonoaudiológica, Terapia Fonoaudiológica, Reabilitação Fonoaudiológica, Distúrbios da Fala, Distúrbios da Linguagem, Deglutição, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Neuropsicologia, Fluência, Perícia Fonoaudiológica, Fonoaudiologia Hospitalar, Linguagem Aprofundamento em Fonoaudiologia, Comunicação Alternativa e Ampliativa, AVC, Traumas Cranianos, Doenças Degenerativas, Dicas de Fonoaudiologia, Exercícios de Fonoaudiologia, Comunicação Eficaz, Saúde Mental, Desenvolvimento da Linguagem, Atraso de Linguagem, Aquisição da Linguagem, Estimulação da Linguagem, Leitura e Escrita, Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), Sinais e sintomas do TPS, Integração sensorial, Percepção corporal, Ocupação terapêutica, pacientes afasicos, Familia com paciente afásico, medo de falar em público, qualidade de vida, nosso cérebro, gago, terapia da fala, terapeuta da fala, reserva cognitiva, manuais papaterra, manual papaterra, gagueira não tem graça, dependência digital, disfluência, ser em cena, teatro dos afásicos, plasticidade neuronal, flexibilidade mental, fono em casa, LIVRARIA BOOKTOY, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, SBFa, Conselho Federal de Fonoaudiologia, CFFa,
.
Fernanda Papaterra é fonoaudióloga clínica com vasta experiência em atendimentos e problemas de comunicação. É especialista em AFASIA, isto é, o comprometimento da fala após uma lesão cerebral e GAGUEIRA, que é uma quebra na fluência da fala. É autora dos Manuais Papaterra, uma coleção de 15 livros de exercícios para treinamento de memória, raciocínio lógico, compreensão, expressão, criatividade, flexibilidade mental e outras funções executivas.
Ministra cursos sobre Habilidades Cognitivas para fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e educadores em geral. Fundou a Associação Ser em Cena - Teatro de Afásicos, instituição que atende
gratuitamente portadores de afasia. É autora e coautora em mais 12 livros.
Fernanda Papaterra
CRFa.2 - 1929
.
Contatos pelo WhatsApp: 11 99153-8100
E-mail: fplfono@osite.com.br
.
Como trato a gagueira - Parte 1 - Fonoaudiologia - Fernanda Papaterra
.
Produção dos vídeos:
Eduardo Prado e Rafael de Assis Pinto Júnior
.
#fonoaudiologa #gagueira #fernandapapaterra #Linguagem #MotricidadeOrofacial #fonoaudiólogaclínica #FonoaudiologiaEducacional #Fonoaudiologiainfantil ##afasia #Neuropsicologia #Fluência #PeríciaFonoaudiológica

Пікірлер: 26
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Deixe seu comentário. Compartilhe com amigos.
@Dr.AntonioReis
@Dr.AntonioReis Жыл бұрын
Sua abordagem está completamente desatualizada, pois ignora um aspecto central da gagueira, que só agora foi revelado pela ciência: para ser realmente efetivo, o tratamento precisa usar auxílio nutricional e medicamentoso com o objetivo de estimular a regeneração da astróglia (o conjunto de astrócitos) nos circuitos do giro frontal anterior esquerdo, onde se situa a área de Broca, responsável pela fluência da linguagem. Sem essa renegeração da astróglia, o paciente com gagueira continuará sofrendo com o déficit de perfusão nessa região, pois os astrócitos são fundamentais para a regularidade da perfusão sanguínea em determinada área do cérebro, sobretudo nos momentos de maior sobrecarga de atividade sináptica. Enquanto a fonoaudiologia não tiver esse entendimento neurocientífico da gagueira, nada vai evoluir nessa área. Portanto, atualize-se.
@LeidianeAbraham
@LeidianeAbraham Жыл бұрын
Muito oportuno seu comentário. Também tenho notado com muita tristeza essa enorme defasagem nas abordagens praticadas até hoje por fonoaudiólogos no tratamento da gagueira. Eles parecem não se preocupar com nenhum aspecto no âmbito da neurociência, da saúde física, neurológica, neuropsicológica e nutricional do paciente. Não se importam com a questão da higiene do sono, não se importam com a presença frequente de comorbidades (Tourette, TDAH, depressão, distonias, epilepsia, etc.), não se importam com a alimentação, não se importam em nenhum momento em ajustar suas abordagens ao que já foi comprovado cientificamente como causa do distúrbio (a saber: a gagueira já é, comprovadamente, explicada pela ciência como uma doença da GLIA, causada por uma atrofia dos astrócitos em regiões-chave para a fluência da fala no cérebro - como área de Broca, corpo caloso, fascículo oblíquo frontal, área motora suplementar, núcleos da base, etc.).
@LeidianeAbraham
@LeidianeAbraham Жыл бұрын
É muito triste isso tudo: constatar que uma condição de saúde está sendo forçadamente isolada do resto da medicina por um grupo de profissionais que tem atuado desde muito tempo no sentido de impedir que qualquer avanço médico-científico seja incorporado à compreensão e ao tratamento do gagueira. É o corporativismo em seu estado mais nefasto e atrasado. A consequência desse corporativismo está aí para todo mundo ver: o tratamento da gagueira é hoje um grande fóssil dentro da ciência terapêutica, imutável, anacrônico e avesso a qualquer evolução real há mais de um século.
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Olá! Agradeço a sua opinião, mas de forma alguma estou desatualizada e não tenho ignorado o que quer que seja. Minha abordagem tem sido revista e modificada ao longo dos anos. O importante é que ela funciona! Sabe-se que se está no caminho certo pelos resultados. E eu os tenho, na grande maioria dos casos! Alimentação é um tema importantíssimo na minha abordagem (vide outros vídeos do meu canal). Não sou médica e não me cabe prescrever medicamentos mas o papel do fonoaudiólogo é fundamental no tratamento da gagueira. Não só acredito no que eu faço, como tenho centenas de casos para provar a eficiência do meu tratamento. Gostaria de saber como você a trata,
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Olá, Leidiane! Obrigada pelo seu comentário. Concordo com você que há sim esta defasagem que você menciona no tratamento da gagueira. O fato de eu chamar minha abordagem de MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO não significa que não tenho conhecimentos de aspectos de neurociências, nutricionais, etc. (Vide meus outros vídeos). Estudei alimentação natural por 10 anos com o Prof. Mitio Kussi quando ninguém ainda falava de alterações comportamentais por problemas alimentares. Sou muito estudiosa e sei o que estou fazendo. Você generalizou como se eu não tivesse o conhecimento do que você mencionou. Confio no meu trabalho e o importante são os ótimos resultados que obtenho.
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Leidiane, não a conheço e não sei se você é fonoaudióloga e trabalha com fluência. Se for, gostaria de saber qual a abordagem que segue.
@RaimundoAraújo-x7w
@RaimundoAraújo-x7w 8 ай бұрын
Você Deveria Fazer um canal no tik tok para você
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra 8 ай бұрын
Olá! Vou pensar! Mas já estou metida em coisas de mais! Beijos e obrigada por me assistir!
@RaimundoAraújo-x7w
@RaimundoAraújo-x7w 8 ай бұрын
@@FernandaPapaterra Eu infelizmente tenho gagueira e o seu trabalho me Ajuda muito obrigado
@AmandaSerbin
@AmandaSerbin Жыл бұрын
Tratar a gagueira como se ela fosse um simples problema de comportamento é um exemplo clássico de ANOSOGNOSIA do terapeuta (negação da própria doença por quem deveria compreendê-la com maior profundidade e tratá-la adequadamente). Só que a Fernanda não consegue perceber seu estado de anosognosia porque, como todo terapeuta anosognósico, ela está ignorando a própria ignorância.
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Olá, Amanda! Obrigada por seu comentário, apesar de deveras agressivo. Mas você tem todo o direito de expressar sua opinião. Em nenhum momento disse que trato a gagueira como um "simples problema de comportamento". Não sou dona da verdade e você pode discordar de mim. Trato de pacientes com gagueira há muito tempo e se minha abordagem (que já foi revista e atualizada ao longo dos anos) funciona, isso é o que importa. Sabemos que estamos no caminho certo, pelos resultados! E perdi a conta de pacientes que ficaram totalmente fluentes com a minha abordagem. Sigo pessoas há décadas que se mantém fluentes até hoje. Gostaria muito de saber que abordagem você segue, se é que é fonoaudióloga e trata a gagueira. Se o seu tratamento funciona também, ótimo! E não precisa ser agressiva se não concorda comigo. Por que não coloca a sua opinião de forma mais amigável?
@ludias8388
@ludias8388 Жыл бұрын
Excelente resposta! Por mais profissionais como a Fernanda no mundo!
@ludimilacarvalho3716
@ludimilacarvalho3716 Жыл бұрын
Dr vc atende online e/ou presencial? seus videos tem me ajudado muito!
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Olá, Ludimila, tudo bem? Sim, atendo tanto presencial quanto online. Fico feliz em saber que meus vídeos a estão ajudando! Se tiver interesse, pode me contatar pelo Whatsapp 11 99153-8100. Beijos!
@carlosjoselopes2997
@carlosjoselopes2997 Жыл бұрын
Sou muito gago.doutora
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Você já tratou alguma vez? Que idade você tem?
@SoniaSantos-xv8vv
@SoniaSantos-xv8vv Жыл бұрын
Parabens😊
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Obrigada, Sonia!
@joaofilho8126
@joaofilho8126 Жыл бұрын
👏👏👏até a próxima
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Obrigada por assistir aos meus vídeos, João! Logo gravarei a próxima!
@marciahelenafacchini4661
@marciahelenafacchini4661 Жыл бұрын
Interessante
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Obrigada, Marcia querida!
@reneefischerbarretto373
@reneefischerbarretto373 Жыл бұрын
👏👏👏👏😘
@FernandaPapaterra
@FernandaPapaterra Жыл бұрын
Obrigada, Renée querida!
Como trato a Gagueira - Parte 2 - Fonoaudiologia - Fernanda Papaterra
12:10
Fernanda Papaterra
Рет қаралды 1,3 М.
Repetição, ecolalia, gagueira, jargão e suas diferenças e semelhanças
9:25
Fala Fono por Juliana Trentini
Рет қаралды 15 М.
Вопрос Ребром - Джиган
43:52
Gazgolder
Рет қаралды 3,8 МЛН
УНО Реверс в Амонг Ас : игра на выбывание
0:19
Фани Хани
Рет қаралды 1,3 МЛН
DICAS PARA MELHORAR A GAGUEIRA - PARTE 1
7:11
Luciane Sagrette
Рет қаралды 57 М.
Memória de curto prazo - Fernanda Papaterra - Fonoaudiologia
7:07
Fernanda Papaterra
Рет қаралды 589
Entenda como a Gagueira acontece!
15:54
Dicas da Fono por Paula Moura
Рет қаралды 33 М.
Autismo - Quando desconfiar que o meu bebê tem TEA?
16:00
Fala Fono por Juliana Trentini
Рет қаралды 29 М.
Memória e Atenção - Fernanda Papaterra
7:46
Fernanda Papaterra
Рет қаралды 660