Conferência | Sobre decolonialidade | Rita Segato

  Рет қаралды 3,115

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

3 жыл бұрын

Na Conferência de abertura da II Jornada Feminismos Decoloniais teremos uma convidada muito especial para os debates decoloniais: Rita Segato. Contaremos ainda com uma homenagem feita por Karina Bidaseca e a presença de Susana de Castro (UFRJ), Mary Castro (Flacso) e Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ) como debatedoras.
As inscrições para as salas de Zoom já esgotaram, mas calma!! Todes poderão acompanhar ao vivo e participar do chat na transmissão do KZbin. Se inscreve no canal (link na bio), anota na agenda e não perde essa e as outras conferências.
Rita Laura Segato (1951) é antropóloga argentina, reconhecida internacionalmente pelos trabalhos em torno do feminismo e da violência contra as mulheres. É professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), onde lecionou entre 1985 e 2010. É titular da Cátedra Unesco de Antropologia e Bioética e coordenadora da Cátedra Aníbal Quijano do Museu Reina Sofia, na Espanha. Trabalhou como perito antropológica e de gênero no histórico julgamento da Guatemala, em que se julgou e condenou pela primeira vez membros do Exército pelos delitos de escravidão sexual e doméstica contra mulheres maias da etnia g’egchi, e foi convocada à Ciudad Juárez, no México, para expor sua interpretação em torno das centenas de feminicídios perpetrados no local. Foi co-autora da primeira proposta de cotas para estudantes negros e indígenas na educação superior do Brasil, e co-autora, com 41 mulheres indígenas, da primeira proposta de políticas públicas para mulheres indígenas. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales CLACSO 50 Años, concedido pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais em 2018. Entre as suas obras estão Estruturas elementares da violência (2003), A nação e seus outros (2007), A guerra contra as mulheres (2017), Crítica da colonialidade em oito ensaios (2016), Contra-pedagogia da crueldade (2018). Em 2021 o conjunto de suas obras começa a ser publicado no Brasil pela Bazar do Tempo.
#feminismodecolonial #decolonialidade #estudosdecoloniais

Пікірлер: 2
3 жыл бұрын
Siga o Fórum no Instagram! 😉 👉instagram.com/forum.ufrj/
@camilafnobre
@camilafnobre 3 жыл бұрын
Seguindo o conselho da Rita, sobre anotar, escrever as perguntas , e a curiosidade enquanto desejo de transformação, queria perguntar para as participantes se citar como referência do feminismo uma mulher que é acusada de violência doméstica, tentativa de homicídio da ex-companheira, e a saída do país sem responder ao processo, não seria uma incoerência dentro do feminismo? Seguirmos os princípios escritos por uma mulher que violenta outra mulher tem alguma coerência e sentido para nós que pensamos a partir de uma perspectiva decolonial ?
ESTUDOS CULTURAIS E O CONCEITO DE HEGEMONIA
10:12
TV Grabois
Рет қаралды 3,7 М.
Slow motion boy #shorts by Tsuriki Show
00:14
Tsuriki Show
Рет қаралды 7 МЛН
Sigma Kid Hair #funny #sigma #comedy
00:33
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 32 МЛН
Clowns abuse children#Short #Officer Rabbit #angel
00:51
兔子警官
Рет қаралды 74 МЛН
A FACE OCULTA DE SIGMUND FREUD
30:49
Brasil Paralelo
Рет қаралды 239 М.
Feminismos na América Latina - História e Visões Contemporânea
1:32:41
Diálogos: Desafios para a decolonialidade
20:26
UnBTV
Рет қаралды 141 М.
GÊNER0 PATRIARCADO VI0LÊNCłA - HELEIETH SAFFIOTI
19:08
Trama Literária
Рет қаралды 4 М.
GÊNERO, PODER E NARRATIVA
26:43
Tempero Drag
Рет қаралды 264 М.
Slow motion boy #shorts by Tsuriki Show
00:14
Tsuriki Show
Рет қаралды 7 МЛН