No video

Conferências do Politécnico: "Histórias Lindas de Morrer" (Ana Cláudia Arantes)

  Рет қаралды 7,240

Politécnico de Castelo Branco

Politécnico de Castelo Branco

Жыл бұрын

As Conferências do Politécnico, evento de divulgação científica sobre temas atuais com relevo para toda a comunidade, proferidas por personalidades de renome e abertas à população em geral, estão de regresso ao Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Tendo em conta que em Portugal 90 por cento das mortes acontecem no seguimento de doenças crónicas, estimando-se que 100 mil pessoas necessitem de tratamentos especializados, o novo ciclo de conversas arrancou com uma sessão dedicada aos cuidadores informais e aos cuidados paliativos, a qual teve lugar a 21 de setembro de 2022 no Auditório Coménius dos Serviços Centrais do IPCB.
Ana Cláudia Quintana Arantes, presidente da Casa do Cuidar, foi a oradora convidada, tendo abordado o tema “Histórias lindas de morrer: todas as vidas merecem ser contadas e guardadas no coração”. Depois de em 2019 ter estado na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, a médica geriatra e especialista em cuidados paliativos regressou a Castelo Branco numa semana em que, no âmbito dos Encontros na Casa do Cuidar, se apresentou em mais quatro cidades lusas tendo por mote a expressão “Cuidar da dor: os corpos doem, as pessoas sofrem”.
Autora de “Histórias Lindas de Morrer” e de “A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver”, Ana Cláudia Arantes dedica-se à humanização do atendimento nos serviços que trabalham com doentes crónicos. Formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, é médica nas especialidades de Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade Médica daquela instituição paulista, cidade onde dirige A Casa Humana.
Pós-graduada em Psicologia - Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, e com uma especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford, Ana Cláudia Arantes fundou a Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Há duas décadas no Brasil e recém-criada em Portugal, a associação sem fins lucrativos pretende promover a saúde e a qualidade de vida quer dos portadores de doenças graves e incuráveis, quer dos seus familiares e/ou cuidadores. Docente da The School of Life e da Casa do Saber, desenvolve ainda cursos intensivos de conversas acerca do envelhecimento e sobre como lidar com a morte.
Lançadas em 2014, as Conferências do Politécnico têm vindo a promover a partilha de testemunhos e de conhecimento em áreas transversais como a economia, a política, o direito, a medicina, a religião, o ambiente, o ensino superior, o desenvolvimento regional, o empreendedorismo, a ética ou a economia social.
#ipcb #politecnicocastelobranco #conferencias #politecnico

Пікірлер: 20
@edsonmartins7738
@edsonmartins7738 4 ай бұрын
Dra. Ana Cláudia é MARAVILHOSA! Que orgulho!!!
@linacesilva2002
@linacesilva2002 11 ай бұрын
Não cabe em mim a admiração e respeito que tenho por essa mulher! Digna! Digna! Digna! A senhora é de longe uma das melhores profissionais desse país! Seu legado é eterno! Parabéns!
@fernandamarques4117
@fernandamarques4117 2 ай бұрын
Dra. Abençoada. Só queria ter a honra de conhecer a Dra. Ana pessoalmente.
@mariaalicepetersfofinha5572
@mariaalicepetersfofinha5572 2 ай бұрын
Parabéns Dra um trabalho insistente e simplesmente maravilhoso ❤
@josenildessantana5807
@josenildessantana5807 11 ай бұрын
Não tenho palavras para expressar o respeito para com essa pessoa com o coração do tamanho do universo,se o mundo tivesse pessoas com tanto amor para com o próximo,o mundo seria melhor.....palavras expiradoras que eleva a alma de qualquer ser humano,para Dra.Ana Cláudia tiro meu chapéu ❤❤❤❤
@jolindacabral8375
@jolindacabral8375 11 ай бұрын
Gente precisamos divulgar isto eh fantástico! 🎉❤
@BernardeteNogueira-hy2lt
@BernardeteNogueira-hy2lt Ай бұрын
Obrigada grande lição !
@lucilenemeier8189
@lucilenemeier8189 2 күн бұрын
A única coisa que me desagrada no envelhecer, é ter que esperar até os 67 anos para me aposentar, tendo que funcionar como se tivesse 30 anos. É como se não tivéssemos o direito de ser idosos, idosos com dignidade. Acho a Alemanha muito cruel nesse sentido. Eu sempre quis envelhecer e espero que com os conselhos da doutora eu tenha uma velhice feliz como sempre sonhei..... Já não vou morrer jovem porque tenho 61 anos, mas quero viver muito mais que isso porque acho que mesmo com dificuldades a vida é maravilhosa e vale a pena ser vivida.❤
@adrianaoliveira6963
@adrianaoliveira6963 11 ай бұрын
Antes da Ana começar a senti que ela contar essa estória, quando li o livro foi uma das que mais me emocionaram! Gratidão por essa profissional que nos engrandece com seus conhecimentos!
@valoliveira6362
@valoliveira6362 10 ай бұрын
A palavra respeito define essa Doutora! Pessoa humana que só nós acrescenta.👏👏👏
@armandalima9110
@armandalima9110 7 ай бұрын
Obgda dra Ana Cláudia pela sua grande sabedoria Bem Haja 💖🇵🇹
@estercolaquises6023
@estercolaquises6023 9 ай бұрын
Sem palavras pra agradecer esse maravilhoso ser que é a dra Ana...te amo ...❤
@everanymadja4116
@everanymadja4116 10 ай бұрын
Inspiração...❤
@adrianapassos5739
@adrianapassos5739 10 ай бұрын
Fantástico aprendizado ❤
@veracarneirobragadeoliveir2738
@veracarneirobragadeoliveir2738 9 ай бұрын
Maravilhosa! Amo suas palestras!
@reginamantovani4617
@reginamantovani4617 10 ай бұрын
Que Nossa Senhora rogue por todos nós.
@soniamelo3506
@soniamelo3506 9 ай бұрын
Não compreendo o porque da morte. É muito doloroso. A velhice sempre é acompanhada da doença sem falar como ela é feia e pra todos.
@proserpina1651
@proserpina1651 11 ай бұрын
Viver a experiência da despedida de um ente querido é uma das dores mais profundas da existência humana. Como me disse uma amiga, quando meu oau foi hospitalizado em estado terminal " você está recebendo a benção de viver isso com ele". Foram as palavras dela que me fizeram passar pelos 22 dias de sua internação. Jamais poderia imaginar que daria conta. O amor por ele é por Deus me fortaleceu. Consegui dizer a ele o tamanho do meu amor, da minha gratidão e também da dor. Quando as coisas foram piorando, Consegui dizer para ele ir descansar. E quando ele se foi, eu estava ao lado dele para me despedir. Ter estado presente e ter dito tudo a ele me acalmou a alma. Sinto imensas saudades dele e isso nunca vai passar.
@janetemelges9020
@janetemelges9020 9 ай бұрын
Passei recente por isso. Eu cuidei da minha mãe até o fim. Eu consegui dizer pra ela ir. Eu pedi pra Deus que eu não queria vê-la sofrer, e se ele quisesse buscar ela pra ficar com ele, eu iria ficar bem. Eu choro muito, mas isso me acalma pq eu tenho paz e ela foi num momento muito especial, serena e deixou a paz que teve com todos.
Cuidados Paliativos, com Ana Claudia Quintana Arantes | PBECast #49
1:46:05
Prática Baseada em Evidências
Рет қаралды 7 М.
Stay on your way 🛤️✨
00:34
A4
Рет қаралды 27 МЛН
Doing This Instead Of Studying.. 😳
00:12
Jojo Sim
Рет қаралды 24 МЛН
Задержи дыхание дольше всех!
00:42
Аришнев
Рет қаралды 3,8 МЛН
小蚂蚁被感动了!火影忍者 #佐助 #家庭
00:54
火影忍者一家
Рет қаралды 42 МЛН
A importância dos Cuidados Paliativos no Tratamento Oncológico
1:58:57
ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Рет қаралды 33 М.
A morte é um dia que vale a pena viver
50:38
Ana Claudia Quintana Arantes
Рет қаралды 382 М.
Memória
1:16:39
Metrus Instituto de Seguridade Social
Рет қаралды 1 МЛН
Espiritualidade nas Situações Limites: a Visão Médica
48:42
Ana Claudia Quintana Arantes
Рет қаралды 91 М.
Humanização, Cuidados Paliativos e Dor Oncológica
1:49:50
Movimento Todos Juntos Contra o Câncer
Рет қаралды 45 М.
Cuidados paliativos: ciência e proteção ao fim da vida | Claudia Burlá
48:01
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 74 М.
Consciência Transformadora - Palestra Dra. Ana Claudia Quintana Arantes
1:10:52
Oncologia com amor - Oncoitu e OncoIndaiá
Рет қаралды 79 М.
Cuidando de quem cuida
1:37:21
Metrus Instituto de Seguridade Social
Рет қаралды 841 М.
Stay on your way 🛤️✨
00:34
A4
Рет қаралды 27 МЛН