CONHEÇA ICOARACI PRINCIPAL ACESSO PRA ILHA DE MARAJÓ |

  Рет қаралды 182,054

Nois Pelo Mundo [Oficial]

Nois Pelo Mundo [Oficial]

Күн бұрын

CONHEÇA ICOARACI, PRINCIPAL ACESSO PRA ILHA DE MARAJÓ E ONDE TEM AS CERÂMICAS MARAJOARAS E TAPAJÔNICAS NA FEIRA DE PARACURI.
Você já ouviu falar nas CERÂMICAS MARAJOARAS E TAPAJÔNICAS da FEIRA DO PARACURI? Pois bem. É em ICOARACI, a 20km da capital BELÉM, que esse ARTESANATO é o protagonista das visitas de centenas de turistas que lá chegam. Na FEIRA DE PARACURI se concentra a comercialização das peças em plena margem da BAÍA do GUAJARÁ. Não deixe de visita-la pertinho do entardecer, onde o pôr do sol também ostenta um lugar no imaginário dos turistas.
A cidade está localizada na Grande BELÉM e é um dos distritos paraenses que mais se desenvolveu nos últimos anos industrialmente no ramo da pesca, da madeira, da mercearia e do palmito, do turismo, sendo considerada um centro comercial da região.
Em visita a capital paraense, não titubeie em deixar para comprar as réplicas das peças marajoaras e tapajônicas na denominada VILA SORRISO DO PARÁ. ICOARACI se destaca como importante polo de artesanato em cerâmica, instalado precisamente no bairro do PARACURI, onde se produzem réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas, a partir de peças catalogadas pelo Museu Emílio Goeldi.
O bairro do PARACURI também abriga o Liceu Escola de Artes e Ofícios do Paracuri "Mestre Raimundo Cardoso", criado para transmitir e preservar as técnicas de produção dos artefatos cerâmicos.
O bairro é o centro turístico mais visitado da cidade por lá apresentar uma boa infraestrutura de bares e ser um local bucolismo em plena zona metropolitana. Uma das margens da BAÍA é cortada por um igarapé, onde se extrai a argila com a qual são feitos os artefatos, movimentado a economia local.
Na denominada FEIRA DE PARACURI os objetos são expostos em bancadas e negociados diretamente com comerciantes que dão um bom desconto. Os traços variam de artista para artista e o turista observará que a depender das peças os preços acompanham o detalhe da obra, passando de artesanato popular para verdadeiras obras de arte.
Um outro polo econômico do distrito que também vende os tradicionais souvenires amazônicos é a feira da Oito de Maio, situada no bairro da Campina, uma feira a céu aberto das mais movimentadas de Belém, sendo a mais frequentada de Icoaraci.
O município também é o centro cultural da região amazônica, já que preserva diversos grupos folclóricos de danças típicas (Asa-Branca, Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia, Grupo de Expressões Culturais Art Marajoara), de músicos (Mestre Verequete, Nazaré Pereira) e do poeta Antônio Tavernard, que lá viveram, entre outros expoentes da arte amazônica que ainda lá vivem, como Mestre Cardoso (ceramista) e professora Etelvina (dança folclórica), ambos pioneiros na arte em que atuam.
Paladar - No mesmo trecho da FEIRA DE PARACURI o visitante se delicia com uma ORLA arborizada, ventilada, mas ao mesmo tempo calorenta.
Mesmo assim, vale a pena solicitar ao garçom o cardápio de um dos bares à beira-rio e se servir dos tradicionais pratos típicos da culinária paraense (Tacacá, Maniçoba, Pato-no-Tucupi), com destaque para a Caldeirada com frutos dos rios amazônicos, seja nos restaurantes da ORLA, seja nos quiosques que circundam a PRAIA DO CRUZEIRO.
Os sabores das ervas amazônicas são apreciadas em quase todos os pratos do PARÁ, a exemplo do jambu, servido no Tacacá e até mesmo no gosto apurado do caldo de Tucupi. Diferentes dos sabores baianos ou capixabas, os peixes são servidos com leves sabores de ervas, que dão um toque especial a culinária amazônica.
Visual - Quando o paladar está saciado com os sabores amazônicos, a sugestão é esperar o porquê de a região ter sido nomeada com a palavra tupi Ico-araci (sol do rio, onde o sol repousa).
Muitos turistas visitam a cidade ao fim da tarde para se instalarem no melhor local da orla e aguardar o tradicional pôr do sol. Ao entardecer, a paisagem ganha um filtro natural amarronzada, tornando único o espetáculo local, acompanhado do barulho da forte brisa e do balançar das folhas de açaizeiros nos quintais das residências.
Observe os barcos saindo das margens da BAÍA em direção à ILHA DE MARAJÓ e deixe o tempo passar. ICOARACI permite que o turista tenha a sensação que o tempo passa bem lentamente.

Пікірлер: 357
Don't look down on anyone#devil  #lilith  #funny  #shorts
00:12
Devil Lilith
Рет қаралды 6 МЛН
Как мы играем в игры 😂
00:20
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 3,3 МЛН
COMO É A VIDA numa quase CIDADE FANTASMA do interior do BRASIL
20:01
ANTES DE PARTIR VIAGENS
Рет қаралды 162 М.
CHEGAMOS NA ILHA DE MARAJÓ DE KOMBI #918 @Nois Pelo Mundo [Oficial]
19:09
Nois Pelo Mundo [Oficial]
Рет қаралды 41 М.
Visitei uma FAZENDA de BÚFALOS na ILHA DE MARAJÓ | PARÁ | Ep.7
21:11
Louco por Viagens
Рет қаралды 67 М.
WHAT TO DO in BELÉM do PARÁ? With values!
29:27
NO MUNDO A DOIS
Рет қаралды 63 М.
"PERAÍ" CONHEÇA SALVATERRA A PRINCESINHA DO MARAJÓ #928 Nois Pelo Mundo
15:47
Nois Pelo Mundo [Oficial]
Рет қаралды 38 М.
A FORTALEZA QUE O TURISTA NÃO VÊ - A VIDA NA MADRUGADA! #ep105
28:23
Por Onde INDO 🌏 Rony & Bruna
Рет қаралды 175 М.
Don't look down on anyone#devil  #lilith  #funny  #shorts
00:12
Devil Lilith
Рет қаралды 6 МЛН