Рет қаралды 98,030
Que tal uma viagem para conhecer um pouquinho da capital de Pernambuco, Recife? Além das muitas belezas naturais tem muitos passeios históricos e culturais.
Recife tem destaque em diversos aspectos. Com forte influência holandesa, é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do Brasil, conservando muitos resquícios de seu período colonial.
Com tanto lazer disponível, ilhas, praias, atrações turísticas, museus, casarões antigos, pátios, igrejas, restaurantes e bares, é impossível não se encantar pelo Recife!
Aos amantes de história e arquitetura, opções não faltarão para abrilhantar os passeios para fazer em Recife, como o Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Forte das Cinco Pontas, entre outros.
Culturalmente, a maior cidade do Nordeste possui talentosos artistas como Romero Britto, Francisco Brennand e Nelson Rodrigues. Os agitos musicais vêm do frevo, maracatu e outros ritmos alegres e contagiantes, fazendo jus à cidade!
Ir ao Recife e não conhecer o Recife Antigo é como ir para Paris e não ver a Torre Eiffel. Vá e aprecie o centro histórico com construções coloniais, as praças, museus, ruas e atrações turísticas mais tradicionais da cidade!
A região do Recife Antigo ou bairro do Recife e suas adjacências são contornadas pelo oceano e o Rio Capibaribe. E o legal é que dá para fazer o tour a pé!
Na cidade antiga acontecem diversas manifestações culturais que exaltam a memória do povo nordestino e das ilustres figuras pernambucanas da história.
Outra opção de passeio que não pode ficar de fora é a praça do Marco Zero! No Recife Antigo, oficialmente chamada de Praça Rio Branco, está o Marco Zero da capital Pernambucana.
Da praça, contemple a vista do oceano Atlântico, dos arrecifes que contornam a região e as obras de Francisco Brennand. Aproveite também para apreciar os prédios do período colonial que cercam a praça.
Lá também conta com um grande mercado de artesanato fixo e é um bom lugar para fazer ótimas fotos e curtir a paisagem deslumbrante e se refrescar um pouco, já que este local venta muito, reduzindo a sensação de calor!
Olinda
Recife e Olinda são cidades-irmãs. Super colorida, cheia de ladeiras históricas que nos transportam ao século XVI, com um mar azul belíssimo, a cidade de Olinda está a 9 km de Recife.
Tombada como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco, Olinda atrai a atenção dos que passam pelo Alto da Sé, onde várias atrações se concentram.
A cidade de Olinda é a mais antiga de Pernambuco e parece ter congelado no tempo.
Cheia de pontos turísticos históricos e culturais, com seus casarões antigos, igrejas, museus, oficinas de artesanato e mirantes que oferecem vistas incríveis do centro e do mar, a cidade pode ser toda visitada a pé!
As temperaturas têm média entre 27°C e 30°C, então não se esqueça de aplicar com frequência o protetor solar!
Um dos destaques de Olinda é a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, que guarda homenagens às mais importantes figuras públicas do Brasil e do mundo.
Além disso, vale a pena caminhar pelas ruas históricas de Olinda e explorar a arquitetura colonial da cidade, suas vielas estreitas e edifícios históricos.
A região do Alto da Sé é outro local imperdível em Olinda onde se concentra o Mercado de Artesanato do Alto da Sé e a Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, também conhecida como Catedral da Sé.
A igreja serve, ainda, de acesso para um mirante que oferece vista panorâmica para o mar.
Ainda no Alto da Sé, tem o Mirante da Caixa D’água, um elevador que chega a mais de 20 metros de altura e oferece uma vista privilegiada, em 360 graus, de toda a cidade.
Vale lembrar que a Praça do Alto da Sé é um dos principais points da vida noturna em Olinda, com vários restaurantes e barzinhos.
A cidade de Olinda é um marcada pela forte religiosidade desde os tempos do Brasil colônia. Hoje, as igrejas locais são alguns dos principais pontos turísticos de toda a região.
A Igreja do Carmo, por exemplo, fica na praça com o mesmo nome, pertinho do letreiro Olinda, ponto popular entre turistas para a tradicional foto na cidade.
Com seus tradicionais azulejos portugueses e entalhes em madeira, a Igreja de São Francisco foi erguida no século XVI.
Construída no século XVII, a Igreja de São Sebastião tem estilo rococó e foi erguida para celebrar o fim de uma epidemia de cólera que atingiu a região.
Na ladeira mais íngreme da cidade está a Igreja da Misericórdia, alvo de um ataque dos holandeses, de onde é possível ter uma vista privilegiada do mar.
A Igreja e Mosteiro de São Bento, por sua vez, é um dos principais pontos turísticos de Pernambuco. Este importante complexo arquitetônico foi erguido no século XVI.
A cidade tem, ainda, dezenas de outras igrejas, nos mais variados estilos, como Igreja de Santa Cruz dos Milagres, Igreja do Amparo, Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição.
Esperamos que tenham gostado do vídeo de hoje! Não esqueçam de deixar um comentário, ficaremos muito felizes em ouvir vocês!