Quinto, os cristãos tinham uma motivação psicológica poderosa para anunciar a mensagem, kerygma, que era a ordem de Jesus, Mateus 28.18-20, e essa ordem foi dada após a experiência da ressurreição de Jesus. Isso trazia segurança de que as diferenças culturais e linguísticas seriam superadas e outro fenômeno estimulado pelo cristianismo foi a proliferação de traduções bíblicas sendo algumas muito antigas.
@chicolofi8 ай бұрын
O Cristianismo é o grupo político mais bem sucedido da história, que dominou o mundo ocidental durante 15 séculos.
@lucianafigueiredo7912 Жыл бұрын
Se é aula do Saulo, eu assisto!
@terciocamargo724 Жыл бұрын
Quarto, a literatura que surgiu com a fé cristã é contínua, desde o primeiro século com os canônicos e outros como I Clemente e Didaque, até os pais apostólicos do segundo século: Inácio de Antioquia, Policarpo, Papias, Irineu, Justino, Orígenes, Clemente de Alexandria e continua até hoje a produção cristã que perdeu força hegemonica na cultura mas continua exercendo influência nos bastidores.
@terciocamargo724 Жыл бұрын
A pesquisa deve continuar, obrigado professor Saulo pela exposição, e a fração da fração da fração do que sobreviveu e chegou até nós deve ser examinada, como afirmou Edwin Yamauchi, e nossos pressupostos religiosos, teológicos, linguísticos, arqueológicos, científicos, históricos e filosoficos devem estar submetidos ao reexame constante. Obrigado.
@MrWarner1111 Жыл бұрын
Errado senhores , o cristianismo e o culto a Deus, personificado em Jesus. Cristo e seus ensinamentos sobre Deus! (Cristo e o filho, tão importante quanto Deus, mas ele não veio pela gloria, veio para sacrificar-se pala nossa salvação . A interpretação de texto básica, misericordia senhores atenção ao sacrifício ok ... a importancia do sacrifício de cristo , vcs leram muito pouco sobre teologia. Não precisa acredita em mim por que eu não sou ninguém.... mas leiam a biblia e tenham suas próprias experiencias .)
@patricialima0702 Жыл бұрын
Gostei demais da aula. Grata!
@janefaulstich3999 Жыл бұрын
Muiiito interessante essa introdução!
@steniotelesbarbosa2853 Жыл бұрын
Excelente aula
@terciocamargo7248 ай бұрын
Estava lendo a obra de Wilson Paroschi, Origem e transmissão do texto do Novo Testamento, e na parte final do livro é feita uma crítica as publicações de Bart Ehrman então fiquei na dúvida se o professor Saulo usou essa fonte para trazer essa palestra.
@danieljesus-nj7wz Жыл бұрын
Muito bom os videos
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Obrigado
@tarcisiobrito6198 Жыл бұрын
Existe citações sobre Jesus de historiadores não cristãos como Tácito, Suetônio e Flávio Josefo, portando não é só os Evangelhos que falam de Jesus. Existe evidências culturais e históricas que provam a datação dos Evangélicos no século I por mais que os manuscritos mais recentes sejam do século IV, nesses pontos faltou pesquisa do professor. Ele poderia ter consultado um teólogo!
@luciusmagnusii3360 Жыл бұрын
Essas citações foram verificadas como interpolações! Um deles, inclusive, fala de um CRESTOS (não 'Cristo') - e esse seria responsável por promover revoltas em áreas romanas não judaicas.
@avelinoezer8977 Жыл бұрын
Faltou falar sobre o historiador Flávio Josefo
@dinosaulo5663 Жыл бұрын
Flávio JOSEFO não mencionou nada sobre jesus. A própria igreja católica já admitiu que o "jesus" que aparece em ANTIGUIDADES JUDAICAS é interpretação. Aliás, é só você analisar o "quinto jesus" e verá.
@luisgonzagajacob56262 ай бұрын
Interessante ler " L' uomo che inventò il Cristianesmo" . C. Augias.
@CarloQevedo Жыл бұрын
Maradona de fato existiu e os argentinos inclusive criaram uma igreja em nome dele, mas sobre ele ser divino a pegada é outra. Conforme "milagres" tenham sido atribuído ao nome de Maradona, e considerando a suscetibilidade da maioria das pessoas, aliada à carência parental (falta de colinho de papai/mamãe), ou seja, necessidade de proteção e afeto, seria compreensível que as novas gerações ficassem de joelhos diante da ideia de estarem se comunicando telepaticamente com a "divindade Maradona" em busca de benesses nesta e nalguma outra suposta existência metafísica. Independentemente de supostos deuses terem existido (sejam eles judeus ou não) render-se à superstição institucionalizada e chamá-la "deus" ainda é uma ação temerária, independentemente do número de apologetas que defendam a causa. Afinal de contas, o perfil sádico dos deuses em geral costuma ser utilizado para produzir nulidades... Entendo que o homem (salvo exceções) costuma ser melhor movido à mentiras, à narrativas metafísicas do que propriamente com "verdades científicas". Afinal, a realidade costuma ser deprimente, pois primeiro nos mostra que o homem é mentiroso até a medula e, munido de suas mentiras, herdadas ou não historicamente, costuma tentar "colonizar" as suscetíveis cabeças alheias e a lógica utilizada costuma ser: "isso não pode ser mentira, afinal, há milhões de pessoas que dizem 'amém' às minhas narrativas herdadas". Então pela repetição, pelos ritos, pelo número de adeptos, uma mentira histórica é promovida à "verdade".
@donizeteoliveira3924 Жыл бұрын
Bom.
@bgalloadv Жыл бұрын
Propriamente
@GilmarLourencoSantos-gb1io Жыл бұрын
Comento ainda antes de terminar de assistir, pausei no trampo de 10 minutos, onde ele não haver outros relatos fora os evangelhos, mas e o registro feito pelo historiador Judeu Flávio Josefo, um não "seguidor de Cristo", não é válido? Com licença, vou terminar de assistir o vídeo. Gratidão.
@josehermesralves Жыл бұрын
Like 18 Recife PE bom dia Abraco
@neidecassianopereira9311 Жыл бұрын
Pode ter existido Jesus porém sem aquela coisa de poder, milagres. Era um homem comum que a sociedade na época o endeuzou. Tantos séculos passaram e ainda continua um mistério a história de Jesus.
@diegoschulze3185 Жыл бұрын
Como você sabe disso? Sua mente falha ou sua incredulidade não te deicham enxergar a verdade sobre o Cristo. Opinião não nos esclarece a verdade
@neidecassianopereira9311 Жыл бұрын
@@diegoschulze3185 E como você sabe também sabichão?? Sabe de nada assim como eu. Sr. da verdade.
@diegoschulze3185 Жыл бұрын
Eu sei por que Deus revelou na bíblia que é a palavra dele ,Deus não pode mentir e Ele é Deus .é uma questão de fé, então eu agarro na fé no Deus verdadeiro e não em um achismo ou em opiniões de pessoas que muitas vezes não fazem ideia do que estão falando
@diegoschulze3185 Жыл бұрын
O conhecimento revelacional de Deus ,ou seja aquilo que ele decidiu revelar sobre si mesmo É uma fonte segura de conhecimento ,não há contradições na bíblia, e tudo o que foi profetizado em parte já se cumpriu no tempo e em parte está se cumprindo no presente e em parte se cumprirá no futuro, darwinismo, evolucionismo são doutrinas criadas pelo homem que são autorrefutaveis e não se sustentam em uma análise seria .Mas é o que domina o mundo, o mundo que jaz no maligno
@dinosaulo5663 Жыл бұрын
Se tiver existido o "jesus histórico", realmente ele não tem nada a ver com o "jesus" do NT.
@terciocamargo724 Жыл бұрын
Sexto, no começo do vídeo foi mencionado a questão interessante do culto cristão. Se as epistolas de Paulo são da metade do primeiro século, 1Tessalonicenses, Gálatas, 1 Coríntios, então temos ali algo extremamente antigo da descrição da igreja cristã após o Pentecostes, 34 d.C, e a figura rabinica de Jesus é iluminada pela divindade com a expressão Kyrios, usada para traduzir na Septuaginta o nome de Deus, YHWH-Jave. Talvez seja essa a ênfase de Larry Hurtado no livro, Senhor Jesus Cristo. Mesmo que os evangelhos sejam escritos depois que muitas epístolas, e não se tem certeza absoluta disso, certa cronologia é respeitada, afinal, será que os judeus eram historiadores tão medíocres assim, veja Flávio Josefo.
@MrWarner1111 Жыл бұрын
messa a mediocridade dos judeus pelo seus cargos e seus trabalhos durante sua vida.
@terciocamargo724 Жыл бұрын
Os judeus eram uma minoria, depende o lugar mas em comparação com a maioria, influente e que teve do Império Romano o reconhecimento de religio licita, religião reconhecida.
@fsilveira81 Жыл бұрын
Esqueceu de Tácito, Suetônio e Flávio Josefo que fazem referência a existência do Jesus histórico. Hoje é quase consenso entre os historiadores de que existiu um homem chamado Jesus que viveu na Judeia e que gerou um movimento. Isso sem entrar no mérito da sua divindade ou fé.
@terciocamargo724 Жыл бұрын
Achei o começo da apresentação de acordo com o que tenho lido, são linhas gerais, mas depois até metade do vídeo em se tratando das origens do movimento e seita que se separa do judaísmo as coisas complicam. Primeiro que os documentos considerados canônicos e não canônicos existem em codices e papiros, sendo os papiros mais antigos que os codices. Foi publicado em português o livro, Manuscritos do Novo Testamento, de Philip Wesley Comfort que comenta a origem e data dos papiros baseado na paleografia e história sendo defendido por esse autor uma data mais antiga do que a editio princeps lhes dava. A lacuna entre o primeiro século d.C e os codices do século IV d.C foi preenchida. Em segundo lugar que achei digno de menção é a tendência de achar, seria esse um pressuposto filosófico ou histórico, que um documento que afirmasse algo religioso ou teológico deveria ser filtrado pela crítica racional, ou seja, Deus ou deuses em qualquer documento é suspeito.
@PauloHenrique-wi2es Жыл бұрын
10:34 Porque você descarta as fontes Judaicas e Greco-romanas Saulo? Não consigo entende-lo? Mesmo que haja as discussões sobre interpolações mas é inegável as fontes fora ds Bíblia que você deveria honestamente ter falado. Flávio Josefo *antiguidades judaicas. Suetônio, Celso, Plínio, o jovem etc e etc...
@fsilveira81 Жыл бұрын
Você tem razão. Para um lugar chamado Casa do Saber, me espanta haver uma inverdade ou esquecimento tão importante desse
@deboramurielbarbosa7769 Жыл бұрын
Jesus sempre existiu.
@dinosaulo5663 Жыл бұрын
Sempre?😅😅😅
@eliashenriqueferreira6201 Жыл бұрын
Porque tantos temem a verdade?
@eliashenriqueferreira6201 Жыл бұрын
A verdade é que tudo começa pela busca interior. Para mim não me interessa mais se existiu ou não porque a verdadeira busca não está nem nunca esteve na Judéia a 2024 anos atrás. O que realmente importa é que somos todos uma manifestação bivalente de um mesmo Ser.
@_victorugo Жыл бұрын
Que verdade?
@helgafever768 Жыл бұрын
@@eliashenriqueferreira6201Pq a verdade se transforma ao longo do tempo histórico. Para os gregos, egípcios, chineses (antigos), vikings, celtas, anglo-saxoes, incas, maias, astecas, tupi-guaranis, a verdade era outra. Qual será a próxima mitologia que a humanidade irá inventar no futuro?
@ghsm3206 Жыл бұрын
Não se pode temer a verdade se ela é incerta
@dinosaulo5663 Жыл бұрын
A "verdade" é que jesus é uma criação mitológica literária romana 😅😅😅
@josehermesralves Жыл бұрын
Like Recife Pe boa tarde abraço. Jesus e um personagem, nunca existiu.
@PauloHenrique-wi2es Жыл бұрын
Quer dizer que o cara chega a ser Doutor em História do Cristianismo em vão? Tem diversas fontes judaicas e Greco-romanas. Vai estudar mela Zorba!
@dinosaulo5663 Жыл бұрын
Eu também acho que jesus não existiu, digo isso porque temos muito mais elementos que corroboram para a inexistência, aliás, jesus só existe dentro do NT. Mas ainda acho melhor o benefício da dúvida 😅😅😅 Fique em paz.
@aureliodasilva4160 Жыл бұрын
Os deuses são uma criação humana para manipular e explorar as massas.
@dinosaulo5663 Жыл бұрын
Exatamente isso. E deuses e religiões foram criadas na época da revolução agrícola, e a partir daí o homem aprendeu a subjugar o próprio homem 😅😅😅
@olimpio-Omo-Ayrà Жыл бұрын
Achei tendenciosa a explicação, porque embora pareça uma explicação histórica, não faz nenhuma menção de cunho exegesética, da finalidade política por trás dos textos reunidos na Bíblia judaico-cristã, nem das prováveis adulterações desses textos. Também fez algumas generalizações que não cabem. Enfim, TENDENCIOSO
@MegaLusantiago Жыл бұрын
Religião que cresceu por conquistar poder e dinheiro
@PauloHenrique-wi2es Жыл бұрын
Ouve, ouve e não aprende POHA nenhuma, só quer lacrar 😪
@valdecyoliveira100 Жыл бұрын
Me diga moça sábia, o quê se mantem no mundo sem poder e dinheiro?
@_victorugo Жыл бұрын
@@valdecyoliveira100 no mundo dos últimos 2024 anos, pouca coisa, mas existe um tempo anterior a isso e um tempo que virá...
@_victorugo Жыл бұрын
@@PauloHenrique-wi2es e você é um lacrador anti-lacração kkkkk
@GilmarLourencoSantos-gb1io Жыл бұрын
Seu comentário não é de se desprezar no todo, pois procede em partes, ou seja, a partir de Constantino se mostra à usurpação para ser mais poder/lucros. Hoje ainda muitas "igrejas" que nada tem a ver com Cristo, respauda seu comentário, pois ainda se tem como intuito o poder e o enriquecimento dos líderes. Porém, agora digo que o Cristianismo cresceria de qualquer maneira, pois há uma ordenança feita por Jesus, O Cristo... "E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas." Marcos 16.15 NVI Essa ordenança foi cumprida por amor e fidelidade, sem interesse por poder ou riqueza, até pelo contrário, era um risco até para a própria existência, sabemos que muitos foram perseguidos e até mortos. (antes de Constantino) A realidade é louca, por ganância ao poder e lucro, ateus manipuladores de massa, mataram seus compatriotas, religiosos, estrangeiros, enfim, todos que se opunham ao seu interesse pelo poder e enriquecimento, um registro histórico é o stalinismo, o horror da antiga União soviética. Quando a ganância impera, o homem ateu ou "religioso" se corrompe. Movido pela vaidade e ganância a igreja fez coisas ruins e ainda faz em certa medida. Concluo afirmando que o Cristianismo Puro (raridade hoje) cresceria por causa da sua Verdade, não nessa proporçao que é, pois muitos são puro prosélitos movidos também por motivos alheio ao Cristianismo Puro. Um abraço cordial.
@LBUKRK Жыл бұрын
Religião é o supositório da alma do pobre (alma e bolso).
@GilmarLourencoSantos-gb1io Жыл бұрын
Deixe de usar clichê. Seja original, ou como disse a pensadora Judia Hannah Arendet "pense sem corrimão". Há ricos, super ricos que têm suas Religiões, há Judeus milionários que vão à sua Sinagoga, há empresários de sucesso que são Católicos Romanista ou Evangélicos/Protestante. Poderia dizer do Budismo, porém uns praticantes o tem como Religião, outros praticantes não, mas há praticantes abastados. Ficou claro que não é só pobre que têm sua Religião? Deixe de preconceito contra pobres e religiosos. Isso quase beira dizer que ladrão são só os pobre, e sabemos que o Congresso prova o contrário, fora empresários que burlam a Lei. Um abraço cordial.
@ghsm3206 Жыл бұрын
Religião é a explicação do invisível
@filosofiaantropologia-brun7808 Жыл бұрын
Discordo radicalmente da interpretação que foi feita. A vida e as "ideias" (ensinamentos) de Jesus tiveram pouca relevância na formação do cristianismo e em sua história. O que é fundamental é sua morte e sua posterior interpretação como sacrifício expiatório, conforme enfatizado pelas epístolas paulinas. Inclusive sua "divinização" é um processo gradual que nada tem a ver com sua vida, mas com a teologia que estabelece o Cristo da fé. A mensagem própria do Jesus histórico era escatológica e minimalista, além de estritamente judaica. E mesmo essa mensagem foi reinterpretada como "segunda vinda", com a esperança de que voltaria. O fundamental como determinação do surgimento e desenvolvimento do cristianismo, como foi dito, foi a crucificação e o que veio depois. Vale ressaltar: os discípulos foram bem menos importantes neste processo do que Paulo, ou seja, nem a convivência com Jesus foi decisiva. Seria outro caso se, na disputa entre Pedro e Paulo, a vertente judaica tivesse predominado, mas a tendência de ruptura com o judaísmo venceu.
@ayrtonlosqui8507 Жыл бұрын
As " ideias " ( ensinamentos) de Jesus de Nazaré , pouca relevância ?????? De onde vc se baseia para tal discordância ????? O impactante , sem a menor sombra de dúvidas , os ensinamentos ; óbvio!!!!
@filosofiaantropologia-brun7808 Жыл бұрын
@@ayrtonlosqui8507, o que você entende de teologia? Quais dos dogmas fundamentais do cristianismo foram ensinados por Jesus? Nenhum, né? Toda a teologia paulina, contida nas epístolas do novo testamento, mas que também influenciaram a redação dos evangelhos e de atos dos apóstolos, se baseia unicamente em 2 itens: crucificação e ressurreição. Absolutamente nada das palavras e do comportamento de Jesus tiveram influência nisso. A única mensagem de Jesus que teve influência no cristianismo primitivo foi a da vinda do reino de Deus e, mesmo assim, foi reinterpretada como "segunda vinda" após sua morte, ideia que não tinha nenhuma conexão com a perspectiva do próprio Jesus.
@mardenheraclio1744 Жыл бұрын
O cristianos, evangélico, quer voltar essa estuda de igreja Estado.
@juliocesarpimentaguedes5679 Жыл бұрын
Parem de falar "aí" e "ali", que chatice!
@MrWarner1111 Жыл бұрын
Errado senhores , o cristianismo e o culto a Deus, personificado em Jesus. Cristo e seus ensinamentos sobre Deus! (Cristo e o filho, tão importante quanto Deus, mas ele não veio pela gloria, veio para sacrificar-se pala nossa salvação . A interpretação de texto básica, misericordia senhores atenção ao sacrifício ok ... a importancia do sacrifício de cristo , vcs leram muito pouco sobre teologia. Não precisa acredita em mim por que eu não sou ninguém.... mas leiam a biblia e tenham suas próprias experiencias .)
@_victorugo Жыл бұрын
Ah tá, simplesmente ler a bíblia e só é pedir pra ser tapado né
@rodrigorodrigo8835 Жыл бұрын
Cristianismo veio do judaísmo, judeus que estavam casado da promessa messiânica, a mais de 3 mil anos ates de Cristo ate o ano zero do caledario Cristianismo, cassaro de espera o messias então veio jesus
@ranvs369 Жыл бұрын
Oi? Não existem relatos históricos? E Suetônio, Plinio, o jovem, Josefo e Tácito??