Este canal é um presente para quem, como eu, não aceita a obrigatoriedade de estudar kardecismo para praticar Umbanda. Obrigada. Axé!
3 жыл бұрын
Eu que agradeço! Axé.
@geruzaqueirozcoutinho96912 жыл бұрын
O senhor tem o mérito de ensinar essa outra historia que nada que ver com a historia oficial (a internet neste sentido favorece). E é muito desafiante para todos a revisao (ou novo aprendizagem) de tanta história. Paciência, né?
2 жыл бұрын
Muito obrigado pela mensagem.
@marcioturatti38042 жыл бұрын
Apesar de não acreditar em oráculo gostaria de tirar um jogo com este homem tão íntegro 👏👏👏
2 жыл бұрын
11 996523367
@eduardoleao34193 жыл бұрын
Gente, como admiro este homem. Eu o ouviria à noite toda! Sem pausa! Que arraso ♥️
3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@joanaartscoresartesanatos42154 жыл бұрын
Mais uma seguidora fiel aqui. Como é bom conhecer nossa ancestralidade historicamente falando sem folclore e sem misticismo. Gratidão pelos ensinamentos e sua benção 🙌
4 жыл бұрын
Seja bem-vinda. Ogun nos abençoe, sempre.
@lucimeireleite34902 жыл бұрын
Nossa eu já vi e revi esta postagem várias vezes, quanto ensinamentos, esclarecedores.🙏🏾🙏🏾
2 жыл бұрын
Muito obrigado!
@donizeteborba92234 жыл бұрын
Motumbá Pai Mário! Excelente aula, profundamente esclarecedora. Um Pai de Santo meteu a mão no meu bolso me levando 3 mil reais em Ebós para Exu e Xangô dizendo que eles estavam cobrando. É vivendo e aprendendo!
4 жыл бұрын
Puxa, sinto muito.
@gabrielavenceslau21776 ай бұрын
Quem foi?
@monicabiovieira7766 Жыл бұрын
Não sou nem pretendo ser umbandista ou seguir qualquer doutrina, mas amo esses ensinamentos. Parte da cultura brasileira que ninguém conta.
Жыл бұрын
Muito obrigado!
@mikecamargo70753 жыл бұрын
Obrigado, eu só tenho a agradecer pelo conteúdo riquíssimo e gratúito, o senhor está sendo muito importante pra mim desconstruindo todo o romantismo histórico que eu julgava ser uma máxima, eu me apaixonei pela historia de Tata Tancredo, eu me apaixonei pela verdade ... obrigado !
3 жыл бұрын
Eu quem agradeço!
@marcosmoraes38813 жыл бұрын
Mais uma aula maravilhosa. Maravilhoso rever conceitos, aprender, reaprender. Muita gratidão. Sua benção. Meu saravá amoroso
3 жыл бұрын
Saravá!
@third50832 жыл бұрын
Sensacional a profundidade e amplitude do conhecimento que o senhor, tão virtuosamente (em sentido Iluminista), ajuda a difundir pai Mario Filho. Quem sabe um dia meus caminhos não se encontrem com os do senhor, e então o senhor seja para mim algo mais do que tão somente alguém admirável. Enfim, por hora digo apenas: muito obrigado por permitir, a tantos ignorantes como eu, o acesso à um conhecimento tão bem fundamentado, estudado e estruturado. Axé 🙏
2 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado pelas palavras. Axé!
@MatheusPerez74 жыл бұрын
Babà, eu agradeço pelos ensinamentos, cada palestra do senhor tenho novas elucidações de situações que venho questionando desde que iniciei minha vida na Umbanda!
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@chrisbrasil26313 жыл бұрын
Te conheci a uns 10 anos atras no Rio, sei que nao se lembra de mim, mas te encontrei por aqui essa semana com palestras otimas.💗
3 жыл бұрын
Bem vinda.
@ygorluizvieiradasilva67524 жыл бұрын
Mário filho não me canso de assitir e ler todo seu trabalho que é feito com dedicação e carinhosamente demonstrado em suas palavras com repeito a tudo que é sagrado e a essência de nossas raízes sou seu fã e que a luz divina permaneça iluminando seus caminhos.
4 жыл бұрын
Muito obrigado! Àṣẹ!
@TOMDF10004 жыл бұрын
O primeiro terreiro de candomblé no Rio, foi o terreiro de um africano que veio da Bahia, e era um negro Egbá, oriundo de Agbeokuta, seu João Alagbá de Obaluwaye, pelo ano de 1882, na rua barão de são felix, bairro da saúde, zona portuária do Rio de Janeiro, e foi fundado pelo tio Rodolfo Martins de Andrade (bangbose Obitiko) que deixou o terreiro p seu João Alagbá, as pessoas que vinham da Bahia com seus assentamentos de Orisa, ficavam hospedados na casa dele, e vários terreiros de candomble que foram fundados a partir dessa data, teve a participação de seu João Alagbá, que faleceu no ano de 1926, eu conheci duas pessoas que conheceram ele, uma foi a minha avó de santo mãe Chica de Osala, que foi criada, e iniciada por ele, e o seu Santana Jumbeba, ambos morreram com mais de 90 anos no ano de 2000.
4 жыл бұрын
Muito obrigado. Eu escrevi um artigo sobre esses fatos, que estou reescrevendo e publicarei em breve.
@TOMDF10004 жыл бұрын
@ Aboru Aboye Baba, eu que agradeço pela aula, e vou ficar muito feliz quando publicar esse artigo, pois pertenço a essa família espiritual de seu João Alagbá !
4 жыл бұрын
@@TOMDF1000, ogbo ato o, muito obrigado. Se tiver mais alguma informação, que puder partilhar, agradeço, que citarei, com honra, no artigo. Obrigado.
@TOMDF10004 жыл бұрын
@ 61 999996664 pode entrar em contato comigo Baba, compartilho as informações com muito prazer !
4 жыл бұрын
@@TOMDF1000, muito obrigado.
@viniciusa.pedreira290 Жыл бұрын
Excelente! Obrigado pela aula, axé!
Жыл бұрын
Eu que agradeço!
@lucianaalvesdefreitas84824 жыл бұрын
Ola....tbem cheguei aqui por intermédio do Alan Barbieri, muito conteúdo interessante por aqui....feliz em poder acessar! Axé.
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@mariaguedes13804 жыл бұрын
nossa quantas elucidações , estou maratonando todos os vídeos , venho através do canal conhecimentos da humanidade , fiquei encantada com todo o seu jeito de explicar a história , axé em seus caminhos babá , continue esse trabalho maravilhoso , gratidão 😊👏👏👏👏👏
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@alessandraamaral86144 жыл бұрын
Vim pelo canal do Adérito Simões através de um comentário de uma expectadora que sugeriu seu canal. Vim em busca de conhecimento.
4 жыл бұрын
Seja bem vinda. Se puder, curta nosso canal, inscreva-se e o divulgue, para que boas informações sejam espalhadas. Axé.
@infinito.presente4 жыл бұрын
Babá Mario teu trabalho é simplesmente sublime! Luz do conhecimento para ressignificar as tradições dos cultos de origem afro. Sugiro como tema que falasse um pouco sobre origem de Pombagira, nos meus estudos me deparei com um Nkisi chamado Pumba Njila e que ao meu ver me parece que Pombagira foi uma corruptela desse Nkisi que não é Exu, mas tem uma linha muito parecida de atuação, gostaria de saber se isso faz sentido. Gratidão por seu trabalho! E esclarecedor demais!
4 жыл бұрын
Sim, é isso mesmo. O Nkisi Pambu Njila, Senhor dos Caminhos do povo Bantu, virou mulher e Pomba Gira.
@infinito.presente4 жыл бұрын
@ quanta coisa precis ser revista e compreendida! A questão é como desconstruir décadas de falta de conhecimento e compreensão! Frequento um terreiro e adoro estar lá mas vejo que tem muita coisa distorcida lá, mas creio que essa é a realidade de grande maioria dos terreiros, barracões etc... Eu respeito tudo! mas muitas coisas já vejo com outros olhos, mas não tenho como impor nada! Como dizia Sócrates " não é possível fazer o parto de quem não está grávido" . Seguirmos buscando conhecimento para sermos menos ignorantes a cada dia! Gratidão por teu trabalho que é fantástico! Sem rodeios e com muita clareza!
@ElianeSilva-qz3br4 жыл бұрын
Acabei de me inscrever no canal....Estou amando sua sabedoria e me fartando com seus sábios ensinamentos...👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Gratidaaaao
4 жыл бұрын
Seja bem vinda.
@meiredealcantara41174 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho. Religião não é somente se inserir, precisa buscar conhecimento, ter dedicação,estudar e vivenciar. Gratidão por esses ensinamentos.
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@lfrusca2 жыл бұрын
Boa noite, Babá Mário Filho! Ainda bem que nunca ofertei quiabo e cerveja preta para Xangô, porém, eu acreditava que essa era oferenda correta, Eu sempre acendi vela branca pedindo prosperidade espiritual, equilíbrio e serenidade para lidar com o que não é correto. Todo dia, nas orações que eu faço de um jeito torto peço para que eu me torne uma pessoa melhor aos olhos de Oludamare e de Exu. Perdão por eu não saber escrever correctamente em yoruba . Valeu, Baba! Muito axé pra todos nós!
2 жыл бұрын
Axé para nós!
@RenanLRomao3 жыл бұрын
Bênção Babá! Otimo video, que responde bem aquela pergunta repetitiva minha: do pq não cultuamos Nkisi na umbanda... sempre enriquecedor! Parabéns
3 жыл бұрын
Ogun nos abençoe! Muito obrigado!
@alexandrecumino96924 жыл бұрын
É sempre ótimo lhe ouvir
4 жыл бұрын
Muito obrigado, meu Irmão.
@nandacarvalho2237 Жыл бұрын
Boa tarde Babá Mario Filho! Seus vídeos me ensinam muito. Muito obrigada por tanta generosidade! Neste vídeo o senhor fala sobre o Amalá de Xangô. Conta por alto a história antiga de se usar quiabo. Visto que Xangô odeia quiabo. O senhor fala da cerveja de milho nigeriana. O Sèkété (desculpa se escrevi errado). Minha pergunta é: na falta da sékètè original posso usar uma cerveja de milho tipo artesanal? Vou estar agradando mais o orixá do que ofertar uma cerveja preta por exemplo? Desde já obrigada!
Жыл бұрын
Isso pouco importa. O que verdadeiramente importa é o que há em seu coração.
@claudiafeitosa39934 жыл бұрын
Muito pertinente o que vc fala sobre a cultura Bantu, namoro um camaronês que a mãe é Bantu e a religião é o catolicismo, eles não sabem qual a religião tradicional do seu povo.
4 жыл бұрын
Isso é muito triste!
@joaomalacara50523 жыл бұрын
Sensacional seu canal, obrigado pelo compartilhamento de tanto conhecimento. Uma pena eu estar tão longe, aqui no sul o mais próximo a Omolokô é o Batuque pq a Umbanda aqui é muito mais um espiritismo cristão do que uma religião afro
3 жыл бұрын
Muito obrigado! Axé!
@josericardodonascimento43584 жыл бұрын
Muito bom babá seus ensinamentos parabéns nota mil para o senhor 👏👏👏
4 жыл бұрын
Muito obrigado.
@fatimarosa74222 жыл бұрын
Uma grande aula de história
2 жыл бұрын
Axé!
@fatavare4 жыл бұрын
Parabéns pelo canal... maravilhoso ... elucidador
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@thiagocesardossantos2303 жыл бұрын
Carvaaalhhhoooouuuu - pra não falar um palavrão kkkkkkk Que auuulaaaaa Estou há cinco anos no caminho da espiritualidade Afro e nunca encontrei uma Limpeza, não Ebó kkkkk, assim Parabéns é pouco Babá Nossos Deuses e Nossos Ancestrais continuem te iluminando para que O Sr nos ilumine também Asé ô Babá 🙏🙏🙏
3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@kaiberss4 жыл бұрын
Mais uma vez estou perplexo e feliz por ter o conhecimento sobre aquilo que é como é! Gostaria de saber o que vc pensa sobre assentamento sem corte. Assentar okuta sem corte, como faz se em algumas umbandas. A dupe
4 жыл бұрын
Cada Casa tem seu costume.
@tiagocarvalho2612 жыл бұрын
ensinamento top. obrigado
2 жыл бұрын
Eu que agradeço!
@luizianinasser14033 жыл бұрын
Nossa! Quanto conhecimento! Estou amando seus vídeos! Tem um clone seu aqui pelo Rio de Janeiro? Rs... Brincadeiras a parte, se tiver algum lugar pra indicar onde eu consiga adquirir esses conhecimentos eu agradeço muito!!!
3 жыл бұрын
Muito obrigado. Infelizmente não tenho uma indicação.
@vanessacurvello4194 жыл бұрын
Que bom que achei esse canal para me informar! Cansei de ouvir/ver falar que umbanda nasceu em 1908 e era isso... de ver aqui no KZbin pai de santo firmando vela com reza católica pai nosso e dizendo que os todas as pessoas têm que ser batizadas no catolicismo. Abraço desde Canoas (pertinho de Porto Alegre, frequentadora da casa do pai Norberto Peixoto).
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@lunnes14 жыл бұрын
Bom dia, Sr Mário, tudo bem? Por acaso, o senhor teria uma literatura/bibliografia sobre os povos africanos que foram enviados para Minas Gerais e qual culto/nação se desenvolveu ali. Obrigada!
4 жыл бұрын
Em nossa página há várias indicações bibliográficas: templopanteranegra.com.br
@lunnes14 жыл бұрын
@ obrigada!
@renatinlokooo4 жыл бұрын
So vim agora e foi tudo pelo oque eu vi no canal do Alan Barbieri e sou de Caldas Novas go
4 жыл бұрын
Seja bem-vindo!
@renatinlokooo4 жыл бұрын
O baba muito obrigado i quero aprender e estudar .
4 жыл бұрын
@@renatinlokooo, Axéééé!!
@neilzabarreto13904 жыл бұрын
@ Sou do Rio e gostaria de ir numa gira de vcs.Sou nova na religiao.Vim pelo canal de Alan e estou encantada com tanta profundidade.
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@alissonsilva69054 жыл бұрын
Moro longe bem longe não tenho carro, mas de uma coisa eu sei. Assim que essa pandemia der trégua vou visitar tua casa. Como assim eles não leem seus textos ...kkk sempre briguei com meus dirigentes e sempre sai de casas pois não ensinava nada só as mesmas maluquices, cara axé vc representou.
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@lucasdasilva30333 жыл бұрын
Olá. Estou assistindo há muitos vídeos do canal, que ultimamente tem sido uma valiosa fonte para ampliar, aprofundar, investigar, questionar e satisfazer assim uma necessidade de mais conhecimento dos fundamentos históricos e culturais das religiões afro. Então, primeiramente, obrigado por transmitir toda essa produção de textos e palestras. Queria mencionar uma questão que nesse momento me está em aberto. Há um """mito"""(por me faltar termo mais adequado) de Ogun, em que ele "reconquista" Oxum Opará" preparando um amalá para Xangô, pois quando Xangô comia amalá se esquecia da vida. Desse modo, Ogun teria conseguido levar Oxum novamente em sua companhia. Esse mito está registrado na obra de Reginaldo Prandi, Mitologia dos Orixás. Preciso conferir qual a fonte dele para esse mito. E suspeito que deve haver relação com esse mito para no Brasil haver o preparo do Amalá para Xangô. No mais, continuarei assistindo a palestra, pois pausei para fazer comentário. Muito axé a ti, Babá, e a todos.
3 жыл бұрын
Que bom que pude ajudar.
@luizeduardocaiado73384 жыл бұрын
Olá Sr. Mario estou encantado com o base em antropologia e história que você está embasado. Melhor porque a ciência está a serviço da "religião". Sempre tive fome dessa abordagem. Tenho 58 anos e em tempos de doença prefiro não estar fora de casa, até porque não sou só eu. Peço que no primeiro momento você me indique como acessar os textos que você cita. No segundo como posso ir até suas aulas. Grato
4 жыл бұрын
Muito obrigado. Meus blogs pensamentovoa.wordpress.com cefeco.wordpress.com temploespiritualcaboclopanteranegra.blogspot.com
4 жыл бұрын
Não são aulas, são as palestras que dou em meu Templo, que foram gravadas.
@leandrocordeiro20012 жыл бұрын
Caríssimo Babá, tua metodologia é excelente. Eu adorei encontrar-te pela internet. Assistindo toda essa aula me deparei com a informação tão triste acerca do fim da concepção bantu sobre os nkisis, é uma enorme ferida que o racismo e a colonização deixou nessa etnia. Mas eu queria saber uma coisa: é possível nos dias atuais praticar alguma religião brasileira de matriz afro deixando de lado toda a influência cristã que há nela? Tirar todos os símbolos, credos e etc. Pergunto isso porque se tem uma coisa que me incomoda quando eu vou à um terreiro é ver essa ideia de uma suposta submissão dos Orixás ou dos espiritos a esse Deus cristão. Essa submissão fica muito clara quando ouço de alguém "que Deus e os orixás te abençoe!".
2 жыл бұрын
Sim, é totalmente possível, como é feito em nosso Templo.
@leandrocordeiro20012 жыл бұрын
@ gratidão, babá! Há em Pernambuco alguém que siga essa mesma linha?
@AscartasdeEli4 жыл бұрын
Vim pelo canal do Alan Barbieri... Como demorei tanto para encontrar essa fonte de cultura e história rs... Parabéns pelo trabalho
@jotagarcia86824 жыл бұрын
Dois kkk
@crys55744 жыл бұрын
Três ... rs
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@iracildalins26224 жыл бұрын
Quatro...rsrs
@neilzabarreto13904 жыл бұрын
Cinco
@donizeteborba92234 жыл бұрын
Caramba! A questão das oferendas é muito parecida com a prática budista que se oferece a comida que todos comem.
4 жыл бұрын
Obrigado
@HERALGO4 жыл бұрын
Bah! Aqui, RS, também, os escravos libertos se estabeleceram na cidade Baixa de Porto Alegre, que hoje é um bairro boêmio, assim como a Lapa. Na cidade Baixa tinha diversos terreiros, com o tempo e crescimento da capital muitos negros foram sendo empurrados para periferia
4 жыл бұрын
Obrigado.
@joaomalacara50523 жыл бұрын
Heralgo100 não apenas libertos, tivemos alguns africanos vindos direto da África pra cá que fundaram várias casas na região da campanha e depois migraram pra região metropolitana, inclusive uma destas de linhagem nobre fundou a primeira casa em Rio Grande e outro tbm de linhagem nobre assentou o Bará do mercado público de Porto Alegre
@lumendes79363 жыл бұрын
Depois de 7 anos fazendo farofa com cachaça,dendê e mel e aprendido que se dá kilos de quiabo para xangô, venho descobrir agora a verdade, sinto vergonha por ter seguido por tanto tempo pessoas sem informação. Quero muito conhecer sua casa Pai Mário, assim que acabar está Pandemia. Sou de Sp mais irei com muito prazer.
3 жыл бұрын
Lucy, não fez errado! Você fez como aprendeu! Nosso Templo também fica em São Paulo, na Avenida Zumkeller, 973, Alto do Mandaqui.
@lumendes79363 жыл бұрын
@ Que ótima noticia, farei uma visita com certeza. Obrigado por responder .
3 жыл бұрын
@@lumendes7936, estamos há mais de um ano fechados, em razão da pandemia.
@lumendes79363 жыл бұрын
@Sim já imaginava isso, Fico aguardando. Obrigado
@marciomioralli62734 жыл бұрын
Olá, você e excepcional ! Vi sua entrevista no canal do Allan Barbieri, e como eu faço para ingressar nesses grupos de estudos, tem uma escola ? Agradeço
4 жыл бұрын
Muito obrigado. As palestras foram gravadas no Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra, que acontecem antes das Giras.
@marciomioralli62734 жыл бұрын
@ eu posso participar da gira ?.aonde eu encontro.mais informações? Obrigado Mestre 🙏
4 жыл бұрын
@@marciomioralli6273 , qualquer pessoa pode participar, pois as palestras são abertas ao público.
@lfrusca2 жыл бұрын
Valeu!
2 жыл бұрын
👍🏾👍🏾
@sergiosampaio11093 жыл бұрын
uma dica: aprendemos com você! mas precisamos ouvir melhor a pergunta, e retórica de todos, mas o áudio dos que participam é muito baixo, e preciso disso para entender o contexto de suas respostas com mais clareza ...
3 жыл бұрын
Agradeço a dica, mas esses vídeos mais antigos não foram feitos para divulgação. São as gravações das palestras feitas aos membros do Templo.
@danielgrobmanmachado6464 жыл бұрын
Bábà Mário, por favor,como acessar os seus textos e materiais para estudo?
4 жыл бұрын
pensamentovoa.wordpress.com cefeco.wordpress.com temploespiritualcaboclopanteranegra.blogspot.com Esses são os meus blogs, com bastante material de pesquisa.
@danielgrobmanmachado6464 жыл бұрын
OBRIGADO mesmo
@marloncgarcia3 жыл бұрын
Hoje cê ta brabu !
3 жыл бұрын
😂😂😂😂
@aleviotto52834 жыл бұрын
Parabéns novamente, muito rico em detalhes.
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@marcosmendes11064 жыл бұрын
Moro pertinho desse axe apo afonja Minha mãe e de lá
4 жыл бұрын
Axé!
@diogomendes72014 жыл бұрын
Médiuns privilegiados por tantos conhecimentos teóricos para aplicação na prática.
4 жыл бұрын
Muito obrigado.
@fernandotorres11574 жыл бұрын
Transborda conhecimento. Obrigado por compartilhar
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@robsonsalustianodasilva39434 жыл бұрын
Boa tarde , saúdo suas forças . Quais os livros que posso estar adquirindo para que eu possa estudar a Umbanda e suas doutrinas ?. Tô pesquisando e são diversos autores e indicações que estou recebendo. Peço por favor ,seu humilde conhecimento para que eu consiga desenvolver uma melhor gana de conhecimento e aprendizado. Obrigado !!!
4 жыл бұрын
Qualquer livro de antropólogos e etnólogos. Depois de uma boa base, comece a ler os livros dos sacerdotes.
@carolinepineda9884 жыл бұрын
Eu vendo esse vídeo depois de fazer várias farofas pra Esu com dendê, água e mel: 😨😨😨😨. Os Orixás que me perdoem pela santa ignorância!
@flarealfajolinha4 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Desculpa. N resisti. rsrsrsrs
3 жыл бұрын
A ignorância é uma bênção!
@xKaMyLLox3 жыл бұрын
@@flarealfajolinha 0
@heltoncobra3922 жыл бұрын
Caroline boa tarde vc ja fez vários pades para exu e não teve resultados eu também ja fiz várias firmeza sem resultados
@a.l.a.b.m.83362 жыл бұрын
Tudo depende do contexto. Cuidado com a homogeneidade dos discursos. Por exemplo, se no oráculo for consultado Exu e ele falar que vai aceitar...é isso que importa.
Babá essa farinha cozida feito bolinho é a farinha de mandioca,inhame ou milho branco?
4 жыл бұрын
Pode ser dos três, depende para quem vai oferecer.
@Shun1313 жыл бұрын
"Todo guia de umbanda é um ser humano morto, não." Poderia explicar melhor essa frase?
3 жыл бұрын
Nem todo guia de Umbanda é de um ser humano falecido.
@Shun1313 жыл бұрын
@ então, seria um Ser/espirito de outro plano astral, que vem ao plano terrestre para trabalhar? que pode nunca ter encarnado na terra?
3 жыл бұрын
@@Shun131, sim, isso mesmo.
@nunesalencar93932 жыл бұрын
O Babá Mário, é de qual Estado ?
2 жыл бұрын
Meu Templo fica em São Paulo.
@marcoscesar97338 ай бұрын
Pai, quem o senhor recomenda para a gente aprender sobre outros povos?
8 ай бұрын
Em meu livro há mais de 90 referências bibliográficas.
@marcoscesar97338 ай бұрын
Joia, o senhor recomenda comprar em algum lugar específico?
8 ай бұрын
@@marcoscesar9733 a.co/d/fYYPD8U
@leonardolins16232 жыл бұрын
Alguém sabe quais foram as influências da umbanda ? Não consegui escutar.
2 жыл бұрын
Em outros vídeos eu repito.
@leonardolins16232 жыл бұрын
@ obrigado !
@josericardodonascimento43584 жыл бұрын
Babá pode oferecer orogbo para Exu? E a farinha de milho branco cozida se oferece pra Xangô e Exu orixá?
4 жыл бұрын
Só orogbo não, mas pode oferecer, sim.
4 жыл бұрын
No Brasil se chama acaçá, feito com milho branco. Em terras yorùbá se chama Eko.
@hugobarros10254 жыл бұрын
Boa noite Baba! Fios de contas e guias na umbanda as vezes são pedidas por entidades ou entregue por elas, o que explicaria esse comportamento? será que não seriam apenas firmezas para seus guias e orixás em vez de alguma espécie de amuleto protetor? ase! obrigado!
4 жыл бұрын
Eu não vejo dessa forma.
@hugobarros10254 жыл бұрын
@ para o Senhor, qual seria o motivo das entidades trabalharem desta forma, babá? seria por conta da casa? obrigado!
4 жыл бұрын
@@hugobarros1025, sim, é isso.
@denilsonpacheco96624 жыл бұрын
Procurar livro de João do rio
4 жыл бұрын
Eu já o li diversas vezes, pois trabalhei com essa obra em um mestrado e uma especialização.
@donizeteborba92234 жыл бұрын
Aprendi super errado, sempre ofereci quiabo pra Xangô 0😱😱😱
4 жыл бұрын
Cada panela seu tempero.
@vitalinacosta7356 Жыл бұрын
Vc é do Rio de Janeiro?
Жыл бұрын
Não, sou de São Paulo.
@filipebrito33 жыл бұрын
A lagartixinha tbm queria aprender sobre a origem da Umbanda.
3 жыл бұрын
:)
@francibertocandeia6574 жыл бұрын
COMO SEMPRE MUITO CONHECIMENTO E SABEDORIA..ASE..
4 жыл бұрын
Muito obrigado! Axé!
@eduardosilva8740 Жыл бұрын
Só tem um problema com as duas bebidas tradicionais citadas para oferendar ao Orixá Xangô na África, a cerveja de milho, no caso o milho não é uma comida tradicional africana, pois o cultivo do mesmo foi introduzido pelos portugueses, a data precisa não é conhecida, e o gin também não é africano, mas holandês, inventado por volta de 1650 e introduzido na África pelos traficantes de escravos holandeses, que como a cachaça brasileira, era um dos produtos usados nas trocas durante a comercialização dos escravos. Se Xangô bebe destilado, então o ogogoro, destilado de vinho de palma que é a bebida tradicional da Nigéria, seria o melhor a oferecer. Só que impossível conseguir este no Brasil para fazer um oferenda, também não se consegue o vinho de palma, também é muito difícil de conseguir, já tentei comprar os dois e não consegui. Fora isso temos muitos outros ingredientes que são impossíveis de conseguir, principalmente para quem mora no sul do Brasil, eu que moro no RS não consigo muitas coisas e ingredientes tropicais, inhame por exemplo é impossível comprar onde moro, então o povo de terreiro daqui teve que trocar e substituir muita coisa, ou simplesmente abandoava seus cultos e tradições. Em fim fica o registro que muitas vezes se quer fazer o certo, mas simplesmente não é possível, ao meu ver os negros quando trazidos a força ara o Brasil, tiveram que adaptar muitas coisas, mudar outras e inventar outras, ou não teriam conseguido preservar muito das tradições e da religiosidade. Um assunto gigantesco!
Жыл бұрын
Em outros vídeos eu falo sobre isso.
@yang96854 жыл бұрын
O senhor tem algumas apostilas ou matérias pra gente estudar ? Disponível
4 жыл бұрын
Em nossa página há muito material: templopanteranegra.com.br/artigos-publicados Há, também, os blogs: pensamentovoa.wordpress.com temploespiritualcaboclopanteranegra.blogspot.com
@gustavofelix18994 жыл бұрын
Essa oferenda baba de farinha com dendê, tem alguma influência bantu para Pambu Ngila ?
4 жыл бұрын
Pode ser que sim.
@agooficial46604 жыл бұрын
Esse amalá que o senhor disse, com farinha de inhame, lembra muito o fufu
4 жыл бұрын
Desconheço, desculpe-me.
@Nando2121213 жыл бұрын
Só não gostei dos palavrões. Professor ou mestre bom não precisa falar palavrão pra ser ouvido, inclusive isso é metodologia infundada. Agora, conhecimento sim, é bom, só fica escondido por tantos palavrões 🤬.....
3 жыл бұрын
ok.
@third50832 жыл бұрын
Adoraria ver um video de análise das Umbandas: Sagrada, Esotérica etc... Babá
2 жыл бұрын
Obrigado pela sugestão.
@thiagovidal89724 жыл бұрын
O equivalente da umbanda ao Ebó é o "sacodimento".
4 жыл бұрын
Depende do ebó. Somente o de "limpeza" seria o "sacodimento".
@thiagovidal89724 жыл бұрын
@ Sim, os demais a gente só fala oferenda mesmo por aqui, ou como o senhor disse, "passe" também.
4 жыл бұрын
@@thiagovidal8972, isso mesmo! Axé!
@thiagovidal89724 жыл бұрын
@ Axé baba
@artefashion42194 жыл бұрын
Se eu fosse novinha iria ser sua filha de santo
4 жыл бұрын
Obrigado!
@flarealfajolinha4 жыл бұрын
Baita informação e 5 mil visualizações!!! Ô Brasil... desapega da tua ignorancia, Jesus!
3 жыл бұрын
Obrigado, mas, infelizmente, assuntos sérios, com fundamentos sólidos e empíricos são pouco valorizados. Se puder divulgar nosso Canal, agradeço muitíssimo.
@flarealfajolinha3 жыл бұрын
@ claro! Com toda certeza! Triste a situação de de frivolidade que o mundo vive... mas isto não nos impede de mantermos a resistência. Aliás, só dá mais combustível! Gratidão por tanto esclarecimento.