Рет қаралды 5,182
Pega o café e a bolachinha que hoje nós vamos bater um papo sobre: Construtivismo Russo; vanguarda artística que se desenvolveu junto à grande Revolução de Outubro e que teve grande impacto tanto na literatura quanto na poesia, no cinema e no teatro, transformando radicalmente a arquitetura e o design.
Vamos descobrir como o Construtivismo Russo marcou a Arte Ocidental, dando um giro pelas as obras de alguns artistas, acompanhando os acontecimentos que contribuíram para a afirmação de uma arte e de uma cultura que se colocavam à serviço da revolução, oferecendo à sociedade inovação técnica, no uso de materiais e na própria concepção do que significava ser um artista a serviço da coletividade.
Referências:
ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo: dramaturgia de forma em "Stuttgart" (1929). São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
FABRIS, Annateresa. Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda soviética. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo, vol 13, n˚ 1, jan-jun 2005.
FIGUEIREDO, Clara F. Não comercializem a arte de Lênin! A crítica da LEF ao culto de Lênin. In: dazibao.cc
MARTINS, Luiz Renato. O debate entre construtivismo e produtivismo segundo Nicolay Tarabukin. In: Ars, vol 1, n˚ 2, dez 2003.
STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991
www.territorios...
enciclopedia.it...
/ bauhaus-1919-1933