Uauu incrível Inês 🥰Não estava a perceber muito bem nas aulas Explicaste tudo de forma tão clara :) obrigadaaaa
@danielazenao38703 жыл бұрын
Ajudou muito, estou na faculdade e comecei a dar isto em macroeconomia. Obrigada!
@diogoaugusto70114 жыл бұрын
Obrigado pela ajuda, o teu vídeo ajudou-me a entender melhor a contabilidade nacional.
@pedronunofbo3 жыл бұрын
muito obrigado Inês continua com o bom trabalho
@pedronunofbo3 жыл бұрын
beijinhos grandes espero que a universidade esteja a correr bem
@izabelleborges9544 Жыл бұрын
Omggg, obrigada Inês ♥️
@tiagorocha11232 жыл бұрын
No minuto 11:50 a fórmula indicada está errada, penso eu. O correto seria: PN = PI + (rendimentos recebidos do resto do Mundo - rendimentos pagos ao resto do Mundo)
@deniseduarte54023 жыл бұрын
Obrigada minha linda! Estou a estudar para a prova de M23 , a 2 meses que estou as voltas com essa matéria e não entendia nada...acredita ajudaste me bastanta...muito mais muito obrigada😚 es o meu 😇
@PedroPereira-hd5te4 жыл бұрын
Muito obrigado pela ajuda ☺️
@mariaines23554 жыл бұрын
Olá! Antes de mais, muitos parabéns por esta iniciativa ☺️ acredito que esteja a ser muito útil para imensa gente! Tenho uma dúvida. Por exemplo, o valor que a embaixada do país B, localização no país A, obteve como valor acrescentado pelos serviços prestados aos seus cidadãos residentes no território geográfico do país A, é registada em que PIB e em que PNB? Muito obrigada!
4 жыл бұрын
Olá! Muito obrigada! Relativamente à tua dúvida, pelo que percebi as unidades residentes em causa são do país B certo? Se forem então vai ser registado no PIB do país A e no PNB do país B, pois é valor acrescentado feito no território geográfico (que pertence ao território económico) do país A e feito por unidades residentes no país B. Espero ter te esclarecido a dúvida! :)
@mariaines23554 жыл бұрын
Inês Ferreira se calhar assim fui um pouco confusa, mas é o exercício 9 (apenas a 1.) do exame 2019 da 1 fase. Eles só querem saber o produto interno, mas gostava de saber se fosse o produto nacional também
4 жыл бұрын
Peço imensa desculpa, o que disse em cima está completamente errado, acho que não tinha percebido totalmente a questão!! Mas agora já percebi bem. Então basicamente acho que percebeste porque é que o valor acrescentado é contabilizado no país B, pois o produto interno tem em conta as atividades económicas dentro do território económico. E neste caso estamos a falar de uma atividade económica que ocorreu na embaixada do país B , que apesar de se localizar no território geográfico do país A, também se localiza no território económico do país B (que é o que nos interessa). A nível do produto nacional , o valor acrescentado também é contabilizado no produto nacional do país B, visto que estamos a falar de riqueza criada por unidades residentes (ou cidadãos residentes, como na questão diz) do país B. Resumindo, o produto interno contabiliza a riqueza criada por unidades residentes e não residentes, tendo em conta o território económico. Enquanto o produto nacional contabiliza a riqueza criada apenas por unidades residentes, independentemente do seu território económico. Penso ter esclarecido a tua dúvida! E desculpa por ter errado em cima! Não tinha mesmo percebido muito bem a questão, mas pensei que sim na altura...
@mariaines23554 жыл бұрын
Inês Ferreira oh, não tens nada de pedir desculpa então!! Muito obrigada pela explicação, fiquei mesmo esclarecida! 🥰
4 жыл бұрын
Ainda bem então!
@camilaestefania16563 жыл бұрын
Muito obrigada 💗
@juliareis45072 жыл бұрын
me ajudou mt
@ivogoncalved52574 жыл бұрын
Olá Inês. Tenho uma dúvida. Qual é a diferença entre unidades institucionais e agentes economicos? Ambos têm autonomia de decisão.
4 жыл бұрын
Olá! Um agente económico é mais abrangente em que apenas podemos referir 4 (as Empresas - que podem ser financeiras ou não financeiras, as Famílias, o Estado e o Resto do Mundo). Em economia, frequentemente falamos dos agentes económicos para qualquer assunto, nomeadamente quando se trata dos circuitos económicos. No entanto, quando se trata dos registos da Contabilidade Nacional, já nos referimos a algo mais específico que são os setores institucionais. Cada setor institucional é constituída por um conjunto de unidades institucionais , que apresentam atividades económicos semelhantes. Por exemplo, o setor institucional Famílias engloba a Família X, a Família Y, a Família Z e assim sucessivamente. Cada Família vai ser uma unidade institucional diferente, porém todas elas pertencem ao mesmo setor institucional. Relativamente ao poder e autonomia de decisão económica , pode-se dizer que é algo que tanto os agentes económicos como as unidades institucionais têm. Portanto, são conceitos idênticos mas utilizados em diferentes assuntos. Não sei se esclareci a dúvida, mas se não percebeste tento explicar de outra forma, não tem problema!
@ivogoncalved52574 жыл бұрын
@ Então a diferença entre os dois conceitos é o contexto em que os utilizamos. Quando falamos de contabilidade nacional usamos as unidades institucionais e quando falamos de circuitos económicos usamos os agentes económicos. Obrigado pela ajuda. Só mais uma pergunta e não chateio mais. Os agentes economicos são unidades institucionais. O recíproco também se aplica?
4 жыл бұрын
Exato. Basicamente os agentes económicos são classificados por setores institucionais, conforme as suas atividades económicas, ou seja, pode-se dizer que os setores institucionais (que é o conjunto das unidades institucionais) constituem / estão “dentro” dos agentes económicos. Portanto, há sempre uma ligação entre ambos os conceitos, porém costumam ser utilizados em diferentes questões. Espero que tenhas ficado esclarecido ;) se tiveres mais alguma dúvida, eu tento sempre ajudar!
@DanielSantos-by5fh2 жыл бұрын
Penso que o custo de fatores não existe já.
@dmitryguillen46002 жыл бұрын
w
@joaorocha68053 жыл бұрын
1
@_vitor_3322 Жыл бұрын
quero os resumos nao precisas de falar o papel fala por ti
@ricardomartins19243 жыл бұрын
Obrigado pela ajuda, o teu vídeo ajudou-me a entender melhor a contabilidade nacional.