Conversa sobre a Transferência Externa da poli-USP

  Рет қаралды 8,188

Felipe Valencia

Felipe Valencia

Күн бұрын

Пікірлер: 51
@toniars1140
@toniars1140 Жыл бұрын
Caraca, eu literalmente estava pesquisando sobre transferência externa da poli hoje mais cedo kkkkk
@RafaelOliveira-pj9nv
@RafaelOliveira-pj9nv 10 ай бұрын
Top demais o vídeo. Tenho uma dúvida, vou começar Engenharia Mecânica na UFSCar nesse ano, apesar de estar aguardando a lista de espera da USP. Mas assim, caso eu comece na UFSCar e tenha a impressão de que compensaria tentar transferência externa pra USP de São Carlos, eu conseguiria ingressar no segundo período(segundo semestre do primeiro ano de curso), ou no terceiro período(primeiro semestre do segundo ano de curso)? Porque eu creio que seria melhor eu ingressar no terceiro período, já que quando o segundo período da USP começa, o primeiro período da UFSCar ainda nem é finalizado, o que deixaria meio bagunçado uma possível entrada na USP no segundo período.
@fvalencia
@fvalencia 10 ай бұрын
Que eu saiba, todas as transferências externas da USP fazem com que você ingresse no começo do ano. O motivo é que a 1a fase costuma ser no primeiro semestre do ano, e a 2a fase no segundo semestre do ano. Neste caso então faria sua primeira matrícula na USP no começo de 2025.
@RafaelOliveira-pj9nv
@RafaelOliveira-pj9nv 10 ай бұрын
@@fvalencia Muito obrigado, cara. O seu trabalho é incrível, nem imagino como você consegue dar atenção a praticamente todos os inscritos. Parabéns 👏👏👏
@gabrielpereirasilva7662
@gabrielpereirasilva7662 Жыл бұрын
Esse ano passou 2 pessoas na transferência externa da poli kkkk.
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Isso que tinha mais que 50 vagas disponíveis. A concorrência é real com a nota mínima de corte mesmo.
@leosilva3002
@leosilva3002 Жыл бұрын
otimo vídeo
@erikcopa6298
@erikcopa6298 Жыл бұрын
Felipe vc sabe informar qual seria a nota mínima para PPI passar em engenharia de computação via Fuvest?? Minha média está em torno de 450 só manda a 1 e a 2 fase.
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Aqui tem algumas poucas notas dos ingressantes: manualdovestibulando.com/notas/55/fuvest/EngenhariadeComputacao.html Com relação a nota de corte pra 2a fase, ano passado foi 27 pra PPI.
@toniars1140
@toniars1140 Жыл бұрын
Gostaria de saber, é possível eu entrar de outra universidade? Por exemplo, caso eu esteja na unesp e queira me transferir para o mesmo curso só que na usp. Nesse caso seria a mesma coisa?
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Sim, é exatamente essa a ideia da transferência externa. Só que é importante deixar claro que nem todos os cursos da USP abrem vaga pra transferência externa, então você precisa verificar no caso do seu curso. Todo ano no manual do candidato eles divulgam quais são os cursos com vagas e a quantidade de vagas.
@Bia-mo9fi
@Bia-mo9fi 3 ай бұрын
Felipe, sabe dizer qual é o nível de cobrança deles na correção? Se dão pontos por raciocínio ou só se estiver certo mesmo?
@fvalencia
@fvalencia 3 ай бұрын
Como essa informação não é apresentada explicitamente, não dá pra afirmar com 100% de certeza. Porém se formos pelo bom senso, faz sentido pensar que a avaliação destas questões seria semelhante a uma avaliação de uma questão de prova da poli. Ou seja, o raciocínio é considerado sim para atribuir uma pontuação parcial.
@lucaspimenta6206
@lucaspimenta6206 8 ай бұрын
Sabe quantas pessoas foram aprovados na última transferência externa?
@fvalencia
@fvalencia 8 ай бұрын
Se eu não me engano foram duas pessoas
@RenanTerraOliveira
@RenanTerraOliveira Жыл бұрын
Olá felipe tudo bem ?. Esse ano estou terminando o meu 3 ano de eng elétrica na unesp e ano que vem começa o 4, no caso da transferencia externa do ano que vem, vou conseguir tentar a transferenicia externa, ou tem algum impecilio de eu estar no 4 ano de curso ?
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Fala Renan! Não existe nenhum problema neste sentido não. Acho que o único problema que ocorre é caso você se forme no meio do processo de transferência externa.
@EduardodeAndradePazianiKouguem
@EduardodeAndradePazianiKouguem 6 ай бұрын
Fala Felipe, tudo bem? Estou no 2⁰ ano de engenharia na UNICAMP e estou fazendo o processo de transferência externa. Aqui estou em condições para fazer o duplo diploma. Caso eu fosse para a poli eu ia conseguir equivalência das matérias com as minhas notas antigas? Ou eu ficaria com zero em tudo? Caso eu ficasse com zero em tudo teria a possibilidade de tirar boas notas para fazer o duplo diploma pela poli?
@fvalencia
@fvalencia 5 ай бұрын
Olá! Neste caso você ficaria com zero nas matérias que conseguiu equivalência sim. É o mesmo caso que aconteceu com o Lucas ai no vídeo. Dependendo da quantidade de equivalências que você pedir (e por consequência de zeros que você receber), vai ser dificil conseguir uma oportunidade de duplo diploma.
@EduardodeAndradePazianiKouguem
@EduardodeAndradePazianiKouguem 5 ай бұрын
Isso também aconteceria caso eu fizesse os testes de proficiência após a matrícula?​@@fvalencia
@fvalencia
@fvalencia 5 ай бұрын
@@EduardodeAndradePazianiKouguem É que não existe a possibilidade de realizar testes de proficiência (pelo menos eu nunca ouvi falar de alguém que fez algo neste sentido).
@EduardodeAndradePazianiKouguem
@EduardodeAndradePazianiKouguem 5 ай бұрын
Entendi, é que no caso do meu curso, não está explícito o semestre no qual eu ingressaria, então eu pensei que seria realizada alguma avaliação para cada um dos ingressantes para verificar em qual semestre eles seriam alocados​@@fvalencia
@diniz13
@diniz13 Жыл бұрын
mt obg pelo vídeo, passei na unesp pra 2024 pra fisica, gostaria de ter entrado em engenharia fisica em lorena na usp mas acabei n passando. Pretendo fazer esse corre de transferência externa ano q vem, vc acha esse plano bom?
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Se você está afim de fazer esse curso, creio que seja uma boa sim. Muito provavelmente a situação do curso de Engenharia Física de Lorena é a mesma situação das engenharias da poli, onde sobra vaga e uma galera não atinge a nota mínima para ingressar.
@diniz13
@diniz13 Жыл бұрын
obrigado!!!
@MrTrollmaster0
@MrTrollmaster0 Жыл бұрын
Felipe se por acaso eu saísse da Usp e fosse para outra estadual como Unicamp por exemplo (por meio do vestibular msm) vc saberia se teria como fazer reaproveitamento de disciplinas?
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Claro. Existe essa possibilidade sim. Assim como tem alunos que vem da UNICAMP e conseguem equivalência nas disciplinas daqui.
@MrTrollmaster0
@MrTrollmaster0 Жыл бұрын
@@fvalencia Ah tranquilo,estava pensando em mudar no meu segundo ano de curso (ano que vem),inicialmente pensei em fazer eletrica mas me senti muito atraído por computação e pensei em fazer em Campinas mesmo!(Não me adaptei muito bem em São Paulo) Vc por acaso conheceria algum caso de gente que mudou no segundo ano?Eu só não queria que meu tempo por aqui fosse "perdido"
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
​@@MrTrollmaster0 Não consigo me lembrar de ninguém que eu conheça que veio da UNICAMP, mas sei de gente que veio de federal. Sobre isso do tempo, não fique tão preocupado com isso, dado que o mais importante é que você já está cursando o ensino superior. Duas considerações que eu posso te fazer: - É extremamente improvável que você consiga equivalência em TUDO que você cursou na UNICAMP, mas é bem razoável conseguir equivalência em algumas disciplinas sim. Fique sempre atento a regra prática que a disciplina que você cursou tem que ter carga curricular igual ou superior a disciplina que você vai pedir equivalência e ambas as disciplinas precisam ter ementas pelo menos 70% semelhantes. - Tenho quase certeza que as disciplinas que você pegar equivalência aqui na USP vão ficar com média zero no seu histórico (isso aconteceu até com o Lucas ai do vídeo que fez transferência dentro da USP).
@MrTrollmaster0
@MrTrollmaster0 Жыл бұрын
@@fvalencia Caramba F duplo diploma kkk Ok blz,muito obrigado Felipe
@puglia5138
@puglia5138 11 ай бұрын
Felipe, boa noite! Não entendi muito bem essa parte de eliminar matérias…É como se eu pudesse desconsiderar e não precisasse fazer as questões ? Por exemplo: engenheiro elétrico vai ter dificuldade em desenho, aí eu não preciso fazer ?
@fvalencia
@fvalencia 11 ай бұрын
Eu até assistir o vídeo de novo para tentar entender sua dúvida mas eu realmente não entendi hahaha. O que eu comentei no contexto da prova da 2a fase é que como você precisa atingir uma nota mínima global na prova, você pode ir muito bem em uma matéria (ex: desenho) e ir muito mal em outra matéria (ex: álgebra linear) e mesmo assim ser aprovado. Agora se a dúvida for com relação a equivalência de disciplinas, você pode conseguir algumas equivalências e/ou dispensas após aprovação no processo de transferência, como foi o caso do Lucas.
@puglia5138
@puglia5138 11 ай бұрын
@@fvalencia Ah sim, agora entendi! Muito obrigado
@puglia5138
@puglia5138 11 ай бұрын
@@fvalencia Só mais uma coisa, você conhece alguém que passou estando no primeiro semestre?
@fvalencia
@fvalencia 11 ай бұрын
@@puglia5138 No caso, você prestaria a 1a fase no seu 1o semestre e a 2a fase no seu segundo semestre (ela costuma ser em setembro/outubro). Se eu não me engano, o Lucas fez assim.
@puglia5138
@puglia5138 11 ай бұрын
@@fvalencia Show, meu amigo! Muito obrigado de verdade! Já vou começar a estudar agora
@diniz13
@diniz13 Жыл бұрын
é possível passar no primeiro semestre do primeiro ano de curso?
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Você pode prestar a transferência externa em qualquer momento. Geralmente a 1a fase é por volta de maio, e a 2a fase entre setembro/outubro (depende do instituto da USP).
@luizrobertocamargo5864
@luizrobertocamargo5864 11 ай бұрын
Boa tarde, vi que esse só passaram 2 pessoas esse ano, isso ocorre por conta da dificuldade da prova? Vi que a nota mínima para possível aprovação é 3, o pessoal não conseguiu atingir 3? Isso é normal? Gostaria de saber se tem como eu ver os dados dos aprovados dos anos anteriores, para ter uma ideia da taxa de aprovação. Vocês conhecem alguém, até mesmo ai de dentro talvez, que poderia dar mais algumas informações sobre o processo? Por favor Muito obrigado pelo vídeo.
@fvalencia
@fvalencia 11 ай бұрын
Acredito ser um misto de dificuldade da prova com gente que simplesmente desiste do processo seletivo e não presta a 2a fase após ser aprovado na 1a fase. Não tem como ter acesso a dados mais concretos (ex: índice de abstenção) pois a poli não divulga nada além da lista de aprovados. No vídeo o Lucas falou um pouco sobre o processo, e aqui no canal eu tenho vídeo falando sobre como é a 1a fase, que é responsabilidade da FUVEST.
@guilhermematadordeporco6982
@guilhermematadordeporco6982 10 ай бұрын
Sim, pois é muito difícil e também pq são 9 questões dissertativas (abertas) e se caso vc se depara com essa prova e não sabe responder nenhuma ? Pois realmente na álgebra o bixo pega kkkkk
@fvalencia
@fvalencia 10 ай бұрын
@@guilhermematadordeporco6982 Como eu sempre digo, álgebra linear não é bem uma matéria cristã hahaha
@victor-niino
@victor-niino Жыл бұрын
Legal! Felipe, será que você não consegue encontrar alguém que reingressou como portador de diploma? Principalmente se ele(a) se formou há um pouco mais de tempo. Mais principalmente ainda se for da Poli mesmo. Saber se teve surpresa na questão da equivalência de disciplinas (como ter que cursar Termo e Mec Flu de novo). Se o tempo até a conclusão diminui bem e qual a estimativa para isso. Se houve evolução no conteúdo que lhe foi obrigado a rever e na forma que o curso é ministrado. E alguma coisa sobre a pressão em ir bem vindo de outros e/ou de si mesmo uma vez que, afinal, "isso deveria ser fácil para você entender". Enfim, sobre como é entrar na fogueira de novo, particularmente se agora você for um "tiozão".
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
Ai vai ser algo bem difícil Victor hahaha. Estava olhando aqui e apenas 1 pessoa entrou por essa modalidade de ingresso neste ano, e creio que nos anos anteriores não foi muito distante disso (não achei dados de 2022 de maneira alguma, então capaz de não ter tido ninguém). Essa modalidade de ingresso tende a ser bem rara falando especificamente da poli por conta do curso ser integral, e ter a bomba que é o biênio logo no início. Difícil pensar numa pessoa mais velha (tipo com seus 30+ anos) com diploma tendo disponibilidade para conseguir apenas se dedicar aos estudos sem precisar trabalhar para se sustentar. Visto que essa pessoa já possui um diploma, a menos que ela queria fazer uma mudança drástica de carreira (ou tenha dinheiro e queira ir pro caminho da satisfação pessoal), fica difícil pensar neste caminho.
@victor-niino
@victor-niino Жыл бұрын
@@fvalencia Isso é verdade. Mas sei de um civil (salvo engano) que fez elétrica, pelo jeito tinha mais de 30 (talvez 35), era casado e já tinha uma empresa, acho que de engenharia civil mesmo. O legal é que se enturmou com os outros alunos. Deve ter feito a meia marcha (mínimo dos créditos por semestre). Isso já foi há um bom tempo. Mas, no caso, são áreas que se interagem.
@victor-niino
@victor-niino Жыл бұрын
@@fvalencia Também, pensei que, por exemplo, talvez algum eng naval quisesse aumentar o escopo atuação como engenheiro mecânico (ou vice-versa) e se interessasse em fazer isso; acho que são áreas bem afins, mas, em termos de estrutura curricular, não sei exatamente, mas parece que, certas coisas muito similares, o naval só pode fazer em navios, plataformas de petróleo etc
@fvalencia
@fvalencia Жыл бұрын
@@victor-niino Um ponto que eu acho interessante é que existem alguns professores de engenharia civil da poli que a formação deles é em engenharia naval. O fator comum ai seriam as "grandes construções". É interessante notar que se você busca o currículo Lattes dos professores da USP não é incomum encontrar professores de uma determinada área que possuem formação em outra área, quando não estamos falando das áreas básicas (matemática, física, química etc).
@victor-niino
@victor-niino Жыл бұрын
@@fvalencia Quando era calouro, um civil do último ano me disse que, se eu tiver que lidar com estruturas metálicas, era para procurar um engenheiro naval. Parece que, na década de 70, a indústria naval brasileira era 2a. do mundo, a 1a. era o Japão (umas 3 vezes maior). Esse prestígio dos navais deve ter alguma coisa com isso e, sob uma ótica leiga, tenho a impressão que pilares e vigas de aço por aqui são coisas recentes. Políticas à parte, acho um bom sinal que haja essa abertura, ao invés de uma reserva, diz muito sobre mérito e a busca do progresso. A propósito, se me permitir, parece que vocês conseguiram uma regulamentação da engenharia, não é isso?
A engenharia da poli é melhor que a de São Carlos?
17:11
Felipe Valencia
Рет қаралды 8 М.
Como funciona a Transferência Externa para a poli-USP
14:37
Felipe Valencia
Рет қаралды 3 М.
When you have a very capricious child 😂😘👍
00:16
Like Asiya
Рет қаралды 18 МЛН
To Brawl AND BEYOND!
00:51
Brawl Stars
Рет қаралды 17 МЛН
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
Quando A Diferença De Altura É Muito Grande 😲😂
00:12
Mari Maria
Рет қаралды 45 МЛН
🌟 MINHA OPINIÃO SOBRE O CLUBE DE LITERATURA CLÁSSICA 🌟
28:16
👨 Saber Direito - Direito Digital - Aula 1
55:55
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 1,1 М.
Passou na EEL USP? Conheça a cidade de Lorena
5:06
Engenharia Química e Ciência por Celso Aquino
Рет қаралды 16 М.
Filosofia - História da Filosofia- Surgimento da Filosofia
23:59
Aulalivre - Enem e vestibulares
Рет қаралды 642 М.
I Helped 2,000 People Walk Again
15:31
MrBeast
Рет қаралды 19 МЛН
O que eu acho da graduação na poli USP
14:46
Felipe Valencia
Рет қаралды 8 М.
Como eu estudaria p/ FUVEST 1ª Fase em 5 Meses (ou outro Vestibular)
13:49
Aprenda Qualquer Coisa
Рет қаралды 39 М.
When you have a very capricious child 😂😘👍
00:16
Like Asiya
Рет қаралды 18 МЛН