Coringa (análise psicológica) SPOILER | Fred Mattos

  Рет қаралды 42,207

Sobre a Vida

Sobre a Vida

Күн бұрын

Пікірлер: 244
@karinafernandeslima3894
@karinafernandeslima3894 5 жыл бұрын
" A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não tivesse" JOKER IS COMING
@cidalmeida6749
@cidalmeida6749 5 жыл бұрын
Essa frase é chave!
@welitonbatista9074
@welitonbatista9074 4 жыл бұрын
Bom dia, acho que essa frase se aplica em todas as deficiências que temos.
@virginiamedeiros603
@virginiamedeiros603 3 жыл бұрын
@@welitonbatista9074 verdade. Só que a mental se torna pior pq as pessoas não sabem que o outro tem.
@natalialucena7939
@natalialucena7939 3 жыл бұрын
Pq as pessoas não acreditam que nós temos um transtorno. Boa parte do mundo ainda não acredita nas doenças mentais.
@gleidesrosa6424
@gleidesrosa6424 5 жыл бұрын
Simplesmente encantada com o filme! Trás a tona muitas questões sociais, individuais e psíquicas! Sobre um possível diagnóstico, não dá pra esquecer q o Coringa tinha uma lesão cerebral orgânica que também estaria ligada a toda sua condição psíquica. Um filme q mexe com a gente, com nossos preconceitos e vulnerabilidades. Valeu pela análise!
@marianaspecian
@marianaspecian 5 жыл бұрын
"é bom lembrar uma coisa: o coringa é um personagem" Maravilhoso esse Fred!!!
@tatubola76
@tatubola76 5 жыл бұрын
É um personagem que retrata a realidade.
@danielleinlondon6834
@danielleinlondon6834 5 жыл бұрын
O que realmente me intrigou foram todos esses anos nos quais, em nenhum momento, eu questionei a relações de de poder dentro do universo Batman e sempre tive essa separação entre herois e vilões bem clara. O lançamento desse filme é muito consequência dessa "popularização" do conhecimento, atualmente há muito mais acesso á informação. Nos anos 50 ninguém jamais ousaria questionar (ou sim?) se o pai do Batman estava sendo justo com a população da cidade de Gothan, ou se ele era um político honesto, ou se os vilões pudessem ter suas vidas transtornadas pelos cortes dos recursos sociais.
@rodrigodealmeidaneves7426
@rodrigodealmeidaneves7426 5 жыл бұрын
Nos pudicos anos 50 ninguém sequer questionou o Batman escancaradamente pedófilo → photos1.blogger.com/blogger/2116/144/400/Batman%20084-33_10%20Nights%20of%20Fear-02.jpg Esse questionamento apareceu na década seguinte, nos iconoclastas anos 60, e só na década passada, em 'O cavaleiro das trevas', questionou-se o papel de quem faz justiça pelas próprias mãos, numa cena quando o Coringa lembra ao Batman que ele é um justiceiro e ambos são fora da lei.
@PIMOSUNIDOS
@PIMOSUNIDOS 5 жыл бұрын
Oii... por favor Fred,se puder faz sobre o filme, Precisamos falar sobre o Kevin. É um filme de 2015 mas é muito interessante.
@elaines3373
@elaines3373 5 жыл бұрын
Esse filme é um soco no estômago! Criança sem empatia assusta, mas é a origem de todo psicopata, não? desde criança...
@MsDrdance
@MsDrdance 5 жыл бұрын
Inclusive quando vi Joker,me lembrei desse filme por causa da questão da mãe...
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
Vdd adoro esse filme
@leoeduoliveira8129
@leoeduoliveira8129 4 жыл бұрын
UP
@iamMrGolD
@iamMrGolD 5 жыл бұрын
Só eu acho ele parecido com o professor do La casa de papel ?
@marcotuliolacerda2600
@marcotuliolacerda2600 5 жыл бұрын
naaaoo rsrsrs veja isso : kzbin.info/www/bejne/n2OboK2Xisx6apo
@FagnerCS
@FagnerCS 5 жыл бұрын
@Cinara Cunha Herculano Psicologia é ciência, não é bla bla bla. Qual ponto desta análise te ofendeu?
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
Eu q ele parece com o vilão charada da série gotham kkk
@iamMrGolD
@iamMrGolD 5 жыл бұрын
@@juharley6193 kkkkkkkkkkkkk
@p17j51
@p17j51 5 жыл бұрын
Matheus Vitor sim mt kkkkkk
@Suelyla1960
@Suelyla1960 4 жыл бұрын
O coringa era assim, os gatilhos foram o espancamento, o desemprego e outras coisa no decorrer da vida!
@Tony-px6oo
@Tony-px6oo 4 жыл бұрын
A esquizofrenia atrelada aos traumas sociais ,foram desencadeando todas as suas escolhas, perceba que até o assassinato dos 3 jovens ricos; é considerado auto defesa, porém ele sentiu a liberdade que matar trouxe pra ele, daí o monstro foi evoluindo.
@patriciaevaristo3114
@patriciaevaristo3114 5 жыл бұрын
Eu gosto muito do jeito calmo q vc fala. Me acalma. Por incrível q pareça acalmaa minha ansiedade
@inarachagas1
@inarachagas1 5 жыл бұрын
Faz mais análises psicólogicas de filmes!!
@patriciaevaristo3114
@patriciaevaristo3114 5 жыл бұрын
Concordo com sua ideia
@denisebranquinho2377
@denisebranquinho2377 5 жыл бұрын
Vou comentando aos poucos... Concordo plenamente com a "não escolha"... Pura verdade, inúmeras coisas simplesmente "acontecem", não são uma escolha. Você não escolhe nascer em determinada situação, em determinada família, com determinado corpo. Você não escolhe muitas coisas que são impostas a você, tanto de fora para dentro, do mundo externo para a sua interioridade, como sentimentos, emoções, sensações que tomam conta de você e te controlam desde o inconsciente. G. I. Gurdijeff já dizia:" Você não é livre como pensa, dono de vontade e de agir ao seu bel prazer, porque tudo acontece..." Não 100%, algumas coisas você pode escolher, mas são poucas coisas. O que é uma escolha consciente sua, um "livre arbítrio", no caso, é muito limitado.
5 жыл бұрын
Que máximo essa analise Fred, hoje vou soltar no meu canal um vídeo sobre o debate filmes e jogos violentos causam agressividade. Tem tantas pessoas opinando sobre esse filme, que bom que podemos contribuir tanto.
@francielealmeidadejesus4740
@francielealmeidadejesus4740 5 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. É importante ressaltar que nossa experiência individual não deve servir de parâmetro para outras experiências e isso eu digo principalmente aos psicólogos após ler alguns comentários por aqui. É indispensável que seja considerada a subjetividade humana. Ninguém é igual a ninguém. Concordo com o Fred. Não há mundo sem o homem e nem homem sem o mundo.
@carolcalseverino
@carolcalseverino 5 жыл бұрын
Gostei muito da análise! O que mais gostei foi a maneira como vc explicou o desenvolvimento de um transtorno mental e todos os fatores que estão associados à sua origem. Eu tenho transtorno bipolar e faço tratamento psiquiátrico e psicológico há muitos anos. Hoje consigo entender muitos fatores que me levaram a manifestar a doença. Infelizmente não há como voltar no tempo para corrigi-los, principalmente pq eles não dependiam de mim. Mas eu consigo me identificar com o sentimento de impotência do Coringa, que depois se manifesta na forma de violência. Consigo imaginar o sofrimento/desespero dele ao perder o direito ao tratamento. E tenho muita sorte de conseguir manter meu tratamento e me manter funcional. Não foi fácil chegar até esse estágio de lucidez e equilíbrio. Só quem tem um transtorno mental sabe que vivemos uma luta interna 24h!
@thiagoski14
@thiagoski14 5 жыл бұрын
Assisti o filme inteiro com a certeza de que o Coringa era um devaneador excessivo e toda a história se passava na cabeça dele. Não me surpreendi quando é revelado que o caso com a vizinha era apenas um devaneio excessivo, porque já no início ele devaneia com o apresentador de TV. Eu como um (ex) devaneador excessivo me identifiquei com esse traço, porque no devaneio de um devaneador, ele é o centro das atenções, ele faz e acontece, ele é maravilhoso e é tudo de bom, como o Coringa nos mostra em seus devaneios (a conversa com o apresentador e os momentos com a vizinha). No final me deu a sensação de que toda a história está só na cabeça dele, e que ele era só um paciente de um manicômio devaneando sobre essa realidade que ele criou na sua mente, pois se sente impotente e tem sentimentos de revolta e violência. Com essa análise do Fred eu só tive mais certeza dessa minha teoria sobre o filme.
@linaferraz9279
@linaferraz9279 5 жыл бұрын
Eu amei esse filme. Achei pesado e muito triste também. Consegui me colocar no lugar dele, e consegui sentir o sofrimento dele, diante dos infortúnios que acontecem na vida do Arthur Fleck .
@impossibilidades2092
@impossibilidades2092 5 жыл бұрын
Além do bem e do mal, dos partidos... Do ego mais genérico, da moral... Cara, você é fenomenal e essa análise é extremamente bem elaborada e contextualizada. Amei. O conteúdo mais completo que achei pra estudo de personagem
@isabelareinaldo711
@isabelareinaldo711 5 жыл бұрын
Filme excelente e o ator maravilhoso!!
@renataferreira6155
@renataferreira6155 5 жыл бұрын
Fred que espetáculo de explanação😍 Acho que você conseguiu esmiuçar o filme de una forma sensata, ética e imparcial. Dentro de uma sociedade totalmente polarizada que perdeu a capacidade de balizar dentro de tantas variáveis colocadas. PARABÉNS 🤗
@DiSaValCrescerTranscender
@DiSaValCrescerTranscender 5 жыл бұрын
Que bom que vc chamou a atenção para so VÁRIOS TIPOS de Depressão, Fred. As pessoas confundem tudo com uma questão neuro-química, mas vai muito além esse fenômeno. Fora o fato de que às vezes, como vc disse, ela é uma resposta defensiva para outras coisas mal resolvidas. Vou procurar mais vídeos seus a respeito. Estou querendo produzir um ebook e videos sobre o tema, com as questões que todo mundo tem e as suas infos vão ajudar muito.
@robertaalcantara2731
@robertaalcantara2731 5 жыл бұрын
Uauuu... quantos insights! Adoro seus vídeos!
@aleri1770
@aleri1770 5 жыл бұрын
melhor análise até agora!
@rafa7295
@rafa7295 5 жыл бұрын
Fred, sugestão de vídeo: pessoas que se doam muito ( no trabalho e outras situações ) e têm desvalorização em troca e ainda assim não mudam. Um exemplo: uma pessoa que trabalha por 2 ou mais, mandaram o colega embora e agora ele não terá férias, já está dando 2 anos, não vai ao médico, não resolve problemas pessoais por causa do serviço, e pra piorar nem tem a carteira assinada. Mesmo contando com uma esposa que fala com ele sobre como tudo isso não faz sentido, que ele pode se posicionar mais e em que pode.... Ele não muda. Quando fizer vou mandar para eles ❤️ obrigada!
@camilacaionioficial
@camilacaionioficial 4 жыл бұрын
Fred, faz um vídeo falando mais sobre a relação da raiva e violência nos casos de impotência psicológica por favor? (como prevenir.. Como lidar... Etc) Eh que nunca tinha ouvido o que vc comentou e tem mto sentido! Gostei desse vídeo sobre o Joker também 👏🏼😘
@donanafazeconta9530
@donanafazeconta9530 5 жыл бұрын
Tava com saudades... Fazia tempo que não via um vídeo seu. Gostei.
@wpoltronieri43
@wpoltronieri43 5 жыл бұрын
Coringa afirmaria: "Existem outros perrengues quando se tem uma DOENÇA MENTAL, além dos caros remédios psiquiátricos, pois muitas pessoas te acusam de não ter Jesus no coração ou não confiar verdadeiramente no Altíssimo. Nesse sentido, há outras que esperam que você se comporte como um normal, normóide ou adaptado e NÃO RECLAME de sua doença!!! Em outras palavras: que sofra em SILÊNCIO sem MIMIMIS!"
@thaisebilkperin1550
@thaisebilkperin1550 5 жыл бұрын
Fred! Muito cedo pra isso! Snif... Só vou ver sexta mas já fiquei curiosa pra ver teu vídeo.
@carolcalseverino
@carolcalseverino 5 жыл бұрын
O que me assustou foram algumas reações de pessoas que viram o filme, como: "Não gostei, esperava um filme de super-herói e vilão." "Esse Coringa é muito louco. Como ele consegue rir numa situação daquelas?" Comentários deste tipo me fizeram ver como a sociedade ainda não está pronta para lidar com os transtornos mentais, como as pessoas tem dificuldade de entender que alguns comportamentos são causados por uma doença e não pela escolha do indivíduo. E muitas pessoas não entenderam o mais básico do filme: o riso descontrolado do Coringa era causado em momentos de sofrimento, de tristeza, de medo. Ele não estava rindo de alegria ou de deboche. Ele simplesmente não tinha controle sobre uma reação distorcida do cérebro dele. Teve gente que comentou "gostei da parte em que ele se liberta e dança feliz nas escadas". Mas do ponto de vista de uma pessoa com um transtorno mental, eu digo que naquele momento ele estava no ápice da loucura da doença. Ele estava sem medicamentos e sem terapia. Naquele momento ele abraçou suas doenças e entrou num estado fora da realidade. Portanto, não foi um momento bonito de libertação (pelo menos do meu ponto de vista). Foi o ápice de onde a doença o levou. =(
@igorsantos5603
@igorsantos5603 5 жыл бұрын
Tinha gente torcendo pelo Coringa. Quando ele se libertou e começou a matar diziam: "Isso aê!" Sou eu, ou o mundo está ficando mais louco? rs
@carolcalseverino
@carolcalseverino 5 жыл бұрын
@@igorsantos5603 pois é!! Eu acho que a reflexão que poderia ser feita é: o que podemos fazer para que ninguém chegue ao ponto que o Coringa chegou? Pq o ideal é que ninguém chegasse nesse nível de loucura, de desumanidade e de violência, né?
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Carol Calseverino concordo com todas as suas palavras
@joaoafonsosamudio4313
@joaoafonsosamudio4313 5 жыл бұрын
@@carolcalseverino A pessoa tem que ter a consciência que tem uma doença ,e pedir ajuda . e tem que haver instituiçoes do estado que possa ajudar.
@wendyfeelin
@wendyfeelin 5 жыл бұрын
Para mim, quando ele perdeu os remédios foi onde o caos começou. Sem terapia, sem os vários medicamentos que tomava.
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
Pode fazer uma análise do filme (precisamos falar sobre o kevin )é um filme muito interessante!👍
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
juh winchester ótimo filme mesmo
@fumacinhacapoeira4644
@fumacinhacapoeira4644 4 жыл бұрын
Filme tenso
@cherrystrawberry8896
@cherrystrawberry8896 5 жыл бұрын
Fred matos,poderia falar sobre narcisistas e relacionamento com narcisistas?Gratidão amo seus videos.
@carolgallassini9888
@carolgallassini9888 5 жыл бұрын
Vídeo incrível!! Te admiro muito, espero um dia me tornar uma psicóloga do seu nível!!!
@anarosacs4245
@anarosacs4245 5 жыл бұрын
Adoro Fred Mattos!!!!Muito bom!!!👏❣️
@douglasbrito4925
@douglasbrito4925 5 жыл бұрын
Fantastica analise, gostária de ver uma analise psicologica do filme LOGAN , principalmente sobre o personagem principal. o Próprio Logan
@lohrannbentoferraridossant3976
@lohrannbentoferraridossant3976 4 жыл бұрын
Sou um entusiasta da psicologia, eu escutaria você falar por horas, muito bom o conteúdo. Mais um inscrito.
@isadora256
@isadora256 5 жыл бұрын
Fred, boa noite! Você podia fazer um vídeo falando sobre o Norman Bates? Do filme Psycho e da série Bates Motel? Acho que seria muito interessante! Amo seus vídeos :)
@Carollopes8
@Carollopes8 5 жыл бұрын
Por favor ! Apoio muito !!!
@tiauni2555
@tiauni2555 5 жыл бұрын
Também quero
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
Também amo fredie higmore e esa série é interessante muito boa!👍😎
@langamerc
@langamerc 5 жыл бұрын
Obg.🌹
@adrianobasslux6072
@adrianobasslux6072 5 жыл бұрын
Curti o vídeo, mas preciso assistir o filme e retornar pra assistir aqui ! (canal top de credibilidade)
@adrianalucia5391
@adrianalucia5391 5 жыл бұрын
Achei que o filme (não estou falando exclusivsmente sobre o personagem) é sobre nós. Cada um esteve, na vida, em alguns dos vários papeis e situações colocados na trama, mesmo que só em pensamento. Curti demais!
@CeltaTop
@CeltaTop 5 жыл бұрын
"Sou eu.. ou o mundo está ficando mais louco" Coringa
@luciana4948
@luciana4948 5 жыл бұрын
Ismael Reis essa primeira fala do filme me impactou. Creio que todos nós já fizemos essa mesma pergunta até em conversa com amigos... sinceramente Para mim esse filme só pensando no personagem Artur Fleck foi só realismo , pois o coringa é consequência e sem contar que é o personagem ficção... mas a frase inicial é muito cabal e a gnt fica naquela parada sanidade em meio a loucura!
@CeltaTop
@CeltaTop 5 жыл бұрын
@@luciana4948 concordo plenamente, gostei do seu comentario
@danilomarkos
@danilomarkos 5 жыл бұрын
Como sempre sábio, lúcido e coerente. Boa noite, doutor.
@nataliacoutinho1545
@nataliacoutinho1545 5 жыл бұрын
Estava ansiosa por essa análise!
@priscilafarias2470
@priscilafarias2470 5 жыл бұрын
É um filme FORTE.
@natalialucena7939
@natalialucena7939 3 жыл бұрын
Estava vendo vídeos sobre transtorno de personalidade borderline e apareceu seu vídeo. Primeiramente quero deixar meus parabéns pelo vídeo. Não conseguir ver um transtorno definido para o personagem em questão. Não sou psicóloga mas leio bastante sobre as patologias mentais, já que tenho um transtorno e preciso entender o máximo sobre ele e sobre outras possibilidades também. O mundo precisa entender que as doenças mentais existem! Ainda existe um preconceito muito grande acerca do assunto e isso só piora a nossa condição. Enfim. Parabéns pelo conteúdo 👏
@JhooLGfxx
@JhooLGfxx 4 жыл бұрын
Eu luto a vida toda contra o desvaneios excessivo , é um inferno ... Já fiz de tudo e não consigo resolver e o simples fato de você tocar no assunto me fez chorar , pois não consigo resolver isso.
@karinlorena7109
@karinlorena7109 5 жыл бұрын
Bom dia ,eu acredito que a fragilidade do começo tem a ver com a fuga e representação de que nem tudo é tão ruim , a esperança de sentir ou produzir sentimentos bons ,mais a realidade mostrava o contrário !! Ótimo vídeo!
@ligialopes4443
@ligialopes4443 5 жыл бұрын
No final, há algo fundamental na vida de todos, decisão.
@Avozinhavai
@Avozinhavai 5 жыл бұрын
Doente mental não decide precisa de medicamentos para equilibrar o organismo ...
@ligialopes4443
@ligialopes4443 5 жыл бұрын
@@Avozinhavai depende no que você acredita. Eu acredito na Bíblia, e lá está escrito: os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Isaías 38:5
@Avozinhavai
@Avozinhavai 5 жыл бұрын
@@ligialopes4443 vc precisa estudar mais a bíblia ...de acordo com o novo testamento quer dizer que Jesus ama e perdoa os loucos ... A lei também perdoa ...mas existe a prisão manicomial justamente por eles não decidirem o que fazem ...essas pessoas com transtorno mental devem ser cuidadas e medicadas pois não sabem o que fazem ...por isso existem os medicamentos e as vezes até afastamento total só meio social ... Não serão responsáveis ... Não errarão Jamais ...são doente mentais e exatamente pela bíblia que a lei perdoa e vão são acolhidos em manicômios para tratamento e alguns se recuperam podendo voltar ao convívio social ... Mas não são responsabilizados . Não há decisão racional pela moralidade ou ética .
@ligialopes4443
@ligialopes4443 5 жыл бұрын
@@Avozinhavai você tem razão. Eu realmente preciso ler mais a Bíblia. Como diz na Bíblia, se é que estou interpretando corretamente: Josué 1 8. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. Obrigada pelo conselho.
@Avozinhavai
@Avozinhavai 5 жыл бұрын
@@ligialopes4443 eu também ...
@denisedossantos2775
@denisedossantos2775 4 жыл бұрын
Ótima análise!!
@vagnerrodrigues5606
@vagnerrodrigues5606 5 жыл бұрын
Se ele tivesse um diagnóstico específico, ele não seria o "Coringa", ele seria o Pinguim, o Charada, a Mulher Gato, ou qualquer outro. O Coringa é a própria definição de si mesmo como qualquer possibilidade. Ele faz a função de qualquer carta no baralho, inclusive ele mesmo. Boa Mattos! 👽 🙏🏻
@arthurroberto2007
@arthurroberto2007 5 жыл бұрын
Achei muito top a sua visão... Parabéns
@yvanizemaciel
@yvanizemaciel 5 жыл бұрын
Por favor, áudio está bem baixinho, pode melhorar o volume do som!
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
É uma boca não um autofalante!
@bolinhadelimao7420
@bolinhadelimao7420 4 жыл бұрын
@@juharley6193 minha nossa
@juharley6193
@juharley6193 4 жыл бұрын
@@bolinhadelimao7420 kkkkkkkkkk
@atilabainhense2404
@atilabainhense2404 5 жыл бұрын
Eu tenho um problema muito grave
@ingrid5944
@ingrid5944 5 жыл бұрын
Obaaaaaaaa!!!! Não acredito que vc vai falar desse filmeeeee aaaaaaa tô surtando aqui! 😍😍😍😍🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@michellec.59
@michellec.59 5 жыл бұрын
MELHOR FILME DO ANO
@tatubola76
@tatubola76 5 жыл бұрын
A melhor parte do filme é quando ele mata aquele safado do Murray. Ele queria se aproveitar de um doente metal.
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
@@tatubola76 kkk
@silvananery8186
@silvananery8186 5 жыл бұрын
Fred assisti o filme ontem. E depois fiquei pensando: Fred deve ter feito a análise psicológica do filme!!! Thanks
@flora7820
@flora7820 5 жыл бұрын
Amei demais o filme. Me tocou demais!
@Tony-px6oo
@Tony-px6oo 4 жыл бұрын
🌹😎
@julianabarreto3120
@julianabarreto3120 5 жыл бұрын
Gostaria de um vídeo desse sobre Vis a Vis, uma boa análise sobre Sandoval, Zulema e Macarena.
@SabrinaAlves-ws3re
@SabrinaAlves-ws3re 5 жыл бұрын
Amei o vídeo. Meu sonho é você fazer a análise psicológica do personagem Klaus Mikaelson, da série TVD e The Originals. Ele é um personagem extremamente complexo e interessante.
@dlima1682
@dlima1682 5 жыл бұрын
Fred você é muito fofooo!!
@LuzAzuL-Roxanne
@LuzAzuL-Roxanne 5 жыл бұрын
Muito boas as análises!! 👏👏👏👏👏👏👏
@yasmingoncalves4541
@yasmingoncalves4541 5 жыл бұрын
17:30 ; Gente, cês perceberam que ao decorrer do filme os ponteiros dos relógios que nele aparecem não estão se movendo?!
@miriam7f
@miriam7f 5 жыл бұрын
Como falar vc tinha livre escolha se vc não sabe que tem livre escolha? Quantas coisas que eu fiz no automático e nem pensei , e hoje eu vejo quer veio à cabeça e eu fiz , mas eu não sabia que podia não fazer
@muriloboturihqs5520
@muriloboturihqs5520 5 жыл бұрын
Joaquín Phoenix e um imitador meu 😁😁😁😁😁
@lucasabduch1838
@lucasabduch1838 5 жыл бұрын
Fred, sou estudante de psicologia e adorei a análise . Ainda estou engatinhando nessa ciência maravilhosa, e fiquei curioso no começo do vídeo quando você diz que seria ingenuidade atribuir que somente o meio faz com que ele se torne o "coringa" mas como os behavioristas explicariam este tipo de situação? Fiquei com essa dúvida adorei o canal ..
@carolineribeiro6330
@carolineribeiro6330 5 жыл бұрын
Lucas Abduch Até onde estudei, eu acredito que seja pelos níveis de seleção do comportamento, então não é correto analisar só o indivíduo ou só o meio, ja que o meio altera o comportamento e vice-versa. Os níveis seriam a filogênese (espécie humana, sua evolução etc) a ontogênese ( a construção do ser, sua história) e a cultura.
@brunamoretoni
@brunamoretoni 5 жыл бұрын
O vídeo mais esperado da minha vidaaaa 😻😻😻
@carolgoesbrazenglish
@carolgoesbrazenglish 5 жыл бұрын
Obrigada Fred!
@jucarvalho4393
@jucarvalho4393 5 жыл бұрын
Legal sua análise... Tem mindhunter que fala sobre os aspectos dos assassinos relacionados com as mães ...baseado no livro The fall tbm aborda esse aspecto de violência na infância , o cara e psicológo e casado com filhos e mata ... Seria legal uma análise tbm ...
@lolavinci9715
@lolavinci9715 5 жыл бұрын
Fred Mattos fala sobre alcoolismo e depedencia química
@maylaalves5456
@maylaalves5456 5 жыл бұрын
Faz uma análise psicológica da série Vis a Vis por favor 🙏🏼
@ressignificando45
@ressignificando45 4 жыл бұрын
Estar adaptado numa sociedade adoecida, leva a perguntar se a normalidade seria utópica ou se a normalidade depende do contexto inserido, hermenêutico? Como foi dito parece ingenuidade, porém realmente a maioria das nossas escolhas não escolhemos, até q ponto sou alienado ao coletivo e tenho essa liberdade autêntica e original nas minhas decisões. Nascemos como um nome que escolhi, num país que não escolhi, na classe social que não escolhi, além de ter a memória genética ou inconsciente predisposto. Agira claro, diminuo essa alienação através do desenvolvimento e crescimento pessoal com terapias, permitindo me conhecer. Porém, se não tiver feito uma faculdade de psicologia, psiquiatria ou psicanálise (essa última está fora desse contexto acadêmico, aparecendo apenas como disciplina, não deixa de ser um conhecimento importante), fica muito difícil por conta própria eu decidir esse crescimento pessoal. Claro, que existe sim aqueles que nascem com essa predisposição (natureza) maléfica como os de personalidade Antissocial e Narcisistas. Contudo, parece-me que, os Coringas anteriores tinham questões com a índole (natureza), todavia, este último tenha aspectos mais predominante na psicose, acho que por isso gera tanta empatia ao assistí-lo. Exatamente o q vc disse: parece mistura das 3 personalidades (seria borderline-camaleão), ora neurótico (dócil, inocente e gentil); ora psicótico ( delírio ou alucinações- até pq ele acreditou na realidade alternativa por ir na casa da suposta namorada) e ora Antissocial (assassino, sem empatia)
@janmmonteiro4940
@janmmonteiro4940 4 жыл бұрын
Seria realmente muito difícil encontrar uma pessoa como o Coringa na sociedade, até porque ele tem a mente mais perturbada dos quadrinhos e tem um combo vasto de transtornos e patologias que são contrastantes, fica difícil até para o diretor do filme combinar tudo isso em um único persongem. Definitivamente o Coringa no cinema (por melhor que for o ator) dificilmente chegará perto do que ele foi nas HQs... O que mais me chama a atenção nesse personagem é que ele tem apenas 2 objetivos na vida: Causar o caos e fazer o Batman quebrar seus princípios. Geralmente os psicopatas só se importam com sigo mesmo e é nítido que a única pessoa com quem ele se importa é o Batman.
@vagnerrodrigues5606
@vagnerrodrigues5606 5 жыл бұрын
O que faz o ladrão é a "oportunidade", bem como o que faz o santo, também é a "oportunidade". Vivemos de oportunidades, e elas nos definem pro bem ou pro mal. O ladrão não perde sua oportunidade. O "santo" não perde a dele. Mattos vc poderia fazer uma análise sobre as mães no filme Mãe! Eu ainda acho que aquele filme não fala só sobre natureza, Valeu 👽 🙏🏻
@deysesantos605
@deysesantos605 5 жыл бұрын
Pena que não tem vídeo toda semana aqui 💔💔💔💔 ... Ai tenho que maratonar os antigos mesmo kkk
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Deyse Kelly Fernandez tem sim, é que estava de férias e dei uma pausa. Em breve retomarei ;)
@SakuraintheMoon
@SakuraintheMoon 5 жыл бұрын
Tambem nao acho q era alucinacao, porque ele sabia q nao tinha nada com a vizinha quando foi no apto dela. Alem disso, acho q a violencia deu a ele visibilidade, que foi uma das grandes motivacoes. Antes ele era tao ignorado q nem sabia se existia, a sua violencia fez com q as pessoas o notassem. É um filme espetacular
@ressignificando45
@ressignificando45 5 жыл бұрын
Show a análise, psicologia psicanalítica. Tbm vi uma confusão e misturas dos critérios apontados nos manuais psicanalíticos e DSM V.
@redelb
@redelb 5 жыл бұрын
E sobre a risada patológica? Como é a relação de um distúrbio neurológico com todas essas características psicológicas?
@moniquemartins7968
@moniquemartins7968 5 жыл бұрын
Uma coisa que lembrei e gostaria de comentar, é sobre um podcast que ouvi sobre como os mulçunanos pensam e que desconstrói totalmente nossa noção de livre arbítrio, é que pra eles... tudo que vai contra “alá” tem que ser convertido a favor ou ser eliminado... eles se comportam como ‘apenas’cumpridores da vontade de ‘alá ‘,por isso eles não sentem culpas quando degolam, matam ,estupram e tocam o terror. A noção de linearidade do tempo tb não é a mesma nossa... isso me fez refletir quanto a personalidade é mais moldada pelo ambiente que nos rodeiam do que pela essência que supostamente possuímos. Pode falar algo sobre isso,se puder Fred?
@Jackmeira
@Jackmeira 5 жыл бұрын
Monique Martins qual nome do podcast?
@moniquemartins7968
@moniquemartins7968 5 жыл бұрын
@@Jackmeira canal senso incomum - Guten Morgen - Como pensam os muçulmanos. kzbin.info/www/bejne/rHOaepaPgsiLfrc
@adrianalucia5391
@adrianalucia5391 5 жыл бұрын
Se a gente trocar a palavra "muçulmanos" pela "brasileiros" mudaria a perspectiva sobre aquilo que está sendo dito? Se mudar, talvez fosse o caso de mudarmos nossa fala sobre quem não conhecemos de fato (já esclarecendo, porque suspeito que seja necessário, muçulmanos não são todos extremistas, brasileiros não somos todos preguiçosos (sabia que fala isso de nós?), safados (idem), malandros (idem), incompetentes (idem)... ah, cansei! Seria bom nos concentalrarmos em coisas postivas? Ah, é...).
@Tania-fy1en
@Tania-fy1en 5 жыл бұрын
@@adrianalucia5391 👏👏👏 falou tudo.
@mauriciocastanheira2937
@mauriciocastanheira2937 5 жыл бұрын
Se é assim não podemos esquecer que para os "cruzados" (cristãos) chamados de adoradores da cruz pelos sarracenos seguidores de alá (muçulmanos) tudo era "justificável" porque "Deus o queria". Não demonstravam nenhum traço mínimo de empatia e pudor quanto às suas práticas sanguinárias que usaram indiscriminadamente em sua cobiça para se apoderar das terras e riquezas do oriente e o poder que obtiveram quando expropriaram seus adversários religiosos de pele bronzeada a quem chamavam de pagãos, e que consideravam inferiores e mataram como moscas. Ironicamente usaram das mesmas práticas que tanto condenavam nos povos árabes. Afinal seja de A ou B tudo era feito "em nome de Deus... Como se isso fosse verdade". Ainda nos dias de hoje vemos essa polarização cínica. Muçulmanos tem o poder do petróleo, bélico e religioso de abalar a civilização e sacrificar milhares, e os cristãos tem o poder financeiro, bélico, tecnológico, político e religioso de sacrificar milhões em especial do terceiro mundo com o pretexto de defender "valores religiosos, democráticos e morais" como se isso fosse realmente verdade. Santa hipocrisia...
@PIMOSUNIDOS
@PIMOSUNIDOS 5 жыл бұрын
Eu tenho um pai sociopata/narcisista e ele foi a pessoa mais importante na minha criaçao. Eu precenciava seus abusos aos outros e as vezes me divertia em como ele consegia se safar sempre. Ele me ensinou a ser como ele e reproduzi muita coisa. Depois uma ria comecou a me ensinar codigos de moral e eu fui aprendendo, fazendo mesmo se sentir só porque ela me ensinou que era o certo. Acho que se nao fosse por essa tia e o fato de ei escolher aceitar o que ela me ensinou eu seria no minimo narcisista. Ainda sinto vontade de burlar as leis ou fazer outras coisas impropias que eu fazia na infancia mas escolho nao fazer somente por uma questa moral, mesmo tudo dentro de mim dizendo que sim. Acho que existe livre arbirtrio sim. Acho que nossos pensamentos e sentimentos é uma questao psicologica mas se escolhemos agir é uma questao de escolha sim.A moral tem esse papel de reprimir iss. E sim, acho que o filme pode despertar o mal dentro de qualquer pessoa...,
@ressignificando45
@ressignificando45 5 жыл бұрын
Interessante sua história, porém vc não pode usar sua história como protótipo e generalizar, se vc mudou significa q no mínimo vc tem um superego e deve ter espectro neurótico, por isso houve mudança, porém claro há resquícios sim de uma herança familiar recebido pelo pai, agora se sua personalidade fosse Antissocial, sua tia poderia lhe entregar a Bíblia dos códigos mais volumosos e lê-lo e ensiná-lo inúmeras vezes e isso não mudaria nada, a neurociência já identificou um défice nos Transt. de Personalidade Antissociais (não sei se em todos) na área do cérebro responsável pela consciência (senso moral e juizo) impossibilitado de se colocar no lugar do outro (empatia). Se vc mudou com certeza vc não era como seu pai. E concordo com o Fred isso não tem nada a ver com livre arbítrio, porém não pode inocentá-los! Agora claro, se cuidar desde cedo tratando da criança com grande probabilidade de ser tornar um adulto Antissocial (psicopata-termo errado usado no senso comum) pode acontecer de tal criança se tornar ainda assim um Antissocial, porém no nível leve e o não tratado crescer acentuando o nível tornando-o severo e gravíssimo.
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Rodrigo aqui embaixo deu uma resposta bem apropriada
@PIMOSUNIDOS
@PIMOSUNIDOS 5 жыл бұрын
Não concordo...mas respeito sua opniao. Acho que esse discurso inocenta pessoas que sentem prazer em fazer o mal. Ainda acho que é uma questão de escolha em algum nível. Acho que nao somos animais irracionais que somos incapazes de fazer escolhas além da questão psicologica. Vejo como o psicopata consegue escolher se comportar ou fingir empatia quando acha necessario, entao acho que é uma questao de escolha nao se permitir sentir de verdade, ou encontrar os meios para desenvolver essa tal empatia, porque eles amam a perversidade e nao vem vantagem em fazer o bem.
@patriciatauyr5282
@patriciatauyr5282 5 жыл бұрын
Conheci seu canal vendo a análise psicológica de La casa de papel. Estava esperando por essa e já cheguei dando like!
@anaceciliamascarenhas8788
@anaceciliamascarenhas8788 5 жыл бұрын
Qual seria o diagnóstico do Arthur Fleck?
@Lu-cv4zt
@Lu-cv4zt 5 жыл бұрын
Psicopata - ele conta pra psicóloga uma história distorcida e vitimizada, ludibriou o público e ela, e por fim a mata. Foi fiel o tempo todo ao transtorno e ao personagem. Essa é a piada do filme.
@anaceciliamascarenhas8788
@anaceciliamascarenhas8788 5 жыл бұрын
Lu Cwb alguém me disse que é sociopata
@italo_6867
@italo_6867 5 жыл бұрын
@@Lu-cv4zt Isso não é confirmado, só é uma das várias teorias do final do filme
@leoeduoliveira8129
@leoeduoliveira8129 4 жыл бұрын
E Transtorno de Personalidade Narcisista? Ele tem mesmo ou é mito ?
@laurareidosucesso7404
@laurareidosucesso7404 4 жыл бұрын
sou estudante de psicologia e estou com um trabalho da facul pedindo exatamente uma analise patológica do coringa, assisti o filme e conclui que era inconclusivo kkkk to ficando maluca exatamente por isso , muitos colegas disseram que ele tinha transtorno de personalidade antissocial , mas exatamente essa questão do começo me fez questionar se era msm... eu to meio perdida sobre oque colocar.
@moniquemartins7968
@moniquemartins7968 5 жыл бұрын
Eu tenho uma teoria peculiar com relação à maldade/violência. Penso que os homens,nós...nos colocamos num lugar de muita importância na vida,somos animais,bichos no sentido biológico e apenas chegamos num estágio de evolução intelectual que nos permite fazer o que fazemos em relação a criar, reproduzir coisas... tecnologias... e tal,mas no sentido de instinto...vamos ser sempre animais. Como na natureza existe o padrão de o mais forte sobrevive... nós,espécie humana... não fugimos desse padrão,principalmente num mundo de faltas, fome,guerras...o ser humano vai ser sempre assim... não acredito numa evolução moral que extingue a maldade. Somos muito impactados pelo ambiente. Amei sua explanação Fred, apenas comentei sobre a minha visão de maldade/violência, não contestei sua fala ok?! Sou pessimista quanto aos humanos, pelo menos a grande maioria...
@elaines3373
@elaines3373 5 жыл бұрын
Pois é...por isso odeio tanto a hipocrisia de nossa cultura! Sabemos que somos todos animais lutando pela sobrevivência, por que botar um sorriso no rosto quando se estapeiam por um pedaço de carne? Ora
@daniellypontes5184
@daniellypontes5184 5 жыл бұрын
Ameei o Vídeo porém achei o áudio muito baixo. Adoro seus vídeos, parabéns.
@gabriell6684
@gabriell6684 5 жыл бұрын
Olá,eu gostaria de ler essa pesquisa, pode me passar, por gentileza?
@LahyriAurbach
@LahyriAurbach 5 жыл бұрын
Essa questão do dia ruim é mais uma referência à Piada Mortal do que qualquer coisa, onde o coringa tenta provar que qualquer pessoa pode ser quebrada.
@moongirl434
@moongirl434 5 жыл бұрын
até na piada mortal... o Coringa fala sobre "apenas um dia ruim" mas se vc ver, ele sempre teve uma vida ruim, pobre e difícil
@lucianafernandes5958
@lucianafernandes5958 5 жыл бұрын
Na piada mortal ele estrupa isso não deve se defendido
@LahyriAurbach
@LahyriAurbach 5 жыл бұрын
@@lucianafernandes5958 quem tá falando de estupro ou defendendo isso?
@denisebranquinho2377
@denisebranquinho2377 5 жыл бұрын
Muitas vezes são fantoches do contexto, realmente são! Mas é difícil para o homem entender isso, ele se julga livre, ele se julga poderoso, dono do próprio destino e da própria vida. Ele se julga com um poder, ele tem um ego imenso, ele não quer e não pode compreender o quanto ele é só um peão num jogo de xadres!!!!
@michellec.59
@michellec.59 5 жыл бұрын
fala sobre os incel por favor fred bj
@patriciarosa667
@patriciarosa667 5 жыл бұрын
Posso falar que existe pior que o coringa, esse foi em parte resultado da maldade dos outros também, mas tem gente que é má puramente por ser assim. Oro para que pessoas que tem transtornos mentais procure tratamento e se cure. Com Deus:)
@robertafontes9189
@robertafontes9189 5 жыл бұрын
O próprio TOC....É um fator desencadeante da violência.
@MarcusVinicius-tg4xz
@MarcusVinicius-tg4xz 5 жыл бұрын
Mer sinto um esrisofenio sou deprimido sou para baixo
@RodrigoRocha1980
@RodrigoRocha1980 Жыл бұрын
*Conclusões* Este vídeo mergulha profundamente na psicologia por trás da violência, desmistificando ideias simplistas. A origem dos comportamentos violentos é complexa, não sendo justificada por um "dia ruim". A influência familiar, social e vivências moldam nossa psique, mas a realidade não é tão simples quanto alguns querem fazer parecer. Reflita sobre a profundidade da mente humana e evite reducionismos. *Destaques* 🔍 Análise da complexidade da violência e suas origens. 💡 Exploração das relações familiares na formação psicológica. 🤡 Discussão sobre a construção psicológica do Coringa. 🌍 Influência do contexto social nos comportamentos violentos. ⚠ Advertência sobre a simplificação do comportamento violento. ❌ Rejeição da ideia do "dia ruim" justificar atos violentos. 🧠 Construção psicológica por vivências e valores. ❓ Impossibilidade de diagnóstico definitivo do Coringa. 🔄 Desmistificação da transição rápida para comportamentos extremos. 🤯 Reflexão sobre a fragilidade e insanidade do Coringa. #Psicologia #Violência #AnáliseComportamental
@niltoncesar7303
@niltoncesar7303 5 жыл бұрын
Todos nós temos o Coringa dentro
@vanessakatherine
@vanessakatherine 5 жыл бұрын
Pena que o áudio dos teus vídeos fica muito baixinho 🙁
@aapuglia
@aapuglia 5 жыл бұрын
Vanessa Katherine Laval Versa acho q seu dispositivo tá com problema. Aqui tá com som ótimo.
@vanessakatherine
@vanessakatherine 5 жыл бұрын
@@aapuglia os outros vídeos consigo ouvir super bem sem os fones, só desse canal que preciso de fones porque fica muito baixinho, acho que é esse tom de voz kkkk
@amandagranayrtavares6415
@amandagranayrtavares6415 5 жыл бұрын
Pra mim também está perfeito o som. Talvez pode ser o tom de voz do Fred, que é mais calmo e bem tranquilo! 😊☺️
@Alaine770
@Alaine770 5 жыл бұрын
Verdade! Tá bem baixo aqui
@taiannetrindade7748
@taiannetrindade7748 5 жыл бұрын
Tá baixo mesmo. Coloquei no máximo e ainda tive que ficar bem ligada pra não perder nada.
@alexsandroguedes8994
@alexsandroguedes8994 5 жыл бұрын
O filme quer passar a população como vilão !!!
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
A população é a nossa tendência a julgar e excluir as pessoas estranhas, não é pessoal, não é só sobre você, é uma mentalidade que está sendo exposta.
@elaine4282
@elaine4282 5 жыл бұрын
Exatamente Alessandro. Ninguém é vitima da sociedade!!!!! Alias as muitas pessoas passaram muito mais coisas que ele.
@elaine4282
@elaine4282 5 жыл бұрын
Exatamente Alessandro!!!!
@impossibilidades2092
@impossibilidades2092 5 жыл бұрын
@@elaine4282 Então, como já disseram... Não é sobre vocês... Sim, existem vítimas na sociedade, todos somos. Opinião nenhuma poderia mudar isso, nem justifica vitimismo. São fatalidades.
@elaine4282
@elaine4282 5 жыл бұрын
@@impossibilidades2092 As pessoas nascem assim com o sistema límbico desconectado. Ou seja ele não é construção da sociedade e não é nem vítima. O coringa se perdeu para se encontrar. Encontrou a identidade dele camuflada durante anos. Ele nunca cuidou da mae tanto que a matou. Etc etc etc
@anysbacchi
@anysbacchi 5 жыл бұрын
Olá uma dúvida, não há necessidade de identificação do CRP no vídeo?
@daniellifcosta8268
@daniellifcosta8268 5 жыл бұрын
No filme acredito que tudo foi imaginação, da forma como ele queria sair no auge de todo o sofrimento. A única realidade foi o final do filme a grande "piada"
@BrunoSantos-td8sj
@BrunoSantos-td8sj 4 жыл бұрын
Eu tive a mesma impressão.
@anagrazielle5011
@anagrazielle5011 5 жыл бұрын
Oi Fred, você poderia falar um pouco sobre Complexo de Deus? Por favor?
@juharley6193
@juharley6193 5 жыл бұрын
Kkk
@carolgoesbrazenglish
@carolgoesbrazenglish 5 жыл бұрын
Acelerei a velocidade do vídeo pq tu fala muito devagar! Escolhe bem as palavras...
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Carol com dendê sempre digo que os vídeos do canal, antes de conteúdo, eles ajudam a recalibrar nossa percepção e desacelerar as emoções, acelerar o vídeo é não aproveitar esse benefício.
@carolgoesbrazenglish
@carolgoesbrazenglish 5 жыл бұрын
@@blogsobreavida Bem lembrado... Vou aproveitar! E vou assistir esse video de novo! Muito obrigada por tudo!
@solangeelias2976
@solangeelias2976 5 жыл бұрын
Dr. Fred gostaria de me tratar com você. Show !!!!
@lailanashim274
@lailanashim274 5 жыл бұрын
Spoiler: Veja em 2x.
@luiz.ahumada
@luiz.ahumada 5 жыл бұрын
Já vi psicologos dizendo que ele tem esquizofrenia
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Luiz Ahumada a esquizofrenia me pareceria uma parte da sintomatologia. O embotamento afetivo, que é um critério decisivo (e subestimado nos diagnóstico em relação a delírio e alucinação) não está presente nele, ainda que ele pareça desanimado.
@nays2621
@nays2621 5 жыл бұрын
@@blogsobreavida Ele apresenta psicose. Pode ser transtorno de Transtorno de personalidade esquizotípica (uma mistura de esquizofrenia com psicose), quando ele rompe aquela barreira da esquizofrenia para entrar em uma psicose aberta ele começa a matar
@ligia7435
@ligia7435 5 жыл бұрын
Coringa é único. Hahahahahahaha
@quismaracristinanahas4054
@quismaracristinanahas4054 4 жыл бұрын
Eu , leiga q sou, imaginei q a personagem do coringa tivesse a esquizofrenia (e mais outras) como a principal comorbidade psicológica. O que vc acha, Fred?!
Auto-conhecimento | Fred Mattos
22:02
Sobre a Vida
Рет қаралды 68 М.
Coringa - Psicanálise e Cinema (com SPOILER)
43:45
Hélio Miranda Jr - Psicanálise e afins
Рет қаралды 6 М.
Counter-Strike 2 - Новый кс. Cтарый я
13:10
Marmok
Рет қаралды 2,8 МЛН
Как Ходили родители в ШКОЛУ!
0:49
Family Box
Рет қаралды 2,3 МЛН
CINECOMPORTAMENTO: CORINGA O FILME | ANA BEATRIZ
13:56
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 110 М.
Mecanismos de defesa | Fred Mattos
19:31
Sobre a Vida
Рет қаралды 98 М.
CAUSAS dos devaneios excessivos
18:32
Guia da Vida
Рет қаралды 2,9 М.
Filme PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN Análise psicológica
12:03
Psicologo Leonardo Teixeira
Рет қаралды 84 М.
Psycho (1960) Alfred Hitchcock - Psychological Analysis
8:16
Como evitar a autossabotagem - Fred Mattos
17:18
Sobre a Vida
Рет қаралды 134 М.
Counter-Strike 2 - Новый кс. Cтарый я
13:10
Marmok
Рет қаралды 2,8 МЛН