Рет қаралды 704
𝗢 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗷𝗼𝘃𝗲𝗺 𝗰𝗮𝘃𝗮𝗹𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀, 𝗰𝗵𝗮𝗺𝗮𝗱𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀, 𝗱𝗲 𝟭𝟵 𝗮𝗻𝗼𝘀, 𝗺𝗼𝗻𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 “𝗔𝗿𝗶𝗻𝘁𝗼”, 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲𝘂 𝗮 𝗱𝗶𝗳𝗶́𝗰𝗶𝗹 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗹𝗼𝗻𝗴𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗲𝗷𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗮 𝘁𝗲𝗿𝗿𝗶́𝘃𝗲𝗹 𝗲 𝗲𝘅𝗽𝗲𝗿𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗖𝗼𝗰𝗮.
O tempo chuvoso de quinta-feira, 8 de junho, encaminhou o combate entre S. Jorge e a Coca para o domingo, 11 de junho. À sua espera, um dia com raios de sol e céu azulado, que trouxe muita gente ao Anfiteatro Natural do Souto. Desta e da outra margem do Pai Minho.
Antes do combate, aplausos para as nossas coletividades. Dirigidas por Andres Tarabbia Pancho, fundador do grupo “Retimbrar”, deram corpo ao espetáculo musical “Força de S. Jorge” numa simbiose perfeita entre generosidade, voluntarismo e competência. Muito bom. Um forte agradecimento ao Andres e a todas as associações locais.
Entusiasmado pelo incentivo, o mais jovem cavaleiro de todos os tempos, chamado Carlos, de 19 anos, montado no esbranquiçado “Arinto”, entrou com vontade e engenho. Com a lança não teve grande dificuldade, mas chegada a vez da espada a história conheceu outro rumo.
Como não queria ficar sem uma orelha, a terrível Coca, puxada por valentes defensores do mal, bem trajados, mostrou-se mais arreganhada, jogando ao ataque, com o “Arinto” a sentir alguns apuros defensivos. Não era para menos. Com a força verde pela frente.
O combate prolongou-se com o público a puxar pelos dois adversários, divertindo-se a cada momento hilariante, a cada episódio caricato. Por fim, volvidos 22 minutos (contadinhos), após o rufar do tambor para início da peleja, o jovem Cavaleiro do Reino, S. Jorge, desfere o golpe fatal.
A orelha cai por terra. Os amigos da Coca, desalentados, baixam os braços. O público, em delírio, saúda o vencedor. Certamente, a pensar na quantidade e qualidade das uvas de Alvarinho que vão chegar às adegas na próxima vindima. “Vamos ter uma boa pinga” disseram muitos.
𝗔 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘁𝗲𝗿𝗺𝗶𝗻𝗼𝘂 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝗰𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗾𝘂𝗲, 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼𝘀, 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗼 𝘀𝗲𝗻𝘁𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗲𝗿𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮 𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗼𝘀𝗮 𝗱𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹. 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮𝗯𝗲́𝗻𝘀. 𝗠𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗼𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮𝗱𝗼 𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺 𝗻𝗼𝘀 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗼𝘂 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼, 𝗱𝗲𝘃𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶́𝘃𝗶𝗼.
𝗔𝘁𝗲́ 𝗮𝗼 𝗽𝗿𝗼́𝘅𝗶𝗺𝗼 𝗮𝗻𝗼.
#CorpodeDeusCocadeMonção
#MonçãoArteeCultura
#MunicípiodeMonção
#MonçãoDeixaMarca