[CORREÇÃO DO ENEM] Questão 13 - Enem 2021 - Prova azul ▷ Quando neném nascer, renunciarei

  Рет қаралды 6,061

Puxa Língua

Puxa Língua

Күн бұрын

Пікірлер: 74
@puxalingua
@puxalingua Жыл бұрын
IMPORTANTE: Essa foi a questão mais difícil de Linguagens do Enem 2021 (1ª aplicação), segundo os microdados da prova.
@PsicologoCaioMoura
@PsicologoCaioMoura 3 ай бұрын
Olá professor! Eu amo suas correções e sou assinante do canal... Essa questão, apesar de difícil, eu acertei e está correta mesmo. Há ironia no último quadrinho, quando ela diz que "assim termina mais um capítulo na luta da mulher por sua emancipação". E, nesse sentido, a ironia é sim sobre a condição de igualdade, visto que ela destaca a emancipação da mulher. Quanto a letra E, que muitos marcaram, não pode ser porque o comando pede "os recursos verbais e não verbais sinalizam a finalidade de..." ...criticar as obrigações da maternidade? Não, pois ela não está reclamando das obrigações da maternidade (amamentar, dar banho, cuidar, fazer dormir...), mas sim de deixar de lado sua vida social e projetos (coisa que só acontece com a mulher, pois o mundo é desigual). De qualquer forma, excelente conteúdo. Você é fera!
@nauta8796
@nauta8796 Жыл бұрын
resolução da imagem é péssima, pensei que era uma formiga de cadeira de rodas
@nauanygaspar6225
@nauanygaspar6225 Жыл бұрын
to rindo muito mkkkkkkk
@milenaguimaraes3828
@milenaguimaraes3828 3 ай бұрын
Kkkkkkkkkkkkk
@gabrielrubenich3345
@gabrielrubenich3345 2 ай бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@liviacalixto1942
@liviacalixto1942 3 жыл бұрын
caramba, mano! fica até complicado corrigir uma questão dessas, não tem como justificar nao ser a E, o INEP devia ser mais flexível com esses gabaritos, colocam a alternativa e nunca revisam a questão, mesmo estando claramente errada. especula-se que é para não gabaritar linguagens... ótima resolução!
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
Concordo! Deveria haver um período de recurso, no qual os candidatos pudessem questionar as respostas. Da forma que fazem, é como se o INEP fosse o único conhecedor de toda a verdade do universo. 😕
@EmersonFigueiredodossantos
@EmersonFigueiredodossantos Сағат бұрын
Excelente explicação, parabéns! Muito obrigado pela resolução! Essa questão deve ser uma daquelas que ninguém deveria acertar, o inep tem dessa.
@marianarosa9488
@marianarosa9488 Жыл бұрын
Muito obrifada, Prof! Por ser autêntico em deixar claro suas discordâncias com o INEP e sua leveza nos vídeos! Fiz esse ENEM como uma forma de simulado para o ENEM desse ano e também marquei a opção E nessa questão, interpretei exatamente do jeito que explicou😅
@diegodiasp
@diegodiasp Жыл бұрын
Também marquei a letra E, o ENEM tem feito questões nas quais os distratores também estão certos, detesto errar quando não concordo com o gabarito. Tem outra questão do enem 2022, se não me engano, sobre um jogo novo "who is she", uma versão do cara a cara com personagens históricas femininas, da uma olhada na resolução desse mesmo professor pra entender minha indignação haha
@victormarcelino
@victormarcelino Жыл бұрын
INEP após a publicação do gabarito: "bazinga!"
@josebarros3031
@josebarros3031 3 жыл бұрын
eu acho a resolução da tirinha muito ruim, tive dificuldade de le-la
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
Eu também achei um pouco ilegível.
@nicolesalesa
@nicolesalesa 3 жыл бұрын
Agr posso suspirar aliviada...skskkssk
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
Queria eu estar aliviado! Sinceramente, o INEP me tira do sério com questões assim. hahaha
@anaclaraserafim603
@anaclaraserafim603 2 ай бұрын
fico chateada quando não consigo entender uma questão, mas só de saber que vou corrigir com você fico tranquila. obrigadaaaaa, professor, sempre esclarecedor!!
@vitoriamodesto4860
@vitoriamodesto4860 3 жыл бұрын
Comentando em quase todas as suas correções porque estou apaixonada no seu canal! Você analisa como os alunos, mas explica como professor. ❤
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
Muito obrigado! Continue comentando, porque eu adoro ler e responder. :)
@samuelmendes4304
@samuelmendes4304 2 жыл бұрын
Bom dia, professor. Tudo bem? Refazendo essa questão, acredito que a letra C é, sim, a correta, devido a uma série de fatores. Em todos os quadrinhos, a personagem afirma, por meio do pronome oculto, que "ela" irá abdicar de todas essas questões. Pensando que um filho é fruto do pai e da mãe, duas situações mostram-se importantes de serem analisadas: a ausência da figura paterna na charge e a repetição do dito pronome implícito "eu" . Sendo assim, fica subentendido a condição de desigualdade nessa relação, em que é imposto à mulher abrir mão de tudo, enquanto tais imposições não dizem respeito ao homem. Além disso, no último quadrinho, nos é dito "ter tido fim um capítulo da luta pela emancipação da mulher". Posto isso, devemos nos perguntar: do que a mulher visa se emancipar? A emancipação diz respeito ao ao ato de libertar-se de uma situação, no caso, às obrigações impostas às mulheres e não aos homens. Além disso, na parte em que afirma que "assim termina", há a presença da ironia citada no item C, uma vez que a luta por essa emancipação não acabou, de fato, pois as obrigações impostas às mulheres continua a vigorar. Assim, conclui-se que, embora o item E apresente informações corretas, a crítica às obrigações maternas são apenas um canal para se chegar à raiz do problema, que seria a nítida desigualdade de gênero nas relações de maternidade e paternidade.
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
Concordo com suas observações, mas você mesmo apontou que a opção E também apresenta informações corretas. O enunciado pede a finalidade do texto, ou seja, é como se se perguntasse o que o autor queria quando fez a tirinha. Ele queria ironizar as condições de igualdade, claro, mas também queria criticar as obrigações da maternidade que são impostas pela sociedade. Acho que deixar o estudante, que já está pressionado no momento da prova, em dúvida entre duas opções que claramente combinam com o enunciado é algo cruel.
@lisms2156
@lisms2156 2 жыл бұрын
teve que forçar um pouco amigo... na hora da prova, com 3 minutos, cheio de texto pra ler, vc não tem tempo de ficar viajando
@Luiz-yj2po
@Luiz-yj2po 2 жыл бұрын
a impressão que eu tive desse comentário é que vc tentou justificar o gabarito, depois de conferir a resposta vc se esforçou pra justificar pq ela está certa e chegou nessa conclusão. O problema é que no dia da prova a gente não tem o gabarito em mãos, e nossa análise tem que ser condizente com o que está explícito no texto. Em inúmeras vezes eu falhei por fazer uma análise aprofundada até chegar na resposta, saindo um pouco do que estava claro no texto, e acabei errando a questão.
@luizguilhermesantos3407
@luizguilhermesantos3407 Жыл бұрын
@@puxalingua prof eu tive uma analise totalmente diferente. Primeiro eu vi que de fato estão sendo ironizadas as condições de igualdade da mulher, porque o que a tirinha traz como renuncia, ao meu ver, são o oposto ao que as mulheres buscam. Um exemplo seria quando ela diz que renunciaria a busca pela beleza, hoje de fato ainda permanece essa busca, porém muitas mulheres já procuram impor a diversidade e liberdade de corpos sem se encaixar nos padrões. Da mesma forma acontece com a vida folgazã, onde eles querem colocar a ideia de que a mulher só quer se abdicar das obrigações por coisas banais, na verdade todo texto tenta colocar essa mesma condição nas renuncias, colocando todas as pautas como banais, o que realmente não é.
@puxalingua
@puxalingua Жыл бұрын
@@luizguilhermesantos3407Eu concordo super com sua análise. Meu questionamento é mais voltado ao tempo disponível para fazer a questão em si do que a própria questão. No dia da prova, com 90 questões e uma redação pra fazer, fica muito difícil fazer a análise profunda que a questão merece. Então, acho que questões como essa não deveriam existir no Enem. Aliás, essa foi a questão mais difícil da prova de linguagens, segundo os microdados.
@neto5312
@neto5312 2 жыл бұрын
mano, acho muito chato essas questões problemáticas de linguagens nos deixa perdidos
@caementum9536
@caementum9536 4 ай бұрын
Òtima reflexão ao longo da correção ! Havia marcado a alternativa E) e concordei com suas considerações !
@marialayanepereirajesusdas4140
@marialayanepereirajesusdas4140 2 жыл бұрын
Suas correções são super completas, professor. Parabéns!
@neto5312
@neto5312 2 жыл бұрын
ganhou mais um inscrito, suas resoluções são muito detalhadas. Parabéns pelo trabalho!!!
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
Obrigado pelo elogio e pelo apoio! :)
@fidelis4290
@fidelis4290 2 жыл бұрын
Estou viciada em suas correções
@juliamaria5749
@juliamaria5749 3 ай бұрын
Eu marquei a E com tanta certeza 🥲
@gabrielaamaral6111
@gabrielaamaral6111 Жыл бұрын
perfeito, prof.! concordo cem por cento com sua análise e pensei o mesmo.
@byancasouza7255
@byancasouza7255 Жыл бұрын
Como você também achei que a opção E combinava mais, era mais completa mas não totalmente correta.
@lucaspatrick2287
@lucaspatrick2287 Жыл бұрын
um erro de interpretação me fez acertar a questão :/ kkkkk eu achei que fosse o macho chocando o ovo, algo que acontece muito no meio animal. Então, na hora da correria achei que as falas dele fosse remetendo ao cenário da "fêmea", no caso uma metáfora, e ai coloquei a "c", já que ela era a que mais se encaixava na minha interpretação.
@kayki_paixao
@kayki_paixao 5 ай бұрын
KKKKKKKKKKKKKK
@anabeatrizdesaalves9180
@anabeatrizdesaalves9180 2 жыл бұрын
seu canal é maravilhoso!! estou amando as resoluções das questões do enem!!
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
Muito obrigado 🥰
@liegek
@liegek 3 жыл бұрын
Vazou eu no Enem 🗣
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
Opa! Vem neném por aí? Ou o neném já veio?
@liegek
@liegek 2 жыл бұрын
@@puxalingua hauahuahau já tenho dois adolescentes
@Nuestropan
@Nuestropan 3 жыл бұрын
Você trabalha para o INEP? CONHECI HOJE E NÃO CANSO DE ASSISTIR OS SEUS VÍDEOS
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
🤣🤣🤣 Nada! Se eu trabalhasse no INEP, a prova não viria com tantos problemas. Kkkkk
@isabeleevellyn
@isabeleevellyn 2 жыл бұрын
@@puxalingua kkkkkkkkkkkkkk que questao foi essa hein ?
@felipejosegentil2094
@felipejosegentil2094 Жыл бұрын
Sensato !
@heitordossantos8675
@heitordossantos8675 Жыл бұрын
O correto não seria:Ironizar as SUPOSTAS condições de igualdade? Pois da forma como a questão foi redigida deu a entender que se está ironizando uma condição de igualdade que seria, no caso, inexistente.
@bernardopapadakis
@bernardopapadakis 4 ай бұрын
EXATAMENTE, primeira vez que vejo alguém falando exatamente o que eu pensei! De cara, quando li essa alternativa, descartei por isso, "condição de igualdade", que condição de igualdade? Não existe, para mim, faria sentido se tivesse "ironizar as condições de desigualdade". Como o próprio professor disse, "ironizar" pode ter o sentido de "criticar", qual é o sentido de falar "criticar as condições de igualdade"??? Que igualdade??? Isso não faz nem sentido!
@layllaandrade8005
@layllaandrade8005 2 жыл бұрын
Suas resoluções são PERFEITAS professor, parabéns pelo trabalho. Em relação a questão, eu fiquei em dúvida entre a letra C e a E, descartei a letra E pelo fato que eu não vejo renunciar a vida social, por exemplo, como "obrigações da maternidade", e sim como algo que é imposto pela sociedade, principalmente na década de 70 em comparação a hoje, e não como uma obrigatoriedade de que tem que fazer e pronto. Só marquei a C pq consegui eliminar as outras 4 alternativas.
@lpryssa
@lpryssa Жыл бұрын
acertei com esse mesmo objetivo
@AlfredoBatistaDeAlmeida
@AlfredoBatistaDeAlmeida Жыл бұрын
Ainda bem que deu certo, mas foi uma interpretação muito subjetiva, tendo em vista que ao estar dizendo que ter um filho culminara na ''privação da liberdade'' ele estará criticando as obrigações da maternidade também
@daianesalinas4359
@daianesalinas4359 2 жыл бұрын
Eu ameii ♥️ super completa suas resoluções!!
@diasphablo
@diasphablo Жыл бұрын
Quando fui responder fiquei entre as duas questões (E) e (C). quando fui marca eu ate falei, caraaa a (C) é a correta!!! coloquei a letra (E) no final --'
@kerolaine.s.r.carvalho
@kerolaine.s.r.carvalho 2 жыл бұрын
Resolução excelente!!
@bernardopapadakis
@bernardopapadakis 4 ай бұрын
Professor, mas para mim é completamente ilógico dizer "ironizar as condições de igualdade", que igualdade? Ela não existe! Como você vai ironizar algo que não existe? O que teria sentido lógico seria dizer "Ironizar as condições de desigualdade", "ironizar as supostas condições de igualdade", daí perfeito, tranquilo, mas não é isso que está escrito. Se eu digo "ironizar a luta pelos direitos do povo judeu feita por Hittler", teria algum sentido? Nenhum né, eu tô literal dizendo que ocorre uma ironia sobre algo que não ocorreu, sobre algo que na verdade ocorreu justamente o contrário né, isso para mim não tem nem pé nem cabeça! A única forma dessa construção fazer sentido, é você subentender que teria um "suposto" implícito na frase, "suposta condição de igualdade", mas como tu pode fazer isso? Simplesmente não é o que está sendo dito! "ironizar as condições de igualdade" é diferente de "Ironizar as supostas condições de igualdade"! O INEP não pode querer que nós tenhamos que adicionar palavras na alternativa para ela fazer sentido! Mesma coisa ocorre na "E", do jeito que ela tá escrita, tá muito vago, nn dá pra entender, "que obrigações da maternidade"? A obrigação que a sociedade impõem, ou uma suposta obrigação natural da maternidade? Se fosse no primeiro sentido, ela estaria correta, se fosse no segundo, estaria errada. Portanto, não tem como afirmar que essa alternativa é correta, ela é imprecisa! O INEP não pode escrever uma alternativa incompleta, que abre mais de uma possibilidade de interpretação, e querer que o aluno escolha a que eles querem! Ambas alternativas para estarem corretas, você teria que inferir algo além do que está escrito, na C você teria que inferir que na verdade seria uma suposta condição de igualdade, e na E tu teria que inferir que é uma obrigação da maternidade imposta pela sociedade.
@juliaescorcio5881
@juliaescorcio5881 3 ай бұрын
Concordo demais, foi assim que pensei
@hudsonrodriguesdesouza4432
@hudsonrodriguesdesouza4432 Жыл бұрын
Espero que esse ano nao caia uma bomba dessas no Enem kkkkkkkkkkk que ódio
@dalestudo
@dalestudo 7 ай бұрын
Só que a E é politicamente incorreta (palavras rudes) aí a errada é a correta rs
@annaceciliarodrigues3823
@annaceciliarodrigues3823 Жыл бұрын
Claramente uma questão ridícula que não mede conhecimento nenhum. Quer apenas lascar com o estudante!!!
@diarysawan
@diarysawan Жыл бұрын
Eu fiquei de cara quando vi no gabarito que a correta era a C kkkkk não parecia mesmo... foi uma das primeiras que eu descartei
@isabellacarvalho1182
@isabellacarvalho1182 3 жыл бұрын
:( marquei c
@brunanoronha518
@brunanoronha518 3 жыл бұрын
profe n tendi 100%%%, me gerasse a dúvida na E kkkkkkkkk
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
Na verdade, eu acredito que tanto a letra C quanto a E estão corretas, pois o texto ironiza as condições de igualdade entre mulheres e homens, mas também faz uma crítica às obrigações impostas pela sociedade às mães.
@brunanoronha518
@brunanoronha518 3 жыл бұрын
@@puxalingua achei estranho , pois ironia n eh a finalidade... mas o recurso que usa para se atingir algo... ainda n to covencida
@puxalingua
@puxalingua 3 жыл бұрын
@@brunanoronha518 A ironia está na última fala. Quando ela diz "assim termina mais um capítulo da luta da mulher pela emancipação" existe um certo sarcasmo, pois a realidade que ela tá enfrentando não é pra terminar um capítulo da luta, mas para começar uma nova luta. E a questão das condições de igualdade é trazida justamente pelo "luta pela emancipação", pois se essa luta é necessária, é porque não há igualdade.
@brunanoronha518
@brunanoronha518 3 жыл бұрын
@@puxalingua aaaaa. O senhor consegue verbalizar tão bem os raciocínios kkk fico encantada
@brunanoronha518
@brunanoronha518 3 жыл бұрын
@@puxalingua to doidinha para que tragas todas as questões do enen 2021... pois na net não acho resoluções em vídeos.... só as tuas Ps. Sao mttt boas
@alexiacosta871
@alexiacosta871 2 жыл бұрын
Inep, imediatamente tenho crise de ansiedade 🥲
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
Inovador e revolucionário? Não. auhsuahsuah
@LucasReiss
@LucasReiss 2 жыл бұрын
Nesse caso, trata-se de uma pauta feminista. Temas nessa área são motivo de diversos debates e contestações em que nunca há um consenso sobre certo ou errado. Portanto, se não há consenso, não deve estar em uma prova de certo e errado. Porém, caberia, sim, em uma prova discursiva para que os lados que debatem os prós e os contras dessa pauta sejam ouvidos.
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
No caso, sou super a favor da discussão dessas pautas que colocam em evidência as lutas dos grupos oprimidos. Acho que o problema da questão não está na temática do texto, mas na não observância a uma coerência entre o enunciado e as alternativas.
@LucasReiss
@LucasReiss 2 жыл бұрын
Além disso, teria que ser "ironia às condições de desigualdade", não de igualdade.
@puxalingua
@puxalingua 2 жыл бұрын
Nesse caso, é estranho, porque tanto "igualdade" quanto "desigualdade" combinam. "Ironia às condições de desigualdade" seria fazer uma sátira que deixe clara a presença da desigualdade. Já "ironia às condições de igualdade", podemos entender como "colocar a igualdade sob uma ironia", dando uma ideia de contrário. Esse é o menor dos problemas da questão.
Enem 2021 / Enem 2021 Digital - Autoria Linguagem - Questão 29 | Linguagens, prova amarela
4:49
Autoria Linguagem - Resolução de questões
Рет қаралды 1,3 М.
#behindthescenes @CrissaJackson
0:11
Happy Kelli
Рет қаралды 27 МЛН
Почему Катар богатый? #shorts
0:45
Послезавтра
Рет қаралды 2 МЛН
Minhas Notas ENEM 2024 | TRI
5:07
Davi Garcia
Рет қаралды 2,3 М.
[CORREÇÃO DO ENEM] Questão 11 - Enem 2021 - Prova azul ▷ Sinhá
16:26
5 Impossible Languages for English Speakers
21:16
Olly Richards
Рет қаралды 709 М.
Polêmicas do ENEM | Ep. 6: "Estado de exceção" (2021, 1ª aplicação, Linguagens, amarelo, 18)
16:04