Рет қаралды 137,639
Citações e trechos do livro “The Sutra of Hui-Neng”.
Hui Neng (638 - 713), foi um grande monge e o sexto Patriarca do Zen Budismo.
Nascido na cidade de Xinzhou (China), Hui Neng não sabia ler nem escrever, sua família era pobre e seu pai morreu quando ele ainda era jovem, o que o fez trabalhar como lenhador para sustentar a si mesmo e sua mãe.
Certo dia, enquanto carregava lenha, Hui Neng ouviu alguém recitar o Sutra do Diamante, e sentiu um despertar. Imediatamente, decidiu seguir o caminho de Buda. Assim, viajou 800 km a pé, até a área no norte da China no mosteiro do quinto patriarca Hongren. Ali, Hui Neng começou a trabalhar na cozinha, onde trabalhou por oito meses.
Hongren lhe transmitiu o manto e a tigela como sinal do Selo do Dharma da Iluminação Súbita, dizendo-lhe para deixar o mosteiro e seguir para o sul.
Durante os quinze anos seguintes, Hui Neng permaneceu no anonimato, não revelando a ninguém que era o Sexto Patriarca. Depois, decidiu começar a receber discípulos, e transmitiu o Dharma a 43 sucessores, extinguindo-se, com ele, o título oficial de Patriarca Zen.
Hui Neng declarou que todas as pessoas possuem a natureza búdica e que a natureza de cada um é originalmente pura. A maneira de descobrir a própria natureza é através da calma e da sabedoria, que serão alcançadas quando a pessoa se libertar do pensamento deliberado e do apego às coisas. Se alguém vê sua própria natureza, a iluminação acontecerá.
🙏 Adquira os livros do Budismo Zen através do nosso link na Amazon:
amzn.to/3DKEHPH
📚 Conheça nossa lista de recomendações:
www.amazon.com...
“Antes de pensar sobre o bem ou mal... Quem é você?”
Hui Neng.
“Se estás sob ilusão e não podes perceber tua Essência da Mente, tu deverias buscar o conselho de algum amigo piedoso e instruído. Quando tua mente for iluminada, conhecerás a Essência da Mente, e então poderás trilhar o Caminho do modo correto. No momento estás sob ilusão, e não conheces tua Essência da Mente. (Em vez de buscar conselho) Tu ousas perguntar se eu conheço minha Essência da Mente ou não. Se eu o faço, eu percebo por mim mesmo. Mas o fato de eu saber não te livras de estar sob a delusão. Semelhantemente, se tu conheces tua Essência da Mente, teu saber seria inútil para mim. Em vez de perguntar aos outros, por que não o procuras em ti e o vivencias por ti mesmo?”
Hui Neng.
“Agora me permitais dizer algo sobre minha própria vida e como cheguei a tomar posse do ensinamento místico da Escola Dhyana (o Zen).
Ao ouvir do Patriarca esta declaração do Sutra do Diamante: ‘A pessoa deve usar a sua mente de tal forma que ela fique livre de qualquer apego’ - Eu de imediato me tornei completamente iluminado, e percebi que todas as coisas no Universo são a Essência da Mente em si mesma.
Quem poderia imaginar - eu disse ao Patriarca - que a Essência da Mente é intrinsecamente pura! Quem poderia imaginar que a Essência da Mente é intrinsecamente livre de surgimento ou aniquilação! Quem poderia imaginar que a Essência da Mente é intrinsecamente autossuficiente! Quem poderia imaginar que a Essência da Mente é intrinsecamente livre de mudanças! Quem poderia imaginar que todas as coisas são a manifestação da Essência da Mente!
Sabendo que eu tinha compreendido a Essência da Mente, o Patriarca disse: ‘Para aquele que não conhece sua própria mente, não há utilidade em aprender o budismo. Por outro lado, se a pessoa conhece sua própria mente e vê intuitivamente sua própria natureza, ela será um herói, um professor dos deuses e homens, ‘Buddha’’. Assim, sem o conhecimento de ninguém, o Dharma foi transmitido para mim à meia-noite, e consequentemente me tornei o herdeiro dos ensinamentos da Escola Súbita, assim como do manto e da tigela de esmolar.
‘Sois agora o Sexto Patriarca’, ele disse. ‘Tende cuidado, e libertai tantos seres sencientes quanto for possível. Divulgai e preservai o ensinamento, e não deixai que ele desapareça. Tomai nota de meus versos: Seres sencientes que semeiam as sementes do Esclarecimento No campo das causas materiais irão colher os frutos da Natureza Búdica’.
Virtuosa Audiência, quando o Quinto Patriarca pregou para mim, eu me tornei esclarecido imediatamente após ele ter falado, e espontaneamente percebi a real natureza do Tathata. Por essa razão, é meu objetivo pessoal propagar os ensinamentos dessa Escola ‘Súbita’, de forma que os estudiosos possam encontrar Bodhi de uma vez e perceber sua verdadeira natureza pela introspecção da mente.”
Hui Neng.
Música: Joffrey Lorre - 174Hz Fréquence de Guérison
( • 174Hz Guérison Naturel... )
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: pixcorvoseco@gmail.com
📷 Instagram: / corvoseco
💻 Facebook: / corvoseco
📩 Entre em contato: contato@corvoseco.com.br
#ZenBudismo #IluminaçãoEspiritual