No video

Cotas raciais: argumentos contra ou a favor? | Aline França

  Рет қаралды 67,630

Aline França

Aline França

Күн бұрын

Qual a sua opinião sobre cotas raciais? Você tem argumentos contra, tem argumentos a favor? As cotas raciais existem por um motivo e eu também não entendi inicialmente qual era ele. Porque capacidade, isso eu sei que tenho de sobra. Porém, apenas a capacidade não basta em uma sociedade racista.
Insta: @aline_franca
CONTATO
contato@alinefranca.com

Пікірлер: 677
@suelibarcel4476
@suelibarcel4476 11 ай бұрын
As cotas devem ser igualmente para todos com baixa renda independente de sua raça isso é igualdade social
@elainesouza8508
@elainesouza8508 Жыл бұрын
Eu sou branca, sempre fui pobre e nunca pude participar de cotas 🤷🏻‍♀️ Não concordo com cotas raciais. Deveria ser por classe social somente.
@8nfinite883
@8nfinite883 4 ай бұрын
Era pra ser a lógica, essa ideia de cota por raça é bem estupido dado que no Brasíl não existe isso de "Raça" é tudo miscigenado. Além do mais existem pobres brancos que são menos favorecidos do que um negro que pode ter a classe maior que ele. É muito nada a ver
@CarlosCristofari
@CarlosCristofari 4 ай бұрын
Além disso acho que 90 % das pessoas brancas são pobres .Também sou contra
@nelmacamoes5568
@nelmacamoes5568 3 ай бұрын
Eu questiono cotas da seguinte forma, se só o fenótipo basta para identificar quem é negro ou não neste país. Como se daria com dois filhos de mesmos pais, um filho negro e um branco ( o que é biologicamente possível), criados no mesmo lar e nas mesmas condições, um tem direito a cota e outro não????
@night7955
@night7955 3 ай бұрын
​@@nelmacamoes5568aí que tá, de acordo com os defensores de cotas o tribunal racial deveria usar como critério o parentesco como etnia, mas aí vem o paradoxo da recursividade, se uma pessoa x é de pele clara mas tem um pai negro, logo, é negro. Se x é negro, então o filho de x, neto de x, bisneto de x também são negros e por aí vai, então quase todo brasileiro seria considerado negro
@night7955
@night7955 3 ай бұрын
​@@8nfinite883poisé, a moça do vídeo me decepcionou ao dizer "mas já existem cotas sociais" sim, já existem mas uma pequena parcela ainda é dedicada exclusivamente pra pessoas negras. Aí você pega duas pessoas pobres em escolas públicas tendo as mesmas oportunidades, ambas em cotas sociais, mas apenas uma delas em cota racial ambas tiram a mesma nota mas apenas a de pele escura passa, isso é justo?
@rodrigolandim2006
@rodrigolandim2006 3 жыл бұрын
É impressionante todos os argumentos q ela dar nada tem haver com a cor de pele e sim com os recursos financeiros. Então a verdadeira cota que funciona é a de renda.
@mariseschwartz3730
@mariseschwartz3730 4 ай бұрын
Sim, pois o negro que tem poder aquisitivo não vai tirar a vaga do negro que não o tem.bem simples.
@Manu-xg9sy
@Manu-xg9sy 3 жыл бұрын
Minha professora deu esse tema como debate, e tô dividida kkkkkkkk n sei oq pensar direito
@eugeniofreire9939
@eugeniofreire9939 3 жыл бұрын
Cara Manu, boa noite. Pense no dinheiro dos impostos que pagamos diariamente, e na LDB-Lei de diretrizes e bases da educação criada em 1934 no qual determina que é dever das Instituições Públicas de Ensinos: Federais, Estaduais, e Municipais fornecerem Educação Pública de qualidade aos seus alunos, através de seus Secretários de Educação; então isso está apenas no papel e ninguém cobra que sejam cumpridas de forma correta. Por isso que os ensinos são péssimos, fazendo existirem as COTAS. Pois se a Sociedade cobrassem a aplicação deste artigo da LDB fossem cumpridas corretamente; ninguém iria precisar das Cotas. Lute por um ensino público de qualidade, onde pagamos por ele através de nossos Impostos, e pelo fim da descriminação no País, pois às Cotas fazem estudantes serem discriminados nas Universidades.
@patymarinho8369
@patymarinho8369 3 жыл бұрын
meu bem o vídeo está tão, mas tão bem explicado! qual é a sua dúvida? Você já estudou sobre o racismo estrutural? você sabe o que aconteceu 1 dias depois do 13 de maio? você sabe que os negros já foram proibidos de frequentar a escolas? você já sofreu racismo???
@xtony6931
@xtony6931 3 жыл бұрын
@Lyrics *Pois é, ninguém é proibido de estudar pela cor, o problema é a situação financeira e do ensino básico no Brasil, as cotas só prolongam mais e mais de o estado melhorar o ensino básico no país, cotas raciais só estão tampando um problema muito maior que não tem nem planejamento para concertarem.* E como o @Lyrics disse, "Não é a cor da pele o que impede as pessoas de chegar às universidades, mas a péssima qualidade das escolas que os pobres brasileiros, sejam brancos, pretos ou pardos, conseguem frequentar. Se o impedimento não é a cor da pele, as cotas raciais não fazem sentido".
@user-sg6qr7zu6b
@user-sg6qr7zu6b 3 жыл бұрын
Ser contra, não tem nem como ter qualquer tipo de dúvida
@andreina9927
@andreina9927 3 жыл бұрын
@Lyrics pelo visto nem viu o vídeo né, olha como o Brasil foi fundamentado e pensa um pouco,! uma prova de vestibular é difícil e com isso existe os cursinhos, que normalmente são caros, e a maior parte da população pobre tem cor.
@IvanSilvaSotero1977
@IvanSilvaSotero1977 Ай бұрын
Estudei numa universidade privada e elitista através do Prouni/cotas onde era o único negro numa turma de 50 alunos. Entrei tambem na universidade pública como cotista e a realidade não era diferente da particular. Aos 17 anos, concluí o ensino médio, no entanto, não conseguia entrar na faculdade pública por causa da voraz concorrência da época. Era impossivel competir com os bem preparados alunos das escolas particulares. Éramos uma familia com parcos recursos, em condição de vulnerabilidade extrema. Nossa mãe faleceu quando ainda éramos crianças. O meu pai adoeceu e eu assumi o papel de provedor da familia ali com 17, 18 anos. A rotina era trabalhar todos os dias, levar meus irmãos na creche e cuidar deles e do meu pai nos fins de semana. A cota me ajudou a subir um degrau, a impulsionar minha corrida em um caminho que era inatingível. Com as formações que adquiri, pude melhorar a vida de minha familia, pude tratar e aposentar meu pai, comprar uma casa para meu pai, pude ver meus irmãos se desenvolverem. Pude constituir minha familia, adquirir minha casa, melhorar meus empregos e abrir meu próprio negócio, abençoando outras familias que hoje colaboram conosco. Eu posso dizer que as cotas ajudaram a salvar minha familia. O conceito de mérito depende muito da realidade de cada indivíduo. Na minha, eu teria que escolher entre trabalhar para sobreviver ou resetar tudo e me dedicar somente aos estudos. A cota me ajudou a unir os dois mundos. O cruel enredo na vida de muitas familias brasileiras e pobres é exatamente o mesmo. Vc só tem uma das opções entre comer ou estudar. O mérito passa longe ou é invisível para estas pessoas. Por isso corroboro com seu pensamento.
@ProfessorMarceloOliveira
@ProfessorMarceloOliveira 9 ай бұрын
Um adendo: Uma vez ouvi que as cotas econômica e raciais tem objetivos diferentes. A econômica tem o objetivo claro de igualdade entre classes sociais diferentes. Já a cota racial vem para combater o racismo, principalmente o estrutural. Ter o negro em locais nos quais ele inicialmente não estaria ( um médico, um advogado, um juiz por exemplo ) traz essa representatividade e ajuda a diminuir o racismo na nossa sociedade.
@wendellestevesandrade2604
@wendellestevesandrade2604 5 ай бұрын
isso até faz sentido, mas o que tem de diferente em um negro que estudou nos melhores colégios e sempre teve privilégios muito acima da média de um branco na mesma situação, nessas funções que você citou? As cotas raciais, pensando de forme estadista, numa macrovisão, realmente vão aumentar o número de negros nesses cargos, o que pode de fato combater o racismo, mas de uma forma prática acaba, no dia a dia, aumentando o racismo, pois quem é racista vai olhar pra isso e ficar com raiva, vai achar que aquela pessoa não merecia estar ali, que ele é inferior, pq precisa ser tratado como diferente pra conseguir as coisas. Até mesmo o próprio cotista pode passar por isso, pode se ver diminuído. Agora, pensando de novo, aliando as duas visões. Se a maior parte da base da pirâmide social é negra e eu implemento cotas sociais, baseadas na condição social, vou atingir os 2 objetivos, sem duas problemáticas. A de incentivar o racismo nessas situação e de dar o benefício pra alguém, que, talvez não precise tanta. Já q a concorrência entre negros para a cota vai acabar favorecendo os mais privilegiados e não os que estão da base da pirâmide.
@night7955
@night7955 3 ай бұрын
finalmente um argumento concreto vindo a favor das cotas, mas afinal, se as pessoas tivessem equiparados porque precisaria de uma figura de representação negra nessas profissões?
@ProfessorMarceloOliveira
@ProfessorMarceloOliveira 3 ай бұрын
@@night7955 se estivessem equiparadas isso provavelmente seria naturalmente ajustado ... Mas não estão. E isso é algo que demorar algumas gerações para se "ajustar". Eu consegui fazer uma faculdade e portanto posso dar uma vida 1 grau melhor para meu filho, que vai conseguir talvez 2 graus para meus netos e assim por diante.
@ProfessorMarceloOliveira
@ProfessorMarceloOliveira 3 ай бұрын
@@night7955 se colocarmos duas pessoas pobres para uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional, a probabilidade da branca ser contratada é maior do que a da pessoa negra, porque existe na cabeça do recrutador ( e da sociedade ) um perfil já traçado. Por exemplo, se eu pedir pra você imaginar uma pessoa que ouve o estilo musical rock, você provavelmente o descreveria como sendo um homem branco usando preto e com tatuagens. Porque nosso cérebro automaticamente traça um perfil e tenta criar padrões.
@renatomaues1615
@renatomaues1615 2 жыл бұрын
Falar de cotas sociais, me trouxe a toma a realidade de quem é branco porém pobre, uma pessoa branca independente de ser pobre ou não é olhada de uma forma diferente, as portas vão se abrir pra ela,como por exemplo se uma pessoa com ensino médio somente, branca!ir a uma entrevista de emprego numa loja é óbvio que a vaga já é dela se ela ter que disputar com pessoas negras,há inúmeras situações em que as portas se fecham para nós negros, há negros que mesmo com o maior diploma ainda são excluídos das empresas,o racismo vai além de muita coisa que vemos,temos que analisar tudo muito bem,é importante debater. Parabéns pelo vídeo
@andrefeitosa9629
@andrefeitosa9629 Жыл бұрын
A presença do racismo na sociedade é inquestionável. O fato que está sendo debatido são as cotas raciais, totalmente diferente do racismo.
@amandaAmandaAmandaAmanda
@amandaAmandaAmandaAmanda Жыл бұрын
você não esta no seu lugar de fala como pessoa branca e pobre✋
@flowrepins6663
@flowrepins6663 Жыл бұрын
@@amandaAmandaAmandaAmanda eu estou sim, primeiro pq é direito e segundo pq é pertinente ao assunto..quem.censura os outros assim sabe quem é? n@zi... replicando o comentario original ja mandei curriculo para todos lugares e muitos contratavam so mulheres e ngros pq empresa privada é obrigada a ter cota tmb. nao fez mal pq passei em muuuuitos concursos. mas de novo, tanto no privado quanto no concurso tem cotinha ... quem precisa disso tem alto estima e capacidade tao baixa, oque a cor da sua pele te impede de estudar para uma prova? nisso eu me garanto e o engraçado é que fere principios constitucionais isso. fora que no brasil a minoria é br@nca entao estranho essa ideia de que a minoria oprime e maioria , sendo que a maioria tem cotinha.
@amandaAmandaAmandaAmanda
@amandaAmandaAmandaAmanda Жыл бұрын
@@flowrepins6663 cara, eu fui irônica kkkkkk eu sou branca e pobre tbm kkkk
@Guilherme-mg5fn
@Guilherme-mg5fn Жыл бұрын
Forçação de barra absurda. Para que a cogitação da aprovação da cota racial começasse, primeiro teria que ser provado minuciosamente que negros não conseguem empregos superiores aos brancos mesmo com muito mais qualificação - coisa que, evidentemente, não é verdade. O que vocês querem é privilégio. Onde já se viu um negro de classe média alta - com papai engenheiro e mamãe médica - roubar o cargo de concurso público de um branco pobre - com pai pedreiro e mãe vendedora de loja? Se vocês realmente lutassem por direitos igualitários, teriam que pelo menos adotar o critério social em conjunto com o racial, e não apenas esse último.
@verdade4695
@verdade4695 3 жыл бұрын
Cotas deveriam ser só financeiras. Pessoas muito pobres (de qualquer cor) não tem condições de ir a escola. Quem teve dinheiro e pode pagar escola tem que disputar junto com todo mundo. Diferenciação por conta da cor da pele é racismo. Todo mundo neste pais é descendente de negros, brancos e índios, o Brasil é o país mais miscigenados do mundo. Tem universidades que já tem até comissão para analisar cor da pele, isso é racismo puro. Quem quer alguma coisa neste mundo tem que estudar, e não ser malandro de não querer fazer nada e ter a vaga garantida. Ninguém neste país é negro ou branco "purinho", todo mundo misturado. A própria apresentadora tem traços de negro e cor da pele mais clara que muita gente.
@jacquedias9545
@jacquedias9545 Жыл бұрын
Penso exatamente da mesma forma !
@Magodaparty
@Magodaparty 2 жыл бұрын
Eu tenho um pensamento de que independente do gênero ou etnia, somos todos humanos. Acredito que cotas raciais é uma forma ruim de tentar aplicar a equidade, além de promover racismo. Sério, as vezes que eu já ouvi de gente xingar os pretos por passarem na frente por cota não é brincadeira. Enfim, Eu defendo mais algo como cotas econômicas (cotas que favorecem famílias ou pessoas que possuem renda baixa e fazendo todo o cálculo do transporte que a pessoa utilizaria) mas sendo Brasil,um país muito racista, xenofóbico pra caralho e desigual, não espero nada. Se eu fosse falar por mim mesmo, eu preferiria fazer algum curso que possa garantir uma renda pra juntar uma grana e vazar pro Canadá
@rodrigooultimo.2267
@rodrigooultimo.2267 2 жыл бұрын
Acho que as cotas não seriam necessárias, se o estado investisse numa educação de ensino básico e médio, tornando-a descente.
@vitormachado4229
@vitormachado4229 2 жыл бұрын
O problema, meu caro, está no que eles ensinam, na forma em que eles ensinam. Você vai pra escola e fica rodeado de idiotas. " Me diga com quem tu andas, que eu te digo quem tu és"
@RayaneDiaS2
@RayaneDiaS2 Жыл бұрын
É bem pior do que a gente pensa. Só investir na educação de qualidade não resolve o problema.
@JoaoGabriel-tl9vv
@JoaoGabriel-tl9vv 5 ай бұрын
essa é a primeira solução, por em quanto é necessário haver cota para estabelecer igualdade, pois o processo de investimento na educação é demorado, e nao podemos deixar a população sofrer
@wendellestevesandrade2604
@wendellestevesandrade2604 5 ай бұрын
Com certeza, mas se vc não deixar o povo ignorante, vulnerável, manipulável e dependente, como vc vai controlar ele?
@pedr283
@pedr283 4 ай бұрын
​@@JoaoGabriel-tl9vv Deve demorar muito, né? Quanto tempo tu estima? Uns 30, 40 anos?
@marcelaragao3592
@marcelaragao3592 3 жыл бұрын
Achei interessantíssima a sua posição de já ter acreditado em ambos os lados dessa questão, eu concordo que é estranho que a realidade refletida nas salas de aula não reflita a proporção das pessoas de fora, o ponto central pra mim não é esse, de forma alguma eu nego que da parte social existem sim aspectos que dificultam o desenvolvimento pleno do aluno que vem de origem pobre ou que por alguma razão acumula traumas devido ao racismo que sim, Ainda existe! Minha dúvida sempre fica no efeito que as cotas carregam consigo, para mim é como se o problema que eu citei acima fosse esquecido, em vez de focar em oferecer a mesma condição de preparo, para que no momento que ambos branco e negro sejam soltos na sociedade de fato as únicas diferenças entre eles sejam as do ser em si e não de potencial, no meu entendimento o pessoal com as cotas tende a focar na ideia de ver relatórios quantitativos que julgam as empresas e as faculdades/escolas única e exclusivamente pela quantidade de negros que estão ativamente nela no momento, o que pra mim é como uma gigantesca ilusão que faz com que os responsáveis reais pelas ações reais que combateriam essas diferenças na raiz achem que o trabalho deles é igualar os números e não corrigir problemas que gritam a décadas(seculos até) como a qualidade porca da educação pública, ou mesmo o oferecimento de capacitação profissional de forma acessível, ou até mais simples que isso facilitar o acesso a internet e capacitar as pessoas a usar essa ferramenta como sua fonte de crescimento pessoal e profissional, para mim, de nada adianta uma sala com 50 negros e 50 brancos se não estiver claro pra todos que as condições que os trouxeram ali foram as mesmas e as portas de entradas de todos foram tão rígidas quanto deveriam ser, até por que essa rigidez não foi decidida assim por uma questão social e sim um motivo prático que julga necessário o "X" conhecimento prévio para o aproveitamento correto daquele curso ou para exercer a função daquele emprego corretamente ou seja lá o que for, de nada adianta se na hora da prova que os 100 alunos vão fazer as pessoas que entraram por um requerimento reduzido reflitam isso em seus resultados gerando dentro deles um sentimento de inferioridade e nos outros que observam que já tenham por algum motivo a ideia equivoca que é superior de alguma maneira ver naquela situação manipulada uma forma de distorcer ainda mais suas crenças toscas achando que aquele resultado significa algo que não faz parte da realidade e sim de uma ilusão criada por uma pressa equivocada de resolver o problema mexendo apenas nos números abstraindo os problemas como se eles fossem sumir sozinhos, nada adianta essa proporção perfeita se tem do lado de fora 50 alunos brancos pardos que se consideram brancos ou até negros que se consideram brancos alguns até pobres que se saíram melhor na avaliação de entrada do que alguns que foram aprovados e por algum motivo que nem froid explica não estão na universidade/faculdade, de nada adianta se os melhores profissionais foram rejeitados por que a empresa precisava de um funcionário negro pra respeitar a legislação baseada na desgraça das proporções e números, ora, isso é racismo, o profissional que melhor se adequava a vaga foi deixado de lado para que outro com outro tom de pele tomasse seu lugar. não sou o dono da verdade, tentei expor meus argumentos de maneira séria e imparcial focado apenas em lógica, peço que os que forem refutar o facam o mesmo respeito que eu fiz questão de ter em cada frase dita.
@szlira
@szlira 2 жыл бұрын
perfeito. vc escreveu completamente meu pensamento sobre isso.
@Aranhatechno1
@Aranhatechno1 Жыл бұрын
Incrível!
@duardasantos
@duardasantos 3 жыл бұрын
Quando você falou sobre o seu pai, eu lembrei do meu, ele e todos os meus tios só foram até a quarta série, trabalhavam na roça e teve um ponto que o cansaço era tão grande que desistiram. Mas ele é muito inteligente, lembra de tudo que viu na época.. e todos eles são brancos, e bem brancos mesmo. A mesma coisa com a família da minha mãe, trabalhavam demais e o cansaço venceu, ela e os irmãos tbm são brancos. E essa foi a realidade de todos os meus famiares e das pessoas daquela região (na grande maioria, brancos) Por isso que eu acho injusto dizer que só o negro teve desfavorecimento.
@mannuaraujo9518
@mannuaraujo9518 2 жыл бұрын
mas seus familiares foram desfavorecidos por conta da questão financeira, você tem que entender que mesmo se tiver uma pessoa preta e uma branca as duas sendo pobre, a branca mesmo assim vai tá passos a frente, isso é fato, tem dados, e isso é triste as cotas são medidas emergênciais, a gente deve isso as pessoas pretas, indígenas
@flowrepins6663
@flowrepins6663 Жыл бұрын
@@mannuaraujo9518 mas a minoria no brasil é branca, por estatistica a minoria ta sendo discriminada e isso fere principio constitucional de igualdade da lei e tratamento..fora que na afrlca nao tem nenhuma coisa parecida..se tivesse ruim aqui mesmo eles iam querer voltar para la, em compensaçao tem monte de ngro imigrando ao brasil faz tempo e isso nao tende a mudar tao cedo
@lufeitosa9744
@lufeitosa9744 Жыл бұрын
​@@flowrepins6663mas se brancos são minoria POPULACIONAL no Brasil então por quê a grande maioria das pessoas que estão em espaços acadêmicos, espaços de poder, espaços de prestígio pessoa, a grande maioria de médicos, advogados, políticos são brancos?
@josevalbomfim2872
@josevalbomfim2872 3 жыл бұрын
Sou negro e na minha opinião não existe racismo, o que existe é descriminação e infelizmente as pessoas descriminam. Sou da raça humano, logo meu semelhante independente da quantidade de melanina somos iguais, sou contra cota por cor de pele, dívida histórica se é que existe quem paga a conta? Todas as vezes que entre qualquer aluno na faculdade já estou pagando essa conta.
@leticiasilva7176
@leticiasilva7176 2 жыл бұрын
Galera, será que vocês poderiam deixar suas opiniões (seja a favor ou contra) aqui, por favor? Eu estou tentando entender mais do assunto, e gostaria muito de uma ajuda.
@glaucomorumby9689
@glaucomorumby9689 3 жыл бұрын
Sou contra quotas raciais e ponto!!! Porém, respeito quem divirja de minha opinião.
@mariana4123
@mariana4123 2 жыл бұрын
Olá, Aline. Em relação a cotas sociais, eu entendo que haja a discussão em torno de concursos públicos. Concursos têm cotas para PcD e negros. Nunca vi para baixa renda. Já nas universidades, as cotas têm mais variedade. Onde eu estudei tinha cota exclusiva para indígenas e quilombolas, por exemplo (o que quase não tem em outras universidades). Eu sempre fui a favor das cotas raciais sem ressalvas, e de certa forma percebo que até repudiava opiniões contrárias sem sequer ouvir as pessoas. Mas ultimamente tenho pensado: não seria razoável as cotas para negros levarem a renda em consideração? Não falo de incluir não negros, mas apenas de cruzar os dois fatores (raça e classe). Uma pessoa negra com boa condição socioeconômica já não teria cruzado a barreira que as cotas se propõem a superar? Vejo que na maioria dos concursos públicos mais desejados do país, só passam nas cotas raciais quem já tem uma ótima estrutura financeira. Sem isso, a pessoa não consegue nem fazer a prova (gastos como passagens, alimentação, vade Mecum para realizar a prova... A isenção de taxa está longe de garantir alguma coisa).
@IgorVasquesBarata
@IgorVasquesBarata 9 ай бұрын
Tem de ser COTA SOCIAL. RESULTADOS dps de 16 anos de desgoverno petista: 2% da população de per capita até R$250, ((2%)) estão nas universidades.
@danielmonxic
@danielmonxic 2 ай бұрын
HUMBERTO COSTA =ANIELE FRANCO. COTA = O GOV NÃO MELHORA EDUCAÇÃO E SACRIFICA A POPULAÇÃO!
@kelvo1410
@kelvo1410 Жыл бұрын
Também estudei em escola pública até o ensino médio e também não via essa diferença racial na escola, até porque convivi com todo tipo de pessoa, todas as cores, todas as orientações sexuais, do mais vasto pensamento crítico. Quando fui pra universidade, estranhei muito o ambiente elitizado da faculdade de Direito. Foi literalmente, um choque, entrar na sala e ver poucas pessoas de escola pública, e menos ainda negros numa sala tão enorme. Eu entrei muito ignorante sobre o assunto racial e conforme os anos foram passando, eu via o quão problemático era aquela realidade e o quanto era diferente da minha realidade antes da faculdade. Foi como se meus olhos finalmente se abrissem e eu estivesse enxergando o mundo como ele realmente era. Entrei na faculdade em 2017 e em 2020 eu já tinha uma visão completamente diferente da de quando entrei, Muito dos meus preconceitos que eu nem sabia que tinha, eu já havia enxergado e desde então, venho tentado me observar mais e às pessoas ao meu redor
@AlineFranca
@AlineFranca Жыл бұрын
Experiência similar a minha. Me formei em 2011 e sabemos que estamos andando a passos lentos pra mudar esse cenário… então qualquer iniciativa pra minimizar esse abismo, já é um grande avanço.
@sabrinamoraesnates
@sabrinamoraesnates Жыл бұрын
Sistema de cotas pra mim é a mais pura discriminação! Pra mim o que vale é a nota final do esforço e determinação de cada um! Mas compreendo o debate e respeito a opinião adversa.
@neuzaaugustovalerio
@neuzaaugustovalerio Жыл бұрын
CONCORDO! A VAGA TEM QUE SER POR MERECIMENTO! Sim, pra conseguir chegar onde queremos é necessário muito esforço, sacrifício e estudar muito! Por isso não concordo com cota!
@ToniWasco
@ToniWasco Жыл бұрын
Mas você acha justo comparar a nota de quem já salta na frente daquele que tampouco teve as mesmas oportunidades?
@sabrinamoraesnates
@sabrinamoraesnates Жыл бұрын
​@@ToniWasco Até concordo em parte nas cotas para os mais pobres e deficientes. Porém... ENQUANTO HOUVER COTA RACIAL, O RACISMO NUNCA VAI CHEGAR AO FIM!
@mikaelcosta1067
@mikaelcosta1067 4 ай бұрын
​@@ToniWasco A questão é que também existem brancos pobres, o certo não é separar as pessoas pela cor da pele e sim pela sua situação financeira, um exemplo é criar cota baseada na renda
@ToniWasco
@ToniWasco 4 ай бұрын
@@mikaelcosta1067 mas isso já existe. Basta dar um Google
@ivanigoncalves4542
@ivanigoncalves4542 3 жыл бұрын
Oi Aline, tudo bem? Olha muito boa suas colocações e opiniões, estamos aqui para isso mesmo, para compartilhar nossas opiniões. Agora colocarei a minha, eu já fui professora de escolas públicas onde realmente existe uma grande diversidade como você disse, mas eu observo uma coisa pelo qual o governo não vê, o ensino básico até o médio público do Brasil é falho em várias formas, os alunos não recebem uma boa educação, tanto que muitos alunos chegam ao ensino médio sem nem mesmo um conhecimento básico em matemática (matéria que eu leciono), então se o governo soubesse priorizar a educação básica com a importância que ela tem a realidade hoje séria outra, onde aí sim seríamos capazes de dizer "cotas não são necessários pois todos estão no mesmo nível", e é por isso que em sua sala haviam tantas pessoas brancas, pois apenas ricos poderiam entrar com facilidade. Agora vamos as cotas raciais, sim a escravidão negra foi uma atrocidade cometida pela humanidade, e não devemos esquecer ela nunca no entanto temos também entender que é passado, afinal são muitos os culpados nessa história, a culpa é das civilizações africanas que vendiam seus escravos de guerra para os portugueses? A culpa é dos portugueses que compravam e traziam os escravos para o Brasil? A culpa é dos brasileiros por não sentirem empatia? Ou a culpa é dos negros que ao invés de se sensibilizarem com a situação de seus semelhantes escolheram também terem escravos? O problema não está na sua cor de pele, nunca pense que isso lhe faz ser mais vulnerável, o problema está no sistema educacional e muitas vezes nos problemas sociais em que ela se encontra (como você disse de seu pai, e que Deus o abençoe)
@gabrielassis6595
@gabrielassis6595 3 жыл бұрын
É facil dizer "entender que é passado" quando se é branca e não sofre as consequencias desse passado deturbado, pq para mim e muitas outras pessoas o distanciamento racial eo racismo ainda se encontra no presente.mas concordo com a parte de investir na educação publica.
@brendaoliveira4523
@brendaoliveira4523 3 жыл бұрын
Primeira vez que vejo um argumento justificando a escravidão. E aliás, como se a escravidão tivesse acabado. E sim a cor da pele das pessoas é um problema. É um problema no mundo, na sociedade, e esse problema tem nome se chama Racismo.🤦
@patymarinho8369
@patymarinho8369 3 жыл бұрын
sério que vc é professora?????????? ai dá pra entender porque o ensino público vai de mal a pior!
@anagarielanoleto
@anagarielanoleto 2 жыл бұрын
@@patymarinho8369 Não é pq uma pessoa pensa diferente de vc que ela pensa errado, aqui é um espaço para todos colocaram sua opinião, nós vivemos em uma democracia não é apenas uma opinião que é válida
@LittleCof
@LittleCof 2 жыл бұрын
Argumento perfeito.
@danirs4264
@danirs4264 2 жыл бұрын
O ensino público universitário deveria continuar , tendo como áreas , a medicina, advocacia, etc. Para que TODOS tenham a mesma oportunidade .
@wesleisilvaescritor
@wesleisilvaescritor 2 жыл бұрын
As cotas tem mais a ver com inserção de mais pessoas em um ambiente onde eles nunca estiveram, para que Índios, negros e brancos possam interagir entre eles mostrando a adiversidade de nossa sociedade. Porém ela n repara a história apenas da oportunidade a mais pessoa de conviver entre se. As cotas abre uma brecha no muro que separa as pessoas.
@andrefeitosa9629
@andrefeitosa9629 Жыл бұрын
Discordo pelo seguinte fato, imagine dois estudantes, um branco e o outro negro, ambos estudam em escola pública e são pobres e vão concorrer ao mesmo concurso público e tiram as mesmas notas. Por conta da política de cotas o estudante negro consegue passar e o branco não. O que você acha que o estudante branco irá pensar? Ele irá concluir que o estudante negro só conseguiu passar por ser negro, aumentando assim cada vez mais o racismo na sociedade.
@wesleisilvaescritor
@wesleisilvaescritor Жыл бұрын
@@andrefeitosa9629 bom argumento, com tudo a cota tem a intenção de diversidade e dar oportunidade aqueles quê antes n frequentava certo lugares, um deles era a universidade e assim construir uma sociedade mais plural. Continua assim sendo crítico e defendendo seus pontos de vista assim vc mesmo contribui pra uma sociedade melhor e mais plural.
@andrefeitosa9629
@andrefeitosa9629 Жыл бұрын
@@wesleisilvaescritor Concordo com o senhor, é desta forma que o nosso Brasil prosperará, através de oposição de ideias com debates. Forte Abraço!
@wesleisilvaescritor
@wesleisilvaescritor Жыл бұрын
@@andrefeitosa9629 é bom saber que jovens estão prontos pra debater seus pontos de vista, assim todos opinião e a sociedade ganha✌️
@andrefeitosa9629
@andrefeitosa9629 Жыл бұрын
@@wesleisilvaescritor Por esse motivo devemos acabar com as cotas raciais e aumentar o número de cotas SOCIAS, elas sim visam o que o senhor disse, apenas olhando para o lado financeiro, não para a sua cor raça ou gênero.
@heberthaa
@heberthaa Жыл бұрын
Minha opinião é que a própria cota racial já é racista, porque esse cota já diz que o negro é inferior ao branco ! E eu não vejo assim, pra mim todos são iguais, negros , brancos, índios, ruivos, albinos, etc.. Sou extremamente a favor das cotas sociais, dessa forma ajuda o pobre e o próprio negro, ou seja vc resolve dois problema em um. Não é a cota racial que combate o racismo, racismo se combate com punição e conscientização.
@allysonsymonssenferreirada6881
@allysonsymonssenferreirada6881 Жыл бұрын
Compactuou demais com a sua linha de raciocínio, não vivi, mas, consigo compreender, pois, tenho mãe e avós negros. Excelente sua explanação.
@leonardotimotheo
@leonardotimotheo 2 жыл бұрын
*Ser humano, ser igual, SIM a cota racial!* As chamadas políticas de ação são muito recentes na história da ideologia anti-racista. Nos países onde já foram implementadas (Estados unidos, Inglaterra, Canadá, Índia, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Malásia, entre outros), elas visam oferecer aos grupos discriminados e excluídos um tratamento diferenciado para compensar as desvantagens devidas à sua situação de vítimas do racismo e de outras formas de discriminação. As experiências feitas pelos países que convivem com o racismo poderiam servir de inspiração ao Brasil, respeitando as peculiaridades culturais e históricas do racismo à modalidade nacional. Vozes eloquentes, estudos acadêmicos qualitativos e quantitativos recentes realizados pelas instituições de pesquisas respeitadíssima como o IBGE e o IPEA não deixam dúvidas sobre a gravidade gritante da exclusão do negro, Isto é, pretos e mestiços na sociedade brasileira. Fazendo um cruzamento sistemático entre a pertence a racial e os indicadores econômicos de renda, emprego, escolaridade, classe social, idade, situação familial e região ao longo de mais de 70 anos desde 1929, [o pesquisador] Ricardo Henriques chega à conclusão de que "no Brasil, a condição racial constitui um fator de privilégio para brancos e de exclusão e desvantagens para os não brancos. Algumas cifras assustam quem tem preocupação social aguçada e compromisso com a busca de igualdade e qualidade nas sociedades humanas": - Do total dos universitários, 97% são brancos, sobre 2% de negros e 1% de descendentes de orientais. - Sobre 22 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, 70% deles são negros. - Sobre 53 milhões de brasileiros que vivem na pobreza, 63% deles são negros. Deduz-se dessa pesquisa que se o ensino básico e fundamental melhorar seus níveis para que os alunos desses níveis de ensino possam competir igualmente no vestibular com os alunos oriundos dos colégios particulares bem estabelecidos, os alunos negros levaram cerca de 32 anos para atingir o atual nível dos alunos brancos. Isso supõe que os brancos fiquem parados em suas posições atuais esperando a chegada dos negros, para juntos caminharem no mesmo pé de igualdade. A questão fundamental que se coloca é como aumentar o contingente negro no ensino universitário e superior de modo geral, tirando-o da situação de 2% em que se encontra depois de 114 anos [dados de 2003] de abolição em relação ao contingente branco que sozinho representa 97% de brasileiros universitários. É justamente na busca de ferramentas e de instrumentos apropriados para acelerar o processo de mudança desde quadro injusto em que se encontra a população negra que se coloca a proposta das cotas, apenas como um instrumento ou caminho entre tanto a serem implementados. Por que estão a cota e não outros instrumentos? Numa sociedade racista, onde os comportamentos racistas difundidos no tecido social e na cultura escapam do controle social, a cota obrigatória se confirma, pela experiência vivida pelos países que a praticaram, como uma garantia de acesso a permanência aos espaços e setores da sociedade até hoje majoritariamente reservados a "caixas" branca da sociedade. O uso desse instrumento seria transitório, esperando o processo de amadurecimento da sociedade global na construção de uma democracia e plena cidadania.
@looloofelix
@looloofelix 2 жыл бұрын
Moço desculpa a pergunta ,mas isso foi opinião propria ou vc pegou da internet?queria copiar kk
@leonardotimotheo
@leonardotimotheo 2 жыл бұрын
@@looloofelix Os dados e referências eu peguei do Google sim, o resto foi eu. Era meu projeto multidisciplinar (dentro da escola) para combater o racismo no Brasil.
@leonardotimotheo
@leonardotimotheo 2 жыл бұрын
@@looloofelix Se quiser copiar pode ficar a vontade, afinal é pra isso mesmo ;)
@looloofelix
@looloofelix 2 жыл бұрын
@@leonardotimotheo muito obg
@itana1710
@itana1710 3 жыл бұрын
Sou totalmente contra as cotas. Se for reparar o passado, temos que cobrar de quem? Dos negros que vendiam negros, dos negros que tinham escravos aqui no Brasil? - - Então de quem cobrar? Temos tmb a questão de a grande maioria dos jovens hoje, perdem horas em redes sociais mas não investem 1h numa vídeo aula. Sou negra, minha filha estuda numa instituição federal, por mérito, não por cotas, ela simplesmente estuda.
@rickaraujo9305
@rickaraujo9305 3 жыл бұрын
itana Silva Conceição verdade esse Vídeo aqui provar kzbin.info/www/bejne/eIeulpptqbWLbMU
@argel2566
@argel2566 3 жыл бұрын
falou tudo isso ai
@xtony6931
@xtony6931 3 жыл бұрын
@@rickaraujo9305 vdd e esse tmb kzbin.info/www/bejne/lXqZhJ6gpM6KsJY do Fernando Holiday
@xtony6931
@xtony6931 3 жыл бұрын
@@GG_JHONEY respostas contra cotas (de um NEGRO): kzbin.info/www/bejne/lXqZhJ6gpM6KsJY kzbin.info/www/bejne/raGYeZ5vn9WDnLs
@itana1710
@itana1710 3 жыл бұрын
@@GG_JHONEY minha filha está no último ano técnico ( 2020 ) com 17 anos. Ah, se vc puxar um pouco mais pela inteligência vai saber que filho de negro, negro é. Até mesmo pq aqui nós avaliamos quem é negro, branco e etc pela sua descendência e não pela cor aparente.
@joseairtonlunelli9840
@joseairtonlunelli9840 3 жыл бұрын
Ótimo ver e escutar outra realidade... Obrigado, por dar a oportunidade de entendermos o outro lado da moeda.
@leviferreiradesousa2501
@leviferreiradesousa2501 3 жыл бұрын
Quando a escravatura foi abolida realmente os escravos ficaram largados sem oportunidades, mas isso causou uma desigualdade social pois os negros não tinham condições financeiras como os donos das terras, assim hoje em dia a "divida histórica" exite porque a descendência desses escravos em maioria ainda não tem condições financeiras, aí que entra às cotas sociais extremamente impotente, a questão de minoria das pessoas negras é por causa das políticas públicas eficientes, se você analisar bem todos tem a mesma condições de estudar o que muda é a condição financeira que vai fazer alguns terem mais condições que outros
@sueliferreira7293
@sueliferreira7293 2 жыл бұрын
Eu sou a favor de cotas para pessoas de baixa renda, independente de serem pessoas negras.
@borutogameseanimes8291
@borutogameseanimes8291 Жыл бұрын
Sim, até pq tem brancos que são pobres e tbm não tem condições, e não seria racismo falar disso
@guilhermemacedo6808
@guilhermemacedo6808 3 жыл бұрын
Eu sou contra as cotas raciais, eu esperei assistir ao vídeo inteiro pra saber se poderia entender de outra maneira mas a minha visão não mudou. Porque? Bom, essas duas pessoas negras às quais você se referiu, só haviam elas na sala inteira que realmente apresentavam características dos negros? Pq atualmente, estão dizendo que ser negro não é ter pele escura, mas sim, uma série de características associadas a uma questão pessoal tbm. Creio que você teria capacidade de entrar na mesma faculdade que você entrou, sem ser cotista. O seu histórico competente nos estudos você já relatou. Eu sou totalmente a favor das cotas considerando o fator econômico, talvez num passado eu seria totalmente a favor das cotas raciais, para os dias de hoje não sou não. Mas que fique claro, é a minha opinião apenas. 🤝
@martinfeberman5307
@martinfeberman5307 2 жыл бұрын
Eu concordaria com vc, se tivéssemos uma educação básica de qualidade para todos( creio que seja muito difícil de acontecer) mas compactuo com a opinião dela em relação ao que o período da escravidão causou na vida dos negros e em seus descendentes. Cotas são necessárias para um curto período.
@andjaraserena6015
@andjaraserena6015 2 жыл бұрын
gente kkkk eu não sabia que existia gente ignorante a esse ponto
@star_9749
@star_9749 2 жыл бұрын
@@martinfeberman5307 Mas a parte das desigualdades na educação entra em cotas ecomomica,a por estudar em escola publica, não é justificavel para cota racial
@hallowiisa3477
@hallowiisa3477 4 жыл бұрын
Disse no último vídeo e preciso repetir o quanto estou admirando o seu canal! Concordo muito com a sua opinião e já tive o mesmo pensamento que você. Felizmente pesquisei sobre este tema e desconstruí essa ideia de não concordar sobre as cotas raciais. Quando eu converso com alguém sobre este assunto, basicamente digo as coisas citadas no seu vídeo. Mas acho que preciso ter mais paciência, porque quando alguém me diz que não concorda e que deveríamos lutar por uma educação melhor para todos e ponto final. Aline, eu juro que fico brava e não sei se adianta argumentar mais, sabe? Porque é muito simples, é só olhar ao nosso redor e perceber a realidade. Fico pensando de que fiz a minha parte e espero que depois ela repense e entenda da mesma forma já que eu também mudei.
@AlineFranca
@AlineFranca 4 жыл бұрын
Ah, muito obrigada por essa mensagem. Bom, se mudamos de opinião outras pessoas tbm podem. Não é todo muito que me tira do sério, só quem é grosseiro mesmo 😅. E dependendo de quem for, eu realmente nem tento argumentar. As vezes é exaustivo e temos que poupar nossa saúde mental.
@Blossom.67
@Blossom.67 2 жыл бұрын
Foquem em melhorar a educação, não em implementar cores no mundo. É como colocar dinheiro em um caixa eletrônico quebrado e desligado. Conserte essa merda antes.
@cleitonmazucomonteiro8007
@cleitonmazucomonteiro8007 2 жыл бұрын
@@AlineFranca Vc sabe que para um NEGRO POBRE entrar numa UNIVERSIDADE pela COTA RACIAL, NECESSARIAMENTE, um BRANCO POBRE estará PERDENDO sua VAGA, né?! Vc acha isso JUSTO?? Lembrando que esse BRANCO POBRE não tem ou teve nada a ver com a ESCRAVIDÃO.
@anarufino844
@anarufino844 2 жыл бұрын
Amigaaa como faz pra ter paciência pra compartilhar esse conhecimento com o outro? Eu também perco muito a paciência, meus amigos acreditam em meritocracia, e acham que todo o resto é mimimi 😭
@anastacia2628
@anastacia2628 Жыл бұрын
Achei importantíssimo você trazer a sua vivência como exemplo, irmã. Às vezes as pessoas não procuram se informar simplesmente porque não precisam, e acabam de baseando na opinião equivocada de alguém que também nunca precisou refletir sobre o outro lado da moeda.
@kevinsantana3872
@kevinsantana3872 Жыл бұрын
Boa
@rafaelkowalskimartins
@rafaelkowalskimartins 2 жыл бұрын
Sou CONTRA AS COTAS RACIAIS. Sou a FAVOR AS COTAS PARA QUEM NAO TEM CONDIÇÕES. Conheço negros bem de vida e brancos pobres e vice versa. Então por que COTAS por cor? Para que separar por cor? Temos que parar com isso e aquilo de cor. Temos que ajudar quem precisa independente de cor, se pessoas negras forem maiorias, que seja, mas não podemos olhar por cor. Assim teremos mais igualdade e menos racismo.
@karolrodrigues1350
@karolrodrigues1350 2 жыл бұрын
Essa ideia é linda, mas é praticamente impossível na prática. O racismo está estruturado e enraizado nessa sociedade. Como a maioria da população probre é negra, é notória a importância das cotas. Em muitos lugares elitizados, não se ver um negro. Precisa-se valorizar e dar importância para aqueles que passaram 300 anos sendo escravizados por outros humanos. Um homem escravizando outro homem. Já que eles não tiveram oportunidades, a geração e seus descendentes devem ter sim ter + oportunidades, por isso as cotas raciais existem.
@rafaelkowalskimartins
@rafaelkowalskimartins 2 жыл бұрын
@@karolrodrigues1350 Sim, entendo digo que sou "contra" por que gostaria que não precisa-se! Infelizmente há o racismo, o preconceito... Contra negros, mulheres, idosos... Eu mesmo já sofri vários preconceitos por causa de minhas tatuagens, uns olham com cara de nojo, em entrevistas de emprego preciso esconder.. imagino como é ser discriminado pela cor. Temos que trazer cotas para todos os tipos de pessoas
@gustavoe9467
@gustavoe9467 2 жыл бұрын
@@karolrodrigues1350 1- existem brancos que são descendentes de escravos; 2 - o que impede o negro de acessar a universidade é a sua condição econômica ! Não a sua cor da pele ! 3 - o vestibular é uma prova corrigida sem se observar a cor do candidato, logo o aluno branco pobre não tem nenhuma vantagem sobre o aluno negro no momento da correção
@erikazurc5987
@erikazurc5987 2 жыл бұрын
@@rafaelkowalskimartins entendo o seu ponto de vista, mas não entendi a comparação entre tatuagem e racismo. Você fez tatuagens por escolha e pode remover ou esconder. Não há como fazer isso com a cor de pele e os traços. Você não imagina, não faz ideia do que é sofrer racismo, ok? não existe comparação possível nem todas as pessoas precisam de cotas, brancos tatuados é um deles (zueraKKKKK)
@rafaelkowalskimartins
@rafaelkowalskimartins 2 жыл бұрын
@@erikazurc5987 Vc entendeu, ngm é tão burro pra não entender o que eu quis dizer. E sobre tatuagem, muitos são taxados como bandidos... Imagina um homem negro com tatuagem nas mãos de um racista? Sofre 10x mais! Então sim.. precisa ser olhado todos os tipos de preconceito até o seu
@luiluiza
@luiluiza 2 жыл бұрын
bizarro ver que há algumas pessoas com um preconceito implícito que acha que as cotas raciaia são algum tipo de FAVORECIMENTO por "ser minoria". Se não é preconceito implícito, é uma completa ingenuidade. Não é sobre *dar vaga", é sobre IMPEDIR que haja exclusão.
@luiluiza
@luiluiza 2 жыл бұрын
@SOPHIA QUIRINO Misericórdia, o textão. Enfim, infelizmente, devido a forte escravidão parou apenas 133 anos atrás, os negros, indígenas e pardos tiveram um retardo no desenvolvimento de suas carreiras. O que obviamente afeta hoje em dia pelo fato de terem tido sua liberdade tardada. Por exemplo, mesmo hoje em dia com estudantes cotistas passando em universidades, não é comum ver negros em "cargos altos". A exclusão acontece até hoje, não é questão de "tratar diferente" é questão histórica, o que o Brasil sofreu com a escravidão não vai ser solucionado com cotas Raciais, mas eu te garanto que as cotas Raciais ajudam muito mais do que atrapalham
@luiluiza
@luiluiza 2 жыл бұрын
@SOPHIA QUIRINO e sobre isso de "os brancos também foram escravidos". Se estivermos falando do Brasil ainda... Não foram "brancos" que foram escravizados, foram JUDEUS e IMIGRANTES. Não foi por discriminação racial, foi por xenofobia. Os brancos aqui eram europeus, a elite era caucasiana. Os africanos que escravizaram brancos não foi pela cor, não foi no Brasil e não reflete nos dias de hoje. Brancos continuam com privilégios sobre os negros, pardos e índigenas. Seu argumento está historicamente distorcido. Péssimo dia para falar de história comigo, estudei ontem mesmo sobre escravidão APÓS o abolimento dela no Brasil KSKSKSKSK
@vitormachado4229
@vitormachado4229 2 жыл бұрын
@SOPHIA QUIRINO não acredito que seja necessário um perfeito português em um debate social, mas concordo com vc ao ir contra a cota racial
@vitormachado4229
@vitormachado4229 2 жыл бұрын
@@luiluiza exato, n é comum ver negros em cargos altos, mas me diga como esses negros chegaram nesses cargos, chegaram lá através de cotas? Ou pelo esforço e dedicação?
@Ricardo22011
@Ricardo22011 2 жыл бұрын
Obrigado por explicar de um jeito mais simples e que dê pra outras pessoas também entenderem. Ganhou mais um seguidor.
@carlossantossantos3682
@carlossantossantos3682 9 ай бұрын
Cota é muito pouco para quem foi humilhado no passado e continua até hoje sendo massacrados pela sociedade, tem que liberar é uma verba para as pessoas que são negras pela cor da pele, porque devido a miscigenação das raças, pelo sangue todos nós somos!
@zaqueuoliveira6505
@zaqueuoliveira6505 3 жыл бұрын
Tem gente que apesar de ter pele preta parece não ter a mínima ideia do que é ser excluído socialmente, ou tem, mas age com mesquinhez; tampouco deve ter a consciência q vivemos num país extremamente desigual e injusto. Nasci em comunidade quilombola; mas minha mãe é "branca" e bem mais pobre q meu pai q é negro. Ela me criou sozinha vendendo bolo e café na feira-livre. Sempre morei em bairro marginalizado. Hoje em dia moro talvez em uma das comunidades mais pretas da Bahia, e mesmo aqui existem mestiços de pele clara. Quer dizer que essas pessoas, frutos das relações espontâneas entre pretos (as) e "brancas" (os), não poderão ter o benefício da cota se nasceram com a cor errada? Branco é o indivíduo rico, privilegiado, que tem boa educação e nível de instrução satisfatórios, já que está em vantagem econômica. Quem nasce na comunidade e sem oportunidade é pobre também, independente de cor, e está num contexto social de exclusão. A definição de negro tem relação direta com contexto político/cultural; tem a ver com discriminação de cor sim, porém as dificuldades se dão também no campo econômico e social; esse fato jamais pode deixar de ser considerado em se tratando de ações afirmativas. Não pode ser um pequeno grupo mobilizado detentor exclusivo do papel de julgar quem são os únicos socialmente injustiçados e excluídos. Cada um tem sua própria história e identidade.
@aureadeluz7110
@aureadeluz7110 2 жыл бұрын
Excelente posicionamento. Concordo com você literalmente, acrescentando ainda que, Ação afirmativa com um q discriminatório não constrói. "Cotas raciais", numa sociedade miscigenada e economicamente desigual, onde uma grande parcela de negros e brancos vivem abaixo da linha de pobreza, a meu ver é racismo. O que já foi dito nos comentários a respeito desse tema, eu repito aqui, As cotas deveriam ser sociais e não raciais.
@juliajusten6554
@juliajusten6554 3 жыл бұрын
estava pesquisando sobre para poder ter uma opinião formada e seu vídeo me ajudou muito, obrigada
@marcellamartins121
@marcellamartins121 3 жыл бұрын
Ameii guria 😍 É isso aí também mudei minha opinião sobre o assunto e tô ctg tamo juntas, nunca que vai ser normal dentre 60 alunos apenas 2 serem negros, vamos pra cima!!
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm 3 жыл бұрын
Pra entender cotas raciais é preciso, antes de mais nada, entender o que é uma política pública, e o que é o racismo. Cotas raciais são políticas públicas de combate ao racismo. Se você não reconhece que o Brasil é um país racista, nem entre num debate sobre cotas raciais, pois isso não faria sentido. Imagine um médico questionando o uso de um medicamento pra uma doença que ele sequer acredita na existência. Porém, se você reconhece o Brasil como um país racista, mas mesmo assim é contra a eficiência das cotas raciais, você pode debater sobre políticas mais eficientes de combate ao racismo, mas nunca defender a extinção das cotas, ainda que as considere ineficientes.
@brendaoliveira4523
@brendaoliveira4523 3 жыл бұрын
Falou tudo!👏👏
@canaldbmiguel1429
@canaldbmiguel1429 3 жыл бұрын
O que te impede de entrar em uma universidade não é a cor da pele
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm 3 жыл бұрын
@@canaldbmiguel1429 Pelo menos ñ deveria ser...se isso acontece, é sinal de que há algo errado...
@fernandinho6633
@fernandinho6633 3 жыл бұрын
Discordo totalmente do seu ponto de que apenas certas pessoas, dependendo de seu ponto de vista, tem a possibilidade de discutir sobre o assunto, afinal, o seu comentário se sustenta por várias pressuposições bastante questionáveis. Você mesmo recomenda que soubéssemos o que é racismo mas em nenhum momento explica qual seja a sua percepção dele. A própria termologia racismo é o assunto que pode ser debatido extensamente, racismo é um diagnóstico ou uma consequência? Circunstâncias acontecem por causa do racismo ou o racismo acontece por causa de circunstâncias? A maneira com que você opina já vem do pressuposto de que o racismo é o catalisador para o problemas atuais quando existem várias outras percepções em pauta. Tendo em vista toda a complexidade em torno da palavra, não podemos simplesmente dizer que cotas raciais são contra o racismo, mas podemos dizer que elas tem o intuito de incluir pessoas pretas no âmbito universitário, basta mudarmos simples questões como estas que a tonalidade do tema muda por completo. Por esse motivo acho uma falsa equivalência sua correlação entre racismo e cotas raciais por serem dois assuntos que, apesar de envolverem um tópico em comum, são fundamentalmente distintos.
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm 3 жыл бұрын
@@fernandinho6633 Eu não me aprofundei sobre o racismo porque o vídeo é sobre "cotas raciais". Cotas são políticas públicas de combate ao racismo, essa é a sua fundamentação legal. O que eu disse é que se você não reconhece o Brasil como um país racista não há sentido debater cotas raciais...primeiro argumenta-se se o Brasil é um país racista ou não...As cotas existem por conta do racismo...não há sentido haver cotas raciais em um país em que não existe racismo...Outra coisa eu não recomendei nada pra ninguém...só disse que não tem sentido eu discutir sobreo efeito de algo que eu não acredito que exista...seria como você discutir com um ateu se Deus ainda faz milagres ou não...primeiro você discute a existência de Deus...pela lógica...
@eternoaprendizado6661
@eternoaprendizado6661 3 жыл бұрын
Uma pessoa negra só estaria roubando a vaga de alguém, se e somente se , cometece algum crime de falsidade ideológica , só se for assim para estar roubando a vaga de alguém na universidade.
@paulopangracio4325
@paulopangracio4325 3 жыл бұрын
Argumento rebatendo a Dívida Histórica. » No final do séc. 19, após a abolição, a separação por cor era nítida, ex escravos( negros ) foram largados às traças sem acesso a qualquer benefício para se ascender socialmente. » Ao longo deste período, imigrações foram constantes para trabalhar nas lavouras de café. » Todos esses imigrantes não vieram ricos para cá, fato concretizado na Itália, pois estavam e crise e muitos italianos viram o Brasil como oportunidade de trabalho. » A partir de então começa a miscigenação brasileira: italianos e portugueses se casaram com pessoas negras, ex-escravos ou filhos de escravos. » Visto isso, percebe-se que não só negros representou a classe pobre brasileira, mas também imigrantes euroupeus e isso reflete até hoje. » É fato que mudar de um classe social para outra é muito difícil, ainda mais em 120 anos, por isso dados do IBGE mostram que os negros representam apenas 17% dos mais ricos e a maioria dos negros ainda são pobres. » Onde eu quero chegar então? O problema do negro não se ascender socialmente não é exclusivamente pela sua cor, mas sim pela parte financeira...Vc vê que alunos de cursos caros são na maioria brancos, porém brancos RICOS, e não brancos pobres. » Aí que entra o problema das Cotas Raciais, você vê apenas o fenótipo da pessoa, acreditando ter uma dívida histórica a pagar, porém um branco pobre hoje também foi prejudicado lá no passado. Ele tbm pode ter tido antepassados escravos. Dessa forma, é uma injustiça separar essas pessoas apenas pela cor, sendo que elas se encontram na mesma situação( Pobres, educação pública ruim, antepassados prejudicados ). Lembre-se deste dado. A maioria dos negros são pobres. Isso pode ser uma das variáveis que influencia nos problemas no qual citam apenas "Racismo Estrutural" como causa. Como diz o dito popular: "O buraco é mais embaixo"
@brendaoliveira4523
@brendaoliveira4523 3 жыл бұрын
Brancos se casando com negros centenas de anos atrás? Sei não. Argumento fraco hein. O fato é que historicamente o negro saiu atrás. Não tem como negar. Como diz o ditado: Em uma maratona, se colocarem peso extra nas suas costas e você sair depois do último lugar, suas chances de chegarem em primeiro lugar diminuem. Haha.
@paulopangracio4325
@paulopangracio4325 3 жыл бұрын
@@brendaoliveira4523 Primeiramente não disse "centenas" de anos, vou reafirmar: a partir do final do sec. XIX( 1880 ) começa a entrada de imigrantes no país. Inclusive, sei na prática, pois o pai do meu tataravô, Albino Pangracio, e sua esposa vieram da Itália para o Brasil. Seu filho, Frederico Pangracio, casou-se com uma dona de casa da cidade de Ubá e por aqui, no interior de MG, viveram. Eu não sei bem te dizer a cor da sua esposa, isso pouco importa, acontece que os imigrantes compatilharam o mesmo ambiente( religioso, trabalho nos cafezais, zona rural ) que os descendentes de escravos etc. E sobre o processo de miscigenação, pegue autores como Gilberto Freyre, Euclides da Cunha que eles irão retratar a miscigenação daquela época em algum dos seus livros. No mais, pode pesquisar sobre isso e verás que não estou aumentando ou inventando nenhuma informação.
@brendaoliveira4523
@brendaoliveira4523 3 жыл бұрын
O processo de miscigenação (brancos e negros se casando centenas de anos atrás) é quase irrelevante na história do negro, na história da escravatura. Antes de falar de cotas seria interessante estudar história africana e negra no Brasil. Entender oque é divida histórica e oque significa sair atrás em uma corrida.
@paulopangracio4325
@paulopangracio4325 3 жыл бұрын
@@brendaoliveira4523 Antes de sair bostejando, supondo que eu não estudo história por não pensar o mesmo que você, queria deixar claro os meus 34 acertos em humanas no enem. Estudo essa questão racial por meio do professor Paulo Cruz e tbm segunda fase da Fuvest me espera dia 22. Eu estudo, minha querida, não sou um idiota da Internet que fica dando pitaco sobre qualquer assunto.
@brendaoliveira4523
@brendaoliveira4523 3 жыл бұрын
Parabéns, fico feliz por você e pela Fuvest. Mas nos estudos verifica-se por exemplo que os imigrantes vieram para o Brasil com incentivos do Governo, inclusive com políticas de branqueamento, boas promessas de trabalho, as quais quando não foram cumpridas resultaram em protestos, ou seja esses brancos não aceitaram ser tratados como escravos, no fim se sairam melhor. Ponto. Mas em fim, a verdade é que pra entender o conceito de cota racial, é preciso sair do senso comum, entende-la como política pública, e sim se trata de cor de pele, não negar que o racismo existe, enxergar que o negro historicamente saiu atrás mesmo. E que só se pode falar em cotas raciais verdadeiramente, quando essas significarem 54%, o mesmo número da populaçao negra no país. Mas como diz um gênio por aí, chamado Jair Messias Bolsonaro: "Esse papo de dívida histórica é balela afinal eu não escravizei ninguém". Sem mais a declarar.
@danirs4264
@danirs4264 2 жыл бұрын
A questão é::: O que fazer quando você está passando por esta situação onde tem racismo ? No seu dia a dia?? Sabendo que o racismo é CRIME , está na nossa constituição ! Ficar quieto ouvindo ou sentindo? Ou na mesma hora denunciar a pessoa ??? "Botar a boca no trombone"?! Onde a pessoa irá sofrer as consequências?!
@bielcruz3151
@bielcruz3151 3 ай бұрын
fazer o L
@paulorobertovolpatto5852
@paulorobertovolpatto5852 3 жыл бұрын
Minha experiência é muito semelhante a sua Aline. Isto é mera coincidência? Eu sou branco e entrei em 1999 numa universidade privada e conceituada no meu estado. O que percebi foi justamente que a presença de negros era muito baixa, principalmente no curso de engenharia que eu estava realizando. Com os anos e, principalmente, após nosso país passar a ser governado por um partido de esquerda, a pauta da destinação de cotas para negros, indígenas e estudantes de escolas públicas (sendo a imensa maioria oriunda de famílias da classe baixa) passou a ser debatida na mídia aos poucos comecei a ver o crescimento do ingresso de alunos negros na universidade. Minha visão quanto a cotas, quando entrei na faculdade, era a mesma sua, pois não via diferença em relação as dificuldades que eu (filho de uma mãe encostada pelo INSS e um pai alcoólatra que não trabalhava) e outros negros/pobres para ter acesso a um curso superior. Mas quando comecei a me dar por conta todos os dias que eu chegava de ônibus cansado a noite na faculdade para assistir as aulas (depois de estar desde as 6h da manhã acordado e ter trabalhado durante 9h) e via colegas (todos brancos) que chegavam na faculdade de carro, aparentando muita disposição, e relatavam cursar OITO, NOVE disciplinas simultaneamente! Aquilo pra mim era inconcebível por duas razões: a primeira que eu não teria como pagar o que hoje seria em torno de R$3.800,00 por mês (e a maioria destes não eram bolsistas) e segundo porque não conseguiria vencer estudar disciplinas pesadas de matemática, física, sendo que quase todo sábado ainda eu era convocado para cumprir horas extras no meu emprego. Por fim, o que acabou me fazendo definitivamente entender a importância das cotas foi quando cursei dentro da faculdade disciplinas que mostraram os números da desigualdade social em nosso país e como então é benéfico a redução destas desigualdades a adoção de políticas que façam com que filhos de famílias humildes cheguem a faculdade e assumam uma posição social que permitam que estas pessoas que viveram na pele a falta de recursos por que passam as famílias de baixa renda, possam também ganhar voz na sociedade e fazer seu papel político de defender os interesses deste maior percentual da população (a maioria negra) que infelizmente sempre se submete as decisões que provém do percentual diminuto da sociedade (a maioria branca), mas (por serem mais instruídas e herdeiras de famílias que já detinham posses ou controlavam os meios de produção) seguem até hoje negando este direito a reparação e buscando conservar o status quo, em detrimento de que o país beneficie os menos favorecidos.
@registrosdavida9192
@registrosdavida9192 Жыл бұрын
Minha bisavó e indígena. Até hoje o povo indígena vive limitado e ninguém vê em pleno século 21.
@vitormachado4229
@vitormachado4229 2 жыл бұрын
Cota racial é preconceito, e ao mesmo tempo injusto, "2 meninos pobres, mas porém ambos inteligentes, e mesmo tendo a mesma inteligência ou até inferior, o menino pobre negro entra através da cota, e o outro menino branco não" Se acham isso justo, parabéns, vc é um preconceituoso!
@erikazurc5987
@erikazurc5987 2 жыл бұрын
não, o menino branco, pobre e inteligente entra pela cota de renda e de escola pública! elas existem, ok? os dois vão juntinhos pra faculdade
@victoriarezende9890
@victoriarezende9890 Жыл бұрын
falou muito bem aline, é gratificante ver pessoas abertas a diferentes opiniões!!!
@artefashion4219
@artefashion4219 Жыл бұрын
Eu era contra ,até o momento que percebi que todos conseguia um emprego na minha área por padrinhagem,amiguinhos dentro da instituição, então tive que me recorrer a cota pra conseguir meu emprego. Deixo uma dica,coloque o que está no seu certidão de nascimento, eu a primeira vez coloquei que sou negra e fiquei como falsidade ideológica pois na minha certidão está "PARDA,agora não erro mais, só que eu me considero NEGRA 🤜🏽🤛🏽🙏🏽👏🏾❤
@flowrepins6663
@flowrepins6663 Жыл бұрын
se vc fizer teste de ancestralidade da para ver oque vc é e vc nao precisa de cotinha para ter emprego vc precisa ser boa. quando vc for prestar uma.prova de concurso sua cor nao muda em nada na hora da prova. se vc for boa mesmo vc nem precisa que te contratem, quem se garante por trabalhar por conta propia.
@targaryen5746
@targaryen5746 3 жыл бұрын
É exatamente dessa forma que eu pensava, até eu sair da minha "bolha" quando entrei em um faculdade de elite, me senti um E.T eu era o único negro da sala e um dos pouquíssimo da faculdade toda, e por "conhecidencia" a maioria dos funcionários (faxineira, pesosal da manutenção, vigias) eram negros. É um absurdo ver que a maioria do país é negra e infelizmente não temos acesso a nada.
@mari_sartoric3476
@mari_sartoric3476 3 жыл бұрын
@Lyrics é vc tem um ponto, mas n da pra ignorar q a grande maioria da população que compõem as periferias do Brasil, são pessoas negras, q enfrentam uma pobreza extrema, além da de que o racismo é algo que está enraizado na nossa sociedade, muitas pessoas que são negras podem sim n ter as mesmas oportunidades que uma pessoa branca tem mesmo ambas estando nas mesma situações sociais, como por exemplo ambas serem pobres ou ambas serem ricas, e ignorando esse fato de q a sociedade é racista, é literalmente ocultando e ignorando um fato que possui muito peso para a vida de, principalmente, pessoas negras.
@wuyl660
@wuyl660 3 жыл бұрын
Mestiça*
@leonardotimotheo
@leonardotimotheo 2 жыл бұрын
@Lyrics Existe uma grande diferença entre preconceito e opressão. Racismo é uma opressão, não preconceito. O que você propõe é basicamente excluir o histórico da escravização do Brasil onde foi dai que desencadearam as desigualdades de várias ordens. Brancos não sofrem racismo, já que não estão desfavoráveis, culturalmente condicionada, em relação aos membros de uma população por conta da sua cor de pele.
@leonardotimotheo
@leonardotimotheo 2 жыл бұрын
@Lyrics Vamos lá, em primeiro lugar temos que entender um ponto crucial: *opressão e preconceito não são sinônimos.* Logicamente, em toda opressão há preconceito, mas nem em todo preconceito há opressão. A diferença, apesar de confundida por muitos, é extremamente grande. Preconceito vem de pré-conceito, que seria um conceito formado antes da hora. Numa sociedade multicultural e tão polarizada quanto a nossa, vivemos rodeados por preconceitos. Alguns até bem lógicos, ou seja, todos sabemos que não devemos atravessar a rua no sinal verde porque há o perigo real e concreto de sermos atropelados. Nesse caso o pré-conceito formou uma espécie de defesa, nos mantendo dentro de certa zona de conforto. Você não precisa arriscar ser atropelado para aí ter a certeza de que é perigoso atravessar a rua antes do sinal fechar. O preconceito, em tese, funciona de maneira automática. Julgamos previamente todo mundo, avaliamos eventuais situações de perigo e isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como você trata isso ou para quem você destina esse preconceito. Opressão é totalmente diferente. Toda opressão é institucionalizada, ou seja, funciona de maneira sintomática e coletiva. A sociedade cria um sistema que excluí, maltrata, violenta e assassina uma pessoa só porque ela faz parte de um grupo minoritário. Opressões formam cadeias de poder, com alguém no topo e alguém embaixo. E isso cria privilégios sócio-econômicos que beneficiam quem detém o poder de oprimir e prejudicam quem vive na base da pirâmide. Por isso que quando um só indivíduo pertencente ao grupo marginalizado revida não podemos falar de opressão, já que ela não existe de maneira individual. Brancos oprimem os negros porque possuem privilégios por causa da cor da pele, héteros oprimem LGBT+s porque possuem privilégios por causa da sua condição sexual. E assim por diante. Por isso não existe opressão contra brancos, homens, héteros, magros, ricos, etc, etc. Essas pessoas estão no topo da pirâmide hierárquica e possuem todos os poderes contra grupos marginalizados, sendo assim, os grupos oprimidos por eles não possuem força, nem econômica nem sociológica, de revidar ou oprimir seus opressores. Por mais que um negro odeie os brancos, por exemplo, o seu preconceito não seria capaz de prejudicá-los. Por mais que uma mulher odeie os homens, sua repulsa pelo masculino nunca seria capaz de, efetivamente, oprimir homens já que a sociedade machista e patriarcal que vivemos concede privilégios e protege os homens apenas por eles serem homem. Opressão é muito mais perigosa porque está enraizada de tal forma na sociedade que todos, absolutamente todos, acabam reproduzindo esse sistema, seja de maneira direta ou indireta. Acabar com isso levará ainda muitos séculos, quiçá milênios, e deverá começar com um ataque forte contra as instituições de poder que fomentam e criam esse sistema de opressão que funciona na base da desigualdade.
@leonardotimotheo
@leonardotimotheo 2 жыл бұрын
@Lyrics Posso provar sim! Um dos modos de perceber a posição dessa população na escala social é considerar os indicadores de *educação.* O Censo nos ajuda. Embora tenha havido uma melhora de posição em relação à situação de 2000, podemos ver que a situação dos não brancos é pior que a dos brancos. Em 2013, a população branca tinha 8,8 anos de estudo em média, já negra, 7,2 anos. A diferença, no entanto, já foi maior. Em 1997, os brancos chegavam a estudar até 6,7 anos em média e os negros paravam nos 4,5 anos o que equivaleria ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Outro dado revelador é que, entre os negros, a taxa de desemprego é maior que entre os brancos. Segundo dados do Ipea, enquanto o desemprego atinge 5,3% dos homens brancos em 2015, entre os negros o índice chegava a 6,6%. Entre as mulheres, a diferença é ainda maior. Para as brancas, o desemprego era de 9,2%, enquanto para as mulheres negras, ultrapassava 12%. Citei apenas a taxa de analfabetismo e desemprego, mas se aprofundarmos mais, vemos: - Do total dos universitários, 97% são brancos, sobre 2% de negros e 1% de descendentes de orientais. - Sobre 22 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, 70% deles são negros. - Sobre 53 milhões de brasileiros que vivem na pobreza, 63% deles são negros. Reconhecer que negros e pardos estão em posições de inferioridade não fizeram os especialistas interpretarem o problema da mesma maneira. O sociólogo Gilberto Freyre, por exemplo, defendia a ideia de que no Brasil a população foi perdendo a divisão nítida entre cores pela mistura, pela miscigenação. Aqui as raças teriam se fundido numa única comunidade religiosa e emocional. Para outros, como Florestan Fernandes, o preconceito de raça seria uma consequência da posição de classe que o contingente de negro e pardos da população brasileira ocupou em consequência da escravidão: "As deformações introduzidas em suas pessoas pela escravidão limitavam sua capacidade de ajustamento à vida urbana, sob regime capitalista, impedindo-os de tirar algum proveito relevante e duradouro e, em escala grupal, das oportunidades novas". Para Florestan Fernandes, portanto o problema tinha origem de ordem econômica, e não cultural ou social. Resolvido o problema de classe ou de condição social, estaria resolvendo o problema da discriminação. Se você quiser dedicar-se mais sobre o tema, como Carlos Hasenbalg o fez. Aconselho ler a publicação *Discriminação e desigualdades racias no Brasil.* É muito bom!
@lucascamelo3079
@lucascamelo3079 2 жыл бұрын
Na minha opinião atual, cotas raciais são uma forma de diferenciação, por isso não apoio. Reconheço o valor das cotas sociais apenas, já que assim como tem negro que estudou em escola pública de baixa qualidade, também tem branco na mesma situação (embora a proporção de brancos seja menor). Ou seja, usa a cota social pra igualar os alunos que tiveram boa educação com os que tiveram educação ruim, pronto. Não vejo necessidade de cota racial
@PedroHenrique-no7so
@PedroHenrique-no7so 11 ай бұрын
É engraçado ouvir alguem que defende algo que vai beneficia-lo é quase como ouvir alguem que defende um aumento no próprio salario.
@luisfelipelucio3162
@luisfelipelucio3162 3 жыл бұрын
Gostei do vídeo, me ajudou a ter uma opinião e a fazer trabalhos de escola
@marciojf6404
@marciojf6404 Жыл бұрын
Injusto é um branco pobre, que mora na mesma favela do negro, sendo um tendo privilégio e o outro não.
@wendellestevesandrade2604
@wendellestevesandrade2604 5 ай бұрын
Eu digo mais. As próprias cotas sociais deveriam ser revista (não sei se já foram), pq na época que eu viz o ENEM, se você fizesse ensino médio em escola pública, já se enquadrava em uma das cotas, mas todos que eu conheci que entraram com esse tipo de cota, eram de escola pública federal, o que não é uma desvantagem, mto pelo contrário. Como que um aluno de um colégio municipal do interior de sei lá aonde vai concorrer com um aluno de um IF, CEFET, Pedro II, Escolas militares. Não tem nem comparação. Isso não equilibra as coisas, acaba sendo uma medida de beneficia sim uma galera, mas não é efetiva.
@marciorosendo7541
@marciorosendo7541 3 ай бұрын
Eu acho q o problema nao esta na faculdade e sim na base, pois muitos entra na faculdade sem saber nada no ambito escolar
@rogerioaraujo3247
@rogerioaraujo3247 Ай бұрын
Acho que foi a melhor exposição pro-cota que vi até hoje, por causa do fato de que deveria ter sido feito antes, mas o Brasil, atrasado como sempre é, não fez na hora que tinha que fazer (é verdade que o tempo resolve muita coisa na vida, mas essa não é uma das coisas que o tempo, por si só, resolve).
@vorveiro
@vorveiro Жыл бұрын
O Brasil é um país multicultural e miscigenado, não importa seu tom de pele 98% dos brasileiros são todos do mesmo sangue. Eu não entendo o motivo da esquerda querer rivalidade entre as pessoas sendo que somos todos do mesmo sangue! Se for pra criar benefícios, que seja pela população mais carente e não por tom de pele.
@markrazzy13
@markrazzy13 2 жыл бұрын
Sou a favor de cotas para quem necessita independente de cor!
@sueliferreira7293
@sueliferreira7293 2 жыл бұрын
Concordo.
@diegoalves3213
@diegoalves3213 Жыл бұрын
Isso já existe.
@paulmichaelalpha9916
@paulmichaelalpha9916 Жыл бұрын
Eu sou Africano, lembrei muito bem quando começou corta para negro... converso que no primeiro momento não gostei, depois que conhecer melhor história do Brasil, mudei de ideia. Hoje eu sou a favor sim 👍. Parabéns pelo trabalho.
@fernandx5889
@fernandx5889 Жыл бұрын
Olá, você é a favor das cotas raciais? Sou totalmente a favor, negros, pardos e indígenas sofrem muitos.
@mardembomfim6161
@mardembomfim6161 2 ай бұрын
Existem pessoas e maioria das pessoas tem as mesmas oportunidades independente da cor da pele, apenas as ricas tem colocar os filhos em escolas particulares
@viniciuspontes4274
@viniciuspontes4274 2 жыл бұрын
Oi Aline, bom... Eu fui ao contrário, eu já fui favorável as cotas e mudei de opinião.
@vitormachado4229
@vitormachado4229 2 жыл бұрын
Boa Man, pelo menos 1 inteligente
@angelicarodrigues4977
@angelicarodrigues4977 Жыл бұрын
Minha pergunta é, se você era uma excelente aluna o porquê você não passaria na faculdade de elite se não existe a cota para negros? Pois na minha visão se tivesse uma bolsa social você passaria do mesmo jeito e não correria o risco de sofrer uma descriminação pela dúvida de falta capacidade.
@Ocujo
@Ocujo 4 ай бұрын
Moça incrível. Nao precisou militar, xingar brancos, falar mal de sei la quem... Apenas apontou seus pontos. Parabéns ❤🎉
@actiong1393
@actiong1393 2 жыл бұрын
As cotas podem ter sim resultado hoje em dia, mas não é, de longe, uma solução. Pensa comigo, a criança fica 9 anos "decorando matéria", mais 3 anos decorando mais e mais matéria. Aí chega no vestibular, esse jovem muita das vezes não sabe o que irá fazer porque ela nem deve uma educação básica decente para saber o que ela quer fazer, e isso não acontece com alguém que nasceu em berço de ouro por exemplo, porque desde que ela nasceu ela teve acesso a educação básica excelente, por isso que existe uma lacuna grande na educação básica para crianças na periferia. Somente alunos que se esforçam o triplo possuem alguma "esperança" para construir essa lacuna por ela mesma, sendo que era responsabilidade do governo. Então resumindo, as cotas hoje é tipo uma fita adesiva cobrindo o problema, mas uma hora ela irá se romper, então enquanto ela segurar os governantes devem investir em educação básica. Só assim, tendo uma educação excelente a criança poderá ter uma bolsa de estudos sem precisar de cotas, isso porque ela teve uma educação decente desde que saiu da barriga da mãe.
@alexsandrodesouzagoncalves3373
@alexsandrodesouzagoncalves3373 5 ай бұрын
O debate é necessário, mas no Brasil é muito raso e ideologizado (em prol do infame socialismo/comunismo), e não sai do lugar. Por que o problema é o ensino básico, fundamental, elementar; - Se este ensino de base tiver qualidade, foco na boa leitura, quatro operações, aprendizado de fato, com boas notas. - Se a perversão cultural progressista for erradicada e se atentar aos valores judaico-cristãos de moralidade, ética, trabalho. O curso universitário será consequência, o técnico, ainda mais... Então, se houvesse sido assim, talvez o Brasil pudesse vencer. Porém, não se fez o certo na gestão do país, o bonde dos anos 2000 foi perdido... e o que parece é que esse país vai terminar o séc. 21 (mais) velho e (mais) pobre, provavelmente.
@zenildoferreira4183
@zenildoferreira4183 Ай бұрын
Nao é só isso, a solução é dificil porque o problema vem de casa, boa educação não é o suficiente pra resolver, mas ajuda.
@wendellestevesandrade2604
@wendellestevesandrade2604 5 ай бұрын
Primeiro parabéns pelo trabalho, pela humildade e por abrir o discurso. Agora gostaria de debater o tema, sem mimimi de lugar de fala, cada um fala do lugar de onde está e cada um tem sua própria capacidade de enxergar diferentes pontos de vista e compreender as coisas. Do mais, sendo branco, o tema com certeza também me afeta, pois as cotas dividem as oportunidade. Gostaria de destacar certas diferenças entre cotas, que não podem ser tratadas como sendo a mesma coisa. No seu exemplo, falou do prouni, então é uma cota relacionada à uma bolsa em uma instituição privada. Totalmente diferente de uma cota em universidade pública ou uma cota em concurso público. No caso da sua experiência relatada, estamos falando de uma universidade, pelo que entendi cara, onde quem está lá é a elite do privilégio, visto que é "só pagar caro" (implica em ter recurso pra isso) pra poder entrar. Logo é um ambiente feito pra elite e exclusivo. Daí acho totalmente justo existirem bolsas. No caso de cotas raciais para conseguir uma bolsa, já acho um pouco controverso, pois uma pessoa, seja da cor que for, poderia estar na mesma situação que você, ou que outro beneficiado pela cota, ou até em situação pior. Nos outros casos de cotas raciais, principalmente em concurso público, já acho bem mais problemático, visto que nem existem as cotas sociais nesse caso. Aproveitando, gostaria de criticar um ponto da sua fala, quando você diz que por, simplesmente, existirem cotas sociais e raciais ao mesmo tempo, a gente não tem nem que discutir isso. Acho completamente errada essa afirmação, visto que, num exemplo hipotético, se temos 10 oportunidades e 5 são cotas, dentre elas 3 só podem ser acessadas por raça, daí a questão social fica comprometida, pq os negros mais privilegiados vão ocupar essas 3 oportunidade, as 5 vagas de ampla concorrência vão para os outros privilegiados, independente da raça e sobram só 2 pra quem realmente precisa, dificultando ainda mais para eles concorrerem, mesmo na ampla concorrência. Vou esclarecer. Em primeiro lugar, a escravidão não acabou de um dia pro outro, houveram iniciativas abolicionistas desde antes da Lei Feijó 1831, mesmo que muito fracas, mas o que quero dizer é que um pequena (ínfima) fração da população negra no próprio século 19, já encontrava-se liberta ou, mesmo que escravizada, com alguma ascensão social, isso é fato. Não estou comparando um escravizado que tinha uma vaca ou um punhado de moedas com um proprietário de fazenda, mas existem estudos que indicam que, mesmo naquela época, a maioria da população não era negra, ou pelo menos os negros e mestiços somavam pouco mais da metade. Não existiam só brancos ricos donos de escravos, é claro que a desigualdade era imensa, o racismo estrutural e não estou dizendo que todo ex-escravizado estava melhor de vida que os brancos mais pobres. Mas o ponto que quero chegar é que em 1888 e 1889, já estavam por aqui muitos negros com família, bens e alguns até com certas riquezas. Temos que lembrar que a república velhas adotou uma política racista de substituição de mão de obra e branqueamento da população, o que trouxe uma grande massa de brancos e asiáticos para desempenhar os trabalhos que antes eram do escravizados, muitos aceitando viver em condições análogas à escravidão. É desses brancos que a maioria dos brancos brasileiro de hoje descendem. Outra questão fundamental é essa classificação do que é ser negro no Brasil hoje em dia. Basta ter um antepassado negro? Existe uma pesquisa que foi feita com amostras de DNA de brasileiros e diz que, se não me engano, 80% veio da Europa, ela ainda considera os Asiáticos, Árabes, Judeus e indígenas daqui e de outros lugares. Se for olhar por esse ângulo, então me explica, se o simples fato de ser branco é um privilégio, você tem mais antepassados brancos do que negros, sua pele é clara. Como você disse, provavelmente o avô do seu pai era escravo, mas talvez os outros 2 ou 3 avôs fossem mestiços, os filhos já podem ter casado com algum branco, pode ser que tenham tido mais brancos na sua árvore genealógica do que você imagina. Daí como justificar que pela raça, você merece se recompensada com uma cota. Pra mim isso tudo é uma tremenda manipulação pra gerar discursos e engajar pessoas para causas de interesse político. Ou seja, é enrolação pra ganhar voto, ganhar apoio popular. Criasse toda essa narrativa de reparação de uma minoria prejudicada e assim se tem apoio popular. Não venham aqui me atacar, botando palavras na minha boca, eu acredito sim que existe desigualdade entre negros e brancos, que existe racismo e que a maioria das pessoas mais abaixo da pirâmide social seja negra, por conta justamente de todo o processo histórico, mas não acho que a cota racial melhore em nada essa situação, pois não atinge quem realmente precisa e causa ainda mais ruptura e divisão dentro da sociedade. Existem sim negros privilegiados, ninguém pode negar, mas a população negra também é menor e a questão é que essas políticas não vão beneficiar os negros que estão lá em baixo, só os mais destacados. O que pra mim não faz sentido. Era melhor que todas as cotas fossem baseadas em situação social, pois essa proporção racial pode, inclusive se inverter. Assim como acontece com a questão de gênero em algumas várias áreas, onde diversas políticas de incentivo de mulheres em alguns mercados de trabalho, fazem com que praticamente todas as vagas disponíveis sejam femininas, o que deixa toda uma geração de homens de fora do mercado. Baita problema.
@rafaeljardimpokerpro
@rafaeljardimpokerpro Жыл бұрын
Se o ensino basico fosse universal e de qualidade não só as universidades mas tbm o mercado de trabalho naturalmente seria tão balanceado relativo a população, pq como ela mesmo disse o problema esta na base da educação, o resto é so politicagem
@mistermontain
@mistermontain 3 жыл бұрын
Acho importante a discussão e gostei muito da postura receptiva do seu vídeo. Eu só senti que ficaram de fora muitos argumentos importantes pra discussão. No meio liberal/libertário tem muitos argumentos interessantes inclusive contra as cotas raciais. Acho que vale a pena se debruçar nós argumentos contra para fortalecer os argumentos a favor.
@anneperina9769
@anneperina9769 2 жыл бұрын
Boa tarde, quais seriam esses argumentos? Porque, estou estudando sobre e gostariar de saber muito sobre argumentos a favor e contra as cotas
@mistermontain
@mistermontain 2 жыл бұрын
@@anneperina9769 para um liberal, a própria existência das cotas raciais, apesar da boa intenção, é baseada num conceito por si só racista. Para entender o argumento, basta ver como são selecionados os candidatos às cotas raciais: baseado no fenotipo ou ascendência familiar. Isso acaba criando um "tribunal racial" na qual um comitê decide quem faz ou não faz parte de um determinado grupo étnico. Como o conceito de raça e etnia não são conceitos objetivos, essa decisão pode causar algumas distorções e favorecer fraudes. Eu, por exemplo, tenho ascendência indígena e negra por parte de pai, mas meu fenótipo é mais caucasiano que essas demais etnias. Na prática minha vida também sofre impacto da escravização africana e genocídio indígena, mas a minha aparência não permitiria que eu fosse aceito nesse tipo de cota. Da mesma forma, pessoas com fenotipo negro que estão em condições de riqueza elevadas, por mais que sejam considerados exceções, teriam acesso facilitado à graduação apenas pelo tom de pele. Enfim, são apenas exemplos. A solução liberal seria investir no ensino básico/fundamental para que os alunos nem precisem de cotas, se for preciso, utilizar cotas sociais não atreladas à etnia, e/ou utilizar sistemas de assistencialismo do tipo "voucher" nos quais o aluno receberia uma quantia em dinheiro para que pudesse acessar o ensino particular, que é muito superior no nível básico/fundamental. A ideia seria utilizar cotas como paliativo ao problema que sabemos que ainda existe de inclusão social.
@Rafadoxx
@Rafadoxx 11 ай бұрын
Também vale ressaltar que pelo fato de sermos de cores e etinias diferentes,não significa que nos somos diferentes
@patriciaalves5666
@patriciaalves5666 3 жыл бұрын
Parabéns 👏👏 Muito bom suas colocações e necessárias. Na minha opinião eu sou a favor a cotas raciais pelo fato de ser a maneira pela qual se encontrou de por a igualdade entre negros e brancos, pobres e ricos e indígenas e deficientes físicos também. Porque se não fosse estás cotas raciais não se teria hoje em dia muitos jovens negros, da rede pública nas universidades.
@eugeniofreire9939
@eugeniofreire9939 3 жыл бұрын
É os jovens brancos e pobres não teriam direitos também; e os negros ricos, que fingem serem pobres, para usarem as Cotas? Cotas rebaixa: a pessoa, o estudante, isso sim é um preconceito. Se as escolas públicas fornecessem ensino de qualidade, as COTAS não existiriam. Devemos Lutar pelo ensino excelente na rede Pública, pois é fruto de dinheiro do nosso Imposto. Enquanto se defende as Cotas, se tira dinheiro e assassinam as Escolas Públicas no Brasil. Usam argumentos que se a Escola pública é ruim mesmo; e não tem problema, é só o aluno prestar vestibular usando as Cotas.
@pedronoronha2257
@pedronoronha2257 2 жыл бұрын
Então o caso é monetário, e falta da infraestrutura do governo
@eugeniofreire9939
@eugeniofreire9939 2 жыл бұрын
​@@pedronoronha2257 Problema é a falta de compromissos por parte dos: Secretarios Municipais e Estaduais de Educação nos Estados e Municípios do Brasil; junto dos Diretores e Diretoras destas escolas, que desviam as verbas fornecidas através do MEC, anualmente para reforma das escolas: laboratórios, refeitórios, bibliotecas e etc .
@nayaramoraisreis5737
@nayaramoraisreis5737 Жыл бұрын
Muito obrigada por esse vídeo! Até então eu era contra as contas, pois pra mim, era uma afirmação da exclusão racial, que o negro tinha sempre que saber, que tem o seu lugar reservado por eles brancos, e que são poucos os lugares.
@brunomendespereira5800
@brunomendespereira5800 3 жыл бұрын
Ou seja. O pobre branco/pardo de hoje (que pode também ter sido descendente de escravo) vai ter que pagar uma dívida que não é dele. Vamos tentar consertar uma injustiça causando outra.
@andreina9927
@andreina9927 3 жыл бұрын
Já ouviu falar de cota social?
@henriquej1340
@henriquej1340 2 жыл бұрын
@@mathiasotas969 a racial eh Man
@henriquej1340
@henriquej1340 2 жыл бұрын
@@andreina9927 qm eh negro pode receber a cota racial e a social se tiver estudado em escola pública
@mariaeduardafarina5066
@mariaeduardafarina5066 2 жыл бұрын
moço, o seu comentário foi completamente desnecessário, os negros de hoje em dia também não tem culpa que os seus antepassados foram escravizados pelos nossos, injustiça é o que fizeram com eles antigamente, eles estão pagando um preço que os nossos descendentes fizeram pagar
@gustavoferreira982
@gustavoferreira982 2 жыл бұрын
@@mariaeduardafarina5066 se eles não tem nada a ver também não deviam cobrar algo do passado né.
@ricardo82shadow123
@ricardo82shadow123 4 ай бұрын
É difícil explicar p branco e preto pobre de direita q esses 15% de vagas não tomam os 50% nem os 85% de vagas dos brancos pobres nem ricos... E q na maioria das vezes esses 15% de vagas sequer são preenchidas... Triste realidade 😢
@paulohigo493
@paulohigo493 Жыл бұрын
qual a diferença em termos de oportunidade do pobre branco e do pobre negro. Porque o privilégio de uma raça , pq existe cota em concursos publicos?
@EvertonELP18
@EvertonELP18 2 жыл бұрын
Eu sou contra qualquer cota, sou favorável combater as diferenças na base, em creches, ensino fundamental e médio! Se for assim então vamos viver sempre na época da abolição? Esses programas que foram feitos, sabemos que foi que ganhou com isso👍🏿
@user-st8xe2yx2j
@user-st8xe2yx2j 10 ай бұрын
Se a constituição federal em seu artigo 205 diz que a educação é um direito humano, há necessidade de se criar cotas para negros ter acesso a educação?
@sejalivre1510
@sejalivre1510 5 ай бұрын
Para cota racial não existir, só se o racismo também não existir. Mas como sabemos que racismo existe, então é impossível ficar contra as cotas raciais. Na minha opinião uma pessoa que é contra o sistema de cotas é algo que não faz sentido. Porque uma pessoa que é contra, é como se ela estivesse falando que no país todos são iguais, e todo mundo sabe que isso não é verdade. As pessoas infelizmente não são todas iguais no Brasil. Então ser contra é uma contradição.
@tetealves5810
@tetealves5810 Жыл бұрын
Ela criou uma narrativa pra defender as cotas. E disse ser melhor da sala. Tirou a vaga de um negro de menos cognição que poderia desenvolver nessa vaga que perdeu pra ela que se disse inteligente quando fala que sempre foi melhor".
@harryklippel521
@harryklippel521 Жыл бұрын
Tirou a vaga? Só tinha 2 vagas então é isso?
@pedronoronha2257
@pedronoronha2257 2 жыл бұрын
Eu acho que deveria ser cota social, pois mesmo os brancos pobres sendo menor que os pretos, mas mesmo assim tem pessoas que não tem dinheiro para estudar, não seria justo largar essas pessoas. Sobre o contexto de terem sofrido, os judeus também teriam que receber, estrangeiros e outros grupos
@alexandrepalhanodacosta7653
@alexandrepalhanodacosta7653 10 ай бұрын
Bom dia Aline. Peço licença para expressar minha opinião com todo o respeito possível, Acredito que a cota racial, de certa forma, cria uma exclusão de pessoas, pois devemos olhar para a sociedade com igualdade e equidade, saliento que diversas escolas publicas em bairros periféricos acolhem diversas pessoas com varias raças e etnias, sendo uma gama de pessoas como ascendentes indígenas, africanos, europeus etc... e que vivem os mesmos problemas de moradia, segurança, saúde, etc... E seguindo desse ponto de vista podemos perceber que o nosso problema acaba sendo mais social do que racial, saliento que qnd o social se junta ao racial a coisa fica pior, não podemos negar que isso não exista, mas creio fielmente que o programa visando os problemas sociais seriam mais eficazes pois incluiria além dos afros descendentes, os nordestinos, os pobres , os esquecidos dos becos e favelas, assim por diante.
@GameBoy-yd4ru
@GameBoy-yd4ru 3 жыл бұрын
A pessoa passa não pela cor da pele mais pela sua dedicação
@aindapo4277
@aindapo4277 3 жыл бұрын
sim, mas pensa em uma pessoa pobre(GRANDE maioria de negros) que tem que estudar e trabalhar e ajudar em casa, contra uma rica(GRANDE maiora branca) só tendo que estudar, quem trm mais chance
@GameBoy-yd4ru
@GameBoy-yd4ru 3 жыл бұрын
@@aindapo4277 porra,por acaso não essixisti branco pobre não porra? Quantos negros ricos só precisão estudar em quanto um branco pobre tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo,não é cor que define se você é rico ou pobre isso é a maior idiotice que eu já ouvi,esses seu argumento não faz sentido dês do princípio
@oystein1427
@oystein1427 3 жыл бұрын
@@aindapo4277 então usa cota de renda ue
@pedronoronha2257
@pedronoronha2257 2 жыл бұрын
@@oystein1427 Mas a maioria é racial
@danipapa0151
@danipapa0151 Жыл бұрын
@@pedronoronha2257 e branco pobre? Acho que a melhor idéia seria encaixar todos os pobres
@davisonbrito5356
@davisonbrito5356 3 ай бұрын
…”Estudei em escola publica mas era a melhor aluna da sala”. Vc entrou na faculdade por mérito então, correto?
@welderbarcellos8614
@welderbarcellos8614 2 жыл бұрын
As cotas sem dúvidas melhoraram bastante o acesso de negros a universidade. Esse ano se completa 10 anos, e vamos ficar só nisso ? Você mesma disse que partimos de posições diferentes, então deveriam fazer algo na raiz do problema que é a educação básica, com um ensino de qualidade poderíamos chegar num vestibular bem mais preparado pra competir com qualquer outra pessoa que estuda em escolas particulares e ainda fazem cursinho para entrarem nas universidade públicas, independente da cor da pele. Temos que ser capazes de entrar nessas universidade independente das cotas
@eusouio
@eusouio 2 жыл бұрын
Não é só a questão educacional .
@welderbarcellos8614
@welderbarcellos8614 2 жыл бұрын
@@eusouio concordo plenamente com você
@minhafamiliaedejesuscristo9739
@minhafamiliaedejesuscristo9739 7 ай бұрын
Ainda tenho muitas duvidas sobre esse tema, pois por um lado eu acredito que a falta de oportunidade vem por falta de condições financeiras, ou seja ,classe social, eu tambem não tive oportunidade porque tive que trabalhar ,saindo cedo da escola. Mas por outro lado nao vejo muitos alunos negros na universidades, escolas ... entao ainda nao tenho uma posição. Mas busco por conhecimento.
@EduardoSilva-vq8zo
@EduardoSilva-vq8zo 2 жыл бұрын
Eu estou com o tema contra em um debate 🤦🏻‍♀️
@rbconcisus
@rbconcisus 2 жыл бұрын
Eu sou negro e nunca vi nenhum negro sendo barrado de entrar numa escola para estudar. Dizer que o negro não tem as mesmas oportunidades de estudo é desonesto. Qualquer negro que estudar vai entrar na universidade. Exemplo: você não precisaria ter usado a cota já que "sempre foi uma das melhores alunas da sala" como disse.
@dienekelly9955
@dienekelly9955 2 жыл бұрын
Nem todos, se o ensino não for de qualidade não rola.
@rbconcisus
@rbconcisus 2 жыл бұрын
@@dienekelly9955 Então, eu disse estudar. E a escola não é o único e nem deve ser o único instrumento para quem quer entrar na universidade estudar. Então, se o negro ou qualquer pessoa de qualquer estudar irá entrar na universidade.
@erikazurc5987
@erikazurc5987 2 жыл бұрын
então por que o número de negros na faculdade ainda é baixo?
@Gabriel-rr1on
@Gabriel-rr1on Жыл бұрын
@@erikazurc5987 porque existem menos negros no brasil
@erikazurc5987
@erikazurc5987 Жыл бұрын
@@Gabriel-rr1on segundo o IBGE um pouco mais de 50% dos brasileiros são negros, logo o número de negros na universidade não é proporcional a nossa população
@FlavioTavares
@FlavioTavares 3 жыл бұрын
Eu te pergunto: os brancos que estavam lá na sua faculdade, entraram por meio de alguma ação de racismo? Quero dizer: na hora da seleção eles escolheram os brancos por serem brancos ou porque tiveram boas notas? Muitos negros que hoje não entram é porque não estudam, mas os mesmos gastam horas no KZbin ou TikTok. O ensino, a informação está ao alcance de todos hoje. Cota é racismo porque é como dizer a um negro: você precisa de um empurrão porque tem um qi mais baixo. Cota racial é uma tremenda ação de racismo. Já que lutam contra o racismo deveriam cobrar mais ação dos governos em oferecer educação de qualidade pra todos, assim todos entram em faculdades ou concursos público por mérito.
@yasminsilveira1640
@yasminsilveira1640 3 жыл бұрын
o ensino não está ao alcance de todos, Flávio. a estrutura educacional do Brasil é extremamente desigual e a sociedade mais ainda. eles não partem do mesmo ponto. p.s.: passe 5 minutos no tiktok e veja se existem mais negros ou brancos lá.
@ingripucon4485
@ingripucon4485 2 жыл бұрын
Okay o branquelo,nem todo negro fica igual idiota na internet igual vocês perdendo tempo, nós corre atrás, porém vai ter um um sistema racista que vá impedir
@eugeniofreire9939
@eugeniofreire9939 11 ай бұрын
@FlavioTavares concordo plenamente com todas as suas palavras escritas neste texto. Se existisse uma educação pública de qualidade no Brasil; ninguém precisaria de Cotas. O que falta mesmo é a vontade de estudar. Às vezes um estudante pobre de escola pública, se esforçado este estudante for; ele tira nota maior de que um estudante preguiçoso da rede privada de ensino. Cotas não resolve nada, só piora a qualidade no ensino público, abrindo caminhos para pobres na rede privada, e aumenta as chances dos ricos nas universidades públicas.
@gustavoe9467
@gustavoe9467 2 жыл бұрын
Eu acho q a cota econômica já englobaria os negros, agora, por outro lado, tem universidade aplica a cota racial sem nem sequer obrigar o candidato a ser de escola pública
@wandersondepio2014
@wandersondepio2014 3 жыл бұрын
Na opinião, o problema NESSE caso nao é racial e sim social,essa historia de divida racial é palanque político.
@marcioferreira8996
@marcioferreira8996 3 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@silviogiffoni1
@silviogiffoni1 3 жыл бұрын
Wanderso, sugiro que você leia a Lei de Cotas - ela é primeiramente social e econômica, e só depois racial. É bom a gente conhecer, antes de criticar.
@wandersondepio2014
@wandersondepio2014 3 жыл бұрын
@@silviogiffoni1 ja eu sugiro que voce arrume um serviço e pare com militância para defender quem nao ta nem ai pra essa palhacada toda,oque o negro quer é ter um emprego comida na barriga dos filhos e sua dignidade intacta,não essa bobagem de "militante " escandalosos que estão querendo aparecer bons samaritanos sem realmente ser efetivo e tratar do que realmente o povo de verdade precisa ,o povo nao a bolha asquerosa que voce deve se identificar
@hiagogarcia6837
@hiagogarcia6837 3 жыл бұрын
@@wandersondepio2014 burrice
@wandersondepio2014
@wandersondepio2014 3 жыл бұрын
@@hiagogarcia6837 voce acha professora?
@gustavoferreira982
@gustavoferreira982 2 жыл бұрын
Sou contra pois tá dando vantagens baseadas na cor, fora que deve ser muito humilhante vc chegar é descobri que não foi escolhido por ser bom mas sim porque vc tem uma cor específica.
@GameBoy-yd4ru
@GameBoy-yd4ru 3 жыл бұрын
Quem concorda que se tiver cotas raciais o racismo e o preconceito só vai aumentar?
@erikazurc5987
@erikazurc5987 2 жыл бұрын
por que?
@biancanobrega5324
@biancanobrega5324 2 ай бұрын
Na minha opinião, para assegurar uma efetiva igualdade, é preciso ter as cotas baseadas em critérios econômicos e sociais. Soube de gente que neste último concurso da AGU em 2024 foi aprovada pela cota, mas estava desfilando na posse com uma bolsa de grife pois sempre foi muito bem agraciada financeiramente. E esse não foi o único caso. No mesmo concurso também conheço outra pessoa que sempre teve tudo do bom e do melhor, endinheirado, que os pais nem estavam presentes na posse porque estavam viajado por ilhas caribenhas, e foi aprovado por cota. Isso pra mim é uma distorção absurda e retira a chance de alguém que realmente deveria ser destinatário da cota.
@zenildoferreira4183
@zenildoferreira4183 Ай бұрын
Mas as cotas são pra estudantes de escola publica, o problema é que tem pilantra pra tudo, precisar aumentar a fiscalização.
@biancanobrega5324
@biancanobrega5324 Ай бұрын
@@zenildoferreira4183 não necessariamente. Tem concurso que usa somente o critério racial, sem exigência de estudo em escola pública
@kiwigaroo
@kiwigaroo 4 ай бұрын
Não há diferença educacional entre um negro pobre e um branco também pobre. Além disso, a própria cota racial cria desigualdade até mesmo entre os negros, pois é injusto um negro de classe média-alta concorrer por cota contra um negro pobre, se um negro é rico, qual o sentido dele poder concorrer a cota? Ele teve uma educação tão boa quanto a de um branco rico, e vice-versa, um negro pobre e um branco também pobre estudaram a vida toda em escola pública, ter uma cota racial cria uma desigualdade com os brancos pobres, deveria existir apenas uma cota que incluísse ambos, e aí sim, veríamos mais pobres em universidades (tanto negros quanto brancos, provavelmente mais negros, porque a maioria da população pobre é negra). Se um negro pobre tira uma nota menor q um branco pobre, ele tem vantagem pra ingressar na faculdade apenas por ser negro (tem maior chance de ingressar na universidade do que o branco pobre, porque existe duas cotas pra ele, tanto social quanto racial), e isso é discriminação! Ambos deveriam concorrer na cota social, é injusto um branco pobre ter menos oportunidades que um negro pobre, pois os dois tiveram as mesmas oportunidades! Basicamente, a lógica disso é: quem é negro pode concorrer a cota social e racial, mas quem é branco concorre somente a social, mesmo que o branco pobre e o negro pobre tenham tido as mesmas oportunidades na vida. É uma clara vantagem racial, tá só invertendo a desigualdade. A cota social, por si só, já favorece a população negra, uma vez que a maioria dos pobres são negros. Ter uma cota racial é privilégio. Conclusão: um branco pobre que estudou e se dedicou mais que um negro pobre não ingressa na faculdade pelo simples motivo de não ser um negro pobre.
@zenildoferreira4183
@zenildoferreira4183 Ай бұрын
Negro rico só tem direito a cotas se estudar em escola pública.
@musicMPB
@musicMPB 2 жыл бұрын
Não concordo em totalidade de como as cotas racias encontram-se estabelecidas hoje, mas sou completamente a favor das cotas sociais, que analisam a realidade socioeconômica da população. É fato que no Brasil indivíduos pretos, pardos ou indígenas estão inseridos na classe menos favorecida economicamente no país. Por esse motivo, um sistema de cotas sociais amplo e mais estratificado possibilitaria também uma competição mais justa em processos seletivos a demais indivíduos da sociedade de baixa renda e a inclusão de pessoas que se identificam como PPI. Da forma estabelecida atualmente, uma pessoa que se identifica preta, parda ou indígena de ALTA RENDA, possui uma maior facilidade de ingresso nas universidades públicas que um branco ou miscigenado claro de extrema pobreza. Justo? Talvez o mais adequado seria manter as cotas racias, restrita única e exclusivamente aos indivíduos de baixa renda. Além do mais, os critérios de seleção por parte das universidades precisam ser mais objetivos, afinal o IBGE utiliza uma classificação para identificação e as universidades em muitos casos uma avaliação completamente distinta. Realmente tem-se muita coisa a ser discutida e analisada para que fato estejamos garantindo a inclusão social no Brasil. Essa é a MINHA humilde opinião.
@eusouio
@eusouio 2 жыл бұрын
Sim,mas o negro não tem problemas só com questões financeiras. Acho que tudo tem que ser analisado.
@joserafael867
@joserafael867 3 жыл бұрын
Direito matutino Nota mínima vagas universais: 69,5 Nota máxima cotas instituição pública: 68
@escanor4842
@escanor4842 2 жыл бұрын
Que bagulho escroto
@cvgpacheco
@cvgpacheco 2 жыл бұрын
90% dos argumentos contra cotas são rebatidos com o ela que diz aos 8:17!
@rafa1523
@rafa1523 6 ай бұрын
Uma outra dúvida que tenho é a seguinte. Uma pessoa negra, filho de um negros ricos (um filho do Pelé, por exemplo) deveria ser contemplado por cotas raciais? Essa pessoa já tem condições pelo seu pai de pagar uma faculdade, enquanto alguns brancos de cor (mas que talvez afrodescendentes em alguma geração) não tem esse direito. O que acha de cotas para negros já ricos?
@zenildoferreira4183
@zenildoferreira4183 Ай бұрын
ESCOLA PUBLICA, para ter direito as cotas é preciso ser de escola pública
@priscilavasconcelos8274
@priscilavasconcelos8274 4 жыл бұрын
Muito bom saber que você alterou sua percepção sobre o tema! Adorei o vídeo. Todos nós devemos repensar certos posicionamento e crescer!😘
@AlineFranca
@AlineFranca 4 жыл бұрын
Exatamente, Pricila...mas isso já faz um bom tempo. Nada como estudar e viver para mudar a nossa percepção de mundo.
@Sil.Figuer
@Sil.Figuer 3 жыл бұрын
Mto bom saber mesmo que vc mudou a opinião, eu tbm era contra por pensar que as pessoas que inventaram as cotas raciais achavam que os negros eram menos intelectuais do os brancos, mas depois percebi que os negros não tem os mesmos acessos que pessoas de pele clara. Parabéns pelo seu conteúdo, ótima visão do passado....
@andregustavo319
@andregustavo319 3 жыл бұрын
@@AlineFranca Você sabia que zumbi dos Palmares tinha escravos né?
@vinicripto485
@vinicripto485 2 жыл бұрын
Outro ponto a se observar é que historicamente não existe lugar no mundo aonde foram implementadas cotas e que elas depois não foram mais úteis, pois fica a dúvida a balança se equilibrou? Virou bandeira política e populista? Não deu tempo de reparação?
@kaua_dj4053
@kaua_dj4053 2 жыл бұрын
Fui muito ignorante na minha redação não sabia que existia cotas sociais e acabei entrando nesse debate mais só acabei sendo um desinformado que merda kkkkk
@vinicripto485
@vinicripto485 2 жыл бұрын
Acho que ir por sensação eu achismo é uma boa oportunidade para treinar debate, porém para superarmos o desafio devemos focar em estudos números para traçar estratégia, e o problema é que ninguém quer isso. Senão fica pela sensação de cada um, daqui a pouco o branco vai falar: tô vendo na favela mais branco que negro, cadê a cota para branco. Interessante saber que existem cotas 50% para quem teve estudo integral na escola pública, 50% deste 50% deve ser pra quem tem algo em torno de R$1.500 per capta...das 50% das vagas totais devem ter uma % relacionada a representação negra, indígena, pne...
My Untold Coming Out Story: Suicidal Thoughts
13:22
Taylor Robbins
Рет қаралды 69 М.
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 32 МЛН
女孩妒忌小丑女? #小丑#shorts
00:34
好人小丑
Рет қаралды 10 МЛН
Кадр сыртындағы қызықтар | Келінжан
00:16
Cotas Raciais e Sociais | Democracia e Educação
36:13
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 70 М.
Lili entrevista | Silvio Almeida
16:45
Lili Schwarcz
Рет қаралды 271 М.
MV BILL NO ALTAS HORAS / COTAS RACIAIS (2008)
8:34
MV Bill
Рет қаралды 618 М.
Clélia Rosa - Trabalhando relações étnico-raciais na educação
5:56
Geledés Instituto da Mulher Negra
Рет қаралды 57 М.
O Grande Debate: MEC deveria cortar as cotas nas universidades?
31:13
TVE Debate - Cotas raciais
1:20:28
TVE Bahia
Рет қаралды 83 М.
DoisP - Cotas Raciais - Silvio Almeida
13:18
Canal DoisP - Candeia
Рет қаралды 91 М.
Racismo e ressentimento dos brancos pobres | Silvio Almeida
6:58
TV Boitempo
Рет қаралды 394 М.
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 32 МЛН