Querido Bibo, sou seu fã e reconheço que você está anos luz na minha frente. Eu não sei quanto as festas juninas que você tem ido, mas as que acontecem na minha região é fortemente envolvido com adoração.
@tiagomartinstm2 жыл бұрын
Cara, as festas Juninas aqui no nordeste são bem diferentes. Muita farra, bebidas, forró e etc... não diria que é um bom ambiente para um cristão... principalmente se ele ou ela não estiver muito bem firmado(a) na fé.
@uemersu2 жыл бұрын
Além disso, tem músicas com conotação sexual. As pessoas fingem não ouvir aquilo. Teve arraiá das criancinhas que eles colocaram as crianças pra dançar ao som de uma música que falava de “roçar na moreninha e na loirinha”. Eu achei aquilo um desrespeito, os pais acharam “fofinho”. Eu fui apenas para ver as crianças da escolinha da minha tia se apresentando e saí revoltado com aquilo.
@riondes12 жыл бұрын
Aqui no Rio não é muito diferente disso não
@LucasNSantos2 жыл бұрын
Como nordestino eu posso afirmar pra vc que na minha rua tem festas assim independente do São João. Falar que o São João do nordeste tem festa diferente é generalizar. Toda festa está sujeita a mentalidade dos organizadores e dos frequentadores
@amandasimoes53542 жыл бұрын
E tem conotação religiosa… Não bateria palmas não. Acho q não temos que estar nesses ambientes
@mag59382 жыл бұрын
CONCORDO… e quem com porcos se mistura,, farelos comem( dizia a minha avó!).
@isaquetavares40082 жыл бұрын
Rapaz, a diferença entre a festa junina da sua região e das que conheço são bem diferentes, a idolatria e a pecaminosidade rola a solta. Por questão de testemunho, evito em participar em eventos similares em contextos não religiosos como na empresa, pois as fotos de eventos vão para redes sociais e depois as pessoas ficam questionando o que os "crentes" estão fazendo na festa junina (não distinguem), já vi nascer disso péssimos testemunhos para igrejas locais. Sobre participar independente da questão religiosa, ai entra em conflito com I Corintios 10.14-22. Observando alguns comentários abaixo infelizmente demonstra o nível de secularização que o pensamento evangélico moderno chegou. Independente de tudo, parabéns por levantar um assunto controverso e trazer um posicionamento sobre o mesmo.
@charlesalves44792 жыл бұрын
Se minimizarmos a diferença entre mundo e igreja, não vamos conseguir agradar o mundo, nem a Deus e nem a nós mesmos. MT 5.13-16
@chellemberg23042 жыл бұрын
Acredito que a questão não é posso ou não posso e sim se devo, se preciso ou não. Mas não fico mais espantado com estas coisas, já tá normal os crentes terem vontades diversas. A Europa cristã fez isso, foi a cada dia satisfazendo suas vontades e se adequando e hoje é um continente pós cristão. Tranquilo. Sempre haverá uma justificativa, uma desculpa, um "não tem nada não, não pega nada e etc" pro que as pessoas querem fazer, sempre. Só não se engane, é uma festa religiosa sim, embora possa não parecer, mas uma igreja que tem/concorda/apoia/pratica o carnaval, boteco, pancadão gospel e etc nada mais tem problema. Só lembro de Paulo em Gl 5.13 e Rm 12.2. Que Deus nos livre do mal.
2 жыл бұрын
Existe uma grande diferença nas Festas Juninas dependendo da região do país e também de quem organiza. Aqui no interior de São Paulo, por exemplo, a maioria das festas remetem à cultura do sítio, à simplicidade e à alegria do ser caipira. Porém, visitando outros locais no Nordeste, percebi que até o nome das festas dá um enfoque maior aos santos e à adoração dos mesmos. Tem que ter sabedoria na hora de escolher se irá participar ou não. No meu caso, até por trabalhar em escola, participo das festas que têm foco na cultura caipira. Se envolver adoração, melhor não. :)
@MoanyTati2 жыл бұрын
De pleno acordo!
@Direcaoteologica2 жыл бұрын
Tem coisas que podemos até não ver problema, mas o que está por trás é que é o problema. Entendo o seu ponto, mas eu creio que é melhor a gente ficar naquele campo do "nem tudo me convém". É igual beber vinho alcoólico. Não há proibição, mas não convém. Minha opinião. Ah! Procuro ser o mais imparcial possível, mas tem coisa que a gente tem que se posicionar. O que tem de filho e filha de crente desviada dançando em quadrilhas, não é brincadeira.
@anotherluke72 жыл бұрын
Desviaram por dançar quadrilha? kkkjjjj
@Direcaoteologica2 жыл бұрын
@@anotherluke7 No nordeste, as danças dessa época por causa das festas são chamadas assim.
@jhonnascimento96402 жыл бұрын
A questão eh que ninguém é desviado por dançar quadrilha. Talvez por outras práticas, mas não por dançar quadrilha. O problema de levar tudo pro "é lícito mas não convém", é que vc vira um legalista. E legalismo é pecado.
@Direcaoteologica2 жыл бұрын
@@jhonnascimento9640 Tá dançando quadrilha, hein?! Kkkkkk Se doeu, é pq está! Outra coisa! É melhor ERRAR pelo zelo, mas não ser pecado tal erro, do quê pecar pelo desleixo e pelo achismo de que tá tudo bem! Se quer ir nessa onda, vá lá. Fica na paz!
@jhonnascimento96402 жыл бұрын
@@Direcaoteologica Dancei aos 6 anos de idade na festinha da escola, apenas. Hahaha... Não me doí por isso, mas pq tem gente sendo chamada de desviada só porque possui perspectiva diferente da minha. E não. Legalismo não é um errinho, mas é pecado tão grave quanto o desleixo.
@esdras_leite.22 Жыл бұрын
Aqui no Nordeste as festas juninas são regadas a muita bebida, pegação, forró e outras coisas mais, a meu ver, um cristão não deve estar em um ambiente com essa atmosfera, devendo, portanto, abster-se 100% disso. Agora, uma festa estilo caipira, uma confraternização em família, com comidas típicas, bandeirinhas, fogueira, e com músicas descentes, é tranquilo, eu não vejo problema algum.
@giovanaazevedo43302 жыл бұрын
Eu acho que se é feita num contexto familiar não tem nada demais. Aqui em casa nós nos reunimos para comer e usar roupa xadrez rsrs a gente dança com as crianças, faz brincadeiras e comemora o aniversário do minha avó em junho e em julho do meu avô kkkk tudo desculpa pra juntar a família! Fica o bom senso para analisar o sim ou o não. Tudo vai do ambiente e do que se está fazendo nele.
@TeologiaIlustrada Жыл бұрын
Reverendo Heber Campos Jr.: Culturas nunca são moralmente neutras, culturas têm expressões que evidenciam conformidade ou falta de conformidade com a Lei de Deus.
@AnaPaulaSantos-ot7fl2 жыл бұрын
Depende muito do local, precisa pensar se o que tá acontecendo é realmente uma festa caipira ou não. Por aqui no meu interior localizado na Bahia por exemplo, a festa de rua não são bem sobre comida típica, mas um show tipo carnaval, com forró, brega, pagode(baiano) com letras extremamentes sexuais, paredão com monte pessoas embriagadas descendo até o chão dançando aquele pagode baiano e funk que contém umas letras, extremamente imorais, é vergonhoso de se V. Apareço na praça durante um momento mais tranquilo pra fazer um lanche, ou ir no parquinho com meus sobrinhos e só. Antes fosse uma festa religiosa. Virou mesmo foi muita depravação. Gente, aqui é uma mistura de 50% forró e restante parece carnaval com baile funk. Inclusive já participei e muito de tudo isso no passado, sei bem o contexto que é. Bem complicado. Esse povo tem que sair desse pode, n pode, e pensar eu carrego o nome de filho de Deus, será que tal lugar é pra mim? Já que cada contexto é um contexto, não dá pra comparar essas coisas, vai muito de região. E só mais uma dica para os canais que realmente tem influência na vida das pessoas, vcs n conhecem todos os locais, toda cultura, o Brasil é imenso.
@Toca-DaveOfc2 жыл бұрын
Só verdades.
@marcia915679382 жыл бұрын
Melhor comentário. Sabedoria
@remopdf2 жыл бұрын
mas aí, foi como ele disse, "vá e não peque". Ou seja, se o ambiente é dessa forma como explicou, de fato não seria saldável para o crente, falando biblicamente. Agora, se for só no contexto cultural, não vejo problema. Isso ficou claro no vídeo.
@thiagopeixoto86862 жыл бұрын
verdade! o Bibo ta sendo meio ingênuo...mas tmb entendi as festas juninas q ele abordou...
@anapaulagarciasaraujo42502 жыл бұрын
Eu acho que o Bibo tá com um pezinho na cultura católica. Eu diria que quase um simpatizante da fé católica.
@raphaelasantana92422 жыл бұрын
Aqui no nordeste é seguinte Festa junina = bebida, farra, pegação e/ou adoração
@advocado91772 жыл бұрын
Eu pessoalmente ficaria preocupado com a consciência dos irmãos.
@TeologiaIlustrada Жыл бұрын
a consciência da galera é que tudo pode
@cintiacintia2272 жыл бұрын
As festas juninas ou festas de são joão que eu conheço são religiosas sim, a quadrilha com cantigas de louvor a são joão, os casamentos na roça onde o noivo casa com a noiva (que é um homem) ,mas pra vcs tudo bem se é de brincadeira né. Se ficar fora disso é ser alienado, eu sou com muito prazer rsrs
@eumesmo1408 Жыл бұрын
- Antes de falar, a festa junina (cristã) não é pecado, não é pagã, não há oferenda, não há sacrifícios, não há idolatria, não há adoração e não há ídolos não há nada que a Bíblia condena como dito em Êxodo, Isaías, Levítico, Daniel etc. Isso pode acontecer na Umbanda e Espiritismo (ambas possuem sincretismo), mas isso não é cristianismo. Vale lembrar que os Santos não são ídolos e não se colocam no lugar de Deus, isso já está até saturado! 1º Festa pagãs que deram lugar as cristãs. Antes de comentar, não podemos usar a lógica de comparar uma com a outra caso contrário teríamos que cancelar até o Natal, não cantar mais músicas com seu fundo musical, pois esta remota o paganismo etc. Agora veja o entendimento abaixo sobre as datas, as festas e o motivo. - No dia 17 de dezembro, havia a festa do “deus pagão Saturno”, uma divindade agrícola, havia comemorações, ceias, troca de presentes e sacrifícios, com o fim da proibição do cristianismo pelo Império Romano e o crescimento do cristianismo, a festa foi substituída pelo Natal, em 25 de dezembro, com isso, a festa pagã começou a desaparecer, pois quem a frequentava passou a frequentar a do Natal, mas repare, tem os mesmos costumes e tradições pagãs como: comemoração, troca de presentes e ceia, mas foi retirado uma coisa, o que? O sacrífico aos ídolos! Ou seja, se aproveitou comidas de uma festa e se introduziu na outra, e teve algum mal nisso? Não! Pelo contrário, teve evangelização!!! - Da mesma forma aconteceu com a festa junina, que substituiu as festas pagãs, e foi um outro modo de catequizar outros povos pagãos pelo mundo, substituindo datas pagãs por datas cristãs, e agindo da mesma forma que o Natal, retirando ídolos e seus sacrifícios, mas mantendo algumas tradições e comidas, teve algum mal nisso? Também não! Evangelizou! - Até alguns templos pagãos foram reaproveitados e convertidos em templos cristãos e por acaso isso paganizou o cristianismo? Não! Pelo contrário, fez com que os pagãos virassem cristãos. Resultado disso tudo: o cristianismo se espalhou rapidamente pelo mundo.
@emiliolioncio30442 жыл бұрын
Problema de alguns estudiosos eh q eles são incrédulos com mundo ESPIRITUAL e tudo eh normal pra eles, se Paulo tivesse hj, por eles , Paulo não precisaria mandar a menina calar a boca ..pq pra eles seria apenas uma menina inoportuna
@josearoldosantos9482 жыл бұрын
Esse é um pensamento muito liberal, é o que vem acontecendo e muitos tem relativizado muitas coisas a respeito do evangelho! “Não tem problema”. E muitas pessoas voltam as velhas práticas depois do pastor ter influenciado uma pessoa a ir ou mesmo ele fazer uma festa junina!
@Rafael0509862 жыл бұрын
Pergunta sincera, podemos fazer esse mesmo paralelo ao carnaval?
@patriciaguedes78342 жыл бұрын
Dá pra ir ao carnaval e não pecar?
@kendihashimoto34972 жыл бұрын
Dificil em
@Kingsdaughterforeverr2 жыл бұрын
Kkkkkkkkk me poupe meu filho. Me ajuda aí , você não é crente não?
@Rafael0509862 жыл бұрын
@@Kingsdaughterforeverr Sou cristão, mas será que não abre precedente para outras coisas? Será que estamos transformando o mundo ou o mundo está nos transformando? Complicado, muito complicado...
@Rafael0509862 жыл бұрын
@@patriciaguedes7834 Sim, mas será que todos cristão tem essa maturidade, mas qual será o testemunho, será que só por está nesse tipo de festa já não é motivo de escândalo? Mateus 18.7
@jheisondesa32052 жыл бұрын
Eu não iria,mas da igreja eu fui,não teve nenhuma dança mas somente comida. Foi bem simples e muito bom devido ter muita comida bem barata,fizemos para ter comunhão da igreja
@esdras_leite.22 Жыл бұрын
Isso é bom meu caro, não tem pecado nenhum nisso
@remopdf2 жыл бұрын
Bibo, concordo! só esse ponto sobre idolatria a santos, que infelizmente existe sim. Digo, não na Festa Junina, mas no meio Católico. Pode não ser doutrina católica a idolatrar a santos, mas na prática, eles são idolatrados. Um exemplo claro é Maria, onde se existe uma doutrina clara no contexto idólatra para ela. Alguns se voltam a Maria com mais reverência que a Jesus. Inclusive com a prerrogativa de que é mãe de deus, e que se pedindo a ela, as coisas andam mais rápido, e por ai vai.
@brennusbrennus2 жыл бұрын
Eu simplesmente não consigo entender porque vocês protestantes ficam dando pitaco em festa católica.
@falandoaverdade8302 жыл бұрын
Acompanho o canal e os podcasts, mas discordo piamente. É uma festa pagã sim e aqui no Nordeste não é apenas uma festa de comidas típicas e a conotação religiosa é muito forte. Sem contar nas quadrilhas que muitas vezes os temas abordados não colaboram em nada com nossa fé, vamos devagar galera. Relativizar tudo é um grande perigo.
@wilmovie12 жыл бұрын
Mas é como ele falou, se você acha que é uma festa pagã, basta você não ir. É uma coisa unicamente pessoal. Eu particularmente também acho que é uma festa unicamente de comidas típicas, tanto é que ateus participam. Eu vou em festas juninas, pois gosto muito de uma canjica e de um bolo de milho. Mas respeito muito quem não vai. Como diz a Bíblia, não podemos pecar contra nossa consciência. Se a consciência de alguém diz para ele não ir, serei o primeiro a defender que ele não vá.
@veritaslogos32642 жыл бұрын
Discordo plenamente! A festa é típica sim, perde a cada dia a conotação religiosa, não sei que parte do nordeste você está falando, mas como ele disse que você acha que não deve não vá. Rm 14.
@prof.matheus-fisicosupimpa75572 жыл бұрын
Sou de Itabaiana, Sergipe e aqui a festa juninas não tem conotação religiosa nenhuma. A não ser as promovidas pela igreja católica, mas aí também é óbvio que teria. Fora disso, você só tem a celebração de uma cultura que não é mais "mundana" do que qualquer outra.
@l.e.93532 жыл бұрын
Gente, sou do Rio e já morei no Ceará. No sudeste é completamente diferente do nordeste!
@claudiaparanhos72865 ай бұрын
A grande maioria ainda é dedicada aos santos da igreja católica, continua sendo uma festa pagã. Admiro seus conteúdos, mas não dá pra concordar com esse posicionamento.
3 ай бұрын
Aqui no sul de Minas, Festa Junina é uma festa católica onde se canta músicas em homenagens aos três ídolos e em algumas cidades até são levantados mastros com imagens destes ídolos. Em algumas cidades a festa é promovida pela Igreja Católica e inclusive recebe o nome de "Festa de São João" ou simplesmente "São João". Sendo assim, escolho não participar.
@laisealves7554 Жыл бұрын
❤ Esse vídeo é sempre muito útil.
@caiquemaranzati81752 жыл бұрын
Soy crente y gusto mucho una paçoquita kkkk
@teologiaemmovimento26562 жыл бұрын
Talvez dependa da festa junina. Tem gente comentando que as festas em suas regiões são diferentes. As que eu fui eram bem tranquilas.
@barbarabrito962 жыл бұрын
Eu concordo com você Bibo, moro numa cidade em que a cultura agropecuaria é bem forte, e então a minha igreja faz festas caipiras as vezes. Mas vejo que muitos pastores proibem os filhos de participarem das festas juninas, Graças a Deus não foi o meu caso! Eu amo comer um bolo de milho e pescar um peixe fake! ahahahahahahhaha
@JonathanSantosDrums2 жыл бұрын
Bibo, a paz irmão. Você poderia exemplificar o que seria Amizade com o mundo referida na Bíblia ?
@esdras_leite.22 Жыл бұрын
A sugestão é boa, eu apoio
@winniepatricio7429 Жыл бұрын
Compartilho o mesmo pensamento "Vá e não peque". Quem aí tá assistindo em 2023?
@omateusoficial2 жыл бұрын
Boa e quem discorda que discorde sozinho em sua casa 😂
@santaimex2 жыл бұрын
A galera adora se misturar com o mundo, adora se parecer com o mundo, adora fazer oque o mundo faz. A pergunta não deveria ser, se pode ou não, mas sim, qual a necessidade?!
@anriralira2 жыл бұрын
Discordo
@Kingsdaughterforeverr2 жыл бұрын
Discordo totalmente támbem, pra mim se tá perguntando se pode eh pq tem algo de errado!
@SamairaAlves4 ай бұрын
Em casa, em família, sem musica mundana e sem álcool. Só comida e companhia.
@rilsoncesarma2 жыл бұрын
Rapaz ,aqui em Caruaru o negócio é parecido com carnaval, muita bebedeira , prostituição, enfim. Aqui é punk.
@obibotalk2 жыл бұрын
parece que depende o horário. meu amigo é de Caruaru.
@juniorsales4388 Жыл бұрын
Caruaru é muita promiscuidade, é algo regado a muita bebida, sexualidade e pegação de pessoas do mesmo sexo isso tudo durante o dia pra todo mundo ver é bem pesado. Eu não vejo um ambiente saudável para um cristão ou pra qualquer pessoa. Moro em Caruaru também.
@chadas84602 жыл бұрын
A paz do Senhor Jesus Cristo irmãos
@jonathanferreiraflor46892 жыл бұрын
Aqui em Belém do Pará é diferente, na maioria da vezes é ligado com adoração as festas juninas em grandes polos, principalmente quando grandes centros de umbanda de utilizam da festividade, outros polos ligado ao politizado, outros ligados a simplesmente uma festa em lembrança da roça, como por exemplo em universidades ou colégios municipais e estaduais, existe muitas variáveis, festa com bebida, músicas pesadas, drogas tbm, adoração, veneração, isso pq eu já vi, e etc, complicado mesmo é generalizar, o cristão tem que discernir bem se que ou não ir em lugares assim, usando a bíblia como base.
@analigiarodriguesoliveira4 ай бұрын
Que maravilha!
@Gigi124632 жыл бұрын
Sarah sheeva é totalmente contra música secular. Fez até um vídeo sobre o assunto.
@diegohaddonspurgeon28892 жыл бұрын
Efésios 5 1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. 3 Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; 4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto, não sejais seus companheiros. 8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); 10 Aprovando o que é agradável ao Senhor. 11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. 13 Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. 14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. 31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. 32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. 33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Resumindo estamos fazendo tudo errado nos dias de hoje!
@newtonpetersonalbino51742 жыл бұрын
Cara, relevante sua análise Bibo. Até mesmo a questão histórica, ela é sempre importante avaliar. No entanto, como avaliar as questões que envolvem Carnaval e Halloween , a partir desse ponto de vista ? Cara, apenas pergunta honesta. Não tem o tom de debate.
@Toca-DaveOfc2 жыл бұрын
Esse é o ponto.
@jhonnascimento96402 жыл бұрын
Na história da Igreja o carvanaval era voltado pro ímpio em processo de conversão. Por isso não creio ser voltado pro convertido, apesar da Quaresma ser um bom período pra nós lembrar da necessidade de constante santificação. Agora, quanto ao Heloween, sugiro que vc mesmo pesquise as origens dessa festa que começou nos Estados Unidos. O intuito era debochar da morte, já que Cristo venceu a morte e, nós cristaos, não devemos teme-la mais. Nesse sentido, não vejo problema algum no cristão comemorar o heloween. Fique com Deus. Abc.
@wilmovie12 жыл бұрын
Eu concordo. A festa já deixou de ser religiosa há muito tempo, tanto é que ateus participam. E mesmo que fosse religiosa, eu iria, pois a Bíblia ensina que os ídolos não são nada. Eu gosto de uma canjica e de um bolo de milho, e foi Deus quem criou o milho.
@leonnelfabri5846 Жыл бұрын
Na escola em que eu trabalho a diretora propôs até trabalhar simpatias e santos.. tô foraaa
@xprodaniel2 жыл бұрын
Perfeito!!!! Simplesmente tirando a roupagem do farisaísmo.
@lynkrsli2 жыл бұрын
Alguns levantam a questão de contribuir com a Igreja Católica quando a quermesse da festa junina é promovida pela ICAR
@michelhenrique882 жыл бұрын
Qualquer festa que tenha bebedeira não é lugar para um cristão, e todas festas juninas que conheço tem!! Recentemente deixei de assistir o jogo da Final da Champions legue com os meus amigos de infância, o motivo é que eles iam beber. Eu vejo bebida como qualquer outra droga, alguém vai só experimentar? Não!! Todos bebem pra curtir a embreagues.
@Kingsdaughterforeverr2 жыл бұрын
Sim, eh um ambiente ruim.
@abublu2 жыл бұрын
Mas Jesus não transformou água em vinho? Ele não ia pra ambientes onde tinha quem bebesse e por isso o difamavam chamando de "glutão e beberrão"?
@MateusArcanjo_2 жыл бұрын
Era só tu não beber, Michel.
@pamray32072 жыл бұрын
Infelizmente no meio estado ainda tem uma conotação bem religiosa. Quando estive em outros estados percebi que era penas algo cultural.
5 ай бұрын
Aqui na minha cidade a festa junina esta associada a bebida, farra, namorar a vontade e uso de roupas sensuais e etc. Não acho nada bom o crente estar associado a algo assim. As letras das músicas de forro cheia de sexualidade e exaltação da prostituição e quando algo ocorre em escolas tem muito o uso de letras com conteúdo idólatra. No fim acho que o Bibo esta um pouco por fora do contexto cultural dessas festas rsrsrs. Acho q hj em dia os crentes estão lutando mais pra serem iguais ao mundo do que diferentes rsrsr
@cicerogilmardouradofonseca66092 жыл бұрын
Boa, Bibo eu tambem não vejo problema nenhum.
@nicollasgamer46524 ай бұрын
Caracas, é impressionante a religiosidade e hipocrisia. Tem gente que acha que vai ser mais santo porque não vai a uma festa cultural e tradicional. Como diz Tito:"Para os puros tudo é puro, já para os impuros tudo é impuro. Kkkkkkk não vou pra festa junina porque lá as pessoas estão pecando... sério!?
@alisonpagliari71062 жыл бұрын
Top
@ReginaldoAB2 жыл бұрын
Se é certo ou errado é bem subjetivo e depende da maturidade e fé de cada um, mas a verdade é que se deve respeitar os costumes e modus vivendi da igreja onde vc congrega. Se vc é de uma igreja mais reservada dessas coisas, respeite e siga, pois pode causar um desconforto desnecessário na comunhão do grupo.
@jhonnascimento96402 жыл бұрын
Eh un comentário bem sábio. Mas de qualquer forma não deixa de ser uma pena que temas assim sejam escândalo em algumas comunidades. Nos devemos é ser profundamente bíblicos nas nossas vidas, mas ser profundamente bíblico não é ser profundamente legalista. Algumas pessoas acabam inventando pecado aonde não tem e chamando de pacadoras, pessoas que não cometeram pecado algum.
@andradejunior86032 жыл бұрын
Bibo e os demais que têm a mesma opinião, leiam 1Co 8.
@paulibritto18422 жыл бұрын
😁
@fernandosantana8704 Жыл бұрын
Põe a filha pra dançar quadrilha, ela vai aprender certinho o xaxado e treme-treme. Ah, e pelo jeito n tem conotação religiosa mesmo não, é bem cultura caipira, é bem “roça roça”. Então tudo bem, né?
@pamewell2 жыл бұрын
Bibo, só pra constar, o KZbin me notificou!!! Sininho aqui tá ativado!!!😁 Amei o vídeo "ingual amo fes junina uai"... Bão dimais...
@Dennisss172 жыл бұрын
o bibo é onda demais meu irmao kkkk 🤣
@DavidBragat11 ай бұрын
As festas juninas da minha região tem sim conotação religiosa. Além de ser um ambiente totalmente inadequado para o cristão. Principalmente, quando referenciado aos que têm pouco conhecimento na fé e não sabem distinguir limites entre liberdade e libertinagem. 1Coríntios 8:9-13 NAA [9] Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. [10] Porque, se alguém enxergar você, que tem conhecimento, sentado à mesa no templo de um ídolo, será que a consciência do que é fraco não vai ser induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? [11] E, assim, por causa do conhecimento que você tem, perde-se o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. [12] E, deste modo, pecando contra os irmãos, ferindo a consciência fraca que eles têm, é contra Cristo que vocês estão pecando. [13] E, por isso, se a comida serve de escândalo ao meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
@RafaeFamilia2 жыл бұрын
Que casamento tem a luz com as trevas , cachaça e Cristãos começam com a letra c mas não cabem no mesmo ambiente.
@TheFernandoeval2 жыл бұрын
Estas perguntas só serão feitas até o dia 30... Ainda dá tempo de ir, hein?
@leandrodekarvalho2 жыл бұрын
A uns dias atrás a empresa que eu trabalho fez uma festa junina. No dia podia usar roupa xadrez e etc, fui perguntar pra minha colega de trabalho pq ela não estava com roupa xadrez e ela me respondeu "Agora eu sou uma nova criatura". Respirei fundo, soltei um "aff" mentalmente e sai. Deus abençoe sua vida Bibo, seus vídeos estão ótimos. Abraço.
@lucassouza44382 жыл бұрын
Eu sei como é, mas também não despreze, quando nos convertemos é normal querer nos separar de tudo que lembra sua vida antiga, a festa junina poderia se enquadrar nisso. 1 Coríntios 8 fala sobre isso, mas claro, ensinar com amor
@LCSS672 жыл бұрын
Bibo tem cada ideia. Muitas vezes parece que Bibo quer satisfazer a todos e não quer desagradar a ninguém. Falar a verdade é salvar alma pra Jesus, deixar de falar a verdade pra sem bomzinho é caminho para o inferno. Eu sou de Salvador aqui na rua estava um inferno no dia 23, com muita bebedeira, fogos (bombas etc..), varios casas com som no último volume etc... Pra mim foi horrível porque estava dor de cabeça e quando consegui dormir foi por volta de 4 horas da manhã. Que benefícios o crente vai ter no lugar desse? Qual motivo do crente está numa festa dessa? Que crescimento espiritual o crente vai ter no lugar desse? É um verdadeiro carnaval fora de época. Bibo tem cada ideia..... 😢😢😢😢😢😢
@ralisan2 жыл бұрын
Sou de Salvador e é pura verdade o que o Luis Carlos escreveu, eu fui dormir ao som de fogos (bombas com chamamos aqui em salvador).
@santaimex2 жыл бұрын
mas pode pow, não tem base bíblica não, disse o moço do vídeo. Gosto do podcast dele, mas esse negócio de gostar de satisfazer a carne, não é comigo
@felipecordeiro7224 Жыл бұрын
Entra no mesmo roll da bebida alcoólica que pode ser consumida com moderação. Os neo fariseus não vão e se acham mais santos por isso.
@brennusbrennus2 жыл бұрын
Eu não entendo porque vocês protestantes ficam dando pitaco numa festa litúrgica CATÓLICA.
@rosimarysilva84642 жыл бұрын
Oi cumpadi.....
@gersongil1162 жыл бұрын
Conteúdo bom
@lucasarielporto2 жыл бұрын
Muito bom, Bibo! 👏🏼
@liviacordeiro3162 жыл бұрын
Nossa, as festas juninas que você conhece são bem diferentes das que tem rolado aqui na minha cidade. Inclusive, as quadrilhas hoje em dia deixaram de ser caipiras, estão cheias de funks com linguagens totalmente obscenas. Prefiro não participar, entendo sobre a questão da base bíblica, mas não é um ambiente que me convém.
@brunodutra11062 жыл бұрын
Eu não entendo esse negócio de precisar do outro pra tutelar sua atitude, sinceramente.
@jhonnascimento96402 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Gostei particularmente do final. Mesmo se tivesse conotação religiosa, nesse caso, eu tbm iria. Qual é o problema em lembrar o testemunho de João e Pedro? Nenhum. Inclusive deveríamos fazer mais vezes.
@deiselacerdapaiva2 жыл бұрын
Desculpa... vou precisar mandar para meu pastor. 😂😂😂
@lucassouza44382 жыл бұрын
Mulher kkkk vá e converse com ele, bem melhor
@Kingsdaughterforeverr2 жыл бұрын
Vai lá tentar mudar seu pastor, porque você nao aproveita e abre uma igreja?
@wildsonlucena46122 жыл бұрын
Vem no Maranhão que tu vais ver o que é idolatria, não é inocente assim.
@AldenesLopes2 жыл бұрын
Vamos dar um desconto, pois o Bibo não é obrigado a acertar sempre. Dizer que as festas juninas não tem conotação religiosa é confuso. Moro em Caruaru PE, e sei do que estou falando. É uma festa CATÓLICA, onde há culto a João e Pedro, embora esse sentido primário seja colocado de lado em muitos casos por gente que foca na farra. É tão estranho ver um protestante em festas católicas como ver um católico comemorando o mês da reforma protestante.
@abublu2 жыл бұрын
O sentido primário é o de menos... Fui em Caruaru quando se apresentaram o Flor de Mandacaru (muito bom) e o Wesley Safadão (muito ruim) e o que menos tinha era alguma coisa que remetesse de fato a culto a São João ou qualquer coisa do tipo. Se você não for para uma igreja católico romana (90% dos "católicos" não vão) não vai ter nada que lembre uma festa religiosa. É tão secularizado, ou mais, que o Natal.
@joaofilho19802 жыл бұрын
Quem não tiver um ambiente Cristão por perto, faz com crente. Parem de gracinha.
@nandoesol2 жыл бұрын
"retém o que é bom". Pra mim, esse não foi bom. Não ver problema em ir em festa religiosa que "cultuam santos" foi complicado pra assimilar.
@JonatasDias72 жыл бұрын
São João já deixou de ser festa religiosa a muito tempo.
@almirqueiroznetoneto83254 ай бұрын
A minha opinião o crente não pode andar em festa junina a minha opinião correta
@washingtonjuk2 жыл бұрын
No meu apareceu a notificação
@Novacidade10002 жыл бұрын
Eu também recebi a notificação do KZbin
@romulomorais52422 жыл бұрын
Totalmente esclarecedor! Kkk Você é simples e profundo!
@palomaabueno2 жыл бұрын
Só tenho a dizer que amo uma festinha junina. Me convidemm!!! kkkkkk
@Kingsdaughterforeverr2 жыл бұрын
Uma hora sobra voce em uma dessas festas…
@marianatavares43532 жыл бұрын
Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@dileneantunes57192 жыл бұрын
Cristão não participa de festa junina meu caro!!!! Quem participa está cocheando entre dois pensamentos!!!!!a Bíblia não mente!! quem está firme cuide para que não caia!!! Não se misturem com as trevas
@AlleSilvavideos2 жыл бұрын
acho que tomou muito crentão Bibo, kakakaka (editei aqui) pois coloquei esse comentário, no começo do vídeo você tossiu e tentou falar caipires foi por isso, 😅
@Kingsdaughterforeverr2 жыл бұрын
Cristão não vai em festa pagã. E nao concordo com quadrilha ou arraial dentro da igreja.
@TallesMachado-2 жыл бұрын
Essa frase , e como se fosse um "lavo minhas mãos " vai e não peca ... kkkk kkkk Como se isso fosse possível em uma festa pagã. Muito me admira ver certas pessoas que são grandes influenciadores e q tem ou já teve a mente de Cristo. Aí ele vai falar , há mas Jesus foi a festas e tals rsrsrsrs . Hum hum.
@aduenamz25692 жыл бұрын
Qual o problema de comemorar a vida do Apostolo João?
@patriciaguedes78342 жыл бұрын
Porque não é sobre o apóstolo João, é sobre o profeta João Batista, que antecedeu Jesus.
@aduenamz25692 жыл бұрын
@@patriciaguedes7834 Oxi, sabia não. Sempre achei que era sobre o Apostolo.
@felipereichert64012 жыл бұрын
@@patriciaguedes7834 finalmente alguém que entende sobre o assunto... As pessoas nem sabem o que está por trás dessa festa. Parabéns pelo comentário