01:48 - Este artigo remonta de 1940. Constranger outrem por motivação religiosa é algo abjeto, porém a crítica e a sátira a símbolos e instituições religiosas é algo próprio de qualquer Nação civilizada. O Código de Processo Penal carece da devida atualização. 21:02 - Exatamente isto! Concordo plenamente.
@genivalcarvalho49547 жыл бұрын
Tinha dúvidas. Esse vídeo foi esclarecedor. Parabéns
@the_bear_and_the_hare5 жыл бұрын
Esse vídeo se tornou imensamente mais relevante hoje, feliz ou infelizmente.
@aulusferreira7 жыл бұрын
9:42 É o que digo para meus colegas e amigos quando assunto é liberdade religiosa. Pergunto logo: "E satanismo não e religião?". Parabéns mais uma vez pelo vídeo, professor.
@guikrusemark5 жыл бұрын
@@dbr1to Nunca houve sacrifícios humanos relacionados ao satanismo. Os principais tipos de satanismo sequer são teístas. São filosóficos. pt.wikipedia.org/wiki/Satanismo_LaVey www.churchofsatan.com/sources
@Espacerick7 жыл бұрын
Legal! Não conhecia esse dia da blasfêmia.
@okumuravitor66967 жыл бұрын
aprendo muito com os vídeos seus amigo. muito obrigado pelo seu trabalho
@Poemas_Da_Cleidoca7 жыл бұрын
Professor Túlio, obrigada por mais esses esclarecimentos, compartilhei seu vídeo como utilidade pública, abraços.
@PatriciaSilva-xd4wv5 жыл бұрын
Obrigada aprendi bastante.
@BioMatheusGoulart7 жыл бұрын
Já começo a assistir seus vídeos com uma curtida, tá de parabéns por seu trabalho! Vou compartilhar de todas as formas possíveis.
@sandynonato25373 жыл бұрын
Adorei esse vídeo! 😍
@morehbenny1096 жыл бұрын
Professor Túlio Vianna você é um exímio na sua área cada dia mais eu desfaço conceitos equivocados sobre estes assuntos assistindo suas aulas.
@klausalencar53685 жыл бұрын
Excelente video e mais ainda uma excelente quebra de paradgma .
@antoniooliveira-jk1wy7 жыл бұрын
Ótimo vídeo, Túlio. Em relação às correntes que visam entender o que séria um objeto de culto religioso, com o devido respeito, sigo a corrente minoritária. Entendo que o tipo penal visa proteger as religiões com o fim de evitar abusos. Ocorre que, um objeto, consagrado ou não, representa alguma característica da religião, sendo que ao vilipendiá-lo, independente da consagração, a integridade da religião estará sendo atingida.
@Luckalmeida7 жыл бұрын
Videos muito bons Tulio! Continue com o bom trabalho! Abs
@A937137 жыл бұрын
Excelente! Agradeço a precisão das palavras e esclarecimentos!
@solhando90546 жыл бұрын
Obrigado pela aula.
@luanawalker69557 жыл бұрын
Excelente #Túlio....tinha dúvidas sobre o assunto,obg pelo video!! #Tmj
@alexandrelopesemery40157 жыл бұрын
Extremamente esclarecedor e de suma importância para o momento pelo qual passamos. Esclareceu minhas dúvidas! Grande abraço e sucesso!!!
@cybelamanva93382 жыл бұрын
Como lidar com indivíduos que perseguem para impor suas crenças, vai atrás de nossos filhos e etc. Grupos que tentam descredibilizar e difamar uma pessoa que não concorda com sua crença e ou já foi de uma religião, deixou-a, e grupos a crença relacionada tentam impelir a pessoa de formas sutis difamado e impedindo medo de outros com relação a pessoa para por meio de coação social obriga-la a "buscar arrego na crença velha" ? Tanto por parte de familiares quando de grupos de uma comunidade a qual o indivíduo convive?
@marianarodrigues4525 жыл бұрын
Parabéns bela aula
@RobertoThot7 жыл бұрын
Uma questão se alguém souber: Se em ambientes públicos alguém realizar um culto ou manifestação religiosa de um individuo só com som alto e isto estiver a me incomodar (o barulho) se eu for falar para as pessoas do culto pararem ou serem mais silenciosas pode ter o risco de eu ser processado por estar interferindo no culto ?
@nereualexopoulos11545 жыл бұрын
O culto que você está falando é pagão ?
@tornoid6 жыл бұрын
Boa noite Dr.. Restaram algumas dúvidas quanto a por exemplo ritos de umbanda, onde os objetos são abandonados em locais públicos (encruzilhadas) porém não deixam de ser objeto de culto religioso, e os mesmo já haverem sido consagrados. A prática de "desrespeito" aos objetos em questão é um tanto quanto comum em nosso país. Tal ato uma vez reportado as autoridades constitui crime? Desde já grato pela atenção.
@silvanasantiago11126 жыл бұрын
Estou buscando um vídeo que me dê dicas de como fugir do assédio surdo dos protestantes, principalmente dentro do trabalho. Sem buling, mas ficar tentando me convencer e converter, chegando mesmo a ser inconvenientes. Passo muito por essas coisas e não aguento mais!
@Dupuy1237 жыл бұрын
Como fica no caso de realizar uma denuncia à uma Igreja que esteja incomodando?
@allissonoliveira47416 жыл бұрын
Um bom professor de direito. Gostei do conteúdo.
@stephanyzamboni32587 жыл бұрын
Professor... se minha bike for abençoada, isso a torna um objeto de culto religioso ?
@emersonramires29557 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo
@victoriacervo8464 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. O mesmo se aplica aos casos que zombam das religiões em nome do humor?
@rodlimao12947 жыл бұрын
Túlio, eu tenho umas dúvidas. #1 - Por que um crime prescreve se as consequências desse crime não prescreve? #2 - A prescrição de um crime só acontece no Brasil? #3 - Como é possível uma pessoa ser condenada por um crime que prescreveu? E se não é possível porque um condenado não precisa cumprir a pena de um crime que prescreveu? Obrigado.
@LeRo20107 жыл бұрын
Rod Limão, permita-me responder suas dúvidas: Para o seu primeiro questionamento, a prescrição que não só existe no direito processual penal. Em outros ramos processuais, vale lembar o direito o processo civil, também se contempla esse instituto. Ele deriva de um princípio constitucional: a segurança jurídica(art. 5°, XXXVI, da Constituição Federal). Pois, sem ele existiria um desconforto social muito grande. Por exemplo, as pessoas teriam que guardar vários documentos durante a vida - como contas de água, energia elétrica, de dívidas contraídas em bancos e por aí vai(Prescrições no Código Civil Brasileiro - art. 206 e seus parágrafos. Aplicando-se o princípio em tela ao processo penal, os crimes também devem prescrever. Não faz sentido qualquer pessoa ser punido por condutas cometidas a 30 anos, por exemplo. Sendo assim, salvos alguns casos expressos (art. 5°, XLII, XLIV, do Texto Maior), homenageando a segurança jurídica, o Jus puniendi tem um limite temporal (Extinção da Punibilidade - Título VII da Parte Geral do Código Penal) Quanto à segunda questão, Deixo para o professor responder. Eu particularmente acredito que exista esse instituto no direito comparado, já que, em nosso ordenamento jurídico, a prescrição é visto como norma de ordem pública. Muito provavelmente ele tem o mesmo sentido em outros ordenamentos jurídicos. Por fim, sua última questão também é muito pertinente. Até onde sei o direito de ação não se perde, mas sim o de pretensão de punir. Nos meu estudos, por ser norma de ondem pública (como já coloquei), o juiz da causa, quando diante da prescrição ou da decadência, sendo esta outra causa extintiva de punibilidade, deve conhecê-la ex officio. Até meu limitado conhecimento de estudante de concurso, não há possibilidade de se punir alguém nessas condições. Concluo dizendo que você levantou uma bela temática de vídeo para o professor Tulio Viana. Espero que ele veja esse comentário e corrija alguns desvios que abordei. A área jurídica é muito complexa, e tendo um professor com boa vontade para compartilhar seus conhecimentos de forma gratuita é muito raro.
@PSBrazil7 жыл бұрын
O direito protege as pessoas religiosas dentro do espaço religioso. Agora o que dizer das pessoas que extrapolam o espaço religioso para colocar despachos na esquina da rua, ou acenderem velas na porta do cemitério, ou em praça pública. Isso não é errado? O indivíduo não pode ser autuado por jogar lixo em praça pública?
@agildomatos35707 жыл бұрын
Só se evangélicos fossem presos por violarem a lei do silêncio.
@diadrisnog6 жыл бұрын
Se eu pintasse um quadro com representação religiosa qualquer e publicamente depredasse meu próprio quadro... poderia ser acusado disso? O meu quadro é considerado objeto de culto? (acho que esse termo é complicado).
@josemariobolche7 жыл бұрын
Dúvida: e no caso de uma cerimônia religiosa ser realizada em público? Como exemplo: em Poços de Caldas a mais ou menos 6 meses atrás, a Universal celebrou o primeiro culto no meio da rua de maior destaque da cidade no meio de um feriado com caixas de som bem altas e etc... Nesse caso, eles não estariam perturbando a paz de quem passasse por ali , já que a rua é pública. Seria considerado crime do art. 208, atrapalhar essa cerimônia em resposta a atitude deles em "tomar" a rua e quase o centro inteiro como culto?
@naoentranumasmeu7 жыл бұрын
Jose Mario Pereira de Carvalho Andrade Se eles não tiverem o alvará como se fosse uma apresentação aovivo sim. É justamente para isso que quem fará uso de espaço público, principalmente com som é necessário que esteja autorizado, pois fazendo tudo certinho, o evento entra pro calendário do município, é avisado previamente pelo diário oficial e tudo. Nesse caso não seria perturbar a paz. Não sou jurista. Isso é um achismo meu, com base no que sei sobre leis.
@kallielysonlopesdasilva34257 жыл бұрын
Moral da história: blasfêmia só é crime quando dirigida à minha religião, por ser a única verdadeira.
@tcxMoy76 жыл бұрын
Vai achando!
@nereualexopoulos11545 жыл бұрын
Logo Logo a santa inquisição vai voltar
@aaednnrf7 жыл бұрын
Muito obrigada pelo vídeo! Nesta semana tentei conversar com uma conhecida religiosa sobre a acusação de crime disseminada por um político evangélico na sua página do Facebook acerca de uma performance, em que o rapaz nu destruía a escultura de uma santa em um ralador. Me pareceu irresponsável a acusação de crime, embora a qualidade da performance seja questionável. Ela ficou bastante ofendida. Fui pesquisar e descobri a lei comentada no vídeo. Achei que a interpretação dela fosse mais restritiva, em oposição à sua consideração. Busquei avisa-la da minha descoberta, me retratando da minha ignorância, e ela, de modo bastante arrogante, disse que sempre soube, mas não me disse porque eu supostamente havia me ofendido com a sua crítica à performance. Bem, o que quero com esse comentário é reforçar o agradecimento pelo vídeo, que achei bastante esclarecedor. Como leiga sobre questões legais, é ótimo saber que mesmo uma lei como essa não possui uma interpretação tão restritiva. Viva a blasfêmia!
@PeuNeiva5 жыл бұрын
“Ele chuta a imagem da santa, fica louco pinel, mas n rasga dinheiro não...”
@Pedagogiacomcarinho5 жыл бұрын
E se eu falar que o homossexualismo é imoral?Posso. E se eu falar ;Vc é um homossexual imoral.Nao posso. Posso ofender o ato mas não quem pratica o ato.
@enflucian5 жыл бұрын
ana paula não pode, por que homossexuais são pessoas e pessoas tem sentimentos, religião não tem sentimentos.
@LeanSds5 жыл бұрын
Não sei, mas acho tolo todo ato de agressão e ofensa, só serve para alimentar o ego de quem o faz. Nunca vi alguém mudar de ideia após ser ofendido/criticado, no máximo ficam acoados. Ao sermos agredidos é normal adotarmos um comportamento defensivo e resistirmos a qualquer ideia imposta. Lembremos que críticas são sempre negativa e é mais fácil fazer alguém se aproximar e nos escultar pelo que temos em comum do que pelas nossas diferenças.
@a.cittolin7 жыл бұрын
No caso de vilipêndio de imagem religiosa estando esta em espaço público, fora do ambiente de culto, como um presépio ou imagem de santo em uma praça, como fica? Acredito que não foi abordada uma situação de objeto religioso consagrado fora do espaço de celebração religiosa
@franciscorogerio95077 жыл бұрын
Então professor Túlio, não posso criticar o coleguinha?. Excelente .
@emanoellfirmino85157 жыл бұрын
Olá Tulio, tudo bem? Tenho como objeto de estudo a laicidade do Estado, fiquei com uma dúvida em relação ao trecho "vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso". Sintetizando o que você fala no vídeo a respeito disto, qualquer objeto religioso, para a lei, apenas tem significado após uma benção ou um significado restrito à particularidade do indivíduo. Meu questionamento é: Sabendo do descumprimento da laicidade no ambiente público, repleto de adornos e símbolos religiosos (majoritariamente católicos), como o Direito classifica esses símbolos? Que são meros objetos postos em ambiente público ou, de que são objetos "abençoados" que merecem respeito, mesmo estando em recinto público?
@decioschroeter14334 жыл бұрын
*SOBRE O LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO* “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”. (Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos -DUDH - ONU). “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. O direito à liberdade de pensamento no Brasil é um direito constitucional do povo brasileiro, assegurado pela CF. de 1988 em seus artigos 5º e 220º e, no mundo, é um direito que está presente na XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos, segundo o artigo: "Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras." Quanto mais liberdade (não confundir com libertinagem) as pessoas usufruírem, mais rico, bonito, belo e cheio de significado será o mundo. Irreligiosos respeitam pessoas e suas crenças, mas não necessariamente seus dogmas e doutrinas que muitas vezes são amorais e imorais.
@Toni-xi5sq6 жыл бұрын
Blasfêmia no sentido religioso nem é pecado, pq é impossível ferir a honra de deus ou algo do tipo.
@thiaguinhowjj7 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Como sempre, tentando ser o mais imparcial possível, mesmo quando há extrema subjetividade na interpretação de uma lei.
@rodrigoappendino7 жыл бұрын
Não sei se ele tenta sempre ser imparcial. Por exemplo, a parte em que ele finge ter errado, dizendo que o pastor queria mostrar a tolerância da religião dele. Acho que na live sobre o queermuseum também ele deixou bem clara a opinião dele.
@TheJoaovicente3 жыл бұрын
O que é conduta atípica?
@rodrigoappendino7 жыл бұрын
15:15 Como assim "prescrevendo"? E no caso da Santa no ânus, não seria crime de atentado ao pudor ou algo assim?
@danielfranklin37735 жыл бұрын
Infelizmente vivemos em um país onde o judiciário está todo politizado. Chega ser difícil encontrar um juíz ou agente do aplicador da lei no caso concreto que não esteja militando ou fazendo ativismo jurídica
@igorbraga207 жыл бұрын
Se essa lei da blasfêmia passar, os show de metal no Brasil estarão com os dias contados?
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Se aprovassem uma lei como essa que a bancada evangélica anda defendendo por aí, ela seria escancaradamente inconstitucional. Só resta saber se o STF reconheceria isso...
@brunovilela65497 жыл бұрын
Bom dia, Professor! Parabéns pelo vídeo. Tenho acompanhado o seu canal. Está excelente. Gostaria de fazer um pedido. Estou começando a estudar o movimento de "privatização" do Direito Processual Penal brasileiro. Salvo engano, no projeto do NCPP, será admitido o negocio processual entre MP e réu para determinados crimes. O Professor Afranio Silva Jardim tem criticado esse movimento. Segundo ele, o nosso ordenamento tem se aproximado indevidamente do sistema americano. Existem várias críticas ao instituto do plea bargaining. A ativista Angela Davis tem um trabalho abordando o excesso de discricionariedade do MP americano. O Professor Marcos Paulo, Defensor Público do RJ, também tem um trabalho sobre a delação premiada. Aliás, o próprio CNMP editou uma resolução autorizando a negociação direta entre acusação e réu. Não me preocupa a invalidade formal - ela me parece evidente. A questão é o conteúdo dela. Enfim, esse tema me parece importante. Gostaria de ouvir a opinião do senhor. Agradeço a atenção. Parabéns pelo trabalho. Abs.
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Bruno, neste vídeo aqui do canal, dou minha opinião sobre a delação premiada: kzbin.info/www/bejne/joHMeKekj7akmLs Abraços!
@paulinhoguitarraoficial7 жыл бұрын
Os 23:36 mais bem gastos da minha vida!
@B13-r5l6 жыл бұрын
Muitooo bom!
@SkopeViagens7 жыл бұрын
Tulio, excelente vídeo. Dúvida: e quando a cerimônia religiosa é feita durante a madrugada, com som muito alto, em área residencial, impedindo que os moradores da região durmam? Nesse caso é possível interromper o 'culto' para pedir que o som de sua cerimônia NÃO saia do espaço privado e invada o público?
@rogerdocarmo40737 жыл бұрын
Skope Intercambio up
@leandrocouto60857 жыл бұрын
Resumo: blasfêmia na religião dos outros é refresco pra esses hipócritas.
@danieljosepatricio95377 жыл бұрын
Leandro Couto sério que foi isso que você entendeu? Aposto que não assistiu até o final.
@guerreirodas6flores4415 жыл бұрын
@@danieljosepatricio9537 aposto que não assistiu quase nada
@tuliotonheiro7 жыл бұрын
14:10 @Tulio Vianna TV, super troll!!! Adorei! kkkkkkkkkkk
@aulusferreira7 жыл бұрын
Cheio de grandes momentos essa aula. 19:10 e adiante... :)
@wellingtonsamuel31747 жыл бұрын
Tulio estava vendo aqui o vídeo Legalização do Aborto no Brasil, e depois que vê-lo verei este vídeo também! Mas queria fazer uma pergunta sobre a doação de órgãos, por que, mesmo expressamente os órgãos não são doados se não houver consentimento da família? Eu ouvi em um comentário de um podcast que isso se explicava porque depois da morte o corpo da pessoa passa a ser um bem, uma propriedade é isso mesmo ? Abraços!
@vlogdocapivara7 жыл бұрын
E aquele caso do início do ano passado da loja Santa Blasfêmia, em que a guria foi proibida de fazer estátuas que se assemelhavam a santos mas com roupas de personagens da cultura pop? Queria saber aonde acabou aquela história. Acredito que não deveria existir limitação alguma naquele caso.
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Não me lembro deste caso. Mas é preciso lembrar sempre que, por mais que a lei seja objetiva e haja certo consenso doutrinário sobre sua aplicação, há sempre juízes prontos para dar a ela decisões esdrúxulas. Nestes casos só resta às partes recorrer aos tribunais superiores para tentar garantir o direito à livre manifestação de pensamento.
@vlogdocapivara7 жыл бұрын
Tulio Vianna TV obrigado pela atenção.
@fabiojnmatos5 жыл бұрын
E zombar de personagens de uma determinada crença ou religião?
@filipeviana6124 жыл бұрын
Não acho correto, mas pode sim.
@Grissha4 жыл бұрын
Não se enquadra, pois o Código Penal fala em vilipêndio de objeto de culto. O personagem, enquanto figura abstrata ou ideia, não é "objeto" de culto. Uma representação física desse personagem (imagem), especificamente usada no culto, aí sim é protegida pelo art. 208.
@WilianSamuel7 жыл бұрын
Essa sua vinheta parece abertura de canal gamer ou tutoriais, rsrs. Parabéns pelos vídeos, sempre ótimos.
@pedrohgb48197 жыл бұрын
Se alguém reproduzisse um símbolo religioso com o objetivo de depredá-lo ou destruí-lo, ainda haveria margem pra interpretação de que é um objeto de culto?
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Infelizmente, sim. É uma interpretação ao meu ver completamente equivocada, mas enquanto o STF não der uma palavra final sobre isso, não há como impedir este tipo de interpretação.
@decioschroeter14334 жыл бұрын
A expressão do cabo presidente (que não me representa) "DEUS ACIMA DE TUDO E DE TODOS " ...é blasfêmia no Estado Laico???
@clebermoraes83387 жыл бұрын
Muito bom! Mas eu fiquei com uma dúvida. Muitas criticas religiosas, não parecem ser uma critica a ideologia.... a própria crítica acaba revelando que o crítico não conhece a ideologia e também não conhecem o comportamento daquele grupo religioso. Visto que a critica fala de um comportamento ou ritual distorcido e exagerado. Nesse caso, não fica claro a intenção de ofender um grupo e não uma ideologia? Qual a diferença de ofender um grupo ou uma pessoa? Abraço!!!!
@TheJoaovicente4 жыл бұрын
Se eu num meio de um show de heavy metal pego uma cruz e queimo ela, estaria cometendo crime mesmo sendo uma performance privada?
@SolfieriBatz7 жыл бұрын
Ótimo vídeo, muito pertinente, é o que eu intuía com relação as leis nestes caso específicos. Porém faço uma ressalva: no caso da Marcha das Vadias não se tratou de um "grupo à parte" violando as imagens, foi um casal que fez a performance PROTEGIDO pelas feministas, tudo bem combinado.
@diadrisnog6 жыл бұрын
Se eu entrasse em uma igreja e... desse o dedo do meio para uma santa durante um culto e de forma pública, poderia ser acusado de vilipêndio?
@diadrisnog6 жыл бұрын
Considerando aqui que não houve qualquer depredação de objetos/local de culto
@claudiapaixaosmule19616 жыл бұрын
Não 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@guerreirodas6flores4415 жыл бұрын
vc explica demais !! Melhor professor !!!
@pedroribeiro11127 жыл бұрын
E o que dizer das feministas que fazem gestos obscenos com objetos religiosos ?
@laraduarte60737 жыл бұрын
Falar que a religião do outro é errada tem algum problema?
@naoentranumasmeu7 жыл бұрын
Não
@maiabh7 жыл бұрын
nao, legalmente tá liberado
@jdrqacmh56123 жыл бұрын
Quem fez a caricatura de maomer foi um católico? Não sabia! Pois está errado, e fora do ensino da Igreja!
@johnnywesleynmusicaljwjrj29864 жыл бұрын
a fé não tem poder Deus não existe
@atelierjeandeon.arquitetur21154 жыл бұрын
Túlio, boa noite. No caso da imagem da Santa e o que o pastor evangélico fez com ela na TV, você não concorda que isso deveria ser revisto? Porquê veja bem: Se a grande questão é a falta de respeito, a intenção de desrespeitar, afrontar publicamente, mesmo que a imagem não tenha sido abençoada pelo padre, o pastor evangélico afrontou o sentimento católico, e isto deveria ser punível. Ele não estava debatendo ideias, a intenção foi diminuir o outro para agigantar-se. O tribunal que condenou o pastor está certíssimo... Lhe admiro o trabalho, mas discordo quanto a certas liberdades, mesmo que justificadas pelo estado democrático. A democracia deve preservar a liberdade de opinião sim, mas atos de provocação gratuitas não agregam valor à preservação do estado democrático e só o que fazem é estimular o ódio, uma vez que o povo ofendido por uma manifestação gratuitamente provocadora irá aguardar a primeira oportunidade para eliminar aqueles que os provocam. É um comportamento naturalmente humano. Pois que fique preservado o direito de debater ideias, mas atos de provocação como enfiar imagens de santos no ânus e coisas desse tipo devem ser puníveis. É preciso, sempre, considerar-se no lugar do outro.
@larissabenigno38716 жыл бұрын
Mas eu posso comprar uma santa e chutar ela sem que seja em público?
@carmenfragosocampos28359 ай бұрын
No Brasil o estado é “ laico” só no papel
@Cosme.Aristides6 жыл бұрын
E aí temos que fazer a distinção clara entre espaço de culto e espaço público. Perturbar uma celebração em praça pública não necessariamente pode ser enquadrado no artigo referido.
@simonymendes19557 жыл бұрын
E se dizer pra um católico que não deveis adorar imagens numa rede social como facebook é crime??
@thallescalaco3116 жыл бұрын
crime contra o sentimento religioso é de ação pública condicionada?
@MarceloAndradeyourock7 жыл бұрын
Professor, o culto consiste na consagração, por tanto as hóstias são objetos de culto antes,durante e depois da consagração, outra coisa, onde foram compradas as hóstias? numa loja de objetos religiosos que por definição só vende objetos de culto religioso. Não tem como não escapar. Foi crime.
@danielfranklin37735 жыл бұрын
Eu vi um vídeo aqui no KZbin e fiquei extremamente ofendido com a chacota que um determinado canal faz com as pessoas. Então acredito que a violência simbólica contra a religião de outrem.
@tiolu31294 жыл бұрын
cada porcaria de religião sempre Blasfémia
@antoniomarciomacariomarcio57117 жыл бұрын
O problema é quando a blasfêmia está camuflada por uma ofensa a liberdade de crença ou religião, como sabemos, os princípios constitucionais não são ABSOLUTOS, por isso na minha opinião a LIBERDADE DE OPINIÃO TEM O MESMO VALOR DA LIBERDADE DE CRENÇA OU RELIGIÃO, E NA HIPÓTESE DE CONFLITO, A PONDERAÇÃO DEVE SER FEITA, ISSO PRA MIM É DEMOCRACIA,. no popular aqui no nordeste, agente chama de "O SEU DIREITO COMEÇA QUANDO TERMINA O MEU".
@henriquesmarinho1035 жыл бұрын
o que porta dos fundos fez na netflizx se encaixa nisso ?
@naoentranumasmeu7 жыл бұрын
Pô. Esse vídeo não veio direto da idade média? XD
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Só os ao vivo que são direto da Idade Média. Este aqui foi gravado no século XXI para ser exibido na Idade Média ;)
@naoentranumasmeu7 жыл бұрын
Tulio Vianna TV Aaaaa. Beleza Túlio. Entendi.
@rafaelalemao60657 жыл бұрын
Os ditos estados ateus dão a falsa sensação de que o estado laico não é o equivalente de estado a uma pessoa ateia, não é como se a religião devesse ter qualquer proteção ESPECIAL (talvez inclusive nenhuma disposição legal específica), acho q caberia uma critica mais ferrenha ao vilipêndio de OBJ ou blablablabla... religioso. Oq vcs acham pessoal? :v
@cinthiaa.p.80045 жыл бұрын
Eu não sou católica e ainda assim acho que qualquer símbolo católico deve ser respeitado, dado o valor que ele representa aos fiéis. Tenha sido ele santificado ou não, ainda é o símbolo máximo daquela religião, assim como Maomé o é para os islâmicos. Para mim, o pastor mereceu ser punido pq aquele tipo de atitude é de uma ignorância enorme e dá vazão a intolerância religiosa. Tenho certeza de que nunca mais fará isso. Agora, o que as pessoas da Marcha das Vadias e também alguns rapazes em uma parada gay fizeram, para mim, foi sacrilégio, sim. Além disso foi constrangedor, desnecessário e muito desrespeitoso. E o senhor comparar fazer um desenho de Maomé com enfiar um artefato no ânus em praça pública, é no mínimo absurdo. Acho que se ambas as religiões se sentiram lesadas, então é porque as pessoas ultrapassaram os limites. Claro que tudo isso é a minha opinião.
@Ja_ferreira_5 жыл бұрын
Portas dos fundos 😡
@Vazzoleralex7 жыл бұрын
Quero ver explicar para os Kebabs que eles não podem explodir quem desenha Maomé
@naoentranumasmeu7 жыл бұрын
alex vazzoler vc quis dizer no país dos outros né? Porque no país deles, eles nem precisam disso, pois a pessoa séria presa.
@decioschroeter14334 жыл бұрын
“No cristianismo, nem a moral nem a religião têm qualquer ponto de contato com a realidade. São oferecidas causas puramente imaginárias (“Deus”, “alma”, “eu”, “espírito”, “livre arbítrio” - ou mesmo o “não-livre”) e efeitos puramente imaginários (“pecado”, “salvação”, “graça”, “punição”, “remissão dos pecados”). Um intercurso entre seres imaginários (“Deus”, “espíritos”, “almas”); uma história natural imaginária (antropocêntrica; uma negação total do conceito de causas naturais); uma psicologia imaginária (mal-entendidos sobre si, interpretações equivocadas de sentimentos gerais agradáveis ou desagradáveis, por exemplo, os estados do nervus sympathicus com a ajuda da linguagem simbólica da idiossincrasia moral-religiosa - “arrependimento”, “peso na consciência”, “tentação do demônio”, “a presença de Deus”); uma teleologia imaginária (o “reino de Deus”, “o juízo final”, a “vida eterna”). Esse mundo puramente fictício, com muita desvantagem, se distingue do mundo dos sonhos; o último ao menos reflete a realidade, enquanto aquele falsifica, desvaloriza e nega a realidade”. (Friedrich Nietzsche). Sejamos francos, lamentavelmente a maioria dos cristãos possui ideias bastante desordenadas e confusas sobre sua própria religião, seu Deus, seu livro dito sagrado e as origens do cristianismo. O que é alarmante para os próprios cristãos. Mas graças aos milhares de sites, vídeos e livros produzidos por ateus e outros, seus conhecimentos têm aumentado bastante na área religiosa e bíblica. Estão aprendendo com os ateus, céticos, racionalistas e humanistas seculares modernos. Por isso em vez de reclamar porque passamos falando de Deus, deveriam ser gratos por contribuirmos para aumentar sua fé (seja o que isso for) e os conhecimentos da sua própria religião neolítica. Mas não precisa agradecer, se abalar, fazemos isso com muito prazer. Por isso o crente deve dar graças aos irreligiosos que criam páginas polêmicas e de ataque ao cristianismo e críticas literárias a outras religiões, pois elas são para deixar claro que não cremos e não temos a mínima intenção de crer nas mesmas asneiras em que crê e por quais razões acreditamos que sua crença é perigosa. Caro crente cristão. Não nos diga que falar de deuses mitológicos invisíveis que os manipulam e ordenam coisas absurdamente incoerentes não é divertido! Não nos tire a diversão! Se isso de deuses, livros velhos e religiões muitos ricas e poderosas mitológicas não causassem tanto dano, morte, destruição, guerras em nome delas, não extorquissem dinheiro para a sua próspera rede de divulgação da crença, não ameaçassem nem coagissem os que não acreditam seria um motivo de risos e diversão absoluta. Peça tudo, menos que não falemos da Bíblia, com essas histórias (como se verdades fossem) de burras falantes, peixes que levam pessoas na barriga, gente que se transforma em sal cobras falantes, porcos voadores, planetas paralisados, trombetas assassinas, prepúcios cortados por todos os lados, zumbis caminhando pelas ruas...! Se tudo isto não é motivo para conversas divertidíssimas, não sei o que seria. É impossível deixar de falar (e de rir muito) com tudo isso! Não devemos ter medo de rir, pois é terapêutico, rir não mata, rir é uma coisa divertida, e se não for o melhor remédio, eu diria que é melhor que remédio! Como é fácil ver, há muitas razões que justificam livres pensadores e humanistas estarem sempre falando de deuses. Mas a principal razão é que todos são livres para expressar suas opiniões já que os amáveis cristãos não podem mais queimar os hereges em fogueiras. Assim como você crente é livre para dizer que acredita em deuses imaginários, atendedores de preces e orações, fantasmas/anjos, design não-inteligente ou projetista, paraíso como recompensa após a morte, temos o mesmo direito de negar a crença nessas asneiras e ideias vazias e confusões mentais acerca de Deus. A minoria da população do mundo é incrédula. O resto crê em algum tipo de divindade mágica (assim como acreditam em horóscopo, tarô...). Estamos literalmente rodeados de pessoas que creem em fantasmas e que esses se relacionariam diariamente conosco (apesar desses bilhões de crentes jamais terem conseguido provar suas afirmações). Pedir-nos que não falemos nada diante de toda essa sandice coletiva é algo francamente alienante, discriminatório e ridículo. Os crentes usam cruzes, espadas, anjos, arcanjos, milagres, penitências, igrejas, catedrais, romarias, procissões, sermões, missas, batismos, rituais, sacrifícios, pecados, guerras, ameaças, infernos, moradas celestiais, reino dos céus, paraísos imaginários etc... para promover e proteger sua crença. Estamos em uma clara desvantagem numérica e de recursos. Nós só temos a nossa opinião e desejo de comunicar para conscientizar.
@rodrigoappendino7 жыл бұрын
Adoraria se falasse sobre o dia 31 de novembro no recibo do aluguel do Lula.
@vieira41936 жыл бұрын
Ah tá entendi, então pode criticar "ideias" e não "pessoas" , faz um seguinte, crítica a ideologia de gênero. Crítica o feminismo, e espera o resultado. Kkkkkkkkkk
@TulioViannaTV6 жыл бұрын
Já critiquei o feminismo várias vezes aqui no canal. Exemplo: kzbin.info/www/bejne/qqSchJqIpbB6ack
@zorronjs6 жыл бұрын
interessante. To vendo esse vídeo em 28/03/2018 e coincidência ou não, interessante ou não, mas o número de pessoas que gostaram do vídeo é: 666. kkkkkk massa.