O Jairo Guedz é sem sombra de dúvidas, a pessoa que mais mostrou uma visão ampla e mente aberta em seus depoimentos. Ganhou meu respeito.
@eliaskaos2027 жыл бұрын
Lucas Freires única mente pensante q vale a pena levar em consideração, o resto d documentário e um festival d burrice ,credo hehe
@TheFuneratus6665 жыл бұрын
Discordo um pouco. Acho q o único que destoou foi o Cristiano Fucker. O cara pode ser contra o cristianismo, mas não ser contra os cristãos. Belo conteúdo!!
@vivaldoalvess19444 жыл бұрын
O cristianismo sempre será um instrumento forte para os malandros dominar o poder. Deve-se usar d forma criativa o combate dos partidários da direita pq muito bom ser antireligião, más os partidários da direita sempre estão aliados com os diversos cristianismos e para surgir ditaduras basta apenas alianças entre o Estado, a Igreja e os fiéis, olha o Bozonaro, se o povo vacilar, teremos uma nova ditadura Militar, mesmo q hoje estamos vivendo uma ditadura só pelo vento, sem vê apenas sentindo, espero dias melhores, pq dias piores são mais óbvios d acontecer nesse momento do povo doido e isso afeta cada um dos brasileiros e das brasileiras. Governos Ditatoriais Nunca Mais.
@andremoraes22024 жыл бұрын
@@vivaldoalvess1944 se você nunca foi preso, ou sofreu tentativa de homicídio por falar mal do Governo, parabéns, você não vive em uma ditadura, você vive em um país onde qualquer um é livre para ser de qual Religião seja, e também para não ser de Religião alguma, a Esquerda é a favor de uma unificação de apenas uma Religião, ou seja, ela quer impor o que alguém deva seguir, bem alienado você
@lucplays6352 жыл бұрын
Jairo Guedz surpreende sempre com suas respostas.
@MrPericles19775 жыл бұрын
“Preconceito é coisa de cristão.” 😂😂😂😂 Hilária a contradição contida na declaração.
@leonardojunior96874 жыл бұрын
So li verdades
@marcosouza22594 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@murderface3r3 жыл бұрын
@Педро Энрике se vc diz isso, vc é um idiota
@murderface3r3 жыл бұрын
@Педро Энрике a escravidão era condenada pela igreja. E o nazismo TB, na enciclica "com mta preocupação", do Papa pio XII, se não me engano (a enciclica saiu em alemão, p criticar o nazismo, pros alemães, e foi a primeira enciclica q não saiu em latim, mas em língua vermicular). Por essa enciclica, mtos bispos e padres, foram mortos. Dizer q a Igreja e suas ideias levou ao nazismo e papo de imbecis como Olavo de Carvalho, já q Olavo falava q a Igreja criou nazismo e fascismo por criticar os exageros do capitalismo. Uma pena q mtos q ouvem a música mais linda, o metal, são na maioria idiotas incultos q nunca leram uma cartilha na vida e q acham q um álbum foda como avantasia, por ser foda na música, é boa na letra e estória, qdo, na verdade, as letras e a estória são idiotas e completamente fora da realidade. Qto a metal cristão, amo Stryper, pela sonoridade, mas levo mais a sério ETERNA.
@AiltonAResendeJr3 жыл бұрын
sendo que eles tem preconceito kkkkkkkk sera que ja sairam da casa dos pais?
@alessandrebraganca4 жыл бұрын
Olá pessoal, sou Ales Sandre Baterista, vocal e fundador do IN MEMORIAN banda de Black Death metal desde 1992 e que ainda hoje existe... No Brasil somos muito limitados e tem essas mentalidades separatistas... O metal é para todos, onde se fala de diversos assuntos, entre religião, política, guerras, lutas e conquistas... No Metal somos Livres pra escolher nossos temas e sendo UNDERGROUND somos indiferentes a opiniões alheias...
@heavymetalonline4 жыл бұрын
Grande brother !!! Prazer ter vc aqui !!!
@dimitrygarbo3237 Жыл бұрын
Parabéns pela atitude sabia meu nobre
@quesefoda1992 Жыл бұрын
in memorian é cristão? eu ia morrer sem saber kkkkkkkk pra mim não muda nada. fã desde 2006.
@alessandrebraganca11 ай бұрын
@@quesefoda1992não, a Banda In Memorian é Black Death Metal - anti Cristo na época (1993 a 1996) em que gravamos a Demo e o CD. Porém passados mais de 20 anos, com a maturidade e experiências de vida, eu Ales Sandre( Compositor, Baterista e Vocal - que criou e gravou TODAS as vozes da Centuries of Sortilege - faixa intro demo e CD) me converti ao Cristianismo, para a Honra e Glória de Deus ainda estou vivo e livre da condição de vida que tinha... Sou Grato a Deus pelo perdão!
@Putrificado5 ай бұрын
@@alessandrebragancaFoda para crlh irmão!! Deus te abençoe! Também me converti recentemente, melhor decisão que tomei.
@kemolke8 жыл бұрын
Mas como tem bostejador de regra nesse documentário. gostaria de saber se eles tem a patente do metal para impor sobre o que as bandas devem escrever ou não
@alexrossimartin35384 жыл бұрын
Se esse rechaço não estivesse sendo dado desde sempre, a essa altura damares alves e sua pa$torada mafiosa estariam desfilando seus louvores inócuos e ideias e ideais reacionários no Rock In Rio! Olhos abertos, pois a coisa é séria.
@luizbrandao77324 жыл бұрын
huahuahuahuahuah.... bostejador de regra!!!
@alexrossimartin35384 жыл бұрын
@@luizbrandao7732 A quem o seu comentário é dirigido?
@joaopiva62489 жыл бұрын
Jairo Guedz é tão conciso e abrangente que parece que o cara ensaia antes de falar. Falta gente tão expressiva no circuito.
@felipeserapha7 жыл бұрын
esse documentário serve mais pra mostrar como a maioria dos bangers são uns cabeças quadradas cagadores de regras...continuem ai com a essa mentalidade q o metal nunca vai ter o destaque que merece
@alexrossimartin35384 жыл бұрын
Estilo que lota estádios e grandes casas de show mundo afora. No dia em que tiver mais destaque do que isso, então existirá sozinho...
@marcosouza22594 жыл бұрын
Brasil
@d-mitrieetripitamina78334 жыл бұрын
Diga nao ao cristianismo no metal!!!
@metalchristlegendas92493 жыл бұрын
@@d-mitrieetripitamina7833 cristianismo sempre estará presente no Metal, quer você queira ou não 😉
@MH_thesimsfreeplay6673 жыл бұрын
@@d-mitrieetripitamina7833 o cristianismo está presente no metal, inclusive de onde vc acha q surgiu as bandas "satânicas"? O termo Satanás tem na Bíblia e todo mundo sabe q é um livro cristão.
@weirddreams_fe9 жыл бұрын
Eu achei interessante como alguns dizem que heavy metal é liberdade, mas os caras não podem falar o que pensam se o assunto for cristianismo.
@Oyakata625 жыл бұрын
Ne?
@edumarin7234 жыл бұрын
Falar do capiroto pode... Mas sem Deus pra fazer oposição, não tem sentido... Acho que cada um tem o direito de faxer o que quiser e tb o diteito de só se consumir o que quiser. Acaba parecendo as vítimas de preconceito sendo preconceituosas.
@alexrossimartin35384 жыл бұрын
@@edumarin723 Edú Marin Black Metal - que nem ouço com frequência - é, em resumo, contraposição artística ao Cristianismo, onde a maioria dos fãs e artistas nem o tratam de forma religiosa, mas apenas como a alegoria que é. Acho que não é difícil entender isso. Crentaiada vir pregar culto estabelecido e dogmático, é outra história. Não, muito obrigado.
@alexrossimartin35384 жыл бұрын
Fernando II Esse dogma já teve espaço demais para perpetrar suas maldades ao longo da História. O que menos precisamos no momento é de evangélicos querendo inocular esse nojo em um estilo no qual ele NÃO CABE.
@sofrimentoparalelo97064 жыл бұрын
@@alexrossimartin3538 eu acredito em deus e gosto de rock n me expulsar okay?
@MrAderlando2 жыл бұрын
Vendo esse documentário agora entendo pq esse país o HEAVY METAL NAO DECOLA!OS CARAS SÃO EXTREMISTAS!
@amarthsargon7776 Жыл бұрын
Verdade os caras vivem como adolescente no corpo de velho kkkkkkk
@matminutos Жыл бұрын
São burros!
@sidaonp18379 ай бұрын
Com certeza!! Eles acham que vc vai evangelizar nas misicas e shows..e eu por exemplo sou Cristão..mas nao sigo igreja nenhuma por escolha própria...o pessoal que foi entrevistado é bastante preconceituoso e nem se da conta!! Pelo menos boa parte deles!!!
@helenanovais53115 жыл бұрын
Eu não sabia que o Senhor Metal distribuiu procuração para alguém dizer por ele o que pode e o que não pode. Que cada um faça o que quiser. E fim!
@Lin-eb9zg4 ай бұрын
Melhor comentário
11 күн бұрын
Concordo plenamente.
@leosilva-ng4gg5 жыл бұрын
Olha eu não imaginava que existissem ainda tanto headbanger com mentalidade fechada, radical e intolerante... Eu curto heavy metal faz um tempão e com a idade aprendi que se eu quero que me respeitem, também tenho que mostrar o mesmo. Não consegui assistir o documentário todo com tanta gente radical. Radicalismo não é bom em nenhuma situação, não acrescenta nada... O problema dos radicais é que eles querem ganhar no grito, seja na música, política, esporte, religião ou o que for... Galera, música é diversão e se transmite alguma mensagem, a gente tem que saber ouvir e respeitar, e se não for a sua praia, não se ligue na mensagem e apenas se divirta curtindo o SOM... principalmente quando a banda conta com músicos bons.
@suelenrabello41659 жыл бұрын
Então, eu penso que o metal é livre p/ abordar qualquer tipo de assunto, seja politica, amor, religião, etc... Compreendo a revolta de alguns em relação ao metal cristão, pelo fato da igreja ter perseguido mts anos o metal. Porém, eu penso que não se deve generalizar. Cristãos não são todos iguais e eu não sou obrigada a "pagar o pato", indo p/ igreja ouvir hinos que mais parecem marcha fúnebre, por causa de alguns ignorantes cristãos. Não precisamos brigar por causa disso. Quem gosta, ouve. Quem n gosta, não ouve. Simples assim.
@MrServometal7 жыл бұрын
Parabens Suelen, que compreensão madura essa sua...Uma pena esssa foram de ver nao ser a de boa parte desses caras do doc...
@andredrex29597 жыл бұрын
gorda
@ruicezar2336 жыл бұрын
desculpe suelen , isso nao e argumento nem aqui nem na china, METAL tem ideologia cultura e estilo proprio e todo o movimento METALEIRO sempre foi marginalizado pelo cristianismo e restantes religioes e seitas religiosas, voces podem tocar o que quiserem quando quiserem , mas chamar-lhe metal NAO NAO NAO NUMCA , essa suposta corrente nao pode ser integrada na subcultura METAL , e o oposto e vai totalmente ao contrario de todas as nossas ideologias .Basicamente o odio das seitas religiosas pelo METAL levou-os a mudarem de tactica , infiltrarem-se nsa subcultura de por dentyro destruir toda a sua ideologia , se vc ver bem o Dave Mustaine e Cristao e isso nao faz de MEGADETH uma banda crista simplesmente usam outros temas nas letras das musicas sem focar esse aspecto, ai faz diferenca entre uma banda de metal com cristaos e uma banda crista , e essa ultima nao tem espaco na subcultura , eu vivo este mundo ha mais de 30 anos , e cada vez assumo-me mais directamente como ATEU , de livre vontade e sem ter o rabo preso em nada ligado a ideologia podre dos cristaos
@andressavogel46306 жыл бұрын
Suelen Rabelo vdd. Se o rato quer entrar na jaula do leão, as consequencias são do rato, e não da fome do leão.
@sidaonp18375 жыл бұрын
Parabéns! Eu sou Cristão...nunca segui igreja nenhuma ..nem pretendo...metal é a musica que me faz feliz e não vou parar de ouvir pq algum tonto acha que deve louvar que demonio quer que seja..
@rohnazevedo4076 жыл бұрын
Neste documentários conseguimos ver o quão mente fechada é a galera do metal, infelizmente... Ótimo documentário Clinger!! \m/
@amarthsargon7776 Жыл бұрын
E o mais engraçado é que ele cultuam diabo se tornam uma religião ou culto e é contra religião. Eles mesmos entram em contradição bando de burro ignorantes.
@guitarmartin1310 ай бұрын
Verdade, esqueceram de falar pra eles que o rock começou pelos negros cristãos kkkkk
@PauloMetalish8 жыл бұрын
Bem, em VÁRIOS vídeos '''detonando'' o Cristianismo no rock/metal eu fiquei calado, mas nesse eu não resistí. Tipo, só pra começar, já está uma TOTAL CONTRADIÇÃO em se dizer que o ''metal é liberdade'' e depois vir criar regras, algo que já foi dito em outro vídeo do mesmo canal que os cristãos é que criam regras (mais uma contradição então). Eu SOU Cristão há 19 anos, e vou falar daquilo que vivo, não do que revistas, bandas vídeos, ''redes sociais'' rs dizem pra mim. Em uma entrevista desse mesmo canal com o Krisiun, o próprio membro da banda disse que muitos desses caras ''malzões'' não dormem em uma igreja satanica, e que tb TOMAM O SEU NESCAU qdo chegam em casa, eu sinceramente não entendí isso pois esta banda (embora eu a respeite bastante sonoramente falando) é uma das q conheço com uma das mais pesadas tematicas nas letras e capas, mas o cara ( o Moyses se nao me engano) no vídeo tb disse que ''nao tocaria com bandas white metal pq é contrário ao que eles pregam' então eu queria saber, o cara SERVE AO DIABO mesmo como diz na banda ou isso é fictício? pois até onde eu sei, com raras excessões , as bandas cristãs existentes realmente confessam o Seu Deus e não tem vergonha disso e tb não tocam ou gravam discos só por lazer, marketing ou grana! ;) Sem falar que muitos músicos influentes no rock/metal nacional e gringo se converteram ao Cristianismo, só pra citar alguns Rodolfo Abrantes do brasil e de fora: Dave Mustaine, Nicko Mcbrain, Brian Head...e o Tom do Slayer é ASSUMIDAMENTE católico, embora sua banda ''pregue bastante o mal'' de certa forma, afinal, falar do capeta e de coisas ruins dá dinheiro, e muito... :P Eu sou uma pessoa cristã, que ouço todo tipo de música, não me denomino white ou black metal e isso tb não afeta minha Fé em nada, embora LÓGICO que no caso de algumas ótimas bandas cristãs eu já tive sim experiencias com elas que transcenderam á música e foram de encontro á Fé, que é a mesma das duas partes. (Ex: Narnia, Saviour Machine, Stryper, Antestor). Inclusive, o cd The Forsaken do Antestor foi gravado a bateria por ninguém menos que o HELLHAMMER do Mayhem, tipo, parece que (como sempre) só no Brasil que ainda predominam esses preconceitos bobos por causa de religião, sendo que se o pessoal se preocupasse mais com a MÚSICA em sí todos sairiam ganhando! Queria dizer que eu aprecio muito o canal Heavy Metal Online e não estou descendo a lenha, só acho que ao mesmo tempo que o pessoal diz ''ter asco'' de Cristianismo, mas eles tb ''não resistem'' á falar disso, mesmo que mal, parece que algo em nós incomoda vocês, mas vcs tem q convir que nem todos os crentes são iguais, há muitas pessoas com a mente mais aberta que não são ''chatos o tempo todo'' como alguns videos como esse querem dizer, na verdade muitas vezes é o contrário, mas nós em contrapartida não ficamos xingando todo mundo como alguns ''troos'' aí amam fazer, ainda penso que o diálogo educado e com respeito é a melhor forma de se conviver bem, apesar das diferenças. Pra terminar, falando um pouco de JESUS CRSITO, que é uma pessoa muito mal compreendida, em grande parte por mensagens pegadas por pessoas e bandas que NUNCA O CONHECERAM e por isso falam tudo errado, parem pra pensar: BILHÕES de Cristãos em todo o mundo e em todas as épocas não poderiam estar sendo enganados durante tanto tempo por uma ''mentira'' como alguns afirmam, nem todos são perfeitos e há sim os crentes radicais que não respeitam os outros e querem obrigar as pessoas a acreditarem neles, mas, como eu comecei a falar, e CRISTO? tentem ter uma experiencia com Ele antes de sairem acreditando em tudo que ouvem por aí!! ;) No mais, que todos continuem ouvindo a música que acharem que devem e respeitando quem pensa diferente, pois esses vídeos e comentários militantes ao Cristianismo só tem FORTELECIDO a nossa Fé, pois se algo incomoda tanto há tb uma grande chance de estarmos indo no CAMINHO CERTO!!!
@leosiqueira40667 жыл бұрын
Li seu comentario todo e so li asneira , seu cristo e uma mentira , sua fé não e verdadeira , eo krisiun não e satanista e sim ateus kkkk pelo que eu vi do seu comentario e mais um cara que não entendem bosta alguma de metal so isso a dizer !!
@MrServometal7 жыл бұрын
Opa Leo, pera lá, se vc nao quer acreditar em nada, ok!! liberdade para ambos...Mas onde houve contradição?O Paulo firmou certinho e nem fez apelação nao...Eu curto Metal a 33 anos, nao sou um moleque....Muitos dos musicos antigos da antiga escola sao homens de fé ainda que nao tenham religiao!!! Citaria varios nomes aqui para vc mas me renderei a respond-lo..VC nao quer que metal seja aberto, vc nao quer, que as pessoas tenham fé..vc é um osicionamento e nao o todo....Antes que vc tenha nascido é perigoso que ja existissem cristaos no rock mermao!!! Acho que te falta um pouco de conhecimento historico ..leia mais sobre toda escola americana de rock, vá la em Elvis..leia sobre Larry Norman, leia mais!! No metal ok, temos um estilo que foi usado , assim como o punk para questionar pilares da sociedade, e pq isso nao pode ser feito por cristãos? nao temos nada a questionar? Amigo, leia o post acima denovo por favor, o coleguinha nao foi nada contraditorio..Se o krisiun é livre ele pode apenas nao tocar com cristaos por puro preconceito, mas nao tocar pq sua pregação se contradiz com a deles, aí é o krisiun que se contradiz pq quando foram falar do Pete Sandoval ao HMOL eles falaram que tudo bem ter a fé pessoal, mas pregar nao rola...Uai.....eu tambem acho pregação religiosa de palco chata, mas nem por isso coloco toda banda nesse balaio....
@thiagoshadow39477 жыл бұрын
PauloMetalish Super concordo com vc. Obrigado por falar oque esses canalhas precisavam ouvir
@victorheavy98867 жыл бұрын
Eduardo Vaz Esse Leo Siqueira é um grande imbecil pagador de machao na internet, olha o nivel dos argumentos desse anencéfalo. Eu nao fico puchando o saco de cristao,mas ao mesmo tempo se o cafa tem fé, e acredita em algo, como um sujeito dizer que a fé dele e uma mentira e nao é real? Para a pessoa é real, e voce nao deve discutir isso, como esse Leo fez. Alias, o black metal foi influenciado por bandas de Heavy metal ou seja NWOBHM, e tambem speed metal e blackned thrash. Os caras mais se preocupam em atacar o cristianismo e nao em fazer o Metal crescer. Esses blackmetalheads, nao generalizando tem um senso torto da realidade, e querem um mundo só para eles. Temos de avisar esses petardos que devem tudo ao sagrado HEAVY METAL, por seu estilo ideologico existir.
@Victorzyn5 жыл бұрын
Sou ateu e concordo com o Paulo, Heavy metal prega a liberdade, não o ateísmo. Daí pra frente o cara pode tanto ser cristão, como ateu, como satanista, de direita, de esquerda, a partir que você tem um gênero musical, ele deve falar o que o autor quer e escuta quem quiser e se identificar, eu escuto tanto Black quanto White, reafirmo, sou ateu e nem por escutar gente apoiando o diabo quanto à Cristo vou deixar minhas ideias se formararem por isso, principalmente pq política e religião você não estuda por músicas e sim por coisas vividas, desde livros à internet.
@bigblackz84523 жыл бұрын
Só uma visão,o blues e o estilo mais tocado nas igrejas norte americanas
@brunoesirlene7 жыл бұрын
Mano tô aqui pensando se estes comentários do documentário são fakes ou real, puta que pariu, não imagina que no Heavy metal tinha tanto Kara com a mente tão retrógrada assim. Parabéns Clinger pelo trampo mano, tá animal.
@guitarmartin1310 ай бұрын
O canal é fantástico, produz documentários de ótima qualidade. Engraçado é saber que Elvis Presley era Assembeliano, e a maioria dos pais do Blues e do Rock começaram cantando na igreja, mais engraçado ainda é saber que o Pompeu do Korzus é o produtor de bandas Cristãs como o Oficina G3, e que o disco Depois da Guerra produzido por ele tenha ganhado até Greammy. Se o metal é expressar liberdade, temos o direito de usá-lo pra expressar o que acharmos relevante!
11 күн бұрын
Concordo plenamente.
@abublu7 жыл бұрын
Aos 9 minutos o cara fala que o rock veio do blues e etc. Acho muito forçado o pessoal puxar o início do rock e blues para dizer que o heavy metal precisa ser contra o cristianismo por conta dessas raízes do passado... Rock, blues e na verdade praticamente toda a música com raízes nos EUA tem um passado religioso. É a música religiosa cantada pelos negros dos EUA que deu origem a tudo isso, desde o funk até o rock, ou o rap, etc. Essa música foi se secularizando, saindo da esfera religiosa e se modificando. Quando alguém expressa seu cristianismo dentro desse gênero de musica que se convenciona chamar de metal, está de certo modo reintroduzindo um tema que está na raiz de tudo isso... É mais coerente dizer "nós descendemos de uma vertente específica de um tronco musical que nasceu fazendo musica de temática cristã, mas consideramos nosso inicio específico como anticristão e nos fechamos nessa bolha. Qualquer um que ouse fazer musica com sonoridade parecida com a nossa mas com letras cristãs está fora de nossa patota. Por isso white metal não é "metal", seja lá o que "metal" quiser dizer". No final vai depender se você considera o "metal" como estilo de vida e pensamento (isso parece uma religião) ou como tipo de música. Se for tipo de musica, o cristianismo não faz nada demais...Do mesmo modo que tocar samba com temática budista não vai fazer o cavaquinho reencarnar em violão quando o músico estiver tocando. A bem da verdade, toda música ocidental tem raízes religiosas cristãs já que até o nome e a altura das notas musicais foram tiradas de um hino a São João Batista. Mas nem é preciso ir tão longe.
@jurandyjunior67864 жыл бұрын
Disse tudo!
@andremoraes22024 жыл бұрын
Comentário espectacular
@abublu4 жыл бұрын
@renatobhcity eu não coloquei a questão de "raízes", foi o cara do documentário que veio com esse papo. Mas concordo, questões de raízes não são tão importantes, pra mim, em se tratando de questões artísticas, vale mais a criatividade e a estética, ou "beleza" na falta de palavra melhor, de uma obra de arte do que a obrigação de estar dentro de um molde específico, ou de ter que prestar tributo a algum "pioneiro" que nem tinha ideia de que estava iniciando um movimento, gênero, ou qualquer coisa do tipo. Mas assim, de certo modo isso é um argumento para quem quiser fazer metal com temática cristã! Se a raiz não tem essa importancia toda qual seria o problema de "inovar" e fazer música com uma temática diferente da maioria "trevosa"? No final a questão das raízes termina sendo muito arbitrária mesmo. Se alguém quiser dá pra apontar raízes religiosas no dó, ré, mi. Se alguém for antirreligioso, se achar que estao forçando a barra com do, ré, mi, e quiser dizer que o metal em si (apesar de beber de músicas religiosas que vieram antes) não tem ligação com a religião em seu início específico pode até fazer isso. Mas na prática isso significa o que? Que por causa dessa definição arbitrária desse gênero musical estariam as pessoas impedidas de "inovar" ou "quebrar a tradição" "enorme" de menos de 100 anos do tal "metal" e colocar letras religiosas nele? Pois é o que dá a entender em alguns dos depoimentos no vídeo...
@abublu4 жыл бұрын
@renatobhcity não creio que ninguém está obrigado a ouvir, nem gostar de nada e penso que esse não é o cerne do debate. O que me incomodou de alguns depoimentos foi a impressão de que fugir do molde "trevoso" e criar letras cristãs (a sonoridade é basicamente a mesma de bateria , baixo e guitarra distorcida) seria algum tipo de "heresia" pra com a "religião metal", o que é extremamente irônico. Além de irônico é bem irrelevante pois já não é muita gente que curte música pesada e se vai ter um público consumidor, mesmo diminuto, de White metal, ele continuará a existir por mais que a galera, sei lá, "satânica" reclame. A questão de não ter "química", eu entendo o que quer dizer e nem é pelo White metal, que já na minha adolescência não era uma coisa totalmente alienígena. Por exemplo, o funk carioca gospel (esse sim) me parece muito mais bizarro que qualquer rock pesado com letra cristã... Mas para o público que o consome talvez faça algum sentido pois eles são quem estão crescendo junto com essa música e podem, no meio deles, ressignificar aquilo.
@abublu4 жыл бұрын
@renatobhcity sexo, drogas e rock and roll (coisa anterior ao metal) foi uma coisa inventada no passado e ao contrário do Mickey Mouse não está protegida por direitos autorais. O tempo passa, as coisas mudam e o que antes era uma coisa com um sentido cultural bem definido muda de sentido. Vide a cor rosa, que antes era associada a crianças do sexo masculino por ser um "vermelho claro" e vermelho era associado aos reis e etc. Agora tem outro significado, de cor feminina, e amanhã pode ser ressignificada novamente. É óbvio que as primeiras bandas que usaram essa "tematica trevosa" criaram um estilo original inicial, mas sempre que acontece isso no mundo da arte aparece alguma coisa para ir contra e o White metal, nesse caso específico, é o "do contra" . Eu não sei até que ponto o White metal é irrelevante. Pra mim toda essa cena de música pesada me soa irrelevante pra o mundo em geral... O que me parece, vendo de fora, é que se esse tema do White metal causa tanta controvérsia num nicho tão pequeno e continuam existindo bandas que tocam para alguém, entao não é tão irrelevante assim. No "grande Brasil" por sua vez, sexo é a temática chave do funk carioca... é o que os jovens consomem e o que se escuta (infelizmente pra mim...) em cada esquina. Mundo afora o raggaeton faz as vezes de música sexual. Um funk ou raggaeton com letra cristã é o que me parece mais chocante ou supostamente irreconciliável nesses dias... Mas deve ter gente fazendo esses funks e raggaeton "gospel" e é quando isso acontece com heavy metal que soa estranho? Não sei... pra mim não soa tão estranho. Acho que já deu tempo pra não soar mais estranho. Esse "tempo pra não soar mais estranho" é um ponto interessante.A bem da verdade, rock em geral (metal incluído) virou coisa "de velho". Essa briga de igreja com o metal satânico norueguês tem quantas décadas? As igrejas nem prestam mais tanta atenção ao rock enquanto "inimigo" pois a relevância dele ficou no passado. Diz o google que tem banda de White metal desde os anos 80! Ou seja as igrejas já condenaram o gênero e depois já contra atacaram com White metal faz quase 40 anos... O sexo da tríade "sexo, drogas e rock and roll" a essa altura já está na base do Viagra. Acho que as "quicadas" e "sentadas" das funkeiras assustam bem mais os sacerdotes.
@ivanhellsing0079 жыл бұрын
"O heavy metal não foi criado pra isso". Os caras falam como se fossem Tony Iommi. hahahaha É um estilo musical colega, pode ser abordado o tema que quiser, se não gosta não ouça. Fim.
@leosiqueira40668 жыл бұрын
+Ivan Hellsing Estilo musical somente para aqueles que so ouvem como passatempo , e não para quem ama , se adentra dentro daquilo , muitos dos que não se importão com cristão fazendo metal e pregando , e pessoas que não vivem o dia a dia dentro do metal , não veste camiseta mais , então para a pessoa e so musica , agora para quem ta com 35 anos tem familia e tudo mais e ainda toca em banda , e faz isso por amor , e não por '' musica '' e outra coisa , alem do mais foi os proprios cristãos que criaram essa imagem de que heavy metal e coisa do diabo , dai vem bandas de metal cristão pregar , isso pode neh hehe ? hipocrisia
@MrServometal7 жыл бұрын
Madura sua colocação...vao ficar putinhos quando verem que o Iommi frequenta missa ate hj
@paulolucasdesouzapolutoeu7 жыл бұрын
O pior, antes do blues tinha o "espiritual" que era a negrada cantando pra Deus nas lavouras, depois veio o blues e toda as variações que existem hj. Varios metidos a culturalistas mas são só um bando de analfabetos socias e demagogos. Criam regras onde não deveria ter regras e nem enchegam isso. O documentário é bom, mais muito boçal que não sabe nem expressar a própria opinião. Nem em religiosos eu vi mais fanatismo e gente metido a secularista, cheios de patrulheiro pau no cú. Quando a cena underground acabar o metal melhora. Aos esse vagabundos pagam oq as bandas merecem e o profissionalismo aparece.
@paulolucasdesouzapolutoeu7 жыл бұрын
O sepultura com os Cavalera tinha muita coisa de religião inclusive afro e os "hedbenga" não dão um pio.
@ostraazul59715 жыл бұрын
@Kelly Almeida Minha cara, da mesma maneira que a cena do Metal não se resume a esses cabeças quadradas que foram entrevistados para o Doc, os cristãos também não podem ser resumidos a um bando de fanáticos intolerantes que dizem que Metal é coisa do diabo, pra ser justo os que dizem isso são os mais alienados por visões extremamente distorcidas as coisas, nível seita Universal, Igreja Mundial(Valdomiro) o afegão médio(tiozão de churrasco) tá pouco se lixando com esses rótulos.
@SergioBogarin18 жыл бұрын
Carlos, gostei do documentário, mas tenho uma crítica: você mostrou só um lado dessa treta. Sou ateu, mas como documentário, você deveria ouvir a opinião do cristão. Com mais de uma hora de entrevista, pelo menos uns 15 minutos para eles se defenderem. Mas parabéns, valeu!
@leosiqueira40667 жыл бұрын
No documentario sobre black metal cristão , eles não abriram a chance para ninguém que e do outro lado da moeda tbm , pq ele deveria colocar um monte de crente pra mostrar o lado deles ? muitos colocam o metal em um posicionamento de '' Musica '' apenas curtidores entusiasmados de final de semana
@digitechs14 жыл бұрын
True
@RodSilva834 жыл бұрын
Exatamente o que eu ia comentar.
@danielsoares7456 Жыл бұрын
É nítida a intolerância de alguns, com base em que? Eu não sei. Mas, vamos lá: 1. A essência do heavy metal é anti-religiosa, mas não é anti-judaica ou anti-cristã e eu vou provar o que eu digo: Black Sabbath: O Black Sabbath que é inegavelmente a esssência do estilo, jamais fez qualquer apologia ao demônio; Se vc olhar a letra da música homônima da banda verá que em nenhum momento ele exalta ou espera que a figura sombria o alcance, ele foge do demônio e no segundo trecho ele suplica a Deus que o ajude "Oh, no, no, please God help me!" Ele não pede que o demônio venha e o domine, ele foge dele. Lembrando que o conceito da cruz invertida na contra-capa do disco bem como o poema inscrito nela não foi idéia da banda, foi um lance de marketing da gravadora, a banda nem sabia, pois eles estavam em turnê para divulgar as músicas, eles não ficaram contentes, nem tanto pelo significado da imagem, mas talvez por temerem que pessoas profundamente pertubadas passassem a cultuar a banda, o que se provou verdade e quase custou a vida deles, mas a gravadora os convenceu que seria lucrativo, então, assim foi. Peguemos outra faixa do primeiro albúm, N.I.B, pra quem não sabe é uma alegoria sobre o mito grego de Hades,senhor do submundo, e Persefone, filha da Deusa Demeter, mito que explica o surgimento das 4 estações do ano, o uso do termo "Lúcifer" foi usado propositalmente para chocar a sociedade britânica conservadora, e tbm mais um lance de marketing, o que causa mais impacto: "....meu nome é Lúcifer..." ou "...meu nome é Hades..."? É óbvio que para uma sociedade ocidental, o primeiro trecho é o que mais chama a atenção. Agora, vamos para o segundo disco, Paranoid. Na faixa de abertura temos War Pigs("Porcos da Guerra"), se vc é fã do Sabbath, sabe que originalmente essa música tinha outra letra, essa sim, mais inclinada ao ocultismo e chamava-se Walpurgis(Noite de Valpurga) uma cerimônia pagã, mas o que é mais demôniaco, uma noite com mulheres nuas cultuando suas dinvidades pagãs ou os terrores da guerra? Pra mim, a primeira idéia é mais um deleite do que um pesadelo sombrio, pois bem, vamos a letra, no último verso, ele diz: "Agora, em escuridão, o planeta para de girar, Pelo mundo os corpos queimam, Os porcos de guerra nâo tem mais poder, E Deus finda a hora, Ao dia do juízo, Deus está chamando, De joelhos, os porcos de guerra rastejam, Implorando perdâo por seus pecados, Satã gargalha e abre as suas asas, Ó Senhor, sim" Vc vê alguma apologia ao demônio nessa letra? Eu não vejo, pelo contrário, a letra expressa que o fim dos senhores da guerra é arderem no inferno, uma puniçâo, não uma benção. Então, o heavy metal não condena a crença ou não crença em Deus, pelo contrário, o que o metal condena é a postura da instituição chamada de igreja e seus dogmas e nâo à qualquer divindade que seja. Vamos pro metal extremo, o Sarcófago, por exemplo, sempre disse que a crítica era direcionada às igrejas não ao cristianismo em si, sim, vc não precisa frequentar uma igreja pra ser cristão, hindu ou budista, basta acreditar, e claro, vc não é obrigado a acreditar em nenhuma divindade, mas dizer categóricamente que o metal não se mistura com o cristianismo, é uma completa falta de conhecimento. Pra terminar, parafraseando o que o Madman sempre diz no final de seus shows: "God bless you all"(Deus abençoe a todos.). Engraçado, ele não diz que "Satã abençoe a todos" por que será? Sem Deus não há Diabo e vice-versa.
@gersonvieira35112 жыл бұрын
Fui no show do Mortification na Led Slay em 2001 fui no camarim deles ganhei camisa e cd autografado Mês passado fui no Show do Belphegor ... resumindo não sou cristão e muito menos Satanista ! Quero que se foda o radicalismo... Parabéns pela matéria!
@eduardofurlan49789 жыл бұрын
Uma porção de senhores(com algumas poucas exceções) parecendo adolescentes birrentos e infantis .. que triste hein ? Cagação de regra pura Tendencioso e super parcial esse documentário. O Heavy Metal assim como qualquer estilo musical é livre .. simples assim.
@leosiqueira40668 жыл бұрын
+Eduardo Furlan Estilo musical somente para aqueles que so ouvem como passatempo , e não para quem ama , se adentra dentro daquilo , muitos dos que não se importão com cristão fazendo metal e pregando , e pessoas que não vivem o dia a dia dentro do metal , não veste camiseta mais , então para a pessoa e so musica , agora para quem ta com 35 anos tem familia e tudo mais e ainda toca em banda , e faz isso por amor , e não por '' musica '' e outra coisa , alem do mais foi os proprios cristãos que criaram essa imagem de que heavy metal e coisa do diabo , dai vem bandas de metal cristão pregar , isso pode neh hehe ? hipocrisia
@Cortex6068 жыл бұрын
Opinião de merda essa sua.
@Cortex6068 жыл бұрын
Satan é gay
@Cortex6068 жыл бұрын
boa justificativa, inclusive o seu amigo Bolsonaro também vai ter sua hora intima com Satan também.
@leosiqueira40668 жыл бұрын
Albatroz Rei Pq opinião de merda a minha ? responda com argumentos e não com xingamentos ok ?
@MrServometal9 жыл бұрын
Bom, assisti ao documentário sobre metal e cristianismo que o colega Clinger fez. Confesso que, por estar nesse universo desde minha adolescência já sabia o que ia encontrar, mas também confesso que esperava ver certas opiniões em um outro perfil de idade uma vez que certos radicalismos são superados quando as pessoas crescem e caem na vida como ela é, parafraseando o grande Nelson Rodrigues.. Mas vamos ao doc : Adorei a sacada do Clinger e a coragem de abordar esse tema tão cotidiano mas tão deixado para lá por todos no metal. O doc é por sí só corajoso e isso já é louvável, na vida não falamos só do que gostamos, mas falamos e dialogamos com tudo! A grande sacada de roteiro foi ele começar com uma carta datilografada e dada pelo então pároco da cidade onde ele morava á sua mãe, aconselhando sobre os perigos do Rock em Geral! Já na minha infância ( tenho 39 anos) lembro da militância contra a vinda do Kiss á BH e como isso repercutiu negativamente para a banda em terras mineiras! Então sei de longa data que essa luta de alguns setores da Igreja contra o metal de fato existiu e existe até os dias de hoje! Como cristão que sou a 17 anos, preciso dizer que a Igreja nem sempre é isso tudo que midiaticamente vemos na TV ou pelas portinhas abertas em bairros pobres brasil a fora. A igreja também é um agente histórico e que como TUDO na comunidade humana, cresce e aprende com esse errar e evoluir! A igreja NUNCA foi a mesma e nunca será a mesma daqui a 20 anos..Ela cresce dentro da sua própria dinâmica! Eu não quero dizer que ela romperá com seu conjunto básico de fé, mas sim que ela dialogará com os paradigmas de seu tempo. A carta do Padre á mãe do Clinger nada mais seria que um alerta na época áquilo que surgia e que de fato era esquisito demais! Não precisava ser a Igreja a falar isso, pois os próprios pais ficavam assustamos com nossas roupas e cabelos , assim como com aquela musica barulhenta que ouvíamos em 1985, 1990! Nenhum padre falou com minha mãe, mas ela mesmo me achava um ET quando eu usava as camisas do Iron ou do Sabbath! Mas com o tempo, vendo meus amigos, vendo que não éramos ets, e que lidávamos com a vida com muito mais respeito apesar de toda rebeldia juvenil, ela foi percebendo que aquilo não era um coisa tão ruim assim ! Muitos dos meus amigos eram trabalhadores, pais de família e estudavam normalmente. Então na época ainda que eu achasse o apelo da Igreja no show do kiss um saco, hoje compreendo que era apenas uma forma de tentar lidar com esse novo estilo diferente que estava chegando no brasil! Voltando ao vídeo, o diretor começa com os depoimentos de um amigo de infância que meio sem argumentar bem, apenas usando um esteriotipo de que o Cristianismo não é para ser usado para se falar do tema Cristão ou afins gritava NUNCA NUNCA NUNCA, mostrando com fúria cômica que essa tal liberdade no metal não é muito liberdade assim! Esse depoimento me chamou atenção pq eu me lembro do meu amigo Marcelo mico aqui da cidade, quando ele me apresentou o vinil do mortification que tinha saído pela Rock Brigade ! Mas desde que saiu esse play que por sinal é bom pra cacete, foi apresentado como Cristão, e eu não entendi todo esse susto do Lucapeta! Meu amigo Mico gostou do som e nos emprestou esse play, e eu ali fiquei encantado com aquele som trampado e bem extremo!! O Clinger não é culpado, mas a perplexidade que ele disse ter ao ter contato com uma banda que fazia som mais extremo com letras cristas e a carta do padre, nada mais era do que uma falta de conhecimento histórico, primeiro dos vários tipos de cristianismos, e da própria historia do metal! ( Digo isso pq já o questionei sobre alguns temas que ele dizia desconhecer)! Primeiro, se olharmos a historia veremos que, se fizermos um recorte em 2000 anos de historia do cristianismo ele terá outras caras ainda que um núcleo em comum. A crença no Cristo como referencia da encarnação de Deus em pessoa humana para salvação de todo o que crê talvez seja um pano de fundo comum entre os cristãos de todas as confissões, mas isso não significa que professarão essa fé de uma mesma forma ou viés de vida! Fazendo então esse corte histórico, podemos pegar o século XV e a reforma luterana como um momento onde os próprios cristãos foram contra a estagnação dentro da própria e majoritária Igreja Cristã! Lutero foi um Heroi de uma época!A partir dele um universo se abriu para todos, crentes ou não ! Lutero Foi um rebelde antes do Rock! Ele quis uma fé mais livre das imposições politicas da Igreja e protestou como um legítimo cristão, pois a salvação segundo a bíblia era pela fé e não pelas indulgencias! Não só disse isso como defendeu isso na frente dos poderosos, como bom advogado e intelectual que era! Laaaaa ele já falava da diferença e ao mesmo tempo irmandade de cristãos ocidentais e orientais! O Cristianismo Romano infelizmente flertou e flerta com os poderes políticos e isso fez com que perpetrasse horrores, mas será que cristianismo era isso? O que dizer daqueles que morreram por sua fé por não quererem fazer o que a religião politica os impunha? Existe então o que eu chamo de UM CRISTIANISMO DENTRO DA HISTORIA DO CRISTIANISMO! Não nego que erraram muito, mas não tem como dizer que uma pessoa que segue o que cristo disse, como: Ame o seu inimigo, e ao mesmo tempo pega em armas para matar em nome de Seu Deus! Por isso sempre fiz separação do Cristão seguidor d Cristo e daquele apelas religioso cumpridor de regras! Quando o Clinger disse não entender, é pq para ele, cristianismo tem a ver com a carta do padre, mas será que a carta do padre respalda tudo que podemos chamar de cristianismo? Eu estava sendo representado pelo padre? Claro que não !!! Conheço não poucos pastores Cristaos, como o falecido Pr.Fabio de Carvalho, e o Anglicano Rodrigo Silva, que desde a infância amam Rock metal e são protestantes Cristãos! Todos eles se sentiriam muito ameaçados com essa taxação! Uma pena no brasil as informações não chegarem tão rápido como deveria. Mas o Rock feito por Cristãos não remonta aos discos do mortification como o colega disse, e muito menos aos discos de tourniquet ou stryper, mas sim ao movimento Jesus People, que la nos anos 60 trabalhava ajudando os hippies na recuperação das drogas! E nesse movimento tivemos bandas como Petra, Ressurrection band, Rez band, love song, Phill Keaggy, Larry normain e outros tantos.. Foi nesse movimento que o poeta, compositor e musico Bob Dylan teve seu momento de espiritualidade no final dos anos 70 para 80. Mas muitos ou sabem ou querem negar que isso SEMPRE EXISTIU “ na igreja” ! Vamos seguindo!!!!!! Já no minuto 2:40 um sujeito chamado Cristiano começa a obscurecer e a mostrar que de fato a tal liberdade no metal não é tão liberta assim kkkkk! Começa ele a falar que o metal nunca pode ser usado para falar de Deus ou do cristianismo! Fica uma pergunta: Quem definiu isso? Ele? Quem é ele? Quem é melhor dizer isso, ele ou ozzy? Bom, prefiro ficar com alguém que CRIOU o metal e que disse em uma letra dos anos 70 o seguinte: After forever Você já chegou a pensar que sua alma Pode ser salva? Ou talvez você pense que quando você está morto Você precisa ficar na sua sepultura Deus é só um pensamento dentro da sua cabeça Ou ele faz parte de você? Cristo é só um nome que você leu num livro Quando você estava na escola? Ou então vamos a outro criador de um gênero dentro do metal ( o Doom metal) Trouble Psalm9 senhor deve durar para sempre para ele preparou o seu trono para o julgamento e que conhecem o teu nome vai colocar a sua confiança em ti porque tu não o Senhor desamparaste os que te buscam Ou outro Criador do Doom Metal ( candlemass) Samarithan Eu segui meu destino eternamente Sabia que tinha nascido de novo e um anjo eu era Uma visão além de meus sonhos chamava pelo meu nome Então, em devoção eu abri minhas asas, para o paraíso eu fui... Para sempre.
@MrServometal9 жыл бұрын
CONTINUANDO: Feito isso não vou gastar meu tempo dizendo se alguém que faça metal pode ou não pode falar de Deus ou do diabo! Para mim está claro la na raiz, e para mim esses caras radicais não querem ver o obvio! A analise que faço é que na verdade eles querem tribalizar o universo do metal num gueto quase Religioso aos moldes dessas igrejas tipo Deus é amor onde as regras devem ser seguidas ao pé da letra. Mal eles sabem que o Venon ensaiava nos porões de uma Igreja Metodista na Inglaterra, e o metallica La no inicio abria shows do stryper, e que King Diamond já havia tocado junto com tourniquet e com stryper. Entao o comentário desse sujeito é irrelevante para um contexto maior. Um erro grave que vi, e comuniquei ao Clinger, foi que falou-se de bandas cristãs brasileiras e ao menos ouviram esses caras com depoimentos! Tambem não separavam as coisas, pois uma coisa são os caras serem cristãos e outra a banda ser cristã. Essa foi a diferença que o Michael Sweet do Stryper sempre quis fazer mas que ninguém ao menos quis entender, apenas os taxando como White metal....POXA VIDA, ate os cristãos acham esse termo um saco!!! A parte fantástica do doc a meu ver foi as falas do Jairo Guedes ex Sepultura e The Mist. Poxa vida, eu já era fan desse cara, mas fiquei ainda mais!!! Que cabeça pensamente, que leveza para discutir as ideias, que coragem de não ter medo de falar o óbvio, pq é assim que esperava de uma analise sensata ! Os apresentadores Cristiano Koda e Vitor do arte extrema foram sensacionais não pq apoiam o que apoio, mas pq dialogam com sabedoria e amplitude. Outro cara que achei muito cabeça apensar de não pensar como eu, foi o felipe Erigion, que também transitou dentro do universo do dialogo com muita abertura mas tendo a postura dele, porem acho que a primeira fala dele de que a raiz do rock é rebelar contra padrões, quem rebelaria com esse padrão imposto por uma ala do Rock auto destrutiva que avassalou vidas de talentosos como Jane Joplins, Hendrix, e outros? Estamos em um padrão sem liberdade? Achei incoerente nessa hora mas achei o cara muito inteligente e aberto!! Já o vital santos achei sua fala apenas uma reprodução da penela fechada dessa cena extrema que ao meu ver não representa o heavy metal em sua maioria, e que será sempre pequena pq é uma religião dentro do metal. Outra fala importante foi a do Zé Misanthrope! Não sendo inocente ainda que não goste do tema foi direto ao assunto sem cair em contradições! Assumiu que arte pode ser usada para ser veiculo de qualquer mensagem. Gostei muito de ver a opinião dele, apesar de ter ficado mais uma vez no âmbito estrito da analise cultural! Muito me decepcionei com a fala dos caras do Torture Squad, banda que admiro pra cacete! O metal não nasceu do inconformismo apenas! Se estamos falando da raiz devemos ir em Black Sabbath!!! Sabbath usou a temática do diabo por conta de um filme de terror e não como estilo de vida, pois muitos deles continuam católicos ainda hoje! O judas abusou dos temas de ficção cientifica mas abordou temas que ninguém ousava abordar como colonização dos europeus em satained class e outras tantas criticas que faziam á cultura....Rob Halford nunca deixou de ser cristão: Em entrevista ao site blabbermouth, o vocalista do Judas Priest afirma que ora todos os dias e suas orações absolutamente funcionam. Confira um trecho da entrevista abaixo: Halford: “É provável que haja pessoas ouvindo mas não têm nada parecido em sua vida, e isso é ótimo, mas é tudo sobre a aceitação, eu sempre digo para as pessoas, se você está pensando sobre isso, a coisa mais simples que eu faço é orar. Eu oro um pouco, na verdade. E mesmo se você não acredita em oração, só tem uma chance. Ore por um bom dia, ou apenas orar por seu amigo, ou o que quer que poderia ser. E é incrível, o homem, porque é absolutamente funciona. Eu garanto, ele realmente funciona. E agora eu estou soando como Billy Graham (evangelista cristão evangélico americano), mas eu só estou tentando expressar alguns dos as coisas que são importantes para mim em uma base dia-a-dia que me faz capaz de sair no palco a cada noite e fazer o meu trabalho. “ Já o grande castor do Torture infelizmente falou muita besteira sobre a origem do Rock, e mal ele sabia que esses mesmos plantadores de algodão no sul dos EUA eram em sua grande maioria Cristãos negros, e seus cânticos eram cânticos de lamentação e oração! Poxa, esperava mais do castor, e quero deixar uma dica para todos que falam do rock sem saber: Procurem saber de onde veio elvis, Chuck Berry, e outros pais do rock: Posso afirmar que vcs vao pirar!! Todos saíram da Igreja!! Elvis inclusive continuou cantando spiritual gospel em seus shows... A participação do Ricardo KK Fae eu achei que flertou em bons e maus momentos, mas achei irrelevante num geral, mas também reflete o que a ala menor no metal pensa e foi interessante , principalmente quando ele fala que QUEM NÃO CURTE NÃO OUÇA!! Chegou a hora de tocar num ponto que muitos podem me crucificar mas eu concordo com o Cristiano no caso Berith! Me lembro desse transtorno na época, e confesso que deu barulho entre vários grupos no metal. O Berith não era uma banda White ( metal cristão) mas era uma banda de Cristaos ! Confesso que isso deveria ter ficado claro para as pessoas num geral! Seria o equivalente ao Tom ARAYA ser cristão e tocar no Slayer! Mas eles preferiram negar isso ou omitir o que deu esse pau para manga. Outro episódio chato foi a banda antestor ter lançado um de seus discos por um selo 100% black metal! Não se sabe se por maldade ou por inocência ! mas reza a lenda que foi um produtor que levou a demo deles e a cachophonus gostou e lançou sem ao menos saber!!! Obs: Antestor teve em um dos seus discos o baterista hellhammer do mayhen! Provando que la fora, como disse o jairo, eles sabem separar as coisas. Como disse um dos entrevistados, existe uma patrulha no metal, mas e aí? Por fim eu gostei pra caramba mesmo tendo vários pontos em desacordo e achando que faltou o lado oposto se manifestar. Já que tava tocando no tema tinha que ter deixado os caras falarem! Mas mesmo assim quero dizer ao Clinger que ele está de parabéns pela iniciativa e coragem. Abraços a todos!!!
@MrServometal9 жыл бұрын
Ola Tiberius ( te respeito muito viu!!)! Nao sei se vc se lembra, mas assistimos um show do krisiun em bh juntos acho que em 98 ou 99, eu vc e o filipe duarte... Bom, Acredito em vc demais!!! So acho que naquela época ser cristao na cena era sinal de white metal..A maior prova disso foi que vcs ficaram estranhamos inclusive na cena crista, lembra? Eu entendo qual era a de vcs, mas confesse uma coisa: Essa postura nao era muito madura para uma cena metal no pais, onde ambos os lados ainda era muito imatura? Ou se é satanico ou cristao.....A arte nesse estilo de metal sempre foi o segundo plano para muitos bangers...Mas enfim, tendo a acreditar mais em vc pq é um cara que conheço e sei do carater, mas estou em BH onde esse burburinho rolou solto e na época ter essa postura de vcs era algo muito moderno , se é que posso dizer assim..Vcs quebravam com o apelo platonico de missoes urbanas e viam a coisa como hj boa parte das pessoas cristã estão vendo..Existe musica!!!! Mas espero que vc tenha entendido o que eu quis dizer...forte abraço....esperando material de sua nova banda com o Silvio..God bless you..
@MrServometal9 жыл бұрын
hehehehee..Pois é, lembro daquele show e de um conselho seu: Mantenha o vinculo da amizade com os bangers, esse é o caminho!!!Sim, os burburinhos no meio metal são iguais aos meios fundamentalistas....so são assim pq a cena metal é ultra mega fechada e sem liberdade, algo que o cara no doc chama de patrulha...kkk ridiculo né? mas existe!!!! Cara, minha visão é fruto de tanto quebrar a cara e da sintese disso tudo, mas tambem de um entendimento melhor do proprio evangelho num todo, coisa que ja via em vcs laaaa trás nos anos 90! assim que sair material de sua banda me fale..abraços
@leosiqueira40669 жыл бұрын
+Eduardo Vaz Cara a maioria dos white metal , tem esse msm pensamento que eo seu , conheco mtos por ai , e ja bati de frente com mtos , e ainda digo mais , não ligo nada se vc tem 40 , 50 anos de cena , vc e white metal , a igreja catolica , seja la qual for , não tem nada haver com essa parada de '' tentar acabar com um estilo estranho , e desconhecido '' simplesmente para eles e um som extremo e pesado , que vinha para afrontar e bater de frente com o podre , e cheio de regras cristianismo , vc ter essa idade , e hj esse pensamento , e pq vc começou a ouvir essas bostas criadas por crentes dentro da igreja , e igual o documentario sobre '' black metal cristão '' um bando de crente metido musiqinhos , pegando o som blasfemico , contraditorio ao som de deus , e sua biblia , para louvar essa raça que eo cristianismo , a maioria dos white veem com essas historias de que fez isso e aqilo , mais agora conheceu jesus e mudo sua mente , para mim tu nunca foi do metal , e nem da cena , tenho amigos de 43 anos de idade , que ate hj continuão na cena de verdade , e são contra essa merda de white metal , então foda-se vcs white merdas , o cara que falou '' NUNCA NUNCA NUNCA '' Tem mto mais direito , e autoridade ,e saniddade mental para dizer que o metal não pode ser usado pra inpreginar o cristianismo , do que um falso white metal , como vc , o que vc fez pela cena metal ? compra discos , ate hj ? , vai a eventos seculares ? apoia a cena , desde então ,. se não , pf cala a boca cara , o metal e atitude , acima de tudo , eo forte , eo cristianismo ea lei dos cegos e obcecados por salvação , de um maldito suicida kkkkkk
@MrServometal9 жыл бұрын
Leo, respeito sua opinião! apesar de achar que nao teve um pingo de sustentação, no mais abraços...
@ricardonascimento94619 ай бұрын
Ozzy, Tony Iommi, Bill Ward, Geezer, Butler, Tom Araya, Zakk Wylde, David Friedman, Nicko McBrain etc mandaram lembrancas!
@danielesteves10619 жыл бұрын
-Você não pode expressar uma coisa que te faz acreditar em uma verdade absoluta. -Tem certeza ?! -Claro.
@Olinocop4 жыл бұрын
Ahahahahaha... Tem cada artista nesse documentário.
@LucianoWolkmer7 жыл бұрын
Já tá mais do que na hora de quebrar esse tal de Tabu sobre rock e religião. Sou Adventista e continuo e vou continuar escudando Rock e Metal até o fim da minha existência, não pra desafiar DEUS, mas por gosto pessoal mesmo. Vocês podem vir conversar comigo sobre isso sem problema algum.
@Thyago857 ай бұрын
O opressor não pode caminhar ao lado da minoria. Jamais! Não vem com esse Papinho de união.
@johnnyvila84943 жыл бұрын
Sou cristão...toco white metal... é uma pena que alguns da cena metal no Brasil seja discriminatório... não são todos....
@stryken Жыл бұрын
Tenho uma banda de Heavy Metal há 27 anos, nós abordamos temáticas cristãs e outras assuntos quanto, tocamos cover de bandas não cristãs, já abrimos show do Son of a Bicth nos ano 90, Shaman, Korzus, Eminence, Overdose, André Matos e muitas outras. Já rodamos a América Latina quase toda, nunca sofremos nada e nunca julgamos ninguém. Temos contrato com gravadora nos EUA, fãs de diversos países, estilos, rótulos...etc.
@matheusmelo4238 жыл бұрын
Mano eu ja fui muito banger hj n uso mais o estilo mas continuo curtindo o Metal e vendo esse documentario vejo q existem muitos headbangers babacas! Os caras acham q mandam na musica mano! Mano se o metal é liberdade, todos são livres pra compor o q quiser! Agora o Unblack Metal eu até concordo, pq foi um genero criado pro santanismo, mas o Metalzão mesmo nunca teve uma ideologia! As primeiras bandas falavam sobre horror, nenhuma delas falava sobre anti-cristianismo, issae é babaquice de Banger! Quando o Metal explodiu nos anos 80, uma das bandas primordias foi uma banda de Metal Cristão! Ninguem menos do que o Stryper! Fora q muitos artistas do Metal secular tbm são cristãos! Eles mesmos são contra o a "Ideologia" deles pois tão padronizando o proprio Heavy Metal, ou seja, isso pode e aquilo não! Gente isso é muita falta de noção
@RafaelRodrigues-cj6ck8 жыл бұрын
+Matheus Melo mano, o Unblack Metal, são bandas de metal extremo que aborrdam o Cristianismo e lutam contra o satanismo, é a versão contrária do Black Metal, ouve ai Crimson Moonlight, ou Antestor, o instrumental é tão agressivo quanto o black metal, porém a temática é Cristã, e tem bandas de Unblack que deixam muitas bandas de Black metal no chinelo
@matheusmelo4238 жыл бұрын
O problema é q n sou fã de Black mas ja escutei Antestor, mas nunca gostei d Black Metal, só umas musicas do Dark Funeral é legalzinhas!
@cicerobernardo7584 Жыл бұрын
Rolou um festival de rock aqui em Belém do Pará, no qual rolou umas 4 bandas "normais" de metal e uma 'rock góspel" que se apresentou no início e quando terminou de tocar os 50% do público crente foi embora, deixando poucas pessoas para prestigiar bandas como André Matos, Hibria....etc. Então, eles se aproveitam para aparecer no meio "secular"(?????), mas jamais convidariam essas bandas para tocarem nos festivais de crentes. Aí é foda!!!!!
@jrenato839 жыл бұрын
O documentário serviu para mostrar que temos vários mini-Hitlers no Metal nacional. Tem cara aí falando de ideologia que apoiou Felipe Negri, Zumbi Ritual e outras roubalheiras do gênero. Esse é o real inimigo. No mais, cada um é livre para pregar o que bem entender. Como é o meu caso, que apoio o Rock/Metal farrista, onde a gente se diverte ao invés de discutir.
@rammer3126 жыл бұрын
Esse documentário deixa bem claro o porque a "CENA" tá tão apagada no nosso país
@RMarchiori4 жыл бұрын
Melhor apagada do q cheia de conservador cristao
@MH_thesimsfreeplay6673 жыл бұрын
@@RMarchiori dps reclama q o metal morreu
@RMarchiori3 жыл бұрын
@@MH_thesimsfreeplay667 melhor morta do que cheia de conservador cristão. eu continuo curtindo meus plays, continuo assistindo meus shows, continuo acompanhando as bandas que gosto, continuo apoiando as bandas pertinentes ao meu segmento. entenda, vcs nao faziam, nao fazem e jamais farão parte da cena. vale frisar (ainda mais pra um povo meio burro) que: eu nao ligo pra o que uma pessoa cre ou deixa de crer ou escreve em suas letras, desde que nao venha encher o saco. a palavra que usei descreve conservadores (que em base é a maioria cristã mesmo). Metal nao precisa de gente com preconceito, com moralismo barato ou com proselitismo. estas pessoas assim sao totalmente tratadas por quem esta dentro como uns merdas. no mais, nao cago regra pra ninguem do que deve fazer com sua musica ou do que consumir, mas se seu conteudo serve apenas como proselitismo, se seu comportamento é preconceituoso e julgador dentro da cena, sera tratado como merece.
@quesefoda1992 Жыл бұрын
@@RMarchiorijá ouviu falar de trouble, deliverance, vengeance rising? os caras eram drogadaços
@victorkataoka888 жыл бұрын
Mustaine/Eleffson (Megadeth), Alice Cooper e tantos outros bangers cristães mandaram um abraço para os malvadões! kkkkkkk O CHORO É LIVRE!
@ostraazul59717 жыл бұрын
se juntar toda essa turma do doc, não da nem um Araya direito. kkkkk
@soturnacrosta5 жыл бұрын
só bosta
@དྷDEAD6665 жыл бұрын
nunca gostei de megadeth nem de alice cooper ..entao foda-se kkkkk
@aquapeixesapien30634 жыл бұрын
Megadeth é meinstream é pra quem nao conhece o metal raiz , so ouço metal underground aquele q anda no abismo das trevas
@odiozoodeia92154 жыл бұрын
@@aquapeixesapien3063ui só tem mauzão aqui cuidado
@zegonzales13 жыл бұрын
Quando saiu esse Doc , um amigo meu cristão reclamou que não teve NENHUM comentário de cristão do Metal . Por que não fazem uma parte 2 desse doc , com comentários de quem faz parte da tal "cena cristã" pra se "defenderem" ? Na minha opinião , Rock não combina com o cristianismo instituído (esse das igrejas mesmo) , mas talvez seja compatível com formas alternativas desse . Eu sou uma pessoa religiosa (Kardecismo e Cultura Racional) não vejo problema algum em bandas cantando sobre suas crenças e acho engraçada essa "tolerância seletiva" que alguns HeadBangers pregam : Se for pra falar de Paganismo / Satanismo , tudo O.K. , mas qualquer coisa fora disso (peguem o Exemplo do Umbralina , banda Kardecista que infelizmente virou uma Piada no meio Black Metal) é "False Metal" e muitos acham inclusive que é "O.K." ter preconceito contra . "Tolerância Seletiva" enfim ...
@GCXCVI Жыл бұрын
Só o Jairo se salvou nesse documentário, o restante só falou asneiras kkkk.
@danielsaldanha15207 ай бұрын
"Não é só no Metal, não, no Rock, no Blues, não há espaço pra esse tipo de coisa (se referindo ao Cristianismo)" Sendo que o acéfalo não-pensante não percebe que tanto o Blues quanto o Rock se basearam na cultura negra da música Gospel da década de 1920. Cultura, cara. Simplesmente cultura e História.
@enzofernandes119 жыл бұрын
Clinger esse doc. ta espetacular!! tenho assistido os programas do heavy metal on line e acompanhado os documentários que são ótimos, mas este sem dúvida até o momento o melhor porque trata de questões fundamentais no universo heavy e rock mostrando pontos de vista diferentes com boas argumentações!! Respeitanfo todas as opiniões e testemunhos eu gostei muito da visão do Jairo que expôs sua opinião com muito bom senso e maturidade!! Mais uma vez parabéns a todos envolvidos este documentário ta do caralho!!
@violeirosamuelthiodorio2 жыл бұрын
Uns gostam de exaltar o satanismo... e outros o cristianismo. Cada músico e compositor fala daquilo que acredita. Ninguém é dono de nenhum "estilo musical". Hoje tenho 46 anos, e desde os meus 25 anos sou Cristão; escuto Paradise Lost e algumas outras bandas que eu ouvia na minha adolescência. Cristianismo trata de fé, e não de regras. Cristianismo é a respeito de Cristo, e não de religião.
@Petenati20105 жыл бұрын
Comprei meu primeiro álbum em 1976. Rock está no meu sangue e é um estilo de vida. Não é você que escolhe curtir Rock... é o Rock que te escolhe, adota e fica com você por toda sua vida.
9 жыл бұрын
O que foi criado pelo Homem não tem muito credito, mas dependendo do que foi criado, transforma as nossas vidas por não termos uma Educação nesses saria nesse País. Mas o que acho diante disso tudo, já que curto ROCK há 43 anos, em uma opinião pessoal, vejo que pregar o Satanismo na cena é fazer RELIGIÃO, DEUS é RELIGIÃO, o DIABO é religião, então a religião vai está em tudo! Não temos como controlar isso, e até porque as religiões dominam o mundo, O ROCK é uma grande liberdade de expressão e vejo como uma forma de sair do sistema, E COM ISSO mostrar o lado contra o verdadeiro mal que existe em nossas vidas, e o ROCK tem vários sentidos e momentos de vida. Em nosso Festival Guaranhuns METAL no mês de MAIO na primeira edição do Festival, alguns CANALHAS que estão dentro dessa cena, porque na verdade tem muita gente nojenta na cena, eles cairão de pau na banda Autopse Banda de Maceió - AL, falando que a Banda seria Cristã, pegaram a Banda para usar contra o nosso evento e passaram a queimar o Festival, pessoas da cidade de Garanhuns também fizeram isso, Bandas que tocaram no Festival Guaranhuns METAL queimaram o evento, então fica difícil de separar o que é cristão e satanismo dentro dessa cena. Eu sei de uma coisa, Nós que fazemos o Festival Guaranhuns METAL, vamos continua com o nosso trabalho independente desses CANALHAS que estão ai para prejudicar a cena e querer DOUTRINAR a cabeça das pessoas, eu acho assim, se são do lado branco ou preto pra mim não importa e, foda se quem não faz nada pela cena e quer cobrar de todos sem fazer parte da história que está sendo criada, Eu aprendi com tudo isso que a cultura está acima de tudo e o ROCK não foi criado para o DIABO ou DEUS, O RocK é só uma maneira de expressarmos a nossa maneira de viver através da música. Aprendi também que FAZER SEMPRE AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS E QUERER RESULTADOS DIFERENTES, é Hipocrisia das pessoas, então vamos esquecer essas coisas e viver o melhor da vida! E vamos mandar se FUDER essas maldita pessoas que tenta trazer discórdias entre todos, o Rock é vida é uma lado bom de minha VIDA.
@LucianoWolkmer7 жыл бұрын
Sabias palavras Jucélio, parabéns cara.
@emersonricardo62014 жыл бұрын
O Rock in Roll é o maior acervo cultural da música Mundial Gente !
@eddfts10 ай бұрын
Heavy Metal é uma ferramenta livre para divulgar ideias. Essas pessoas que acham que não pode divulgar ideias cristãs estão agindo igual ao padre da carta.
@klausskarsten7498 жыл бұрын
Esse meio realmente é bem "patrulhado" de certa forma tem uma cartilha (mesmo sendo imaginária) que um certo pessoal ignorante segue... Faz boicotes (isso não é refente a bandas de White metal mas sim de bandas de black para black por ex) na minha adolescência eu tinha uma banda de Black que nós fomos boicotados de em sair em um estúdio na cidade, pelo simples fato do cara dono do estúdio ter uma banda do mesmo gênero musical, ou seja por pura picuinha de ego que chega a ser assustador pela hipocrisia deste individuo de falar que a cena metal da região precisa se "unir" neste documentário ficou NÍTIDA a demência,burrice e a ignorância de certas pessoas, Música é arte, arte é liberdade e liberdade é expressar aquilo que quiser em suas letras, O metal é só um gênero musical antes de tudo.
@danielsaldanha1520 Жыл бұрын
Eu sou Católico Oriental, e gosto muito do Metal Extremo, que vá nas raízes do Black/Death Metal. Pra mim, essa música representa algo especial pra mim, principalmente agora que comecei a ler Nietzsche e colocar dentro de uma perspectiva totalmente nova. Assim como os pensadores do Iluminismo se viram de fato escravos da afirmação de que "a ciência e a razão explicaram tudo", muitos cristãos de hoje se tornaram escravos de slogans como: "A Bíblia nos dá respostas para tudo! Está tudo lá!" Ironicamente, esse tipo de "certeza" não é bíblico e está completamente fora de sintonia com a Tradição da Igreja. Alegar adesão mental a uma série de declarações teológicas ou afirmações iluministas é exatamente o que Nietzsche ridicularizou como moralidade escrava e vontade de verdade. Portanto, o desafio de Nietzsche aos cristãos, como diz Lucy Huskinson, é o seguinte: "Não basta expressar a lealdade à fé cristã; é preciso incorporá-la e testar continuamente a própria fé para determinar se ela é necessária e genuína ou habitual e idólatra". E por assumir essa perspectiva mais Nietzschiana que acabei dando um significado maior pra minha fé e meus gostos musicais, minha fé em especial, ficou mais forte. E sobre a questão do Satanismo no Metal, digo uma coisa: Eu tenho mais respeito por pessoas se proclamarem satanistas e corresponderem a isso e são isso (por mais que eu ache um troço vergonha alheia), do que por pessoas que falam sobre coisas das quais não representam.
@iagoxavier39819 жыл бұрын
Falar de liberdade, aceitar as diferenças, etc, etc, é fácil, fazer isso de fato é uma outra história. Parece que no fundo, nos somos bem "humanos" mesmo, temos nossos preconceitos, incoerências e reproduzimos valores, mesmo sem perceber. Nos resta ao menos escutar e tentar entender o "diferente" pra tirar algo de bom, mas isso exige muito. Parabéns pelo documentário!
@fuscadoyung Жыл бұрын
Metal, Trash, Punk... E seja lá o for, tudo isso no final é MÚSICA! E a música tem como finalidade expressar musicalmente o que está dentro de você, se é o capiroto que está dentro de você, é ele quem vai sair... Se for Jesus, é Ele quem vai sair... No final a arte trás para luz, tudo que está dentro de cada um de nós. A parada é fazer o som ao lado de quem você ama.
@alexonoliveira98704 жыл бұрын
" O cristianismo não tem que se meter no metal " falam os caras que abordam satã , a marca da besta e o inferno em 90% de suas letras . Quando você faz isso você mesmo mete o cristianismo no metal . Sem falar que pessoas assim herdam a mesma intolerância que criticam nos religiosos.
@luizdealencarjimmy1337 Жыл бұрын
Meu camarada. Seu comentário foi mais que feliz. Foi mais que sensato. É como se a música fosse uma seita e que se pode isso ou não pode aquilo
@Thyago857 ай бұрын
Sata pra muitos desses caras é só teatro. O cristisamo é opressor! Não pode andar com a minoria.
@rikkyferreira47297 ай бұрын
Rapaz, se esse povo aí ver aquela lendária foto do King Diamond com os cara do Stryper capaz que entra tudo em combustão espontânea
@aarimendonca76217 жыл бұрын
Os cara do metal são Altamente Bitolados...Saca só como os cara se expressam, isso é puro fanatismo religioso, só q em outra vertente... Sou Headbanger de Coração, mas nunca me deixarei levar por ideologia nenhuma, seja ela cristã ou heavy metal.... Musica e bem estar acima de tudo, cultura e conhecimento é sempre bem vindo!
@paulofernandoribeiro2066 Жыл бұрын
Sou Metal e Cristão, Graças a Deus!!! vejo muito fanatismo, preconceito e muita, muita falta de informação e conhecimento sobre o que é realmente o verdadeiro "cristianismo".
@avt3scada9 жыл бұрын
Sensacional o Trabalho. Acredito que a ideologia do metal é não se curvar diante de qualquer tipo de opressão, hipocrisia, tudo que venha prender a liberdade espiritual do homem. Dai observo que existem pessoas com muita bagagem na cena cagando um monte de regras, tendo uma posição ditatorial, igual a um líder religioso, a única verdade é aquele que ele acredita, o resto não presta. O Heavy Metal acima de tudo é música, é uma arte, há quem aprecie a musicalidade, há quem aprecie a ideologia, foda-se! Você deve consumir aquilo que lhe interessa. Quer ser pregador Abre uma Igreja!
@leandrofranciscoteixeira92099 жыл бұрын
Parabéns por manter o questionamento como forma de arte! Questionamento é a raiz do conhecimento! Mas eu fecho com o Cristiano Focker! Belíssima documentário, Clinger.
@leandrofranciscoteixeira92099 жыл бұрын
Satyrus Daemon Nocturnus
@karinaconceicaodasilva46099 жыл бұрын
putz cara,vc me trouxe um flashback de 1983 quando minha mãe frequentava a igreja assembléia de Deus e deram este flyer pra ela.era muito parecido com o que vc mostra no inicio do documentario,mas lembro que havia um ataque explicito ao dead kennedys que é uma banda que usava de muita ironia nas suas letras e os lideres evangelicos levavam a sério
@juliobezerra10836 жыл бұрын
O maluco truezão com maior sotaque de mineiro caipira é engraçado pra caralho kkk
@andremoraes22024 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@eddrumer4 жыл бұрын
Fanatismo acabou nossa cena... Lamentável... Acabou com 70% da cena
@spookyfergus5 жыл бұрын
eu to assistindo novamente esse vídeo pra ver se consigo traçar um paralelo com o livro da Marcia Tiburi hahaha.... mano como esses dois carinhas do inicio do vídeo podem ser tâo autoritários em dizer o que pode e o que nâo pode no Metal ..aliás quem de nós pode dizer o que pode e o que nâo dentro da MÚSICA?
@zegonzales13 жыл бұрын
O Metal sempre teve os "donos" caga regras ... em geral aliás , esses mesmos "donos do Metal" viram evangélicos depois de um tempo e param de escutar tudo de som , nem com White Metal ficam ...
@Dragonan9 жыл бұрын
Curto metal desde que eu era jovem assim como faço metal. Minha linha é o Sludge-Stoner Doom metal e procuro não falar de religiões além daquelas que eu tive experiências. NÃO SOU CRISTÃO mas fico pensando comigo sobre esses roquistas extremos que falam "ah, não pode colocar cristianismo no metal". Por que não pode? Porque tem bandas que podem falar de Satã, Lúcifer, Rá, Hórus, Odin (ridículo), Krishna e o caralho a quatro e não pode falar do Deus cristão? Aí a galera fala "ah, mas tem que seguir a ideia original". Quem fala isso não deve saber que Black Sabbath é satanismo de mentirinha, assim como essas bandinhas aí dos anos 80 que muitos falam que é "true". Vocês são um bando de hipócritas. Metal não surgiu pra ser uma coisa conservadora e se vocês não entendem isso é porque não entendem a ideia que o metal quer passar. Favor, peguem essa pose de cuzão, bêbado e zé droguinha e caia fora da cena porque nos envergonham.
@leosiqueira40668 жыл бұрын
+Pentagram Sabbath Vc falou algo ai mais parece que não entende que o satanismo e um simbolo de liberdade no metal , pois e simplesmente o que a igreja mais persegue e satan, dai satan eo simbolo que se usa dentro do metal para poder irritar e combater, ta certo que existe pessoas que cultuam satanismo como religião ,e colocão dentro do metal . mais isso e uma coisa que não vai sair tentando colocar a força na mente das pessoas igual os cristãos fazem , eu jamais iria a um evento cristão , coisa que os cristãos fazião e iam para impedir os eventos de metal antigamente . agora sobre falar de deuses nordicos o metal nunca foi contra doutrinas pagãs , e sim religiosas cristãs , nunca ouvi falar de um pagã extremista , que dominou por seculos a idade media e destruiu outras culturas para colocar a sua acima das outras
@tania_juju8 жыл бұрын
+Pentagram Sabbath concordo em tudo que acabastes de falar,acho uma merda bandas falarem de exus e batuques de macumba e depois vir meter o pau em crentes na cena,é um tanto quando contraditório...
@leosiqueira40668 жыл бұрын
Tânia Moreira Moça primeiramente , o metal nunca teve essa restrição contra bandas de falassem de religioes afrodescendentes , pois elas nunca destruiram outras culturas para impor sua propria , eles ao contrario as pessoas procuram conhecer um pouco da sua cultura e nisso os crentes começam a descriminar eles por sua cultura ,tratar de entidades diferentes como exus , e macumba e um instrumento musical , pelo teu jeito de falar ja entendo que vc e mais uma white metal , então pf o video de bandas cristãs e em outro lugar :)
@tania_juju8 жыл бұрын
Leo Siqueira Te enganas muito a meu respeito ,a foto do perfil é de minha mulher ,sou o marido dela,entendo muita coisa de religiões afros ,apenas não gosto de religiões de cunho nenhum ,sou dono de minha cabeça ,e não preciso de forcas ou pontes para guiar meu espírito ,como disse antes é um pé no saco qualquer tipo de cela espiritual em nossas vidas,mas concordo com vc ,xamanismo ,quimbanda ,umbanda,cultos celtas,hinduísmo ,nunca destruíram culturas alheias ,diferente de cristianismo que deliberou um ódio em massa pela mundo ,e hoje também vejo pessoas cristãs e católicas detonando com extremistas islâmicos mas esqueceram que a igreja recrutava até estupradores para pagarem seus pecados lutando como loucos contra eles na era negra dos templários...enfim um câncer gera outro câncer...esta foto de minha esposa é antiga ma época quando ela era solteira,hoje ela nem está ligada neste movimento cheio de mulekes ,putas ,que mais parece um desfile gls,mas só uso este perfil para dar opiniões ,caso queira bater um papo no meu perfil do face ,fica a vontade,mas não sou modinha não meu caro...
@leosiqueira40668 жыл бұрын
Isaque Moreira Meu caro pelo modo que vc disse a cima , ficou uma leve imprenssão que pra vc somente liga para a questão musical de uma banda e não ideologica cara , se tem algo que eu tenho e ideologia vou ate te passar meu facebook para vc ter uma noção facebook.com/profile.php?id=100004352867105
@karolpereira4796 Жыл бұрын
Poxa vida falem também da Quimbanda na cena metal,a Quimbanda na cena metal cresceu muito queria ver um documentário falando da Quimbanda no metal ....
@emersonpenerari8 жыл бұрын
Assisti esse documentário com um ano de atraso, mas achei bem interessante, parabéns ao Clinger e a todos os envolvidos! Bom, sobre os assuntos, vou fazer um texto enorme, condizente com a minha experiência de 27 anos vivendo a cena (2/3 da minha vida), 16 desses dedicados à 4 bandas. -Cristianismo: como alguns citaram, o respeito deveria ser o ponto final em ambos os lados. Acho um tanto infantil criar regras pra curtir Metal (se for White é hipócrita e tal) ou deixar de curtir uma banda porque ela tocou no mesmo festival que outra de ideologia diferente. Ambos os lado deveriam se concentrar mais na música e menos na pregação. Black Sabbath falou de cristianismo (After Forever, por exemplo) e bandas como Trouble, King's X e Stryper foram categorizadas de White porque passavam mensagens boas, sem ladainha (tá, o Stryper era bem pregador no início, rs). Tem banda Black Metal que fala tanto "venha Satã" que fica mais chato do que evangélico. Sou cristão (mas repudio o que as igrejas criaram para disseminar sua fé ao longo da história) e ouço King Diamond, Amen Corner sem precisar me converter ao que eles acreditam. Respeito acima de tudo, que nenhum humano tem a total razão. -Covers: esse é um caso delicado. Onde moro o público de cover e autoral é muito diferente... geralmente os músicos das bandas covers vão aos shows dos amigos que tocam som autoral, e o público das bandas covers são os rockeiros embalistas que só querem ouvir aquilo que já faz sucesso (o típico universitário que ouviu Enter Sandman no Spotify e já se acha o conhecedor musical, ou tiozão que se recusa a envelhecer, enche a cara e grita "toca Raul"). Se os músicos estão felizes, quem sou eu pra condenar? Não entraria numa banda cover, pois gosto muito de criar, mas músicos que vivem especificamente disso tem mais é que correr atrás do sustento. Faíska, Paulo Zinner, Wander Taffo, Robertinho de Recife tocaram até em bandas de outros estilos para viver de sua arte. -Redes Sociais: isso acho um veneno. Foi dado um poder para idiotas darem sua opinião sobre tudo, o que gera brigas, discórdia e fim de amizade, principalmente por questões políticas (isso sim, a verdadeira vilania). Torço para que facebook, whatsapp, twitter, instagram um dia se tornem coisas bregas e ultrapassadas e as pessoas se preocupem menos em se expor e mais em ajudar quem precisa. A internet é como um carro de fórmula um com um chimpanzé no cockpit: uma hora vai dar zica...
@lg4024 Жыл бұрын
O que fala "que estamos sofrendo restrições em nossa liberdade", mas ele mesmo é segregador!!!! É tipo ser contra a pena de morte e ao mesmo tempo fazer parte de um grupo de extermínio!
@HeavyM3taL899 жыл бұрын
Muito bom! de ontem pra hj estive em um evento com umas 10 bandas cover... Trocaria fácil se tivesse algum com bandas autorais de heavy metal. Esse final, queimando a carta em frente da igreja foi sensacional!
@lendariorandom10 ай бұрын
22:05 Jairo é muito legal. Que cara inteligente.
@karinaconceicaodasilva46099 жыл бұрын
acompanho desde o inicio a historia do metal no brasil e penso que sepultura,sarcófago,mutilator,vulcano,dorsal atlantica,anthares,korzus entre outras falavam de temas satanicos porque era um meio de expressar a revolta com a situação de merda que o brasil se encontrava na epoca,não por ter pacto com o capeta.e as bandas da época não faziam letras mais realistas para não serem confundidas com punks(a dorsal passou por isso). então metal é revolta nao conformismo,mas não há ma regra que impeça a banda que for de citar o cristianismo em suas letras
@wendeldtaveri25908 жыл бұрын
Que documentário fóda !!! muito bem feito, parabéns pelo vídeo e pela escolha dos temas.
@joaomartins31979 жыл бұрын
vc q sao contra, me explica uma coisa metal foi patenteado pra ser de uma tematica so? eh contra religiao e o satanismo ne religiao nao? onde ta minha liberdade de expressao?
@diegoforlon78 Жыл бұрын
Tô aguardando esses gato Félix que falou que metal não se mistura com cristianismo, ir na frente dos membros do Black Sabbath (literal primeira banda de metal na história, que na qual todos os membros são católicos) e falar na cara deles "oh meow révy métaw Naum si mistura com Deus não meow, tu tah sendo powser meow"
@hazerothwar9 жыл бұрын
Gostei demais do documentário. Só acho que faltou entrevistar uma banda cristã relevante. No mais, acho legal levantar qualquer tipo de discussão de uma forma madura, assim como o Jairo falou no final.
@cicerobernardo7584 Жыл бұрын
Quando os crentes dominarem todos os setores da sociedade, o que vai acontecer com os poucos festivais de rock???
@schiz611 ай бұрын
exatamente, irmão
@hudsonfilho819 жыл бұрын
Pior que o dogmatismo religioso, (pois estes estão assumindo o que são) é o dogmatismo ideológico que traz uma postura fanática, unilateral igualzinho aquilo que eles criticam, mudando apenas o alvo. O cara às vezes não adora a um deus, mas adora uma ideologia, adotando todo o arcabouço comportamental, um discurso, as simbologias...e ainda querem falar de liberdade...liberdade é saber onde se pisa, o que se é, e sobretudo reconhecer que as coisas não são tão simples ao ponto de que qualquer discurso possa abarcar a complexidade da vida.
@spookyfergus7 жыл бұрын
Jairo e Koda ...os únicos de bom senso ai...tanto ideolóico quanto musical. E BH/Minas ainda mantendo a divisão dentro da musica pesada ein....união é?...parabéns .........
@robertoguimaraes16109 жыл бұрын
Primeiramente parabéns Heavy Metal Online pelo documentário. Cara é muito legal vê um bando de marmanjo já barbado por ai parecendo uns adolescente : " Ai white metal isso ou aquilo", sinceramente é ridículo. Eu sou cristão e ouço muita gente cagar pela boca quando o assunto é Cristianismo no metal, eu acho que não tem essa de, " White Metal não é true e bla bla bla'' Não gostam do cristianismo então porque ficam ai falando de Satã que pelo grande acaso do destino é personagem do cristianismo, bando de gente hipócrita, tem realmente uns caras no documentário com umas ideias maneiras e evoluídas. O metal é muito mais que isso, é a liberdade de expressão, acho que os headbangers deveriam se unir pelo metal no geral e não ficar com essa briga infantil pra porra, O metal é pra vida, Sinta-o, se divirta, faça amigos e viva o metal intensamente mais a religião é algo particular seu com seu Deus ou o que quer que você idolatre.
@benersilva91499 жыл бұрын
Do caralho esse documentário. Like e inscrição é o mínimo. que venham muitos outros como esse. Excelente trabalho, velho. show de bola. parabéns mesmo, cara. muito foda!
@HCRJBRASIL5 жыл бұрын
documentário para adolescentes. difícil ver até o final
@edsonmaximoribeiro57716 ай бұрын
Legal o documentário. Besta é quem diz é assim e pronto. Liberdade
@sertaonomundo9 жыл бұрын
Sem palavras pra descrever o qual foda foi esse documentário Clinger! Parabéns novamente pelo excelente trabalho! Que venham os próximos!
@guinflames9 жыл бұрын
Clinger, Guerreiro do Metal! Parabéns pelo excelente trabalho!! Mano, adorei o trabalho!! Documentário excelente e trazendo questionamentos interessantes para os headbangers e fazendo isso em uma época onde as pessoas não estão sabendo debater, não estão sabendo nem conversar! Pensar, ser contestador, não se sujeitar a regras isso é metal e seu documentário é metal pra caralho!! Parabéns!! De banger pra banger!!
@emegabrielfranco60529 жыл бұрын
Foda, cara! O documentário é excelente, mas concluo que há muita hipocrisia no meio do metal. Cara, a origem do Heavy Metal, assim como a do jazz, é o Blues. E o Blues tem origem religiosa, veio dos cantos de fé. Esses trooo que aparecem aí estão um bocado deslocados com relação às origens do Metal. Não sei se eles sabem mas a origem de sua adoração(o tal do capiroto) é uma criação cristã!!! O mal quem está fazendo são esses caras mesmo, poucas são as bandas que realmente sabem o que está fazendo. E sem medo de errar, o único que tem coerência nos seus comentários é o Jairo Gueds. Se continuar assim o futuro do metal brasileiro é a impalação.
@leosiqueira40668 жыл бұрын
+Emê Gabriel franco Estilo musical somente para aqueles que so ouvem como passatempo , e não para quem ama , se adentra dentro daquilo , muitos dos que não se importão com cristão fazendo metal e pregando , e pessoas que não vivem o dia a dia dentro do metal , não veste camiseta mais , então para a pessoa e so musica , agora para quem ta com 35 anos tem familia e tudo mais e ainda toca em banda , e faz isso por amor , e não por '' musica '' e outra coisa , alem do mais foi os proprios cristãos que criaram essa imagem de que heavy metal e coisa do diabo , dai vem bandas de metal cristão pregar , isso pode neh hehe ? hipocrisia
@gasparzito7476 жыл бұрын
+Leo Siqueira nossa chegou o Santanista,kk otário
@SilWASPwoman8 жыл бұрын
Muito bom ver pessoas inteligentes que com divergência de opiniões mas se respeitando. Viva o metal!!
@heversongomez76974 жыл бұрын
Rapz...parei aqui nessa treta! Eu sempre curti muito metal,e sempre fui cristão! Nunca vi problema, sempre ouvi algumas bandas do cenário,não todas é claro! Mas, muitas! Como músico eu vejo alguns caras que parecem adolescentes, ouve quem quer!música TB é democracia!
@rodericus44484 жыл бұрын
O infeliz alí em 4:32 que disse que "não conhece ninguém que seja do rock n' roll e metal e que seja cristão" precisa conhecer melhor os grandes nomes do gênero, tipo um Alice Cooper, Mustaine, Michael Kiske, Steve Harris, Nicko Macbrain, Ozzy, Iommi, etc, a lista é vastíssima, mas me recordo só esses nomes no susto...
@diegocampos3139 жыл бұрын
varios musicos importantes do metal sao cristaos e uns zes ninguem falando merda.
@mumazza9 жыл бұрын
+diego campos lamentável, porém verdade
@IvanGuilhermeOfficial9 жыл бұрын
+diego campos Por isso esse documentário é tendencioso e apoiador da escória white!! Se tivesse mais músicos renomados que são contra isso com certeza esse documentário seria mais imparcial
@leosiqueira40669 жыл бұрын
+diego campos Ser cristão não eo problema cara , o problema eo cara usar o metal para inpreguinar com suas doutrinas religiosas , e falar em suas letras o que devemos ou não fazer , que devemos nos converter , e sem constar os plagios de bandas cristãs , de bandas seculares . lixo de mais esses vermes infiltrados
@diegocampos3139 жыл бұрын
Ivan Guilherme Official nao tem motivo concreto pra um musico renomado ser contra o white metal ,ele estaria monopolizando o estilo.musica e sentimento,uns cantam pra mulher ,outros pra protestar,outros pra satan e outros como e o caso do white metal, pra Deus. Jah curti muito heave metal ,me converti e nunca ouvi white,realmente nao e a mesma coisa.
@diegocampos3139 жыл бұрын
Ivan Guilherme Official 1 Editar +Ivan Guilherme Official nao tem motivo concreto pra um musico renomado ser contra o white metal ,ele estaria monopolizando o estilo.musica e sentimento,uns cantam pra mulher ,outros pra protestar,outros pra satan e outros como e o caso do white metal, pra Deus. Jah curti muito heave metal ,me converti e nunca ouvi white,realmente nao e a mesma coisa.
@maxwanderson12886 жыл бұрын
Parabéns pelo documentário. Muito bem feito, e o tema escolhido foi ótimo.
@cspmetal8 жыл бұрын
Jairo Guedz e o cara mais cabeça aberta \m/
@CezarRodrigues19708 жыл бұрын
Curti o Thash metal durante 26 anos da minha vida, tinha o Slayer como minha banda preferida e o Metalica como se fosse um objeto de idolatria. Ao me converter ao cristianismo( Tradicional) pensei, e agra o que eu vou ouvir? Um dia, o filho do meu pastor me apresentou o White metal, ele me levou a um eveto chamado de Metanóia Fest aqui no nosso estado ES, então eu vi que poderia continuar a curtir o estilo som que gostava e com uma mensagem totalmente saldavel. Ao contrário daquilo que alguns músicos dizem neste doc. O white metal também possui um ideal de vida, mas não é o ideal de vida que eles defendem, pois prega contrário a muitas de suas filosofias de vida, como Sexo, Drogas e Rock in Roll. Por isso há tanta reprovação neste Doc a respeito do estilo Metal Metal. temos no meio White bandas que superam em muito algumas bandas famosas do cenário Metal e vcs sabem disso. mas vcs não vêem essas bandas denegrindo outras bandas do cenário Metal. Este doc poderia ter sido melhor, se tivesse dado direito de resposta ao Cenário White. obs. opinião totalmente pessoal.
@MoYsesJ5 жыл бұрын
Metal é o espírito do homem livre. Melhor frase.
@lordmetal75 жыл бұрын
Muito legal seus documentários, continua que está ótimo!!!
@adrianamiranda83724 жыл бұрын
White Metal ontem, White Metal hoje e White Metal amanhã
@marceloaraujodasilva85705 жыл бұрын
Sou fã de Metal desde 1986 quando conheci AC/DC,ALICE COOPER e RUSH. A partir de 87 quando conheci bandas de Thrash Metal e Hardcore,passei a curtir bandas de Metal Extremo, como DOOM METAL,THRASH METAL,DEATH METAL,BLACK METAL e demais vertentes. Sou Budista praticante,e isso nunca foi impedimento,pois não creio na mensagem cristã que sempre me foi mostrada,pois tenho familiares cristãos,ao qual também sofro tão preconceito por ser Budista,pois no ensinamento Budista,cremos na lei do retorno,o que fazemos em nossa vida espelha em nossas atitudes. Pois o motivo de ser fã de Metal e sua liberdade de expressão,somos livres para nos expressar como quisermos,o White Metal quando surgiu pelos meados dos anos 80, é a própria contradição do cristianismo pois sempre pregaram contra o estilo e hj ,vivem da cena que tanto criticaram. E também a maioria das bandas de White Metal não são tão cristãs como pregam.Vide o caso do próprio vocalista do Stryper nos anos 80,flagrado em orgias regadas a muita cocaína e putaria diversas.
@pedroherique52695 жыл бұрын
O que nao me faz mal ,nao me incomoda e nao difere , sendo assim sou livre . Metal e liberdade!!! Nos demais comentarios falácias de meninos que nao cresceram.
@danielsoares7456 Жыл бұрын
É mais sensato e coerente ser ateu do que satanista, pois o satanismo é uma idéia que vem do cristianismo, se não fosse a bíblia, ninguém saberia da existencia de um deus ou de um demônio. O ateísmo, esse sim é o verdadeiro contra-ponto a religiâo, o satanismo é apenas uma idéia complementar ao cristianismo, assim como um filme onde se tem o herói e o vilão, um depende da existência do outro. O ateísmo é fundamentado na razão, portanto, não necessita da crença para existir.
@MH_thesimsfreeplay667 Жыл бұрын
É o que eu vivo dizendo. Esse pessoal que se acha satanista e faz música com essa temática, não são anti religião, eles são apenas pessoas que estão divulgando uma religião que é contrária ao cristianismo. Ou seja, o sujo falando do mal lavado, se o rock cristão é ruim, o rock satânico tbm é por promover tbm uma religião
@heavymetalonline9 жыл бұрын
Confira no HEAVY METAL ON LINE #61 ... alguns esclarecimentos do Diretor Clinger sobre a produção do documentário O MAL QUE NOS FAZ !!! .. A matéria começa aos 29 minutos !!!
@MrServometal8 жыл бұрын
Amigo Clinger, ví suas explicações e em parte concordo e em parte nao...Primeiro o canal é seu e vc divulga quem vc quiser.....PONTO FINAL !!! O que vejo, é que seu canal anula o fato de que existe uma cena com bandas de cristãos que estão no underground e enfrentam preconceito dessa mesma cena..Elas poderiam ter espaço no seu canal como banda? Isso ficou sem explicação! Sobre o doc sobre bandas extremas cristãs, é um doc EXPLICITAMENTE de divulgação dessas bandas e não sobre black metal.Eu já disse a vc que la na noruega essas bandas nao brigam como aqui, e o baterista Hellhammer gravou com o antestor sua melhor obra.,...Esse doc deles entao e´so uma resposta do que seja esse BLACK METAL CRISTÃO....Eu sou cristão e nao curto essa cena, apesar de achar que existem bandas nela que são até melhores que muitas grandes por aí..Muitas dessas bandas precisam ser ouvidas pq nao sao bandas cristãs e apenas bandas onde SEUS MEMBROS são cristaos, diferente das bandas evangelisticas.... Minha opinião quando disse a vc que faltou espaço para ESSAS bandas no seu doc, era pq diferente do doc europeu sobre metal cristao extremo, o seu tinha uma proposta de perguntar sobre o tema, e eles precisariam serem ouvidos, o que para mim como estudante de ciencias sociais seria rico demais, mas me pareceu MEDO da direção do doc propor isso ( minha opiniao ok?)! A opinião do Jairo foi a mais sensata assim como a do vitor, mas esses ja disseram um dane-se para quem pensa o contrário..A OPINIAO DO VITOR DO ARTE EXTREMA inclusive fez com que certas pessoas que lidam com metal extremo repensem seus guetos, o que é muito legal....Bom, minha opiniao continua a mesma..O doc foi massa, mas faltou a opinião dessa turma, que é tambem do underground...abraços fraternos..
@williancosta2302 жыл бұрын
po sou cristao mais gosto de banda de metal gosto de alguma black metal heavy metal death metal trash metal rard rock puk rock blues o o que tem a ve eu encarro com trabalho gosto mais e trabalho eu respeito muito eu usava a camisa. do iron maiden eu sofri bule de amigo falava que eu usava a camisa como marca do diabo e demonio eu gostaca porque eu era diferente. eu sou cristao mais nao tenho percorceito com letras que fala do diabo ou de Deus para finalizar eu gosto do nosso bom e velho metal e metal
@pedroesteves65992 жыл бұрын
Muito bom esse documentário, abçs. Carlos.
@PauloSantos-jz6eh9 жыл бұрын
Deixei meu comentário principal no item, DISCUSSÃO, desse canal, mas vou fazer um adendo aqui... Eu gosto do Jairo Guedez, mas ele é bem engraçadinho mesmo. Aliás todos os músicos entrevistados foram todos covardes, todos com medo de parecerem moderados não é mesmo? Sabe o que me lembrou? foi no documentário Until the Light Take Us, no momento em que perguntam ao Abbath do Immortal o que ele achou dos incêndios às Igrejas, ele quase não conseguiu disfarçar seu medo de dizer que aquilo não foi bom, porém, temendo ser taxado de bundão pela comunidade metal, soltou um tanto vacilante esta frase:" até que é uma ideia divertida", e o Demonaz nem tirou a mão da boca, para não deixar ver que estava sorrindo, com medo. Todos vocês agiram assim. O Jairo Guedez foi bem engraçadinho no sentido de que, por ter estudado em escola católica com o Max e o Igor, aquela situação ajudou a definir a banda. Ou seja, rebeldia contra o catolicismo, rs Não era nada sério era coisa de piá de bosta. Mas, eu sei que o pessoal do Sepultura tinha muito contato com o Øystein Aarseth, que foi o maior expoente do black metal norueguês. A questão é que o Øystein Aarseth não baseou o movimento Inner Circle em satanismo, mas em sua crença no comunismo, que é só a política ateia mas assassina da humanidade, e o Øystein queria pregar uma auto destruição, ele declarou isso. Ele induziu o Dead a isso também. Ou seja ele intensificou a filosofia, ou até doutrina black metal, no sentido de ser extremamente radical, e portanto: racista, anti-cristã, comunista, nazista, ele apoiou o coito anal como suprema "transgressão das leis divinas" logo ele queria ser mal, e não travestir sua filosofia de um falso bem, como vocês todos fizeram aqui, e portanto, era uma subcultura destrutiva, mas isso o Jairo não comentou, não é mesmo seu Jairo??? Ser contra padres é fácil, vai ser contra comunistas para vc ver o que é bom. É o que estamos vivendo com o PT. Porra acordem metaleiros. Eu sou ã de metal, mas não compartilho com nenhuma opinião desse ridículo documentário.
@leosiqueira40667 жыл бұрын
Cara eu li seu comentario todo , no passado nem perdi meu tempo para ler , mas agora eu li sim , e ainda fui dar uma olhadinha no seu canal , catolico e fã de nando moura , acusa o comunismo de maior assassino da historia e quem e comunista de racista , anti-cristão e tudo mais Vc não e cristão pelo modo pois mais de 1000 anos de atraso , perseguição a outras culturas matar pessoas por crenças diferentes das suas e algo bom seu imundo pra humanidade ? vamos comparar em livros de historia quem matou mais e continua matando sendo que o comunismo msm nunca chegou a ser implantado , Padres pedofilhos filhos da puta , estupram cometem crimes ate por isso nasceu o protestantismo , vcs deturpam a historia , criaram uma sociedade completamente imundade por valores religiosos que consistem em mintiras de uma etica sem fundamento e ainda quer defender esse rio de sangue ? tem msm que queimar as igrejas o heavy metal sempre vai lutar contra vcs cristãos dentro do metal conservadores , que não tem um pingo de conhecimento nem da sua propria biblia imaginaaaaaaaaaaaaaaa , da sua religião assassina , vc sera um '' Santo '' inquisitor quem não for a favor da igreja que morra no inferno neh seu imundo bosta , a igreja catolica se unil ao nazismo vai negar isso seu bosta ?
@gasparzito7476 жыл бұрын
+Leo Siqueira kkkkkkkkk,comumismo nunca chegou a ser implantado? por ai ja se vê a alienação da pessoa,kkk
@gasparzito7476 жыл бұрын
+Leo Siqueira vc confundi cristianismo com catolicismo,vai estudar vai jumento
@wadson_sm9 жыл бұрын
Cara, parabéns pela iniciativa ! excelente documentário.
@paulorobertosutil9 жыл бұрын
Excelente trabalho... parabéns...
@MrPMARCIOBEZERRA3 жыл бұрын
Vivi dentro do metal como sendo minha principal ideologia... porém um dia Deus falou comigo e aí me reposicionei nessa terra... continuo curtindo metal e detestando religiosidade. Muito bom ver as diferentes opiniões.
@guilhermemaia39595 жыл бұрын
olha nao sou de BH mas parece que os caras manjam de som mas ainda são adolescentes vestindo camisetas de banda querendo cagar regras... salve jairo guedz que é um exemplo!
@MrAderlando2 жыл бұрын
Lá nos EUA não tem essa frescura de divisão no heavy metal bandas cristãs tocam lado a lado e tem respeito mas como o Brasil é atrasado até em pensamento dá nisso!
@canaldiegometalizer89014 жыл бұрын
"Eu nunca vi até hoje uma banda de white metal fazer som" - vc conhece antidemon?
@RMarchiori3 жыл бұрын
mol bosta
@PauloSergio-pv6uh2 жыл бұрын
Tem o KRIG daqui de BH . O Saint Spirit , que lembra pra caramba o Sepultura .... Tem muita banda boa cristã
@isaqueribeironahistoria81006 жыл бұрын
Já fui em shows do Oficina G3, do Resgate (2x cada um), mas já fui em festivais de rock/metal com banda cover, festivais com bandas autorais da cidade de Salto/SP e região, e nos shows de Dr. Sin e Korzus. Excelentes shows.