CULTNE NA TV - Programa Lena Martins

  Рет қаралды 8,686

Cultne

Cultne

6 жыл бұрын

Programa Cultne na TV exibido em 14 de abril de 2018 na TV Alerj tendo como convidada Lena Martins, artesã pioneira na confecção das bonecas negras, Abayomi.
CULTNE NA TV é um programa para TV que utiliza a riqueza do acervo Cultne além de novos conteúdos num mix de leveza e informação sobre cultura negra. O programa Cultne na TV está no ar na TV ALERJ, uma TV a cabo pertencente ao poder legislativo do Estado do Rio de Janeiro.
Exibição semanal o Cultne na TV traz para a televisão uma importante contribuição para a diversidade da imagem veiculada na mídia brasileira. O programa vai dar aos telespectadores da TV Alerj a oportunidade de se informar, se emocionar, desconstruir preconceitos, a partir de fatos da história contemporânea do movimento negro no Brasil.

Пікірлер: 33
@crisnascimento9940
@crisnascimento9940 5 жыл бұрын
Agradecida pelo enegrecimento da autoria criativa e afetiva dessas bonecas. Vinha repetindo essa história inventada de explicação das Abayomi em oportunidades de fazer oficina... revendo já essa narrativa!
@MarcinhaSilva-ui3fv
@MarcinhaSilva-ui3fv 4 ай бұрын
Parabéns Lena Martins pela grande contribuição à sociedade que ainda é preconceituosa e discriminatória. A senhora é uma gigante e maravilhosa educadora. Gratidão pela entrevista esclarecedora sobre a verdadeira criadora da boneca Abayumi.
@tutanomaster2008
@tutanomaster2008 4 жыл бұрын
Eu me emocionei junto, Lena! Parabéns pela sinceridade, sensatez e lucidez!
@Fathi4696
@Fathi4696 5 жыл бұрын
Muito obrigada, pelo esclarecimento , desde quando fiquei sabendo de Lena martins, fiquei muito chateada,mais comecei agora a falar sobre a verdadeira historia de abayomi
@renatamaia2459
@renatamaia2459 4 жыл бұрын
Adorei o programa, pois desfaz esta confusao sobre a autoria desta arte, divulga o trabalho belo e sensivel. Pude recordar o dia em que la nos anos 80 tive a oportunidade de fazer a oficina. Gostaria demais de fazer o bebe, pois me sinto feliz com nossa família multiétnica. Parabéns pelo programa gente!❤
@SolOliveira16
@SolOliveira16 4 жыл бұрын
Mas gente... Eu gostei muito mais dessa história. Pq Romantizar a escravidão? Eu estou de boca aberta, preciso falar sobre isso com as crianças.
@grazieladesouzapereira7071
@grazieladesouzapereira7071 4 жыл бұрын
Gratidão por trazerem a história e a criadora das bonecas. Parabéns Lena pelo belíssimo trabalho.
@sherm955
@sherm955 4 жыл бұрын
Adorei ver essa entrevista que contribuiu muito para mim. Agora posso ensinar aos meus alunos a narrativa adequada.
@elianenascimento3487
@elianenascimento3487 10 ай бұрын
Você é uma delicinha Léia Martins sua doçura encanta e educa. Muito obrigada pela sua grande contribuição no mundo.❤
@thiagofidelis8357
@thiagofidelis8357 4 жыл бұрын
Muito obrigado!!!! Mesmo!!!! Sejamos leais com a nossa história!!!!!
@joicecristinabarbierivivia211
@joicecristinabarbierivivia211 Жыл бұрын
Conheci a boneca Abayomi pela versão romantizada, inclusive adquiri uma de uma artesã negra de Brasília, mas não me dei por esclarecida e descobri a verdadeira história. Fiquei mais encantada, e realmente, sou apaixonada e hoje ensino e mostro essa verdadeira história para estudantes. Lena Martins, muita admiração.
@lucas99727
@lucas99727 5 жыл бұрын
Adorei a explicação, eu estava me preparando pra criar um trabalho pra faculdade sobre essa temática. Adorei saber da história real. Obrigado pelo esclarecimento.
@mariarosario5453
@mariarosario5453 11 ай бұрын
Para uma pessoa tao doce criativa e inteligente dizer que "preferia atirar uma criança ao mar" me faz refletir sobre o que realmente é resistência e grandiosidade.
@marilenedias3779
@marilenedias3779 2 жыл бұрын
Faço questão de trabalhar a verdadeira história com meus alunos.
@leituralizando5847
@leituralizando5847 3 жыл бұрын
Que maravilha aprender sobre a verdadeira origem da Abayomi 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@ateliemimosdemarina
@ateliemimosdemarina 2 жыл бұрын
Eu estou apaixonada pelas bonecas Abayomi. Parabéns Lena, artesanato é a minha paixão!
@alexiasantanna
@alexiasantanna Жыл бұрын
Encanto de espelho
@roselipizarro8413
@roselipizarro8413 Жыл бұрын
Olá, não sou negra pelo menos nesta encarnação, mas sou apaixonada pelo seu trabalho e está cultura tão linda!! Espalho por todos os lugares este trabalho artesanal e cultural!!
@wanubijohari1
@wanubijohari1 3 жыл бұрын
NOSSAAAA, sou da Guiana Inglesa e aprende dessa historia do Abayomi torta!!! Eu ja fiz varias oficina ensinado como eu aprender, gente que coisa isso.. MUITO OBRIGADA PELO ESSA video. Abraços.
@CarlaSilva-fg5ml
@CarlaSilva-fg5ml 2 жыл бұрын
Que mulher sensível e inteligente! Sempre contei essa versão romantizada, sem conhecer de fato suas origens. Passarei a dar a ela os devidos créditos e divulgar a verdadeira história.
@val7345
@val7345 2 жыл бұрын
Tbm, agora vou contar a história correta!!
@BeteCortes
@BeteCortes Жыл бұрын
A lenda ou conto da Abayomi está até nos livros didáticos. Temos que trabalhar esse tema com as crianças na escola e teremos que contar a lenda. O que fazer? Acho que terei que contar a história real e a história inventada.
@jucioliveira8046
@jucioliveira8046 3 жыл бұрын
Nossa e nos sites renomados encontra essa história dos navios que absurdo, o Brasil abafa a história real triste🤦
@martonioholandaartepopular4098
@martonioholandaartepopular4098 3 жыл бұрын
muito bom conhecer a história da Lena...mas me trouxe reflexões a respeito do valor do trabalho autoral de cada artista. Também abre um leque de assuntos a respeito de como as idéias chegam aos artistas...a mesma idéia em diversos lugares do mundo...(nesse caso, quem é o verdadeiro autor?)...sinto que a grandeza do trabalho da Lena não é só confeccionar uma boneca, mas sim inserí-la em nossa realidade histórica junto com seu trabalho, aproveitando a força que o objeto traz às pessoas.
@sandragurgel6139
@sandragurgel6139 2 жыл бұрын
Fiz oficina com a Cooperativa por volta dos anos 1990 é maravilhosa. Acho que a história inicial do processo de criação deve ser cotada, mas a história que circula não é romantizada, não é possível ver romance na violência em ter crianças nos navios, mas que ela pode ser sinal de resistência, também é importante.
@marialetice5238
@marialetice5238 3 жыл бұрын
Bom conhecer a verdadeira história da boneca abayomi
@mpfilgueiras
@mpfilgueiras 5 жыл бұрын
Pena que algumas pessoas usam a "verdadeira" história da boneca para deslegitimar o movimento negro. Da mesma forma que fazem os revisionistas de Zumbi.
@elainefiorentinisaez5137
@elainefiorentinisaez5137 3 жыл бұрын
No caso Zumbi,não foi herói como contam, ele tinha escravos também...ai me pergunto, pra que mentir? A própria história ja é suficiente, não precisa criar o que não existe. E na verdade, eu não gosto dessas verdadeiras diferenças que se criaram.
@mpfilgueiras
@mpfilgueiras 3 жыл бұрын
@@elainefiorentinisaez5137 hj todo mundo no movimento negro sabe que havia escravos nos quilombos. E tb que era um tipo de escravidao diferente, em que os prisioneiros de guerra eram eventualmente assimilados à sociedade. Quem criou as diferenças que te incomodam ñ foram brancos nem pretos, foi o colonialismo como sistema econômico e político.
@elainefiorentinisaez5137
@elainefiorentinisaez5137 3 жыл бұрын
@@mpfilgueiras sou professora de arte e te digo...não se ensinam isso na escola não, Zumbi é visto como herói, arrumaram uma esposa pra ele e assim se romantiza tudo sem se falar a verdade..negros eram vendidos por negros. Sabe o que me irrita, de verdade? ( Não sou racista, tive 3 namorados negros, amigos, primos...) Me irrita canonizar etnias, gêneros e sexualidade. Ser HUMANO é passível de bem e mal, isso não é primazia de uma raça, haja vista os conflitos em Ruanda dando em um genocídio sem proporções entre civis patrocinado por um ditador ( ele não colonizou lugar algum, mas foi menos ruim para sua própria raça? Não, e assim há muito ditadores na Africa até hoje que mantém o povo na miséria e enriquecem absurdamente ( aliás Lula patrocinou esse ditador). A história se fez com os colonizadores em várias partes do mundo, obvio que não foi perfeita, mas temos sanar as diferenças mas nunca conseguiremos ELIMINAR pq isso esbarra em liberdades, desejos, anseios...
@mpfilgueiras
@mpfilgueiras 3 жыл бұрын
@@elainefiorentinisaez5137 Eu acho que há muita diversidade no movimento negro e que todo movimento social pode cometer equívocos. Mas tb acho que prestam um grande serviço no avanço da cidadania e na autoestima do povo brasileiro.
@claudiagodoi3226
@claudiagodoi3226 2 жыл бұрын
Aprendi a origem "romantizada" como falam por aí. O que não acho nada romântico rasgar a roupa e fazer uma boneca ao filho/a. Oriundas dos tecidos das mães nos Navios Negreiros Terei que mudar o discurso com meus alunos... Vivendo e aprendendo! Mas ainda com uma "pulguinha atrás da orelha"
@leiaribeiro5860
@leiaribeiro5860 Ай бұрын
O pior é que ja vi livrinhos contando essa errada história.
Abayomi (ethnographic documentary)
33:01
Observatório do Patrimônio Religioso UNIRIO
Рет қаралды 26 М.
CULTNE NA TV - Programa Marcelo Reis
28:20
Cultne
Рет қаралды 473
The joker's house has been invaded by a pseudo-human#joker #shorts
00:39
Untitled Joker
Рет қаралды 14 МЛН
1 or 2?🐄
00:12
Kan Andrey
Рет қаралды 28 МЛН
⬅️🤔➡️
00:31
Celine Dept
Рет қаралды 52 МЛН
Just try to use a cool gadget 😍
00:33
123 GO! SHORTS
Рет қаралды 85 МЛН
Lena Martins - Boneca Abayomi
22:48
Portal Sabiá
Рет қаралды 4 М.
Don Filó relembra a vibe da Soul Grand Prix  em Caxias
9:27
KingZulu Zezzynho Andraddy UZN
Рет қаралды 12 М.
"O negro na TV sofre RACISMO o TEMPO TODO" - Canal Preto
7:03
Canal Preto
Рет қаралды 13 М.
Baóba, árvore da Vida | Mwana Afrika Oficina Cultural
2:48
Mwana Afrika
Рет қаралды 37 М.
História da boneca Abayomi - Noeli Souza
8:05
VITORIA STUY
Рет қаралды 112 М.
Ancestralidade - Rastafari | Ama Mizani
1:05:54
África e Diáspora: História e Cultura
Рет қаралды 11 М.
Humor PERVERSO e RACISMO - Canal Preto
5:37
Canal Preto
Рет қаралды 55 М.
The joker's house has been invaded by a pseudo-human#joker #shorts
00:39
Untitled Joker
Рет қаралды 14 МЛН