Um dos intelectuais mais foda que já conheci. É visível que o historiador Carlos Moore tem um discurso de honestidade intelectual. Da pra sentir a boa vontade dele em encontrar resposta para esses assuntos tão complexos.
@vanderliteodoro30332 жыл бұрын
Concordo plenamente com o professor Carlos Moore.
@mariolunga.87552 жыл бұрын
Meu mestre. Amor eterno.
@fernandamaria83392 жыл бұрын
Excelente aula das raízes do racismo, com argumentos profundos e fundamentados.
@antkomba2492 жыл бұрын
(00:35:30)
@elidao.santos74084 жыл бұрын
Adorei! Somos Americo-africanos, não latinos! Estive 6 meses em New York, onde ia me inscrever, me cadastrar, me colocava com a única opção de latina....eu rabiscava ecescrevis Black ou afro-brazilian...
@enoishiphop14 жыл бұрын
É só pesquisar, e ver a realidade...fx... 1- kzbin.info/www/bejne/d6PYgoKfqLKFg6M Carlos Moore completo 2- kzbin.info/www/bejne/i4Kbc4NtdrqYmtk gêmeos
@raisa71514 жыл бұрын
Esse homem é honesto intelectualmente. Sem paixões ideológicas. Claro no argumento. Conseguiu ser contra o racismo, que de fato existe e é real, mas não justificou uma corrente ideológica que é fato injustificável, e melhor ainda, fez tudo sem defender os ditos "algozes" brancos. Ele fez uma análise honesta.
@lucineaferreira52754 жыл бұрын
Coisa que vc não consegue fazer nem em um comentário. 🤔
@neiltonjunior34004 жыл бұрын
Como ele pode ser honesto afirmando que marxismo é uma epistemologia branca? Sendo que África possui diversos autores marxistas que lutaram na prática contra o colonialismo e o capitalismo. Isso é um absurdo. Dizer também que o racismo é fruto das diferenças fenotipicas , e não de um processo histórico de dominação colonial que visava o domínio econômico e matéria prima.
@luandolunda78253 жыл бұрын
@@neiltonjunior3400 o marxismo nasceu em africa?
@neiltonjunior34003 жыл бұрын
@@luandolunda7825 Quem escreveu "marxismo e a questão racial" foi Carlos Moore. Não, o marxismo não nasceu na África, mas isso pouco importa. O marxismo é um método de análise social, ele pode ser aplicado em qualquer parte do mundo, independente da origem. Assim como a física moderna, nascida na Inglaterra.
@neiltonjunior34003 жыл бұрын
@@luandolunda7825 O marxismo não nasce na África, mas quem aplicou a metodologia do marxismo em África foram os próprios líderes africano, provando aquilo que eu falei. Pode ser aplicado e estudo em qualquer país do mundo que exista conflitos sociais e exploração.
@arianaramos78482 жыл бұрын
fantástico, desisto ;;;;
@lesmajeste55754 жыл бұрын
eu entendo todo o esforço do professor em debater assuntos milenários africanos__ certo que o racismo não raiz africanas o seja, indígenas, epistemologicamente falando. basta ler a descolonidade do poder do peruano para esgotar o assunto_ o racismo não é negativo em si por tanto se trata de raça dos animais (tal a raça bovina etc.); assim concordo que o ser humano faz parte no reino de animal, é certo que podemos falar de raça humana (mesmo que seja algo absurdo). eu concordaria com o célebre professor de que o racismo não é negativo, na medida que ele concordaria que os seus efeitos são negativos. eu não sei se eu entenderia que o racismo não perverso se nasceu de uma raça perversa. "o racismo é um instrumento que estrutura a sociedade", só que o professor esqueceu de dizer, "do modo europeu". o racismo é um processo histórico dos povos com histórias em desvalorizar os povos sem histórias. mas a pergunta é existe povos sem histórias? ayibobo_ axé