sempre bom vir nos seus videos qnd tenho duvidas da faculdade, muito obrigado !
@alexkidd2538 ай бұрын
Eu tava dando uma estudada aqui e, se ao invés de "int num", tivesse sido usado "static int num", daí se tentar utilizar no outro arquivo o "extern int num", não daria certo. Ou seja, quando se utiliza "static" para variáveis globais, vc impede que outros arquivos consigam enxergar a variável (porque se você não utiliza o static, os outros arquivos podem usar o extern, para conseguir enxergar essa variável). Ou seja, para que o arquivo que tem uma variável global, não ter o risco de outro arquivo fazer acesso indevido nessa variável global, vc coloca static nessa variável global e daí dessa forma vc consegue proteger essa variável do restante do programa. Isso é muito útil, quando se tem várias pessoas trabalhando no mesmo programa. Daí se vc é o dono do arquivo1.c, e outra pessoa é dona do arquivo2.c, então vc consegue garantir que essa outra pessoa não interfira nas variáveis globais que você está usando no seu arquivo1.c
@Ti7ani17 жыл бұрын
Aulas excelentes! Os meus parabéns pela forma simples e objectiva de ensinar C++. Aguardo ansiosamente novas aulas. Por favor não pare. Um grande abraço!
@cfbcursos7 жыл бұрын
Opa, valeu meu caro, muito obrigado, ainda tem algumas aulas de C++ pra gravar
@martelalexandredelcolle53086 жыл бұрын
Professor, o seu trabalho está excelente. Gostaria de sugerir uma aula sobre bibliotecas. Seria um resumo do que cada uma das bibliotecas padrão traz de ferramentas para o programador.
@cfbcursos6 жыл бұрын
Muito obrigado meu caro, vou fazer sim, algumas aulas sobre as bibliotecas
@dudu88games7 жыл бұрын
Parabéns pela aula. Fessor Bruno, me surgiu uma dúvida em um trabalho escolar de compiladores. O meu grupo escolheu C++ pois é rápido e já tem as estruturas de hash e stack (o que em c, teríamos que implementar). A minha dúvida é no arquivo de cabeçalho. No nosso código temos uma classe que contem uma matriz que define a transição do autômato, e outras funções públicas para acesso as variáveis privadas. O problema é que, pra mim o cabeçalho devia ser um protótipo com comentários para auxiliar a pessoa que fosse usar essa classe, ou seja não deveria conter a matriz (que define todo o funcionamento do autômato). E nós não conseguimos migrar a matriz para o arquivo .cpp da classe. Teria como o senhor explicar o método correto de se fazer isso. Agradeço desde já!
@FelixKim5797 жыл бұрын
Professor, obrigado pelas aulas! So tenho uma duvida em relacao ao uso do extern. Existe alguma maneira de acessar variaveis declarados como auto no arquivo externo usando extern sem se preocupar em saber seu tipo?
@jerfersonmatos284 жыл бұрын
Eu fiz igualzinho, mas o console diz: undefined reference to 'impNum()' na linha 11 do main.cpp
@ddp6_3 жыл бұрын
@@WartkOficial é pq vcs compilaram apenas o main.cpp, tem que compilar os 2 codigos (main.cpp e auxiliar.cpp)
@ddp6_3 жыл бұрын
g++ -std=c++17 -Wall 'main.cpp' 'auxiliar.cpp' -o main
@leoniterto92683 жыл бұрын
@@ddp6_ Opa, eu to com o mesmo problema e estou usando o Atom pra programar, tem ideia aonde eu colocaria este comando ae? teria que fazer um makefile? se sim como criar esse makefile independente. é nois, abç
@leoniterto92683 жыл бұрын
Consegui aqui, peguei os dois arquivos e compilei juntos, achei que nao conseguiria fazer isso, mas deu certo. Valeu mesmo
@mateus-dev-me4 жыл бұрын
fessorBruno!!
@isacom10552 жыл бұрын
Professor, estou com uma dúvida quanto ao vscode, como eu faria um novo projeto de acordo com essa aula?
@manoelbarreto30932 жыл бұрын
Ola @isacom, eu também estou vendo as aulas e usando o editor VsCode e o caminho que fiz para funcionar esta aula, foi usando o #include "C:/user/caminho_de_arquivo/auxiliar.cpp" no cabeçalho do arquivo main.cpp para que fosse acessado e funcionou corretamente, não sei se é correto, mas deu certo.
@gustavo10destroyer Жыл бұрын
Eu criei um arquivo para fazer build, 'build.bat', dentro dele tem um código bem simples em batch: @echo off g++ main.cpp auxiliar.cpp -o main É só na hora de compilar, você colocar todos os arquivos do seu projeto, e automaticamente ele vai juntar tudo
@afsafs48996 жыл бұрын
👍✔
@masinhoplayer8773 жыл бұрын
Achei interessante, mas tipo, pra que eu usaria isso? Realmente quero saber, quem puder me dar ideias aí agradeço
@breno46973 жыл бұрын
acho q é algo redundante
@PSTNH_D_DNT3 жыл бұрын
Arquivos externos de extensão ".cpp" são ótimos pra você utilizar quando quer criar alguma função importante do seu programa, que por motivos de organização, fosse interessante utilizar. Em contraposição, o arquivo ".h" não é recomendado criar funções que fazem o que um arquivo ".cpp" deveria fazer. Para um arquivo ".h", uma boa prática é você declarar apenas constantes, variáveis e definições de funções/classes etc., não criar o programa inteiro lá.
@alexkidd2538 ай бұрын
quando você pensa em programas pequenos, não faz sentido mesmo, porque vc faz o programa inteiro dentro de só um arquivo. Mas em projetos grandes, para poder ficar mais fácil organiza-lo, cria-se vários arquivos, para dentro de cada arquivo não ter muita coisa: daí que é comum um arquivo ter que ter algum jeito de acessar as informações do outro arquivo. E essas formas aí que o fessor Bruno mostrou são as formas para se conseguir fazer isso.