O vídeo aborda fases do desenvolvimento brasileiro até a difusão do capitalismo industrial no País. Cobre o período que vai do final do século XIX até a metade do século XX, enfatizando a caracterização do capitalismo como o sistema econômico baseado no trabalho livre e assalariado. Mostra também que o colonato foi uma peculiaridade no desenvolvimento brasileiro por representar uma forma intermediária entre o trabalho livre do capitalismo e a escravidão do período anterior.
@rosepilcher12 жыл бұрын
muito bom!!! videos de qualidade (e crítica) precisam ser mais divulgados e acessados! o youtube é uma ótima base de disponibilização de conhecimento, apesar de atualmente só uma pequena parte da sociedade possua o privilégio de acessar (e diferenciar videos de qualidade) essas redes digitais. como democratizar essas informações/conhecimentos/meios de comunicação nos dias atuais???????
@thaianyrodriguespereira49188 жыл бұрын
Acho muito interessante, mais faltou legenda, não consigo entender sem legenda eu sou DA(Deficiência auditivo), para entender, seria com legenda...
@bruh.46195 жыл бұрын
mas tem
@xmxrsxn4 жыл бұрын
mas tem
@heliatavares21579 ай бұрын
Amei!
@rogerccb1311 жыл бұрын
nota 10
2 жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼
@tamirisamaral1119Ай бұрын
@tamirisamaral1119Ай бұрын
@rosilenegomesdemelo84754 жыл бұрын
Pena que o ser humano ficar de fora. O acúmulo de béns e o povo sofrendo e sofrendo ... .
@thalitakezia51994 жыл бұрын
Nota 1.0000
@mateusaviz3025 Жыл бұрын
Capitalismo
@dayaneninge14352 ай бұрын
o vídeo passa uma falsa neutralidade, passa uma imagem amena da capitalismo, que em sua teoria pode até pretender um trabalhador livre, porém a pulsão capitalista é voraz e cruel e tem tudo haver com escravidão, o capitalismo é capaz de reiventá-la em todos os momentos históricos, como temos agora na contemporaneidade. também acho erroneo começar a história do capitalismo pela sua consolidação, sem apresentar de onde e como ele se consolidou, que foi através de exploração pura do trabalho escravo em colonias, entre outras coisas. vídeo superficial demais, começa sugerindo atraso no Brasil com a ideia de que aqui não havia indústria, como se a industrialização europeia ser uma coisa toda boa fosse um consenso, sendo que a nossa necessidade é colocar esse consenso em cheque....ainda tem a péssima frase "escravidão, é um assunto importante mas, chegamos à Jundiaí". e só pra finalizar, o problema da informação superficial é que ela não ficando bem explicada não fixa direito na cabeça de ninguém, pq tem muitos detalhes, como o contexto social, que funcionam como conectores da linha histórica.