Sobre o imperador, querem criar qualquer desculpa pra apagar a história e reescrever do jeito que eles gostam. Já fazem isso a anos contando um monte de mentiras nos livros escolares. Você Rezzutti, está nos libertando da ignorância, gratidão! Deus te abençoe!
@Cr7Micto4 жыл бұрын
eles tão com medo porque o povo ta aprendendo a verdade então inventam e distorcem fatos
@onemorenothing86704 жыл бұрын
Sou da região de Americana e realmente era/é um lugar barato para comprar roupas, justamente por conta dessa história do algodão. Há até mesmo uma empresa de transportes chamada Princesa Tecelã e histórias de poucos anos atrás de moradores de áreas mais rurais reclamando da poeira dos caminhões de algodão e muita gente com sobrenome americano.
@crislaineruano49684 жыл бұрын
Sou da cidade de Americana-SP e pelo que li é ouvi na escola, a cidade se desenvolveu a partir da Vila dos Americanos formanda pelos mesmos que vieram para cá após a guerra de secessão (se instalando onde acho que hoje é Santa Bárbara D.'Oeste) - Inclusive aqui na cidade tem um colégio que se chama Dom Pedro II (não sei se tem relação com alguma visita ou homenagem ao Imperador). Os americanos podem ter dado origem a vila (que depois virou município) mas a maior parcela de desenvolvimento da cidade se deu muito mais a contribuição de outros imigrantes como alemães (família Muller), italianos, e claro os brasileiros. (Se tiver alguém aí que conhece melhor a história de Americana por favor complemente 🤗). Curiosa para saber mais desta história!! Paulo, Adoro seu canal!!
@crislaineruano49684 жыл бұрын
@@neilabaqui9449 Boa tarde! Bem, moro em Americana há mais de 30 anos. Aqui temos muitas festas em igrejas, principalmente quermesses de padroeiros, e a festa do peão que também é bem famosa, mas desconheço o que comentou como sendo aqui na cidade. Pelo que sei é na cidade de Santa Bárbara D' Oeste, vizinha a Americana que era realizada a Festa dos Confederados, onde os descendentes dos imigrantes reviviam as tradições de seus antepassados, assim como acontecem em várias colônias de imigrantes espalhadas pelo Brasil. Sinceramente, noto que Americana apesar de levar o nome da Vila dos Americanos é a que menos tem ligação com os fundadores. Por aqui se houve falar mais dos imigrantes alemães (família Muller) de trouxeram o progresso através da produção têxtil no início do século XX. Eram tempos áureos onde Americana foi conhecida (acredito que em âmbito nacional) como A princesa tecelã.
@dandandd36034 жыл бұрын
Neila Baqui So um adendo: Segundo o vídeo acima do Paulo, os Confederados não vieram em busca de um lugar onde pudessem ter escravos (ou por serem escravocratas), mas sim para implementar sua expertise na cultura do algodão.
@dandandd36034 жыл бұрын
Neila Baqui Vc assistiu o vídeo? O assunto aqui é sobre a chegada dos confederados no Brasil a convite de D.PedroII (e não sobre achismos, distribuição de renda, fosso entre ricos e pobres e outros problemas terríveis que tivemos/temos no país). Minhas fontes são FATOS, REGISTROS e DADOS históricos, por isso sigo o trabalho super sério de pesquisa do Paulo Rezzutti e confio plenamente no seu conteúdo. Vc não mudará a minha opinião (e eu não mudarei a sua), portanto, encerro por aqui a conversa. Boa Noite!!! (E te aconselho fortemente a ler os livros do Paulo! Fica a dica!! ) update: E correeee pq acabei de ficar sabendo que a Casa dos Mundos está dando desconto de 50% nos livros!!😱)
@lizjulio30474 жыл бұрын
@@neilabaqui9449 acompanhando Eduardo Bueno realmente continuara acreditando que D.Pedro II deu incentivo aos confederados a virem para o Brasil para continuar a escravidão aqui. É por causa dessa demonização e desinformação que picharam, ou tentaram, a estátua de Lincoln nos E.U, ignorando o que ele fez para o término da escravidão lá. É assim que mudam e até apagam a verdadeira história.
@Pedrocks284 жыл бұрын
Primeiramente, parabéns Professor, mais um excelente vídeo . Pelo meu achismo, vejo que muitos estão assustados pelo aumento de adeptos a ideia Monarquista Brasileira, assim, tentam a cada oportunidade de maneira baixa, como sempre, deturbar a história do Brasil, além de criar inverdades contra Família Imperial. AVE IMPÉRIO DO BRASIL.
@nerdcontent45444 жыл бұрын
Sou monarquista ,e se a monarquia voltasse em 93 , teríamos o mesmo chefe de estado digno e fazendo indicações coerentes
@sofiagameslobaalpha88284 жыл бұрын
Nesses 20 minutos, em média, dos teus vídeos, eu aprendo muito mais do que no tempo da escola. Sempre amei história, mas no meu tempo era mais "decoreba" porque a cobrança de notas não permitia a gente curtir o momento histórico. Parabéns pelo conteúdo do teu trabalho, é excelente! Abraço, Silvia e Sofia 😘
@isabeladonascimentopacheco72564 жыл бұрын
Acompanho este canal como uma cachaça. E das boas! Canal rico em informações, cultura, estimulante. Através dele, expando conhecimentos, baixo livros, sou levada a muita pesquisa! #amomuitoestecanal#
@shayvajasjeet68044 жыл бұрын
Adoro cachaças de estirpe, acho que é uma bebida injustiçada e alvo de ampla gama de preconceitos. Rezzutti podia criar a "Cachaça do Barão " para a gente comprar e acompanhar os vídeos. iria vender mais que livro ! Para enfrentar a quarentena tome a Cachaça do Barão com o Barão ! É imperial kkkkk !
@Bem18224 жыл бұрын
@@shayvajasjeet6804 excelente idéia! Eu não bebo, mas cresci vendo minha família tomar cachaça.
@shayvajasjeet68044 жыл бұрын
@@Bem1822 Eu sou diabético e recebi a seguinte ordem médica : cerveja e vinho não são bebidas, são muito mais COMIDA. Beba. vodca , gim ou cachaça, Bebo pinguinhas aos pouquinhos e aprecio.
@sergiomota93554 жыл бұрын
Excelente explicação sobre a aproximação de D. Pedro II e os sulistas norte americanos. Já tinha ouvido, de um outro "historiador", que também tem um canal aqui no youtube, falando que D. Pedro II era um admirador de donos de escravos e que ajudou a fundar Americana para, de certo modo, continuar a escravidão aqui no Brasil.
@shitposterdosouthamericame84134 жыл бұрын
É o peninha????
@mariaeddycesario30675 ай бұрын
Meio esquisita, essa "afirmação" ...
@conceicaoferraz17854 жыл бұрын
Viciada no canal Rezzutti, nunca gostei tanto de história do Brasil 🇧🇷🇧🇷 kkkkkkk
@Ihigjgubuv4 жыл бұрын
Trabalho em casa e faço tudo ouvindo o canal do Rezzutti!😅
@pauloyokomizo43634 жыл бұрын
A relação de D.Pedro II com a chegada dos americanos sulistas, tem a ver com interesses econômicos, da introdução no Brasil da produção do algodão e da industria textil, não tem relação com aspectos ideologicos. As cidades de Americana e Sta Barbara d´oeste em São Paulo, depois de diversas áreas oferecidas aos americanos foram escolhidos por eles para se instalarem nesta região; na região tem o cemitério dos americanos, que por pressões da religião católico não permitiam o enterro de protestantes no cemitério da cidade. A Universidade Mackenzie, tem origem na entidade religiosa que veio acompanhando esta leva de emigrantes, inicialmente chamada de Escola Americana, com ensino básico e evoluindo aos cursos superiores. Introduziu o curso de Engenharia e de Engenheiros Arquitetos, pouco anos antes da USP; até antes do início da II guerra mundial, era um campus avançado da New York University da mesma entidade religiosa, os diplomas eram reconhecidos no Brasil e EUA. A Universidade Mackenzie, formou os primeiro times de futebol em São Paulo (Brasil), época em que era considerado um esporte de elite, Charles Miller jogava neste time. O primeiro campeonato de futebol, foi organizo pela Liga Paulista de Foot-Ball em 1902 com a participação de 05 times, São Paulo Athletic, Paulistano, Mackenzie, Germania e Internacional, o melhor jogador foi Charles Miller (10).
@Ricardo-mr3bg4 жыл бұрын
Foi escolhido o interior de SP porque a região tem clima e solo parecidos com o do sul dos EUA.
@rc64984 жыл бұрын
Duas cidades porcas nojentas Santa Bárbara d'Oeste manteve segregação racial até o final da década de 1980. Duas nojentas sujas cidades !!!
@EribertoRN4 жыл бұрын
A história do Brasil é riquíssima e é maravilhoso poder acompanhar o canal nessa quarentena.
4 жыл бұрын
Amo Esse Canal!Me inspira Muito
@liamarciareiddeazeredo54634 жыл бұрын
Eu gosto das gargalhadas... 💕
@paulohenriquenettodealcant2464 жыл бұрын
Muito esclarecedora a sua exposição... ...em tempo de disputas de "narrativas" com pouco ou nenhum cuidado em checar a documentação, o fato histórico e a lógica intrínseca aos eventos, o trabalho de vocês ganha um maior significado!
@andresantos83274 жыл бұрын
Visitei o cemitério confederado em Santa Bárbara do Oeste. Estava no meio de um canavial e na época (2008) junto a uma obra de estrada. Nessa área, num marco em forma de triângulo, decorado com a bandeira da "Dixieland", os nomes das várias famílias com ênfase em determinado coronel maçom e os túmulos das famílias bem conservados. É história!!! Grato pelo vídeo.
@naiaramariatadeu40474 жыл бұрын
Eu amo o Paulo e seus convidados! Na verdade estou aprendendo sobre a história do Brasil agora. Como falta a nós brasileiros conhecer mais o nosso passado histórico. E ainda me despertou uma vontade imensa de visitar os lugares históricos do nosso país. Obrigado Paulo Rezzutti por nós proporcionar esses momentos tão deliciosos!
@powermetaltemplario95284 жыл бұрын
#RezzuttiResponde Um barão, marquês, duque etc, poderiam mandar fazer coroas de seus respectivos títulos nobiliárquicos e usá-las ou deixá-las como tesouro?
@anabere61164 жыл бұрын
Parabéns Rezzutti! Trazendo luz à treva da polarização e da ignorância que tomaram conta do Brasil e, pelo visto, do mundo!
@Bem18224 жыл бұрын
Polarização é bom sim!!! Pra se haver um debate tem que ter mais de um lado, e discutir política é muito saudável para um país livre. O que não pode existir de jeito nenhum, é a polarização querer apagar a história, esconder os fatos e reescrever a história do jeito que lhes agrada, isso não pode mesmo!!! O passado, sendo bom ou ruim, foi o suporte para a evolução da humanidade, toda história merece ser lembrada.
@anabere61164 жыл бұрын
@@Bem1822 polarização não é sinônimo de pluralidade...
@mateuscardoso17614 жыл бұрын
Antes não tinha nem polarização e muito menos pluralidade, antes existia só um lado de pensamento e grudaram toda direita brasileira com o regime militar e que esses não podiam opinar, foi dai pessoal revoltou-se com a situação e criou a polarização, melhor assim do que era antes. Polarização vai sempre existir para ideias antagônicas, conservadores e liberais brigam mas convivem um com o outro de boas, agora progressistas não tem como conservadores não polarizarem são total oposto, enquanto um defende menos estado o outro mais, quando um defende os princípios morais e outro a libertinagem humana, nunca irá dar conversa entre esses dois.
@roseobinger9234 жыл бұрын
Sempre tive vontade de saber mais a nossa história
@vinicius_caldas_rocha4 жыл бұрын
Maratonando esses vídeos, um melhor do que o outro, grande Rezzutti.
@andreypb41034 жыл бұрын
Existe um livro chamado "Hunting a Home in brazil" escrito por um enfermeiro confederado que veio para o Brasil após a guerra. Está disponível em PDF no Library of Congress.
@pauloalbano47004 жыл бұрын
Excelente vídeo! Parabéns pelo trabalho
@ctrbingo4 жыл бұрын
11:42 "O repórter que escreveu pegou textos de historiadores brasileiros que não dizem absolutamente nada a respeito do D.Pedro II ser favorável aos confederados, mas o repórter responsável pela matéria colocou o achismo dele ao invés de se basear pelo que os historiadores estavam falando..." Bem-vindo ao jornalismo do século XXI, Rezzutti.
@gabipontual79924 жыл бұрын
Muito interessante a sua abordagem. Obrigada pelas curiosidades históricas embasadas.
@poderosopontes4 жыл бұрын
Sua fala final foi perfeita !!!! Cada vez sou mais seu fã!!!
@edulorenzoni4 жыл бұрын
Uma excelente aula de cultura e história. Cada dia mais, eu lhe admiro. Maravilhosa explicação.
@shayvajasjeet68044 жыл бұрын
De tudo que li na vida, nada me aportou mais sabedoria e mais mudou a minha percepção de vida que os meus estudos sobre o Ressentimento Nietzscheniano, tenho paixão pela visão deste alemão inteligentíssimo. Eu agora já sei onde Nietzsche inspirou-se para perceber e equacionar este comportamento tão primitivamente humano, e que está cada vez mais vivo e presente no nosso cotidiano : D. Pedro II do Brasil - O Magnânimo Imperador das Selvas ressentido . KKKKKK ! Tudo a ver ! Mais ressentidos imperiais evidentemente clínicos : Amélia de Leuchtemberg , Imperatriz Teresa Cristina , Conde D'Áquila, Barral, Pedro Augusto de Saxe, Conde D'Eu,, Conde de Gobineau e por fim o maior e mais perigoso de todos; Benjamin Constant. Sempre bom lembrar que o ressentido em tudo difere do revoltado.
@nerdcontent45444 жыл бұрын
Mas Pedro I Ifoi bom e exemplar ao Brasil
@shayvajasjeet68044 жыл бұрын
@@nerdcontent4544 PII era um homem culto e muito além do seu tempo. Queria insistentemente, talvez artificialmente, ser moderno, científico, multi-cultural etc e etc. Mas ele era, tão somente, Imperador de Banânia, um remoto, pobre e atrasado país das selvas e da escravidão, que na opinião dele , não o merecia. Ele viajava negando ser imperador e posando de cidadão comum para não ser cobrado em seus paradoxos. Este quadro mostra a insatisfação abissal que ele carregava de si mesmo, ele era, mas não era Imperador, ele sim fazia o favor de imperar. Foi um típico ressentido não-agressivo, e por isto, sem poder expor sua insatisfação com o destino, tornou-se melancólico, barbudo, romântico e entediado. Espero ter-me feito entender ao enquadrá-lo no ressentimento psicoanalítico. Pedro I , com toda a sua satisfação de estar firme e feliz no corpo, era só um revoltado, estupendamente sedutor.
@pedrofleury91084 жыл бұрын
Essa descrição das perguntas respondidas ficou muito boa. Ótimo para pesquisa posterior. Continue, por favor.
@carlosmonteiro47064 жыл бұрын
Formidável! Parabéns, e obrigado por essa explicação baseada na realidade de fatos históricos!
4 жыл бұрын
Muito bem explicado, amigo Paulo.
@angelgames224 жыл бұрын
Boa explicação, tinha visto uma mulher falando sobre esse caso dos federalistas mas dando fonte alguma, sanou minhas dúvidas
@elenitagoncalves7234 жыл бұрын
Excelente explicação, sempre com ricos e expressivos conteúdos. Obrigada!!!
4 жыл бұрын
Quando Vai ter mais Video com A Claudia Witte?
@ormindarodrigues35234 жыл бұрын
Ansiosa para assistir... Obrigada... 😍🤗😍🤴🏻🖖🖖🖖🖖🙏
@skyluke77722 жыл бұрын
Estou maratonando os seus videos,quero assistir todos.O problema que acho eles tão interessantes,que assisto o mesmo video várias vezez kkkkkkk
@leandroaraujomarques29174 жыл бұрын
Muito lúcida sua argumentação sobre a monarquia brasileira e a escravidão.
@marcelenbare18444 жыл бұрын
Show Paulo. Demonizar 1 pessoa só é mais fácil que compreender o entorno.
@psilveirap4 жыл бұрын
#rezzuttiresponde : é verdade que ele chegou a receber votos nas eleições americanas de 1876? Principalmente na Philadelphia devido sua popularidade?
@fabianoasc4 жыл бұрын
Professor Rezzutti , há uma entrevista publicada no jornal New York Times com o ex-imperador Dom Pedro II, feita na cidade de Nice , após o golpe da república. Nela Dom Pedro II trata do que ele chama revolução e teme que o Brasil se divida com separação das províncias do Norte do Brasil. Está no arquivo digital das edições antigas. Um abraço e minha admiração pelo seu trabalho.
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Obrigado!
@marilenemartini46794 жыл бұрын
A questão chave é a "mentalidade" da época! Eu tinha um professor na faculdade q dizia por exemplo q quem ñ era judeu era antissemita! O mesmo acontecia com os escravos eram considerados mercadorias onde estendeu-se na construção da mentalidade do racismo! Mesmo q a família imperial pudesse ter uma aversão a escravatura difícil afirmar q isso ñ se estendia ao racismo! A mudança da mentalidade contra qualquer tipo de discriminação das minorias acontece efetivamente de 30 anos p cá!
@Endrio123454 жыл бұрын
Então. Nesse caso é um erro tentar julgar as pessoas da época de acordo com os valores atuais
@marilenemartini46794 жыл бұрын
A questão ñ é julgar com os valores de hoje, mas entender como as mentalidades foram mudando conforme a própria evolução da sociedade! Essa evolução é q constituí o processo civilizatório!
@danielebarbosa16854 жыл бұрын
#REZZUTTIRESPONDE Paulooooo, me ajuda a dormir, por favor, essa dúvida está tirando meu sono rs. Caso os primogênitos dos monarcas sejam gêmeos, como é decidido qual dos dois herdará a coroa ? Ps Adoro seus vídeos ❤️
@kevinclayart29954 жыл бұрын
Boa pergunta
@agnesrolim43913 жыл бұрын
Teve gêmeos em algum reinado? Nunca ouvi
@wellingtonnascimento46152 жыл бұрын
@@agnesrolim4391 Mas é verdade, com certeza ja nasceu algum par de gêmeos em algum reinado, agora pergunto o que faziam? Pelo jeito escolhiam um e matavam ou trancafiavam o outro.
@agnesrolim43912 жыл бұрын
@@wellingtonnascimento4615 misericórdia
@JuniorOliveira-ky1sg4 жыл бұрын
PARABÉNS AO PROFESSOR, UM VERDADEIRO MESTRE.
@glicialopes34704 жыл бұрын
Ótima explicação professor
@RadarDruid4 жыл бұрын
Olá, 7:03 muito interessante.
@seansantos75244 жыл бұрын
#REZZUTTIRESPONDE: Como eram os debates nas Câmaras Legislativas do Império? Imitavam o estilo de debate das câmaras legislativas britânicas (debate mais acalorado na Câmara Baixa e mais sóbrio na Alta) ou jà eram mais parecidos com os debates actuais?
@eujosimara4 жыл бұрын
Pessoal, vi o Monark do flow falar que não conhece muito de história do Brasil...vamos pedir pra eles levarem o Paulo no programa😍 #paulorezzutinoflow
@guilhermebarreto87824 жыл бұрын
uma ótima ideia!!!
@vanechiky4 жыл бұрын
#responde quiciera saber la historia do barón do Río Branco. En Artigas frontera con Rs Brasil tenemos una escuela pública con ese nombre. También la historia do barón de Maua. Acá en Montevideo en la rambla está el dique de Maua con un monumento a ese barón.
@paularomano27134 жыл бұрын
Vanessa, é #rezzuttiresponde. Eu também me interesso pela história do Barão de Mauá em relação à implantação da ferrovia no Brasil. Há uma vila inglesa pertencente à cidade de Santo André, (São Paulo) chamada Paranapiacaba q é da época da construção da ferrovia. Lugar muito interessante. Sugiro uma visita pelo google.
@juliocesarbonfim4 жыл бұрын
#rezzuttiresponde quais as damas de companhia mais próximas da Leopoldina? Leopoldina confiava nelas?
@relatossabrinisticos4 жыл бұрын
ah esse movimento de "reinventar a história" baseando no ódio generalizado é um horror, derrubar monumentos históricos que poderiam ensinar muito, por lembrarem coisas ruins, é complicado, acabam por arrasar a historia. Uma pena que essa visão deturpada viole a parcialidade de julgar o passado com olhos do passado, juntando todos em um "mesmo saco" ...
@lucymaria16664 жыл бұрын
Sabrina David é mesmo, também não aguento mais ver este pessoal querer apagar a história. Eles não entendem que isto não vai mudar os fatos. E e refletindo jos erros do passado que podemis construir um futuro sem que estes erros se repitam...
@relatossabrinisticos4 жыл бұрын
@@lucymaria1666 siimmm exatamente ! Aquelas imagens estão nos devidos lugares para lembrar algo. Coisas que não podem ser esquecidas, para que não sejam repetidas !
@venonnegro4 жыл бұрын
Isso se chama anacronismo, pessoas fazendo revisão pensando como hoje sem enxergar o período onde a pessoa viveu, onde muita coisa era permitida e normal mas que hoje temos uma visão diferente. Julgar personagens com a mente atual é de uma imbecil idade só
@valderesaparecidavianadomi25764 жыл бұрын
Extremamente esclarecedora essa questão de que D.Pedro II queria o conhecimento americano pra ajudar o Brasil. 💯
@danielivercosa63194 жыл бұрын
Eu amo esse canal d+ 😍😍😍
@luizroberto52934 жыл бұрын
Muito boa a explanação..não teria sentido falar que o motivo seria um apoio aos confederados...
@cintiaelidia57424 жыл бұрын
Amo seus vídeos.
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Obrigado!
@cintiaelidia57424 жыл бұрын
Paulo Rezzutti fiquei emocionada com vc respondendo meu comentário. Beijos
@gilbertodelimaesilvafilho22982 жыл бұрын
Muito bom esse episódio
@irmaluciacatarina4 жыл бұрын
Muito bom estudar e aprender com o "Professor".
@miguelsantosleal70344 жыл бұрын
Se a idéia era trazer os confederados para o plantio do algodão, quem seriam os trabalhadores dessa agricultura? Nos Estados Unidos eles utilizavam o trabalho escravo. E no Brasil a idéia era utilizar qual trabalhador?
@nerdcontent45444 жыл бұрын
Os americanos que vieram foi para viver como viviam,no Brasil ainda tinha escravidão .Pedro 2 não tem nada a ver com o confederados usarem escravos no Brasil. Os europeus preferiram trabalhar a escravizar
@miguelsantosleal70344 жыл бұрын
@@nerdcontent4544 ??
@alersonsantos62022 жыл бұрын
Mas ele não convidou os cara virem para cá para usufruir da escravidão, e sim para trazer essa tecnologia para cá. Agora a forma como eles iriam trabalhar aí o Dom Pedro II não tinha como saber, e infelizmente não era algo que estava sobre o controle dele o Brasil era escravista era impossível impedir esse caras de terem escravos aqui.
@gabrieldias98474 жыл бұрын
#rezzutiresponde: quantos nobres foram agraciados durante o império? Qual a participação/apoio da província de São Paulo a Revolução Farroupilha? Neste sentido, o Paraná (a comarca de Curitiba e Paranaguá, que eram parte de são Paulo na época), se envolveu de alguma forma com a revolução? *Obs: faço estas perguntas porque fiquei que o Paraná emancipou-se da Província de são Paulo, entre outros motivos porque alguns paulistas apoiaram a Farroupilha.
@nerdcontent45444 жыл бұрын
OO imperador ainda moleque acabou c/ essa revolução
@paularomano27134 жыл бұрын
Como sempre, seus comentários nos abrindo a mente. - Otimo q em breve teremos a presença da Claudia e cadê a Ana Cristina Francisco?
@jaquelineokada91064 жыл бұрын
#rezzuttiresponde Paulo, por gentileza, gostaria de ouvir sua opinião sobre a unidade do território brasileiro. Você acredita que exista a possibilidade de algum ou alguns estados brasileiros se separar e proclamar independência? Muito obrigado e parabéns pelo canal.
@dublavoice4 жыл бұрын
#REZZUTTIRESPONDE pela sua experiência como historiador da família imperial / monarquia do brasil e pela sua vivência com a republica, como você enxergaria o império do brasil hoje em dia e o que seria mais benéfico para o brasil hoje em dia, império, república ou outra forma de governo ?
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
História não é feita de "se", qualquer prognóstico de algo que não aconteceu é mero achismo. Não tenho como responder esse tipo de pergunta. Mesmo se o império durasse mais algum tempo será que a a princesa Isabel chegaria ao trono? Não tem como afirmar nada.
@robertamartins17674 жыл бұрын
Adoro muito esse canal
@nikimbarocha68154 жыл бұрын
#rezzuttiresponde o Dom Pedro 2 e a família imperial tinham alguma opinião sobre a guerra civil americana ? E como viam os presidentes Abraham Lincoln e Jeferson Davis ? Obrigado
@sulapresley4 жыл бұрын
Como assim estão querendo denegrir a imagem do nosso Pedrinho???? 🙄
@chadgaming74663 жыл бұрын
Bruh, mais ele apoiava
@mariadorosariochorona3 жыл бұрын
@@chadgaming7466 não
@chadgaming74663 жыл бұрын
@@mariadorosariochorona prova?
@chadgaming74663 жыл бұрын
@@mariadorosariochorona se não apoiava não queria mudar, o império do Brasil era patético, não tinha como funcionar sem a escravidão e não tinha planos de mudar esse sistema foi um dos últimos paizes a abolir a escravidão de tamanho CONTINENTAL! E além de que só 10% da população vivia razoavelmente bem o resto, não contato os negros escravos, era na pobreza beirando a miséria
@ousado58553 жыл бұрын
@@chadgaming7466 ele era só a porra de um chefe de governos com poder representativo ele não podia fazer nada
@canecogelado33834 жыл бұрын
``Aí meu Deus o sentimento monarquio está crescendo o que fazemos? Já sei vamos colocar a tona essa história velha e mentirosa para desmerecer os feitos de Dom Pedro II, hahahhaha, somos geniais´´ Decepcionante, like meu amigo, mais um inscrito.
@Dcds_074 жыл бұрын
Tentar boicotar a história mais do quê já faz kkkkk
@joaocarlosn.g.s.24344 жыл бұрын
Ja ouvi falar de um documento que contava um acontecimento na viagem de Pedro II aos USA; La dizia q alguns confederados, após a derrota na Guerra, pediram para q o imperador anexa-se os estados do sul, e ele disse: 'Never Never'. Nao sei o quao verdadeiro é esse acontecimento, mas gostaria de saber se o senhor ja ouviu falar dessa historia.
@turdaniel_4 жыл бұрын
O professor Rezzutti postou esse texto no seu Twitter. Se não me engano, foi na postagem que ele respondeu ao início de toda essa polêmica dos confederados. A fonte é o diário do imperador
@joaocarlosn.g.s.24344 жыл бұрын
@@turdaniel_ Thanks man
@eriosetio9393 жыл бұрын
Eu já ouvi essa história também, mas não sei se é verídica
@prisllama4 жыл бұрын
Ótimo canal !!
@edneyblues11684 жыл бұрын
muito obrigado pelo vídeo
@pedrosoutomaiordeoliveira15954 жыл бұрын
Pode falar sobre Orville Derby
@EribertoRN4 жыл бұрын
Paulo vc devia ter aproveitado a pergunta da Quinta, Solar e Palacete e ter esclarecido mais um termo : Sobrado. Mas acho que ai é só a questão de ter um primeiro andar.
@laureanoarantesnetto88934 жыл бұрын
Rezzutti grande consultoria de história um verdadeiro dicionário
@rodrigobrasileiro18224 жыл бұрын
#Rezzuttiresponde Já houve alguma situação que D. Pedro II, usando a prerrogativa do Poder Moderador, afastou algum juíz ou ministro da Suprema Corte? Sou seu fã número 01!!
@lucasroberto8344 жыл бұрын
O que esses caras ganham tentando macular a imagem do imperador, uma das figuras mais ilustres e importantes da história mundial, e sem dúvida nenhuma o maior brasileiro que já existiu!!!
@ironildo19564 жыл бұрын
Bom dia, ilustre professor. No caso, Infante D. Henrique foi Rei de Portugal?
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Não, quem era infante não eram herdeiros do trono, ele era o quinto filho do rei. D. Afonso Henriques ele entrou para a história por conta das navegações.
@ironildo19564 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor obrigado
@cgribl68474 жыл бұрын
Fundou a Escola de Sagres, berço da formaçäo dos grandes navegadores .
@arthurmotta19624 жыл бұрын
Vc pd fazer um video sobre os partidos politicos no imperio?😁
@v.salles56434 жыл бұрын
#RezzuttiResponde o que Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina achavam da unificação italiana já que o reino natal da dona Teresa deixou de existir e o sobrinho dela deposto ?
@gigisobreira53424 жыл бұрын
Começa!
@felipegodoy85914 жыл бұрын
Essa música do começo é o hino dos Confederados?
@Paulo-ju5yl4 жыл бұрын
#rezzuttiresponde Eu não consigo entender, e nem aceitar, que os restos mortais de Maria Amélia vieram parar no Rio de Janeiro, mas já que estão aqui, será que o corpo está preservado igual o corpo de sua mãe?
@luizbegan7 ай бұрын
top demais
@giselepinheiro65104 жыл бұрын
#rezzuttiresponde....o título de Conde D' Eu ainda pertence aos descendentes do filho mais velho da princesa Isabel ?
@mirianlima32274 жыл бұрын
Amo amo amo esse canal!
@Rose-px8gs4 жыл бұрын
#REZUTTIRESPONDE: junto com o título nobiliário no Brasil, havia uma extensão de terras, estes nobres podiam cobrar imposto?
@rudiguimaraes21464 жыл бұрын
Não podia, a instituição do morgadio foi extinta no Brasil com a Monarquia Constitucional, o mesmo ocorreu com a vitória do liberalismo em Portugal, para tal deve ser inclusive criado um regime especial para os bens da Casa de Bragança.
@vanessaaleixogerber39084 жыл бұрын
Muuuito bom!!!
@dandandd36034 жыл бұрын
Adorei!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@EricSCabral4 жыл бұрын
#rezzuttiresponde sempre vejo você e outras pessoas mencionarem esse diário do D. Pedro II, porém já o procurei e nunca achei nem para comprar e nem para download. Será que já foi publicado por algum editora ou é algo que só os historiadores tiveram acesso?
@alessandrafraguas26294 жыл бұрын
Olá Eric! Os diários de d. Pedro II integram o Arquivo da Casa Imperial do Brasil, documentação doada ao Museu Imperial, em 1948, pelo bisneto de d. Pedro II, d. Pedro Gastão de Orleans e Bragança. Esses diários foram publicados em CD-ROM, pelo Museu Imperial, em 1999, sob a organização de Begonha Bediaga. Essa publicação trouxe as transcrições de 43 diários, mais a reprodução dos originais(textos e desenhos). Desde então, o Museu Imperial disponibiliza essas transcrições para os pesquisadores interessados. Até recentemente, inclusive, os arquivos com as transcrições ficavam acessíveis no site do Museu Imperial. Acredito que, brevemente, também serão incluídas no novo site, que foi lançado em maio. Portanto, sugiro acompanhar o site do Museu Imperial.
@EricSCabral4 жыл бұрын
@@alessandrafraguas2629 Muito obrigado!
@otaviosantos25374 жыл бұрын
#rezzuttiresponde Dom João VI teve alguma casa em Paraty ?
@TheClebersanches4 жыл бұрын
@lingua românica ou romântica?
@blonderkrieger85684 жыл бұрын
#reazuttiresponde meu amigo, gostaria de saber qual o parentesco do Magnânimo com o último Kaiser do Império Alemão Wilhelm II....
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Que eu saiba nenhum.
@samuelalves54984 жыл бұрын
#RezzuttiResponde Dom Pedro II conheceu Otto von Bismarck?
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Não, ele fez questão de não conhecê-lo
@samuelalves54984 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor obrigado por responder
@samuelalves54984 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor obrigado por responder
@lnb294 жыл бұрын
O movimento dentro da historiografia nacional (que é largamente ideologizada) será de realçar pontos negativos do Brasil Império (na verdade, 'tacar pedra' nele, mesmo). O motivo disso é que desejam combater o avanço da tal 'onda conservadora', que se manifesta em movimentos como o próprio movimento monarquista, e a historiografia (assim como demais áreas das humanidades) também são 'campos de luta' (leia-se: campos a serem ideologizados e politicizados, a serviço da esquerda). É claro que quem realmente participa do movimento monarquista é meia dúzia de pobres coitados, mas a vitória de um candidato considerado conservador é o suficiente para atiçar a paranoia de sempre, e não só isso: cada um tem que defender seu cantinho na burocracia estatal, seja em universidade, seja em outros cargos públicos. Anotem: nos próximos anos veremos uma reversão da produção acadêmica que até hoje tem sido até 'simpática' a certos aspectos do império (educação, por exemplo). Esse país é em tudo miserável.
@mirianlima32274 жыл бұрын
Queremos vídeos com a doce Claudia
@rosannecarrieri29694 жыл бұрын
Rezzutti, estou tão ansiosa pelo sorteio dos livros que essa noite sonhei com dom Pedro II 😂😂😂
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Eita! ahahahah
@CarlosAlberto-ho1up4 жыл бұрын
#rezzuttiresponde Paulo como o brasileiro adora achismo vai ser demorado tirar essas ideias e imergir em fatos concretos. Eu gostei de sua explanação e o fato termos uma monarquia ñ absolutista explica o imperador ñ podia "tudo" esta claro mas como os patricios adora fake!
@luisb12304 жыл бұрын
Quem dera com Pedro II fosse monarquia absolutista.
@marisenigro34364 жыл бұрын
De qualquer maneira a região de Americana não tem esse nome por acaso....tanto que Rita Lee e da região e seu sobrenome ratifica a vinda destes fazendeiros....era natural que perdedores de uma guerra venham para novo país recomeçar a vida...como veio a familia da talentosa cantora
@nancibaccelli43054 жыл бұрын
Que doideira hoje! E pior ainda foi para as redes sociais! rss
@flordeliz30694 жыл бұрын
Aliviada por não ter que cancelar o Pedrão 😄😄😄😄
@yuri40624 жыл бұрын
Princesa Isabel já foi cancelado agora Pedro
@uilustra63644 жыл бұрын
Eles dão o título de A Redentora, o José do Patrocínio, e depois tiram, é tosco.
@nerdcontent45444 жыл бұрын
NoNo seu livro relata inclusive que Dom Pedro achou bem atrasado o sul em relação ao norte , que ele atribuiu ao atraso à mão de obra escrava Dom Pedro 2 deixou o Brasil sem saber o que aconteceria ao Brasil , cometeu traição , pois jurou ser defensor perpétuo do Brasil.
4 жыл бұрын
ÓTIMO assunto!!
@carlosdoylecd4 жыл бұрын
O que é esquecido é exatamente o que consta no final do Vídeo: o Brasil era parlamentarista, e houve vários governo, do que hoje seria direita conservadora, e que eram sim, favoráveis à manutenção da Escravidão. A Princesa Isabel lutou arduamente para acabar com a Escravidão no Brasil. Há fala do Ministro à época à Princesa: A Senhora derrotou a Escravidão, mas perdeu o Trono. Com efeito, poucos meses depois, houve a Proclamação da República. A Proclamação da República sim, é visto por vários historiadores e por várias fontes, como sendo o golpe escravocrata. Quanto à entrada de imigrantes no Brasil, eles vieram de países com fome, para ganharem baixos salários, e substituírem a mão-de-obra escrava. Estamos num revisionismo histórico maldito. Querem jogar "culpas" e "queimarem no fogo" personagens. Por certo, sim, a Princesa Isabel, como redentora, figura aliás, não criada por ela, mas pelo establishment posterior, escravocrata, para criar a ideia de democracia racial, falsa sim, Mas essa figura de Redentora não foi criada por ela, até porque ela foi expulsa do país, exilada. De repente, as pessoas, ao invés de quererem avançar, criar um mundo novo e melhor, se voltam ao passado,"'cancelando" quem eles querem. Mas os Reis da África, que faziam incursões ao interior do continente, para apresar pessoas para venda a comerciantes de escravos, são esquecidos, talvez por sua origem, o que também é uma visão enviesada também, somente uns são culpados, outros, saem pela tangente deles não se pode falar. Creio que isto é muito perigoso, quando você estabelece: dele você não pode falar, só eu posso falar dele, se eu quiser, e se não quiser não falo. Eu não tenho responsabilidade pela minha história, só você tem responsabilidade, não somente por sua história, mas também pela minha. Dizem: somos dialéticos, mas a dialética deles se encerra quando surge a palavra minha própria responsabilidade. A monarquia portuguesa foi sim responsável por esta chaga da escravidão, mas não somente ela, fazia parte de um sistema infeliz que até hoje assola a humanidade, somente que é crime nefasto previsto em lei. Infelizmente, e em grande parte na África, ainda existem pessoas apresadas a um senhor, mas "você não pode dizer isto". Somente um poder "branco" pode ser culpado. Mas também não se há de dar valor à luta da princesa Isabel, devidamente documentada no sentido de enfrentar o parlamento conservador para efetivar a abolição da escravatura, e livrar o Brasil dessa chaga. Mas ela, como alertada, perdeu o Trono. Lamentável como se altera a verdade, e se perde o verdadeiro sentido da discussão. Infelizmente, também, como se perde o sentido da História, o Brasil seria muito mais liberal e avançado se tivesse permanecido monárquico, e estável, sem todos os golpes e ditaduras republicanas. Mas infelizmente também, hoje os monárquicos são reacionários.
@denisesouzasouza67404 жыл бұрын
Um absurdo, para variar é a ideologização de tudo, pessoas que não tem cultura histórica e que palpitam em tudo, pra variar fazem as análises de maneira frívola e falaciosa , criando narrativas q embasam a pauta do momento.A história sempre deve ser analizada levando-se em conta o momento, os fatos segundo sua época !Mas nós sabemos aonde eles querem chegar!!!
@Endrio123454 жыл бұрын
Exatamente. Ai aparece aquele tal de "Alê" falando várias mentiras e burrices com viés ideológico no twitter! Chamando Dom pedro II de racista. Mt burrice mesmo
@nerdcontent45444 жыл бұрын
Nunca me enganarão , a família real era contra escravidão e responsável principal pelo fim dela
@mateuscardoso17614 жыл бұрын
@@nerdcontent4544 bem a família real ainda inda existe, essa decisão levou o fim do Império para ser mais correto.