Рет қаралды 3,947
℗ Todos os direitos reservados.
O KZbin Dalva de Oliveira é um canal sem objetivos lucrativos,servindo apenas para apreciação de fãs e fins educacionais em busca da preservação da memória da cantora.
“Dalva de Oliveira - A Cantora do Brasil” é o 13.º álbum gravado por Dalva de Oliveira em estúdio e produzido pela gravadora Odeon.
Em dezembro de 1966 , Dalva de Oliveira recebeu do filho ,Pery, uma passagem aérea e uma carta em que ele pedia, como presente de Papai Noel, a presença da mãe no México, a fim de juntos passarem alguns dias.
Foi impossível Dalva viajar para o México, antes do Natal. Assim, somente no dia 31 de dezembro chegou à Capital asteca. Nessa ocasião tomou conhecimento do grande sucesso que o Pery estava fazendo como cantor. E o que era mais importante : surgiram-lhe diferentes contratos para cantar, tanto em boates, como em emissoras de TV…
Mas a cantora preferiu, nos primeiros 15 dias, apenas passear. Foi em companhia do Pery à Acapulco, andou por montanhas onde existem neves e encontrou algumas das suas antigas amigas, como Libertad Lamarque.
Enquanto isso no Rio,em janeiro de 1967 , “Máscara Negra” ganhou o carnaval. Chacrinha,através da TV Rio , concedeu um prêmio a cantora (quem foi primeiro que gravou a música,antes do seu autor) , fazendo questão que ela voltasse ao Brasil para recebê-lo.
Pery tentou segurar sua mãe mais um pouco no México,mas era impossível o sucesso e a evidência acenavam para Dalva mais uma vez,como um milagre,numa ressureição maravilhosa.
Chegou ao Brasil no início de ano,a gravadora Odeon já fez questão de produzir este LP em questão.E em março de 67 já estava disponível em todas as prateleiras das lojas de disco.
Mesmo assim com o estouro da música : “Máscara Negra” , Dalva não teve o retorno tão esperado com a venda do LP do que com a música , sendo até vista na época percorrendo programas de disc-Jockeys tentando divulgar o Long Play , eram outros tempos,há bossa-nova e jovem guarda dominava naquela época.
Neste seu LP , a querida cantora , dona de uma voz e interpretação inconfundível, demonstra mais uma vez as qualidades artísticas que a tornaram "A CANTORA DO BRASIL!" e sente toda a sua força interpretativa e toda beleza de sua voz.
O repertório deste LP não poderia ter sido mais feliz, pois ele consta de músicas que parecem ter sido compostas para a mesma.
A composição de Zé Ketti, Máscara Negra , música de abertura , recebeu de Dalva uma interpretação magistral e inimitável, que passou a constar da lista dos grandes sucessos da cantora.
Incluiu também músicas inovadoras para o seu repertório,como é o caso de “Porta Estandarte” que,embora fosse uma marcha-rancho,era de autoria de compositores jovens,além de ter acompanhamento semelhante ao da bossa-nova.
Com esta canção,que traz nas entrelinhas forte componente politico,questionador do regime de exceção em que o país estava mergulhado,Dalva aproximava-se mais do jovens.
Não esqueceu também seu público fiel,gravando no mesmo disco,boleros,tangos e versões,como o tema do filme Adeus às Ilusões,a canção “A Sombra do Teu Sorriso”.
Trouxe também a versão de Edith Piaf , “Meu Deus” (Mon Dieu) e também algumas versões dos mais consagrados "hits" internacionais daquele momento da época , dando aos mesmos o "sabor" brasileiro.
Já as orquestrações e a regência ficaram por conta do brilhante maestro Nelsinho,outro personagem importante que,ao lado de Dalva,escreveu com a música um pouco da história da música popular do Brasil !
Lado A
1 _ 00:00 Máscara Negra
(Zé Keti/Pereira Matos)
2 _ 03:10 Meu Deus “Mon Dieu”
(Vaucaire/Dumont/Vrs. Romeo Nunes)
3 _ 06:36 À Sombra do Teu Sorriso “The Shadow Of Your Smile”
(Johnny Mandel/Paul Francis Webster/Vrs. Luis Bittencourt)
4 _ 08:52 Sempre Não “Siempre No”
(Oscar Arona/Eduardo Marino/Vrs. Geraldo Figueiredo)
5 _ 11:02 Eu Não Sabia
(Fernando César/João Leal Brito ''Britinho'')
6 _ 13:43 . . . E Foi Amor Demais
(Nelsinho/Cida)
Lado B
7 _ 16:34 Porta Estandarte
(Geraldo Vandré/Fernando Lona)
8 _ 18:57 Se Eu Pudesse Impedir o Tempo “Si Yo Pudiera Detener El Tiempo”
(Mario Molina Montes/Rubén Fuentes Gassón/Vrs. Rubem Carneiro)
9 _ 21:13 Diz-lhe “Tell Her”
(G. Ward/Vrs. Romeo Nunes)
10 _ 23:47 Ainda Hás de Voltar “Volverás”
(Emílio Fresedo/Osvaldo Fresedo/Vrs. Geraldo Figueiredo)
11 _ 26:25 Teus Olhos
(Geraldo Lacerda/Luiz Américo)
12 _ 29:17 Tanta Coisa Amor
(Yedda Menezes)
FICHA TÉCNICA :
Diretor de Produção : MILTON MIRANDA
Diretor Musical: LYRIO PANICALI
Assistente de produção : JORGE SANTOS
Diretor Técnico : Z. J. MERKY
Técnico de Gravação : JORGE TEIXEIRA R.
Técnico de Laboratório : RENY R. LIPPI
📸 : Dalva posando para o fotógrafo Mafra,início da década de 60.
●
Se Inscreva em nosso canal em homenagem e a preservação da memória da Rainha Da Voz para nos ajudar.
O nosso Muito Obrigado a todos !
#dalvadeoliveira #mpb #1967