Eu era calouro da geografia em 2000 e tive o privilégio de presenciar esse debate com o prof. Milton Santos, que até então só conhecia por meio de livros e artigos. Sua lucidez e a energia com que defendia suas ideias só fez confirmar a admiração que eu já tinha por esse grande mestre. Infelizmente não tive outra oportunidade de vê-lo falar. Lembro que foi uma das últimas aparições públicas de Milton Santos, que ainda frequentaria a universidade até março do ano seguinte, três meses antes de seu falecimento. Obrigado a quem postou esse momento histórico para a geografia e que, sem sombra de dúvida, marcou minha vida em particular.
@tonicaldasvideo5 жыл бұрын
É um debate histórico para quem não conhece bem a produção acadêmica de Milton Santos!! Podemos notar a humildade receber as críticas (e aplaudir) e o vigor de rebatê-las (sobretudo a partir de 1:29:00¨ do vídeo uma surra!). Milton Santos superou o jogo funcionalismo e estruturalismo de 1970 à 1990 e com seus livros fundamentais da Geografia reelaborou conceitos que definem o Espaço (lugar, território, região e paisagem) e categorias analíticas do Espaço (a forma, a função, o processo, a estrutura). As frases famosas de que o Espaço é "desigual combinado", ou de que a Geografia é "a filosofia do espaço", ou a ideia geral que o Espaço deve ser interpretado pela dialética do Espaço-Tempo (ser/estar), atribuímos a esse exímio cientista baiano. Leiam mas sobretudo apliquem o método miltoniano! A dialética periférica que o século XX alimentou.
@prof.augustobarros49054 жыл бұрын
Só um complemento, que em nada compromete sua bela exposição: Milton Santos, de fato, utiliza a expressão "desigual e combinado" atrelado ao espaço - Cabe salientar que esta expressão é tributária da "teoria do desenvolvimento desigual e combinado", contribuição de Trotsky à teoria marxista.
@gugadageo7 жыл бұрын
Um dos últimos momentos de coragem da geografia brasileira. Milton é imortal!
@prof.augustobarros49056 жыл бұрын
Sinto camarada, certa passividade dos geógrafos do ponto de vista político... Essa na minha concepção era uma preocupação desse manifesto arduamente defendido em debate... A própria AGB parece-me ter perdido o fôlego...
@astropgn3 жыл бұрын
2:31:14 eu gostei muito dessa passagem. Especialmente quando ele pergunta um pouco mais a frente: "[...] e por que razão um de nós não pode criar coisas novas no domínio da produção das ideias? Por quê? Por que temos que estar sempre inferindo na produção de outros autores?" - Não só a outros autores muito distantes espacialmente, mas também temporalmente. Sempre me estranhou o tipo de atração que pessoas hoje possuem por autores cristalizados em seu tempo como se pudessem, de alguma forma, ter um modelo concreto e preciso sobre a organização atual do nosso mundo e sociedade.
@joaonetocamposdossantos34154 ай бұрын
Professora maravilhosa, Maria Adélia. Tem um canal no KZbin.
@fabioazevedorodrigues933 жыл бұрын
"Como é que o mundo deixa de ser para existir? Através dos eventos, os eventos transportam a ação possível naquele presente."
@RogerStreamTV4 жыл бұрын
Milton Santos, ouviu e aplaudiu a todos para, depois, com toda classe, elegância e sabedoria, entrar com os dois pés no peito dos pseudo intelectuais "doentes e preguiçosos". Tive que aplaudir de pé. O Brasil só não perdeu mais com a morte de Milton Santos porque a sua obra é para sempre.
@machadota4 жыл бұрын
É mesmo um debate histórico para a Geografia brasileira. Pena que me pareceu não tão bem aproveitado, talvez pelo fato do manifesto ser muito recente. Hoje seria muito proveitoso uma visão em perspectiva. O fato maior é a obra de um pensador como Milton Santos ser um enigma a ser decifrado. Como ele mesmo afirmou neste vídeo, ele não tem por tarefa responder a todos os caminhos abertos por suas formulações teóricas. Cabem aos outros operários dessa atividade. Infelizmente, acredito que vinte anos depois esse debate está a ser feito. Apesar de muitas operacionalizações interessantes, o conceito de território usado continua controverso, pouco refletido, muitas vezes reduzido a imediaticidade do seus termos. No mais, acho que o fundamento do manifesto continua aí, esta crise sem fim da Geografia, seu papel na sociedade e no debate público. Grande Milton!
@wandersonbenigno59167 жыл бұрын
Muito interessante quando Milton Santos diz que "A totalidade não pode ser tratada de forma nua ou cega, tem que encontrar a sua manifestação empírica e por isso nem se separa o fenomenológico do ontológico, é a busca da não separação entre o que as coisas são e a forma como elas se dão ao olhar que constitui o centro da preocupação no mundo [...]
@dugeografo6 жыл бұрын
Ana Fani nunca compreendeu Milton Santos, ela só quer saber de estudar o Lefebvre. Por isso levou essas bordoadas do Milton por falar de questões que nada tinham a ver com o manifesto.
@prof.augustobarros49058 жыл бұрын
2:31:44 "E porque razão um de nós não pode criar coisas novas?". Em seguida, um exercício de reflexão posto em forma de questionamento pela professora Ana Fani.
@emilylazarini77352 ай бұрын
maravilhoso!! e desolador perceber o quão pouco o cenário intelectual brasileiro mudou. o ambiente acadêmico ainda carece de debates e de coragem
@alvesysilva10 жыл бұрын
pobre Fani, dando voltas pra não dizer nada. "eu acho... eu acho..." coitada, leu muito Michel de Certeau e não entendeu Milton Santos.
@jamirlima42534 жыл бұрын
Professor Milton Santos um intelectual que poucos brasileiros tiveram acesso.
@prof.augustobarros49058 жыл бұрын
O teor da discussão e sobretudo os embates energizantes tornaram este vídeo antes de qualquer coisa, histórico. A geografia pulsa! rs
@igorverdao8 жыл бұрын
Ei Toca do Vale!
@igorverdao8 жыл бұрын
aiii meu deeeusss
@prof.augustobarros49058 жыл бұрын
Ah, miseravih! Vou trocar essa foto kkkk
@igorverdao8 жыл бұрын
Agora tá lindu 💜
@dantasduarte8 жыл бұрын
Esse registro é realmente de mais! Uma grande fonte!!!
@LUIZA9188 жыл бұрын
Obrigada pela publicação!
@talmanobre8767 Жыл бұрын
Grande Milton Santos. Conhecido mundialmente.
@prof.augustobarros49052 жыл бұрын
2:22:34 - "A senhora fica nervosa por quê?" Estaria a Ana Fani irritada com a não permissão de fala com o Armen Mamigonain?
@sb87654 жыл бұрын
A sociedade vista através de um de seus aspectos, isto é o espaço. O espaço é o território usado. O território usado, é o território presente.
@luishenriquedias24104 жыл бұрын
Se fosse uma banca, o genial Milton Santos teria sido reprovado! "Parabéns aos envolvidos!
@MarcosFitty4 жыл бұрын
Quase 3h de debate e ninguém debateu o manifesto em si, só questões fora dele.
@andrealerson94914 жыл бұрын
A Odete Seabra foi a única que deu uma contribuição bacana sobre o manifesto
@prof.augustobarros49056 жыл бұрын
1:53:05 hahaha O problema da epistemologia e um toque de humor (Alguns diriam narcisismo) do professor Milton.
@piloto015 Жыл бұрын
esse cara é muito bom. com certeza suas ideia servem de norte pra planejar um futuro mais decente pra essa nossa realidade chinfrim
@cassiodeoliveira14 жыл бұрын
2:13:55 sensacional. Grande Milton Santos!
@lucabonando82692 жыл бұрын
Milton Santos me dá forças pra continuar! Que pena que é tão mal conpreendido
@joaonetocamposdossantos3415 Жыл бұрын
A leitura da obra do Milton Santos é mais complicada que ler Kant. Eu desconfio de todos que falam de Milton Santos pela dificuldade de captar o conteúdo imenso em seus escritos. Gosto muito da Professora Maria Adélia e seu canal no KZbin, faz uma ótima abordagem.
@fabioazevedorodrigues933 жыл бұрын
"Com a globalização, a valorização dos objetos e a valorização da natureza, [é] que definem a natureza para as ciências sociais. E acredito que a geografia física é uma ciência social, a geografia física não é uma ciência natural, é uma ciência social. Se ela quer valorizar as coisas ditas naturais segundo um valor social." (01:50:09)
@AdolfoBinji8 ай бұрын
Podes explicar claramente o q significa!
@tonicaldasvideo5 жыл бұрын
Ele comenta criticamente sobre a Amazônia e Marx e a noção crítica de Território em 2:03:00"
@issuarteful4 жыл бұрын
Morreu com 75 anos e deixou uma lacuna irreparável.
@astropgn3 жыл бұрын
Quase 90 anos foi um exagero hehe
@tonicaldasvideo3 жыл бұрын
@@astropgn erro de digitação haha
@4rguz5 жыл бұрын
Quem são esses estudantes da equipe dele? Como vivem? O que comem? Como encontrá-l@s?
@claudiaalvesfabiano4293 жыл бұрын
Conheço um deles, Edison Bicudo, por sorte meu amigo. Um gênio formado por esse mestre chamado Milton Santos.
@BrunoMilangeografia9 жыл бұрын
Pena que o audio esteja muito desgastado.
@dioracirusso43766 жыл бұрын
Infelizmente o áudio está péssimo..
@CassioOliveira017 жыл бұрын
Não temos mais palestras históricas como estas. As pessoas que atuam nesse momento poderiam promover mais encontros geográficos. Porém seria interessante nomes que representam a geografia física com a GEO humana.
@MrAndrelester6 жыл бұрын
Acho que você não entendeu o debate: não há mais espaço para esta (falsa) dicotomia!
@anaclaudiacardosodesouza18443 жыл бұрын
Parabéns!
@Munduo_VFX3 жыл бұрын
O Milton Santos deu uma comida de rabo em alguem da plateia 1:45:27
@joaonetocamposdossantos34154 ай бұрын
A pancada foi em todo mundo.
@wetzlarermadchenchor97215 жыл бұрын
New stay here
@deborapauladasilva22494 жыл бұрын
sacanagem desmoralizar colega incitando o riso
@deborapauladasilva22494 жыл бұрын
complicado ouvir um debate/discurso/opinião religiosamente
@joaonetocamposdossantos34154 ай бұрын
Se não é capaz de ouvi, então saia. Se não têm conteúdo intelectual para o debate, então não entre num debate, desonestidade intelectual é típica dos preguiçosos que não leram o suficiente e resolve se manifestar num debate, quando são refutados ficam melindrados. Silêncio religioso está na base do estudo, pois sem isso é impossível escutar as vozes do passado que estão guardadas nas bibliotecas. Falta de respeito não escutar a fala do outro, o respeito está no silêncio religioso, quem fala e gosta de falar também tem que saber escutar. Um Professor que eu não respeito, nem me dou só trabalho de comentar as falas dele perante uma aula em execução. O silêncio religioso é para todos, o silêncio do desprezo será o prêmio dos medíocres.
@deborapauladasilva22494 жыл бұрын
é desonesto contar com aplausos da imaturidade intelectual