Debate sobre praxe na SIC - parte 1

  Рет қаралды 49,331

antipodasTV

antipodasTV

Күн бұрын

Пікірлер: 151
@julianomattos1183
@julianomattos1183 11 жыл бұрын
Orgulho é poder dizer que fiz uma licenciatura e um mestrado sem precisar repetir nenhum ano e nenhuma cadeira, estive durante todo o curso totalmente integrado e cheio de amigos e com muita diversão e NUNCA fiz parte dessas palhaçadas grotescas e infantis levadas a cabo por pessoas sexualmente frustradas a mandar e outros sem personalidade a obedecer. Essas bizarrices devem mesmo ser totalmente proibidas dentro do espaço físico das universidades.
@mjmm76
@mjmm76 11 жыл бұрын
"O que vemos é uma sucessão de humilhações consentidas - ou toleradas por quem, estando fora do seu meio, não tem coragem de dizer que não. A boçalidade atinge níveis abjectos. Os gritos alarves, a exibição de simulações forçadas de atos sexuais, o exercício engraçadinho do poder arbitrário de quem, por uns dias, não conhece qualquer limite. Tudo isso impressiona quem tenha algum amor próprio e respeito pela sua autonomia, liberdade e dignidade. Mas a questão é mais profunda do que a susceptibilidade de cada um. É o que aquilo quer dizer" (Daniel Oliveira, 19/10/2011)
@grimper7
@grimper7 14 жыл бұрын
o código da praxe é para ser seguido! as agrarias abusam sempre mais...nenhum caloiro é obrigado a fazer nada que nao queira, principalmente nao pode ser humilhado! Praxe é uma maneira de divertir os doutores e igualmente os caloiros, que por vezes chegam com medo, mas porem acabam por se integrar, e por vezes acabam por pedir por mais. A praxe é boa, mantenham-na boa!
@goncalocard
@goncalocard 14 жыл бұрын
Digam-me uma coisa, se um veterano quiser fazer algo que um caloiro não goste, ou se sinta mal com isso , pode recusar? É que é a primeira vez que entro no superior e estou com um pouco de receio que me cortem o cabelo, mas ao mesmo tempo quero participar na praxe. :X
@Kanartist
@Kanartist 14 жыл бұрын
perguntem se algum deles ta ali por obrigaçao!
@Afonsocool23
@Afonsocool23 11 жыл бұрын
Lol depois de ter sido praxado 1 vez achei aquilo uma paneleirada fds... Comigo nem se esticaram muito mas com um colega meu um veterano foi lá com mania e levou uma lambada e ficou uns bons 5 minutos no chao. Fds o problema é q o veteranos são uns bonecos q tem mania que mandam em alguma coisa. Agora andam com essa de "só quem foi praxado pode trajar" quero ver isso. Para o ano vou comprar um traje e vou ver se dizem alguma coisa
@Tiago_R_Ribeiro
@Tiago_R_Ribeiro 12 жыл бұрын
É isto sim senhor! Já estive na ESAC em Coimbra e isto é uma treta humilhante, sem sentido e salazarento.
11 жыл бұрын
Olha que lindo... que coisa maravilhosa. Anda esta gente a ocupar o tempo com isto. Muitos parabéns Ana. Se todos os caloiros agirem como tu, a praxe morre! Isto é uma vergonha!
@MiltonFerrao1990
@MiltonFerrao1990 12 жыл бұрын
PS: não eram caloiras da lusófona.. mas sim do departamento de informática da faculdade de ciencias
@HabboFinHands
@HabboFinHands 11 жыл бұрын
Mas isto.. Suponho eu que nao seja obrigatório.. Nao confirmo nada mesmo assim. Mas acho que quem faz estes tipo de atos chamados "praxes" sao simplesmente ridiculos, e quem se submete as praxes ainda mais ridiculo é '-'
@antoniomorais6703
@antoniomorais6703 11 жыл бұрын
Epá, isto é muito simples: Praxe é humilhação, praxe é tudo isto que se vê em todos estes vídeos, tudo o que se fala e tudo o que eu sempre vi ao vivo vezes sem conta e vivi quando foi a minha vêz. Umas vezes é mais leve, outras (felizmente menos frequentes) tem consequências dramáticas. Praxe é sede por dominar e uma ilusão de poder. Aceitar ser praxado incondicionalmente, ou é coacção, ou é seguir dinâmica de grupo, ou é sonhar com o tal poder virtual, falso e muito (mas mesmo muito) enganador. Quanto ao traje, pessoalmente achava giro até ter contato com as praxes e o seu verdadeiro significado nos tempos atuais. A verdadeira praxe está na vida real, nas decisões conscientes e no delinear de um caminho (muitas vezes difícil), e essa em nada se compara com esta brincadeira e pseudo-poder, por vezes engraçada, quase sempre rídicula e ocasionalmente trágica.
@Barastovsky
@Barastovsky 14 жыл бұрын
Pergunto-me que situações estava a SIC á espera de encontrar ao ir ter com as "praxes" de Lisboa. Por favor, gastem um pouco de gasóleo, venham a Coimbra e aprendam o que é a verdadeira praxe.
@daviddaves91
@daviddaves91 14 жыл бұрын
@ledzetube O traje académico não é exclusivo dos praxistas, qualquer pessoa (mesmo sendo anti-praxe) pode envergar o traje académico se assim o desejar ;) Basta ser estudante académico para o poder usar...
@manuelmatos5968
@manuelmatos5968 10 жыл бұрын
Eu assisto todos as noites a estas coisas que chamam de praxes mas eu chamo lhe outra coisa que aqui não posso dizer. Já agora gostaria de convidar a SRª Reitora da Universidade de Évora a passar uma noite na zona de São Mamede para ver os seus( doutores )
@raquelsalgueiro4948
@raquelsalgueiro4948 10 жыл бұрын
O que se passa na zona de S Mamede? Fui praxada este ano e nem.tão pouco aí fui, não sei do que falas.
@manuelmatos5968
@manuelmatos5968 10 жыл бұрын
Raquel Salgueiro Deve ser por que não moras aqui
@Hiteryan
@Hiteryan 15 жыл бұрын
A praxe depende muito das faculdades e das pessoas. A minha praxe é bastante puxada mas tanto serve para integrar e conhecer mais pessoas como uma mensagem subliminar para aprendermos algumas liçoes de vida importantes. Also, lol @ 7:40 patch de Rammstein igual ao meu :l
@danielcordeiro5821
@danielcordeiro5821 11 жыл бұрын
O que uma coisa tem que ver com a outra?
@minkzOr
@minkzOr 14 жыл бұрын
@Barastovsky desculpa la rapaz mas olha que a praxe de Coimbra tambem nao e' la grande exemplo porque tive a ver e o pessoal de coimbra a nivel de respeito pelo traje e' nulo.. :s
@zecocas
@zecocas 13 жыл бұрын
@pedroigio Não é bem assim! Mal te inscreves és logo levado para a praxe, nem tens direito de escolha. E só podes sair da praxe após receberes humilhação dos corvos. É uma merda mal feita as praxes!
@A53108
@A53108 12 жыл бұрын
Na UM os anti-praxe podem perfeitamente usar traje so nao podem traçar a capa (capa traçada é sinal q se pode praxar).
@ehso92
@ehso92 14 жыл бұрын
@RedSoulful Lisboa não é toda igual, é uma cidade grande, pode ter pouca tradição, mas o mau custume não é geral...
@Sara37094
@Sara37094 13 жыл бұрын
Para terminar... Contacto físico entre caloiros também é uma realidade mas não acho que alguma vez me tenha sentido humilhada por isso. Os nossos excelentíssimos, digníssimos e veneráveis superiores chegaram mesmo a dizer "se o rapaz abusar tens autorização para nos dizeres e para deixares a praxe" Sempre nos protegeram. Foram dos melhores momentos da minha vida. Foi a altura que me diverti mais. Deixo aqui o meu apoio as praxes que não são abusivas. Discordo das praxes que envolvem dejectos
@ricardojff
@ricardojff 13 жыл бұрын
@bloodreddresses se alguma vez foste a praxe sabes que não é assim... por isso, quem nao sabe do que fala, nao fala... e depois, a praxe nao pode ser filmada.
@NunoRVicente
@NunoRVicente 15 жыл бұрын
Lol "mais tarde não tinha direito ao traje"... por amor de Deus, nem sabem onde nem porque razão nasceu o dito "traje" e "inventam" regras estúpidas e praxes ridículas.
@Liberationwow91
@Liberationwow91 13 жыл бұрын
Sou de electro, logo raparigas é algo que não abunda neste curso, mas as raparigas que temos são todas tratadas como princesas, mesmo dentro da praxe. A praxe serve como uma maneira de integração, e para perceberes que na vida tua tem uma hierarquia, e que se a desrespeitas tens que arcar com as consequências. A praxe faz-te engolir todo o orgulho que tens e abrir-te a mente a novas experiências. Eu tenho amizade com pessoas que se não fosse a praxe nunca na vida pensaria que me iria relacionar
@zorefvilas
@zorefvilas 12 жыл бұрын
eu fui caloiro e já praxo à 5 anos! neste video nao mostram nada de mal, apenas um caso que teve de ir a tribunal, e na minha opinião com razões para tal! o principal objectivo da praxe é a integração dos novos alunos! Na minha faculdade ninguém é obrigado a ir à Praxe mas quem vai, vai de corpo e alma. Praxe é divertida e tem de ser levada nesse sentido. Praxe serve também para ensinar muitas coisas! o meu primeiro comentário apenas mostra indignação contra quem diz que a Praxe (em geral) é má!
@joaonor
@joaonor 12 жыл бұрын
(cont.2) Por alguns praxistas serem pessoas que abusam da sua responsabilidade e do poder que os caloiros lhes conferem não se deve confundir todos com alguns. Uma grande parte dos praxistas que conheci, se alguém lhes tentasse obrigar a fazer algo que eles não desejassem... recusar-se-iam de forma bastante assertiva.
@tiaprocelius2226
@tiaprocelius2226 4 жыл бұрын
Haha as brincadeiras algumas são giras mas era escusado a hierarquia ridícula. Já para não falar do espaço qje isso dá de jogos psicológicos por parte de certas pessoas mais frustradas e menos conscientes. Inspirador sem dúvida.
@Liberationwow91
@Liberationwow91 13 жыл бұрын
E não se esqueçam, nesta reportagem mostraram uns caloiros a sofrer, coitados deles.... DAQUI A 2 ANOS SÃO ELES QUE ESTÃO A PRAXAR... E se querem falar de praxe porque filmaram apenas em Lisboa? E santarém? Onde são praxados 1 semana em apenas um ano... Coimbra, Porto, Vila Real.... Passem por lá e depois falamos mais sobre as praxes...
@eitir
@eitir 12 жыл бұрын
Acabei este o 1º ano do meu curso, fui a todas as praxes e, sinceramente, nem desgostei, mas isso também vai depender de quem está a praxar! Obviamente, se quem estiver a praxar for um anormal que só ali está para humilhar, ninguém irá gostar e muitos não voltarão a por os pés numa praxe, é preciso que tenham a mínima noção do que estão a fazer, e há que se dizer que muitos perdem essa noção! O que fizeram à rapariga que respondeu à chamada da mãe foi absurdo e um perfeito abuso!
@tatilopespt
@tatilopespt 15 жыл бұрын
4º qt ao traje, depende das universidades, mas onde eu ando, há regras, ñ foste praxado, ñ tens as mesmas regalias q os outros. sinceramente acho muito bem, seria uma injustiça. 5º qt á tradição académica vê-se mesmo que não sabes do que falas, está certo que algumas universidades podem ser muito recentes, mas qd uma universidade tem séculos de existência, existe uma grande tradição que é orgulhosamente cumprida por todos.
@ericotrulssen
@ericotrulssen 11 жыл бұрын
Tudo, ambas são experiências sociais e integrantes pelas quais podes ou não passar aos 18 anos, a diferença é que a tropa é a praxe ao cubo, mas disso já não falam porque não vêem, e tal como a praxe tens opção de escolha.
@UsernameAlwaysInUse
@UsernameAlwaysInUse 14 жыл бұрын
Uma coisa acerca das praxes. É assim, eu não sou a favor nem sou contra. Tenho a opinião que existem limites para tudo e este caso não é excepção. Sou caloiro este ano, já participei, agora não tenho ido, tenho passado mais tempo dedicado a outras coisas. Li um comentário que critica as praxes pois massacram miúdos que se esforçaram a estudar no secundário para lá estar. Só vai quem quer. É uma questão de estabelecer prioridades e definir alguns limites. Não gosta, não vai.
@felismino33
@felismino33 13 жыл бұрын
Quantas pessoas estão na praxe e realmente gostam??? Quantas pessoas realmente aprendem muito com a praxe??? Eu estou do ISCAP, sou praxista e este foi o meu ano de caloiro. Sofri mas ganhei muito mais com a praxe do que perdi. Nunca se esqueçam, os que praxam ja foram praxados. Por favor antes de falarem e de darem palestras murais sobre isto ou aquilo experimentem as coisas mas não com uma ideia ja formada, experimentem pela verdadeira curiosidade. Saudações académicas
@pees2005
@pees2005 13 жыл бұрын
Rapaziada, vocês quando saírem da escolinah e chegarem à faculdade percebem o sentido de PRAXE. Não comentem o que nao conhecem. Sou contra os exageros, mas isso são excepções, como em tudo tem os seus "nãos". Mas praxe nao é humilhação, é integração onde se faz os verdadeiros amigos para a vida
@TheTrunitus123
@TheTrunitus123 12 жыл бұрын
Praxe? Parece mais um campo de treino para psicopatas funcionais.
@Sara37094
@Sara37094 13 жыл бұрын
Não sofri nenhuma praxe violenta. Quanto à obsessão por sexo sim existe mas, quem não quiser fazer, pelo menos na universidade onde estou, não é obrigado a fazer. Diz que acha desrespeitoso e não faz. Quem já foi praxado sabe que após aqueles dias sente-se sempre uma nostalgia e a mim deixou-me saudades
@Sara37094
@Sara37094 13 жыл бұрын
Posso dizer que adorei as minhas praxes. Fui praxada este ano e gostei mesmo muito. Sempre houve e há de haver exageros e esses sim devem ser punidos mas as praxes conseguem sim ser um momento de integração. Tenho colegas que são anti-praxe e não sofreram nada com isso. Para além disso todos podem trajar não podem é praxar. Sempre que acharem algo abusivo é uma questão de se negarem a fazer e justificar o porque. Aconselho as pessoas que vão entrar na universidade a não terem medo .
@94Coelho
@94Coelho 12 жыл бұрын
eu não vi nada de mais neste video. Eu estou a ser praxado e já fiz várias coisas a que toda a gente chama humilhação. Mas eu pergunto: se toda a gente que participa da praxe passa pelo mesmo, será que pode ser considerado humilhação? A PRAXE É A ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO MAIS EFICAZ DA UNIVERSIDADE! As pessoas que não vão à praxe e dizem que é igual a nivel de integração é MENTIRA. Conheço pessoas que não vão à praxe e não conhecem ninguém.
@A53108
@A53108 12 жыл бұрын
So vai a praxe quem quer ninguém é obrigado! Foi graças a praxe que agr conheço os mais maiores parceiros. Fizemos muitas coisas juntos... umas mais agradaveis que outras mas sempre o fizemos porque queriamos. O pessoal encara encher como castigo mas o verdadeiro castigo sao as praxes psicologicas em que os veteranos demonstram o seu desapontamento pela nossa prestaçao na praxe. Quem adora a praxe percebe o que eu quero dizer! Alem disso a praxe ensinou-me a amar e ter orgulho no meu curso!
@ftcatlantic
@ftcatlantic 15 жыл бұрын
Há praxes e praxes, na minha opinião, não se pode ver as praxes apenas como algo de negativo, há que ver também que tem um lado de integração na instituição. Olhar para as praxes com um sentimento de fundamentalismo é absurdo.
@Olissipona
@Olissipona 11 жыл бұрын
Este ano vou entrar no ensino superior...Tenho de dizer que estou com algum receio da praxe. Não quero ser nenhum "bixo do mato" e isolar-me de toda a gente, mas recuso-me a fazer figuras degradantes/humilhantes. Andar pintada ou com penicos na cabeça? Tudo bem. Expôr a minha vida privada ou dizer coisas que me vão fazer sentir arrependida alguns anos depois? Nem pensar.
@daviddaves91
@daviddaves91 14 жыл бұрын
@ehso92 Claro que faz parte da praxe e é um requisito essencial da mesma. O que eu quis dizer é que nao é necessário ser praxista para poder usar o traje... Nao precisas de fazer parte da praxe para poderes comprar o traje e o usarees na queima por exemplo... Mas é claro que o traje é essencial na praxe lol
@VanAcThoughts
@VanAcThoughts 13 жыл бұрын
@daviddaves91 As noticias nao percebem o que é a praxe.
@Kanartist
@Kanartist 14 жыл бұрын
nao sei pq, mas pelo menos na universidade nao andam os selvagens q existem no secundario a bater nos stores
@joaao90
@joaao90 15 жыл бұрын
No entanto, jamais faria algumas coisas que se fazem nestes videos e não consigo compreender alguns amigos meus q andam noutras instituições quando se gabam, com todo o orgulho, que andaram a rebolar na lama. Não é, Cadxi69? ;)
@bloodreddresses
@bloodreddresses 13 жыл бұрын
Não vejam com tretas, praxe baseia-se em humilhação e violência física e psicológica. São "Doutores" de segundo e restantes anos (o que e bastante interessante visto uma pessoa apenas poder receber o título de "Doutor" após o Doutoramento, e esta gente nem a Licenciatura tem, ainda) a obrigar, literalmente, os alunos do primeiro ano a actos de esforço físico, de gritos de obscenidades, a fomentar o sexismo, o machismo e uma hierarquia estúpida de "superioridade".
@dhorta8
@dhorta8 14 жыл бұрын
Em Aveiro é tudo na boa :)
@Liberationwow91
@Liberationwow91 13 жыл бұрын
Isto deu-me uma enorme vontade de rir.... Primeiro, como já devem ter dito, só é praxado quem quer. Segundo, claro que histórias de Madalenas Ofendidas fazem correr rios de dinheiro, e a imprensa ao mostrar aquilo que quer, está a manipular a opinião de quem não sabe. Terceiro, não sei de que é que a colega Ana se queixa, foi baptizada primeiro que os outros, para além de pobre é mal agradecida, gostei especialmente quando ela refere: 'Mortes, violações'
@Sora4277
@Sora4277 11 жыл бұрын
é tempo de inventarem outra coisa (nova) : )
@tiagob0592
@tiagob0592 14 жыл бұрын
Isto das praxes é muito relativo. Claro que no caso daquela aluna que foi mergulhada em excrementos de porco é totalmente inaceitável, tal como aquelas alunas que foram obrigdas a tocar nos órgãos genitais dos outros alunos. Mas a verdade é que só faz isto quem quer! Quem não se sentir bem a fazer isto, ou achar que os veteranos estão a abusar, devem fazer queixa ou abandonar a praxe, pois só lá está quer quer. Eu passei por Aveiro e pelo Porto e devo dizer que a praxe é altamente!
@minkzOr
@minkzOr 14 жыл бұрын
@RedSoulful mesmo,ja viste? depois falam em castigos e dao aplestras como se soubessem de caralho de praxe quando na verdade nem a teoria do respeito ao traje cumprem..
@ericotrulssen
@ericotrulssen 11 жыл бұрын
Acham a Praxe degradante, humilhante e outras coisas mais, mas para só vai quem quer, só vai quem gosta. Gostava de ver a figura de muita gente na tropa se o serviço militar ainda fosse obrigatório, gostava de ver a sic a questionar os métodos de treino empregados pelos sargentos.
@HugoCardoso94
@HugoCardoso94 11 жыл бұрын
Eu sou caloiro e estou mais que bem com isso. E dizem que nao é preciso praxe para haverem valores? eu quero ver, por exemplo, onde está a união de muito do pessoal que não é da praxe. Almoçam sozinhos. Um precisa de ajuda e caga lhe tudo na cara. Mal se falam. Coisas assim. Nao me digam que a praxe não é boa. Cresscemos. Tornamo nos adultos. Etramos lá com "conhecidos" e saimos de la com irmaos.
@pedroigio
@pedroigio 14 жыл бұрын
Eu acho isto um exagero, só é praxado quem quer, quem vai sabe ao que está sujeito. Eu sou caloiro este ano, fui praxado e adorei, fiz muitas amizades e sinto que a tradição académica me foi transmitida de uma maneira especial! DURA PRAXIS SED PRAXIS
@NunoRVicente
@NunoRVicente 15 жыл бұрын
Não tenciono puxar a brasa à minha sardinha mas se lerem o código da praxe de Coimbra hão-de ver que as coisas não se passam bem assim e que está tudo muito bem explícito do que se deve e não fazer ao caloiro, e que o resultado destas imitações é o que se vê. Não usurpem a praxe nem façam dela o que não é. A praxe é expressa pelos usos e costumes de uma academia, não são brincadeiras parvas com os caloiros feitas por gajos "vestidos de preto"...
@pattyS2rs
@pattyS2rs 12 жыл бұрын
Este ano vou praxar, e vou praxar com dois objectivos: fazer com que os caloiros se conheçam e se divirtam, e estar de olho nos meus colegas para que eles não abusem. ''Nunca fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nós''. :)
@Jribeiro22
@Jribeiro22 13 жыл бұрын
Pena é terem cortado as partes em que os caloiros falam bem da praxe. Lá porque há pessoas que não a sabem aplicar quer dizer que toda a praxe é má? Por amor de Deus, 'foi até obrigada a imitar um burro'? As pessoas não podem levar a praxe a sério, aquilo é mais uma brincadeira que outra coisa.
@ugoinsidevideo
@ugoinsidevideo 13 жыл бұрын
A nível de praxe e respeito pelos caloiros, a UC dá 10-0 a todas as restantes.
@allxtarmusic
@allxtarmusic 12 жыл бұрын
humilham-se para ter direito a um traje? comedia. acabem com esta merda!
@fernando91303
@fernando91303 14 жыл бұрын
@goncalocard claro que podes... eu sou doutor (3ª matricula) e se um caloiro nao quiser fazer alguma coisa ninguem obriga a fazer nd, basta justificar... tb nao podes estar sempre a cortar.t pk ai mais valia a pena nem ir a praxe... so la esta quem quer... claro que quando for preciso teem de encher e ouvir alguns berros nos ouvidos... e claro que que a praxes e praxes e ha pessoas idiotas que nao sabem o que e uma praxe como deve ser e os media aproveitam logo pra fazer de um caso a regra...
@zorefvilas
@zorefvilas 13 жыл бұрын
ISTO NÃO É PRAXE!!! TEM DE SE POR FIM A ESTA IDEIA....
@Xiko91
@Xiko91 12 жыл бұрын
isso do não trajar é que acho estupido. Para mim quer seja anti praxe ou não tem todo o direito de trajar quando quer. A única coisa que não teria direito era praxar os outros. O traje é um direito académico que qualquer aluno do ensino superior tem.
@MrAkamarured
@MrAkamarured 11 жыл бұрын
Pena não me entrevistarem a mim. Eu dizia Orgulho sempre que eles usam a palavra Vergonha xD
@nardams
@nardams 15 жыл бұрын
"voce foi obrigada a dançar pk? -pk eles me obrigaram. - s n o kek lhe acontecia? - enchia." e a questao é entao "e se n enche-se?n acontecia nadinha!!!!"
@Legaz1
@Legaz1 12 жыл бұрын
Em primeiro lugar lembra-te de uma coisa, só está em praxe quem quer! Ninguém obriga a ninguém estar lá isso é tudo mentira e quando algum Trajado diz isso a um caloiro que se sair vai sofrer as consequências, é o caloiro que tem que ser minimamente inteligente e saber que ninguém lhe pode fazer nada se sair! A Praxe (e não praxes!) é um direito que todos os caloiros têm, não é nenhum dever! Se vires em qualquer Código de Praxe, seja de qualquer faculdade está lá isso! DVRA PRAXIS SED PRAXIS
@beanl
@beanl 14 жыл бұрын
@dhorta8 Só algumas PESSOAS no Porto é que levam a praxe longe demais, excluindo essas, também é na boa :)
@goncalocard
@goncalocard 14 жыл бұрын
@fernando91303 Pois, esta semana foi a minha primeira de aulas e praxe também, e sinceramente estou a gostar mesmo, estou em abrantes na ESTA e até agora nada de abusos, é claro que as vezes ouvimos uns berros e enchemos também ahah, mas faz parte, e tudo resto é excelente mesmo.
@gicger
@gicger 11 жыл бұрын
é por gostares tanto que não sabes aceitar uma opinião contrária, nem ver a idiotice que é. Até podia perder aqui algum tempo a mostrar-te por A + B que esses valores não precisam de praxe nenhuma para existir em nenhum meio académico, bem pelo contrário, mas não me apetece; o pior cego é o que não quer ver, e isto de tentar enfiar palácios em blocos de cimento cansa.
@Liberationwow91
@Liberationwow91 13 жыл бұрын
Em relação ao mau praxar, só praxa mal pessoas totalmente frustradas que utilizam a praxe como maneira de sentirem superiores, não passando nada mais que palhaços ridículos, na minha academia, estes casos perdem o direito de praxar e são postos de parte. Outra coisa, claro que quando se desrespeita o traje tem que haver castigo, mas os castigados não são praxados em frente aos seus caloiros, para estes não perderem o respeito aos seus praxadores.
@joaonor
@joaonor 12 жыл бұрын
(cont.) A grande maioria aceita experimentar para ver como é. Alguns desistem passado o primeiro dia. Alguns desistem passado a primeira semana. Alguns desistem passado o primeiro semestre. Apenas entre 25% a 50% do total de caloiros costuma chegar ao fim da praxe do seu ano de caloiro. Nunca na minha vida académica nunca vi ninguém a ser forçado a ir à praxe. No entanto, da mesma maneira que todas as pessoas são diferentes também todos os praxistas são diferentes. (cont.2)
@macbethsback
@macbethsback 15 жыл бұрын
A SIC no seu melhor estilo TVI... Pega em alguns dos poucos casos existentes e julgam um todo como essa mesma minoria!! O que é mais triste é que esses mesmos canais pobres portugueses moldam opiniões... Pão e circo para todos... Pobres de espírito... O mais engraçado é que de todos aqueles comentadores entendidos na matéria, só um é que foi praxado!! E foi uma daquelas praxes bonitas!!! LOL!!(se não acreditam, vejam a parte 2)
@tiagob0592
@tiagob0592 14 жыл бұрын
@tiagob0592 Em Aveiro as praxes são melhores, mas as do Porto não são más. Apenas um bocado secantes ;) Mas claro que nas praxes por que passei nunca houve cenas tristes e que humilhassem qualquer aluno...
@gicger
@gicger 12 жыл бұрын
eish calmaaa.. se houve coisa a que já assisti foi a praxes, e tenho a minha opinião muito bem formada e fundamentada. portanto silencia-te e reflecte um bocadinho sobre este video e tantos outros que há pela internet. se depois de te informares continuares a ser a favor pelo menos já não é uma opinião ignorante.
@tatilopespt
@tatilopespt 15 жыл бұрын
1º ñ podes falar sem o conhecimento de todos os casos. 2º a praxe em portugal não é uma coisa recente, só se achares recente uma coisa que tenha séculos. 3º adoro qd invemtam percentagens (98% dos praxistas praxam para se vingarem) é mentira, pode haver alguns que o façam, mas nem é a maioria, a maoir parte fá-lo pq gostaram de ser praxados e querem transmitir o mesmo aos outros juntamente com o espirito académico.
@danielapinto7
@danielapinto7 14 жыл бұрын
4:41. Exactamente: OVELHAS!
@joaao90
@joaao90 15 жыл бұрын
Estupidez. "Os alunos são praxados para poder usar o traje". Ninguém pode impedir ninguém de ter o traje, até porque o mesmo é académico e não praxista. Para além disso gostava de saber quem é que ia impedir alguém de comprar um traje e o vestir. Até pode andar no 11º ano, pode ir a uma loja, comprar um traje e andar com ele na rua. A praxe é uma estupidez, ando no 2º ano de um curso académico e fui praxado (pq as praxes foram respeituosas, nunca 'enchi', nunca estive de 4).
@lulupersonne
@lulupersonne 14 жыл бұрын
O trafe é um direito, traja-se quem quer .
@joaonor
@joaonor 12 жыл бұрын
Se tens conhecimento de algum sítio onde haja pessoas forçadas a ser praxadas deves informar a policia de tal, a isso chama-se no mínimo coação ou abuso no máximo rapto. Durante a minha vida académica passei algum tempo a convidar caloiros a fazer parte da praxe, apenas uma pequena percentagem disse imediatamente que sim ou que não, o resto disse não sei/o que é que isso consiste?/talvez. A esses eu disse anda lá é fixe/dá para conhecer pessoal/vamos prós copos/podes vis só experimentar. (cont.
@minkzOr
@minkzOr 14 жыл бұрын
@Kanartist ya foi isso que lhes escapou..
@968290277
@968290277 14 жыл бұрын
Eu sou a favor da praxe, fui praxado com muito gosto, e sempre que posso sou praxado por alguém mais velho. Exageros na minha faculdade nunca existiram, nem comigo, nem com outra pessoa. Nunca ouve nenhum problema com a PRAXE, e sim é PRAXE, não "PRAXES".
@neshannockfez
@neshannockfez 15 жыл бұрын
tb andar com as coisas na rua é uma parvoíce, pessoas que não sabem praxar. O resto, tantos maluquinhos que falam do que não sabem.
@augustasantos1049
@augustasantos1049 10 жыл бұрын
Fui praxada e vou envergar o traje com orgulho mas há faculdades que fazem coisas tão estupidas meu deus
@lulupersonne
@lulupersonne 14 жыл бұрын
ANTI-PRAXE. Não é humilhando que se integra a pessoa na faculdade, cada um é livre de fazer o que quiser. Quem vai para faculdade vai tirar o seu curso e não ser humilhado por uns estupidos trajados!
@minkzOr
@minkzOr 14 жыл бұрын
@UsernameAlwaysInUse bem dito caloiro =)
@A53108
@A53108 12 жыл бұрын
ja agr e meus maiores parceiros e nao mais maiores ^.^''
@minkzOr
@minkzOr 14 жыл бұрын
1º n olhar nos olhos dos veteranos ou doutores sempre existiu e e' algo completamente normal e serve para eles aprenderem a terem respeito n so a NOS como a toda a gente do dia-a-dia 2º aquela caloira que diz "obrigaram-me senao enchia" PETA! ng obriga alguem a fazer o que n quer na praxe (excepto os maus praxistas) e se ela n curtiu nada entao pq ta a sorrir ou pq continua na praxe? ng e' obrigado a andar na praxe! anti-praxes sao ameaçados? ahaha que peta! enfim,so mostraram maus praxistas..
@jaimedbbs
@jaimedbbs 14 жыл бұрын
Absurdo! Com tanta merda grave q se passa no pais fazem um drama desta brincadeira voluntária... Enfim, media...
@leo85nardo1
@leo85nardo1 11 жыл бұрын
Ana és Linda!
@minkzOr
@minkzOr 14 жыл бұрын
as caloiras no jogo do fio tao-se a rir e o comentario do gajo da entrevista e' "tentam 'a pelo menos meia-hora libertarem-se da corda que as une. a cena claramente diverte um dos lados da historia" ora bem pensem comigo.. 1º - meia-hora? mt exagerado pq quando os caloiros nao conseguem algo (falo no meu exemplo e no da minha praxe) em 5/10min nos paramos com tudo. 2º - eu ouço as caloiras a rirem-se.. sera que estao a rir-se de dor ou sacrificio? esta merda foi feita por um anti-praxe de certez
@adalbertosampaio6375
@adalbertosampaio6375 11 жыл бұрын
é porque em praxe em lisboa e braga são exemplos LOL
@PipasProductions
@PipasProductions 12 жыл бұрын
quem não gosta de praxe tem bom remédio, que se declare anti-praxe.
@trofajuniordiogo
@trofajuniordiogo 13 жыл бұрын
Regra universal de praxe: Caloiro nao pode ter relações com outros caloiros, e muito menos doutores. Chega-vos? pronto ainda bem ;)
@RedSoulful
@RedSoulful 14 жыл бұрын
@minkzOr Se fosse eu nem me mexia... essa é boa, ser praxado por um futrica. Sem capa, não são nada na praxe. Depois claro, vão dar maus praxistas... os doutores que os praxam também não respeitam o traje. E os veteranos que ensinaram esses doutores idém aspas
@allxtarmusic
@allxtarmusic 12 жыл бұрын
mas é a praxe que te vai dar um emprego no fim do curso que os teus paizinhos te pagam? AMPRENDAM A SER GENTE E PAREM COM ESTA MERDA DAS PRAXES
@skinnnezz4605
@skinnnezz4605 12 жыл бұрын
7:34 NAO É DISPA-SE É DISPASSE!!!! AHAHAHAHA AIII ESTES GAJOS MATAM!!!
@philipfortunate9934
@philipfortunate9934 9 жыл бұрын
Eu cheguei à faculdade a pensar que ia conhecer pessoal com maturidade, e com dignidade e inteligentes, afinal uma das veteranas era alta puta, e os outros veteranos tavam todos com a cerveja na mão e a fumar, enfim. Depois perguntaram se eu queria ser praxado, eu disse que nao. Eu fui o unico k se levantou da sala e bazou pq nao tava para ser praxado por exatamente o mesmo tipo de ppl ke eu qnd tava no secundario gozavam cmg e eram bullys para mim. Depois os meus colegas todos tavam a olhar para mim com cara de odio como kem diz: epa este gajo e anti social. anti social pq? por ter dignidade? por nao curtir beber nem fumar? por nao admitir ke escumalha bebada ke é tal e qual a escumalha bully k me humilhava no secundario me deia ordens? Epa fuck them, Fuck praxes, sou anti praxe, e para alem de isso ser uma perfeita estupidez , é uma má influencia para os novos estudantes para os levar a maus caminhos.
@tshirttimeyeah
@tshirttimeyeah 11 жыл бұрын
não sou anti-praxe fui praxado mas optei por não trajar! tenho padrinho tal e qual como todos os outros. mas acho piada destes gajos trajados parecem uns homens tiram o traje é só rir. e pensar que ha pessoal que vive para isto XD foda-se
@Tiago_R_Ribeiro
@Tiago_R_Ribeiro 12 жыл бұрын
Que treta facista...
@ajscmoreno
@ajscmoreno 12 жыл бұрын
Vocês fazem-nos rir. Que ridículo, falta de originalidade, uma cópia completa sem tirar nem por. Lisboa? Porto? Macedo? Minho?Deixem-se de tretas e aprendam um pouco de história do vosso pais e aprendam de uma vez que Coimbra é a cidade dos Estudantes, da tradição Académica, DA PRAXE. " A praxe é para integrar os caloiros". Se ainda soubessem o que estão a fazer e se o fizessem de uma maneira exclusivamente vossa tinham todo o meu apoio, agora imitar a nossa Academia é fácil!! Por favor...
@filipeteixeira2907
@filipeteixeira2907 10 жыл бұрын
Que reportagem mais idiota que tenta a toda a força denegrir a praxe académica. Em Lisboa não existe praxe humilhante ou violenta. Se existir são casos pontuais, que merecem ser levados à justiça. Fazer disso regra geral como os senhores da SIC e TVI tentam fazer é pura e simplesmente sensacionalismo barato.
Debate sobre praxe na SIC - parte 2
8:51
antipodasTV
Рет қаралды 19 М.
GIANT Gummy Worm #shorts
0:42
Mr DegrEE
Рет қаралды 152 МЛН
She wanted to set me up #shorts by Tsuriki Show
0:56
Tsuriki Show
Рет қаралды 8 МЛН
Há um problema sério de sem-abrigo em Lisboa
10:05
CHEGA TV
Рет қаралды 18 М.
UNIDADE ESPECIAL DA PSP - SPOTTERS | REPORTAGEM
6:42
Portugal Defense
Рет қаралды 85 М.
Consumo de droga nas ruas preocupa autarcas
6:12
Fala Portugal
Рет қаралды 43 М.
FALA PORTUGAL - O BAIRRO - Reportagem
8:17
RECORD EUROPA
Рет қаралды 21 М.
GIANT Gummy Worm #shorts
0:42
Mr DegrEE
Рет қаралды 152 МЛН