Tenho passado por esse problema e essa aula me ajudou muito a ter um norte. Porém, posso calcular a vazão de entrada no decantador secundário e mesma que sai? Pois não tenho medição na saída, são comportas que abrem e fecham. Nunca pare de fazer esses vídeos, eles ajudam muito quem busca informações. Obrigado de coração.
@tiagojbelli Жыл бұрын
Oi Anderson! que bom que o conteúdo tem lhe ajudado. Acho que nao entendi sua pergunta. Voce quer saber se pode pode considerar a vazão de entrada no decantador como sendo igual a vazão de saída desse decantador?
@karolinebarros48582 жыл бұрын
Aumento da viscosidade do que? Ótima aula! 🤗
@karolinebarros48582 жыл бұрын
Você falou perto de 14:55. Não entendi.
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Oi Karoline. Estava me referindo ao aumento da viscosidade do licor misto, que é o nome que se dá a mistura do efluente + biomassa. A viscosidade pode aumentar em função de algumas situações, como por exemplo um maior teor de sólidos suspensos totais (SST), temperatura, etc... Entende? Abraço.
@gapvidaloka Жыл бұрын
Caso as taxas estivessem fora dos valores descritos na literatura, qual seria as ações a serem tomadas?
@tiagojbelli Жыл бұрын
Olá Amigo. Caso a taxa de aplicação de sólidos (TAS) esteja fora da faixa, você pode ajustar a idade do lodo do reator de forma a obter um teor de sólidos que seja adequado e permita o decantador operar dentro da faixa recomenda para a TAS. Nesse vídeo eu discuto sobre a idade do lodo: kzbin.info/www/bejne/Y3K5qXhjbJ2Lf80
@oscarinclancespedes4437 Жыл бұрын
Qual seria o cálculo ou como que encontro a área superficial do decantador?
@tiagojbelli Жыл бұрын
Olá. Voce pode levar em consideração a taxa de aplicação hidráulica e a taxa de aplicação de sólidos. No Tempo 57:45 desse vídeo eu abordo sobre essas taxas: kzbin.info/www/bejne/aoTVqq2mpKetecU
@rogerioduartebento62652 жыл бұрын
Porque quando aumenta a vazão aumenta meu araste no efluente tratado aumenta a turbidez e a espuma
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Sim Rogério, quando a vazão que chega a ETE aumenta, a carga hidráulica no decantador (m3/m2.h) aumenta também. Como consequência, a sedimentação da biomassa tende a ser prejudicada, dado o ambiente de maior turbulência no decantador sob uma maior carga hidráulica. Esse cenário acaba levando ao arraste de sólidos junto ao efluente tratado (clarificado), que se manifesta em aumento da turbidez que você analisa. Acredito que seja por aí. Abraço.
@rogerioduartebento62652 жыл бұрын
@@tiagojbelli bem isso temde a subir meu DBO. Tambem
@ALFREDOMELOITABUNA2 жыл бұрын
No exercício a vazão de entrada é de 100 L/s e a Qr de 120 L/s. . Ou seja a vazão de recirculação é maior do que a de entrada. É isso isso isso mesmo ?
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Olá Alfredo. Sim, é isso mesmo. A vazão de recirculação em lodos ativados usualmente fica entre 70% a 120% da vazão de entrada. No vídeo mais recente do canal abordo especificamente o tema de recirculação de lodo. segue o link: kzbin.info/www/bejne/q6Lbe6l5rpiGjdU
@natansouza1115 Жыл бұрын
Como posso fazer para diluir
@tiagojbelli Жыл бұрын
Olá Natan! Acho que não entendi sua pergunta. Poderia explicar melhor sua dúvida? Abç
@natansouza1115 Жыл бұрын
@@tiagojbelli estou com uma ponte decantadora de lodo, o tanque dela e quadrado e a ponte é ela é diferente desta do vídeo giratória, o modelo que tenho ela vai para frente e depois retorna, estou com muito lodo acumulado na parte de baixo onde desalinha a ponte a ponto de impedir de ir para frente, tem algo que poderia diluir ? Ela perde muito cifão
@petercornetet82672 жыл бұрын
TAH também deve ser calculada com a vazão de recirculação, pois temos 120 + 100 l/s entrando no decantador.
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Olá Peter. Na verdade utilizamos para a TAH apenas a vazão de esgoto mesmo (sem somar Qe+Qr). Lá no decantador, apenas a vazão de esgoto possui uma componente ascendente, saindo na parte de cima pelos vertedores. Ja a vazão e recirculação Qr tem uma direção descendente, saindo pelo fundo do decantador. Maiores detalhes sobre essa discussão voce pode encontrar na página 207 do livro de Lodos ativados do Von Sperling, que trata sobre as cargas hidráulicas e taxa de aplicação de sólidos no decantador. Abraço.
@juliobalbino58263 жыл бұрын
Professor, como posso saber que o meu decantador pode estar se sobrecarregando quando visualmente não é detectável, isto é quando eu não vejo a figura e sim ainda vejo o espelho de água?
@tiagojbelli2 жыл бұрын
olá Júlio! Interessante sua pergunta. Uma forma de saber se seu decantador está sobrecarregado é comparar a taxa de aplicação de sólidos (TAS) com o fluxo limite (kg/m2h) desse decantador. Caso a TAS seja superior ou fluxo limite, a manta de lodo pode-se elevar gradualmente, até atingir os vertedouros de saída do decantador (aumentando a turbidez do efluente final). Informações de como obter o fluxo limite voce encontra no capítulo 6, pag. 179 do livro do von Sperling. Adianto-lhe que ensaios de sedimentação em coluna são necessarios para obter a velocidade de sedimentação e, consequentemente, o fluxo limite. Abraço.
@diogomattos41072 жыл бұрын
Professor, onde acho Metcalf? Não acho para comprar, tem uma versão traduzida!
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Oi Diogo. Tem em português sim. Eu comprei essa versão em português há uns 3 - 4 anos atrás. Foi pela internet mesmo. o Livro é bom. Recomendo. Abraço.
@carolinapenteado94563 жыл бұрын
Prof. Vc tem algum curso completo de tratamento?
@tiagojbelli3 жыл бұрын
Oi Carolina. Estou preparando o curso. Assim q finaliza-lo, divulgo aqui no canal. Seu interesse seria em reator de lodos ativados? Abraço
@carolinapenteado94563 жыл бұрын
@@tiagojbelli seria em tudo sobre tratamento de águas residuarias na vdd