Рет қаралды 37,724
O Plantar em Casa precisa de seu apoio para sua continuação, qualquer contribuição é bem vinda para custeio da manutenção, obras e gravações para as aulas na Escola, nosso Pix de Apoio 11941075736 Carlos Alberto Fruticultura e sustentabilidade em convívio com a Natureza. 🌱* Agradecemos aos amigos que nos dão oportunidade de gravar esses videos cedendo seu tempo e experiência para ajudar a muitos. Grato
se inscrevam no canal do Sergio goo.gl/pQo7yW
participe e tire duvidas no grupo do face goo.gl/kT311P
Nos acompanhe nas redes sociais face
/ canalvariedadespef
Instagran
/ plantaremcasa_cv
Site
www.plantaremcasa.com
Objetivo do Canal
Sou Carlos Alberto de Assis conhecido como Toquinho fundador e administrador do Canal Plantar em Casa por Hobby e não profissão com o simples e importante objetivo de levar a todos o conhecimento correto para o cultivo de plantas seja em casa ou produção com o intuito de através disso levar a todos uma oportunidade de melhor qualidade de vida através das plantas e da alegria do bom cultivo.
Todos os vídeos são gravados por mim voluntariamente e sem cobrança, nenhuma das pessoas nos videos pagou algo para serem gravados, aceito apoio caso alguem queira mandar produtos ou algo pode usar o e-mail ou o endereço
toquinho2103@gmail.com na Rua Itaguaçu 98 - Jandira SP Cep 06620-263
Grato a todos
Todas as Playlists bit.ly/2OGvTwy com temas específicos a seu gosto, curta e compartilhe os vídeos e deixe sugestões para novos temas e matérias
BREVIÁRIO DE UM ORQUIDÓFILO E QUALQUER OUTRA PLANTA;
Observações que podem servir atualmente...
1).- Não devo ter mais orquidáceas do que as que posso tratar bem.
2) - Devo tratá-las como entes vivos e procurar compreendê-las, o que talvez constitua a meta mais importante da orquidofilia.
3) - Não devo mudar nada numa planta que está sempre progredindo e melhorando: é uma planta satisfeita e qualquer mudança introduzida poderá prejudicar seu ritmo,
4) - Devo mexer o menos possível em minhas plantas, não as trocando de lugar todo o momento. Devo lembrar-me que elas, a custo, criaram um ambiente favorável e a ele se adaptaram, portanto não as devo perturbar.
5) - Devo ter cuidado com as doses dos inseticidas, porque poderá prejudicar minhas plantas.
6) - O mesmo cuidado devo ter também com a adubação: não devo exigir que minhas plantas atinjam um desenvolvimento excepcional, por que elas se desenvolverão sempre dentro de certos límites.
7) - Devo passar todo tempo que puder com minhas plantas, a fim de conhecê-las melhor.
8) - Devo estudar e observar minhas plantas e não seguir palpites na cultura delas.
9) - Devo fazer tudo direito para me tornar um bom orquidófilo e cultivador.
10) - Devo tormar parte nas exposições mas não discutir julgamentos nem prêmios, porque o prêmio máximo é a prova de cooperação que dou, levando minhas plantas a elas.
11) - Devo visitar os orquidófilos amigos procurando sempre levar-lhes uma bonita orquídea ou uma muda de uma orquidácea, que lhes vão causar prazer.
12) - Devo olhar as plantas dos amigos, mas não dar nenhuma opinião sobre elas, a não ser que seja solicitado a fazê-lo. É próprio da vaidade humana julgar que o que se tem é o melhor.
13) - Devo dar minha opinião simplesmente, procurando termos que não firam a sucetibilidade de ninguêm. Devo lembrar-me que a orquidofilia é um meio de aproximação, de fazer amigos e não inimigos.
14) - Nunca devo dizer que minha planta é melhor, embora, às vêzes, pense assim.
15.) - Devo, quando solicitado, dar os conselhos que me forem pedidos, bem claramente, procurando com eles orientar o orquidófilo novato, não me esquecendo de que já passei por este período.
16) - Não devo fazer segredo de nada que sei, por que devo ter sempre presente que, agindo de modo contrário, nada mais sou do que um egoísta.
Obs.: Este “Breviário” foi oferecido pelo orquidófilo Dr. Adolfo Souza Grota, aos Associados da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, no final de uma palestra, em 21 de outubro de 1969.