DESDE A TONA - Dudi Maia Rosa

  Рет қаралды 746

Instituto Ling

Instituto Ling

Күн бұрын

Documentário sobre a exposição DESDE A TONA - Dudi Maia Rosa, com obras inéditas do artista brasileiro Dudi Maia Rosa e curadoria de João Bandeira, em cartaz de outubro a dezembro de 2023, na Galeria do Instituto Ling.
DESDE A TONA - Dudi Maia Rosa
O trabalho de Dudi Maia Rosa tem um marco, descrito em suas declarações e comentado por vários críticos, que é quase uma fábula de origem - e sabe-se que fabulação não se opõe necessariamente a verdade. O relato diz que, a certa altura, houve uma espécie de revelação, quando ele inventou um objeto artístico basicamente feito de resina de poliéster, fibra de vidro e pigmentos, que tende ao tridimensional. Porém umbilicalmente ligado à longa tradição formal e simbólica da pintura, e no qual a distinção entre imagem e suporte se dissolveu.
Com o apelido de “resina”, esses trabalhos têm sido um laboratório da produção de Dudi - embora não exclusivamente -, e seu aspecto geral passou por várias gerações, muitas vezes remetendo ao “quadro”, mas de um modo todo próprio. Feito pelo artista em um molde deitado, uma das particularidades do objeto “resina” é que o que estava no fundo do molde será a superfície, quando ele estiver pronto para ser levantado na vertical e se apresentar a nós. É como se o que vemos nessas obras se originasse do movimento de fazer algo submerso vir à tona.
Quase todas as “resinas” desta exposição são trabalhos recentes ou nunca mostrados, mas relacionados a uma linhagem há tempos consolidada na produção de Dudi, que soma a expansão generosa da cor ao afloramento, afetivamente irônico, de referências vindas da história da arte. Por exemplo, a pincelada, o grafismo, a listra, o jogo positivo-negativo, a iconografia simbólica (como a cobra-ourobouros), a apropriação de imagens (lá estão duas musas do cinema, Monica Vitti e Odete Lara), e até o quadro ele mesmo e sua moldura - embebida em humor, a materialidade do objeto de arte é, e não é, a própria representação. Uma certa rusticidade se destaca nessa nova safra: no aspecto fragmentário de grandes chapas de cor, na aspereza franca de algumas superfícies, ou, ainda, no desnudamento da própria substância que dá corpo a essas obras.
Mais uma família de obras de Dudi, algumas mostradas aqui, faz pensar em fábulas e coisas que vêm à superfície: a série das Cábulas, que ele executa mesclando técnicas industriais e artesanais deslocadas do habitual. Se o que vemos aflorar nas “resinas” pode ser cogitado como um movimento no espaço, nas Cábulas ele transcorreria mais no tempo, através da memória coletiva. Isso porque suas imagens foram processadas a partir do repertório de antigos desenhos animados, guardando traços da visualidade das fábulas de cinema. Com um DNA assim, não é à toa que essas cenas e aparições de objetos isolados flutuando sobre um fundo mais ou menos homogêneo sejam um pouco como as sobras que identificamos de um sonho. O que, por sua vez, sugere analogias desses trabalhos também com as esculturas e os pequenos relevos, onde algumas coisas se deixam ver individualmente em meio ao que não está completamente revelado ou apenas desinteressado de qualquer semelhança.
Em paralelo à efetiva sedução da sua materialidade, onde a luz opera de tantas maneiras, poderíamos, então, imaginar uma corrente que sobe e desce, entre o fundo e a tona de todas as obras expostas aqui. Ou, dito de outra forma: ao olhar para aquilo que nos chama com força nesses trabalhos, consideremos também o seu “calado”, aquela parte do barco que vai da ponta da quilha submersa até a linha visível da água. Levados por Dudi, neste barco estamos.
Texto de João Bandeira
Visite a página da exposição:
institutoling....
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

Пікірлер
Entrevista com Dudi Maia Rosa
19:08
auroras
Рет қаралды 101
12 Brazilian painters you need to know - Talking about art
16:19
Falando sobre arte - Marcelo Silva
Рет қаралды 48 М.
Synyptas 4 | Арамызда бір сатқын бар ! | 4 Bolim
17:24
Кәсіпқой бокс | Жәнібек Әлімханұлы - Андрей Михайлович
48:57
Synyptas 4 | Жігіттер сынып қалды| 3 Bolim
19:27
kak budto
Рет қаралды 1,3 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma
00:14
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 6 МЛН
EXPOSIÇÃO CRISTINA CANALE - A CASA E O SOPRO
10:53
Instituto Ling
Рет қаралды 931
Scott Turner oil pastel artist
25:18
Vexxet
Рет қаралды 14 М.
Como analisar uma obra de arte?
5:58
Art Talks
Рет қаралды 15 М.
Arte é Tecnologia - Modos de Dosar, com Marcello Dantas
1:54:25
Instituto Ling
Рет қаралды 9 М.
Tour pela casa repleta de arte de Milhem Cortaz | CASA VOGUE
5:17
Casa Vogue Brasil
Рет қаралды 293 М.
Exposição Livro verde - Michel Zózimo
14:26
Instituto Ling
Рет қаралды 282
Leonardo's technique
14:46
ARTEnet
Рет қаралды 148 М.
The Queer Code: Secret Languages of LGBTQ+ Art
10:23
nationalgalleries
Рет қаралды 1,6 МЛН
Britto Velho, o pintor das cores impossíveis
17:32
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Рет қаралды 1,4 М.
Synyptas 4 | Арамызда бір сатқын бар ! | 4 Bolim
17:24