Desvendando a falta de vagas para Programadores Júnior

  Рет қаралды 108,982

Lucas Montano

Lucas Montano

Күн бұрын

Пікірлер: 664
@LucasMontano
@LucasMontano 2 жыл бұрын
Buscando uma Carreira no Mundo Mobile? linkpop.com/lucasmontano
@brunomarceloferreira4674
@brunomarceloferreira4674 2 жыл бұрын
Me formei no final de 2020 em Engenharia de Software na Universidade Federal do Pampa onde o curso adota a metodologia de Resolução de Problemas. Foram 6 disciplinas resolvendo problemas do município e da comunidade acadêmica por meio de desenvolvimento de software. Procurei vaga como júnior durante 1 mês e consegui minha primeira oportunidade em 2021. Os recrutadores adoraram ouvir que eu já tinha experiência resolvendo problemas reais mesmo em ambiente acadêmico. Não estou falando que sou melhor desenvolvedor que os outros, mas muita gente apenas copia projetos e já acha que possui experiência suficiente para ser dev jr. A minha dica é criem seus próprios projetos, tentem resolver problemas mesmo que pequenos e tenham vontade de aprender que vocês vão ter sucesso nessa área.
@romulo2928
@romulo2928 2 жыл бұрын
Exatamente Bruno, muito bem colocado!
@guilhermeaugusto364
@guilhermeaugusto364 2 жыл бұрын
Nem sempre, porque eu tenho github cheio de projeto que eu mesmo criei sozinho, as vaga que me candidatei sempre pediam teste pratico e eu sempre entregava o que foi pedido fazendo até os diferencias não obrigatórios, já cheguei até fase final de entrevista e tive teste práticos elogiados e mesmo assim tô implorando por emprego na área até hoje.
@eduoliveira2443
@eduoliveira2443 2 жыл бұрын
@@guilhermeaugusto364 manda o link pra eu dar uma olhada
@WiltonRibeiroCruz
@WiltonRibeiroCruz 2 жыл бұрын
@@guilhermeaugusto364 o louco kkk sério? qual a linguagem de programação está aplicando a vaga?
@brunomarceloferreira4674
@brunomarceloferreira4674 2 жыл бұрын
@@guilhermeaugusto364 Sim, possuir projetos no github não é garantia para conquistar um vaga. Mas você já está sendo aprovado para fazer os testes técnicos e isso já é uma boa notícia, continue estudando e tente entender porquê você não conseguiu a vaga que vai dar tudo certo.
@alef_bsp
@alef_bsp 2 жыл бұрын
Uma coisa que me desbloqueou recentemente foi algo que o programador Br postou, na verdade é algo bem simples e intuitivo e eu não tinha pensado nisso: feito é melhor do que perfeito! Depois disso eu sinto q destravei minha mente, eu tenho uma ideia e vou lá e tento fazer, não sei se é o melhor jeito mas é o jeito que eu consigo agora então em vez de ore preocupar com outras coisas eu me dedico a fazer funcionar, tornar a ideia realidade! Quando aprender mais posso voltar e tentar melhorar como já aconteceu, mas agora o importante é aplicar o pouco que sei... O akita disse isso em um vídeo: com 20% de conteúdo tu consegue r solver 80% dos problemas
@lucasraymundo4167
@lucasraymundo4167 2 жыл бұрын
haha vc citou todos os caras que eu sigo, inclusive me atentei bastante a essas citações, mas a do programador Br foi a que mais me impactou pq sou perfeccionista e isso não combina muito com um desenvelvdor, pq a tecnologia de hj pode não ser a mesma aplicada amanhã e por consequencia o seu suposto "perfeito" vira imperfeito, então é melhor entregar algo feito e procurar melhorias futuras conforme vc vai aprendendo.
@LuisFiLiPe191
@LuisFiLiPe191 2 жыл бұрын
Exatamente isso. Fui colocar no papel uma ideia simples de um site e fui detalhando até que chegou um ponto onde eu queria incrementar tanto que bateu onde eu não tenho conhecimento, consequentemente me desanimou e acabei nem progredindo. Agora o negócio é trabalhar pra melhorar isso.
@evandromottaz
@evandromottaz 2 жыл бұрын
Eu sei exatamente o que é isso.. é duro tá cheio de projeto no git e não terminar nenhum porque fica exausto de implementar coisas que não são nem necessárias.. trabalho com landing page e pedem uma simples calculadora, eu vou lá e faço um monte de feature que no final das contas vai ser completamente ignorada pelo cliente kkkkkk
@edusantino6317
@edusantino6317 2 жыл бұрын
Dica pessoal (como Android Pleno): Foquem em entender TAMBÉM seus próprios projetos! Muita gente aqui está procurando uma oportunidade como dev Jr, e imagino que tinham feito muitos cursos na web. Contudo, é uma triste verdade: Muitos cursos não refletem o mercado de trabalho! Eles te dão uma intro como utilizar a ferramenta, porém, JAMAIS irão te dar um norte de como aplica-las na empresa. O receio de muitas companias é de que o cara não saiba se virar! Isso é muito perceptível nas entrevistas. Fica minha história como experiência: Tinha terminado o estágio de dev, mas não sabia/tinha confiança do que realmente sabia de Android. Os recrutadores passavam os desafio, e era moleza resolver, afinal, tinhamos tempo para isso (uns dão 3 dias ou até 1 semana para resolver). Mas, você, dev que se preze, tem lá seus "templates" prontos para ajudar na criação (e que fique claro, não é nenhum crime), contudo aí vem o perigo: Quando o projeto\desafio está pronto, os recrutadores irão perguntar o PQ você fez determinada implementação X ou Y (muitas das vezes, esses cursos não ensinam design pattern algum algum), sendo toda a metodologia feita por você, dev, aprendida de um curso que te ensinou assim! Aí SIM que os caras descobrem que você não entende muito bem o que foi feito. E essa visão é justamente pq eles querem uma pessoa que saiba resolver os BO's da empresa (geralmente pq alguém saiu e precisam repor o time) e não tem tempo para ficar ensinando Jr para fazer as entregas. Então depois de toda essa explanação, volto a minha dica: Pesquisem, leiam seus próprios projetos! Saibam o que é uma refatoração, saiba econheça o que falta no teu projeto! Conhecer o próprio portifólio é o primeiro passo para conseguir demonstrar que tem maturidade para resolver problemas ou implementar pequenas refatorações. Estudem algum design pattern, conceitos de SOLID e tentem aplicar em seus projetos! Espero ter ajudado! ;) Excelente vídeo Lucas!
@rogersantos1127
@rogersantos1127 2 жыл бұрын
Estou estudando pra Android, essa semana estava pensando exatamente o que disse no começo, em lugar nenhum ensinam o que o mercado procura, ensinam a mexer nas ferramentas e isso só de estudar as documentações já da pra saber, não precisa pagar absurdo em curso, mas foi boa a leitura do seu comentário pra afirmar o que estava em mente. Obrigado.
@edusantino6317
@edusantino6317 2 жыл бұрын
@@rogersantos1127 Imagina Roger! Tiver dúvidas, só postar que eu respondo! ;) boa sorte com seus estudos!
@namelessking3017
@namelessking3017 2 жыл бұрын
Concordo com vc até certo ponto, mas aí vale mencionar que talvez isso seria papel da empresa fazer... Aí entra naquele ponto de que as empresas não tem paciência (ou até estrutura) para fazer isso. Complicado.
@CerinAmroth
@CerinAmroth 2 жыл бұрын
Oi Edu! Sabe algum site onde posso estudar SOLID, design pattern e refatorações, como você disse? Pra nós iniciantes, é super difícil achar uma fonte atual e centralizada dessas informações. Eu estou ainda no básico de POO em Java. Será que encontro em sites como Alura, Udemy e outros?
@nypeeh1753
@nypeeh1753 2 жыл бұрын
Minha primeira experiência foi Freela em uma startup durante 4 meses trabalhando praticamente sozinho e tendo que aprender tudo na marra. Depois disso, na minha primeira entrevista, praticamente não existia ninguém mais confiante que eu para entrar naquela vaga haha. E por incrível q pareça, desde então, todas as entrevistas que fiz até hoje me chamaram.
@andersonarorjdev
@andersonarorjdev 2 жыл бұрын
Melhor comentário que vi nesse vídeo man. Parabéns!!! Ser dev é isso, saber entender e resolver um problema através da tecnologia, é basicamente "saber aprender". Os caras esperam já serem contratados com apenas 10 vídeo aulas de cursinho kkkkkk.
@alandyssom
@alandyssom 2 жыл бұрын
Me identifiquei na parte em que você falou da parte de Ganhar para Estudar Me aconteceu algo parecido, eu já estudava python(só o básico da linguagem) e me surgiu a oportunidade de trabalhar com ReactJS, o cara me pagou um curso para estudar sobre React, html e css Depois que terminei o curso ele me deu um mini-projeto para eu fazer como "teste", ele gostou e me contratou pra empresa dele Eu entrei na empresa basicamente do zero, só sabendo os conceitos do curso que ele tinha me passado Hoje já faz 1 ano e 5 meses que tô na empresa, já tive 3 aumentos no salário e, o mais importante, sinto que avanço a cada mês que passa. Pq como você falou, quando pegamos um projeto real, a coisa é um pouco diferente, pelo fato de ter que lidar com a equipe e tal Mas é um mundo muito fantástico, se você entrar pelo fato de gostar da área e não só olhar a grana
@karolinarios8914
@karolinarios8914 2 жыл бұрын
Com quanto tempo apareceu a oportunidade? Estou pensando em começar com Java mas estou perdida ainda, nunca tive contato com programação e quero tentar
@andersonvd
@andersonvd 2 жыл бұрын
@@karolinarios8914 não tem resposta certa para uma linguagem, tudo depende do seu objetivo. O básico hoje dia é saber javascript, html e css. Com essas coisas já da para brincar e entender como funciona a web
@CerinAmroth
@CerinAmroth 2 жыл бұрын
@@karolinarios8914 começa com HTML e CSS. No passo que tu tá meio que aprendendo já, estuda JavaScript. Isso se chama front end, e eu estudei mas particularmente, não me identifiquei. Fora que a área está ABARROTADA de estagiários e juniors. Então meu foco agora é mobile. Uma pesquisada rápida no LinkedIn e da pra ver que tem menos exigências pra quem estuda Java(back end e mobile).
@yangarcia5843
@yangarcia5843 2 жыл бұрын
Além de todos pontos levantados, que são válidos, acho que tem um que é pouco falado. Parecem que as pessoas querem trabalhar como um estagiário, no sentido de entrar bem cru e aprender o básico na empresa, só que com o rótulo de junior e salário batendo o teto dos juniores. E isso não bate. Assim, realmente é uma área que não exige faculdade, porém isso cria um problema. Com a faculdade, normalmente tu estuda um monte e daí faz um estágio e consegue alguma experiência. Sem a faculdade e esse estágio, acho que as pessoas tem extrema dificuldade em obter experiência com projetos próprios. Aí mal conseguem consumir uma API e retornar os dados personalizados e reclamam que as empresas não as querem ensinar. Veja bem, concordo que pode ser interessante a empresa fazer isso mas acho que falta um pouco mais do lado do programador. Antes de obter minha primeira vaga como júnior, eu fiz diversos processos seletivos com testes técnicos e eu conseguia ver onde eu falhava e hoje eu vejo que eram coisas básicas. Claro, também conheço gente que entende de código mas que não tem um linkedin bem feito, que não posta projeto algum no github, que não envia currículo... Fiz tudo que devia fazer, inclusive seguindo algumas dicas que vi em seus vídeos daqui e consegui a vaga. Acho que seria de grande valia se as empresas dessem um feedback após algum processo seletivo com muita gente. Apontando por exemplo qual porcentagem não conseguiu consumir uma API, qual outra parte não conseguiu retornar os dados, quantos não sabiam o básico de javascript (usar um map por exemplo), etc e tal. (Odeio textão mas fodase, foi kkk)
@PedroHenrique-tw3ry
@PedroHenrique-tw3ry 2 жыл бұрын
Também não gosto de textão, mas ajudou muito mano! 🤘😁
@ClaudioKamoda
@ClaudioKamoda 2 жыл бұрын
O difícil é conseguir a entrevista. Já tô a bastante tempo me candidatando a vagas específicas pra junior e nenhuma empresa me responde. Nem pra falar não, é um ghosting que desanima muito.
@lazarok0963
@lazarok0963 2 жыл бұрын
concordo contigo mano.. aviso pros cara direto, se tu nao sabe consumir uma api e bota na tela em menos de 1 hora meu já tá longe de júnior
@tiagorafael9872
@tiagorafael9872 2 жыл бұрын
Na minha opinião a maioria dos que estão tentando entrar na área não dispostos de verdade. Eu por exemplo estou estudando numa universidade federal desde 2017, fiz duas iniciação científicas e consegui meu primeiro estágio recentemente. E tem gente que fez um curso de 6 meses e acha que a empresa tem pagar 3 mil reais pra ela. Aí fica difícil.
@lazarok0963
@lazarok0963 2 жыл бұрын
@@tiagorafael9872 acho que 2 anos é o mínimo pra entrar como Júnior mas todo mundo fala que é menos
@renatosuarez3217
@renatosuarez3217 2 жыл бұрын
Top, Lucas boas dicas . Vou absolver todas . Parabéns pelo vídeo, muito bom!!! Um abraço.
@raulrothschild
@raulrothschild 2 жыл бұрын
Você que procura vaga de Junior, saiba que você esta competindo com MUITOS candidatos: - Pessoas formadas/não formadas com 1-3 anos de experiência na área que estão buscando mudar de stack/area de atuação. As vezes o cara eh Front e quer virar Backend e vice versa. As vezes o backend quer virar fullstack etc... - Pessoas formadas/não formadas com 1-3 anos de experiência na área que estão buscando uma vaga que remunere melhor - Pessoas formadas/não formadas na área mas com experiência de ate 1 ano, com ou sem estagio - Pessoas formadas na área e que fizeram estagio - Pessoas formadas na área que não fizeram estagio mas tem uma boa base técnica - Pessoas que não são da área mas já possuem formação e estão querendo migrar de área. - Pessoas que não possuem experiência alguma, mas de certa forma fizeram cursos profissionalizantes na área de TI, tipo escola técnicas. -Pessoas que estão estudando por conta própria. Da pra listar INUMERAS características que fazem a diferença na hora de ser contratado. Saber ingles ou nao, todas as soft skills etc.. Realmente não esta fácil para quem quer começar... O jeito eh tentar de destacar
@jf6287
@jf6287 2 жыл бұрын
Mas dizem por aí que essa área tem vaga pra todo mundo, estranho. Sempre vejo jornais publicando sobre a área precisar de profissionais, enfim.
@yurihallan
@yurihallan 2 жыл бұрын
@@jf6287 Sim. até é verdade. porém uma coisa que as pessoas não se atentam é para que nivel estão pedindo nas vagas. Podemos contar nos dedos quantas vagas são para junior. é isso que o pessoal reclama.
@jf6287
@jf6287 2 жыл бұрын
@@yurihallan Cara, muita gente entrando no mercado, vagas para júnior são poucas... Qual a chance de sucesso? Enquanto tiver pessoas pregando que ti é o caminho e etc, a tendência será um mercado cada vez mais apertado pra junior
@yurihallan
@yurihallan 2 жыл бұрын
​@@jf6287 Realmente são poucas mesmo. Qual a chance de sucesso? isso é uma pergunta que não possuo resposta. No final o que realmente conta é se a empresa vai gosta da tua trajetoria até o momento. Qual área não é concorrida atualmente? Todas talvez.
@hil449
@hil449 2 жыл бұрын
@@jf6287 as pessoas tem q ser mais espertas. Essa área vc só n tem experiência se n quiser e vc pode literalmente aplicar pra vaga em outro continente
@querensantos7767
@querensantos7767 2 жыл бұрын
Foi exatamente da forma que tu disse que consegui minha primeira experiência, me envolvi em um projeto real, ajudei um salão de beleza da minha comunidade que na época estava com problemas de organização de atendimento aos clientes, devido a pandemia, não podia aglomerar. Então criei com alguns colegas de faculdade um site web para agendamento usando HTML/CSS, Python, SQLite e Heroku para colocar no ar.
@denion1700
@denion1700 2 жыл бұрын
Interessante
@WilliamCanin
@WilliamCanin 2 жыл бұрын
Perfeito o que você disse a partir do 7:57, Lucas. Em vez de eu ficar esperando por empresas reconhecer meu potencial e assim começar a investir em mim, eu mesmo reconheci meu potencial e investi em mim mesmo. Criei meus projetos, participei de uns sem compromisso financeiro e assim criei credibilidade. Junior não tem que pensar em carteira assinada, tem que pensar em fazer a sua própria imagem profissional sem esperar retorno imediato, uma especie de marketing de si mesmo, só depois o reconhecimento vem e assim é contratado.
@brunocaiitano
@brunocaiitano 2 жыл бұрын
Eu programo com php a mais de 6 anos, e so ano passado eu decidi aplicar pra uma vaga de desenvolvedor, e consegui de primeira, fiz o teste, passei na entrevista apresentando meus projetos proprios em produção, comprovei a minha experiencia.
@curtiuseucomentario6203
@curtiuseucomentario6203 2 жыл бұрын
Que tipos de projetos?
@brunocaiitano
@brunocaiitano 2 жыл бұрын
@@curtiuseucomentario6203 Apis/mods para jogos, plataforma saas para facilitar a criação de sites, venda e entrega dos itens dentro do jogo
@omegafala720
@omegafala720 2 жыл бұрын
Mas PHP faz mods por acaso?
@brunocaiitano
@brunocaiitano 2 жыл бұрын
@@omegafala720 api pro mod, mod pro jogo em java
@saulomatos7432
@saulomatos7432 Жыл бұрын
Acha q PHP é uma boa para começar?
@mechanicallydev4536
@mechanicallydev4536 2 жыл бұрын
Contratar júnior não é despesa. Pra cada tarefa complexa que Pleno e Sênior faz, existem muito mais tarefas simples que podem ser feitas por um júnior. Botar pleno pra "pintar botão" é perda de dinheiro, é alocar um dev com custo por hora alto pra fazer uma tarefa que um dev mais barato poderia fazer, fora o desperdício de oportunidade de treinar o júnior enquanto ele faz as entregas de coisas simples. Essa ideia que Júnior não entrega é besteira.
@gabrielgambarra
@gabrielgambarra 2 жыл бұрын
A minha oportunidade de estágio veio porque apliquei pra uma vaga de JR. (vale a pena ler o comentário todo) Daí fiz uma prova (que era um daqueles desafios de lógica, o qual eu colei ela inteira) e depois uma conversa técnica com o líder do projeto. Em seguida me chamaram de novo e falaram assim: olha, a gente vê que tu não tem exp pra vaga de JR em aberto aqui, mas a gente viu um potencial e quer te oferecer um estágio. Depois conversei com esse líder pra entender porque da decisão dele: "Simplesmente porque tu conseguiu resolver o problema que te foi dado. Tu soube ir atrás da solução e é isso que importa no final das contas no dia a dia". Então a minha dica é: mlk, aplica pra vaga e foda-se. Faz os testes que passarem e desenrola na entrevista técnica. Das duas uma: ou tu se da bem demais e é contratado pra senioridade que aplicou mesmo não sendo, ou podem te oferecer um cargo menor por verem potencial. O não a gente sempre tem, o sim é a gente que corre atrás.
@juliogsg007
@juliogsg007 2 жыл бұрын
fiz um teste full aleatorio no twitter para uma vaga, e so tinha o desafio, nem valor nem nada, dai entreguei em um dia, bem rapidinho e fiz muito bem feito, codigo limpo e tudo. me chamaram, to pra assinar a carteira. obs : a vaga era para pleno, e consegui uma oportunidade jr.
@rayane4223
@rayane4223 2 жыл бұрын
Verdade! Consegui minha primeira vaga assim. A gente tem que tentar e meter a cara mesmo se não a oportunidade nunca vem.
@tigu5922
@tigu5922 2 жыл бұрын
Muito bomm. Concordo com vc !!!
@Gabieu3
@Gabieu3 2 жыл бұрын
Motivador teu comentário meu caro!
@ogmarciin
@ogmarciin 2 жыл бұрын
Lucas sempre abrindo os olhos pra algo claro na nossa frente, foda!!
@andersonarorjdev
@andersonarorjdev 2 жыл бұрын
Minha visão é de que para as empresas darem oportunidade para juniors, precisam de seniors que possam confiar e que não vão sair de uma hora pra outra da empresa e deixar tudo na mão. O que ela vai fazer com um Junior sem um senior? De fato os seniors estão pulando de galho em galho por causa de $$ e isso tá sim refletindo nos juniors.
@mateuscarvalhodev
@mateuscarvalhodev 2 жыл бұрын
Nem fala amigo, eu to de 'junior' fazendo alguns cursos e projetos pequenos, mas já me desanimei varias e avrias vezes.. até trabalhar de graça eu aceito, só queria ter experiência profissional mesmo.
@intergamesbr1232
@intergamesbr1232 2 жыл бұрын
Eu tenho um amigo que é sênior, atua na área já tem 6 anos, ele saiu da última empresa que ele estava porque a empresa não queria contrata júnior ele tinha que cuida da demanda de Sênio e fazer serviço de júnior. Júnior e importante para as empresas mas elas não querem treinar eles...
@gersonarp
@gersonarp 2 жыл бұрын
Acontece que você como Junior, quer um emprego pela experiência, depois como pleno, quer pelo conhecimento, e depois que vira Sênior, vai querer dinheiro e reconhecimento, aí sua empresa não vai mais oferecer isso e vc vai ficar descontente e sair desta empresa! eu sou Sênior, sei como funciona!
@beninhalopes1012
@beninhalopes1012 2 жыл бұрын
@@gersonarp Esta é a burrice das empresas. Não dão valor pros devs que elas investiram formando. Aí o sujeito vai embora mesmo.
@gersonarp
@gersonarp 2 жыл бұрын
@@beninhalopes1012isso mesmo! errado eles não estão! todo dev ja passou por uma empresa assim e se não aceitou uma oportunidade melhor, é porque é fã boy de empresa!
@austenmoraes9745
@austenmoraes9745 2 жыл бұрын
Chegou na hora certa Lucão, baita vídeo, tirou muito do meu medo de ficar sem vagas no mercado, tenho 18 anos e já estava pensando até em desistir, mesmo amando estudar programação
@VitorEGomes
@VitorEGomes 2 жыл бұрын
tu é novo, quando tu terminar tua faculdade ou curso metade das pessoas que entraram pelo dinheiro vão ter desistido e ai volta a ter bastante vaga
@estudante4015
@estudante4015 2 жыл бұрын
@@VitorEGomes não é querendo desanimar não, mas só vai aumentar o número de gente entrando.
@yuritravassos8426
@yuritravassos8426 2 жыл бұрын
@@estudante4015 e o número de empresas precisando de gente 🤷🏻
@VitorEGomes
@VitorEGomes 2 жыл бұрын
@investidor marombeiro, concordo. Mas vai ter muita gente RUIM, muita gente que entrou só pelo HYPE e o próprio mercado vai fazer a seleção natural. Ou seja, vai ficar mais difícil? Pra quem não sabe de fato a linguagem SIM. Teremos milhares de Pseudo Programadores desempregados.
@yuritravassos8426
@yuritravassos8426 2 жыл бұрын
@@VitorEGomes mais didatico que isso so dois disso
@johnnascimento9211
@johnnascimento9211 2 жыл бұрын
No meu caso, eu escolhi uma linguagem de programação que estava tão escassa, que não tinha nem mesmo programadores ruins no mercado para atender a "demanda" , para facilitar um pouco a minha vida, eu queria uma linguagem não envolvesse componentes visuais (front-end), eu escolhi o COBOL, pois o COBOL até tem front-end , mas geralmente é utilizado outras linguagens de programação para fazer o front-end. Após fazer essa escolha e investir em cursos, eu não me sentia preparado para pegar freelancer, pois não tinha a menor vivência com projeto, eu não sabia nem precificar a minha hora trabalhada, então, eu participei de vários Hackathon's de COBOL , onde ideia era justamente poder construir só alguns portifólio para poder fazer alguma "diferença" nas entrevistas de emprego, mas devido a minha dedicação nos estudos da linguagem, eu acabei me destacando nos Hackathon's e desde o primeiro evento que eu participei, eu já recebi algumas ofertas de trabalho para trabalhar em consultorias (fábricas de software). Eu recusei as primeiras ofertas, pois não dava para conciliar com a faculdade, e essas minhas recusas, somadas a paciência de esperar, me possibilitou até mesmo ir entendendo o dinamismo do mercado. No último Hackathon que eu participei, tinha lá um gestor de uma consultoria que já havia me ofertado trabalho umas duas vezes, e nas duas vezes eu recusei, então, ele sentou comigo para tomar um café, eu expliquei a questão da minha faculdade, e ele ficou de me dar um retorno, resumindo ... O RH da empresa me ligou semanas depois me fazendo uma oferta de trabalho com um salário muito bom pra época, e os horário estavam bem flexíveis, e detalhe, era pra júnior. O COBOL foi só a minha porta de entrada para o mercado de desenvolvimento, hoje eu atuo com Java, C#, Python e até Rust. ahhh eu também não trabalho mais em consultorias, hoje sou funcionário efetivo (contratado direto) da maior bolsa de valores da américa latina e a 5° maior bolsa de valores do mundo, eu estou falando da B3, e é lá onde eu tenho dedicado os meus esforços para me desenvolver ainda mais. Essa estratégia de escolher uma linguagem de programação que poucos estavam estudando , e construir um portifólio por meio de Hackathon's, foi perfeita para mim, pois eu não me sentia muito seguro em empreender como freelance ou algo do tipo, e sem experiência as empresas realmente não estavam dispostas a me dar uma oportunidade nível júnior. As 3 dicas que eu dou são: - Tente estudar uma linguagem ou tecnologia que poucos estão estudando, mas que ao mesmo tempo tenha uma certa demanda por esse conhecimento. - Se dedique aos estudos, e fique bom ao máximo que você puder. - Construa o seu portifólio por meios de Hackathon's, pois esses eventos são um ótimo lugar para começar a formar a sua própria network, e caso ninguém te ofereça uma oportunidade de trabalho após um desses eventos, então, ao menos você terá um diferencial (que é o seu próprio portifólio) para levar em uma entrevista dessas que você consegue arrumar fácil em um desses inúmeros sites de vagas de empregos. Boa sorte pra quem está começando.
@joanvalenca4501
@joanvalenca4501 Жыл бұрын
Penso o mesmo que vc e quero aprende Go, não se vê mts cursos sobre Go por ai
@JeffersonSantos-mz5lp
@JeffersonSantos-mz5lp Жыл бұрын
Estou tendo contato agora com o teu canal, comecei estudar desenvolvimento web no final do ano passado e sempre gostei mt da área. Vendo seus vídeos agora percebi que o que falta para os desenvolvedores hj é destravar a chave de empreendedorismo, não apenas esperar a porta perfeita se abrir mas criar a sua própria.
@rindodosboletos
@rindodosboletos 2 жыл бұрын
Eu concordo com o que tu disse no vídeo! Eu sempre tive receio de aplicar pra vagas de programação por causa do que as empresas pediam nas descrições das vagas, então peguei um trampo normal de despachante imobiliário, era uma empresa de porte médio e eu fiz um script pra automatizar algumas atividades de uma colega, em 3 meses eu estava contratado como desenvolvedor de software e ainda consegui um contrato híbrido, tendo que ir presencialmente pro trabalho só 1 dia na semana... Detalhe, eu era o primeiro programador da empresa kkkkk Eu sei que pra quem ainda não entrou no mercado é complicado, mas se tu é um bom programador, mete a cara que vai dar certo, e por bom programador eu não quero dizer que você precisa saber tudo, gostar de programar, sentar a bunda na cadeira e ter paciência pra pesquisar e rodar o que precisa rodar já é o suficiente.
@br101nt
@br101nt 2 жыл бұрын
Fui contratado sem experiência. Passei em uma seleção aqui em Aracaju-SE, percebi que os treinamentos passam longe dos projetos reais. Comecei como Júnior(quase estagiário kkkk), existem algumas empresas que têm salários mais baixos que se interessam em investir em pessoas sem experiência, sempre segui muitas dicas do Lucas Montano, fui bem sincero na entrevista, e hoje tenho 9 meses de experiência na Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe. Ame aquilo o que faz o resto vem na bagagem.
@maxxcleiton
@maxxcleiton 2 жыл бұрын
Boa! Moro em Aracaju e sigo estudando e de olho em vaga Dev Jr.
@saktobiplays
@saktobiplays Жыл бұрын
Síntese do comentário: - Experiência própria - Analogia do primeiro emprego - Como conseguir o primeiro emprego Na faculdade eu me alinhei a projetos e empresa júnior do meu curso, tive a oportunidade de desenvolver coisas bacanas (apesar de notar, hoje em dia, que no mercado de trabalho aquilo não teria tanto valor) mas foi um certo tipo de experiência. Segundo ponto foi ter trabalhado junto com colegas em uma mini startup fundada por mim. Desenvolvemos nossos projetos, pesquisamos, nos aperfeiçoamos, tivemos alguns clientes. O negócio não foi pra frente mas a experiência ficou. Vimos o mercado de perto, atendemos clientes e atendemos necessidades do mercado utilizando tecnologias atuais, tudo sem um único sênior na equipe. Tal experiência fez com que cada um pudesse mostrar o seu portifólio em sua respectiva área, eu: desenvolvimento para microcontroladores, meus colegas, desenvolvimento web, desenvolvimento de hardware, administração, modelagem 3d. E então aconteceu, o rompimento da camada do primeiro emprego, tínhamos um certo tipo de experiência e conseguimos o nosso "segundo" emprego, e aí houve a virada de chave, do momento que passamos 6 meses em diante em uma empresa já minimamente consolidada nós pegamos uma visão mais sistêmica das necessidades internas da empresa e do mercado, isso nos aprimora para entregar o valor que uma empresa espera de cada funcionário. Agilidade, concisão, e análise crítica são algumas das coisas que se realmente aprendem no primeiro emprego para além do conhecimento técnico e é isso que o mercado busca. E então fica uma analogia, o mercado de trabalho é igual a uma língua nova que aprendemos, nos sentimos mais confiantes quando temos o feedback que aquilo que aprendemos está gerando uma comunicação, um diálogo. No mercado aprendemos tecnologias, linguagens atuais que traduzem demandas em entregas, a cada entrega você tem o feedback que aqueles artifícios resolvem problemas e você vai buscar se especializar. Enquanto ainda não entramos no mercado, o que vemos é apenas algo semelhante a alegoria da caverna de Platão, apenas relances. A dica final é, se apegue ao que vc gosta, tecnologias, ferramentas, linguagem de programação, procure vagas compatíveis com isso no linked-in analise os requisitos das vagas e elabore um/vários projetos portifólio utilizando aqueles requisitos. Também incentivo a procurar o perfil de pessoas que atualmente ocupam a posição que você gostaria de ocupar, analise o perfil delas, veja o que elas dominam e passe a estudar também. E por último, recrutadores são humanos, fale com eles diretamente, não espere anúncio de vagas, demonstre que você tem interesse e quer dar esse pontapé inicial, mostre seus valores.
@diegoferreira3618
@diegoferreira3618 2 жыл бұрын
Uma visão de quem esta tentando a primeira oportunidade na área de programação é a seguinte: A grande maioria dos processos seletivos não conseguem avaliar corretamente, pelo menos na grande maioria das entrevistas foi essa sensação que eu tive. Fiquei uns 6 meses mantendo meu github ativo (fora que já tinha uma noção de programação antes disso), sempre trabalhando em projetinhos pessoais pra colocar em prática as coisas que eu ia aprendendo, mas parece que o time de recrutamento nem olha pro nosso github e nem estão interessados em projetos pessoais. Já participei de entrevista de estágio que eles estavam mais interessados em como eram minhas notas na faculdade do que em quais tecnologias eu já tinha utilizado, quando eu fui pedir pra mostrar um projeto que eu desenvolvi eles falaram que não precisava, que eu podia simplesmente falar o que tinha desenvolvido. Nem vou citar daqueles testes de raciocínio logico que na minha opinião não avaliam porcaria nenhuma... aquelas vagas que pedem experiência em um monte de tecnologia que no final das contas a empresa nem utiliza aquilo tudo de fato. O alerta que eu faço é: tome muito cuidado na hora de interpretar que "existem muitas vagas na área de desenvolvimento", na verdade a grande maioria dessas vagas são pra quem já tem anos de experiência e existe um abismo enorme até chegar na primeira oportunidade.
@Gabriel-ny2om
@Gabriel-ny2om 2 жыл бұрын
cara, perfeito, beirando ja aos 30 anos, somado a essas coisas que vc descreveu, desistir dessa ilusao e foquei somente no concurso publico.
@danielaraujo3010
@danielaraujo3010 2 жыл бұрын
Ótimo comentário
@SandeS5
@SandeS5 2 жыл бұрын
Melhor comentário,fora que as vagas de estágio pedem experiências de Jr e as de Jr pedem de Pleno ou Sênior.
@Gabriel-ny2om
@Gabriel-ny2om 2 жыл бұрын
@@SandeS5 ilusão pura, eu desencanei desse negócio e tô focado em outra coisa
@SandeS5
@SandeS5 2 жыл бұрын
@@Gabriel-ny2om nem me diga,bate um desânimo brabo
@lurdaum88
@lurdaum88 2 жыл бұрын
Minha primeira oportunidade na área é onde estou até hoje. Na época era dotnet core 2.0 e para entrar tive que estudar Entity framework core. Sou muito grato pela oportunidade que me deram.
@MauricioDeLima1001
@MauricioDeLima1001 2 жыл бұрын
Meu Amigo que conteúdo topado... SHow... Ganhou mais um seguidor, com toda certeza.
@andreiasimas2984
@andreiasimas2984 2 жыл бұрын
"Esperar um júnior entregar valor". Que burrice, mano. Quando um júnior faz um serviço mais fácil e deixa o sénior e o pleno desatolado para pensarem em coisas difíceis, o júnior está entregando valor e não só isso, ele está aprendendo tb. Bom pro Júnior, bom pra empresa. A minha empresa foca nos estagiários.
@arquitetodasgalaxias
@arquitetodasgalaxias 2 жыл бұрын
O que vejo no dia a dia das empresas: Não tem equipe pra treinar o JR. É tudo pra ontem, prioridade 0. Falta espaço pra treinamento e pensamento no médio e longo prazo, infelizmente.
@Doisgiga
@Doisgiga 2 жыл бұрын
Exatamente, penso da mesma forma. O pior é que no Linkedin só tem postagens de empresas "amigas/humanas" o que não reflete bem a realidade.
@williandamasceno7026
@williandamasceno7026 2 жыл бұрын
Poh eu to nesse desafio de conseguir o primeiro sim. Tenho estudado por um tempo e também consegui alguns freelas, quando chego para entrevista sempre digo que tenho essas experiências. Uma dica que eu dou, esqueça um pouco empresas no início, procure por pessoas que trabalham na área que talvez estejam precisando de alguem para dar uma força, oferece sua ajuda e em troca você acaba conseguindo experiência.
@sadlife618
@sadlife618 2 жыл бұрын
Já vi até vaga de estagio pedindo experiencia, tem muita demanda no mercado mas não é só por falta de mão de obra, vagas querendo um pleno pagando como um junior tem de balde, e ninguém é bobo de entrar nessas furadas, claro que vai faltar funcionário, mão de obra qualificada eles querem mas, pagando como mão de obra meia boca.
@ivanildesoliveiradasilva4298
@ivanildesoliveiradasilva4298 2 жыл бұрын
Boa noite, Lucas cai aqui de paraquedas e estou amando teu raciocínio eu tenho a maior vontade de expor minha ideia pra pessoas como você ter conhecimento sobre uma ideia inovadora direcionada para jovensj empreendedores.
@vitinhuffc
@vitinhuffc 2 жыл бұрын
Estou nessa pegada aí, desenvolvendo pequenos projetos, coisas simples e úteis mesmo. Por exemplo, minha família tem um restaurante, e recentemente começaram a usar um sistema de comanda pelo telefone. Só q é tudo local pra cada telefone, cada garçom acaba com uma comanda diferente, aí tem que usar zonas de garçom pra n dar confusão. Nisso pensei em fazer esse Saas pra eles, com um banco de dados simples local, tudo dentro da rede do restaurante por segurança. Fizemos uma pesquisa rápida na região as empresas que forneceriam esse software cobram 350 reais mensais pra manter o sistema e vi aí uma oportunidade de ajudar a família e fazer o meu nome. Sinto dificuldade pq não tenho um grupo de apoio, ate tenho amigos na área, mas em outras linguagens como python pra análise de engenharia, então é meio complicado dar conta de tudo sozinho, desde ux a backend, fora a questão do git q eu posso literalmente fazer qualquer merda e consertar a qualquer momento q eu quiser.
@guiiizenni
@guiiizenni 2 жыл бұрын
tou na mesma mano, mas diferente. Vou do marketing/social media ao ux com um projeto aqui tanto de utilidade familiar quanto portifa. Se quiser uma parceria pra melhorar esse teu SaaS, do teu projeto, e a gente ir ganhando experiencia juntos, da um alo e a gente desenha algo. Sozinho é mais osso mesmo.
@diegosantana6833
@diegosantana6833 2 жыл бұрын
Também acontece o seguinte. A empresa contrata um jr. que após 1 ano ou menos, consegue uma oportunidade melhor e sai bem no tempo que a empresa começaria ter retorno por tê-lo contratado.
@kalfa509
@kalfa509 2 жыл бұрын
Eu só consegui um trabalho como jr porque fui indicado. Se não fosse isso, estaria difícil pra conseguir
@m.s.nicotdiinc.7645
@m.s.nicotdiinc.7645 2 жыл бұрын
O mesmo aqui haha
@brunolopes_
@brunolopes_ 2 жыл бұрын
O clássico pessoas com QI, quem indica.
@hil449
@hil449 2 жыл бұрын
@@brunolopes_ por isso q é importante entrar em faculdade/participar de evento, vc n vai conseguir nada sozinho nesse mundo
@brunolopes_
@brunolopes_ 2 жыл бұрын
@@hil449 sem dúvida, na verdade isso é possivelmente o maior ganho de você estar em uma faculdade, melhor forma de adquirir QI.
@lucasraymundo4167
@lucasraymundo4167 2 жыл бұрын
Que vídeo sensacional, o conteúdo abordado é muito bom, esclarecedor porque eu só vejo as pessoas falando sobre apagão tecnologico, mas não comentaram que boa parte das vagas e a procura é maior por pessoas com mais experiência.
@DaniloSilvaTI
@DaniloSilvaTI 2 жыл бұрын
Seu vídeo foi esclarecedor, muito bom mesmo. Atualmente sou Servidor Público, trabalhando com TI. Sobre a experiencia de um Jr. concordo em número, gênero e grau com sua opinião. Hoje é muito fácil e barato manter um site no ar, nele é possível o Jr. expor suas experiencias, criar um portfólio. Creio que seja importante focar em uma linguagem/tecnologia, estudar bastante e escrever sobre tal, fazer experiencias, mostrar essas experiencias ou sistemas através de vídeos, github, blog, por aí vai. O segredo é mostrar seu conhecimento, um profissional pode ter anos de carreira, isso não quer dizer que ele seja bom o suficiente para ser um Sênior, como também existem muitos "saindo das fraldas" que são extremamente bons em uma determinada linguagem ou tecnologia, tudo vai do seu conhecimento. Desenvolva sistemas nem que for apenas para mostrar aos familiares, é assim que se adquiri conhecimento. Faz pouco tempo que desenvolvi um sistema financeiro para controlar meus gastos, aprendi muito fazendo, mas apenas minha esposa e eu utilizamos, serviu para eu me aprofundar em PHP e Codeigniter, depois de pronto já fiquei com vontade de mudar de linguagem, já estou olhando outras para ver qual estudo agora, a intensão é refazer o sistema. Para finalizar fica a famosa frase "Quem não é visto, não é lembrado."
@roxaskeyblade12
@roxaskeyblade12 2 жыл бұрын
Obrigado pela visão Lucas!
@henriquebarros8303
@henriquebarros8303 2 жыл бұрын
Tu tocou num ponto muito importante! Muitos de nós, quando no início da carreira, esperamos ser magicamente abordado por um certo alguém lá no LinkedIn dizendo que nossas habilidades condizem com o que a empresa precisa. E não culpo muito quem tem essa linha de pensamento, até porque nos vendem constantemente esse tipo de promessa ao ponto de nos convencer que isso se aplica a 100% do casos. Ao contrário de muitos que pagaram matérias na faculdade comigo, meu primeiro estágio não foi através de uma seleção. Eu conheci a pessoa que viria a ser meu chefe na época em um evento onde grupos de pessoas vendiam sua ideia em formato de pitch! A ideia era de um amigo meu que estava precisando de alguém para auxiliar. O cara lá que viria ser meu chefe havia gostado da forma como eu me comunicava com diferentes públicos (OBS: Eu não sabia nada do projeto, tive que entender em uns 10 - 20 minutos), ao ponto de quase fechar parceria com uma equipe de engenharia que estava no local! Ele perguntou se eu trabalhava com tecnologia, se eu entendia algo de linguagem X, Y, Z, e aquilo ali foi o que me possibilitou a ter meu primeiro estágio na empresa!
@welingtonferreiras
@welingtonferreiras 2 жыл бұрын
Também cara. Não esperava já "chegar sentando na janelinha". A gente para conseguir um lugar ao sol tem que comer muita poeira e humildade para ter consciência de que você precisa provar seu valor ao mercado e isto leva tempo. A molecada já quer chegar ao mercado e "passar de fase sem sofrer". A vida é dura. A gente que precisa ter casca para enfrentar ela...
@pierre.vieira
@pierre.vieira 2 жыл бұрын
Uma excelente forma de comprovar experiência sem ter experiência estando na faculdade é participando de um empresa júnior. Sou prova viva disso, depois que entrei para a empresa júnior da minha universidade consegui mostrar para as demais empresas os projetos que eu desenvolvi "sem ter experiência" e com isso alcancei outras vagas que requeriam certa "experiência".
@feliperocha5071
@feliperocha5071 2 жыл бұрын
Muito obrigado por esse video !!!
@viniciuscavalcanterj
@viniciuscavalcanterj 2 жыл бұрын
Conteúdo muito relevante. A promessa Geral é que vai faltar profissional para tantas vagas e de dentro do problema não vejo Isso. Muitos Juniors e pré estagiários como eu estão se estapeando por uma oportunidade que parece tão distante. Seu vídeo veio para discutir a situação real. Parabéns
@ericlespiana3193
@ericlespiana3193 2 жыл бұрын
Muito bom! Obrigado pela visão 🎖️
@akioto1116
@akioto1116 2 жыл бұрын
Entrei na area nos meus tempos de facul, participei de vários hackathons. Em um deles um companheiro de equipe gostou do meu trampo e me apresentou pro chefe da equipe dele. Na minha visão o primeiro passo é conseguir o contato com alguém q possa te indicar
@luquinhasaude
@luquinhasaude 2 жыл бұрын
Oi xará, na maioria das vezes os juniors estão sendo a consequência desses "influencers" ou "escolas" que oferecem somente o "marketing" e não a "prática", esquecem de dizer que para aprender e estar aonde você quer é necessário paciência, resiliência e consistência, colocam mais que vai ganhar "x" do que aprender "y" e então "frusta a pessoa. As vezes também está no Júnior que não quer se atualizar e acha que o que ele faz "está bom" ou também pode ser por conta das empresas exigerem pessoas que já estão na área não abrindo oportunidade para os que estão entrando,há sempre os 2 lados. Agradeço pelo conteúdo real xará! Abraços!
@heyjeanwtf
@heyjeanwtf 2 жыл бұрын
Se você mora com os pais: não tem nem discussão, melhor caminho é estágio como dev por uns 6 meses, aí vira Jr. Se você mora sozinho ou com parceiro(a), já tem um trabalho e quer mudar de carreira: junta grana por pelo menos 1 ano, aí faz estágio como dev por uns 6 meses (tem uns que pagam até uns mil conto por mês), aí vira Jr. Eu fiz o segundo caminho. Claro que ter uma parceira sensacional me ajudou muito, a gente fez um esquema de ela pagar 2/3 das contas e eu o 1/3 restante, em vez de dividir ao meio, durante os meus 6 meses de estágio. Hoje eu sou sênior e desenvolvo uma plataforma pra empresa dela como retribuição.
@samuelmelo5676
@samuelmelo5676 2 жыл бұрын
Valeu a idéia meu nobre
@Girlgirls12233
@Girlgirls12233 2 жыл бұрын
Portfólio!!!!!! Bons projetos, fazer freela, se joga no Open Source, principalmente para quem quer trabalhar pra gringo. Nao é só ficar fazendo cursinho em Udemy e achar que já está pronto para assumir uma vaga, tem que aplicar esse conhecimento. Mao na massaaaaaaa, e muita massa.
@brunomichael9337
@brunomichael9337 2 жыл бұрын
Mexer com freela e open Source já não está em um nível mais avançado?
@andersonarorjdev
@andersonarorjdev 2 жыл бұрын
@@brunomichael9337 E por quê deveria estar? o objetivo não é conseguir experiência? Simplesmente se arrisque. Não se bloqueie com o pensamento de: "nossa mas isso é mt avançado". Se não tentar nunca vai conseguir.
@raimundojunior8547
@raimundojunior8547 2 жыл бұрын
Me uso como exemplo de júnior, estudei sozinho por 6 meses, se você me pedir para fazer um site em react, seja landing page, form, ToDo, ou algo mais completo como SSR, SSG, criar um modal e usar um useContexto ali ao invés do redux, consumir uma api, ou até construir um crud, eu acredito dar conta, eu acho que júnior, é aquele dev que tem "noção/experiência" na área, mas que precisa de ajuda para seguir adiante, mas que ao ser treinado pela empresa "tempo de exp 3 meses" irá ser capaz de dar seus "pulos" lembrando que se você já constrói sites, você pode por como experiência
@ztherex5991
@ztherex5991 2 жыл бұрын
Eae mano. Por onde você estudou durante esses 6 meses? Estou no ensino médio e quero começar a estudar por conta própria.
@hil449
@hil449 2 жыл бұрын
@@ztherex5991 KZbin e documentação tem tudo oq vc precisa
@erenyeagertatakae4778
@erenyeagertatakae4778 2 жыл бұрын
@@hil449 posso traduzir a documentação?
@katherinefsouza
@katherinefsouza 2 жыл бұрын
Boas dicas pra quem está começando, e digo que aprender isso é o dia-a-dia até do sênior se quiser se manter relevante, e estar pro dentro das atualizações de sua especialidade.
@deX_s2
@deX_s2 2 жыл бұрын
obg pelas dicas no final do video lucas !!!!
@halinedias10
@halinedias10 2 жыл бұрын
Concordo sobre a questão de fazer freela já ser uma experiência, porém, ainda assim precisam haver pessoas experientes pra ajudar quando chega em um determinado momento que "trava" ..rsrs, então acredito em projetos que tenha pelo menos dois devs aí pra se ajudarem, sendo um mais experiente..
@ELeao-by9wo
@ELeao-by9wo 2 жыл бұрын
Assim, eu não posso falar como empresário mas como funcionário uma coisa que sempre me ajudou bastante foi ser bastante transparente sobre minhas intenção na empresa e sobre as minhas skills. Minha primeira vaga foi com 2 anos de faculdade, como dev php fullstack, e eu não sabia nada de php (sabia só Java e C++ das matérias da facul) mas me ofereci pra ficar 2 messes como estagiário em tempo integral pra provar que eu podia desenrolar as demandas. Dei meu sangue dentro e fora da empresa e com 1 mês e meio meu chefe resolveu me contratar. Fiquei na empresa 2 anos até conseguir uma vaga melhor
@luanadefreitas8515
@luanadefreitas8515 2 жыл бұрын
Antes de ter experiência trabalhando para empresas, eu trabalhei muitas horas em projetos de pesquisa e extensão na universidade comecei fazendo cabos de rede e cheguei a atuar como sysadmin gnu/linux. São experiências que carrego comigo até hoje =]
@davidfarias2548
@davidfarias2548 2 жыл бұрын
Você atua hoje como sysadmin / infra ou como dev de software ?
@luanadefreitas8515
@luanadefreitas8515 2 жыл бұрын
@@davidfarias2548 eu tenho uma carreira em Dev como QA. Mas aquelas experiência como sysadmin trouxe conhecimento que uso cotidianamente, principalmente hoje trabalhando com cloud.
@EmersonXDD1
@EmersonXDD1 2 жыл бұрын
Durante a faculdade fui montando um portfólio e iniciei um projeto já pensando em publicar o app na Google Play. Fiz de maneira organizada e com documentações. Consegui minha vaga de júnior através deste projeto 😁 Detalhe, como não encontrei muitas vagas de júnior, arriqueis na vaga de pleno*
@MarcielViana
@MarcielViana Жыл бұрын
Tem que pensar grande. Isso aí.
@Flavio_Ceratti
@Flavio_Ceratti 2 жыл бұрын
Em 2014 fiz uma entrevista de emprego, e falei que sabia só o que aprendi na faculdade (hello world em java), e o entrevistador (CEO da startup) falou o mesmo que você, sobre buscar experiência. Então as empresas não estão pedido experiência agora, sempre foi assim. É dificil uma empresa "pegar um para criar"
@ramonpaolomaran2253
@ramonpaolomaran2253 2 жыл бұрын
Lucas, espero que você veja esse comentário. Enfim, eu iniciei na área de TI, final de 2018. Eu conheci Redes e Linux, e aquilo me apaixonou Final de 2018, logo após ter conhecido essas duas maravilhas, eu passei no ensino médio/técnico na área de desenvolvimento de sistemas. Acabei cursando completo, e me formei final do ano passado. Porém, mesmo tendo 4 anos de """experiência""" nunca me senti de fato preparado para algo. Porém, nesse ano o jogo mudou. Eu me sinto preparado para tudo que envolve TI. Atualmente nesse ano, eu pretendo tirar 6 certificações, estou lançando meu terceiro aplicativo totalmente desenvolvido por mim(backend e frontend), e aprendendo novas tecnologias/ferramentes com tamanha facilidade e profundidade. Antes eu ficava só no mesmo, e no máximo, via algumas aulas de uns cursos aleatórios da Udemy, ou alguns vídeos pela metade no KZbin, agora eu "distrinxo" uma documentação, entendo ela de boas(claro, algumas documentações não são tão boas infelizmente ksksks). Basicamente, mesmo eu não tendo essa experiência de trabalhar em uma empresa, com um time, eu simplesmente tive tempo para me dedicar nas coisas(tecnologias) que eu realmente queria, e também, me dedicar em meus próprios projetos para portfólio, e para meus projetos lançados para o público(que acredito eu, conta mais, pois quando pensamos que o nosso projeto, será usado por pessoas "reais", a nossa visão do projeto como um todo, muda, e damos muito mais cuidado e foco). Eu me sinto como um programador de "verdade", não sei bem explicar isso, mas sei lá, minha visão de tudo que envolve TI, mudou completamente. Simplesmente, tudo mudou, e felizmente, para melhor : ) Agora, eu recebo algumas visitas no Linkedin, e até alguns convites para entrevistas em outras plataformas também. Porém, pretendo começar a procurar emprego a partir de agosto, quando eu tiver 3 certificações pelo menos(AWS Cloud Practitioner, AWS Solutions Architect e Terraform Associate), 3 Apps com sucesso lançados e bem documentados. Eu achei esse seu vídeo incrível, especialmente na parte do: "Como um programador pode ter experiência", e pensar que eu já fui esse tipo de dev, ao ponto de reclamar do porque karalhos não existe uma empresa para recrutar um dev ruim da porra como eu, que nem sabia o que queria fazer, ou o que estava fazendo na área. Vlw cara, você é d++. Sucesso meu bom : )
@LucasMontano
@LucasMontano 2 жыл бұрын
tu fez o meu dia, o obrigado pelo comentário e sucesso!!!
@matheussjusttino
@matheussjusttino 2 жыл бұрын
Maninho, muito obrigado pela inspiração aí! Tmj
@ramonpaolomaran2253
@ramonpaolomaran2253 2 жыл бұрын
@@LucasMontano Só atualizando: Consegui um emprego em uma grannndeeee empresa, com um ótimo salário para júnior, excelente benefícios e uma ótima equipe : ) Vlww mesmo cara, desejo tudo de bom para ti : )
@tarciosilva6924
@tarciosilva6924 2 жыл бұрын
Já faz 2 anos que iniciei como desenvolvedor web fullStack, do absoluto ZERO, estudando pelo youtube, cursos, tutoriais na internet e desde então fui atrás de projetos pra me desafiar, apesar de não ter sido fácil, eu já colocava em prática minhas habilidades em projetos reais diversos e que fizeram todo sentido nessa construção inicial para estar apto para uma vaga como júnior. Recebi diversos 'nãos' para muitas entrevistas e vagas, mas entendi que pra quem está começando, o mais importante é ter muita vontade e persistência pra não desistir.
@michaelsmith574
@michaelsmith574 2 жыл бұрын
8:12 A melhor coisa que fiz na minha vida foi trabalhar por conta própria e parar de procurar vaga pra junior(já tem 2 anos que trampo pra mim)
@rafagg123
@rafagg123 2 жыл бұрын
você faz freela? ou tem site próprio?
@rodrigokroeftarouco9949
@rodrigokroeftarouco9949 2 жыл бұрын
Recomendo fazer faculdade, e participar de programas de estágio, tem faculdade EAD por 100 reais mês, daí é por tua conta preencher os conhecimentos necessários para conseguir o estágio
@intergamesbr1232
@intergamesbr1232 2 жыл бұрын
Eu era do contra da faculdade, já tinha conhecimento para atuar como júnior porém não estava conseguindo emprego, um amigo me passou bizu de entra na faculdade para conseguir estágio, foi tiro e queda no primeiro mês de faculdade conseguir estágio e logo logo vou virar júnior ou pleno.
@costec222
@costec222 2 жыл бұрын
fiz exatamente isso, mas pelo prouni com bolsa integral. Sou daqueles que acredita que não precisa de faculdade pra atuar como desenvolvedor, mas pra arrumar uma primeira vaga n teve jeito, tive que me render ao sistema kkkkk... é infinitamente mais fácil arrumar trampo de estágio do que de júnior. Ah, e um detalhe, até pra vagas de estágio é necessário que vc saiba programar. Mercado ta concorrido pessoal, vamo estudar e praticar o máximo!
@costec222
@costec222 2 жыл бұрын
@Felipe Figueiredo procura na sua cidade, curso de análise e desenvolvimento de sistemas EAD
@rodrigokroeftarouco9949
@rodrigokroeftarouco9949 2 жыл бұрын
@Felipe Figueiredo anhanguera educacional
@intergamesbr1232
@intergamesbr1232 2 жыл бұрын
@Felipe Figueiredo eu faço na CEUB ead, mas procura ai uma que tenha polo na sua cidade. O bizu e escolher uma faculdade que nao vai tomar muito seu tempo o negocio mesmo e se aprofunda nas stacks que você esta estudando.
@yuritravassos8426
@yuritravassos8426 2 жыл бұрын
Dica de ouro para iniciantes: eu vim da área de saúde e em 2019 isso funcionou muito, eu não tinha nem soft nem hard skills nem contatos mas me joguei em hachatons de tech e com isso fui tendo contatos com gente querendo alavancar uma ideia pra com essas idéias construir meu portfólio. Então tá completamente perdido? Mete umas hackaton pra agitar ai
@CaioRodrigo55
@CaioRodrigo55 2 жыл бұрын
Fala irmao, blz? Aonde acho esses hackaton?
@hevertonoliveira8201
@hevertonoliveira8201 2 жыл бұрын
Minha carreira Dev começou com frellas. Fui batendo de comércio em comércio na minha cidade (que era uma cidade do interior) e consegui os meus primeiros trabalhos. Não foi muito fácil. Eu não sabia vender e tinha que mostrar a importância da empresa ter um site na época. Algo que me ajudou bastante (e alavancou minha carreira) foi se manter conectado com desenvolvedores que eu conhecia e participar de eventos do universo de Startups. Uma dica que dou é essa: participe de eventos que tem empreendedores com ideias de negócio. Alguns vão querer fazer o novo iFood, mas outros podem ter de fato uma ideia que tenha mercado. Independente da ideia de negócio: se você é novo na área, pegue o serviço, absorva o que conseguir do empreendedor e se jogue. Você vai duvidar de si neste processo, mas você vai conseguir.
@nicolassylverio2957
@nicolassylverio2957 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo cirúrgico nos pontos ali, somente complementando com minha visão relacionado a Juniors, vejo muitas pessoas que estão migrando de carreira e com uma visão de área diferente sem entender o mundo de programação de verdade o plano de carreira não é igual. E um outro ponto esta relacionado a pessoas que não querem fazer faculdade, ou faculdade de 1 ano e meio 2, essas pessoas precisam entender que estão em desvantagem no mercado (Estágio). Se uma empresa esta buscando um júnior sem XP, tem contrato internos, contratos de estagiários, muito mais efetivo pegar alguém que esta engajado na sua empresa.
@Refatorando
@Refatorando 2 жыл бұрын
Lucas, mais tarde vai ao ar um vídeo no Refatorando onde eu falo meu ponto de vista por esse mesmo tema.
@ZaineAmanda
@ZaineAmanda 2 жыл бұрын
1) Clientes que dão prazo acirradíssimos para entrega 2) Devs pleno e sênior ocupados para entregar no prazo e sem tempo para capacitar 3) Gestores enfiando cursos nos devs e estagiarios Resultado: juniors e estagiarios nao tem contato real com oque está sendo feito
@pedromedeiros5544
@pedromedeiros5544 2 жыл бұрын
No meu caso. Peguei um freela simples enquanto cursava o técnico em desenvolvimento de sistemas que me ajudou muito pois passei muuuitos perrengues para conclui-lo kkkk. Além da experiência no código em si, sinto que ganhei um pouco de jogo de cintura pra lidar com situações de pressão. E dessa forma, esse freela me proporcionou conhecimento para passar em um processo seletivo de vaga júnior logo após o término do curso técnico.
@theshadow3519
@theshadow3519 2 жыл бұрын
No meu caso é algo bem diferente, em 2013/2014 eu tentei conseguir estágios como programador e vagas como junior ao final da faculdade, nunca passei numa entrevista. Comecei a trabalhar como freela e trabalhei com linguagens diferentes nos últimos anos, desde app pra gerenciar tela de aluno em escola em C# até jogos usando C++/C#. Agora quase 8 anos depois até tentei novamente pegar algo fixo mas não funciona, não me dou bem com Rh, muitas vezes parecem não saber o pq dos requisitos e se irritam quando faço perguntas técnicas e sempre fui péssimo em comunicação em entrevista. Freela sempre foi mais fácil pra mim, mostrar códigos, aplicações funcionando e explicar ao mesmo tempo de um jeito mais informal sempre funcionou pra mim com clientes do exterior.
@RCPORAI
@RCPORAI 2 жыл бұрын
trabalhar de freela ta valendo a pena pra você ou te deixa preocupado no fim do mÊs ( estou sem interrogação )
@theshadow3519
@theshadow3519 2 жыл бұрын
@@RCPORAI No meu caso freela tem sido minha única fonte de renda há 7 anos, como enchi o saco de não passar em entrevista desisti de trabalho fixo. Nos primeiros 2 anos foram complicados, mas depois de um tempo a gente acostuma e clientes acabam me indicando pra outros. Preocupação é algo comum após terminar um trabalho por procurar um novo cliente, então a gente acaba aprendendo a se programar e economizar em momentos sem cliente.
@theshadow3519
@theshadow3519 2 жыл бұрын
@@MarceloGCarbonera É bem isso mesmo, muitas empresas preferem mais quem é mais "sociável".Aí depois que o nerd alcança um bom nível pra ser um senior, as mesmas empresas reclamam que os "seniors" não são fieis a empresas e trocam de empresa por qualquer motivo.
@alex90909
@alex90909 2 жыл бұрын
@@theshadow3519 Você tem fobia social?
@oruandev
@oruandev 2 жыл бұрын
abriu minha mente lucas, vlw!
@OdmirFortes
@OdmirFortes 2 жыл бұрын
9:00 Hoje em dia eu estou na área de ilustração, mas o mesmo dá pra se aplicar a Ela. Faz projeto pessoal, cria portifólio, que uma hora você consegue trabalho com base na experiência que tem
@gabrielfarias6273
@gabrielfarias6273 2 жыл бұрын
23.59: "sem querer tirar culpa das empresas..." 00.00: tira culpa das empresas
@rotognin
@rotognin 2 жыл бұрын
Eu acredito que as empresas querem apenas resolver seus problemas de formas rápidas para terem retorno financeiro. Na real, o que elas querem é o lucro. Algumas até pensam nessa questão de contratar júniors para ir treinando, mas hoje em dia está "fácil" perder alguém que foi treinado para outra empresa se for oferecido um salário maior. Então, resumindo minha opinião: empresas querem sêniors para resolver seus problemas, e se mais pra frente perderem esses sêniors para outra empresa, pelo menos seus projetos caminharam, aí buscarão outros sêniors para dar continuidade... É dóse isso... mas fazer o que? A gente conta com a conscientização de algumas empresas que possam dar ooprtunidades aos júniors.
@MarceloKade
@MarceloKade 2 жыл бұрын
Eu sou formado em direito, mas gosto muito da área de modelagem 3D e programação. Vendi minha empresa e estou estudando JavaScript, CSS, HTML, react, react native. Fiz alguns projetos que vi ensinarem a fazer aqui no KZbin e vou fazer projetos de cursos da udemy, jdev e dankcode, assim engrandece meu portfólio com esses projetos, consigo uns freelancer e quem sabe mais pra frente um trabalho na área como júnior.
@alex90909
@alex90909 2 жыл бұрын
Cara, dá para conciliar o estudo profundo com outras atividades ou vc conseguiu um aprofundamento depois de sair do outro ramo? Quantas horas vc estuda por dia? valeu
@MarceloKade
@MarceloKade 2 жыл бұрын
@@alex90909 eu tenho tido um pouco de dificuldade de fazer exercícios tipo do codewars e leetcod
@iagosilvadoliveira5871
@iagosilvadoliveira5871 2 жыл бұрын
Como não sou da área de TI por formação, achei interessante compartilhar minha experiência. Recentemente (3 meses atras) consegui uma oportunidade para estagiar com engenharia de dados numa pequena start up. Dos pré requisitos eu só tinha um e bem fraco, conhecimento de python. No entanto, eu tinha uma coisa que meus concorrentes nao tinham, saber vender/se vender. Sim, galera você pode ter todas as habilidades pedidas, mas se não souber mostrar isso/falar tu vai ser cortado. A minha dica é essa, aprendam a vender.
@joao_ssouza
@joao_ssouza 2 жыл бұрын
Papinho de coach hein
@thescriptkiddie
@thescriptkiddie 2 жыл бұрын
- Eu vou até ocultar o nome do... - Isso que o Felipe falou é um baita ponto
@aprendizprogramador5351
@aprendizprogramador5351 2 жыл бұрын
Entrei como estagiário de dba, peguei 3 certificações fundamentals gratuitas da microsoft( consegui o voucher assistindo os workshops ) e toda semana recebo recrutadores no linkedin me convidando para processos. Não são vagas, são convites apenas. Acho que área onde certificações tem peso vale a pena investir nelas.
@flaviocosta9745
@flaviocosta9745 2 жыл бұрын
Comecei a desenvolver em 1997, e desenvolvo até hoje, só que hoje em diversas linguagens e plataformas, antes somente com VB5+Access e SQL Server 7 para Windows. Meu sonho era fazer sistemas para locadoras, e fiz, fiz sistemas ate quase de graça a valores idiotas, e digo, valeu a pena. Se eu, na época sem internet, sem as paginas que depois viraram um boom, eu consegui me virar, imagine hoje com a internet e diversos meios de apresentar o trabalho sem sair de casa. Antes eu precisava ir no local, inclusive pra mostrar o sistema com 2 caixas de disquetes. Lucas, vc ta certinho, parabéns pela entrega de conhecimento e valor para quem está começando. Ganhou um "consumer" ou seria um "subscriber"? hahahahah abraço.
@ricardofarias1443
@ricardofarias1443 2 жыл бұрын
Entrei ano passado em uma multinacional como trainee, mas para isso participei de um curso com aulas aos sábados, onde, dois sênior da empresa faziam esse curso(Java e Angular) eles observavam os alunos e no fim selecionaram alunos para contratar. Na inscrição desse curso pediram o git, então o git é bem importante.
@ricardofarias1443
@ricardofarias1443 2 жыл бұрын
Está sendo a minha primeira experiência de trabalho na área
@kon1fps
@kon1fps 2 жыл бұрын
@@ricardofarias1443 pode explicar melhor esse curso? era um da empresa que vc estava aplicando ou foi por acaso os dois seniors estarem fazendo tambem?
@ricardofarias1443
@ricardofarias1443 2 жыл бұрын
@@kon1fps era um curso da própria empresa
@ricardofarias1443
@ricardofarias1443 2 жыл бұрын
@@kon1fps foi para poder selecionar quem iria trabalhar
@ricardofarias1443
@ricardofarias1443 2 жыл бұрын
Tem uma empresa chamada Capegmine, ela também faz, no dela. Já é contratado para iniciar um curso já como funcionário, e bom dela que é remoto.
@brunouttempergher3542
@brunouttempergher3542 2 жыл бұрын
comecei estudar programação há +/- 3 dias. Estudo via KZbin e os tutoriais que estou aprendendo me conduzem a criar projetos autorais. Com o tempo (e conhecimento em pelo menos css,html, javascript e react.js) quero arrumar um projeto real ainda q eu não "ganhe" nada com ele, pq com ctz já vou estar "pronto" pra ir pra cima e conquistar uma vaga. Foi assim com UX(estudnado e desenvolvendo portfolio em +/- 6 meses) e espero poder conseguir me tornar full stack designer (médio/longo prazo, ou não, sei lá!)... acredito que seja esse o caminho, e claro, sempre dando ouvidos a quem já tá atuando na área, e inclusive qualquer conselho, norte que vcs quiserem me dar, fiquem a vontade haha.
@egsantos10
@egsantos10 2 жыл бұрын
Verdade tem muita gente querendo desenvolver com idéia para por em prática então coisas para fazer tem muito, acho que a maioria das pessoas não querem realmente por a mão na massa, eu mesmo conheci pessoas que quando vc fala pra fazer qualquer coisa, pões um monte de impecilio e acaba não fazendo nada, eu mesmo só pra por em prática conhecimento aprendido peguei 2 sites pra fazer... então basta ir atrás. Quem procura acha !!!!!
@paulorobertopereira3422
@paulorobertopereira3422 2 жыл бұрын
Tenho pouco mais de 1 ano de experiência e estou trabalhando na terceira empresa, todas elas como júnior, e o nível de exigência de cada uma é totalmente diferente das demais. O nível da primeira não serve pra a que eu estou agora e isso por si só já mostra como existe essa discrepância entre o que é efetivamente ser um profissional júnior. Galera acha que criar um HTML e colocar um css já é ser júnior e em outros casos mesmo sabendo várias tecnologias a pessoa não consegue emprego mesmo assim. A régua de cada empresa mede numa altura diferente e só estudar e praticar o máximo que conseguir é o que vai te dar mais chances de ter a sua oportunidade, além de saber se vender também, o que tenho visto que é uma deficiência gritante na maioria das pessoas devs que eu conheço.
@estudante4015
@estudante4015 2 жыл бұрын
Então devemos mudar essa nomecraclatura, pois júnior seria algo próximo de um recém formado, não tem sentido de exigir pra Caraí e colocar na vaga "júnior", seria o mesmo de um faixa branca ser cobrado pra desenrolar no mesmo nível de um faixa roxa.
@den6372
@den6372 2 жыл бұрын
@@estudante4015 junior é diferente de estagiário. as empresas estão certas em exigir, até porque quem entende o que está por trás das tecnologias irá conseguir aprender qualquer e quantas coisas quiser...se acha ruim elas cobrarem "muito" então abre sua própria empresa.
@estudante4015
@estudante4015 2 жыл бұрын
@@den6372 argumento de idiota, para poder criticar um determinado comportamento do mercado eu não preciso ser um empresário, basta está inserido no meio é ter consciência do quanto é danoso isso até para as próprias empresas.
@nordkis4834
@nordkis4834 2 жыл бұрын
@@estudante4015 cara, não é por nada não, mas pra pelo menos mostrar serviço na empresa, tu tem que saber HTML, CSS, JAVASCRIPT, Sass algum framework. Isso é o mínimo possível pra tentar uma primeira vaga Junior.
@hil449
@hil449 2 жыл бұрын
@@estudante4015 recém formado é estagiário/intern, junior no meu ver tem q ter pelo menos 1-2 anos de experiência
@rafaspimenta
@rafaspimenta 2 жыл бұрын
O motivo é mto mais simples do q parece. A maioria dos juniores são ex estagiários das próprias empresas. A empresa contrata vários estagiários, os desenvolvem a nível Júnior e quando acaba o período de estágio contrata a maioria. Esse cenário foi oq mais vi ao longo fos anos.
@padre3912
@padre3912 2 жыл бұрын
Sim, é óbvio o tipo de jogada de uma empresa que tem estrutura para ter estagiários. Não faz sentido eles contratarem um Junior, que na verdade não tem experiência nem em estágio, pra ganhar 3500+, se eles podem formar seus próprios estágiários.
@StarDeathBRZ
@StarDeathBRZ 2 жыл бұрын
Na minha experiência como desenvolvedor, é bastante relativo esses cargos, junior, pleno e sênior, não há como olhar para o mercado e ter isso bem definido. Para uma empresa você é Junior para outra você é Pleno, com o mesmo conhecimento, o importante é continuar estudando e construir sua experiência e montar seu networking, dar as caras! O que importa no final das contas é entregar o resultado para empresa. Antes de conseguir minha primeira vaga, eu fiz muitos cursos, participei de programas de capacitação como Hiring Code GamaAcademy(que eu não fiz completo), e principalmente montei muitos projetos pessoais como portfólio, além disso no processo seletivo fui colocado a prova para criar um sistema em poucos dias, que no caso fiz durante o dia todo de um sábado.
@gabrieleac2009
@gabrieleac2009 2 жыл бұрын
Enquanto tou esperando baixar a CLI cheguei nesse vídeo. Minha história começa em 2017 quando comecei Engenharia Naval (é, nada ver kkk) e até que no início da pandemia eu decidi tentar outras coisas e tentei novamente programação. Desde então, de 2020.2 até aqui, dá mais ou menos 1 ano e 8/9 meses de início de transição e quase 1 ano de procura de emprego na área. Pra resumir bem muito minha história eu tenho umas coisas fundamentais que marcaram *minha* transição. 1- Se você não tem o costume de ser autodidata, comece (isso não é aprender as coisas do nada e sim no sentido de ir atrás das informações e só parar até conseguir sanar todas as dúvidas. Vídeos no youtube, stackoverflow, blogs/artigos, cursos. Foi nessa ordem para mim); 2- Fiz parte de uma ONG e foi o principal motivo para minha inserção na carreira (conheci gente que já estava no mercado, tive/tenho mentoria com um cara massa que trabalha pro Canadá e não me acomodei, ele só falava "tem essa tec, essa daqui, essa outra e mais outras" e eu fui atrás. Além de experiência com dailys, Scrum, Kanbam que contaram muito); 3- Se abra para trabalhar com tecnologias que você nunca nem ouviu falar ou não foge um pouco daquilo que você estudou (eu comecei com Python para Dados, fui pro Node para Web, fui pra Flutter paralelamente e na ONG voltei a me dedicar somente ao Node porém usando AWS como infra e hoje trabalho com Salesforce que é a pegada CRM, nada ver né? Pois é, porém MUITA coisa se aproveita, muita mesmo); 4- Entrevistas só começaram a surgir há 2 meses atrás, então foi um período de 1 ano e 5/6 meses integralmente comendo tecnologia; 5- Trate essa ansiedade aí cara, ela te atrapalha demais. Tente usar ela para produzir/estudar, porém não deixe que ela tome conta de você pq aí é bronca; 6- Posicionamento de Linkedin, currículo bem feito e adicionar recrutadores e profissionais da área. (Não precisa ser o maníaco do engajamento no In, porém mostre que ta estudando com certa regularidade. Que tal 1 vez na semana? Já é mais do que eu fiz); 7- Se tiver muito difícil, faculdade. Tenta estágio mesmo. Eu não tenho condições de apgar uma universidade então tive que fazer Enem. Graças a Deus consegui passar pra ADS mas felizmente não dependi dela pra entrar na área. É difícil resumir meu relato, foi um período de muito baixos e somente estou colhendo os frutos há poucos meses. Não tome minha jornada como parâmetro e se compare com quem você foi ontem, se você aprendeu algo de importante, você já se superou e foque nisso! Fé e muito trabalho.
@tesk1397
@tesk1397 2 жыл бұрын
sou iniciante, estou fazendo um sistema para minha esposa que é nutricionista usar no serviço, e quando eu ver que estiver funcionando estou pensando em comercializar. Essa é a maneira mais viável e lógica que achei para comprovar a minha experiência.
@alfinim_
@alfinim_ 2 жыл бұрын
Excelente vídeo em um excelente timing! Tenho conhecidos que estão na dúvida sobre migrar de área e o medo é justamente por todo mundo ta migrando para a área de programação, e ter poucas vagas para junior no mercado. Eu consegui minha primeira vaga por indicação, desde então já consegui indicar vários amigos para a primeira vaga deles também. Então minha dica para a galera que ta começando hoje é: Networking!
@Elleozito
@Elleozito 2 жыл бұрын
1:30 concordo com o Felipe, mas para e pensa: Se toda empresa fizer igual essa empresa (o que a maioria faz) daqui uns 10 ou 20 anos qual será a situaçao? nao me entenda mal, sim, sempre vai ter programadores no mercado pois tem várias empresas que dao chance pra JR e etc, porém a questao que vemos é que mais e mais vezes programadores saem do Brasil ou trabalham home office pra empresas lá fora pelo valor Dolar/BRL ser 5:1 (inclusive as empresas tao até pegando midlevel/jr) Eu concordo com o fato de que um JR ajuda no quesito de uma empresa pegar um projeto e só por pleno/sr VAI TER em algum momento alguma funcionalidade ou pequenas alteraçoes que um JR podia mexer, mas ao invés disso vai fazer um SR ir la e perder o tempo, podendo esse mesmo senir está fazend uma nova funcionalidade que é MUITO complexa/extensa... As empresas deviam contratar JR justamente pra essa situação, economizar e por eficiencia no tempo do SR enquanto desenvolve o JR mas também seria legal um pequeno Bootcamp, alguns mini projetos ficticios que a empresa já deixa preparado pra esse JR ir elaborando ao longo das semanas, de pouquinho em pouquinho, acho que essa cultura de Bootcamp tá entrando bastante ultimamente e tá sendo algo BEMMM positivo
@seeesh_
@seeesh_ 2 жыл бұрын
Na area de cientista de dados tem uma porrada de vaga Júnior, chega na hora da entrevista tem empresa pedindo pra criar case com modelos preditivos de machine learning e deep learning. Não conhecem a área e extrapolam, ou é má fé pra encontrar alguém que faça serviço de 11mil pagando 5mil.
@canaldoclanxmso
@canaldoclanxmso 2 жыл бұрын
Entrei na área como estagiário e na real não havia um sênior me ensinando diariamente como me virar nas demandas. Quando saí de lá pra ser júnior em outra empresa, notei a falta que fez ter alguém para ajudar e tive muuuuita dificuldade. Apesar disso, as empresas esperam alguém esforçado e que corre atrás, pq independente do esforço o que vale é o resultado
@andrelucas6590
@andrelucas6590 2 жыл бұрын
Eu consegui minha primeira experiência profissional como júnior sem nunca ter trabalhado com desenvolvimento antes...apenas publicando alguns projetos no git e respondendo o desafio da entrevista. Porém não recomendo, eu entrei na empresa muito 'cru' e sofri pra caramba porquê cai na realidade que resolver um problema 'real' é muito diferente do que nos é ensinado em curso. Mas graças a Deus consegui me desenvolver sozinho com a ajuda de pessoas mais experientes.
@Dj-kd5ot
@Dj-kd5ot 2 жыл бұрын
Fez faculdade?
@samuelmarinho2487
@samuelmarinho2487 2 жыл бұрын
Eu desanimei da área por causa da falta de vaga pra Jr, mas to voltando aos poucos. É realmente mt frustrante, mas é a vida.
@JonathanDev88
@JonathanDev88 2 жыл бұрын
Eu cansei de esperar a minha primeira oportunidade de trabalho e agora estou junto com um amigo desenvolvendo uma aplicação que resolve um problema na área de turismo, ao mesmo tempo nós entramos pra equipe de um projeto open sorce de uma igreja voltado para ação social e está sendo muito produtivo pra mim na questão de ganhar experiência, agora estou entendendo como funciona uma equipe de desenvolvimento, estou me aperfeiçoando no git, tive primeiro contato com tecnologias do momento como o Docker, além de aprender bastante sobre metologia Scrum e Dojo, enfim tá sendo tudo muito produtivo, acredito que estou dando grandes paços.
@santiagoleo5090
@santiagoleo5090 2 жыл бұрын
Próximo mês começo em uma posição em desenvolvimento android que paga correspondente a um pleno, até então eu me considerava um júnior. Mas a empresa melhor do que eu entendeu que eu tinha o conhecimento e experiência adquirida em projetos e aplicativos desenvolvidos durante a aprendizagem. Começo no próximo mês a trabalhar em um dos maiores ecommerce da América latina, meu primeiro trabalho como desenvolvedor e ganhando muito acima da média. Ao mesmo tempo que considero sorte, eu olho para minha trajetória de estudos e projetos e penso: mereço. Conselhos: Não caiam na cilada de aprender frameworks e uma linguagem de programação sem antes se dedicar um pouco aos paradigmas, arquitetura e lógica de programação. Isso vai ajudar muito nas entrevistas técnicas além de facilitar o aprendizado de outras tecnologias.
@daviramos497
@daviramos497 2 жыл бұрын
Eu só consegui uma vaga na área de TI depois de 6 anos de estudo, fiz curso técnico com o ensino médio no IF e atualmente estou na faculdade de Eng. Software. Estou atuando como Dev Junior php. Cara esse é um mercado injusto dentro do Brasil.
@JulioCesarCorcinideMedeiros
@JulioCesarCorcinideMedeiros 2 жыл бұрын
Eu consegui 6 meses depois de entrar na faculdade fazendo estágio em uma empresa de aço mas que foi importante para abrir as portas, sendo que ja tinha alguns projetinhos para apresentar para conseguir o estágio, e estou eu aqui 6 anos depois, terminei a faculdade e não fiquei sem emprego em nenhum momento.. É como o Lucas disse, para entrar como junior vc só precisa mostrar que voce tem força de vontade e que tem alguma experiencia, a minha foi em uma fabrica de aço, mas está valendo, eu tive que deixar de ouvir quem falava que eu só deveria aceitar um junior e aceitar um estágio, mas quando eu fui para o junior eu ja tinha experiencia...
@feab100
@feab100 2 жыл бұрын
Eu construi um app nativo e coloquei na loja, com 3k de usuarios foi o suficiente para minha primeira vaga. Faça um app do zero à publicação nas lojas e tenta o mercado. Ja vi várias pessoas conseguindo assim
@afff4156
@afff4156 2 жыл бұрын
Você poderia explicar melhor ?
@Henrique-c6p
@Henrique-c6p 2 жыл бұрын
App do que?, Android ou IOS, se usou kotlin, ou Java Se puder dar mais informações, eu agradeço
@atilamedeiros3547
@atilamedeiros3547 2 жыл бұрын
Pode detalhar melhor?
@vriboli
@vriboli 2 жыл бұрын
Eu estou cursando licenciatura em educação física, falta 1 ano e meio para minha formação, comecei a estudar programação tem uns 5 meses, mas estudo aos poucos, apenas troquei meus hobbys, como jogar vídeo game olhar filme, toquei esses hobbys para poder ter tempo de estudar programação além da faculdade que não tem nada haver com programação e ainda tem meu trabalho que ocupa 11hrs do meu dia, com mais 4hrs de faculdade por dia, eu estudo programação pelo entusiasmo, toda semana aprendo uma coisinha nova, eu vejo essa área com grande potencial para meu futuro, mas se eu tivesse começado a faculdade de educação física hj, eu já pararia com ela pra trocar para área de ti, pena que só agora comecei.
@eduardohendler3919
@eduardohendler3919 2 жыл бұрын
Eu estou no 5sem de Ed física e estou trancando esse semestre e indo para ads. Isso é questão de maturidade que só vem com o tempo...
@rabzungrabt
@rabzungrabt 2 жыл бұрын
O que faz com que eu raramente abra vaga de júnior na minha empresa é pq normalmente essas vagas são preenchidas pelos nossos próprios estagiários quando são efetivados.
@richvelhena
@richvelhena 2 жыл бұрын
Quando eu comecei nessa área, eu era mega perdido, eu não tinha a menor noção disso que eu poderia criar minha própria experiência. O que eu consegui fazer foi: Eu entrei numa empresa de consultoria(existe um monte, no meu caso é a EY) como trainee(e eu só tinha experiência como suporte técnico), e entrei em projetos da empresa relacionados a tecnologia, e junto com isso, a empresa pagou/paga cursos e certificados para eu poder me capacitar. Em 1 ano de empresa, eu fui do 0 a desenvoledor RPA com certificados PL, AAv11, A360 e com experiências no currículo. Quem tá com muita dificuldade e não consegue sair do zero, eu sugiro isso, entrar numa consultoria de tencologia como trainee. Hoje em dia o trainee de consultoria de tecnologia costumam ganhar na media de 2 salários mínimos e vai ter muita experiência e cursos pra vc crescer profissionalmente(não é 1001 maravilhas, tem mt ralação, mas é o começo, e acho que é bem justo pelos benefícios)
@viniciusgregorio1412
@viniciusgregorio1412 2 жыл бұрын
Projetos praticos pessoais: Pra entrar na area criei uns 15 (sem meme) projetos pessoas em producao e coloquei em portfolio. Fiz nao so pra buscar vagas, mas pq gosto de estudar e fazer Apps.
@atilamedeiros3547
@atilamedeiros3547 2 жыл бұрын
no final deu certo? reconheceram o seu valor?
@viniciusgregorio1412
@viniciusgregorio1412 2 жыл бұрын
@@atilamedeiros3547 deu sim :). Tive muita coisa pra mostrar e falar nas entrevistas.
@atilamedeiros3547
@atilamedeiros3547 2 жыл бұрын
@@viniciusgregorio1412 Cara, que legal! Fico até mais aliviado pq eu tbm gosto de criar, mas bate a dúvida se vão levar em conta ou se compensa mais seguir outros caminhos. Enfim, que bom que deu tudo certo aí!
@victorsoaresdossantos
@victorsoaresdossantos 2 жыл бұрын
Nem precisa fazer frella, cria uma api, um site, um app mobile simples, e coloca isso no git, faz o deploy, só fazendo isso seu conhecimento já vai estar a frente da maioria das pessoas
@elenitoferreira617
@elenitoferreira617 2 жыл бұрын
Eu como analista de dados junior, comecei melhorando meus relatórios e demonstrando minhas capacidades aos gerentes. Então pegava qualquer B.O. pra tentar resolver.
@ercioalendre
@ercioalendre 2 жыл бұрын
O que geralmente acontece é que as empresas formam os devs juniores e plenos e quando eles estão prontos, saem para outras empresas. Na minha visão isso não é errado, temos que correr atrás das melhores oportunidades mesmo (sem prejudicar ninguém no caminho, é claro). Mas quando penso nisso, até entendo as motivações das empresas que buscam apenas devs plenos e seniores.
@raulangelo3649
@raulangelo3649 2 жыл бұрын
Exatamente, mesmo não sendo errado buscar o melhor, acaba deixando as empresas receosas de treinar um profissional que não vai passar mais que 1 ano nela.
@WadsonPontes
@WadsonPontes 2 жыл бұрын
Errado, cheguei na entrevista e falei que tinha mais de 1GB de código na minha nuvem, mostrei 2 esqueletos de apps no meu celular que eu fiz e no final me perguntaram se eu tinha experiência profissional...
@ThaisSilva-vk1bv
@ThaisSilva-vk1bv 2 жыл бұрын
Muito bom esse rh. rs sqn
Diga NÃO para Coding Interview Challenges
15:00
Lucas Montano
Рет қаралды 101 М.
the only failed programmer despises the CLT!!
28:14
Lucas Montano
Рет қаралды 43 М.
黑天使被操控了#short #angel #clown
00:40
Super Beauty team
Рет қаралды 53 МЛН
Como eu Prosperei na Edição de Vídeo
9:32
Cyber Loiro
Рет қаралды 397
Reagindo a Vaga 100% Remoto de Programador (+ R$ 250 mil de salário)
13:25
Somente Indie hacking NÃO é SUFICIENTE!
10:13
Christopher Ribeiro (ChristoPy)
Рет қаралды 500
OpenAI Launches $200 Per Month Model (Testing o1)
19:08
Lucas Montano
Рет қаралды 35 М.
REALIDADE DO PRIMEIRO EMPREGO COMO PROGRAMADOR
12:05
Paulo Keller
Рет қаралды 26 М.
Programador Junior quando posso me considerar um?
13:10
Lucas Montano
Рет қаралды 180 М.
Endless job search
23:08
Lucas Montano
Рет қаралды 34 М.
POR ISSO NÃO CONTRATAM JUNIOR
26:33
Lucas Montano
Рет қаралды 98 М.
Reagindo a Currículo de Desenvolvedores
13:46
Lucas Montano
Рет қаралды 240 М.
Сколько стоит IPhone на родине Samsung?
0:53
Дмитрий Шилов
Рет қаралды 1,3 МЛН
😵Айфон стал Poco💀
0:39
Demin's Lounge
Рет қаралды 349 М.
Organize Your Home With These Must-Have Smart Gadgets #shorts  Pt-2
0:22