Meu tio-avô, Juvêncio de Barros, foi pracinha da FEB. Saiu de Edeia, interior daqui de Goiás, foi integrado ao 6º Regimento de Infantaria de Caçapava-SP e partiu para a Itália, lutou na linha de frente e felizmente voltou para casa sem nenhuma sequela mais grave da guerra, nem física, nem mental. Porém, pelas privações e sofrimentos que ele presenciou e pelos quais passou, ele não gostava muito de falar sobre o assunto. A FEB e a memória de seus feitos deveriam ser mais bem tratadas, até mesmo pelo próprio exército brasileiro.
Жыл бұрын
A imprensa brasileira da época tratou muito mal a FEB, ridicularizando tanto a iniciativa quanto os feitos dos brasileiros. Quando se fala da campanha da FEB, a primeira coisa que salta à memória é a tomada de Monte Castelo, mas essa captura de toda uma divisão alemã, INCLUSIVE com a rendição de um General alemão... Isso é totalmente fora de escala. E mesmo assim a FEB continuou sendo ridicularizada pela imprensa brasileira. É por isso que alguns veteranos da FEB não guardam boas lembranças. Sofreram com o clima, com a falta de equipamentos, com o dia-a-dia da guerra, com grandes desafios (como Monte Castelo e essa enorme captura)... mas a maior dor deve ter sido voltar pra casa e ainda acabar sendo ridicularizado.
@BrunoFranciscone11 ай бұрын
O Exército trata bem sim. Estão sempre em destaque nas formaturas e sempre são homenageados. A sociedade que parece virar as costas e desdenhar.
@queiroz470911 ай бұрын
Se for verdade o que todo fanfarrão da internet que comenta que o avô/bisavô foi pracinha, o exército brasileiro mandou mais gente pra guerra do quê o exército vermelho 😅😂😂😂
@MrHoeflich11 ай бұрын
@@BrunoFranciscone não invente falsas narrativas. Eu servi por mais de uma década dos anos 1980 a 1995 quando ainda haviam muitos ex combatentes vivos. Nunca recebi qualquer ordem de facilitação de atividades administrativas em benefício de pracinhas além do cumprimento do acordo de priorizar os serviços de despachantes para emissão de Carteiras de Motoristas pela Associação dos Febianos. Nunca participei de qualquer formatura e/ou ato em homenagem aos pracinha e servi todo o tempo no Rio de Janeiro donde partiu um grande contingente da FEB.
@MrHoeflich11 ай бұрын
@@BrunoFranciscone a sociedade nunca virou as costas para os pracinhas até porque a imensa maioria do contingente da FEB eram de voluntários, somente o alto comando, oficiais intermediários e graduados eram membros efetivos das Forças Armadas. Haviam voluntários até das forças de segurança pública dos Estados que seguiram com a FEB.
@luizdivinoferreirapirespir79619 ай бұрын
Meu tio, José Sardinha era piloto da FEB na Itália. Voltou vivo e orgulhoso.
@yurigomes49 ай бұрын
Sou estudante de desenvolvimento de jogos digitais, futuramente, penso em desenvolver um jogo de guerra focado na FEB e sua participação na Itália, pretendo fazer tudo com a maior autencidade possivel à partir de relatos de um veterano que conheci em 2016, o 2° Tenente João Gomes Ribeiro que esteve em Montese e Fornovo, e também terei como base estudos históricos sobre a FEB, felizmente existem pessoas como o Júlio que ensinam com seriedade sobre o tema.
@germanomarcello40868 ай бұрын
Sugestões: Música do sabaton e cenas da guerra entre as fases do jogo. No final poste o retorno dos pracinhas ao Brasil...
@thecrow45288 ай бұрын
@@germanomarcello4086 tambem faço game design, e te digo, é uma dor de cabeça esse lance de utilizar musica existente
@imboypaki7 ай бұрын
Tudo na base da conversa da certo, até mesmo por ser duas homenagem, o jogo e a música
@yurigomes47 ай бұрын
@@germanomarcello4086 Eu até gosto do Sabaton, mas com muita sinceridade, realmente acredito que trata-se de um mito a parte dos 3 homens que sozinhos enfrentaram muitos soldados alemães, pois há certos fatores que não batem, e a música do sabaton retrata isso. Sendo assim, no caso da música, eu quero usar músicas originais, compostas justamente para o jogo, algo na pegada de Medal of Honor.
@germanomarcello40867 ай бұрын
@@yurigomes4 Pesquise melhor, pois, a homenagem do Sabaton apesar de retratar aqueles pracinhas, na verdade houve outros soldados que tiveram tal feito! Enganaram-se apenas com os nomes, mas a história sim é verídica!
@adrianaquintiliano8230 Жыл бұрын
Meu herói PAPAI, participou bravamente neste episódio. Ex-Combatente CARLOS QUINTILIANO 07/11/2004 ✝️ MEU ORGULHO MAIOR. Uma pena que nunca foram valorizados como deveria.
@samuelsilvestrefaria5677 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏
@brunnosilva266811 ай бұрын
❤️👏👏👏
@marllonpareto11 ай бұрын
🇧🇷
@Jundullah_Brasileiro11 ай бұрын
Infelizmente, hoje teu pai é chamado de Melancia.
@samuelsilvestrefaria567711 ай бұрын
@@Jundullah_Brasileiro não seja desonesto! Os militares brasileiros que combateram na Segunda Guerra não são chamados de melancia, esse apelido é dado apenas as militares de alta patente atuais.
@andremuraro297811 ай бұрын
Eu estive lá no monte castelo! Morava la perto! Tem um memorial lá todo ano os italianos fazem uma homenagem para os brasileiros! Realmente o relevo lá favorecia os alemães! Mas os brasileiros foram foda! Lá eles dão o verdadeiro valor ao soldado brasileiro!!!
@sidneyanacleto696710 ай бұрын
Os soldados brasileiros salvaram o local ...queria que fossem valorizados onde? Em Tókio?? Kkkkkkkkkkkk cada um....ou vai me dizer que tu quer comparar os soldados da 2 guerra mundial que lutaram contra nazistas e fascistas italianos com os atuais que APOIAM esse tipo de gente?? Tu deve achar que sabe muito pq "morava perto" vai saber o que tu diz né? Eu mesmo amo o exército soviético que tomou nada mais do que Berlim e acabou com o exército alemão!
@adrianaquintiliano823010 ай бұрын
Este ano vou até lá. Em meu roteiro tbm está PISTOIA.
@antoniojoseperezlima80610 ай бұрын
@@sidneyanacleto6967 Vai pra Rússia bobão
@matheusbraga471610 ай бұрын
@@sidneyanacleto6967 Bom no mínimo no próprio país. Arriscar a vida la fora, voltar e ninguém do seu pais ta nem sabendo onde ce foi? Leva a aquela pergunta, pra que defender um país que ta pouco se fodendo pra você?
@filipemenezessantos904510 ай бұрын
Valeu surtado kkkkk@@sidneyanacleto6967
@Fuzileiro_Boladao11 ай бұрын
Sou neto de um Pracinha, quando adolescente (anos 90) tive o privilégio de conviver com vários deles em uma associação de ex-combatentes que tinha em minha cidade aqui no RJ , na qual meu avô era membro, homens de outra época. Já li bastante e ouvi histórias fantásticas ( sem embustes) , e digo esse professor é o brasileiro que na atualidade mais demonstra conhecimento no tema. Parabéns. Adsumus.
@ninaitaborahy9 ай бұрын
Meu tio Aspirante Francisco Mega, morreu como herói em Montese.
@futurooficialSilva7 ай бұрын
meus pêsames pra você e total respeito e gratidão ao seu tio 🫡
@fazbomjardim2 күн бұрын
Nossa... Conheço a história do seu tio... Um herói
@luizalbertogoncalves74910 ай бұрын
Meu saudoso pai foi da FEB saiu de Livramento fronteira do Brasil com Uruguai, faleceu com 94 anos a 6 anos, em Florianópolis, coberto com a verde oliva do seu exercito como ele dizia.
@AdemirPimentel-bh1yv9 ай бұрын
Deve estar rolando na cova com vergonha do exército!!
@caelsimas94196 ай бұрын
@@AdemirPimentel-bh1yvNão comece com essa palhaçada não, rapaz. Tá insatisfeito? Vá lá e dê um golpe você mesmo.
@jorgeluizsilvadossantos69855 ай бұрын
Faço minhas as suas palavras. E pra quem pensa o contrário, as F A não deram nenhum golpe, mas convenientemente PREVARICARAM em cumprir seus deveres constitucionais e olharam pro lado, enquanto o inimigo interno TOMAVA o poder na cara dura. Entregaram o Brasil pra uma corja de marginais comunistas. TRAIDORES ! A instituição mais amada pelos brasileiros hoje é a mais DESPREZADA.
@donoliver4804 күн бұрын
@@caelsimas9419no exército sempre existiu dentro dos seus quadros comunistas, em 64 ficou muito explícito está tendência, digo, porque vivi 64 e na minha cidade tem quatro quartéis.
@technetimport9 ай бұрын
Meu tio do lutou nessa guerra, coisas terríveis aconteciam ele contava quando eu ainda tinha por volta de 6,7 anos, em um intenso bombardeio na cidade onde ele estava na Itália, não me recordo o nome no momento, e disse que só deu tempo de gritar para o batalhão, " todos no chão" , pois passava um bombardeiro alemão distribuindo bombas em toda a vidade, disse que não era somente um mas alguns bombardeiros, ele acordou 2 dias depois no hospital, depois disso eles ainda voltaram e foram para outras cidades até que a guerra acabou e ele voltou para o Brasil, ele é descendente de espanhóis e meus pais de judeu portugueses, meus antepassados vieram fugidos de Portugal quando ainda havia monarquia neste país , temos os sobrenomes, oliveira, Silva, lírio, entre outros hoje, estamos espalhados pelo Brasil e hoje eu que vos falo tenho 53 anos , e essa história ele me contou ainda quando em vida pois morreu a mais de 1 decada aos 96 anos.
@markussandrim843311 ай бұрын
So faltou o reconhecimento merecido por esses nobres guerreiros Brasileiros!🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@pedrocardoso91838 ай бұрын
Verdade..
@Edc0127 ай бұрын
O ditador Getúlio um safado, não quis dar esse prestígio. Proibiu muitas comemorações e que os Combatentes não usasse seus uniformes nas ruas
@carloswellingtonazevedoban47648 ай бұрын
Meu avô foi enfermeiro nessa guerra, vi a medalha dele guardada nas coisas dele junto com os acessórios que ele usava para salvar os soldados
@guincheiroroqueiro Жыл бұрын
Na Itália, os soldados da FEB são tratados como heróis
@adrianaquintiliano8230 Жыл бұрын
Exatamente, e aqui no Brasil 🇧🇷 são tratados como ninguém. Os Estados Unidos 🇺🇸 nem mencionam a história que eles representam. E o apoio foi direcionado a eles, sob comando de Getúlio. INGRATIDÃO !!
@guincheiroroqueiro Жыл бұрын
Uma baita de uma ignorância nossa, ressaltando que uma das características que elegeram o Bolsonaro foi fato de ele sido paraquedista do exército. A história da FEB, dos Voluntários da Pátria, que foram os pracinhas, os soldados brasileiros que lutaram bravamente na Segunda Guerra
@edmargarcanalemgmoveiseate612111 ай бұрын
Sim verdade amigo e aqui nem mesmo o exército se lembra deles apenas algumas pífias homenagens mas quais eu faço melhor prós meus cachorros
@socratesmatos874611 ай бұрын
@@edmargarcanalemgmoveiseate6121O exercito não Lembra dos Pracinhas o feito deles são reverenciados eles são homenageados todos os anos e durante 8 anos da minha vida eu prestei continência pra eles , e muitos deles iam lágrimas
@brunovictorvedder8511 ай бұрын
Como sempre o Bostil reescrevendo sua história não deram valor aos combatentes E em paralelo fazem filmes exaltando terrorista Comunista e nenhum filme sobre os Praças
@tellesalves375111 ай бұрын
Que história top. Meu tio, Elói Máximo dos Santos, lutou nessa 2º guerra, fez parte da FEB e foi para o monte Castelo também enfrentar os nazistas. Em 2010 ele se foi, mas, deixou assim como todos os outros que fizeram parte, uma grande história na história. Força e honra! 🫡🪖🇧🇷
@futurooficialSilva7 ай бұрын
🫡🇧🇷
@eduardogoncalves453911 ай бұрын
Meu falecido tio foi ferido em monte castelo,teve o ombro deslocado com a explosão de um obus mas voltou ao Brasil recuperado mas ficou com sequelas físicas e emocionais
@danielromero347711 ай бұрын
A impressão que dá é que Júlio tem todas as batalhas da segunda guerra na memória. Sabe muito!
@Naval1711 ай бұрын
ele se emociona!!! Sabe Muito esse Júlio
@flavioednander257610 ай бұрын
Exato. Quanta competência e dedicação.
@andrefelipesilva605711 ай бұрын
A cobra fumou senhores, maior orgulho da Feb, tive o privilégio de homenagear um herói cantando a canção expedicionária
@viniaugusto135 күн бұрын
MANDAMOS CHUCRUTE PRO COLO DO CAPETA
@israelmacedosales29399 ай бұрын
A história nas escolas precisaria ser recontadas urgentemente.
@fabriciodesouza197711 ай бұрын
Meu avô estava nesta batalha, tenho a medalha que ele ganhou.
@ajgmvet11 ай бұрын
Inestimável o valor disso.Imagino o seu orgulho.
@NAGREGOREN11 ай бұрын
Guarde até o fim da vida. E passe para os seus filhos . Tive a oportunidade de conversar com vários pracinhas, vc via no olhar e nas palavras todo o horror que sentiram naquela guerra. Seu avô foi um herói.
@gesualdi35711 ай бұрын
Que orgulho!... ter uma medalha dessa... guarde-a com carinho. 🙂👍🏻👏🏻👏🏻
@geraldoreis157411 ай бұрын
Um valor imensurável, cuide bem.
@naidalenapimentel425611 ай бұрын
Um grande orgulho ter essa medalha! Deve ser repassada a um descendente teu como uma herança de valor inestimável! Os brasileiros que participaram da FEB foram verdadeiros heróis a serem lembrados, admirados e reverenciados com muita gratidão!
@maurobatera196811 ай бұрын
Meu tio Avô lutou na Itália. Celso Cardoso, não gostava de falar da guerra, que descanse em paz
@cap.suterofelix773510 ай бұрын
Porque "tio-avô"?!?! Me explica aí please!
@mateusalmeida422710 ай бұрын
Tio-avô é o irmão do seu avô.. O mesmo vale pras irmãs de sua avó. @@cap.suterofelix7735
@victorgaldi82559 ай бұрын
@cap.suterofelix7735 irmão do avô, oras
@guincheiroroqueiro9 ай бұрын
Ele deve ter presenciado coisas terríveis, é comum soldados que retornam da guerra com stress pós traumático, os EUA tem várias clínicas para tratamento desses soldados, no Vietnã houveram mts desses casos. Eu li um livro, o título do livro é "Inteligência Emocional" e em 1 dos capítulos um veterano de guerra que lutou no Vietnã narra uma parte desse stress pós traumático durante seu tratamento, em uma etapa do tratamento ele assistia o filme "Platoon" e durante as cenas do filme ele sentia tds as sensações de medo e de pânico que ele sentia no campo de batalha durante os confrontos, os bombardeios, o.medo de morrer, o cara sentia tdo de novo e na msm intensidade, como se estivesse lá no campo de guerra. A guerra não faz vendedores, ngm sai ileso de uma guerra
@elderkenedyborges53848 ай бұрын
Meu Avô e meu sogro foram combatentes da FEB, voltaram sem sequelas físicas. Pracinhas verde oliva, orgulho Brasileiro. Saudades do meu Vovô, que Deus o tenha.
@amauricoelho3379 ай бұрын
Não me canso de ouvir este relato e chego a conclusão que quem atrapalha o Brasil em seu progresso, são os brasileiros. Na hora do sufoco quando têm que improvisar, os brasileiros dão show.
@davidamaral151911 ай бұрын
Saudades do meu tio-avô Silva, lutou e retornou bravamente faleceu a cerca de 30 anos
@erikria0211 ай бұрын
Meu avô foi fotógrafo de voo pela R.A.F na campanha do Egito. Vicente Ciantar ❤🇲🇹🇪🇬 VOLUNTARIO ✝️
@flpzx19776 ай бұрын
Decoy Egipt, força e honra!
@pauloalmeida623911 ай бұрын
Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, natural da cidade de São Tiago MG, capelão do exército esteve bravamente nos campos da Itália levando assistência religiosa aos soldados brasileiros que combatiam no front na Segunda Grande Guerra, juntamente com outros 25 sacerdotes católicos e 02 pastores protestantes. 11 BI, regimento Tiradentes, orgulho de São João del Rei MG. MONTANHA!!!
@afraniomartins76311 ай бұрын
O trauma da guerra foi tão grande que só fui falar com meu tio sobre o assunto 40 anos após o evento quando as sequelas foram minimizadas.
@madacobra11 ай бұрын
aqui em Fortaleza tem dois bairros nomeados em homenagem a essas duas cidades conquistadas. MONTESE E MONTE CASTELO
@luizfelipesilva731311 ай бұрын
Ele contando com tanta riqueza de detalhes sobre o assunto que dá até pra imaginar como foi.
@silviocasas83748 ай бұрын
Irmão de minha mãe lutou em Monte Castelo. Ele voltou de lá bem abalado psicologicamente. Me contou algumas histórias terríveis que presenciou
@andremottavieira909211 ай бұрын
A mentalidade fracassada de uma nação em não valorizar seus verdadeiros heróis e um ultraje a memória desses guerreiros,ainda bem que temos um cara com um conhecido desse incrível parabéns ao "sala de guerra "
@tatomontagnolli445411 ай бұрын
É proposital não contar os feitos heróicos dos nossos antepassados. Uma nação sem a sua história está condenada ao fracasso....
@sidneisilveira309411 ай бұрын
Se te sentes tão mal assim por quê não vai para outro país de seu agrado? Argentina, Afganistão, Síria, e outros lugares podem lhe agradar mais...
@marceloabreu818410 ай бұрын
A esquerda e seus seguidores são a DESGRAÇA do mundo! Reescrevem a história, ignorando heróis e elevando criminosos!
@Massacefálica8 ай бұрын
@@sidneisilveira3094 não é assim que se resolve . Isso que você sugeriu é característico de covarde . Um patriota luta pelo seu país ao invés de abandoná-lo ou apenas se conformar com sua auto destruição. Vc é um afeminado passivo isso sim
@dimarica90927 ай бұрын
@@sidneisilveira3094a população desses países deve ter pessoas mais inteligentes que aqui. Isso ao menos é um ponto positivo
@josemendoncacorreadearaujo903011 ай бұрын
Ainda bem que existem jovens interessados na história da gloriosa FEB. No Brasil quase nada foi realizado em historiografia e cinematográfica a respeito da campanha desses heróis brasileiros. Do pouco que foi feito, a maior parte, ridiculariza os combatentes nacionais. Espero que um dia essa injustiça seja reparada por esses jovens e honrados brasileiros.
@anamariabarbosa39956 ай бұрын
Boa parte desse escárnio se deve a educação que as crianças recebem nas escolas desses malditos professores militantes de esquerda, que são formados nas cartilhas do Paulo Freire que estimula os professores a formarem ativistas progressistas.
@andersonlorhan728311 ай бұрын
Infelizmente a maioria dos brasileiros não conhecem a história da FEB na segunda guerra, os caras eram brabos, orgulho demais
@enzovernille380011 ай бұрын
Mas esse assunto meio que só veio a tomar uma luz dnv na era da internet
@dannyelpdyahoocombr11 ай бұрын
Meu avô quase foi. E pensa num cara bruto e corajoso. Eu entendo exatamente oq vc diz.
@josehenriquefernandes47711 ай бұрын
Toda honra e toda glória aos Pracinhas, estes sim defenderam o Brasil. Meu falecido pai integrou a FEB.
@Silva__Silva-ow5oo8 ай бұрын
Meu avô Faustino Gonçalo, lutou na Itália, voltou sem a perna direita, mas segundo ele, não se arrependeu em nenhum momento de ter ido á Itália e lutado ao lado dos seus irmãos, só tinha raiva de não poder jogar seu futebol que tanto gostava, descanse em paz, vô.
@gerondysruptorsevla6935 Жыл бұрын
Não sabendo que era impossível eles foram lá e fizeram. FEB
@aldairpaiva1 Жыл бұрын
Belas palavras
@adrianaquintiliano823010 ай бұрын
FIZERAM HISTÓRIA QUE CAIU NO ESQUECIMENTO E NO TANTO FAZ. INFELIZMENTE O BRASIL 🇧🇷 É UM PAÍS SEM MEMÓRIA. PRINCIPALMENTE PRA ESTAS ÚLTIMAS GERAÇÕES. NO FUTURO NEM EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SERÃO LEMBRADOS. #LAMENTÁVEL ‼️
@walmerinstoncorrea71949 ай бұрын
Menos, menos, menos ! Em 1944, o Exército do Reich já estava cansado e desmoralizado. A mesa já tinha virado em favor dos Aliados. A FEB executou missões contra tropas que tinham perdido o potencial e se encontravam encurralados, essa e a verdade. O efetivo bélico brasileiro era inferior, tanto é que não dispunha de tanques ou aviação. Vamos ser realistas e admitir que graças ao apoio americano que o Brasil chegou á frente de combate.
@walmerinstoncorrea71949 ай бұрын
Menos, menos, menos ! As tropas inimigas em 1944, já estavam desgastadas e desmoralizadas. O inimigo encurralado queria mais era se render aos Aliados.
@yurigomes49 ай бұрын
@@walmerinstoncorrea7194E??? Em 1944, muitos soldados alemães se renderam para americanos, britânicos e soviéticos também. Pela sua lógica, estes 3 citados são dignos do seu "menos menos" também ou apenas os soldados brasileiros pra talvez você exercer algum complexo de vira-lata?
@alamruffeil9 ай бұрын
Registrar também que meu tio Avô Alto Cunha, também foi expedicionário da FEB e esteve na batalha de Monte Castello. Saido da pequena cidade de São Caetano de Odivelas PA, e seguiu de navio a Itália. Esses ex combatentes mereciam melhor memória de nossa gente. Lembrando qur na Itália, novas gerações de netos e bisnetos cantam o hino da FEB na data " da libertação". ..." você sabe de onde eu venho..." A cobra vai fumar... viva a memória destes heróis.
@olivomenegon829511 ай бұрын
Brasileiro não é fraco não! O treino para sobreviver é diário!
@gustavodc88 Жыл бұрын
O general Otto disse, segundo o livro do Waak, que o general brasileiro o deixou com sua pistola pessoal mesmo após a rendição.
@jmcs27411 ай бұрын
Muitos oficiais alemães podiam manter as pistolas, caso as divisões a que eles pertenciam não tivessem cometido crimes de guerra.
@cristovaomartins625211 ай бұрын
Pelo amor de Deus coloquem um tablet não mão desses convidados e ele abrem e sinalizam nas telas o que desejam que seja visto. Evoluaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmm
@AlissonLima-d4m6 ай бұрын
up
@faltandofuncoes5 ай бұрын
up
@dougr691510 ай бұрын
Mano, Fico imaginando os soldados alemães pensando: "rapaz, esses brasileiros combatem ferozmente, mas na paz são gente boa demais!!" 😂😂😂
@juniorplay87425 күн бұрын
*_-"Os alemães:"-_* Os brasileiros chutam as bombas de volta
@gabrielmartins-od8pb9 ай бұрын
Meu irmão os pracinha foram com equipamento inferior e fez história caraca Man que orgulho
@altairneto771011 ай бұрын
É uma história tão rica e nós nem ficamos sabendo
@assato32378 ай бұрын
Sou militar da reserva do EB e servi em Caçapava SP no 6BI em 1987 e hoje é o 6BIL . Na festa de Fornovo que é comemorado todos os anos no Batalhão pude conhecer muitos “pracinhas “ e posso dizer que era muito emocionante e dá um orgulho ter servido no Batalhão que teve as mais importantes batalhas em seu caminho. Regimento Ipiranga com orgulho sempre!!!
@sheilamaria.almadacunhasan200518 күн бұрын
Meu pai foi comandante desse regimento: Ayrton Rodrigues dos Santos
@gersonribeiro81129 ай бұрын
Meu pai esteve na tomada de Monte Castelo, hoje os jovens não sabem nada sobre essa história 🇧🇷
@seliga98018 ай бұрын
Meu avô paterno serviu na FEB. CB Pinho. Voltou com sérios problemas psicológicos, que infelizmente o acompanharam até o seu falecimento
@clorkira10 ай бұрын
Meu bisavô por parte de mãe lutou nessa guerra pela FEB, faleceu se não me engano em 1999. É muito estranho pensar que a sorte de um homem aliada a inteligência/esforço coletiva e individual fizeram todo o rumo atual da minha existência. As vezes penso que se uma bala fosse deslocada 30 centímetros ou alguns metros talvez eu nem estaria aqui. Nem minha mãe e etc.
@Vinicius.Ronque10 ай бұрын
A FEB merecia um filme pique Hollywood
@paulofelix3586 Жыл бұрын
Por favor, compre uma caneta laser! Um vídeo maravilhoso como esse, perdeu muito porque o convidado aponta para um ponto no mapa e alguns de nós ficamos sem saber para onde ele está apontando. Com R$ 10,00, dá pra comprar uma e ainda sobra troco. O retorno deste minúsculo investimento vai ser enorme. Por favor! Obrigado.
@hugosantana725311 ай бұрын
Sabe que a imagem que aparece é digital, não de uma câmera filmando a tela, certo?
@muriloalmeida498411 ай бұрын
Tinha corrigir isto, não é a primeira vez.
@ascendinoalbuquerque853010 ай бұрын
Parabéns pelo Convite à Sala de Guerra, nos dá orgulho o profundo conhecimento desse competentíssimo jovem.
@andreborja812811 ай бұрын
Uma pequena correção, os caças P47 não tinham 4 metralhadoras, tinham 8, quatro Brownings .50 em cada asa, conferindo assim um poder de fogo absurdo.
@ricardobraga340011 ай бұрын
Meu finado pai era reservista e foi convocado. Como ele tinha 36 anos, foi deixado na reserva e designado para o Forte Itaipú , tendo que se apresentar no forte a cada 6 meses. Ele fez estas apresentações até a guerra acabar.
@johnbrownximenes75029 ай бұрын
Meu tio avô, Josebias Trajano foi expedicionário, grandes heróis do Brasil; em honra aos mártires da Revolução pernambucana de 1817 ❤
@miguelangelo291410 ай бұрын
Minhas saudações e homenagens aos bravos guerreiros brasileiros! O fato de esse capítulo da nossa história não receber o destaque merecido na escola e na sociedade é uma vergonha sem tamanho e uma indignidade sem par à memória do nosso povo.
@samueldebarros53989 ай бұрын
Meu pai, Teodorico José de Barros, esteve em combate nestas regiões, saído de Antônio Dias, MG.
@alexandresa844211 ай бұрын
Saudações ao meu saudoso Tio Gaspar! Condecorado por bravura nos campos da Itália. Meu respeito à todos que estiveram la.
@roniellemartins779010 ай бұрын
Meu avô conta que o irmão dele mais velho foi pra guerra, mas quando ele chegou lá, fazia 3 dias que a guerra tinha acabado, meu avô disse que ele dizia que nunca tinha visto tanta gente morta, ele não gostava de falar da guerra.
@renanantunes66579 ай бұрын
na minha cidade tem um monumento aos pracinhas da cidade foram para a Itália. Tem um pouco da história da campanha de Monte Castelo tbm
@alanchrist942011 ай бұрын
Esses praças tem que serem sempre lembrados, infelizmente alguns generais de hoje nem merecem fazer parte da instituição.
@enzovernille380011 ай бұрын
Concordo com a parte da reverência Mas o resto provavelmente vem de alguma da idiotia de "militar melancia"
@mi13095211 ай бұрын
Os generais de hoje ficaram p... da vida com Bolsonaro pq o presidente colocou todos prá trabalhar.
@enzovernille380011 ай бұрын
@@mi130952 Correção: Ficam nervosos pq o capetao jogou a reputação deles na lama
@mi13095211 ай бұрын
@@enzovernille3800os generais de hoje são mamadores do dinheiro público, pesquise no Google sobre o que o exército fez com a verba da COVID, compraram 700 toneladas de carne, 80 mil cervejas, 9 toneladas de filé de bacalhau, além de quase 14 toneladas de lombo de bacalhau que é mais caro que o próprio filé. Agora eu concordo contigo que o capEtão,como vc diz, jogou os atuais defensores da pátria na lama, pois autorizou que fosse feita a investigação.
Rapaz, eu lembro que assisti a uma entrevista de um velho soldado que contou a história desse lugar. Ele disse que ninguém chegava perto, era impossível. Em uma patrulha que ele estava fazendo com outros brasileiros, um morreu e ficou lá mesmo na neve e o restante ficou entocado na trincheira, tomando tiros de metralhadora.
@adrianaquintiliano8230 Жыл бұрын
Amigo, vc assistiu a um depoimento de um soldado que viveu este triste episódio infernal sob as montanhas gélidas da Itália 🇮🇹 Agora, imagina eu que fui CONTEMPLADA POR DEUS, DE SER FILHA DE UM DESTES HERÓIS. EU PASSAVA HORAS OUVINDO AS NARRATIVAS DE MEU HERÓI. MEUS TRÊS IRMÃOS, DOIS DELES (HOMENS) NUNCA SE INTERESSARAM EM OUVI-LO. TODAS AS HONRAS, ENTREGUE A ELES, DIPLOMAS ETC… MANDEI ETERNIZAR TDOS NO AÇO E TENHO UM CANTO NA MINHA CASA DEDICADO A ELE. OS ORIGINAIS, COMO A MEDALHA 🥇 DE CAMPANHA, E TDOS OS DOCUMENTOS, ELE ME PRESENTEOU ANTES DE SUA PARTIDA EM 2004. E ME DISSE QUE DOS QUATROS FILHOS EU ERA A MERECEDORA DE GANHÁ-LOS, POIS OS OUTROS FILHOS NUNCA SE INTERESSARAM POR SUA HISTÓRIA. ME LEMBRO DE CADA DETALHE QUE ME FOI RELATADO COM ORGULHO E HEROÍSMO. MTAS VEZES, A HISTÓRIA ME ERA CONTADA UMAS VINTE VEZES E EU SEMPRE ATENCIOSA E ORGULHOSA, OUVIA COM AMOR E CARINHO, COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ. EU TIVE A HONRA DE TER UM PAI (HERÓI) DE VERDADE. ISSO PRA MIM É MOTIVO DE ORGULHO. NA LÁPIDE DELE, MANDEI FAZER UMA PLACA COM O SÍMBOLO DA FEB, A COBRA FUMANDO E (AQUI DESCANSA UM HERÓI) FOI UMA SINGELA FORMA QUE ENCONTREI PRA FAZER UMA HOMENAGEM A MEU PAI HERÓI EM DUPLO SENTIDO. ELE FOI (PERFEITO) COMO PAI, AMIGO E COMPANHEIRO. PAPAI TE AMO PRA SEMPRE. 💕💖
@luizbezerra339411 ай бұрын
Naquele tempo o exército brasileiro -nos dava orgulho,...
@marcosrezende19927 ай бұрын
Hoje em dia é uma vergonha
@cirobotelhodossantos4562 ай бұрын
Hoje se vangloriam de emboscar seu próprio povo. Triste!
@betoguido83755 ай бұрын
Meu Avô foi enviado para a Segunda Guerra Mundial, onde participou como comandante de uma sessão de metralhadora da 4ª Companhia do 2º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, na tomada do Monte Castelo.
@luizrobertoandrade11 ай бұрын
Todo o contingente brasileiro que foi para a guerra são heróis. Eu sinto orgulho destes homens de fibra. Deveriam ser respeitados pelo que fizeram, não ficaram só no bláblábla. O estado brasileiro, onde hoje se escondem muitos covardes, deveria sentir vergonha das suas atitudes e aprender a ser homens honrados como nossos pracinhas.
@carlosalbertoandradesilva944211 ай бұрын
...recentemente houve uma reunião acho que no Ministério da Defesa em Brasília que eu chamo de "Reunião do Medo" relativa à ameaça de agressão porque passa a Guiana onde um comentava que tinha medo de uma possibilidade e o outro discordava tendo mais medo de outra! Quanta vergonha nós ainda vamos ter que passar com esses caras no comando?
@orlandex20107 ай бұрын
Eu não me canso de escutar esse cara falar!! É esse tipo de BR que precisamos valorizar! Obrigado por distribuir conhecimento!
@marleneberaldo73329 ай бұрын
Meu tio, Tarquínio Beraldo participou também. Ele era de Penápolis interior de São Paulo. Terra do Vilela, tem uma rua na cidade com o nome dele.
@michel53557 ай бұрын
Meu pai (já falecido) esteve em Monte Castelo e em outras campanhas na Itália. Ele me contou que em Monte Castelo, um alemão após a captura contou que eles estavam já sem comida e com pouca munição. Era questão de tempo eles iam se entregar. Não havia necessidade de tantos brasileiros terem morrido lá. Mas como os brasileiros avançavam, os alemães tinham que revidar. Os comandantes tem que aprender a separar momento de glória de importância estratégica!
@luishenriquesalgueiropinto5277 ай бұрын
Meu respeito e gratidão a todos os pracinhas, vcs foram Homens e Heróis, nunca seriam melancias!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@marcuseloi10 ай бұрын
Essa história do Brasil, na mão de um diretor com boa sensibilidade, daria um filme espetacular.
@antonioclaudioaquileslima27909 ай бұрын
Segundo Frei Gabriel de Melilli, Emmanuelle Petruzzelli, quando chegou a notícia de que o Brasil ia defender a Itália, foi uma comoção geral. Os italianos punham muita fé nos heróis brasileiros, mas quando os brasileiros chegaram em Nápoles, foi uma decepção geral. “São esses aí que vão nos defender? Coitados! Precisam mais de nós, que nós deles.” Os brasileiros não sabiam o que era uma guerra, mal sabiam atirar de espingardas, agora com fuzis, granadas e torpedos. Não eram pracinhas, não passaram por qualquer treinamento. Não estavam preparados física e intelectualmente para uma guerra. Matar ou morrer por quem sequer conheceram a história. Muitos desertaram: brasileiros, espanhóis e argentinos. Em busca de abrigo e comida, batiam às portas de mosteiros, onde a comida já estava racionada a dois ou um pãozinho por dia. “Não tínhamos como abrigá-los e alimentá-los. Embora estivessem famintos e um bando de medrosos, eles eram a esperança, e precisávamos ajudá-los.” Sem saída pra qualquer lado, fossem pegos pelos aliados ou pela tropa inimiga, seriam fuzilados. Essa é a pena para desertores de qualquer lado. Os monges, embora não lutassem, juntavam armas pelo caminho. Menos armas, menos mortes. Era um contingente de cerca de cinquenta desertores. “Nosso prior os encorajou a retornar para o front. Morrer lutando ou morrer como covardes? Não tem saída.” Armados e alimentados, vestidos de monges, como disfarce, foram reconduzidos ao front, guiados por monges peregrinos. Por caminhos diferentes ao da tropa oficial, esse pelotão surpreendeu os alemães, que sabiam do avanço da tropa, mas não sabiam da movimentação dos mosteiros. De mosteiro em mosteiro o contingente foi aumentando. Grupos de vinte daqui, trinta dali, dez, quinze, descaraterizados, foram pra cima dos alemães e esses, surpreendidos, renderam-se ao pelotão oficial, do exército brasileiro. Os Raposas de Nápoles, como ficaram conhecidos, foram os verdadeiros heróis, com a ajuda do Espírito Santo, das orações dos mosteiros. Eles foram reintegrados às tropas, tiveram suas vidas poupadas, mas não tiveram honrarias.
@mariaaparecidacarvalho65307 ай бұрын
Mal sabiam atirar de espingardas? Conte-me mais...
@fernandamontes21256 ай бұрын
Meu pai não sabia atirar e sus roupas eram impróprias para atuar na neve dos montes, ele foi náufrago duas vezes na ida para Itália e ao regressar recebeu a medalha de guerra. Os brasileiros alimentavam com o que tinham, a população sem comida Tenho muito orgulho do meu pai, se fosse vivo estaria com 105 anos.
@Maxkleins84Күн бұрын
Marechal Olympio Falconiere nasceu em itajai-SC, e faleceu no Rio de Janeiro, orgulho para a minha cidade e para todo brasileiro patriota.
@rogeriodaniel284511 ай бұрын
É muito bom ouvir o Júlio César e o Thiago Braga e suas aulas com detalhes até então desconhecidos da maioria das pessoas!
@TheBodefeio10 ай бұрын
Como ninguém nunca pensou em fazer um filme ou série sobre a feb na Itália? Daria uma baita história e ainda mais com o estilo "brasileiro"
@PauloPereira-jj4jv10 ай бұрын
Com que DINHEIRO? Não somos Hollywood, no máximo seria um filme horrível.
@nadirmachadogoncalves70668 ай бұрын
Tem uma ficção sobre os pracinhas feito em 2013 chamado "A estrada 47". Daniel de Oliveira é um dos atores do filme.
@julioarruda43797 ай бұрын
Meu avô esteve lá. Eles sim verdadeiro ossss
@ZeniElianeDosSantos17 күн бұрын
Trabalhei na Assistência Médica em Brusque SC e conheci alguns Ex-espedicionarios fico muito honrada, eles eram maravilhosos e competentes . Sempre curiosa pra saber sobre as batalhas desses heróis. Porém eles não gostavam de comentar . Graças esses vídeos estou tendo conhecimento desses guerreiros. Onde estão nossos professores de história a falar pra jovens dessa luta pela nossa liberdade? A Itália é um exemplo aos brasileiros onde valorizam e as crianças todo ano cantam em português a canção do expedicionário. Triste aqui não tem essa consciência desses heróis.
@brenocosta4119 Жыл бұрын
Devia se juntar com uma produtora e botar esse cara pra roterizar uma serie da feb mano seria firme uma serie com o drama da segunda guerra e o humor da zuera brasileira
@MrHoeflich11 ай бұрын
Existe um projeto para produzir um filme. Procure #ComandoPitaluga @ComandoPitaluga
@matheusassuncao49911 ай бұрын
Tem um filme que retrata uma operação da FEB na guerra. O nome é “A Estrada 47”
@iagosantana34911 ай бұрын
@@matheusassuncao499esse filme é uma bosta kkk
@matheusassuncao49911 ай бұрын
@@iagosantana349 realmente não é uma obra prima do cinema kkk mas acho que vale assistir pra matar a curiosidade
@matheusp.fonseca973611 ай бұрын
"zoeira brasileira"... Foda é que a indústria de cinema nacional não sabe fazer um filme com um humor sútil, só palhaçada e putaria com raras excessões.
@fabiowolf522210 ай бұрын
Meu avô participou da batalha de Mont Castello. Soldado Ewaldo Schlottag 6° Batalhao de Infantaria, tecnico em manutençao de equipamentos de radio-comunicação.
@ulyssescastro8 ай бұрын
O Brasil deveria fazer vários filmes de guerra sobre a segunda guerra!
@SILENTHILL__ Жыл бұрын
FEB, A SUA VITÓRIA SERÁ ETERNA!
@bryanmay984010 ай бұрын
Bisneto de um praça, meu bisavo imigrante italiano enviado de volta pra italia pra lutar, infelizmente não retornou, não conheci nem tenho foto, apenas o relato do meu avô q ainda era mt jovem na época.
@guilhermesantana705011 ай бұрын
Servi no 6 batalhao do ipiranga em Cacapava SP no quartel em um museu com um acervo muito bom essas batalhas, mapas
@matheusnerids Жыл бұрын
Todo vídeo dele é uma boa aula de história.
@afraniomartins76311 ай бұрын
Meu tio comentava como foi prender os alemães que se rendiam após o fim da guerra. Ele me contava e vinha um filme na cabeça vendo um alemão com as mãos levantadas se rendendo, sendo revistado e conduzido ao campo de prisioneiros.
@sergioantoniocaminhadornel81629 ай бұрын
Meu tio Antônio Caminha, lutou na tomada de Monte Castelo, foi ferido mas voltou graças a Deus.
@obusaobusa65835 ай бұрын
Sabe muito, deu show parabéns
@mineirojanhre599210 ай бұрын
Quem me dera se esses Militares do Exército de hoje fossem pelo menos dez por cento dos nossos PRACINHAS DA FEB.
@patrickbrito78899 ай бұрын
Muito bom, lembro de ver um documentário em qual um dos pracinhas disse que o nosso armamento era parecido com os dos franceses da 1º guerra e por conta disso os americanos meio que militarizaram os armamentos brasileiro assim como uniforme, e que sofriam preconceitos entre o meio militar, mas que se deram muito bem com o batalhão afro americano pois eram discriminados pelos próprios americanos. Uma face da guerra que poucos falam, visto que naquela época ainda havia discriminações.
@denibellafonte16186 ай бұрын
Tem gente, que nem sabe da participação do Brasil na 2° guerra. Aqui no Rio de Janeiro, tem um museu no centro, mais precisamente na rua das marrecas, que glorificam, esses guerreiros, e suas conquistas. Parabéns FEB !!!
@davidfernandes758110 ай бұрын
Em Fortaleza temos 2 bairros chamados Monte Castelo e Montese em homenagem a 2 soldados cearenses que participaram dessas batalhas na Italia.
@BrunoLima-vx4rc6 ай бұрын
Em BH tbm,mas são viadutos
@marcoaurelioalvaresdeolive8420 Жыл бұрын
Momumento aos mortos da segunda guerra mundial no Aterro do Flamengo-RJ. É lindo, vista maravilhosa mas se você descer ao subterrâneo vai encontrar o cemitério dos pracinhas. Enterrados em formatura.
@mariavelasquez8484 Жыл бұрын
Bem lembrado. Precisamos divulgar para que se torne ponto turístico em honra dos pracinhas brasileiros.🤍🕊️🇧🇷
@Fernando-it7zu7 ай бұрын
Meu tio avô Sargento Gurgel bravo guerreiro, lutou muito e voltou pra casa bem. Orgulho da família.
@MarciaArrudaEPinto Жыл бұрын
Meu avô paterno esteve lá. RIP Edgar
@mariavelasquez8484 Жыл бұрын
🇧🇷🛐
@gioramos136 ай бұрын
Igual a outros aqui, meu Pai SEVERINO EUDOCIO RAMOS e meu Avô JOSÉ FRANCISCO DE SOUZA foram da FEB. Com muito orgulho guardo as Medalhas e Diplomas de Guerra.
@lucasandrearagao792111 ай бұрын
Aqui no nordeste tem relatos de pessoas que foram convocados mais fugiram para não servir, outro senhor quando estava no meio da viagem a guerra tinha acabado voltou no meio do caminho.
11 ай бұрын
Muita gente fugia pra não ir pra guerra. Quem vai querer ir pra uma guerra sem treinamento nenhum? Jovens de 18-20 anos, deixar os pais, a esposa os filhos... Pra ir pra Itália??? Meu bisavô, foi um dos que voltaram no meio do caminho, foi levado à pulso do Interior de Pernambuco, para o Rio de Janeiro, para lá seguir pra Itália... finalmente findou a guerra. Não precisou.
@leiladaluz710310 ай бұрын
Meu avo lutou na primeira guerra mundial na Revoluçao de 32 e na segunda guerra mundial ele contava os terror que era reunia os vizinhos pra ouvir as historias eu tinha 9 anos mas me lenbro bem
@Naval1711 ай бұрын
JÚLIO CÉSAR É ADMIRAVEL,COM CONHECIMENTO VERIDICO DOS ACONTECIMENTOS!!! MINHA CONTINÊNCIA E RESPEITO!!!! ADSUMUS!!!!
@andersoncustodiodasilva1778 ай бұрын
Quando eu tinha 16 anos fui em uma palestra na Câmara de Barueri onde pude ouvir 6 pracinhas contando suas histórias, foi um dia inesquecível...
@divinojosedosantosjunior229711 ай бұрын
Confiança e justiça, nunca pode faltar em nenhum profissão 👋👋👋
@criticoesincero10 ай бұрын
Ouçam com atenção e aprendam. Em uma ou duas décadas poderemos estar vivendo uma situação parecida
@ismaeljunior999 ай бұрын
Muito bom este vídeo. Acho que devemos divulgar mais nosso heróis de guerra, que nunca são lembrados!
@larocha776 күн бұрын
História dos nossos Heróis que os brasileiros desconhecem...Gloriosa FEB... nós não valorizamos mas os italianos comemoram a valorosa campanha da FEB .. parabéns pela entrevista.
@mariaaparecidacarvalho65307 ай бұрын
Eu fico muito impressionada com o conhecimento do Julio César. Eu sei boa parte dessas histórias porque a minha casa era local de encontro dos Ex-Combatentes, e assim foi por 40 anos, tanto em Petrópolis como depois, em Resende.
@esivaldoorlademorais773411 ай бұрын
Otima live , parabéns !!!! Quwro deixar uma dica , para proximas lives que precisem usar mapas , conseguir um apontador a laser para que a área a ser siyada possa ser pontuda .... Obg por todos os temas abordados .