Quanto mais ouço mais revolta tenho destes políticos hipócritas! E que tal primeiro fazerem reparações aos professores, aos profissionais de saúde, às forças de segurança e aos agentes da justiça!!! REPAREM O FUTURO!!!!!!
@eduardof.17778 ай бұрын
Muito bem dito
@menabrasil77938 ай бұрын
Os estados unidos tiveram escravatura,e ficaram muito ricos,infelizmente outros não!!!em todos os tempos e no mundo inteiro os povos sem excepção,estiveram metidos nessa triste actividade,nessa horrível realidade!!!acho que saiu isto tudo para esconder certas coisas,entretanto querem entreter as pessoas noutro sector,assim não falam dos mesmos!!!então Portugal tem que pedir tbm reparações a países da europa,alguns não só espoliaram,até agora não devolveram!!!mas o pior é que roubavam tudo por onde passavam,a fome que gerou, destruiam,torturavam,violavam,mutilavam,espalhavam doenças,matavam.não importa as épocas,e as coisas horríveis que todos cometeram,foi muito triste,mas não comecem a espalhar não importa o quê,todos tiveram culpas no cartório!!!certas atitudes só espalham o ódio entre todos,é deplorável!!!
@joserui79108 ай бұрын
Já agora pensar na reparação que deve ser feita à maioria dos cidadãos que não “ mamam “ do Orçamento e pagam impostos como os demais, sem nada poder reclamar, como alguns tão profissionalmente fazem. Todos têm umbigo, embora não pareça.
@antoniotavares24528 ай бұрын
Está-se a discutir a estupidez muito grave do MRS! Deviam discutir a sua demissão! Pior presidente da história de PORTUGAL! Só espero que seja julgado e condenado no caso das gémeas brasileiras como todos os PORTUGUESES têm conhecimento, a compaixão e os compadrios, não se pode sobrepor ás leis PORTUGUESAS! CHEGA TEM RAZÃO, SEJAM JUSTOS NOS VOSSOS COMENTÁRIOS! Discutam mas é a CORRUPÇÃO, SNS, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, AGRICULTURA, MÉDICOS, ENFERMEIROS, POLÍCIAS, REFORMADOS COM REFORMAS DE 200 A 400€, SEM ABRIGOS, IMIGRAÇÃO CONTROLADA, REDUÇÃO DE IMPOSTOS, PRR, ETC, ETC!!!!
@pedrocarvalho27898 ай бұрын
@@joserui7910👏👏👏 Bem dito!!! Sabendo que ao longo destas últimas décadas, os partidos (Governos) de Estado só têm governado para as suas clientelas, Funcionários Públicos e aposentados, são os trabalhadores do sector privado que andam a sustentar toda a xungaria do topo das hierarquias políticas e na Administração Pública assim como toda a bandalheira que grassa na restante Função Pública que só quem viveu de perto, saberá do que se trata. Aliás, Portugal deve ser o único País do Mundo onde quem vive do Orçamento de Estado l, trabalha 35h e os que lhe pagam, são obrigados a trabalhar 40 e mais horas, fora outros aspectos.
@mariapinto82218 ай бұрын
Marcelo deve demitir-se. Ele não se considera responsável pelos atos vergonhosos do filho e quer que o povo seja responsável por reparações históricas. Ganhe vergonha e desapareça. Isso é história .
@desgoverno-net8 ай бұрын
Marcelo não passa de um traidor que não gosta dos Portugueses, andou a esbanjar o nosso dinheiro em viagens este tempo todo e nada fez por nós, e agora no fim arranja-nos um problema contra o mundo inteiro, e isto tudo para desviar a atenção dos 4 milhões que ofereceu do nosso dinheiro ás gêmeas
@goncalomeneses56118 ай бұрын
Toda esta conversa tem apenas um objectivo: dar cabo do Ocidente e ocupar-lhe o lugar que ele por mérito próprio conseguiu.
@jmontoya19728 ай бұрын
É isso mesmo,.amigo. E nós a cair nessa armadilha. Devíamos ser mais inteligentes.
@paulasoveral91598 ай бұрын
e distrair o povinho sobre o caso das gémeas
@vaniaandrade96718 ай бұрын
Helena Ramos tem muita razão em falar da questão dos retornados... Marcelo que esteja calado! Engraçado que quase ninguém gosta de falar sobre os ditos retornados, e o que aconteceu a tantos milhares de cidadãos portugueses nas descolonizações!
@Uncovering.Africa8 ай бұрын
O erro das descolonizações não foi das antigas colônias mas de Portugal que passou o poder aos partidos que estavam mancomunados para perpetuar o seu domínio econômico. Prejudicou os retornados e prejudica até os dias de hoje as antigas colônias.
@adelaidemesquita95988 ай бұрын
Eu concordo inteiramente com o que a Helena Matos disse e acho que é tempo de pensarem (não sei legalmente quem) poderem tirar o PR do carga que ocupa pois só está a prejudicar o País e pelo tempo que lhe falta ainda não saberemos quais as asneiras que ainda dirá até lá. Acho que toda a população portuguesa está contra aquilo que disse.
@heldersanto798 ай бұрын
A minha opinião, Marcelo já não bate bem, e isto é sincero, tem que sair antes que venham mais coisas para cima dele, é notório que ele já não é capaz
@zedeco8 ай бұрын
eu acho é que ele esta a usar o metodo ricardo salgado demencia/maluco pois tem o caso bicudo das gemeas.
@joaorei29308 ай бұрын
Marcelo escapou à tropa em África porque o pai Baltazar rebelo de Sousa era governador em Moçambique. Viveu num berço de ouro e está totalmente descolado da realidade.
@d.marques47008 ай бұрын
Subscrevo! MRS está a fazer muito MAL ao nosso País!...
@goyakat22118 ай бұрын
O Marcelo deixou de ser adorado pelos portugueses, quis passar a ser adorado pelos estrangeiros... Marcelo, a sua família e amigos eventualmente foram muito beneficiados pelo colonialismo mas o português médio não! Foi a elite chineleira, a nossa nobreza e burguesia rentistas quem se lambuzou com o colonialismo mas deixou o país pobre. Se Marcelo quer pagar, que pague da carteira dele.
@myd00m8 ай бұрын
Primeiro são as reparações, de seguida vão começar a destruição de estatuas.. Se julgarmos o passado com as leis e valores de hoje todos nos seremos parecem vilões no futuro!
@skultvlad8 ай бұрын
Não! Essa narrativa "marxista" tem de acabar ou vai terminar mal.
@deborahvogelsangerguimarae19338 ай бұрын
sou brasileira e acho essa conversa uma bobagem. Não se tira os fatos de seu contexto histórico. Não podemos olhar para isso com os olhos de hoje. Bem visto que hoje ainda se faz coisas horrendas sem reparação alguma. Tanto assunto atual para ser tratado e ficam nessa ladainha sem sentido.
@goyakat22118 ай бұрын
É mesmo o objectivo, desviar atenção da corrupção, da má gestão e do pouco desenvolvimento. Já os romanos sabiam: pão e circo...
@d.marques47008 ай бұрын
Sim, mas quando é o próprio Chefe de Estado a puxar essa "Agenda Woke"... nós, o Povo, temos forçosamente que reagir, e dizer: NÃO!!!...
@MrPfsantos8 ай бұрын
Se odiamos o nosso passado, odiamo-nos a nós. Se nos odiamos, não temos esperança. E sem esperança não conseguimos construir o futuro. O mais espantoso é que os dizeres de um homem idoso, narcísico e possibilmente perturbado pela solidão, nos esteja a ocupar no momento em que o mundo parece caminhar para uma guerra mundial. Se eu acreditasse em Deus não o poderia acusar de falta de sentido de humor.
@paulasoveral91598 ай бұрын
O melhor é pedirem à rainha Ginga para começar a pedir desculpa pelos escravos que tinha. A História não se altera, serve de aprendizagem. E os angolanos o que fizeram com o património que os portugueses aí deixaram, fruto de uma vida de trabalho, qdo regressaram à "Metrópole" só com a roupa do corpo depois de uma descolonização mal feita e à pressa para entregar Angola (minha terra natal) aos russos? Quem indemniza estes retornados? O que é que os angolanos fizeram em 50 anos de "liberdade"? Tudo foi destruído. Antes da independência TODA a gente vivia bem, havia tudo para todos, boas escolas, hospitais, habitação, cinemas, tudo para todos. Agora? agora vivem na miséria física e moral, destruíram tudo o que havia e não souberam contruir nada em 50 anos. Se Portugal e os Portugueses são assim tão maus porque os angolanos fogem todos para cá? são aos milhares. Esta demagogia e clichés wokistas só revelam muita mediocridade. Arregacem as mangas e trabalhem, pois em 50 anos não fizeram nada e estão a dar cabo de um país muito rico e maravilhoso. De nada serve reabrir feridas e esta "conversa" de MRS revela muita falta de respeito pelos portugueses que nasceram e viviam em Angola (e outras) e que perderam tudo, que tiveram que refazer a vida do zero aos 50 e tal anos, e muita falta de respeito pelo sentido de dignidade com que depois de tudo que lhes foi tirado souberam reerguer-se de cabeça levantada. Falta de respeito pelos traumas e feridas que nunca vão desaparecer que estão desvanecidas ao longo do tempo e que o Exmo. Sr. PR resolve reabrir e escarafunchar. Não se brinca assim com a vida das pessoas. Um chefe de Estado tem que saber respeitar a dignidade dos seus cidadãos. *Shame on you*
@carlosluis19708 ай бұрын
nesse sentido, também deveria processar os meus pais, pela educação que me deram, ou seja, educaram-me com valores, quando deviam ter educado para ser o rei dos vigaristas, pois está mais que provado que a vigarice é que dá lucro e bem estar
@manuertoelalbsilvafereira33968 ай бұрын
Mar celo devia demitir..se.vomito so de me lembrar que votei nele e sou ex..combatente em angola.este mundo da politica esta horrivel.nao votareimais
@joselopes49768 ай бұрын
Então sendo assim, como este Presidente pensa, vamos ter que indemnizar as ex-colónias africanas, o Brasil e a Índia. Porque não indemniza o Presidente, do bolso dele ?
@joaohenriques43388 ай бұрын
Antes dessa trets, do bolso dele, é pagar de volta os 4 milhões references ao custo das gémeas Brasileiras.
@MarceloFernandes-v8k8 ай бұрын
Boa tarde 🇵🇹🇧🇷❗
@mariadosanjossousa61818 ай бұрын
Não está SENIL NÃO !! Quem não se recorda dele Como COMENTADOR E O E quem Entrevistava era o MAGALHÃES NA TVI !. Aí revelou - se tal qual como ELE era !! Mas conseguiu ILUDIR OS PORTUGUÊSES Que se julgam muito espertos, Mas vão atrás de grandes Conversas, fúteis e mentiras . O resultado está há vista .
@AntónioJoséMotadaCosta8 ай бұрын
E agora a respeito de termos de pagar indemnizações aos países nossos irmãos de que tanto se tem falado, e quem nos vai pagar os investimentos feitos neses paises tanto em obras públicas e, os portuguses que para lá foram e os que lá nasceram ajudaram ao seu desenvolvimento. Gostava que me esclarecessem. Bom dia
@berna69008 ай бұрын
Marcelo está completamente SENIL
@susanagravato708 ай бұрын
Parabéns por falarem dos Retornados.Uma vergonha para Portugal esses Portugueses não poderem levantar o seu dinheiro
@josealbertotanicas21298 ай бұрын
A questão das indemnizações são uma falsa questão e entrar nesse jogo é fazer o jogo de sr. Marcelo, que desviar o assunto Das crianças brasileiras.
@vaniaandrade96718 ай бұрын
Marcelo rendeu-se à ideologia Woke e progressista dos EUA ao retardador? Se vamos falar do assunto, não seja só a "favor" de alguns, temos de falar em todos os horrores de um lado e de outro! E falemos também das benfeitorias! Estes divisionismos que satisfazem certas agendas, têm de ser colocados perante a realidade...
@d4lm08 ай бұрын
500+ anos de escravatura vs 10 anos de luta contra o colonialismo. Acho que vocês perdem mais. Nem adianta contar.
@marcocorreia47948 ай бұрын
Resposta curta: Não. Resposta comprida: Também não.
@carlapires20988 ай бұрын
Marcelo, muito gosta este presidente de dar tiros nos pés... Vamos colocar a historia no lixo, vamos devolver riquezas e fronteiras... Vamos entregar Portugal ao dominio Filipino! Vamos exigir que os pioneiros devolvam os EUA aos índios! Abaixo Portugal! Viva Espanha! Abaixo os Cowboys! Viva os Índios!!!! TENHAM juízo!!!
@andreverissimo63788 ай бұрын
Eis que ele bebe forte e não se cala. PORQUE NÃO TE CALAS? Os índios, os negros, os australasiáticos, os chineses, os galegos, os mouros, os celtas, os iberos, os romanos, os suevos, os alanos, os vândalos, os berberes, os cartagineses, os fenícios, os gregos, os normandos, ETC., etc., a todos teremos que indemnizar estejam onde estiverem. E a nós outros tantos, que pilharam, enforcaram, violaram e assassinaram os nossos. Eu fui normando e matei dezenas de mouros. E agora, onde é a secretaria fiscal para pagamento indemnizatório?
@mariaceciliarodrigues47288 ай бұрын
Marcelo o que quer é criar um facto político para que se deixe de falar do caso das gémeas
@paulamota90708 ай бұрын
Não consigo perceber a ideia do Sr Presidente quando proferiu estas palavras. É descabido, ridículo e absurdo. Muito embora não tenha votado nele, pensei que fosse o Presidente dos portugueses, o homem que estaria ao nosso lado, SEMPRE!! Afinal é o carrasco dos portugueses!!
@emportugalconsultoria8 ай бұрын
O que Marcelo quer é desviar a atenção do caso das gémeas. Tirar o foco dele e de sua culpa para desviar para o povo português. E a midia cai neste discurso e esquece a responsabilidade dele. Melhor sair do governo com um apoiador das reparações do que ser processado por desvio do dinheiro público.
@ricardo162978 ай бұрын
Vai-te embora Marcelo!
@isabelcunha19428 ай бұрын
Excelente
@andradesena70308 ай бұрын
O presidente Palhaço é mais ou menos da minha idade, a grande diferença é que ele como era afilhado do primeiro ministro seu padrinho Marcelo Caitano, além de que o seu pai era governador de Moçambique, enquanto ele andava nas jantaradas e brincadeiras, na casa do governador de Moçambique seu pai, eu andava na frente de combate no Norte de Moçambique (Moeda, Vila Cabral e Tete) dois anos e meio, portanto se alguém tem de pagar indemnizações, será ele, mas do seu bolso, não do bolso dos portugueses, e essas indemnizações devem ser pagas às centenas de antigos combatentes que não ganham para pagar os medicamentos para tratarem as mazelas com que ficaram depois dessa guerra, que não fomos nós que iniciamos e os nossos inimigos estavam completamente neutralizados. O Veterano Patriota
@JCNvid8 ай бұрын
Devemos pagar sobre os nossos erros do passado. Mas não sobre os erros de antepassados ou, de alguém do passado que vai na volta nem era nosso antepassado. Devemos também contar a história completa da nossa história, o bom e o mau, o épico e o condenável. Para que sejamos conhecedores do que foi feito e para que a história não se repita.
@Janika-xj2bv8 ай бұрын
For um pouco por isto que saí de Portugal.
@joaorei29308 ай бұрын
O filme americano que José Manuel Fernandes menciona é do realizador Spike Lee.
@ritart058 ай бұрын
O que melhor ilustra esta conversa é a completa ausência de um simples representante desses países. Muitos vivem entre nós e podiam ser consultados.
@longmemory11998 ай бұрын
Fechar fronteiras, terminar com a CPLP, só tem criado problemas. O melhor é romper definitivamente, nada de dialogo, trocas comerciais, nada de nada, está a se tornar impossível conviver com pessoas dessa cor, esse comportamento não vai ter fim e a tendência é para piorar cada vez mais.
@FranciscoGoncalves-cc2gd8 ай бұрын
Gonçalo Sousa...Sim uma desilusão. Não tem ideias fixas e os subscritores que angariou á custa do CHEGA? Foram dezenas de milhares de apoiadores do Chega que engrandeceram o canal . A isso se chama ingratidão e oportunismo. Não fica nada bem. E agora qual é o próximo partido? A IL?
@Godiekgaming8 ай бұрын
Como Brasileiro devo esclarecer que o estado Brasileiro não cobra reparações à Portugal, e que assim como os Estados Unidos o que é discutido aqui é a distribuição de renda dos impostos arrecadados pelo estado à população desfavorecida, eu sou da direita e acredito que essa não é a melhor forma de tratar do assunto pois assim como o José Manuel disse, todos aqui estariam com Cadillacs, o que realmente muda a vida de uma pessoa é a educação, porém até o sistema de cotas aqui é um assunto bué complicado, pelo fato da população ser majoritariamente miscigenada, eu por exemplo tenho 50% de DNA proveniente da euro (Portugal, Itália, sul da Grécia etc..) 30% Áfricano e 20% amazônico.. Um assunto muito complexo e complicado!
@JorgeLopes-ki5ry8 ай бұрын
Tenho vocês como pessoas de elevada idoneidade, no entanto estou pasmado pelo facto de directamente ou através de meios + ou - lícitos, o deserdado ter recebido uma churuda maquia de pêssegos pelo valor total da colheita...
@JorgeLopes-ki5ry8 ай бұрын
Será que vocês carregam o carreiro feito pelos governos centristas de devorar a justiça para encher a barriga como senão existice amanhã. Pessoalmente não acredito mas sinceramente vou dizer: algo vai mal no reino da Dinamarca
@JorgeLopes-ki5ry8 ай бұрын
Sou de direita no entanto a história ensinou "nunca escravo".
@lucinhahenriques80258 ай бұрын
Quantas mais ideias disparatadas sairão daquela cabecinha pensadora ?
@menabrasil77938 ай бұрын
Esse senhor PR,é indecente,perdeu completamente a sua credebilidade !!!é vergonhoso o que está a fazer!!!será que ele quer desviar as atenções para outro lado!!!???
@FaiscaaaH8 ай бұрын
Perguntem ao porfessor martelo se ele foi à tropa (pergunta retórica, pois todos sabemos que não foi à tropa por ser filho de quem era, do governador geral de moçambique) será que ele está se a tentar justificar pelo que a sua família fez ?? ;)
@d4lm08 ай бұрын
Marcelo conseguiu o que queria... Levantar o debate, porque os Portugueses preferem calar-de e deixar tudo andar. Se o Marcelo nao falasse, ninguem levantaria este debate...
@luisquinta52908 ай бұрын
o Marcelo que devolva as missangas que ele tem de Moçambique e deixe os outros em paz
@cobravoadora8 ай бұрын
#CHEGA
@kkatanas8 ай бұрын
podemos exigir reparação pelas cunhas do filho de certa pessoa? pergunto para um amigo.....
@joaocamboias37168 ай бұрын
Para fazer as reparações começamos logo por entregar a península Ibérica ao Estado Islâmico, afinal os árabes estiveram na península ibérica por 700 anos, eles depois fazem o resto.
@Louis-vq4wm8 ай бұрын
Nòs recebemos,...os outros que paguem... ESSE MARTELO é MESMO UMA BOSTA, PIOR PR DE SEMPRE.
@rckrckrck8 ай бұрын
Cada cidadão português, deveria ter uma porcentagem descontada de seus salários todo mês, para que possam reparar todo o mal que fizeram aos índios brasileiros. Algo em torno de 15% estaria de bom grado.
@argos3148 ай бұрын
A roda, a escrita e a contenção dietária não chegaram?
@ovo36338 ай бұрын
@@argos314 Como assim, contenção dietária? Não há fome no Brasil?
@argos3148 ай бұрын
@@ovo3633 Referia-me à limitação do canibalismo aos modernos rituais simbólicos sem consequências de grande monta, uma conquista da revolução colonial.
@joseaugusto99558 ай бұрын
👀 O menino Célinho que pague as Reparações dos tempos em que o Seu pai foi Governador de Moçambique e fez parte do Estado Novo Célinho pága as Reparações do caso das Gémeas que vocês estiveram envolvidos directamente
@luciliademacedo39388 ай бұрын
Eunao fugi da m terra natal simplesmente fomos expulsos e atente se que muitos naturais não são retornados,tenho 84 anos e saudades de angola minha terranatal, sempre entre milhares❤
@JorgeLopes-ki5ry8 ай бұрын
O sonho deste homem é ser o primeiro Sá Carneiro, mas tem 1 pequeno problema que é estar completamente apaixonado por António Costa, lembra infelizmente as mulheres que apanhavam...
@Uncovering.Africa8 ай бұрын
É importante que os debates ofereçam uma plataforma equitativa para representar diferentes perspectivas e opiniões sobre um determinado assunto. Se um debate foi percebido como parcial por não ter dado voz a quem defende a visão do presidente Marcelo sobre as reparações às antigas colónias.
@kkatanas8 ай бұрын
porque é uma ideia tão ridicula que ninguem quer defender isso
@joaopontes6498 ай бұрын
Só vim aqui ouvir a Helena Matos.
@DavidTorres-pt5nj8 ай бұрын
Não pago 0,01cent
@analuisathiersteinr.d.t.sa62988 ай бұрын
O 7 de Setembro e O 21 de Outubro do mesmo ano!!!!
@luiscastrosantos96078 ай бұрын
marcelo fala para se livrar do caso das gémeas
@nunoestevao53108 ай бұрын
Isto faz lembrar a discussão climática começa sempre com os velhos que têm muito a ganhar com isso os ditos graúdos que depois com o passar do tempo ganham força com os jovens inocentes que ficam completamente alianados da realidade.
@MarceloFernandes-v8k8 ай бұрын
Marcelo fernandes ola 🇵🇹🇧🇷❗
@luisMiguel241378 ай бұрын
Quando os Europeus foram escravizados e muito dessa história não contada levou Portugal a conquistar as cidades do norte de África para não haver pontos que serviam para os muçulmanos invadirem Portugal. kzbin.info/www/bejne/qWOZnJKaidemq6sfeature=shared
@joaquimsilvadomingues69278 ай бұрын
Louco do narcelo
@mariateresasa28528 ай бұрын
😅
@cosmica118 ай бұрын
Eu nem vou me alongar na explanação porque o debate foi simplista. Só acho importante pontuar a diferença, quase sempre suprimida (e que dá muito jeito a Portugal), entre colônias de exploração e colônias de povoamento, ancoradas na obra de Adam Smith em 1776 (antes que venham dizer que é um conceito brasileiro). Comparar o desenvolvimento dos EUA com o Brasil como fez JMF é simplesmente emburrecedor!
@Uncovering.Africa8 ай бұрын
@@sa3go1999 Se é a forma brasileira então também está certo.
@nomeyodomar8 ай бұрын
Exato!!
@flaviomadureira53568 ай бұрын
O Brasil, quando obteve a independência, era a 4° potência mundial. Foram os brasileiros que arruinaram o país, não os portugueses!
@Blanck101318 ай бұрын
O Brasil, tal como os EUA, foram colónias de exploração e povoação! Aqui o que está em causa é que quem se chega à frente a bater no peito, mais uma vez, é o Brasil que há 200 é independente. E que, se formos ver bem, como independente, utilizou ele próprio trabalho escravo durante mais de 60 anos, desde 1822 a 1888. Neste momento, com este discurso da devolução do Ouro e das indemnizações apenas demonstra um pensamento de país grande em area mas muito pequeno em relação à historia utilizando este argumento, de alguma forma, justificar o seu fraco desenvolvimento e pobreza fora das grande cidades, onde nem saneamento básico existe, onde ainda há estradas de terra batida, onde as pessoas a viver nessas terras nem médico de atenção primária tem com recursos para as poder atender, onde on gangs e os barões da droga mandam nas favelas, onde existe uma crackolândia, onde a policia tem de entrar em certas zonas como se fossem o robocop porque levam bala pesada. Se não tivermos de pagar pelos nossos antepassados então, por maioria de razão, você sendo Brasileiro ou Brasileira com antepassados europeus também terá de pagar. Grande parte da população de Florianopolis de descendencia alemã, holandesa e italiana têm de pagar o povo indígena e negro brasileiro. E vai-me desculpar mas o seu argumento é foi muito simplório e que dá muito jeito ao Brasil
@cosmica118 ай бұрын
@@Blanck10131você está errado, e para que possa se informar melhor envio um artigo científico que salienta porquê os EUA eram uma colónia de povoamento e o Brasil, uma colónia de exploração. repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5320/1/td_2119.pdf Com relação ao período pós independência, a abolição, embora desejada, negou aos ex-escravos terras e acesso a moradia, educação e tudo que pudesse significar qualidade de vida. Houve a predileção para a entrada de imigrantes que foram chegando aos poucos e instalando-se de maneira ampla. Houve uma readequação em todos os segmentos da sociedade de um país de dimensões continentais e para tanto, impossível de ser feito abruptamente como vem a vossa falta de caráter agora cobrar. Ademais, foi com a consolidação da abolição, que extinguiu-se a monarquia. Um ano após a Abolição da Escravidão deu-se a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, quando foi organizado um golpe militar. D. Pedro II e a família real partiram, então, para a Europa em exílio.
@alfredo44858 ай бұрын
Tem que reparar sim!
@Uncovering.Africa8 ай бұрын
O programa revelou-se bastante tendencioso e parcial, limitando-se a ouvir apenas as partes que lhe eram convenientes. Faltou um debate mais aberto e inclusivo, com a participação de vozes diversas como historiadores, filósofos, brasileiros ou africanos, que poderiam enriquecer a discussão com diferentes perspectivas. Pelo visto a mentalidade do colonizador continua sem dar vez nem voz aos seus colonizados e perpetuam este problema que já estão a pagar uma fatura muito alta e vão continuar a pagar nas futuras gerações.
@gabrielmadeira5648 ай бұрын
Se nem pelo próprio pé conseguem andar...
@Postphenomenology8 ай бұрын
Sem dúvida. Continuam os discursos em câmara de eco, alimentando os mesmos receios, as mesmas ideias e as mesmas vozes, que se tentam desesperadamente apresentar como «sérios» e «conhecedores», quando são quase sempre caracterizados por uma falta de conhecimento, diversidade de perspetivas, e seriedade histórica.
@Postphenomenology8 ай бұрын
O desespero em confrontar a realidade colonial violenta de Portugal (e de reconhecer as outras pessoas como dignas de respeito) é tal,que procuraram recuar décadas e séculos para referir que as civilizações x e y também escravizaram outras pessoas. Discurso pobre e redutor, sintomático de uma geração envelhecida e aterrorizada com a ideia de pedir desculpa, ou simplesmente estabelecer um diálogo. Helena pergunta com muito receio : «O Marcelo quer que as fotografias do que aconteceu em Angola em 1961 voltem? Querem mesmo vê-las outra vez?» Claro que é ncessário. Claro que é. Estão petrificados com a possibilidade de reconhecer a dor, dignidade e respeito da outra pessoa. Afirmam que são assuntos demasiado sérios, quando na verdade o que pretendem é continuar a ignorar qualquer tentativa de diálogo. Figuras pobres e receosas. Há qualquer coisa de infantil nestes discursos, como uma criança que se recusa a assumir que se portou mal. Triste e lamentável. Tentam agarrar-se a uma ideia de passado que não volta, nem voltará. O futuro exige mais respeito, responsabilidade e maturidade. Existe pouco disso, ou nada, nesta conversa.
@carlosluis19708 ай бұрын
o meu caro está cheio de certezas; mas olhe que Descartes só tinha a certeza da dúvida, Hegel não chegou a conseguir teorizar a "certeza sensível", e até Wittgenstein assumiu que isso é suposta certeza; está por fazer uma fenomenologia da fenomenologia, e nela talvez se possa encontrar uma resposta para o que designa de "desespero " e "petrificação"
@marizitacarvalho51738 ай бұрын
Se assim fôr os portugueses podem começar a sair de Portugal como refugiados á procura da cesta básica, pois vão ficar na penúria😶
@nomeyodomar8 ай бұрын
Que falta de respeito este programa parece ter para com as ex- colónias, que ocupámos barbaramente. Eles tinham cultura própria. Nós escravizámos assimilámos e massacrámos aquelas pessoas. Não obstante, discordo em absoluto com as considerações de Marcelo e mais grave, a forma como atirou essas considerações ao ar, sem debate ou explicações. Marcelo está completamente desbocado (ou senil).
@gabrielmadeira5648 ай бұрын
Necessita revisitar a história. Barbaramente???
@miguelangelosousaegouveia21838 ай бұрын
Vai estudar primeiro e depois vai a África, vai ao interior do mato e do deserto, para veres o que lá passa. Para veres a cultura ancestral, pura e dura.
@Frpar1236 ай бұрын
Que graça de debate. Como se não soubessemos qual seria a resposta.