👉 Livros que recomendo pra você: Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: amzn.to/48Cj65Z JavaScript: O Guia Definitivo: amzn.to/48jh9vp Como ser um programador melhor amzn.to/48WYGVj Arquitetura Limpa (Clean Arch) amzn.to/3Viqw7v Clean Code amzn.to/3hHXVKY Estruturas de dados e algoritmos com JavaScript amzn.to/49FOzFd --- ✅ Segue lá no Instagram: instagram.com/devjunioralves/ ✅ Nossa comunidade no Discord: discord.com/invite/bVxW4Dhgrf
@LimaGabriel18 ай бұрын
;-;
@EulerAlvarenga18 ай бұрын
adoraria saber sobre esses erros customizados!!!
@devjunioralves8 ай бұрын
Opa, vou trazer sim man. Valeu demais por comentar!
@Paulo-cf4mh8 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho feito Júnior, um conteúdo de altíssimo nível que tem muito pouco para quem é front-end, tem me ajudado a ter uma visão muito além do que eu imaginava.
@eduardobertozi85068 ай бұрын
Muito show esse conteúdo em Junior! Até pouco tempo atrás só se achava essas informações em canais ou sites gringos. Obrigado!!!
@devjunioralves8 ай бұрын
De fato, conteúdo mais avançado e em português é difícil. Bora tentar mudar isso 👊
@eduardobertozi85068 ай бұрын
@@devjunioralves 👏
@kauazinho41538 ай бұрын
É possível ativar o Code Lens nativamente no VS Code para JS e TS. Isso mostra qual classe esta sendo usada por outra
@meguinha81038 ай бұрын
Eu tenho feito uma abordagem parecida mas com usecase no caso eu tenho um service atravéz de dependência ele consome endpoints que são do tipo httprequestusecase aí essa class é abstrata meu caso de uso implementa ela e eu injeto e apenas chamo o execute no service respeitando o contrato mantendo a responsabilidade única padronizando com classe abstrata e invertendo a dependência se alguém quiser ver um exemplo eu posso mostrar fica bem organizado e separa o código da implementação de fato facilitando os testes
@doasalah8 ай бұрын
Se puder, compartilha o repo
@devjunioralves8 ай бұрын
Que show, se puder compartilhar, seria muito bom. Não sei se já esta no nosso Discord, se ainda não e quiser entrar, o link esta no comentário fixado.
@WallisonMouraDev8 ай бұрын
Top, top e top, Parabéns pelo conteúdo camarada. Tem me ajudado bastante, e com certeza vai agregar muito.
@ruanzassen8 ай бұрын
Muito bom! seus vídeos tem me ajudado bastante! Continue
@devjunioralves8 ай бұрын
Que show Ruan, fico feliz demais em saber disso!
@Yuri-yu3pp8 ай бұрын
Viídeo ótimo, traz mais sempre! Mas uma dúvida: supondo que eu tenha já uma aplicação robusta com vários locais chamando um adapter do axios e eu queria mudar todos para o fetch. Eu vou ter q sair alterando arquivo por arquivo, certo? Não seria ideal ter mais uma camada que vai lidar com toda request e eu chame ela em cada ponto que precisar? Assim, caso eu mude tudo para fetch, vou alterar no principal, e o resto que usa esse metodo para bater na api, nem vai saber que mudou. E caso eu queria manter o axios em alguns locais específicos, beleza, eu altero só neles para chamar o adapter do axios e deixo o principal chamando o fetch ou qualquer um q seja.
@IgorAlves158 ай бұрын
Eu faria isso também, teria um caso de uso que recebe um serviço como argumento, e independente de onde eu usar esse caso de uso ele nem sabe quem é que está implementando, se é com axios, com fetch, em memória... E se usa em várias lugares injetaria via context api, para ter centralizado esse serviço.
@devjunioralves8 ай бұрын
Excelente pergunta, tu pode centralizar isso (que é o que eu faço) usando outro pattern, o Factory, daí tu usa essa Factory e quando quiser mudar, muda nela e o restante nem fica sabendo.
@EliabyTeixeira8 ай бұрын
Muito bom cara... parabéns pelo conteúdo!
@sombrakey8 ай бұрын
Muito bom! Ter uma repo para poder olhar o código de perto?
@emersontrindade2998 ай бұрын
Muito top Junior! Seria tbm interessante abordar como fazer para tratar erros das requisiçoes e mostrar mensagens em Toasts, tipo, qual libe vc usa se já trata eles de forma global e tals...
@GabrielRibeiro-xg2pr8 ай бұрын
Muito Interessante essa maneira de fazer fetch. Poderia fazer um vídeo ensinando a testar isso agora? Um abraço!!
@felipepasqua57388 ай бұрын
Uma duvida, como vc estuda e fica sabendo dessas patterns e coisas mais avançadas ?
@devjunioralves8 ай бұрын
A grande parte de livros, daí é necessário fazer algumas adaptações (em alguns casos) pois a grande maioria foi pensada para POO, daí em abordagens funcionais, muda algumas coisas. Tem o canal do Rodrigo Branas e do Manguinho que recomendo muito, caso ainda não conheça. Tem uma live aqui no canal com o Branas inclusive.
@br-lemes8 ай бұрын
Esses últimos três vídeos são ótimos, eu não trabalho com equipe mais experiente que eu. Então tenho muita dificuldade de entender a utilidade desses padrões e práticas. E ficou bem explicado o como, quando e porque nesses vídeos. Mas me perco, não lembro o que está em que parte do vídeo... não tem um repositório desse código?
@icarokiilermelo8 ай бұрын
Brabo Junior!
@MaxwellKenned8 ай бұрын
que conteudo top. Thanks for sharing.
@brunomenegidio58428 ай бұрын
Pra não ter que instanciar a classe em todos os componentes e passar manualmente, vc resolveria isso com factory?
@devjunioralves8 ай бұрын
Exatamente Bruno!
@Evandrooouuu8 ай бұрын
Sensacional cara.
@doasalah8 ай бұрын
Junior muito bom video, gostaria de ver tbm tratamento de erros ao fazer requisições
@devjunioralves8 ай бұрын
Sensacional, vou trazer sim conteúdo sobre erros customizados!
@gbrlcardozo8 ай бұрын
obrigada
@cleiton22ifyАй бұрын
nao entendi como usar, no codigo vc ja tem um componente pronto pra receber ele, como faz se nao tiver esse components , como ele é consumido?
@EulerAlvarenga18 ай бұрын
uma dúvida cruel… como eu faço pra não ter que passar isso para todo component? Teria alguma forma?
@devjunioralves8 ай бұрын
Sim, tu pode utilizar outro Pattern, Factory, onde retorna um HTTPClient e usa essa Factory na aplicação, daí quando quiser/precisar mudar, basta mudar na Factory e o restante da aplicação nem fica sabendo.
@EulerAlvarenga18 ай бұрын
@@devjunioralves essas aulas estão abrindo minha mente! Sensacional 🙌 muito obrigado
@versaleyoutubevanced86478 ай бұрын
agora eu pergunto aos senhores, quando foi a ultima vez que vocês precisaram trocar a lib de fetch?
@eduardobertozi85068 ай бұрын
kkkkk boa. Mas embora seja um exemplo com algo em que dificilmente teremos essa preocupação, tem muitos casos de uso em que desacoplar dessa forma é interessantíssimo. No frontend é mais difícil entender o propósito, pq são recursos explorados muito mais no backend. Quem está lendo ou já leu os livros do Uncle Bob vai entender bem como é importante utilizar bons padrões e construir um código limpo.
@devjunioralves8 ай бұрын
Trocar, talvez não. Agora já teve problema pq a lib atualizou e quebrou seu projeto? Isso aconteceu com o próprio Axios um tempo atrás, quando ele foi para versão 1.x. E outro ponto, que pra mim é o mais importante, como fica os testes quando tu ta acoplado à uma lib? É simples de ser implementado?
@maykelmatheusdias34468 ай бұрын
Uma sugestão talvez seria usar ao invés de any para o exemplo de HttpClient o tipo unknown, acho mais semantico nesse caso! Parabéns pelo contéudo!
@Jhean_Perdido8 ай бұрын
🎉🎉🎉
@devjunioralves8 ай бұрын
🚀🚀🚀
@pedrobenicio49558 ай бұрын
acho que sou a única pessoa da terra que nao gosta de usar axios, mas sim o fetch normal msm....
@devjunioralves8 ай бұрын
Kkkkk Tem muita gente que usa o fetch, mas de fato, o axios traz muitas funcionalidades, porém, o importante é não depender diretamente de nenhum deles.
@caueoliveira61438 ай бұрын
Com certeza você não é o único. Tenho aversão ao axios. É tipo um ranço mesmo. KKK.