Como calcula o afastamento necessário entre os banzos, poderia ser 500mm?
@waldemirmello99654 жыл бұрын
Sensacional professor
@ubaldoesteves67525 жыл бұрын
Parabéns
@izanamibr18355 жыл бұрын
Muito bom o esclarecimento, me ajudou muito em relação ao pilar treliçado.
@idelvanluistellesramos82145 жыл бұрын
Muito bom o tutorial parabéns professor
@rinaldobotton61844 жыл бұрын
interessante , qual o calculo para saber que perfil suporta essas cargas, poderia informar
@jota5764 жыл бұрын
Sugestão cálculo da carga de vento num galpão utilizando ferramentas gratuitas de cálculo a exemplo do ftool
@sidneioliveira66444 жыл бұрын
Excelente, no caso como determinar a chapa de base para esse tipo de pilar??
@cviniciosr2 жыл бұрын
Boa tarde mestre, sei que a duvida pode parecer boba mas gostaria de saber como vc consegue rapidamente deduzir a direção da flambagem entre as rotulas.
@OlidioRenatoVolpato2 жыл бұрын
Em função dos pontos travados
@ViniciusSilva-qp5rd5 жыл бұрын
Excelente
@aldemirsidronioferreira22205 жыл бұрын
Boa noite , ilustre professor Olidio, excelente apresentação, todavia, fiquei com resquício de dúvida baseado no seguinte: Esse tipo de pilar quando treliçado são comumente construídos e pré-montados totalmente constituídos por nós soldados, no meu entender seu modelo matemático inserindo rótulas não pode ser aplicado para pilar com nós soldados, porque no caso o pilar soldado se apresentaria totalmente rígido. Estou levantando esta questão baseado em mais de 40 anos como desenhísta-projetísta de tubulação industrial e estruturas metálicas, hoje aos 73 anos , aposentado, não lembro de ter sido incumbido de detalhar um pilar com nós rotulados.
@OlidioRenatoVolpato5 жыл бұрын
Aldemir... Uma coisa é o detalhamento. Outra coisa a concepção estrutural. Certamente, ao longo destes 40 anos, nunca um calculista se empenhou em te explicar que barras de treliças só admitem esforços axiais e que por este motivo, os eixos das barras que compões um nó devem ter seus eixos baricêntricos se encontrando no mesmo ponto chamado de Ponto de Trabalho. Se o detalhamento for feito de acordo com normas e conforme manda o cálculo e concepção estrutural de TRELIÇAS, quaisquer que sejam os tipos de ligações (soldadas, rebitadas, parafudadas... etc) os nós serão SEMPRE considerados RÓTULAS pois as cargas concorrendo no mesmo ponto não causam momentos fletores no nó. Abraços.
@aldemirsidronioferreira22205 жыл бұрын
@@OlidioRenatoVolpato Valeu nobre professor, lhe agradeço com veemência, o senhor me abriu um novo horizonte de conhecimentos, é muito gratificante ser seu seguidor.
@ThalesCosta5 жыл бұрын
Fiquei com uma dúvida: o banzo que não recebe as terças, ele terá outro comprimento de flambagem fora do plano, correto? Ou você considera a instalação de contraventamento nele também?
@OlidioRenatoVolpato5 жыл бұрын
Se tu travares, por exemplo, com mão-francesa, na mesma altura em que está o contravento, tu terás os mesmos comprimentos de flambagens do banzo externo
@ThalesCosta5 жыл бұрын
OlidioRenatoVolpato aí sim, obrigado.
@pauloluciano71485 жыл бұрын
Odílio, faz uma aula com o tópico de consoles metálicos.
@vertical-rodrigo24705 жыл бұрын
Professor, qual é o software que você está usando neste vídeo?
@OlidioRenatoVolpato5 жыл бұрын
Rotinas Lisp feitas por mim.
@vertical-rodrigo24705 жыл бұрын
Muito bom.
@diegoosoriodossantos31855 жыл бұрын
Boa noite, Professor! Considerando uma cobertura em duas aguas apoiadas em pilares com o descrito nesse video, teríamos também esforço vertical de tração na cabeça do pilar (vento sucção), correto? teria também algum esforço horizontal oriundo da cobertura?
@joaquimrivariva88905 жыл бұрын
Ótimo tutorial. Por favor, comente o caso de um pilar com cargas de compressão e momentos ortogonais. É o caso de pilares instalados nas quinas de uma construção.
@estevaotorresi48915 жыл бұрын
Professor, não poderia considerar o pilar como sendo apoiado no seu topo, ao invés de considera-la 'em balanço', já que se tem o travamento das tesouras?