esse suporte aguenta o peso do armário? Meu objetivo é deixar um suporte desse já instalado para o inquilino instalar o seus móveis sem precisar fazer novos furos. Acha que é viável?
@amigomontador5756Ай бұрын
@@perollasatelie7820 acho viável e o peso é suportado sem problemas. Mas não deixe se considerar 1) que o armário do inquilino pode não ter a régua dele bem fixada e isso você não tem como saber; 2) que o armário do inquilino pode nem ter régua atrás (de repente é sem fundo ou com fundo pregado ou aparafusado por detrás) sem vão para entrar a mão amig; 3) que eventual régua que possa ter o armário do inquilino pode não ter o chanfro em 45°; 4) que a régua que você vai instalar pode não estar nas dimensões, posicionamento ou mesmo altura compatível com o móvel do inquilino. Em resumo, é viável, mas tem muitas variáveis para considerar, principalmente porque inquilino é um fator rotativo e cada um vem com seu próprio móvel. Boa sorte. Espero ter ajudado ou ao menos te feito pensar em soluções para o teu caso.
@melodiasdefe-2 ай бұрын
Como cortar os 45 graus da mão amiga?
@amigomontador57562 ай бұрын
@@melodiasdefe- eu uso serra de bancada, mas pode usar outro tipo. Pra mim é prático usar a de bancada. Na verdade eu corto uma grande quantidade com réguas que sobram de projetos e deixo encostada esperando a hora de usar.
@antonioaugusto32572 жыл бұрын
Esse fundo de 6mm vc fez ele encaixado ? Para sobrar espaço de colocar essa mão amiga?
@amigomontador57562 жыл бұрын
Olá. Tudo bem. Sim. O fundo é de 6, é encaixado em canal (que pode ser feito com tupia ou serra de bancada) e o espaço atrás do módulo é de 15mm. Se tua régua for de outra espessura, precisa deixar o mesmo espaço (da espessura) atrás do módulo. Não tem erro. Obrigado por comentar.
@Renatoponto1 Жыл бұрын
Boa noite. Estou querendo colocar painel de mdf em uma parede no meu apartamento. Tenho muita vontade de fazer eu mesmo e procuro toda instrução que puder encontrar. Que indicações voce me daria? Mao amiga de metal seria melhor que feita do proprio MDF? Tenho receio de ter problemas com eventuais irregularidades da parede (barriga). Como identificar? Como supera-las? Como evitar/eliminar eventuais desniveis nas juntas dos painéis? Agradeço se voce puder me dar qualquer orientação.
@amigomontador5756 Жыл бұрын
Fala, Renato. Tudo bem? Amigo, é um carro de informações essas que você demanda. Não sei s consigo te ajudar com tanta coisa assim, até porque tem coisa que a gente só identifica no local e a solução é dada na hora, seja da medição ou da onstalação. Mas vamos ver no que consigo te ajudar por aqui: Sobre irregularidade na parede, o melhor é usar uma régua grande (acima de um metro), de madeira ou de alumínio e passar na parece pra ver os pontos onde há irregularidade e evitar surpresas. De der pra fugir, é hora de pensar na adaptação do projeto. Diferenças muuuito pequenas não exigem adaptação, mas não esqueça que 1 grau em 10cm pode ser um monstro em 1 metro. Pense nisso. Pequena fresta ainda pode ser tapada com massa ou silicone. Sobre as mãos amigas, prefiro as de madeira. São de fácil instalação, distribuem bem a carga pelo seu tamanho, permitem fácil ajuste fino e até deslocamento lateral do painel se precisar. Recomendo fazer ela uns 15 ou 20cm menor que a largura do painel, pra permitir reposicionamento. As de metal dão trabalho pra encaixar diante de mínima diferença de posiciona entre macho e fêmea e não permitem reposicionamento. Também as de metal deixam uma fresta entre o painel instalado e a parede: a espessura da própria mão amiga. As de madeira não, desde que, claro, o painel tenha uma moldura na parte de trás com a espessura da mão amiga. Se você der acabamento com uma fita de borda na lateral do painel que sobreponha tanto a face quanto a moldura o móvel fica com jeito de "caro", robusto e sem emendas. Valoriza bem o projeto com solução simples. Espero ter ajudado.
@Renatoponto1 Жыл бұрын
Obrigado, amigo montador. Sei que perguntei um mundo em poucas linhas, mas cada pequeno detalhe que voce mencionou ja me deu um banho de realidade. Acho que vou fazer algo menor para comecar a aprender. Muito obrigado.
@amigomontador5756 Жыл бұрын
@@Renatoponto1 estou na torcida. Espero que dê tudo certo.
@pauloazevedo1960 Жыл бұрын
Bom dia, por favor me falar quantos centímetros tem que ter as réguas da parede e do móvel
@amigomontador5756 Жыл бұрын
Boa tarde. Quanto ao CUMPRIMENTO, a régua presa no móvel deve acompanhar o tamanho do móvel (descontando a espessura das peças laterais do caixote), ou seja, encaixar no fundo. A régua da PAREDE pode ser do mesmo tamanho, mas eu gosto de usar régua de uns 10cm (ou até menos) menor pra permitir correr o módulo um pouco para os lados se precisar. Sobre as LARGURAS, recomendo usar a partir de uns 8cm pra não ficar frágil, porém como a força da gravidade é pra baixo, mesmo uma régua mais estreita dá conta. O peso na verdade é suportado pelos parafusos e buchas na parede. Mas como segurança nunca é demais... abuse da segurança.
@joaof.c.64562 ай бұрын
e se quero deixar colado no teto?
@amigomontador57562 ай бұрын
@@joaof.c.6456 com essa técnica não dá. Você precisa ter uma folga de pelo menos 15 ou 18mm entre a face superior do móvel e o teto, pra conseguir fazer o encaixe entre as réguas. Como diz a frase: nem tudo são flores...
@naldomendes37972 жыл бұрын
Olá campeão tudo bem, tenho feito isso em alguns hackers em um módulo distante mas nesse caso o módulo era com fundo de 15, até aí tudo bem, porém no caso do módulo com fundo de 6 mm, impossível colocar parafusos no meio já que o módulo tem fundo de 6 mm, nesse caso a régua ficaria fixa apenas nas laterais do módulo e na parte superior, seria seguro? Obrigado
@amigomontador57562 жыл бұрын
Olá. Tudo bem? No caso do vídeo, o fundo é de 6mm. O parafuso interno é apenas pra travar o módulo em caso de algum distraído dar uma cabeçada ou algo assim. A gravidade está fazendo quase todo o trabalho e quanto mais pesado o módulo mais seguro pelo efeito da gravidade. O parafuso interno não tem função estruturante. Porém sempre faça um backup de fixação, que pode ser com aquelas cantoneiras em "L" num dos cantos (pra impedir que o módulo seja movimentado por esforço lateral o que também vai travar de eventual esforço de baixo pra cima - a tal cabeçada). Quando forem vários módulos encostados um no outro, faça travamentos entre os módulos (amarrando um no outro) e esse backup de fixação em apenas alguns deles, até pra deixar a estética mais limpa. Não sei se me fiz claro. Obrigado por assistir e comentar.
@marines68342 жыл бұрын
Amigo, vi um vídeo teu do mesanino, aliás tô de maratona no teu canal, fiquei encanta com a Excelência do trabalho e farei um modelo semelhante, porém em uma das paredes que pretendo travar a cama existe uma janela de 1,20 sobrando assim apoio total para pés e cabeceira além de 0,90 cm da outra lateral, com os cabos de aço de 1/8 como vc fez e sem uma escada fixa estrutural vc acha que seria possível fazer usando este sistema de mão amiga ? Vi um vídeo gringo em que o cara faz o mesanino com apoio em L neste esquema de mão amiga, porém com a escada fazendo parte do estrutural tbm, outra dúvida qual parabolt usar para fixação dos cabos na laje? Agradeço e grande abraço
@amigomontador57562 жыл бұрын
Olá, Marines. Tudo bem? Antes de mais nada, desejo sucesso no projeto. Vamos lá. Eu adoro a mão amiga. Ela é segura, confiável e fica bem discreta. Como eu estava usando uma peça de 10cm de largura para a lateral do mezanino, achei que mão amiga não ficaria seguro porque cada uma das peças da mão teria 5cm de largura (ou uma com 4 e outra com 5, etc) e talvez não suportasse o peso. Isso porque usei pinus, que não é madeira dura. Se fosse ipê eu usaria esse sistema sem dívida. Se pretende usar pinus também, mas quer usar o encaixe de mão amiga recomendo usar madeira dura pelo menos nas laterais que vai receber esse encaixe ou engrossar o pinus até o necessário. Atenção para paredes úmidas! A madeira vai ficar encostada por muito tempo e dá podridão. Resolva a umidade antes. Sobre parabolt, usei o de 10mm. Ficou perfeito. Acho até que exagerei com 4. E furei com um leve ângulo pra aumentar a segurança. Não faça ângulo acentuado pra cabeça do parafuso não ficar esquisito à vista. Finalmente, sobre a escada, não entendi bem a dúvida, mas vou te passar dicas da minha experiência: 1) faça com pelo menos 50cm de largura. Estreitas demais dão insegurança pra subir; 2) quanto mais próximos os degraus melhor. Acima de 25cm dá insegurança pra descer, porque a pessoa fica procurando um degrau pra se apoiar e não acha. Bate um medo!... pode dar acidente; 3) use madeira dura sempre. Pinus e eucalipto só se forem espessos, o que prejudica o visual mais leve; 4) pra fixar os degraus, pode usar parafuso, mas não deixe de usar cola e dê preferência para algum encaixe, seja rebaixo tipo canal, espiga, rabo de andorinha... se não conseguir, pelo menos um tarugo de madeira bem colado (e parafusado) de cada lado dando suporte para o degrau por debaixo dele junto à viga lateral da escada. Isso pra não acontecer de o parafuso do degrau quebrar e o toco dele cortar a perna de quem estava na escada. Use tarugos pequenos e discretos, mas use se não fizer algum encaixe mais discreto. 5) instale a escada com algum ângulo diferente (e inferior) de 90°, porque este ângulo reto induz o corpo a cair para trás. É uma briga contra a gravidade que pode sair cara. Alguma coisa próximo de 75° já ajuda bastante, mas faça testes; 6) se puder deixar a escada passando um pouco da altura da cama é bom. Isso dá apoio pra quem vai descer se segurar e colocar o pé nos primeiros degraus. Se não for viável, coloque algum apoio na parede lateral como uma barra de apoio ou algo assim. Espero ter ajudado.
@marines68342 жыл бұрын
@@amigomontador5756 obrigada primeiramente e imensamente!! Vou sim sem dúvida usar o ypê nas laterais pra fazer com ele este sistema de mão amiga, excelente colocação eu estava pensando mesmo em trabalhar só com o pinus, quanto a parede úmida tá tranquilo aqui graças à Deus não tenho este problema e em relação a escada li e entendi cada ponto colocado a questão seria se essa escada em ângulo como diz faria, então, parte da sustentação do mesanino pois como te disse antes o meu não terá apoio 100% da lateral apenas pés e cabeceira, pensei na parte estrutural envolvendo a escada como apoio extra tbm, já os parabolt vou fazer por excesso assim como vc rsrs. Aguardo ansiosa vídeo sobre a sua escada tão agregado de valor quanto foi o do mesanino e todos os outros teus! Parabéns pelo canal e sucesso na vida prq a carreira já sei que deslancha, receba o mérito de um profissional com tanto capricho !!! Parabéns demais 👊🙏👏
@amigomontador57562 жыл бұрын
Olá. Obrigado pelo comentário. Toda estrutura é bem vinda. Melhor sobrar do que faltar. Ou seja, se puder usar a escada como uma estrutura recomendo usar, porém precisa pensar que ela também vai ter que ser presa ao chão para não deslocar. Precisa ser fixa como uma coluna. Quanto aos apoios laterais do mezanino, não sei de entendi direito. Ele vai ser preso à parede apenas na parte das duas cabeceiras? Não vai ter parede lateral? Claro que ainda assim é possível (se for isso mesmo), mas como segurança nunca é demais, acho que eu subiria a espessura da madeira. Se ainda quiser usar o ipê, considere a possibilidade de dobrar a espessura, ou seja, usar duas réguas juntas (porque ipê costuma ser vendido em espessura de 2cm no máximo e o teu vão livre pode ser desafiador). Em São Paulo, onde estou, é fácil achar o cambará em madeireira. É uma madeira muito usada em telhados e bem mais barata que o ipê, porém só vale a pena se for com espessura próximo de 5cm. No teu caso, acho que eu usaria essa opção, isto é, cambará de 5x15 ou 5x12. Se pedir aparelhada vai ter menos trabalho. Sei que gosto não se discute, mas eu deixaria a madeira ao natural apenas envernizada. Capriche no lixamento e nas etapas do verniz que o resultado fixa top. Faça também uma boa fixação nos encontros das madeiras (as esquadrias), porque não adiantaria ter uma madeira resistente nas laterais e conexões frágeis. Considere usar o cambará ou ipê nos quatro lados. O preço pode nem ser maior no geral. Se teu vão não for exageradamente grande, com essa estrutura sólida você nem precisa se preocupar em usar a escada como coluna estruturante e pode se permitir usá-la como detalhe ou ornamento. Por fim, se as vigas laterais do mezanino vão de uma parede à outra cruzando todo o ambiente, não vejo a necessidade de cabos de aço nem de parabolt. Espero ter ajudado.
@marines68342 жыл бұрын
@@amigomontador5756 Ajudou e muito principalmente qnd diz ser possível o projeto. É isso mesmo ele vai preso essencialmente nas cabeceiras, o vão livre é de 2,30 mtrs tendo uma janela de 1,20 recuada o que me dá 0,90cm de um lado e mais 0,20cm de parede de outro lado para trabalhar a fixação. Vou procurar o cambará aqui na minha região, usarei ele ao natural lixado e verniz msm, gosto do resultado pra mostrar que fiz e não comprei um planejado (que é lindo tbm) quanto a junção das esquadrias pensei em fazer um encaixe tipo rabo de andorinha e usar parafusos de rosca tipo castelo ou algo assim, difícil msm tem sido o plano de corte, parece que eu falo grego qnd chego nas madeireiras por aqui ainda é raro ver mulher em madeireira sequer vendendo quem dirá apresentando um plano de corte, certeza que passa longe de ser projeto profissional mas fosse essa a intenção eu já iria encomendar o móvel pronto. Vc deveria dar workshops e vender projetos certeza que faria sucesso Enfim, gratidão pela aula em forma de comentários agora é por em prática, sucesso sempre!!!
@amigomontador57562 жыл бұрын
@@marines6834 segue em frente. Precisamos construir uma cultura de "faça você mesmo" neste país. Nosso povo não sabe trabalhar com as mãos e dá pra fazer muita coisa boa sem precisar da indústria. Boa sorte e espero que dê muito certo. Obrigado pela boa conversa.
@jesseambrozio92492 жыл бұрын
Dahora!!! Agora ficou moleza.
@studiorenard9032 жыл бұрын
mas é seguro?
@amigomontador57562 жыл бұрын
Sim. É seguro. A força que sustenta o módulo é a força dos parafusos colocados na régua fixa na parede. Se achar que precisa de mais parafusos porque o módulo é grande ou coisa assim, basta colocar mais parafusos. A outra régua que fica na caixa do módulo também tem que estar bem presa. Se estiver assim, pode mandar bala. Até se pendurar, se quiser. Veja: a gravidade puxa tudo pra baixo sempre. A única chance de tirar o móvel da parede seria se alguém, de caso pensado, puxasse pra cima e pra frente ao mesmo tempo, porém isso se resolve com aqueles dois parafusos internos que prende o fundo do módulo na régua de madeira da parede. Assim ele não sobe mais nem pode ser puxado pra frente. Isso revolucionou minhas instalações e reduziu várias horas de instalação, o que economiza dinheiro com ajudante e permite iniciar outro projeto, ou seja, mais retorno. Obrigado por assistir e por comentar.
@studiorenard9032 жыл бұрын
@@amigomontador5756 incrível hou tentar, as vezes tenho receio de coisas novas pq não gosto de retornar na casa do cliente para reparos
@amigomontador57562 жыл бұрын
@@studiorenard903 está certíssimo! Retorno gera desconfiança e perda de dinheiro. Faça testes antes. Aplique em um móvel teu na oficina ou na casa de um parente. Faça uma doação pra um amigo só pra testar a técnica. Ou apenas simule na tua oficina um módulo que vai ser depois instalado no cliente. Só vai custar dois furos na tua parede pra tapar depois (kkk). Quando fizer isso, coloque alguma coisa pesada no móvel pra sentir a segurança dele. Vai dar certo.