Рет қаралды 326
Olá, pessoal. Eu espero que vocês estejam bem e no vídeo de hoje nós vamos falar sobre dicas para trabalhar a leitura na educação infantil. Com aquelas crianças pequenas que estão aí na fase da aquisição da língua escrita e que muitas vezes a gente não dá atenção a pequenos detalhes no dia a dia que podem ser utilizados e que vão ajudar as nossas crianças a se desenvolverem neste processo, está certo?
Então é muito importante que nós, pais, e terapeutas tenhamos isso na mente para que a gente consiga ir abrindo caminhos no cérebro dessa criança para que depois quando ela já estiver prontinha, né? Para todo processo formal de aquisição de língua escrita, ela já tenha esses caminhos abertos e já tenha na sua memória algumas estratégias que você criou, né? De leitura e de escrita e que isso seja pra ela um momento de alegria, de prazer e de descontração, tá certo? Então vamos lá, quando a gente fala em aquisição, é importante que você crie um ambiente estimulador de leitura, quando eu falo em ambiente estimulador de leitura, eu não quero dizer que tenha que ser um ambiente poluído de estímulos, né?
Que você compre um monte de material, que você espalhe isso pela casa não, mas que seja um ambiente que tenha uma rotina, ou seja, que o seu filho se prepare emocionalmente, que ele saiba que naquele horário é o horário de leitura, que se isso acontece na escola, que o aluno já saiba que naquele momento é um momento prazeroso, um momento gostoso, que ele vai ler, ou que alguém vai ler pra ele, que ele vai poder pegar o livro, que ele vai ver as gravuras do livro, ou que ele vai ver o vídeo, que nesse vídeo tem ali uma história, que tem ali um acontecimento, que tem ali algum tipo de estímulo que ajudar ele a abrir esses caminhos. Então, é importante que você tenha uma rotina, que todos os dias, naquele mesmo horário, você tenha um trabalho que seja pra dar essa base da leitura. Todo dia, sim, todos os dias.
Marisa Mello
#aprendizagem
#dificuldadesdeaprendizagem
#aprendizageminfantil
#neuroaprendizagem
#ensinoaprendizagem
#transtornosdeaprendizagem
#aprendizagemescolar
#conquistandoaaprendizagem