Excelente trabalho camarada. não é de hoje que percebo sua excelência.
@eiglimarjunior Жыл бұрын
Sempre o KZbin me recomenda esses vídeos antigos do Glauber e ele já praticamente explicou sobre tudo já no KZbin! Que bom que sempre vem esses vídeos dele, esse foi um fantástico! Obrigado sempre professor!
@mestihudson2 жыл бұрын
Valeu!
@mestihudson2 жыл бұрын
Olá, Glauber. Obrigado pelo conteúdo. Talvez eu tenha me perdido ou esteja com dúvidas fora do escopo do vídeo mas gostaria, se puder, que me esclarecesse: 1. Como se encaixa o trabalho dos que ajudaram a desenvolver a tecnologia que em algum ponto permitem que o proletariado seja descartado pelo uso da automação? 2. E aqueles que cultivam a terra, transformando terra+trabalho em alimentos, poderiam ser considerados proletários? Mais uma vez obrigado e parabéns pelo trabalho.
@crismacielgarcia36578 ай бұрын
Obrigada ☺️
@pedrocarpis52806 ай бұрын
Então o entregador de delivery não é proletariado?
@nonatojunior25842 жыл бұрын
valeu!
@marcosmarques92572 жыл бұрын
Até que em fim achei um professor profundamente conhecedor sobre o socialismo e o comunismo, parabéns professor pelo excelente trabalho.
@whellintonrocha87343 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, eu tenho algumas dúvidas quanto ao setor de tecnologia, onde eu trabalho. Eu atuo como designer de usabilidade, projetando software, pelo o que entendi eu não pertenço ao proletariado, mas nesse caso, os programadores que de fato escrevem as linhas de código pra tudo funcionar, seriam considerados proletariado ou nem mesmo eles?
@edmundoalves16464 жыл бұрын
Sua explanação foi muito mais eficiente e clara do que todas que tive na academia. Muito bom seu canal.
@EmillyVitoria-fr8uk3 жыл бұрын
Deixa eu ver se entendi, ent o cara que trabalha vendendo instrumentos por exemplo: ele é da classe trabalhadora, mas ele é assalariado!!! Já o cara que trabalho no corte da madeira ou que vai trabalhar com a mão na massa naqueles instrumentos, ele é o proletariado. É isso?????
@alanguilherme35862 жыл бұрын
@@EmillyVitoria-fr8uk sim, Emilly
@actormaximilion4 жыл бұрын
Caramba para mim, até hoje proletariado era todo e qualquer trabalhador, que tira seu sustento de seu suor, muito bom o vídeo!
@EmillyVitoria-fr8uk3 жыл бұрын
Deixa eu ver se entendi, ent o cara que trabalha vendendo instrumentos por exemplo: ele é da classe trabalhadora, mas ele é assalariado!!! Já o cara que trabalho no corte da madeira ou que vai trabalhar com a mão na massa naqueles instrumentos, ele é o proletariado. É isso?????
@actormaximilion3 жыл бұрын
@@EmillyVitoria-fr8uk isso isso isso, segundo o vídeo, proletariado é o trabalhador de base, aquele que meche com a matéria prima
@kalashinikov1006 жыл бұрын
Excelente trabalho camarada!!! Ganhou mais um inscrito!!! Parabéns pelo trabalho!!! 👍👍👍
@suefonseca3 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo, muito esclarecedor! Continue fazendo vídeos e levando conhecimentos para nós ❤
@ThalesRafaelAvlis Жыл бұрын
Se o único trabalho que agrega valor é aquele que transforma a natureza para a produção de bens úteis ao ser humano, podemos afirmar então que os artistas não trabalham e que por isso não devem ser remunerados?
@MarceloMaiaxaxa Жыл бұрын
Veja o vídeo inteiro, ele disse que outras categorias também são exploradas.
@chicletecombanana15404 жыл бұрын
Muito obrigado eu estava desconfiado que tinha uma diferença nessas duas palavras
@lisimon50473 жыл бұрын
Onde tem a opção, de curtir várias vezes tua aula aqui profe??? Muito OBRIGADA mesmo por esse presente!! Foi só apartir de tuas aulas e de me descrever aqui neste canal incrível que passei a entender um pouco sobre tudo o que tu ensina. Não tenho como comprar livros, e mesmo que o tivesse sem uma boa e simplificada explicação eu não entenderia muita coisa. Então, tuas aulas para mim são tesouros valiosos!!! ☘ ☄☘
@bellegaleno56662 жыл бұрын
Esclareceu demais!
@karlaferreira75802 жыл бұрын
Os trabalhadores da saúde, não são proletários então?
@luizcarloscantarino52472 жыл бұрын
Como fica as jogatinas com as ditas novas moedas, onde a velhinha fica jogando na bolsa e colocando neste e naquele país que terá mais rendimento.
@kassiolima62734 жыл бұрын
Boa tarde, excelente tema, gostaria de problematizar um pouco com o camarada. No minuto 1:30 o camarada dá a definição de proletariado, ou melhor de "proletário" (Na minha edição - Os Economistas, O Capital : crítica da economia política; Marx, K.; 2. ed.; São Paulo; Nova Cultura, 1985. Tradução : Regis Barbosa e Flávio R. Kothe - no Cap. XXIII : A Lei Geral da Acumulação Capitalista; 1. Demanda crescente de força de trabalho com a acumulação, com composição constante do capital; na nota de rodapé 70, Marx diz, "...Por "proletário" só se deve entender economicamente o assalariado que produz e valoriza "capital" e é jogado na rua..."). Mas nessa nota de rodapé, nessa afirmação, em nenhum momento Marx diz que, ou permite a interpretação, de que proletário é o trabalhador que transforma a Natureza para produzir mercadorias, ou que está envolvido em atividades diretamente manuais - aliás, essa separação atividade manual e atividade intelectual já foi apontada no Cap. XIV. Acredito que esse tipo de interpretação está muito mais atrelada ao Cap. V - Processo de Trabalho e Processo de Valorização; 1. Processo de Trabalho, e que também sabemos, não é suficiente para caracterizar completamente a sociedade analisada n'O Capital. Ainda sobre essa passagem "...Por "proletário" só se deve entender economicamente o assalariado que produz e valoriza "capital"...", temos o Cap. XIV Mais-Valia Absoluta e Relativa (que inicia fazendo menção ao Cap. V), no parágrafo 3 Marx fala, "Por outro lado, porém, o conceito de trabalho produtivo se esteita. A produção capitalista não é apenas produção de mercadoria, é essencialmente produção de mais-valia. O trabalhador não produz para si, mas para o capital. Não basta, portanto, que produza em geral. Ele tem de produzir mais-valia. Apenas é produtivo o trabalhador que produz mais-valia para o capitalista ou serve à autovalorização do capital. Se for permitido escolher um exemplo fora da esfera da produção material, então um mestre-escola é um trabalhador produtivo se ele não apenas trabalha as cabeças das crianças, mas extenua a si mesmo para enriquecer o empresário. O fato de que este último tenha investido seu capital numa fábrica de ensinar, em vez de uma fábrica de salsichas, não altera nada na relação". Essa passagem está em desacordo com o que foi expresso pelo camarada. Até mesmo no Cap. V já vemos que esse tipo de caracterização da atividade do possuidor da força de trabalho não é suficiente para localizá-lo no capitalismo, como vendedor dessa força de trabalho que será consumida e o consumo produzirá um mais-valor, pois era possível essa mesma atividade produtiva sem que o seu executor fosse um proletário. Admiro o trabalho do camarada e o desejo sucesso. Tentei ser o mais duro, sincero e honesto na crítica, devemos ser firmes com os camaradas e implacáveis contra os inimigos. Firmes na luta, Camarada.
@matheusnardy90766 жыл бұрын
O camponês é um proletário? Pode parecer meio idiota a pergunta mas é melhor perguntar do que ficar sem saber
@thalescaramante20035 жыл бұрын
Não, normalmente o camponês não trabalha sob o regime assalariado, normalmente é a relação terceira e meia. Porém um operário rural já está em um estágio superior de relação no trabalho no campo.
@guilhermec87984 жыл бұрын
Lenin diz que na transição da ditadura da burguesia pra do proletariado, o camponês vacila entre burguesia e proletariado. Essa categoria especula os grãos, consegue um lucro. Na ditadura do proletariado esse lucro deveria ser diminuído ou quem sabe extinto. Por isso o camponês pode ser contrarrevolucionário e vacilar para a burguesia. Cabe então uma conscientização pra fazer esse cara vir pro lado do proletário, até pq ele não estaria muito longe deles. Mas se tu pensar em agronegócio é diferente, pq na minha visão é totalmente burguês.
@Santos_ss2 жыл бұрын
perfeitooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esse tanto de "i" era pra ser "e" kkkkkkkk, mas em fim... eu amei msm!
@fernandaribeiro14522 жыл бұрын
Kkkkkkkkkk
@666weslei4 жыл бұрын
Como uma espada japonesa, corte rápido e preciso...
@bfaab4 жыл бұрын
Camarada, uma pergunta: a parcela da classe trabalhadora responsável pelo transporte de mercadorias também compõe o proletariado? Se sim, isso explicaria o poder que uma greve geral de caminhoneiros tem pra parar o sistema? Se não, a classe proletária é a única que tem o poder de libertar o restante da classe trabalhadora? Ou a parcela da classe trabalhadora responsável pelo transporte também tem esse mesmo poder?
@wallacemiller90184 жыл бұрын
Bom, eu acho que não, pq eles na verdade não produzem "apenas" transportam o produto ja pronto ou a matéria prima para a produção, podem causar abalo nas estruturas por conta de uma paralização (greve) por um tempo, mas não parar o sistema e muito menos tomar os meios de produção, em que eles sequer estão inseridos, proletariado é um trabalhador assalariado que transforma a natureza e produz tudo o que consumimos. Pra mim, eles (caminhoneiros) são profissionais liberais.
@EmillyVitoria-fr8uk3 жыл бұрын
Bom... eles sendo ou n proletariados, Eles tem MT poder, n tem o msm poder com os proletariados. Mas mesmo assim tem bastante poder tmb
@Thamiryssv3 жыл бұрын
Também não acho que possam ser considerados proletários; talvez a explicação de considerável abalo que são capazes de provocar na dinâmica do capitalismo se dá pela própria estrutura do capital, que é, em geral, produzido de forma centralizada em um dado local especifico e o produto, deste local, precisa ser transportado e espalhados para os centros de comércio existentes. Sem essa centralização na produção não seriam necessários transportes de grandes quantidades de matéria prima ou produtos já transformados pelo trabalho.
@felixthepredo56293 жыл бұрын
Boa pergunta. Porém acho que os caminhoneiros compõem a parte da classe trabalhadora que faz uma intermediação entre o proletariado e o resto da classe trabalhadora, por isso tendo tanto poder numa greve. Mas seria muito mais grave se o proletariado parasse de produzir.
@carlosscesar4484 жыл бұрын
Video excelente. Parabens camarada
3 жыл бұрын
Minha duvida é: Um trabalhador liberal, como um mecanico que tem sua pequena oficina ou um eletricista que faz bicos sao tambem proletários? E um artesão ou artista plastico que tem um estudio e uma vida confortavel, é também proletario? Relembro que nenhum desses detem os meios de producao. Eu mesmo pensava que qualquer um que nao fosse dono de capital, terra ou meios de producao era proletario, sendo apenas de um lado a burguesia e do outro a prole
@Getterson89093 жыл бұрын
Não. O mecânico que tem a sua própria oficina não é contemplado pela exploração, afinal, trabalha para si próprio. A questão da exploração é porque Marx demonstrou, via teoria da mais-valia, que o proletário, na verdade, trabalha de graça para o patrão (na maior parte da sua jornada)
@AlanNisiyamamoto3 жыл бұрын
Muito bom. Parabéns e obrigado pelo conteúdo. Não sei se já existe outro vídeo sobre, mas seria legal dar exemplos do que é exatamente transformar a natureza. Podemos supor que seja quem realmente mete a mão na massa, o que faz o pedreiro, o metalúrgico, o artesão; mas no caso, o capataz, o mestre-de-obras (mas não o engenheiro e muito menos o arquiteto), então não é proletário. O lixeiro e o catador não são proletários? Os recicladores, creio que sim. Os pintores civis? Um luthier com certeza sim, mas o músico que toca aquele instrumento, não? O cozinheiro que vende marmita na porta da fábrica é da mesma classe do chef do restaurante burguês?
@musamorrodesaopauloescolad9842 жыл бұрын
Muito bom
@alguem71635 жыл бұрын
Vídeo bem explicado
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Muito obrigado, Ezequiel!
@danddcduarte3854 жыл бұрын
perfeita definição ganhou um escrito continue assim tu é foda ^^
@EmillyVitoria-fr8uk3 жыл бұрын
Deixa eu ver se entendi, ent o cara que trabalha vendendo instrumentos por exemplo: ele é da classe trabalhadora, mas ele é assalariado!!! Já o cara que trabalho no corte da madeira ou que vai trabalhar com a mão na massa naqueles instrumentos, ele é o proletariado. É isso?????
@danddcduarte3853 жыл бұрын
@@EmillyVitoria-fr8uk isso mesmo, pois ele faz a prole, faz os filhos da matéria.
@RafaelSilva-rw1tl4 жыл бұрын
Gostei da explicação
@glecilenesetubal84284 жыл бұрын
Qual página Marx faz definição sobre proletariado?adorei seu vídeo!
@rogeriasouza59763 жыл бұрын
Excelente!
@murasakibarakun8461 Жыл бұрын
Um desenhista seria um ploretario?
@alissonokc4 жыл бұрын
ótimo esclarecimento , Seria correto afirmar então que o proletário é quem faz o intercâmbio orgânico com a natureza?
@leandrogomes14232 жыл бұрын
👏👏👏
@rodri-gocr676 жыл бұрын
Por favor, fale um pouco de mais valia e lucro exacerbado.
@cleanribeiro6 жыл бұрын
Bastante esclarescedor.
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Fico feliz por contribuir! Abracos!
@hernanlema26916 жыл бұрын
Portanto proletariado e classe operária são sinônimos, certo?
@thalescaramante20036 жыл бұрын
Creio que isso ficou claro, sendo que a classe que transforma a natureza é, necessariamente, a classe que está ligada à produção fabril.
@SturtSilva6 жыл бұрын
Glauber, além do proletariado (que você define) como parte da classe trabalhadora, o que seria o resto da classe (além do proletariado)? Até onde está recorte de classe trabalhadora, burguesia e demais segmentos (pequena-burguesia, profissionais liberais)?
@DaliaCorDeRosa4 жыл бұрын
Estou mandando o vídeo para um autêntico proletário.
@Leonardo-ur4vy4 жыл бұрын
Ótimo canal
@rafaelsurfitapema19384 жыл бұрын
Seria melhor se vc explicasse quem não é o Proletário
@cleanribeiro6 жыл бұрын
Um gerente se encaixa em que?
@magodooeste98335 жыл бұрын
parece q nunca saberemos
@morhameddias2 жыл бұрын
Essa definição de Marx é uma definição um tanto quanto historicamente determinista. Parece que Marx não conseguiu visualizar a sociedade capitalista para além do capitalismo, compreender a Globalização, o Imperialismo e tampouco perceber as múltiplas atividades econômicas do Capitalismo que vão além da produção fabril e industrial. No tempo dele não havia toda essa estrutura do capital financeiro que há hoje. Atualmente, não temos uma classe essencialmente fabril. Creio que os marxistas precisam rever esse conceito de proletariado para os dias de hoje.
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
A classe trabalhadora não é unicamente fabril. O vídeo deixa claro que o proletariado é apenas parte da classe trabalhadora, e se ele não existisse mais, eu não teria nem mesmo o teclado para escrever este comentário, e nem a mesa sobre a qual ele está apoiado. É o proletariado fabril que cria o mundo material à nossa volta.
@alguem71635 жыл бұрын
Nossa sou um proletario e nem sabia
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Muito bom! Classe revolucionária, a única que, ao se libertar, tem o poder de ao mesmo tempo libertar todas as outras classes oprimidas!
@thaleswilian6 жыл бұрын
Além de camarada, aparentemente torcedor do galo 👏🏻👏🏻👏🏻
@thaleswilian6 жыл бұрын
Glauber Ataide eu tbm sou galo 👏🏻👏🏻👏🏻
4 жыл бұрын
Muito obrigada pela explicação ❤️ Mas ficou uma dúvida: tem algum termo pare se referir à parte da classe trabalhadora que não é proletária? Marx usa algum termo? Se não, algum outro escritor marxista cunhou algum termo para identificar essa parcela da classe trabalhadora? Obrigada
@ricardojose19464 жыл бұрын
😁👍
@claudiocostavargas52792 жыл бұрын
E eu que estou louco pra me aposentar...?!
@eliabeoliveira99654 жыл бұрын
"Proletário" era uma palavra depreciativa, semelhante a um xingamento, até que os socialistas do século 19 a transformaram num conceito. Muito por conta das semelhanças sócio-históricas do proletariado romano despossuído do século 7, com o proletariado do século 19. O proletariado de hoje, é muito diferente do do século 19 no que se refere às condições de vida e à relevância social, não tem como dizer que os trabalhadores de fábrica atuais são "proletários" com a conotação do século 19, embora sejam, devido a rigorosidade do conceito que o termo abriga. Por isso arrisco dizer que esse termo é dissonante em relação à realidade atual. Talvez o termo "operariado" fosse uma atualização mais apropriada do conceito de proletariado. A classe trabalhadora assalariada moderna, é o sujeito revolucionário da atualidade, independente da atuação fabril e das condições precárias, como era o "proletariado" do século 19. Pois essa classe assalariada produz capital ainda que não produza mercadorias, pois os serviços hoje em dia se tornaram mercadorias. São vendidos e comprados, as empresas terceirizadas são a prova disso e as redes de supermercados são a prova disso.
@LGFortes14 жыл бұрын
✊✊✊✊
@victorranieri4 жыл бұрын
Proletariado e toda a classe assalariada, não inventa.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Argumente, exponha seu ponto de vista. Leia Marx e mostre que estou errado.
@victorranieri4 жыл бұрын
TODO ASSALARIADO E PROLETARIADO GENTE.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
De onde vc tirou isso?
@FernandodeJulio3 жыл бұрын
Ae meu chapa, trabalho manual será totalmente eliminado nos próximos 5anos
@samuelbertolini2 жыл бұрын
"A mercadoria é, antes de tudo, um objecto exterior, uma coisa que, pelas suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. Que essas necessidades tenham a sua origem no estômago ou na fantasia, a sua natureza em nada altera a questão.2 Não se trata tão pouco aqui de saber como são satisfeitas essas necessidades: imediatamente, se o objecto é um meio de subsistência, [objecto de consumo,] indirectamente, se é um meio de produção." Karl Marx, Capital 1 capitulo 1 Camarada sua análise está errada, pois a mercadoria é também FANTASIA. Logo, qualquer mercadoria, seja da transformação da natureza ou a satisfação de um desejo humano, é a mercadoria. Mas de qualquer maneira, não há "fantasia" sem alteração da natureza, mesmo que ela seja uma transformação química na mente humana.
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
Repare o trecho que você mesmo citou. Marx afirma que a NECESSIDADE pode surgir da fantasia, não que uma fantasia pode ser mercadoria.
@samuelbertolini2 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha , primeiramente pedir desculpas pela minha grosseria quando escrevi "Camarada sua análise está errada". Quero dizer apenas que descordo da sua análise. Mas vamos ao assunto principal. Repare a frase do Marx "A mercadoria... satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie". Por isso que arte e desejos podem, dentro do capitalismo, ser transformada em mercadoria. Por exemplo, quando alguém vende uma aula de matemática, qual seria a mercadoria física, ou a transformação na natureza? Ou mercadoria não é tudo aquilo que vai ao mercado? É exatamente por esse caráter da mercadoria que a classe trabalhadora sempre cresce.
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
@@samuelbertolini Não se deve confundir prestação de serviços com produção de mercadorias. Uma sessão de massagens também satisfaz necessidades, mas nem por isso é mercadoria. Um prestador de serviços faz parte da classe trabalhadora e pode ser explorado, mas isso não o transforma em proletário.
@samuelbertolini2 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha . A indústria de carvão vende seu produto sem nenhuma transformação física, o mesmo se vale para pepitas de ouro, e diamante bruto. Porem todos estes objetos são mercadoria. Ou seja, não é necessário uma transformação da natureza para que algo se torne mercadoria. No volume 2, Marx explícita que durante o período de circulação, o transporte não altera a natureza da mercadoria, mas coloca nela Mais-valia. Como Marx fala, o transporte é a mercadoria em si, e não necessariamente há uma transformação física nessa etapa do capital. E como sabemos, não há capitalismo sem meios de transporte. Mas podemos ir mais além. Quando se faz uma análise que na prostituição a mulher é tratada como mercadoria, o valor de uso e troca é a própria fantasia dos desejos sexuais. Nisso também não há transformação física. Mercadoria, é tudo aquilo que vai ao mercado ser trocado.
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
@@samuelbertolini O próprio trabalhador é uma mercadoria no capitalismo, há um capítulo na minha dissertação de mestrado falando especficiamente sobre a mercadoria. O que eu não entendi até agora é a qual ponto deste vídeo você está fazendo referência, e por qual motivo. Não me lembro de ter afirmado que apenas natureza transformada pode ser mercadoria, pois nesta definição estrita o próprio trabalhador não poderia ser mercadoria, e isso seria o contrário do que eu afirmo e já escrevi sobre.
@adrianom.47413 жыл бұрын
No contexto de Marx sim. Hoje é questionável a abrangência dessa definição. O trabalhador do uber não é proletário? O motorista de ônibus não é?
@JoaoPedro-jz1mw3 жыл бұрын
Não são proletários. Não produzem, prestam serviços, são da classe trabalhadora mas não agregam valor à nenhum produto. Numa sociedade socialista bem possível que esse tipo de serviço não existirá (o dos uber) ou terá uma logística essencialmente diferente do que a da sociedade capitalista.
@w3irllomusic Жыл бұрын
o serviço surge numa sociedade onde o proprio trabalhador precisa dos serviços de um outro para sustentar a sua vida