Já sou fã da sua forma de explicação .. bom trabalho meu amigo
@lucascavalcantedealmeida47143 жыл бұрын
Bom dia, Ramon. Excelente explicação. Muito bom os seus vídeos, parabéns. Caso queira calcular a deformação vertical no topo do subleito, para o seu exemplo qual seria o valor de Z (input)? E no caso verificaria o Ez (output)? Obrigado.
@engenheiro_knabben3 жыл бұрын
Bom dia Lucas. Primeiramente, obrigado. O ponto de análise para a deformação no topo do subleito, nesse caso, seria 42,50001 cm. E você pegaria o valor de Ez sim.
@Rafael-rk4mn3 жыл бұрын
Qual o coeficiente estrutural para uma base feita somente com solo?
@engenheiro_knabben3 жыл бұрын
Boa noite Rafael. Você se refere ao Método do DNER/81? Você vai usar igual a 1. Entretanto, para base ele deve atender um CBR de 60 ou 80% dependendo do valor do N de tráfego. Abraço.
@Rafael-rk4mn3 жыл бұрын
@@engenheiro_knabben vc conhece algum método melhor para vias urbanas do que este do manual de pavimentação do DNIT de 2006, que acredito ser esse DNER 81? Ouvi falar que ele está em revisão e não é tão interessante para as condições de hj em que o betume não é mais betume e sim um óleo com densidade baixíssima.. qual período do projeto vc acha o correto ser adotado para projeto de vias urbanas de tráfego leve, médio e pesado?
@engenheiro_knabben3 жыл бұрын
@@Rafael-rk4mn Bom dia Rafael. Para tráfego leve o método do DNER funciona bem, agora como você mesmo falou tem que ter cuidado com o ligante asfáltico. No entanto, se for um tráfego médio e pesado minha sugestão é que você faça uma análise mecanicista, podendo utilizar o Medina. O período de projeto pode ficar entre 10 e 20 anos. E no presente momento já estamos no processo de transição para o Método Medina. Abraço.
@Rafael-rk4mn3 жыл бұрын
O tempo de projeto de 10 anos muito usado no dimensionamento pelo método do CBR, se refere a vida útil só da capa Asfaltica ou de todo o pavimento... Pois o que vejo na minha cidade é depois de uns 20 anos só fazem um recape..
@engenheiro_knabben3 жыл бұрын
Boa tarde Rafael. O dimensionamento se refere a todas as camadas do pavimento e a vida útil é para todas as camadas. No entanto, quando termina a vida útil do pavimento é realizada uma análise estrutural do mesmo e muitas vezes, a solução de restauração pode ser que seja apenas uma intervenção na mistura asfáltica, já que a estrutura do pavimento está em boas condições. Dessa forma, a solução de recapeamento é suficiente para devolver a vida útil do pavimento. Agora, é importante observar no projeto de restauração a nova vida útil estimada, e verificar se isso está acontecendo.
@Antonioflamengo933 жыл бұрын
Doutor Ramon, tudo bem, parabéns pelo vídeo. Vc poderia disponibilizar esse artigo no vídeo. antonio93.sena@hotmail.com
@engenheiro_knabben3 жыл бұрын
Posso te passar sim.
@Antonioflamengo933 жыл бұрын
@@engenheiro_knabben o email é antonio93.sena@hotmail.com. Em breve estarei adquirindo o seu curso método Medina. Forte abraço e obrigado🤝
@engenheiro_knabben3 жыл бұрын
@@Antonioflamengo93 Opa, te espero na próxima abertura de vagas.