Discurso sobre a servidão voluntária

  Рет қаралды 5,089

QUESTIONANDO CRENÇAS

QUESTIONANDO CRENÇAS

Күн бұрын

Discurso sobre a servidão voluntária foi escrito por Etienne de La Boètie em meados do século XVI. É um livro pioneiro em muitos aspectos. Ele escancara a irracionalidade da servidão a que tantas vezes nos submetemos como a uma espécie de vício ou doença mental. É um dos primeiros, senão o primeiro, de forma tão clara, a denunciar que as crenças religiosas são frequentemente usadas pelos donos do poder para manter o povo dócil e sujeito aos seus desmandos.

Пікірлер: 73
@QuestionandooEspiritismo
@QuestionandooEspiritismo 2 жыл бұрын
Me acompanhe no canal Morel Felipe Wilkon: kzbin.info O canal Questionando Crenças não será mais atualizado. Clique no link e se inscreva: kzbin.info Um abraço!
@mirtesmuller9787
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Questionamentos sâo proibidos. Daí surge a síndrome de estocolmo por Deus. E pelas pessoas tiranas
@Matheusflu98
@Matheusflu98 2 жыл бұрын
Parabéns Morel, não por estar certo ou errado, mas, sempre pela coragem de dizer o que pensa e compartilhar suas ideias. Em um mundo cheio de cabrestos ver alguém que não teve medo de experimentar e se reinventar chega ser invejável. Abraços
@marcelomartins469
@marcelomartins469 2 жыл бұрын
Excelente colocação. Parabéns
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
Se olharmos para a nossa política atual vemos a utilização do controle exercido pelos líderes religiosos para fins políticos. Brazil acima ...... Deus acima..... A combinação perfeita de política e religião. Eu entendo a religião como braço do estado para controle da sociedade e quando olho para a utilização da religião para fins políticos só reforça a minha tese.
@sangosdal
@sangosdal 2 жыл бұрын
os homens não são iguais, a maioria do povo só quer relaxar e escolher sempre o menor esforço
@juliojander268
@juliojander268 2 жыл бұрын
Boa noite Morel, vídeos apenas de terças e quintas meu amigo. Sentindo falta de vídeos sempre, mas continua ótimo o conteúdo. Grande abraço
@carlosyamakawa3778
@carlosyamakawa3778 2 жыл бұрын
Beim Issu. Concordo plenamente sim, muitíssimo Beim Issu. Namastê!
@lawtontavarez1419
@lawtontavarez1419 2 жыл бұрын
Nossa Morel, este vídeo salvará algumas pessoas que amo muito, mas que estão perdidas nas religiões dos CHARLATÃES!
@fernandodinizgovegan
@fernandodinizgovegan 2 жыл бұрын
Sem dúvida as lideranças religiosas são as que mais exercem uma influência sobre a forma de pensar de seus seguidores , mediante uma interpretação imposta através de dogmas e ainda a ameaça da perda de uma " proteção divina " caso se discorde do que foi previamente estabelecido como questão de fé.
@bernardoamorim5629
@bernardoamorim5629 2 жыл бұрын
Fernando diniz, vejo senhoras de idade frequentando cultos evangelicos, os idosos sao a grande maioria dos religiosos, seria o medo do que pode vir apos a morte ? Publico religioso a maioria e velho
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
@@bernardoamorim5629 não é só velho, tem muitos jovens também e sim a religião no meu ponto de vista sobrevive ao dar esperança de vida após a morte, todas elas (eu acho) tratam de vida após a morte. Uma pessoa só pode sair da Matrix religiosa se estudar e sabendo disso as religiões geralmente tem seu livro sagrado e desestimulam seus membros a buscarem conhecimento fora da religião ou dia livro sagrado. Conhecimento custa tempo, esforço e dinheiro.
@paulonunes7142
@paulonunes7142 2 жыл бұрын
Sempre haverá um mandante (dominador), e um obediente (servidor), em qqer área do convívio humano! Desde o catecismo até o poder público!
@edienecampos
@edienecampos 2 жыл бұрын
A humanidade não aprendeu a pensar por si só, precisa que alguém pense e decida por ela
@pedroaraujo8000
@pedroaraujo8000 2 жыл бұрын
Como sempre, mais um excelente vídeo. Trata de um assunto interessante que envolve várias facetas (política, filosofia, religião). Entrar em uma religião é como acorrentar-se voluntariamente com grilhões.
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
Geralmente quando se entra para a religião não temos conhecimento algum da vida, logo tudo aquilo faz muito sentido. Perdi muitos anos da minha vida nesse meio e as sequelas ficaram.
@carloosroberto5915
@carloosroberto5915 Жыл бұрын
Também perdi muito tempo nas religiões pois quando fui pra lá eu era muito jovem, mas depois de todo esse tempo consegui me libertar olha sei que não posso recuperar o tempo que eu perdi lá mas uma coisa eu sei nunca me senti tão bem em toda minha vida pois a sensação de estar preso a algo que não faz mais sentido não tem presso!
@carloosroberto5915
@carloosroberto5915 Жыл бұрын
Parabéns moriel por abordar esse tema servidão e comentar sobre Ele!👏👏👏👏
@paulosantos7436
@paulosantos7436 2 жыл бұрын
Aqui um servidor dando like. Like voluntário.
@zedwart8534
@zedwart8534 2 жыл бұрын
Show!
@felipebatista7469
@felipebatista7469 2 жыл бұрын
Etienne é maravilhoso! aprendi sobre ele em um café filosófico com Prof. Karnal. maravilhoso por sinal! e agora com MOrel falando só ficou mais evidenciado o quanto Etienne era "O cara" ! Morel tò apaixonado pelo canal! OBg pelo trabalho.
@melo_cris
@melo_cris 2 жыл бұрын
Tomar para si a responsabilidade total por suas ações,sentimentos e pensamentos é um ato libertário, de coragem acima de tudo pois não será possível culpar outrem ou o demônio/encosto/vidas passadas etc etc etc A priori o sentimento de solidão e abandono é grande, ficamos assustados e perdidos,mas depois vc percebe que o poder é seu, sempre foi e sempre será e existe paz e beleza nisso. Força e paz a ti Morel e um abraço! 🙌🏻✨🌻🤗
@paulorosadasilva2638
@paulorosadasilva2638 2 жыл бұрын
Bah tchê muito bom morel voce mandou muito bem.
@vanderleicorrea4231
@vanderleicorrea4231 2 жыл бұрын
Perfeito ! Excelente ! O discurso de Étienne de La Boètie encontra ressonância nos pensamentos de Ayn Rand, que muito fala sobre o livre-arbítrio.
@SidneyCanelasJunior
@SidneyCanelasJunior 5 ай бұрын
Belíssimo trabalho ! Parabéns !
@ruth7434
@ruth7434 2 жыл бұрын
Verdade, seus vídeos como sempre excelentes 👏👏🌟🌟🌟🌟🌟
@cristinasilva7331
@cristinasilva7331 2 жыл бұрын
Boa noite!
@zenildosantos317
@zenildosantos317 Жыл бұрын
Como vai, Morel? Sou d Salvador ba. Conheci seus vídeos há uns anos. Já refleti muito assistindo seus vídeos. Tbm dei muitas risadas. Só tenho a agradecer sua boa vontade d compartilhar conhecimentos e experiências. Suas contribuições são valiosas. Vc conduzio os vídeos com uma habilidade admirável ao tratar d assustos muito delicados. Pelo q entendi parece q vc n publica mais vídeos falando sobre... Vc já falou o q tinha q falar. Assisti alguns vídeos do outro canal. Depois vou assistir os outros. N me lembro d assistir algum vídeo e n ter gostado. Nunca me manifestei pq o acesso a net era complicado: eu baixava os vídeos num aplicativo p depois assistilos. Ainda tenho vários vídeos: como Kardec criou a... análise crítica... as leis da mente etc. Eu acesaava na rede do vizinho e nem sempre tinha net. Rsrsrsrsrsrs A net foi colocada aqui faz pouco tempo. A minha falta d inteligência impedio d te agradecer naqueles tempos. Já fui cristão da assembleia e da Batista. Foi bom enquanto durou. N sinto falta pq passei pouco tempo. Tbm pq em mim n criou raízes. Já li esse livro em PDF: "Discurso da servidão voluntária". Bom livro. Talvez eu nunca te veja ao vivo mas vou me lembrar q no " Rio Grande do Sul" existe um cara interessante q possui uma mente brilhante e q se chama 🔷️🔹️Morel🔹️🔷️. Um forte abraço💎
@gaucho69gaucho71
@gaucho69gaucho71 2 жыл бұрын
É um problema! Se crer traz segurança, conforto, esperança, então tenho a vontade de crer. Agora, se além disso sou doutrinado desde tenra idade, se vejo uma estrutura eclesiástica pomposa, grandes templos e ainda me deparo com uma tradição de 2000 anos, como posso duvidar que tudo deve ser um embuste? Quem sou eu diante de tantas autoridades que esses vinte séculos viram passar e também acreditaram?
@formigadiabetica7268
@formigadiabetica7268 2 жыл бұрын
Lembre se a servidão é voluntária....kkk
@asteralmach
@asteralmach 2 жыл бұрын
Como alguém que não é eu vai mandar no eu que sou eu? 🤔🤯😖revoltante estar nesse mundo, pois querendo ou não, temos de servir e obedecer o sistema...
@edsonmacedo5523
@edsonmacedo5523 2 жыл бұрын
Boa Morel, está num bom caminho. Por isso digo, se Marx, Durkhein e Weber são os pais da Sociologia Moderna, Etienne foi o Avô. Salve Vovô Libertário.
@pedroandrade4344
@pedroandrade4344 2 жыл бұрын
Um dos maiores clássicos da humanidade.
@marcelor.d.9941
@marcelor.d.9941 2 жыл бұрын
Grande Morel. Eu li esse livro. 👍👍
@pedrogasiro
@pedrogasiro 2 жыл бұрын
Exatamente, concordo com o assunto do vídeo, eu tive noção dessas coisas que foram ditas pela autoobservacao... E eu acho que um detalhe sobre essa sensação de querer ser guiado tem a ver com a ideia de incapacidade que é implantada desde cedo no nosso subconsciente, como se nós não pudéssemos decidir por nós mesmos. É aquela velha história que quem tem filho geralmente fala: "eu tenho que pôr limites na criança". Aí se vê tantos limites que nossa sociedade tem de se superar e superar desafios coletivos... Não que eu seja contra os limites e ache que deve se deixar tudo solto... Mas eu vejo que muitos desses tais "limites" não passam de crenças que eles receberam do seus pais e inserem nos filhos para frear seus impulsos e que muitas vezes faz a criança perder a espontaneidade e a criatividade.. Claro, nao quero generalizar... Há casos e casos...
@pedrogasiro
@pedrogasiro 2 жыл бұрын
E sobre o que tu falou sobre os líderes, eu acho que está ligado ao comentário anterior
@albertosilva4863
@albertosilva4863 2 жыл бұрын
A maioria das criaturas necessita da servidão para dar sentido a sua vida, Criam imagens, ou mitos e passam a adora-los. O mito para eles nunca erra, e eles, os alienados os defendem a todo custo.
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
Política e religião, um prepara o terreno para o outro explorar.
@olavomedeiros9811
@olavomedeiros9811 2 жыл бұрын
Caro Morel, você, como psicólogo, esta familiarizado com as teorias da "psicologia evolutiva"? O Dr. Richard Dawkins sugere que em algum ponto de nossa evolução a aceitação inquestionada de uma liderança, pode ter sido decisiva para a sobrevivência do grupo. Será que a "crendice" não é parte de nossa programação biológica?
@danilovectores
@danilovectores 2 жыл бұрын
nunca se era questionado os mais velhos quanto mais a idade chegava se tornavam sábios ou shamans das tribos, então a crença do mais velho vai se sobrepor as dos mais novos isso sem questionar, mas como estamos em uma era que os pais mal dão palpites as vidas dos mais jovens então essa tradição está se perdendo e os jovens vão procurando seus caminhos sendo em religiões diferentes ou pensamentos diferentes tbm
@olavomedeiros9811
@olavomedeiros9811 2 жыл бұрын
@@danilovectores Boa! Um ótimo exemplo. E é claro que aqueles que ousavam discordar, e portanto, colocar o grupo em risco, eram eliminados antes que pudessem passar adiante seus "genes rebeldes".
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
@@olavomedeiros9811 gostaria de ver n exemplo de onde a crença inquestionável em um líder salvou o grupo
@olavomedeiros9811
@olavomedeiros9811 2 жыл бұрын
@@fogonoparquinho7697 Bem, vejamos: Alguns grupo de pré-humanos precisam resolver urgentemente uma crise, não há tempo para deliberações, ou acertam ou morrem. Alguns desses grupos tem um membro que por eloquência (talvez), os convence, sem muitos questionamentos, a seguir um certo caminho, outros grupos não tem. Se naquela crise, tomar aquele caminho salva aquele grupo, os "seguidores" vão passar seus genes (dessa tendência à obediência) adiante. Se o caminho não os salvar, simplesmente os genes, tanto da obediência como os da desobediência, se perderão. Como são 50% de chances do "chute" dar certo, conclui-se que, em metade dos casos esses genes foram perpetuados e o comportamento foi refinado por seleção natural, gerando indivíduos com um forte instinto de seguir outros indivíduos com autoridade.
@olavomedeiros9811
@olavomedeiros9811 2 жыл бұрын
Ah! Exemplos de situações: poderia ser a decisão de fugir ou não de uma região que passa por uma longa seca, ou para onde ir em caso de fuga. Talvez um vulcão no lugar da seca, ou uma enchente. Escolher a estratégia certa numa guerra com grupos rivais, etc. Qualquer emergência poderia gerar um líder e favorecer (ou não) os seguidores.
@claudiarosaradialista
@claudiarosaradialista 2 жыл бұрын
Excelente vídeo e excelente sugestão de leitura!
@realmenteincrivel-e-holistico
@realmenteincrivel-e-holistico 2 жыл бұрын
Morel, essa situação é semelhante à crença em super-heróis, Explico: No Brasil desde a infância e na adolescência foi incutida na cabeça das pessoas a ideia da existência e culto a super-heróis quer seja nas revistas em quadrinhos, Tvs e Filmes. São personagens criados com a intenção de salvar a humanidade, nos proteger dos inimigos e possuem vários poderes sobre-humanos como o Super-Homem o homem aranha, o homem de ferro e etc. Aliado a isso está também a carência de criação, que geralmente ocorre na infância devido a “pais ausentes” , gerando daí a necessidade de se ter um “pai protetor” quando adulto. Isso tudo leva as pessoas a sentirem a necessidade de possuírem super-heróis ou um pai protetor para defendê-las ou protegê-las. (Deus, Santos, Pastores, Papa, Espiritos de luz e por aí vai... (Isso são âncoras psicológicas ou os assim chamados gatilhos psicológicos). É claro que existem pessoas e empresas no mundo da comunicação que se aproveitam dessas “ancoras psicológicas” para criarem personagens com essas características que serão facilmente aceitos por essas pessoas. Exemplos recentes no campo político são o ex-presidente Color (super- herói caçador de marajás, que aliás ele mesmo era um marajá) , Bolsonaro (Mito e messias), Moro (Super Juiz e super- herói), somente para citar alguns, e no campo religioso os Pastores evangélicos (que são tidos como Deus na Terra), médiuns espíritas, padres e etc. Ocorre que na vida real essas pessoas são apenas seres humanos e humanos estão sujeitos a falhas não são super-heróis. Na vida real não existe super-heróis nem o Papa, nem Pastores, nem Chico Xavier são super-heróis eles são ou foram apenas seres humanos. E é por isso que também nesse campo ocorre muito a servidão que fala nesse vídeo, pois esses “super-heróis” são idolatrados e o que determinam adquire o aspecto de “força divina”. Daí determinam aos seus seguidores inclusive em quem votar, como se vestir, como fazer sexo, que tipo de feijão comprar (kkkk), ou seja determinam aos seus cegos seguidores como se deve pensar, do contrário estarão em pecado. Ora Se temos a capacidade inata de pensar temos um grande poder de julgar em nossa mão e devemos utilizá-lo para o nosso bem e para o bem de todos. Amem! Fernando Matheus
@obrenner28
@obrenner28 2 жыл бұрын
É mais fácil obedecer do que pensar 🤔
@formigadiabetica7268
@formigadiabetica7268 2 жыл бұрын
Seguindo meu caminho .....
@AdilsonReane
@AdilsonReane 2 жыл бұрын
Olá Morel! Deixando o Like. A servidão parece ser algo atávico nos seres humanos. Algo que talvez a epigenética algum dia venha descortinar como transmissível tal qual espécie de doença. Sempre, pelo menos quanto ao que podemos observar em livros considerados históricos ou de história, sempre fomos uma espécie que se aceita como seguidor de algo ou de um alguém. Atualmente, ainda somos, e nos mantemos, como uma espécie incompetente em se conduzir pelas próprias ideias e ideais. Ainda vivemos o sistema de "bandos", de colmeia, onde sempre necessitamos de um alguém que no lidere, que nos conduza, que nos diga o que fazer e como fazer, não somente dentro das religiões, mas em tudo. Nossa capacidade de pensar, de discernir nos foi sequestrada desde os tempos em que nem tínhamos racionalidade e hoje, que nos supomos racionais, é mais ainda vergonhosa a subserviência aos "ismos" e "istas" que permeiam nossa sociedade. Somos seres corruptos por natureza, então, nossa corrupção atávica nos obriga a fazer vista grossa à corrupção alheia e, desta forma, levamos a vida nos fazendo de honestos, nos achando honestos e aceitando tudo o que nos é imposto. Grande abraço, Morel!
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
Somos animais adestrados, a natureza humana é de competição pela sobrevivência e após a vida em sociedade sofremos o processo de adestramento para se encaixar no que se chama sociedade.
@AdilsonReane
@AdilsonReane 2 жыл бұрын
@@fogonoparquinho7697 A competitividade é uma das feridas dessa realidade. Ela advém da necessidade humana de sobreviver a qualquer custo, que também uma ferida da realidade. Quando o ideal de sociedade seria a divisão, a sinarquia, sem que fôssemos obrigados a seguir um lider nem sempre afinado com os desejos sociais e, por conseguinte, competir a todo instante...
@fogonoparquinho7697
@fogonoparquinho7697 2 жыл бұрын
@@AdilsonReane para sobreviver é necessário competitividade, se vc não for competitivo vc não sobrevive ou estará vivi mas submisso e troca de recursos para sobreviver, não há como um governo ou sociedade resolver isso, estamos pelo menos 2000 anos vivendo em sociedade e ainda não foi resolvida essa questão pois o líder sempre terá privilégios em relação aos liderados não importa qual a religião ou ideologia. Vender a ideia de perpetuação da vida(ou continuação, ou reencarnação) também é um meio de sobrevivência para os líderes já que os fiéis depositam parte dos seus recursos nessa organização de forma a mantê-la. Não desprezo o trabalho social no entanto isso pode ser algo voluntário e em alguns casos é uma forma de o indivíduo (assim acreditam) ganhar créditos para sua "evolução espiritual". Enfim seguiremos nessa vida testando, aprendendo e errando até o final e depois acabou, daí a nova geração seguirá da mesma forma, experimentado, aprendendo e errando até acabar seu tempo, é como um laboratório da escola ou faculdade onde vc tem tempo definido para ir lá fazer suas experiências e depois dar lugar para que uma nova turma também faça as suas experiências.
@creusalina6118
@creusalina6118 2 жыл бұрын
Creussete ouvindo 06/10/21
@gibacurupira
@gibacurupira 2 жыл бұрын
Sugiro dois livros com esta verve anarquista raiz: a sociedade contra o estado de pierre clastres e divida do antropologo david greaber .
@CarlosSilva-in7di
@CarlosSilva-in7di 2 жыл бұрын
é a questao central central da filosofia política atual
@ojediconsular3942
@ojediconsular3942 2 жыл бұрын
Morel faz uma série de vídeos comentando sobre O Livro de Mórmon e a doutrina da seita dos SUD
@jorgemendes2579
@jorgemendes2579 2 жыл бұрын
Up
@paulorosadasilva2638
@paulorosadasilva2638 2 жыл бұрын
Conheço uns é outros que gostam de ser enganado.
@paulosantos7436
@paulosantos7436 2 жыл бұрын
Like 17
@TheMainMan_X
@TheMainMan_X 2 жыл бұрын
A mesma coisa se aplica ao Estado e aos políticos
@decoluis1069
@decoluis1069 2 жыл бұрын
Por falar em referência Morel, não sei se vc conhece o Médico e Escritor Deepak Chopra? Já li vários livros dele e em vários assuntos vc e ele falam bem parecidos.
@antonioluizdelima1769
@antonioluizdelima1769 2 жыл бұрын
GRANDE Étienne, MATOU A COBRA E MOSTROU O PÁU.
@mirtesmuller9787
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Esse livro ferra sim com sistema religioso.
@rubenscarvalho2102
@rubenscarvalho2102 2 жыл бұрын
Morel, você diria que é um libertário?
PROTEJA-SE daquilo que você NÃO QUER SABER!
17:44
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 14 М.
Será que é só COINCIDÊNCIA?
13:58
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 8 М.
Girl, dig gently, or it will leak out soon.#funny #cute #comedy
00:17
Funny daughter's daily life
Рет қаралды 14 МЛН
The CUTEST flower girl on YouTube (2019-2024)
00:10
Hungry FAM
Рет қаралды 49 МЛН
Nastya and balloon challenge
00:23
Nastya
Рет қаралды 52 МЛН
A perda das CRENÇAS é uma DOENÇA aos olhos dos CRENTES
17:42
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 10 М.
Espíritos da Codificação: Henri Heine
18:57
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 6 М.
todo mundo devia ler esse livro | A Guerra da Arte, de Steven Pressfield
11:12
DISCURSO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA de Étienne de La Boétie
7:43
Biblion - Miriam Bevilacqua
Рет қаралды 5 М.
Espíritos da Codificação: Hahnemann
23:36
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 6 М.
CHIPS ASTRAIS - APARELHOS PARASITAS
26:36
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 10 М.
DEUS é bom e mau ao MESMO TEMPO?!
16:01
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 10 М.
Étienne de La Boétie e o Discurso Sobre a Servidão Voluntária
5:37
Mateus Salvadori
Рет қаралды 10 М.
Espíritos da Codificação: Galileu Galilei
28:43
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 9 М.
A chegada do ESPIRITISMO ao Brasil
31:22
QUESTIONANDO CRENÇAS
Рет қаралды 10 М.