No video

Documentário Cartas para Angola Letters to Angola

  Рет қаралды 5,357

Lissaldogla

Lissaldogla

5 жыл бұрын

Nesse mundo contemporâneo de relações líquidas, como diria o filósofo Zygmunt Bauman, há quanto tempo uma carta não lhe chega às mãos? O documentário Cartas para Angola, dirigido por Coraci Ruiz e Julio Matos, resgata não apenas as correspondências, mas amizades que ultrapassam as fronteiras entre Angola, Brasil e Portugal.
O filme, que retrata trocas culturais, afetivas e históricas entre os países lusófonos, circula pelas cidades de Luanda, em Angola; São Paulo, Rio de Janeiro, Taboão da Serra e Campinas, no Brasil; e Lisboa, em Portugal, e ecoa uma reflexão que, a cada depoimento, perpassa toda a obra: “uma cidade é um lugar externo onde moramos, caminhamos e sonhamos com os olhos acordados mediante a vizinhança de amigos que nos cercam, ou uma cidade é um lugar interno, que nos persegue do lado de dentro dos olhos e mora no nosso coração como uma ancora pesada que nos mantém presos às memórias e lugares de outro lugar?”.
As relações de gênero e as diferenças e semelhanças das opções de vida para mulheres entre os dois lados do Atlântico são compartilhadas pela angolana Sizaltina Cutaia e a brasileira Fernanda Fernandes, que se tornaram amigas em Angola. Enquanto isso, as similaridades dos resquícios da guerra colonial em Angola e a guerrilha urbana das periferias paulistas, mescladas às questões de identidade, de passado e do presente são suscitadas por Allan da Rocha, jovem poeta que mora em Taboão da Serra, e pelo angolano Lukeny Bamba Fortunato, ambos trabalhando a força da poesia em suas comunidades.
A busca pela africanidade, a preservação dos costumes afro-brasileiros, a musicalidade, as relações e tradições das religiões africanas que aqui ecoam unem a brasileira Alessandra Ribeiro e Augusto Van Dumen, angolano que resgata em seu país as danças tradicionais; Já o diálogo musical fica por conta da amizade entre Edu Maria e Wiza e os sabores angolanos e as reminiscências afetivas estão representadas nos depoimentos de Suzana e Avelino Dias, pai e filha, egressos de Portugal, que preparam uma receita de muzonguê em homenagem à angolana Júlia.
Os sentimentos de pertencimento a uma comunidade que mantém seus fortes vínculos nacionais, apesar da distância, e os relatos das profundas marcas deixadas pela guerra para a independência estão nas vozes do português Carlos Serrano e do angolano Jacinto Fortunato. Por fim, a memória, a saudade e os sentimentos ambíguos que habitam todo imigrante estão traduzidos pelos escritores Ondjaki e Ana Paula Tavares.
Premiado no Festival do Filme Etnográfico do Recife, no Festival Internacional de Cinema de Luanda e no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa em Lisboa, o filme já teve exibições públicas em eventos e premiações como no É Tudo Verdade, em São Paulo e no Rio, no Cinelatino Film Festival, em Toulouse, Brésil en Mouvements, em Paris, Brazilian Film Festival in Scandinavia, em Estocolmo e Gotemburgo e no BRAFFTV, em Toronto, entre outros.

Пікірлер: 6
É Proibido Falar em Angola
36:50
Agência Pública
Рет қаралды 97 М.
لااا! هذه البرتقالة مزعجة جدًا #قصير
00:15
One More Arabic
Рет қаралды 51 МЛН
Look at two different videos 😁 @karina-kola
00:11
Andrey Grechka
Рет қаралды 13 МЛН
SPILLED CHOCKY MILK PRANK ON BROTHER 😂 #shorts
00:12
Savage Vlogs
Рет қаралды 45 МЛН
Пройди игру и получи 5 чупа-чупсов (2024)
00:49
Екатерина Ковалева
Рет қаралды 2,4 МЛН
Aniversário da tia rica - A Família Do Replay
29:46
O Imperador
Рет қаралды 16 М.
Living and writing in transit: between Angola and Portugal
1:02:53
Sex, drugs, money and murder in Thailand’s Monkhood | Foreign Correspondent
30:02
Mohammad bin Salman: Prince With Two Faces
54:00
Show Me the World
Рет қаралды 4 МЛН
"ENTRE RIOS" - a urbanização de São Paulo
25:11
Editora Contexto
Рет қаралды 2,9 МЛН
Documentário Jonas Savimbi  Uma vida por Angola e pelos Angolanos  Parte 1
1:28:56
RÁDIO ZANGO 8000( Asintonia da centralidade )
Рет қаралды 207 М.
لااا! هذه البرتقالة مزعجة جدًا #قصير
00:15
One More Arabic
Рет қаралды 51 МЛН