No video

🎥 Documentário - Escravidão no Brasil - Parte I

  Рет қаралды 238,848

Rádio e TV Justiça

Rádio e TV Justiça

Күн бұрын

A série “Abolição” conta a história dos povos africanos que foram escravizados e trazidos ao nosso país em navios negreiros, trilhando uma trajetória de resistência e luta através de séculos em que foram cativos na América e no Brasil. São quatro episódios que mostram a escravização de africanos, com foco na difícil sobrevivência de pessoas e culturas submetidas a uma das maiores brutalidades realizadas na história da humanidade.
O primeiro episódio da série apresenta o recorte da história do centro da África, que se inicia pouco antes da colonização europeia e culmina na escravização de milhões de pessoas, além da destruição de inúmeros reinos, povos e culturas.
Não perca!

Пікірлер: 174
@venanciozagi7165
@venanciozagi7165 6 ай бұрын
Conteúdo extremamente importante. Sou angolano, mas moro no Brasil, estou a escrever um livro sobre filosofia ovimbundu (povos de origem Bantu).
@Black_Condor
@Black_Condor 4 ай бұрын
Você é descendente da tribo de Judá. Pretinhos brasileiro,pretinhos da Ilha de São Tomé, pretinhos da Ilha de Príncipe e Pretinhos da Ilha de Cabo frio são descendentes da Tribo de Judá.
@LaysaAdao-xo7ve
@LaysaAdao-xo7ve 3 ай бұрын
Verdade
@profrodrigodacosta
@profrodrigodacosta 26 күн бұрын
Absolutamente impressionado com a qualidade e profundidade deste documentário. Parabéns aos idealizadores.
@dag_geo
@dag_geo Жыл бұрын
O Continente Africano e sua riquíssima historia. Que bom termos acesso a esse conteúdo atualmente. Ao longo da minha vida escolar, a Africa doi reduzida à escravidão. 😢 Tenho ficado cada vez mais maravilhada com a grandeza dessa historia. ❤
@user-it4uu9nf6k
@user-it4uu9nf6k 5 ай бұрын
Sou professora de história e estou amando esse documentário, com mais um diferencial: explicado por historiadores(as).
@analeonorlopes2435
@analeonorlopes2435 11 ай бұрын
Pois é, falar sobre o papel da Igreja Católica no tráfico negreiro é muito importante. Eles são tanto ou mais responsáveis por isso, quanto os estados europeus.
@marcosr2
@marcosr2 6 ай бұрын
E infelizmente essa religião e a cultura judaico-cristã prospera até hoje, as religiões e cultura originais de muitos povos foram apagados ou ofuscadas pelos cristãos, desde o velho testamento na origem do judaismo já se coloca ideia que quem não adora o ''deus verdadeiro'' não é um ser humano digno e é tranquilo exterminar ou explorar por qualquer pretexto.
@fatimaribeiro5070
@fatimaribeiro5070 5 ай бұрын
Fez muito mal aos nossos ancestrais.
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 4 ай бұрын
e esquesito que os europeus italianos e germanos quando imigraram pró Brasil eram católicos trocaram a religião pôr seitas evangelicas dá mais resultado irem fazer barulho num barracão parecem as tribos das florestas inventam um Deus brasileiro vamos lá intender esta gente
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 4 ай бұрын
@@fatimaribeiro5070 e na Itália em 1900 não avia escravos e na Germânia não avia escravos E em Portugal Espanha etc não avia escravos. á mais escravos hohe que nesses épocas nós o ser humano somos todos escravos de alguém já nascemos com esse instinto o ser humano é assim já nascemos para trabalhar e governar a nossa vida banda de critinos
@marcelomaiercorretordeimovel
@marcelomaiercorretordeimovel 3 ай бұрын
Poderia falar também dos líderes africanos que escravizavam e vendiam seu povo
@dalvaqueiroz9234
@dalvaqueiroz9234 3 жыл бұрын
A minha avó materna era filha de 1 escravo alforriado com uma índia ela se sentia infeliz por ser negra casou se com um homem de origem alemã ele era branco de olhos azuis ela teve 5 filhos com ele e nem um nasceu preto a minha vó tinha trauma de ser negra então ñ deixou q seus filhos e filhas se casacem com pessoas negras. quando os netos e netas dela chegaram em idade de se casarem ela pediu pra eles ñ se casarem com preto.ai eu perguntei a ela porq ? Se ela era preta ? Então ela me contou um pouco da historia de vida dela e me disse chorando q era porq ela ñ queria q seus filhos e netos pasasen por tudo q ela e seus pais pasaram .ela sofreu tanto po ser negra q quis acabar com a cor negra na familia dela e acho q ela conseguiu.o sofrimento e as humilhações q ela passou por ser negra podaram ela.pena q já passaram tantos anos e as pessoas ainda sofrem por serem negras.
@josiassouzasantos2055
@josiassouzasantos2055 Жыл бұрын
Negro e sinónimo de força e perseverança a promessa do criador que nós ia conquistar tudo de valta e tamos conquistando
@juliocesarmorais4970
@juliocesarmorais4970 5 ай бұрын
Minha história e idêntica com a sua...
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 4 ай бұрын
VCS são todos malucos deichem os Negros e outros em paz eles não vos pediram nada apareceu o KZbin ficaram todos loucos todos os youtubers só querem dólares mais nada. eles não sabem de nada e não viram nada como é pocivel a imigração dos italianos falarem tanta merda e é a geração dos anos 1980 alguns nem brasileiros são muintos deles os país deles já eram adultos quando imigraram pró Brasil pouco a pouco começo a intender porquê os italianos não querem os italianos do Brasil o clima de s Paulo faz as pessoas tagarelas e malucas
@rosangelapereira1598
@rosangelapereira1598 4 ай бұрын
Preto é cor negro é raça. Os filhos e netos de sua avó continuam sendo negros mesmo eles nascendo com a pele clara e cabelos lisos.
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 4 ай бұрын
@@rosangelapereira1598 a cor da pele tem aber com o clima quanto mais quente mais a pele e negra com as gerações a cor da pele vai mudando com o tempo torna se parda na Europa quanto mais o clima é frio a core da pele se torna Mais clara pele clara cabelos claros o Brasil é propício a raça negra e parda não em todas as regiões
@desatherapias7201
@desatherapias7201 Жыл бұрын
Esquecer. JAMAIS!
@robervalrodriguesdeoliveir8931
@robervalrodriguesdeoliveir8931 3 жыл бұрын
É um assunto muito profundo que devemos conhecer todas as suas importantes verdades
@ChrisMonfardini
@ChrisMonfardini 2 жыл бұрын
E mesmo que tentamos, sempre há algo mais profundo pra ser revelado. É um importante tema histórico-cultural a ser sempre estudado.
@juliocesarmorais4970
@juliocesarmorais4970 5 ай бұрын
Na minha casa somos brancos filho de uma negra e neto de um negro tinto; aí vem a cultura somos bracos com muitos costumes do povo preto pq isso esta alem da cor da pele, esta na encencia na cultura de todos os aspectos; então eu e meus irmãos somos pretos brancos....
@esdrassantos9729
@esdrassantos9729 2 жыл бұрын
Queria muito ter estudado história do continente africano na escola. Aprendi coisas que nada tem a ver com nosso povo, tipo presidentes americanos e outras inutilidades, mas nunca tive uma aula sobre a história do Congo por exemplo, de onde descende boa parte da população brasileira
@luadark2593
@luadark2593 3 жыл бұрын
Poxa tinha que ter mais sobre a África nas escolas. Só escutamos a parte Européia da coisa.
@ChrisMonfardini
@ChrisMonfardini 2 жыл бұрын
O poder ainda é egocêntrico, e uma grande parcela da sociedade esconde as verdadeiras faces desse período de escravidão. Eles não gostam de exaltar o nome dos negros; eles gostam de exaltar aquilo que era riqueza, aquilo que era soberano, que era rentável para eles; e não queriam saber de um povo escravizado, em busca de sua emancipação, que lutava duro. Acredito que já houveram muitos avanços da sociedade negra no mundo, mas ainda existem coisas a melhorar.
@luadark2593
@luadark2593 2 жыл бұрын
@@ChrisMonfardini Na vdd na África existiam impérios, incluindo, as maiores bibliotecas do mundo medieval. Existem histórias de generais africanos temidos pelos Espartas e Romanos. A África não era um continente miserável, na verdade, tem até países bem prósperos por lá. Se contassem histórias desses reis e rainhas africanos, ajudaria mt na autoestima dos alunos pretos do BR.
@ChrisMonfardini
@ChrisMonfardini 2 жыл бұрын
@@luadark2593 Opa! Com certeza. Sem dúvidas, amiga(o).
@ChrisMonfardini
@ChrisMonfardini 2 жыл бұрын
@@luadark2593 Percebi que você é uma mulher negra. Por acaso na sua família existe algum relato de pessoas que foram escravas no período da escravidão? Você parece estar sempre por dentro desses temas tão importantes que as escolas quase não falam mais.
@luadark2593
@luadark2593 2 жыл бұрын
@@ChrisMonfardini Sim, sim. A bisavó da minha bisavó pulou do navio negreiro quando trouxeram ela do continente africano. Assim que se aproximaram das margens do Brasil, ela saltou para fugir, e foi nadando até a costa, escapando dos seus raptores. Ela era conhecida como bruxa na época, seguidora de algumas tradições do seu lugar de origens. Viveu bastante.
@anaizareis9061
@anaizareis9061 Ай бұрын
Meu Deus como pode ir no país alheio e levar as pessoas para escraviza- las , isso é inconcebível , uma crueldade , uma falta de respeito.
@OraculoDaElfa
@OraculoDaElfa 20 күн бұрын
Existe desde sempre, não foi só com negros..
@joaobatistadasilvajr1050
@joaobatistadasilvajr1050 Жыл бұрын
Era mt maldade nessa época , e uma cicatriz que não tem como fechar e nem sara , eles foram mt judiados de tds as formas ,
@gabrielaalves5516
@gabrielaalves5516 10 ай бұрын
Seria muito bom que as escolas mostrasse a história da África.
@melissaferreira123
@melissaferreira123 5 ай бұрын
A maioria das escolas sao rac istas
@sofonias6382
@sofonias6382 2 ай бұрын
Para que ? O passado deve ficar no passado, se vc se indentifica com a África e problema seu , nem todo Brasileiro tem interesse pela África..
@melissaferreira123
@melissaferreira123 2 ай бұрын
Nos EUA, os latinos sao cinsiderados ''nao brancos", ou seja a gisele bunchen ou a Xuxa nao sao brancas, isso mostra como a herança da segregação racial impera naquele país, o preconceito é imenso e faz com q as cotas se tornam confusas, nao beneficiando os negros, muito triste como os EUA são!
@mcyurizin5611
@mcyurizin5611 2 жыл бұрын
O pai do meu avó marterno ele era escravo e eu gosto muito aprender mais sobre a escravidão tem coisas na vida que agente precisa saber
@lucasmarcellomendoncanasci9116
@lucasmarcellomendoncanasci9116 Жыл бұрын
O pai do seu Avó materno era seu Bisavô, amigo. Um homem que foi escravizado, nunca jamais um escravo.
@sergioroberto1103
@sergioroberto1103 8 ай бұрын
No Brasil, após a Abolição, alguns ex-escravos, tiveram que voltar para as fazendas de seus ex-senhores, pois não conseguiram encontrar emprego fora delas, vindo a formar, juntamente com os imigrantes europeus (e após 1908 também os japoneses!!!) e os brasileiros natos rurais e pobres, os camponeses "livres" das fazendas dos "coronéis" na Primeira República (1889 - 1930) !!!
@sergioroberto1103
@sergioroberto1103 6 ай бұрын
ALIÁS!!! é preciso se falar mais dessa outra "escravidão" (escravidão entre aspas!!! a "escravidão" dos campo- neses das fazendas dos "coronéis" na Primeira República!!!) quase não se fala dela!!! gostaria de saber, além do voto de cabresto, que outras ordens os "coronéis" davam aos seus "escravos", e que se não fossem atendi- das, os "coronéis" os punia, com penas que iam da expulsão da fazenda, ao homicídio??? outro ponto que eu queria levantar, é sobre os brasileiros natos, rurais e pobres, um dos elementos que compunham os campone- ses "livres" das fazendas dos "coronéis" na Primeira República, é o seguinte, eles eram formados por pessoas de várias etnias (brancos, mestiços de brancos com índios, mestiços de brancos com negros, entre outros)
@erikadeoliveira5841
@erikadeoliveira5841 2 жыл бұрын
Ate hoje tem gente assim indiferente há outros seres humanos !!!
@Shortstimão2
@Shortstimão2 6 ай бұрын
A grande contribuição deles para o Brasil como um todo. Vixe, adoro vatapá, maracatu....tudo!
@prlucianosousa
@prlucianosousa 2 жыл бұрын
A história da escravidão é sem duvidas uma das mais sombrias da história do Brasil. Mas tem um discurso de divida histórica com os negros aqui no Brasil, mas quem vendeu os negros para serem escravizados foram os próprios negros africanos por meio de guerras entre eles, os povos vencidos eram vendidos na Costa. A minha pergunta é, África também tem uma divida histórica com os negros que foram trazidos para serem escravizados?
@lenelui7595
@lenelui7595 11 ай бұрын
Quer dizer que por motivo de guerra no continente africano...legitimava o homem branco a escravizar? Quantas guerras aconteceram na Europa ...e não soube que os derrotados eram escravizados... Lógica estranha né? Só serve para negros....
@user-td2yd1vr7y
@user-td2yd1vr7y 4 ай бұрын
Verdade. Assiste um documentário sobre a África mostrando que lá ainda em alguns lugares que ainda tem escravidão. Fiquei perplexa
@analessa873
@analessa873 3 күн бұрын
incrivel
@jussandrasantanaandrade7350
@jussandrasantanaandrade7350 3 жыл бұрын
E bom saber eu estou descobrindo muita coisa
@kladsmesson309
@kladsmesson309 5 ай бұрын
No começo ela comparou a dimensão de km² do continente africano com o Brasil, mas se comparado de continente p/ continente, aqui na América, onde se localiza o Brasil, seria até maior o território do continente americano. Mas amei o vídeo.. bem educativo e tbm um convite pra falarmos sobre pensar africanamente e a influência desses povos no nosso dia a dia. ❤
@princesasarteirasvtm
@princesasarteirasvtm 5 ай бұрын
qto será a kilometagem do continente americano
@vafredo4
@vafredo4 5 ай бұрын
Que trabalho extraordinário....
@canalcontaqueeuteconto67
@canalcontaqueeuteconto67 3 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Parabéns...eu também fiz um vídeo sobre a história da escravidão... valeu
@DalusMatos
@DalusMatos Ай бұрын
O ser humano no apce da sua crueldade n passa de meros animais.
@waltersuares9906
@waltersuares9906 2 жыл бұрын
Oi prazer conhecê-los moça linda tá ligado então eu amo as histórias de esse tipo da escravidão então espero que vc possa colocar mais histórias da Argentina saudação meus irmão porém as histórias que aconteçam na aquela época são muito inteligentes triste com muita dor meu filhas mas aquele escravidão foi muito triste tá ligado queria falar uma coisa acho que no Brasil os primeiros escravo chegaram no ano 1535 não lembro bem gosto de olhar esses tipo de histórias então dá Argentina
@LaysaAdao-xo7ve
@LaysaAdao-xo7ve 3 ай бұрын
Sou descendente indígena e amooo a cultura negra sou juntada com um descendente de negro com branco de olhos verdes moreno amooooo
@maxsuelfreitas9850
@maxsuelfreitas9850 2 жыл бұрын
É sempre bom voltar às origens.
@D..1998
@D..1998 Жыл бұрын
belo shovet
@rosangelafontesmaia6320
@rosangelafontesmaia6320 11 ай бұрын
A ESCRAVIDÃO NESSA ÉPOCA NÃO FOI SÓ NO BRASIL MAS NO MUNDO INTEIRO/ JÁ O COITADO DO MEU AVÔ PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SOCORREU MUITOS NEGROS E NEGRAS NESSA ÉPOCA. ELES FUNDARAM A IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA DE MOEMA. MEU AVÔ POBREZINHO APITOU NA CURVA SENDO ALEMÃO E MEDICO DO EXÉRCITO DO GETÚLIO VARGAS .E DEIXOU FILHOS E FILHAS PEQUENOS E FOI ESCANDALIZADO PELA FILHA GUIOMAR QUE FICOU LOUCA QUANDO ELE APITOU NA CURVA🤗😇👼🙏📿📿📿📿📿
@RodrigoSantos-bg5xw
@RodrigoSantos-bg5xw 3 ай бұрын
Kua! Mentir é feio .
@edimilsonramosdamota4402
@edimilsonramosdamota4402 3 ай бұрын
😂😂
@Desativado0863wckmv
@Desativado0863wckmv Жыл бұрын
Vê um ser humano como um bicho só porque tem outra cor é surrealmente ridículo. Esse conhecimento precisa ser transformado e as cicatrizes curadas.
@Vitorsuez
@Vitorsuez Ай бұрын
Muito atual achei que estávamos falando dos tempos de hoje . E não de 1500 anos atrás
2 жыл бұрын
O que mudou de lá pra cá : é o seguinte basta ser pobre para ser escravo Cor tanto faz , ser vermelha , amarela , azul ou branca
@paranaborges2463
@paranaborges2463 9 ай бұрын
Curitiba está contigo 😊
@dannyuser360
@dannyuser360 6 ай бұрын
Enfim, um capítulo da história brasileira que não fechou e reluta se dar como encerrado. Mas seria bom não esquecer que muitos africanos tiraram proveito da escravidão ao capturar negros, sempre à força, vendendo estes como uma mercadoria sem qualquer valor sentimental ou civilizatório. Estes barbaros africanos deveriam pagar por isso também, mas como ninguém sabe onde estão seria as famílias das feitorias brasileiras que deveriam arcar com uma compensação pelos cruéis danos. Isto é o que penso que deveria ocorrer.
@caiobastao2297
@caiobastao2297 6 ай бұрын
Então você entrega o Brasil aos povos nativos e acaba com a colonização deles, seria um absurdo pagar uma indenização a descendentes de africanos quando os nativos nunca tiveram a independência e como nós os tratamos atualmente
2 жыл бұрын
TV JUSTIÇA , EU AINDA ACREDITO NA JUSTIÇA .BOA NOITE "
@fatimaaugusto7205
@fatimaaugusto7205 4 ай бұрын
Tenho interesse de saber sobre a origem do africano e sobre a escravidão no Brasil. Fico triste mas gosto de entender e saber o porquê.
@angelarodrigues7378
@angelarodrigues7378 4 ай бұрын
Eu gostei desse vídeo 😢😢
@luluzinhaliz6398
@luluzinhaliz6398 4 ай бұрын
Professora de história
@Black_Condor
@Black_Condor 4 ай бұрын
Leiam o volume 1 da História Secreta do Brasil - Gustavo Barroso.
@deMelloCorrea
@deMelloCorrea Жыл бұрын
o tipo de escravidão abordado no vídeo já acabou e faz tempo, mas hoje em dia prevalece um tipo mais sórdido e cruel que é a escravidão sócio econômica. ao invés de comemorar um passado, não seria interessante ocupar-se como atual?
@drei7930
@drei7930 4 ай бұрын
Aqui também professora mando fazer uma redação fazendo uma relação do vídeo com a Escravidão contemporânea
@jurandaracoletti3777
@jurandaracoletti3777 4 ай бұрын
👏👏👏
@Gisele.451
@Gisele.451 10 ай бұрын
No Brasil a história é jogada ao vento como pedaços de papel picado, o que cai no chão é contado... Não se sabe onde realmente começa ou termina... mais todo tem orgulho de dizer o que são... Atitude medíocre.
@user-zx4tr8ji7u
@user-zx4tr8ji7u 9 ай бұрын
Quem tá assistindo por causa da aula de história
@sophiacamara8024
@sophiacamara8024 4 ай бұрын
Euuu kkkk
@user-ap1925iss
@user-ap1925iss 2 ай бұрын
Eu estou assistindo porque sou filha de pai negro com mãe branca. Sou brasileira, sob racismo velado, contínuo e inexplicável. Somente quando houver respeito sincero por Deus, Criador das diferentes etnias e uma consciência cultural consolidada de que inexiste raça melhor que outra, estaremos livres deste preconceito de superioridade racial sem causa.
@user-ap1925iss
@user-ap1925iss 2 ай бұрын
Não gosta de ouvir e ler verdades, não é? Quem lê e estuda e vive melhor.É uma pessoa melhor. Saia daqui, vá procurar a sua turma!😂
@eduardosantanasilva8224
@eduardosantanasilva8224 14 күн бұрын
Opa kkkkkk
@williampelares2976
@williampelares2976 Жыл бұрын
Revolution in life!para melhoria do povo ✊😎✊😎🇺🇲🇧🇷🇿🇦
@joaoandrade2915
@joaoandrade2915 4 ай бұрын
Amigo o povo brasileiro já acordou !
@immanuelle1171
@immanuelle1171 11 ай бұрын
Povo escolhido de Yahuah, louvar o Eloah dos nossos antepassados. Seja redimido por Yahuah e seja abençoado. Deixe que Ele lhe ensine e o purifique. A hora de invocá-Lo é agora. Eu amo todos vocês.
@erikadeoliveira5841
@erikadeoliveira5841 2 жыл бұрын
Como.pode um ser humano pode fazer isso com outro ser humano.!!!
@Lucasbatistabike
@Lucasbatistabike Жыл бұрын
TEMPOS DE ESCRAVIDAO FOI CRUEL
@mandeiro
@mandeiro 4 ай бұрын
Senhora do vídeo se tivesse na África duvido que estaria com essa vida dela hj!
@Meuamoreterno2024
@Meuamoreterno2024 3 ай бұрын
Filosofia . Introdução ao Direito. Socioantropologia...Lingua Portuguesa
@mariameneses3734
@mariameneses3734 3 ай бұрын
Absurdo nao podermos ocultar ou denunciar esse tipo de ativismo politico usando os antepassado dos negros
@fernand04fonso
@fernand04fonso 5 ай бұрын
O povo negro foi levado à força pelos portugueses de África pro Brasil, milhões foram mortos... outros escravizados, explorados e jogados a sua sorte, sem acesso a educação, cuidados de saúde, terras para o sustento. E ainda assim, sobreviveram! Deus sabe de tudo.
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 4 ай бұрын
VCS são mesmo espertos que dinheiro avia em 1800 e antes como as pessoas eram pagas e pra quem trabalhavam então quem trabalhace nas fazendas era escravo e noutros trabalhos era tudo escravo e trabalhavam com a barriga vazia espermetem a trabalhar com a barriga vazia a ver se conseguem e as casas que as fazendas lá construíam eram prós burros ou os animais istoriadores desnorteados não sabem nada mas falam histórias á muitas e lendas também e romances também
@ElisMaria56
@ElisMaria56 4 ай бұрын
Se vocês estudassem,iriam ver que escravidão sempre existiu na história da humanidade. Na África, os negros escravizaram outros negros e no tráfico negreiro tinha a participação dos chefes tribais e reis africanos.
@BigSmokeYT1954
@BigSmokeYT1954 2 ай бұрын
Vocês religiosos são uns comedias kkkk, sabe de tudo kkk
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 2 ай бұрын
@@BigSmokeYT1954 nós não temos seitas evangélicas na Europa a nossa religião é pessoal ninguém fala em deus e só vai quem quer e tá bem assim.
@silviaalexandrecordeiro8400
@silviaalexandrecordeiro8400 2 жыл бұрын
🌹🌎🌍🌏Um direito muito importante conquistado é a Constituição Federal.🌹🌎🌍🌏🌹
@MARCOSVINICIUSESPINOSA428
@MARCOSVINICIUSESPINOSA428 5 ай бұрын
EU VIM POR CAUSA DAS NOVELAS DA RECORD😂😂😂😂😂😂😂 ????
Жыл бұрын
foi sinistro, depois alojaram os povos
@rosangelachrisostomo9138
@rosangelachrisostomo9138 11 ай бұрын
Existiam vários traficos de influência ,por exemplo,a escravidão,a prostituição,as muambas e pedras preciosas.😮
@alemovie6517
@alemovie6517 3 жыл бұрын
Incrível🤜🏾🏳️‍🌈🇧🇷
@iesomir
@iesomir 4 ай бұрын
E os nativos americanos os verdadeiros donos dessas terras que foram roubados, escravizados e exterminados ?
@priscilamorais3395
@priscilamorais3395 2 жыл бұрын
Interessante...mas ainda acho que a muita corrupção na política...🙏🏽
@seomei
@seomei 10 ай бұрын
Todo negro no Brasil na época da escravidão era escravizado ou existiram negros no Brasil naquela época que não tinham nada a ver com serem escravizados tbm ? Alguém sabe responder por favor ? Pq eu ainda não entendi muito bem
@wilsondaguardamiranda834
@wilsondaguardamiranda834 5 ай бұрын
Tinham quem mandavam no Brasil é era o império português, creio eu queo império português nao aceitava,os negros que vinham ao Brasil, eram em forma de escravos, mas é claros que tinham alforriados, eram que compravam as alforrias é suas maioria mulheres.
@veigapessoa4681
@veigapessoa4681 4 ай бұрын
Porque este documentário não fala da realização promovida pelos muçulmanos, antes do europeu chegar a África? que foi pior e cruel do que a europeia.
@Bismillah-Akbar
@Bismillah-Akbar 9 ай бұрын
*Justiça Pra Nós Allahu-akbar!🤲🏾*
@reflexoluis
@reflexoluis 4 ай бұрын
O Islão escravizou muito
@jurandaracoletti3777
@jurandaracoletti3777 4 ай бұрын
Muita reparação a se fazer
@OttoNaCall
@OttoNaCall Жыл бұрын
4:41
@juninholigadao3401
@juninholigadao3401 Жыл бұрын
As religiões africanas são lindas eu amo
@josiassouzasantos2055
@josiassouzasantos2055 Жыл бұрын
Viva yahushua Deus de lsaque e jaco Deus de lsrael e o Deus do povo preto
@charliebg1327
@charliebg1327 3 ай бұрын
só nao entendo uma coisa: se era um povo tao bem estruturado/evoluido socialmente, pq trocavam pessoas e bens por CACHAÇA E TABACO?
@divinasilva8224
@divinasilva8224 2 жыл бұрын
HISTORIA DO NOSSO POVO ESCRAVIDAO
@sebastiaojose5379
@sebastiaojose5379 5 ай бұрын
Os já vieram escravos, ou tornaram_se escravos aqui ?
@iasminpessanhadarochamarot2845
@iasminpessanhadarochamarot2845 Жыл бұрын
O conteudo do video pode ser bom, porem o documentario foi muito mal feito, nenhuma qualidade de som, as pessoas com pessima dicção. Estou tentando fazer um trabalho sobre o video e está impossivel entender um sequer palavra
@leandrocarvalho-lz5iu
@leandrocarvalho-lz5iu 6 ай бұрын
O EUROPEU sempre armando!!!
@renatabarboza397
@renatabarboza397 5 ай бұрын
JESUS. CRISTO é o caminho a verdade e a vida.
@JosePereira-ww8kp
@JosePereira-ww8kp 4 ай бұрын
ui vcs chamào isso de escravo vnder produtos para viver que coisa é essa
@luanna443
@luanna443 2 жыл бұрын
Não suporto mais asse assunto já repiti 3 anos aaaawr
@dfaventureiro
@dfaventureiro 6 ай бұрын
Quem parou aqui por causa do CNU??
@divinasilva8224
@divinasilva8224 2 жыл бұрын
PRA MIM NAO ACBOU AESCREVIDAO
@crisc7a
@crisc7a 7 ай бұрын
Umbanda é isso meio yoruba meio Bantu meio indigena
@fatimaribeiro5070
@fatimaribeiro5070 5 ай бұрын
Quando para estudar a escravidão seja onde for, florece um ódio em mim.
@cesarbertinetti683
@cesarbertinetti683 4 ай бұрын
Muy bien ,hay qué dar nombre ,apellido , origen y nacionalidad de los qué comerciaban vidas humanas , también si pertenecían a empresas estatales o privadas , qué el mundo lo sepa , conocer, es no olvidar , conocer es poder corregir el futuro y los descendientes de esta gente degenerada que arruinó países , pueblos y culturas y hoy son mecenas para tapar la historia.
@hugoabreucorreia662
@hugoabreucorreia662 7 ай бұрын
Só uma coisa que estava errada nesse documentário, quem todos escravos já era escravos na África e os Reis africano que vendia esses negros não era os português que pegava eles , ahh antes de qualquer coisa sou filho de uma família de índio e escravos ok minha mãe fez a cabeça dela na África ok antes de alguém vir falar alguma coisa , tenho parentes que nasceu e vive até hoje na África e tenho contato com eles então acho minha avós não ia mentir .
@elianerodrigues7500
@elianerodrigues7500 3 жыл бұрын
Simplesmente nogento credo
@joaofrancocamargo4859
@joaofrancocamargo4859 3 жыл бұрын
vc fala dos negros ou do que eles sofriam? por que se for dos negros vc esta desonrrando a sua origem
@leopoldinagoncalvesdasilva3647
@leopoldinagoncalvesdasilva3647 3 жыл бұрын
Que triste, QUEM é sem alma não é o negro escravizado, mas os que os escravizam, esses sim, são sem almas, e sem a dignidade humana, que cruéis, esses tais tiramos, senhores feudais, tratar um ser humano igual ou melhor do que os que assim fizerem
@joaofrancocamargo4859
@joaofrancocamargo4859 3 жыл бұрын
@@leopoldinagoncalvesdasilva3647 eles lutaram por nossa liberdade e ela ainda fala isso
@edvaldodepaula5867
@edvaldodepaula5867 2 жыл бұрын
Nojento mesmo. Temos que manter viva a história. Quanta riqueza foi construída por nossos ancestrais e até hoje não houve reparação. Movimento negro por reparação já!
@FilhadoRei45
@FilhadoRei45 3 ай бұрын
Dói até hoje esse fato.
🎥 Documentário - Escravidão no Brasil - Parte II
25:40
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 34 М.
Caminhos da Reportagem | Ecos da Escravidão
54:31
TV Brasil
Рет қаралды 4,7 МЛН
Prank vs Prank #shorts
00:28
Mr DegrEE
Рет қаралды 10 МЛН
What will he say ? 😱 #smarthome #cleaning #homecleaning #gadgets
01:00
Schoolboy Runaway в реальной жизни🤣@onLI_gAmeS
00:31
МишАня
Рет қаралды 3,7 МЛН
Slavery in Brazil (Part 1) | Altas Histórias
12:36
Centro Cultural Cesgranrio
Рет қаралды 875 М.
🎥 Documentário - Trabalho Escravo Contemporâneo
25:37
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 65 М.
THE HISTORY OF RACISM IN BRAZIL
13:28
Canal Nostalgia
Рет қаралды 2,7 МЛН
ESCRAVIDÃO NO BRASIL: Quanto Tempo Durou e Como Aconteceu
12:27
Toda Matéria
Рет қаралды 845 М.
O TRÁFICO DE ESCRAVOS NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL - EDUARDO BUENO
22:22
Joana D'Arc: camponesa, guerreira e santa
46:48
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 811 М.
A VERDADEIRA história dos SOBRENOMES JUDEUS
13:42
História Ibérica
Рет қаралды 283 М.
SENZALA e MASMORRA INTACTA na FAZENDA SANTA CLARA - A história pouco mostrada
17:59
Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto
1:23:01
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Рет қаралды 226 М.
Prank vs Prank #shorts
00:28
Mr DegrEE
Рет қаралды 10 МЛН