DOCUMENTÁRIO REPRESA DE PARAIBUNA -"Lá que noi fomo criado"

  Рет қаралды 51,508

jotavemaieutica

jotavemaieutica

Күн бұрын

Ao final da década de 1960 iniciou-se a construção de uma Barragem represando os rios Paraibuna e Paraitinga, em Paraibuna, SP. Este vídeo é um trabalho de jovens do PJ-MAIS do Instituto H & H Fauser visando retratar, em um projeto de Iniciação Científica, as consequencias socio-econômicas para os moradores da região inundada por essa represa.
A Oficina de Iniciação Científica Júnior, oferecida pelo Instituto H&H Fauser, tem como objetivos principais desmistificar o ato de fazer pesquisa e promover o contato de jovens, que estão cursando o Ensino Médio, com o meio acadêmico. No decorrer da oficina, que tem duração de 12 meses, os participantes realizam a leitura e interpretação de textos científicos e elaboram projetos de pesquisa sobre a realidade local, produzindo conhecimento em temas específicos sobre os hábitos e demandas da comunidade em que vivem.
No PJ-MAIS Paraibuna, a Oficina de Iniciação Científica Júnior foi implantada em agosto de 2008, a partir da experiência do PJ-MAIS Horto/Cantareira, onde ela começou. Sob coordenação da bióloga Milena Antunes de Camargo Mendes (IHHF) e sob orientação da Pesquisadora Científica Elaine Rodrigues, do Instituto Florestal (IF), a Oficina foi oferecida, inicialmente, somente aos jovens participantes dos Módulos III e IV (Ciclo de Especialização) do PJ-MAIS Paraibuna. A partir da sua segunda edição, a Oficina foi oferecida, também, aos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais de Paraibuna.
O documentário "Lá que nói fomo criado" (2014)" foi elaborado por "jovens" do Instituto H & H Fauser no âmbito do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS). Ao assisti-lo veremos pelo que passam as pessoas que são diretamente afetadas para que tenhamos água em quantidade e boa qualidade saindo pelas nossas torneiras. Lindo e comovente!

Пікірлер: 24
@Oliveirasolucoeseletricas
@Oliveirasolucoeseletricas 4 жыл бұрын
Hoje eu fico emocionado em assitir esse documentário, muito tempo e dedicação investido nesse projeto maravilhoso, espero que alguma dia conseguimos dar continuidade!!!! Especialmente pela morte da nossa entrevistada Se Creuza e o Sr. Sergio cascarde...
@williamoliveira4462
@williamoliveira4462 3 жыл бұрын
E também a Sra Rosária claro e o Sr Sebastião
@JutukGamer20112
@JutukGamer20112 Жыл бұрын
Quão difícil; ver a história se indo pelas mãos como a água que não enriqueceu seus verdadeiros proprietários... os moradores que fizeram a história.
@rmoiaf
@rmoiaf 8 жыл бұрын
Excelente documentário que retrata uma era em que a agricultura tinha importância ainda maior na vida dos brasileiros. Sensacional ouvir depoimentos sinceros de quem viu, viveu e sofreu com toda transformação que a terra sofreu ao longo do tempo. Que Deus abençoe a todos.
@robertomendesdesouza1745
@robertomendesdesouza1745 6 жыл бұрын
Rafael Moia Filho 9
@Brennus-Moyses
@Brennus-Moyses Жыл бұрын
Ao invés do investirmos em energia eólica ou/e solar, preferimos investir nessas barragens ultrapassadas e sem sentindo, ah meu Brasil - só tenho a lamentar.
@franciscodasgracas9970
@franciscodasgracas9970 Жыл бұрын
Gostei eu FRANCISCO
@antoniocarlosdacunha3458
@antoniocarlosdacunha3458 2 жыл бұрын
Bom dia pessoal , Paraíba me traz muitas recordações e lembranças no tempo que meus avós maternos eram vivos ( in memorian há 30/35 anos) .Meu Deus que saudades daquela época, pessoas muito simples e humildes , represa CHEIA E CHEIO DE PEIXES .Hoje parece um PESADELO passar pela rod. dos Tamoios e ver o nível muito baixo. Peixes como o dourados , corimbas e outros eram fáceis de pescar e hoje são raros pela falta das chuvas .Eu com meu avô pescávamos todo os santos dias na época das férias escolares e depois vínhamos pra São José dos Campos vender peixes .Meu Deus que época de ouro , de uns tempos pra cá mudou muito e hoje restam apenas SAUDADES E LEMBRANÇAS. Quem tem 60/70/80 anos sabe disso , naquela época era PRESERVAÇÃO e hoje é PREDAÇÃO da pesca predatória e meio ambiente, como mudou de uns anos pra cá.
@ermanodasilva8566
@ermanodasilva8566 2 жыл бұрын
Seja.todos.bem.vindo Ao.parana.os.estrangero.so.trouxe.belesa.o.parana. Cue.ja.tem.a.naturesa. Linda.ficou.mais.Linda. Ainda.mais.
@RodrigoOliveira-sp3ib
@RodrigoOliveira-sp3ib 4 жыл бұрын
Ótimo documentário, a tristeza de uma tradição de vida , destruida pela ''EVOLUÇÃO'' desnecessária sem contar o impacto ambiental.
@antoniocarlosdacunha3458
@antoniocarlosdacunha3458 2 жыл бұрын
Morei em Paraibuna na época de ouro ao lado do restaurante " casarão " , aí casei e me mudei pra São José dos Campos. De vez em qdo vou passear pra matar saudades dos velhos e antigos amigos .Bons vizinhos a gente traz no peito por muitos e muitos anos. Na época da " pamonhada e aniversário da cidade" vou à Paraibuna rever os amigos e ex-vizinhos .
@memoriadesbloqueadabr
@memoriadesbloqueadabr 4 жыл бұрын
é um misto de sentimento..nossa muito obrigada por compartilhar o documentário!
@adinairrodrigues4503
@adinairrodrigues4503 3 жыл бұрын
Eu fui uma das meninas do colégio Sagrado coração de Jesus....colegio de Freiras, sei que a muitos anos ele foi desativado......mas vi nos videos que o predio continua lá, gostaria de saber se ele foi tombado pelo patrimonio histório e porque ninguem fala nele e nem filma pra gente recordar um pouco da infãncia! Agradeço pela atenção de todos que lerão esse pequeno comentário.....que Deus abençoe a todos!!!
@user-ds6ik4zz5d
@user-ds6ik4zz5d 11 ай бұрын
Nossa que triste
@arthursantos04
@arthursantos04 3 жыл бұрын
Devemos respeitar sempre a visão do próximo, as pessoas que sofrem de saudade e presenciaram o pânico dos pais sendo praticamente expulsos é de cortar o coração, mas acredito que tbm que a evolução do local é mal administrada pois a cidade perde muito com a má administração turística, as pessoas foram expulsas de ondem viviam e não foram devidamente indenizadas, acredito que a falta de gestão e respeito pelo povo foi a regra da época.
@cristianetenorio5305
@cristianetenorio5305 3 жыл бұрын
Doloroso ver o documentário. Tudo pelo poder..sem respeito algum pelas pessoas e pela história.
@ermanodasilva8566
@ermanodasilva8566 2 жыл бұрын
Por.min.pode.traser.todos.olandes.e.ucraniano.e. Polones.japones.boliviano.os.paraguai.nao.pressisa. Se.pressisase.podia.tanbbem
@HenriqueSilva-pb2wd
@HenriqueSilva-pb2wd 3 жыл бұрын
Tem alguém aí que é perante da Vitória Almeida?
@custodiofreitas4972
@custodiofreitas4972 Жыл бұрын
Como que pode uma disparidade dessas terrorismo rural massacre do povo brasil carrasco dos compatriotas
@Samantajessifitt
@Samantajessifitt 4 жыл бұрын
Muito triste
@luduteixeira3869
@luduteixeira3869 6 жыл бұрын
valeu paraibuna bela cidade que tranquilidade
@abimaeledicoes9426
@abimaeledicoes9426 3 жыл бұрын
Que bosta isso tem haver com desing
Natividade da Serra - Documentário Completo
1:16:27
Documentário Natividade
Рет қаралды 78 М.
Tiririca entrevista.
24:48
PORQUE RIR É O MELHOR REMÉDIO!!!
Рет қаралды 8 МЛН
Who’s the Real Dad Doll Squid? Can You Guess in 60 Seconds? | Roblox 3D
00:34
Миллионер | 2 - серия
16:04
Million Show
Рет қаралды 1,5 МЛН
怎么能插队呢!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:12
火影忍者一家
Рет қаралды 14 МЛН
Ep. 3 - Paraibuna e suas fazendas de café.
18:35
Caçadores de Horizontes - História e aventura
Рет қаралды 11 М.
REPRESA do JAGUARI SANGRANDO após anos de seca!
12:23
Francisco - DRONE SHOW
Рет қаралды 7 М.
CONSTRUÇÃO DE REPRESA SEM DESVIAR A ÁGUA
11:43
Vamo Ali
Рет қаралды 99 М.
Sustentabilidade como fator estratégico na empresa
7:43
ARTISTAS PERSEGUIDOS PELA DITADURA MILITAR DE 64! | SOCIOCRÔNICA
13:00
Cidade de Paraibuna Bem Investir
6:45
Bem Investir
Рет қаралды 45 М.
Mar de água doce - Represa de Paraibuna - SP
9:43
Japa Ventura Cyro Watari
Рет қаралды 3,2 М.
Inside the Horten Flying Wing
18:00
Blue Paw Print
Рет қаралды 935 М.
Descubra PARAIBUNA, a pequena cidade a caminho do Litoral Norte!
11:40
Bora Viajar pelo Mundo
Рет қаралды 10 М.
NATIVIDADE DA SERRA, um lugar único no Brasil
23:28
ROTA DO TUCANO Tio Cido e Guiomar
Рет қаралды 1,8 М.
Who’s the Real Dad Doll Squid? Can You Guess in 60 Seconds? | Roblox 3D
00:34