Рет қаралды 102
Como é a sua dor?
Sofre com dor crónica? Muitas pessoas que vivem com condições como lombalgia crónica, dor neuropática localizada, nevralgia pós-herpética, dor pós-cirúrgica, polineuropatia diabética dolorosa ou nevralgia do trigémeo têm dificuldade em explicar aos outros como é a sua dor. Muitas sofrem em silêncio e vivem com essas condições durante muitos anos. Uma e outra vez, evitam discutir sobre a sua dor com a família e os amigos porque não querem ser um fardo e, mais frequentemente, porque a sua dor é invisível e difícil de descrever. No entanto, estas condições têm um enorme impacto nas suas vidas - desde o trabalho à capacidade para fazerem exercício, pode ser, de facto, muito incapacitante.
Esta campanha com o artista David Schwen foi desenvolvida para ajudar quem sofre de dor crónica a compreender, articular e expressar os seus sintomas, para assim os poderem comunicar melhor aos profissionais de saúde, família e amigos.
O vídeo identifica “gatilhos” como o toque ou a temperatura e sensações como frio gelado, aperto no nervo, rastejar sobre a pele, facada, formigueiro e queimadura, bem como dor semelhante a um ferro em brasa, choque elétrico, alfinetes e agulhas, espasmo agudo, dor perfurante e arame farpado.
Se sofre com dor, é amigo de alguém que vive com dor ou é profissional de saúde, assista a este vídeo e tome a iniciativa. Não sofra em silêncio, partilhe e espalhe a mensagem. Para conhecer histórias de pessoas que sofrem e estratégias para lidar com a dor crónica visite o website www.aminhador.pt