Douro Cumieira - Paria Fluvial Fornelos || Miradouros de Santa Barbara, São Pedro e Viso

EU NATUREZA E DESPORTO

Trilho Circular de 25km Saida Na aldeia de Cumieira Perto de Vila Real
1. O Douro Vinhateiro, com os seus fotogénicos e famosos socalcos, é não só uma obra-prima da natureza, mas também uma das regiões mais deslumbrantes de Portugal fruto do engenho e esforço do homem.
Para além das visitas às quintas, existem várias aldeias históricas à espera de serem visitadas, belíssimos trilhos pedestres, uma gastronomia riquíssima e um sem número de miradouros que nos brindam com vistas panorâmicas fabulosas.
2. É neste mar de vinhas plantadas em ondulantes socalcos, polvilhado de aldeias e quintas que se situa o presente percurso, circular e "fora de trilho" - isto é, não marcado e, aqui e ali, por caminhos não públicos.
3. Começamos e terminamos na aldeia de Cumieira (num parque de estacionamento próximo de três cafés). Subimos à capela de Santa Bárbara - um miradouro com vistas de 360 graus de cortar a respiração. Descemos por “caminhos” sinuosos desenhados entre vinhedos até ao rio Aguilhão. Em P1 (fim da vinha e início da mata), não vimos a entrada do trilho que, pela margem esquerda do rio, nos levaria ao pontão (P2) situado uma centena de metros a jusante (ver no OpenStreetMap do wikiloc). Recuamos alguns metros e atravessamos o rio “a vau” uns duzentos metros acima do previsto (P3) sem qualquer dificuldade. Depois foi subir … subir passando por aldeias (Concieiro, Mafómedes e Paredes de Arçã) e miradouros naturais com vistas deslumbrantes até ao Miradouro/Capela de São Pedro. Deste miradouro, as vistas sobre a vertente nascente da serra do Marão (Senhora da Serra e Fraga da Ermida), Santa Marta de Penaguião e o extenso vale da Veiga são imperdíveis. Atravessamos a aldeia de Fontes e dirigimo-nos à Capela de Nossa Senhora do Viso - um local amplo, cuidado, mas com uma ou duas construções de enquadramento duvidoso (para agravar o desconforto, o monte circundante ardeu recentemente). Descemos, por entre pinheiros ardidos, até à Praia Fluvial de Fornelos - um local idílico nesta altura do ano (relva verde e cuidada, uma “piscina olímpica” natural com água límpida, mesas e café/bar). Tomado o banho e retemperados o corpos e as almas, fizemos a viagem de regresso a Cumieira: uma subida com belas vistas sobre o vale do rio Aguilhão até à aldeia de Barreiros seguida de um caminho rural ladeados de pinheiros, sobreiros, medronheiros, oliveiras, figueiras e laranjeiras.
4. Em síntese, diríamos que este é um belíssimo percurso com múltiplos pontos de interesse que justificam a sua realização:
• As vistas deslumbrantes do colorido das vinhas plantadas em socalcos serpenteando as encostas (um quadro inesquecível sobretudo nos meses de setembro e outubro).
• As belas panorâmicas dos múltiplos aglomerados populacionais dos quais se destacam Cumieira, Mafómedes, Fontes e Fornelos.
• A praia Fluvial de Fornelos (muito ... muito agradável).
• As soberbas vistas sobre os vales da Veiga e de Santa Marta de Penaguião.
Alertas:
1. Trata-se de um percurso "fora do trilho" - não marcado e com troços em propriedade privada (o que não constitui, tanto quanto nos foi dado constatar, problema para pequenos grupos) e acessível a qualquer praticante habitual de pedestrianismo.
2. Fomos confrontados com uma pequena dificuldade: a passagem do rio Aguilhão (em P1). Não o passamos no local previsto (pontão - P2) por termos perdido o trilho em P1. Fomos passá-lo com relativa facilidade uns duzentos metros acima (P3).
Texto João Quina

Descobrimos o Segredo do Verdadeiro Portugal!
O Miradouro
Setanta Sports UFC
Cool Parenting Gadget Against Mosquitos! 🦟👶 #gen
TheSoul Music Family
Race Natura Castelo de Vide 2024 1ª etapa...
Carlos Pinto
Mark Knopfler At The AVO Session (12th Nov, 2007) FULL SHOW
Mark Knopfler
Famosa "Parede " Em Vila Real - Tras Os Montes
EU NATUREZA E DESPORTO
The Origin of Old Sayings
Tim Lambert
A última herdeira ainda mora no Casarão
Lugares da Nossa Região
Douro Valley Wine region | World Heritage Lanscape
360portugal
Who Are The Scots?
Fortress of Lugh
Vila Real como você nunca viu