No video

Duo Glacial (Miguel & Aninha) - O Último Dos Carreiros

  Рет қаралды 114

Sonido Volúvel de Douglas George

Sonido Volúvel de Douglas George

Күн бұрын

pix: dougbeats@gmail.com
Canto Sertanejo!
Duo Glacial (Miguel & Aninha)
O Último Dos Carreiros (José Bétio & Wilson Roncatti)
Álbum: Miguel & Aninha (Camisa Branca)
Gravadora: Discos Globo - 1983
Gênero: Sertanejo
Miguel Servan Vidal, nasceu em Mirassol, no interior do estado de São Paulo, no dia 01 de janeiro de 1936, e Ana Servan Vidal, nasceu em Onda Verde, também no interior de São Paulo, no dia 15 de dezembro de 1941, integram o famoso "Duo Glacial" que, na década de 60, conseguiu a vendagem de mais de um milhão de discos com a música "Poeira". Por erro ortográfico, o Servan dos irmãos Miguel e Aninha começa com a letra "S", enquanto que os demais irmãos e familiares possuem o sobrenome Cervan registrado corretamente. Miguel e Aninha já cantavam desde cedo, sendo que Aninha, com apenas 12 anos, venceu um concurso num circo que passava pela região. E, em 1955, com o nome "Irmãos Cervan", a dupla começava a se apresentar na Rádio Cultura de Araraquara.
Em 1956, os irmãos decidiram tentar a carreira artística em São Paulo, onde foram morar no bairro Tucuruvi, na Zona Norte. E foi nesse bairro que Miguel e Aninha conheceram o compositor José Fortuna, que os convidou para participar do programa "Onde Cantam os Maracanãs", que ia ao ar pela Rádio Piratininga. Três anos depois, Miguel e Aninha adotaram o nome artístico de Duo Glacial, o qual foi sugerido por José Fortuna. Sucederam-se apresentações nas Rádios Tupi, Nove de Julho e Nacional de São Paulo e, ainda em 1959, o Duo Glacial gravou seu primeiro disco 78 rpm, com a canção rancheira "Orgulho" e a valsa "O Amor e a Rosa", pelo selo Sertanejo. Vieram depois mais dois discos 78 rpm: em 1960, com o rasqueado "Si Queres" e a rancheira "Desde que o Dia Amanhece", pelo selo Sertanejo, e em 1961, o tango "Reconciliação" e a canção rancheira "Traição", pelo selo Sabiá.
E foi em 1967 que o Duo Glacial conquistou o primeiro lugar no Primeiro Festival Sertanejo da Rádio Nacional com a interpretação da toada "Poeira". No ano seguinte, a dupla recebeu também o Troféu Cornélio Pires e gravou um LP no qual foi incluída a música vencedora. "Poeira", na verdade, havia sido eliminada na primeira fase; Luiz Bonan, no entanto, fez algumas mudanças na letra e a composição foi classificada para a final. E é sucesso até hoje.
Em 1970 participaram do filme "Sertão em Festa", junto com Tião Carreiro e Pardinho, Simplício, Saracura, Nhá Barbina, Francisco Di Franco, Marlene Costa e Clenira Michel. No mesmo ano de 1970, lançaram um LP com 12 composições de autoria de João Pacífico (ocasião na qual Brás Baccarin era diretor artístico da Chantecler/Continental). A partir desse disco, João Pacífico passou a ser chamado para entrevistas e participações em programas de televisão, além de ser frequentemente regravado e também reconhecido pela imprensa.
Participações no circo também fizeram parte da carreira artística do Duo Glacial. Num desses diversos circos, a Companhia Teatral Circense, Mariazinha e sua filha Noeli eram as estrelas juntamente com Bueno Filho, Jair Roberto, além de Miguel e Aninha. Eram encenadas peças teatrais tais como "A Vingança do Lavrador" e "O Lavrador Não é Covarde" que, apesar de serem consideradas como "dramas", também arrancavam gostosas gargalhadas da plateia que se divertia com o personagem Chico, que era representado por Ivo Rodrigues.
Por motivos particulares, em 1974 Aninha afastou-se do Duo Glacial e, em seu lugar, quem passou a cantar juntamente com Miguel foi Maria Vieira da Silva (Mariazinha). Mariazinha havia deixado de cantar com Zé do Rancho em 1972, dois anos antes de integrar o Duo Glacial. Foi mantido o nome "Duo Glacial" que, com a nova formação, gravou já em 1975 o LP "Eterna Lembrança", pela Continental. Gravaram mais três LPs, com com esta nova formação.
Algum tempo depois, Mariazinha decidiu encerrar sua carreira artística e, em 1983, Aninha voltou a integrar o "Duo Glacial" juntamente com seu irmão Miguel.
O duo se desfez com o falecimento de Aninha, ocorrido em 19 de maio de 2015 e de Miguel em 12 de junho de 2015, ambos na cidade de Araraquara, onde residiam.
Texto: Sandra Cristina Peripato
recantocaipira.com.br
Músicos:
Maestro Marinho (José Barbosa dos Santos) - sanfona e teclados
Maestro Oscar Nelson Safuan- violão requinto
Valter Barreto - violão
Gabriel J. Bahlis - baixo
Autreberto "Juan Carlos" Herrera - harpa
Escurinho (João Batista Lemos) - percussão
Maestro Evêncio Rana Martinez - trompete
Gernaro, Loriano, Elias, Finelli, Audino Nunes e Jorge Gisbert - violino
Arranjo e regência: Maestro Marinho (José Barbosa dos Santos)
Direção artística e produção: Vicente P. Machado

Пікірлер
Porta Encostada - Miguel e Aninha (Duo Glacial)
3:25
ROBERTO SANTOS
Рет қаралды 38 М.
ENTREVISTA: CIRO NA TV CIDADE FORTALEZA | 26/08/2024
46:42
Ciro Gomes
Рет қаралды 32 М.
What will he say ? 😱 #smarthome #cleaning #homecleaning #gadgets
01:00
Пройди игру и получи 5 чупа-чупсов (2024)
00:49
Екатерина Ковалева
Рет қаралды 4,3 МЛН
Кадр сыртындағы қызықтар | Келінжан
00:16
Monterrey & Monteirinho - Anjo Caído
2:15
Sonido Volúvel de Douglas George
Рет қаралды 73
A última dança - Claudio Fontana
3:40
Brega Ostentação
Рет қаралды 13 М.
USA For Africa - We Are The World (HQ official Video)
7:07
Oxygene 80
Рет қаралды 58 МЛН
Velhos Amantes
3:11
Miguel e Aninha - Topic
Рет қаралды 36 М.
Duo Glacial cantam "Camisa branca" (1999) INÉDITO
2:49
MAURICIO VIDEOSHD
Рет қаралды 15 М.
FUSCÃO AMARELO   Trio Marajoara   YouTube 360p
2:30
hilda godoy
Рет қаралды 19 М.
JOÃO MINEIRO E MARCIANO, AS 10 MAIS TOCADAS DA DUPLA ORIGINAL.
33:01
TV PATRULHEIRO
Рет қаралды 332 М.
What will he say ? 😱 #smarthome #cleaning #homecleaning #gadgets
01:00